quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

Os Anjos de Jesus


    Desde os primeiros anúncios da Vinda de Jesus, Deus já indicava a presença de Seus anjos para ampará-Lo durante Sua passagem entre nós. É o que São Marcos narra, ainda que se referindo a São João Batista: "Princípio da Boa Nova de Jesus Cristo, Filho de Deus. Conforme está escrito no Profeta Isaías: 'Eis que envio Meu anjo diante de Ti: ele preparará Teu Caminho.'" Mc 1,1-2
    Aliás, como perfeitos executores dos divinos projetos, a manifestação do Salvador contava com a especial participação dessas criaturas espirituais desde a miraculosa concepção do próprio São João Batista, quando seu pai, sacerdote judeu, teve uma visão: "Apareceu-lhe, então, um anjo do Senhor, em pé à direita do altar do perfume. Vendo-o, Zacarias ficou perturbado, e o temor assaltou-o. Mas o anjo disse-lhe: 'Não temas, Zacarias, porque foi ouvida tua oração: Isabel, tua mulher, dá-te-á um filho, e chamá-lo-ás João. Para ti ele será motivo de gozo e alegria, e muitos se alegrarão com seu nascimento porque será grande diante do Senhor, não beberá vinho nem cerveja, e desde o ventre de sua mãe será cheio do Espírito Santo. Ele converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, Seu Deus, e irá adiante de Deus com o Espírito e o poder de Elias para reconduzir os corações dos pais aos filhos e os rebeldes à Sabedoria dos justos, para preparar ao Senhor um povo bem disposto." Lc 1,11-17
    A criatura que apareceu a São Zacarias era um Arcanjo já bem conhecido desde os tempos de Daniel, quando explicava as celestiais visões a este Profeta: "Eu ainda falava, pedindo, confessando meu pecado e o de meu povo de Israel, depositando aos pés do Senhor, Meu Deus, minha súplica pelo Seu Monte Santo. Não havia terminado essa prece quando se aproximou de mim, num relance, à hora da oblação da noite, Gabriel, o ser que eu havia visto antes, numa visão. Deu-me, para meu conhecimento, as seguintes explicações: 'Daniel, agora vim aqui para informar-te. Apenas havias iniciado tua oração e uma palavra foi pronunciada. Eu venho desvendá-la a ti, porque és um homem de predileção.'" Dn 9,20-23a
    A Zacarias, sempre com essa missão de esclarecer os planos de Deus, ele assim vai identificar-se: "O anjo respondeu-lhe: 'Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para falar-te e trazer-te esta feliz nova.'" Lc 1,19
    E sua maior obra, sem dúvida, foi a Anunciação: "No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi, e o nome da virgem era Maria." Lc 1,26-27
    Sua saudação à Santíssima Virgem tornou-se parte da mais importante oração da Igreja, depois do Pai Nosso: "Entrando, o anjo disse-lhe: 'Ave, cheia de Graça, o Senhor é convosco.'" Lc 1,28
    Ele citou-a pelo nome, como sempre faz o Pai, e usou de uma expressão padrão das Escrituras para designar as grandes dádivas de Deus: 'encontrar Graça diante d'Ele'. Ora, Maria estava sendo avisada que fora escolhida para ser a Mãe de Nosso Salvador: "O anjo disse-lhe: 'Não temas, Maria, pois encontraste Graça diante de Deus.'" Lc 1,30
    Mas essa jovem senhora não tinha como explicar tamanha Graça a seu futuro esposo, por isso aguardou a ação da Divina Providência. E tal disposição de provocou a ação do Anjo da Guarda de São José, que não querendo cometer adultério nem cogitando denunciá-la, o que resultaria em apedrejamento, fez planos para ir-se dali: "Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e disse-lhe: 'José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois Aquele que nela foi concebido vem do Espírito Santo.'" Mt 1,20
    E as primeiras testemunhas do Nascimento do Salvador foram humildes pastores dos arredores de Belém, mas também levados ao lugar desse acontecimento pelo anúncio de um anjo: "Nos arredores havia uns pastores, que nos campos vigiavam e guardavam seu rebanho durante as vigílias da noite. Um anjo do Senhor apareceu-lhes e a Glória do Senhor refulgiu ao redor deles, e tiveram grande temor. O anjo disse-lhes: 'Não temais, eis que vos anuncio uma Boa Nova que será alegria para todo povo: hoje na Cidade de Davi vos nasceu o Salvador, que é o Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura.'" Lc 2,8-12


EXÉRCITOS DE ANJOS

    Esse anjo, porém, não estava sozinho: era acompanhado de inúmeros deles: "E subitamente ao anjo juntou-se uma multidão do Celeste Exército, que louvava a Deus e dizia:' Glória a Deus no mais alto dos Céus e na terra Paz aos homens, objetos da divina benevolência.' Depois que os anjos os deixaram e voltaram para o Céu, falaram os pastores uns aos outros: 'Vamos a Belém e vejamos o que se realizou, o que o Senhor nos manifestou.'" Lc 2,13-15
    Essa era uma antiga profecia, segundo os seguidores da tradição de São Paulo, quando Deus falou pelo salmista: "E novamente, ao introduzir Seu Primogênito na terra, diz: 'Que todos anjos de Deus O adorem (Sl 96,7)!'" Hb 1,6
    Logo após a partida dos Santos Reis Magos, o Anjo da Guarda de São José avisou-o da perseguição de Herodes ao Deus Menino, a qual resultaria no massacre dos Santos Inocentes em Belém: "Depois de sua partida, um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse: 'Levanta-te, toma o Menino e Sua mãe e foge para o Egito. Fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o Menino para matá-Lo.'" Mt 2,13
    E após alguns anos, como havia prometido, seu Anjo da Guarda tornou a manifestar-se a ele, para avisar-lhe do tempo propício ao retorno à Terra Santa: "Com a morte de Herodes, o anjo do Senhor apareceu em sonhos a José, no Egito, e disse: 'Levanta-te, toma o Menino e Sua mãe e retorna à terra de Israel, porque morreram os que atentavam contra a vida do Menino.' José levantou-se, tomou o Menino e Sua mãe e foi para a terra de Israel." Mt 2,19-21
    Segundo São Mateus, São José ainda considerou morar na Judeia, onde viviam seus parentes, pois já tinha avançada idade e imaginava criar Jesus entre eles. Mas, por razões de segurança, foi reconduzido por seu anjo a Nazaré, permanecendo junto aos familiares de Nossa Senhora: "Ao ouvir, porém, que Arquelau reinava na Judeia, em lugar de seu pai Herodes, não ousou ir para lá. Divinamente avisado em sonhos, retirou-se para a província da Galileia e veio habitar na cidade de Nazaré, para que se cumprisse o que foi dito pelos Profetas: 'Será chamado Nazareno.'" Mt 2,22-23
    E desde o início de Sua vida pública, ao encontrar São Bartolomeu, um de Seus Apóstolos, Jesus avisou-lhes que Sua passagem entre nós seria acompanhada de uma grande manifestação dos anjos, propriamente uma conexão entre o Céu e a terra, tal qual o sonho de Jacó, quando foi avisado por Deus que havia chegado à Terra Santa: "Jesus replicou-lhe: 'Porque Eu te disse que te vi debaixo da figueira, crês! Verás coisas maiores do que esta.' E ajuntou: 'Em Verdade, em Verdade, digo-vos: vereis o Céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.'" Jo 1,50-51
    Até o inimigo, ao tentar Jesus no deserto, mencionou os anjos de Deus, lembrando seus prestimosos e sobrenaturais socorros: "Se Tu és Filho de Deus, joga-Te para baixo! Porque a Escritura diz: 'Deus ordenará aos Seus anjos a Teu respeito, e eles levá-Te-ão nas mãos, para que não tropeces em pedra alguma.'" Mt 4,6
    E foram exatamente eles que socorreram Jesus, ainda no deserto, depois que o Demônio se foi: "Em seguida, o Demônio deixou-O, e os anjos aproximaram-se d'Ele para servi-Lo." Mt 4,11
    Ora, como Jesus passava muitos momentos em oração ao Pai, o povo julgava que Ele falava permanentemente com os anjos, ao ponto de confundir a própria voz de Deus com a de algum deles. Foi o que aconteceu em Jerusalém, em pleno Domingo de Ramos: "Se alguém quer servir-Me, siga-Me. E onde Eu estiver, ali também estará Meu servo. Se alguém Me serve, Meu Pai honrá-lo-á. Presentemente, Minha alma está perturbada. Mas que direi?... Pai, salva-Me desta hora?... Mas é exatamente para esta hora que Eu vim. Pai, glorifica Teu Nome!' Nisto, veio do Céu uma voz: 'Já O glorifiquei e tornarei a glorificá-Lo.' Ora, a multidão que ali estava, ao ouvir isso, dizia ter havido um trovão. Outros replicavam: 'Um anjo falou-Lhe.'" Jo 12,26-29
    O intransigente ato de renegar Jesus, contudo, tem graves consequências, automaticamente vedando os celestes auxílios. Ele asseverou: "Digo-vos: todo aquele que Me reconhecer diante dos homens, o Filho do Homem também o reconhecerá diante dos anjos de Deus. Mas quem Me negar diante dos homens, será negado diante dos anjos de Deus." Lc 12,8-9
    Pois a eles cabe a tarefa de separar o 'joio do trigo', ou seja, separar os que merecerão a Vida Eterna dos que serão condenados. Jesus afirmou: "O Filho do Homem enviará Seus anjos, que de Seu Reino retirarão todos escândalos e todos que fazem o mal, e lançá-los-ão na ardente fornalha onde haverá choro e ranger de dentes." Mt 13,41-42
    Essa, de fato, é uma constante em Suas prescrições sobre o Último Dia. Jesus disse: "Logo após estes dias de tribulação, o sol escurecerá, a lua não terá claridade, do céu cairão as estrelas e as potências dos céus serão abaladas. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem. Todas tribos da terra baterão no peito e verão o Filho do Homem vir sobre as nuvens do céu, cercado de Glória e de majestade. Ele enviará Seus anjos com estridentes trombetas, e juntarão Seus escolhidos dos quatro ventos, duma extremidade do céu à outra." Mt 24,29-31
    Sem dúvida, eles trabalham com grande entusiasmo pela Salvação das almas, como Nosso Salvador revelou: "Digo-vos que haverá júbilo entre os anjos de Deus por um só pecador que se arrependa." Lc 15,10
    Trabalham na guarda das crianças: "Guardai-vos de menosprezar um só destes pequenos, porque Eu vos digo que no Céu seus anjos contemplam sem cessar a face de Meu Pai, que está nos Céus." Mt 18,10
    Na hora de nossa morte: "Ora, aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos ao seio de Abraão." Lc 16,22a
    Bem como na distribuição de extraordinárias Graças, como se viu no Tanque de Betesda, próximo à Porta das Ovelhas de Jerusalém: "Pois de tempos em tempos um anjo do Senhor descia ao tanque e a água punha-se em movimento. E o primeiro que entrasse no tanque, depois da agitação da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse." Jo 5,4
    Mas eles não sabem de tudo, como o fim dos tempos, por exemplo. Disse Jesus: "Quanto àquele dia e àquela hora, ninguém o sabe, nem mesmo os anjos do Céu, mas somente o Pai." Mt 24-36
    Até aprendem passo-a-passo com a Igreja, como São Pedro disse: "Revelações estas que os próprios anjos desejam contemplar." 1 Pd 1,12b
    Nominando altas hierarquias, São Paulo diz o mesmo: "Assim, de ora em diante, as celestes dominações e potestades podem conhecer, pela Igreja, a infinita diversidade da Divina Sabedoria, de acordo com o eterno desígnio que Deus realizou em Jesus Cristo, Nosso Senhor." Ef 2,10-11
    Cita, inclusive, algumas delas ao falar do espiritual combate que travamos contra anjos decaídos: "Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste tenebroso mundo, contra as forças espirituais do mal espalhadas nos ares." Ef 6,12
    E num dos mais difíceis momentos da vida de Jesus, quando agonizava no Monte da Oliveiras, Ele teve o consolo de um de Seus anjos. Era Seu Anjo da Guarda, pois, embora enquanto Deus Ele disponha de todos, enquanto ser humano Ele também tinha apenas o Seu: "Então Lhe apareceu um anjo do Céu para confortá-Lo. Ele entrou em agonia e ainda com mais instância orava, e Seu suor tornou-se como gotas de sangue a escorrer pela terra." Lc 22,43-44
    Com efeito, se fosse da vontade do Pai que eles resistissem à investida dos guardas do sumo sacerdote no Monte das Oliveiras, Jesus poderia ter contado com o socorro do Celestial Exército, como Ele mesmo vai dizer: "Mas um dos companheiros de Jesus desembainhou a espada e feriu um servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha. Jesus, no entanto, disse-lhe: 'Embainha tua espada, porque todos aqueles que usarem da espada, pela espada morrerão. Crês tu que não posso invocar Meu Pai e Ele não Me enviaria imediatamente mais de doze legiões de anjos?'" Mt 26,51-53
    Esse companheiro era São Pedro, como apontou São João Evangelista: "Simão Pedro, que tinha uma espada, puxou dela e feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha direita. (O servo chamava-se Malco.) Mas Jesus disse a Pedro: 'Enfia tua espada na bainha! Não hei de beber Eu o cálice que o Pai Me deu?'" Jo 18,10-11
    Desde Sua morte, porém, Seus anjos não deixaram de auxiliar os membros de Sua Igreja, como aquele que rolou a pedra, abrindo o Santo Sepulcro para Santa Maria Madalena e as Santas mulheres: "E eis que houve um violento tremor de terra: um anjo do Senhor desceu do Céu, rolou a pedra e sentou-se sobre ela. Resplandecia como relâmpago, e suas vestes eram brancas como a neve." Mt 28,2-3
    Ele também foi o primeiro a anunciar-lhes a Ressurreição do Senhor: "Mas o anjo disse às mulheres: 'Não temais! Sei que procurais Jesus, que foi crucificado. Não está aqui: ressuscitou como disse. Vinde e vede o lugar em que Ele repousou.'" Mt 28,5-6
    Igualmente quando Jesus Se despediu dos Apóstolos, Sua Ascensão aos Céus, assim como Sua Definitiva volta no fim dos tempos, foram anunciadas pelos anjos: "Enquanto O acompanhavam com seus olhares, vendo-O afastar-se para o céu, eis que lhes apareceram dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: 'Homens da Galileia, por que ficais aí a olhar para o céu? Esse Jesus que acaba de ser-vos arrebatado para o Céu voltará do mesmo modo que O vistes subir.'" At 1,10-11
    Essa promessa foi feita pelo próprio Jesus, ao falar das celestiais recompensas, sempre mencionando a presença dessas criaturas a Seu redor: "Que servirá a um homem ganhar o mundo inteiro, se vem a prejudicar sua Vida? Ou que dará um homem em troca de sua Vida?... Porque o Filho do Homem há de vir na Glória de Seu Pai com Seus anjos, e então recompensará a cada um segundo suas obras." Mt 16,27
    Esse momento também será sinalizado por um arcanjo, como São Paulo afirma: "Quando for dado o sinal, à voz do arcanjo e ao som da trombeta de Deus, o mesmo Senhor descerá do Céu, e aqueles que morreram em Cristo ressurgirão primeiro." 1 Ts 4,16
    Pois o Salvador é a razão de ser de todas criaturas, como ele escreveu aos colossenses, nomeando classes de anjos: "N'Ele (Cristo) foram criadas todas coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis criaturas: tronos, dominações, principados, potestades. Tudo foi criado por Ele e para Ele." Cl 1,16
    Assim, eles intensamente colaboram com a divulgação do Evangelho, como vemos na libertação dos Apóstolos, presos pelo Sinédrio ainda nos primeiros dias da Igreja: "Levantaram-se, então, os sumos sacerdotes e seus partidários, isto é, a seita dos saduceus, cheios de inveja, e deitaram mãos sobre os Apóstolos e meteram-nos na cadeia pública. Mas, de noite, um anjo do Senhor abriu as portas do cárcere e, conduzindo-os para fora, disse-lhes: 'Ide e apresentai-vos no Templo, e pregai ao povo as palavras desta Vida.' Obedecendo a essa ordem, ao amanhecer eles entraram no Templo e puseram-se a ensinar." At 5,17-21a
    Colaboraram nas missões dos Santos Diáconos: "Um anjo do Senhor dirigiu-se a Filipe e disse: 'Levanta-te e vai para o sul, em direção do caminho que desce de Jerusalém a Gaza, a Deserta.' Filipe levantou-se e partiu. Ora, um etíope, eunuco, ministro da rainha Candace, da Etiópia, e superintendente de seus tesouros, tinha ido a Jerusalém para adorar. Voltava sentado em seu carro, lendo o Profeta Isaías. O espírito disse a Filipe: 'Aproxima-te deste carro.' Filipe aproximou-se e ouviu que o eunuco lia o Profeta Isaías, e perguntou-lhe: 'Porventura entendes o que estás lendo?' Respondeu-lhe: 'Como é que posso, se não há alguém que mo explique?' E rogou a Filipe que subisse e se sentasse junto a ele." At 8,26-31
     Colaboraram no 'Pentecostes do Gentios': "Havia em Cesareia um homem, por nome Cornélio, centurião da coorte que se chamava Itálica. Era religioso. Ele e todos de sua casa eram tementes a Deus. Dava muitas esmolas ao povo e constantemente orava. Este homem claramente percebeu, numa visão, pela hora nona do dia aproximar-se dele o anjo de Deus e chamá-lo: 'Cornélio!' Cornélio fixou nele os olhos e, possuído de temor, perguntou: 'Que há, Senhor?' O anjo replicou: 'Tuas orações e tuas esmolas subiram à presença de Deus como uma oferta de lembrança. Agora envia homens a Jope e faze vir aqui um certo Simão, que tem por sobrenome Pedro. Ele acha-se hospedado em casa de Simão, um curtidor, cuja casa fica junto ao mar.'" At 10,1-6
    Colaboraram na libertação de São Pedro, quando foi preso por Herodes: "De repente, apresentou-se um anjo do Senhor, e uma Luz brilhou no recinto. Tocando no lado de Pedro, o anjo despertou-o: 'Levanta-te depressa', disse ele. Caíram-lhe as correntes das mãos. O anjo ordenou: 'Cinge-te e calça tuas sandálias.' Ele assim fez. O anjo acrescentou: 'Cobre-te com tua capa e segue-me.' Pedro saiu e seguiu-o, sem saber se era real o que se fazia por meio do anjo. Julgava estar sonhando. Passaram o primeiro e o segundo postos da guarda. Chegaram ao portão de ferro, que dá para a cidade, o qual se lhes abriu por si mesmo. Saíram e tomaram juntos uma rua. Em seguida, de súbito, o anjo desapareceu." At 12,7-10
    Colaboraram na punição a Herodes, que já havia mandado matar São Tiago Maior: "No dia marcado, Herodes, vestido em traje real, sentou-se no tribunal e dirigiu-lhes uma alocução. O povo aplaudia: 'É a voz de um deus, e não de um homem!' No mesmo instante, o anjo do Senhor feriu-o, por ele não haver dado honra a Deus. E roído de vermes, expirou." At 12,21-23
    E no naufrágio em que São Paulo acabou levado, pelo mar, à Ilha de Malta, quando foi avisado por seu Anjo da Guarda: "Esta noite apareceu-me um anjo de Deus, a Quem pertenço e a Quem sirvo, o qual me disse: 'Não temas, Paulo. É necessário que compareças diante de César. Deus deu-te todos que contigo navegam.' Por isso, amigos, coragem! Eu confio em Deus que há de acontecer como me foi dito. Vamos dar a uma ilha." At 27,23-26
    Eles estão presentes nos momentos dos Sacramentos, como São Paulo instou São Timóteo: "Eu conjuro-te, diante de Deus, de Cristo Jesus e dos anjos escolhidos, a que guardes essas regras sem prevenção, nada fazendo por espírito de parcialidade." 1 Tm 5,21
    E no dia-a-dia dos membros da Igreja: "Não são todos anjos espíritos a serviço de Deus, que lhes confia missões para o bem daqueles que devem herdar a Salvação?" Hb 11,4
    Pois é isso que representa acolher a Palavra: "Vós, ao contrário, aproximaste-vos da Montanha de Sião, da Cidade do Deus Vivo, da Jerusalém Celestial, das miríades de anjos..." Hb 12,22


MENSAGEIROS DAS REVELAÇÕES

    As visões de São João Evangelista, registradas no livro do Apocalipse, também são obras do 'anjo de Jesus': "Revelação de Jesus Cristo, que Lhe foi confiada por Deus para manifestar aos Seus servos o que em breve deve acontecer. Ele, por Sua vez, por intermédio de Seu anjo, comunicou ao Seu servo João..." Ap 1,1
    Santo Estevão já havia denunciado o Sinédrio, e disse como as Escrituras chegaram aos judeus: "Vós que recebestes a Lei pelo ministério dos anjos e não a guardastes..." At 7,53
    Este ensinamento também foi sustentado por São Paulo, que, aludindo a todos Profetas, pontualmente lembrou a participação de Moisés: "Então que é a Lei? É um complemento ajuntado em vista das transgressões, até que viesse a descendência a quem fora feita a promessa. Foi promulgada por anjos, passando por um intermediário." Gl 3,19
    Assim também atestaram os seguidores do Último Apóstolo: "A Palavra anunciada por intermédio dos anjos era a tal ponto válida, que toda transgressão ou desobediência recebeu o justo castigo." Hb 2,2
    Todas revelações feitas aos Santos, portanto, dão-se através de anjos de Deus. Diz São João Evangelista sobre suas visões: "Estas palavras são fiéis e verdadeiras, e o Senhor, o Deus dos espíritos dos Profetas, enviou Seu anjo para mostrar a Seus servos o que em breve deve acontecer." Ap 22,6
    E através deles Jesus fala à igrejas locais: "Ao anjo da igreja de Éfeso, escreve..." Ap 2,1
    De fato, Ele mesmo fez questão de afirmar: "Eu, Jesus, enviei Meu anjo para atestar-vos estas coisas a respeito das igrejas." Ap 22,16

    "Anjo da Guarda, minha companhia, guardai minha alma de noite e de dia."