quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Nossa Senhora da Conceição Aparecida


    Essa imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, feita de argila e numa rede de pesca recolhida do fundo do rio Paraíba do Sul, em 12 de outubro de 1717, revelou-se um grande sinal de Deus.
    A primeira grande Graça deu-se pelo modo como ela foi encontrada: Filipe Pedroso, Domingos Garcia e João Alves pescavam sem nenhum sucesso próximo ao porto Itaguaçu, nas imediações de Guaratinguetá, no estado de São Paulo, e estavam quase desistindo quando na rede arrastaram o corpo da imagem. E tornando a lançá-la, admiravelmente também acharam a cabeça. Tão pequena é a imagem, que os humildes pescadores ficaram profundamente impressionados com esse improvável 'acaso'.
    Ao lançarem a rede mais uma vez, tal qual a miraculosa pesca registrada por São João Evangelista (cf. Jo 21,1-11), viram a terceira Graça: a rede voltou cheia de grandes peixes.
    Levada para a casa do senhor Filipe Pedroso, onde permaneceu por 15 anos, logo as famílias dos pescadores vizinhos começaram a dirigir-lhe suas orações, e não demorou para que mais milagres acontecessem. Numa noite de novena, ainda nos primeiros dias, quando não ventava, as velas acesas em devoção à Santíssima Virgem, representada por essa imagem, apagaram-se sozinhas e sozinhas tornaram a acender-se. A história correu a região, e cada vez mais pessoas vinham visitá-la. A família Pedroso construiu-lhe um oratório no porto Itaguaçu, mas em pouco tempo tornou-se pequeno demais.
    Em 1734, o vigário de Guaratinguetá construiu uma capela no alto do morro dos Coqueiros. Estes registros foram feitos no Primeiro Livro de Tombo da Paróquia de Santo Antônio de Guaratinguetá, pelos Padres José Alves Vilela, em 1743, e João de Morais de Aguiar, em 1757.
    Em 1741, porém, já havia sido iniciada a construção de uma sólida capela, hoje chamada Basílica Velha, que passou por duas grandes reformas para receber nova fachada e duas torres.


    Em 20 de Abril de 1822, ano em que proclamaria a Independência do Brasil, Dom Pedro I, de passagem pelo Vale do rio Paraíba do Sul, fez questão de visitar a já muito famosa Capela no Porto de Itaguaçu.
    A Princesa Isabel também visitou a miraculosa imagem da Mãe Celeste, e por 2 vezes: em 8 de dezembro de 1868 e em 6 de novembro de 1888, ano da abolição da escravatura, data em que lhe ofertou uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis, que aparece na imagem acima junto ao tradicional manto azul, para pagar uma Graça alcançada, de promessa feita na primeira visita.
    Em 8 de setembro de 1904, realizou-se a coroação oficial com a presença do Núncio Apostólico. O Papa São Pio X concedeu ao santuário dois especiais favores: Ofício e Santa Missa próprios de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, e indulgências aos romeiros que a visitam.
    Em 16 de julho de 1930, por conta da imensa devoção popular, o Papa Pio XI proclamou Nossa Senhora da Conceição, 'aparecida' nas águas, a Rainha e Padroeira do Brasil.
    Em 1967, na comemoração dos 250 anos da veneração, o Papa São Paulo VI ofereceu à Nossa Senhora da Conceição Aparecida a 'Rosa de Ouro', especial condecoração dada pelos Papas. E em 2007, Bento XVI, em Visita Apostólica ao Brasil, ofereceu mais uma 'Rosa de Ouro'.
    Em 4 de julho de 1980, o Papa São João Paulo II, também em Visita Apostólica ao Brasil, consagrou a Basílica de Nossa Senhora da Conceição Aparecida como o maior santuário mariano do mundo.
    Bem havia dito Nossa Virgem Mãe a Santa Isabel, depois da Anunciação do Arcanjo Gabriel, de que ela conceberia Nosso Salvador: "Por isto, desde agora, todas gerações proclamá-me-ão bem-aventurada, porque em mim realizou maravilhas Aquele que é poderoso, e Cujo Nome é Santo." Lc 1,48-49


    Oh Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!