sexta-feira, 31 de março de 2023

Metas Espirituais Propostas por Jesus


    Não resta dúvida de que Jesus elevou à excelência a espiritualidade dos que realmente professam em Deus. Para começar, Ele pediu que cultuássemos Seu Sacrifício, pelo qual temos a remissão dos pecados e o Alimento da Vida Eterna: "Fazei isto em memória de Mim." Lc 22,19b
    Garantiu que Sua Ressurreição seria sinal da Santíssima Trindade e da Comunhão dos Santos: "Naquele dia conhecereis que estou em Meu Pai, e vós em Mim e Eu em vós." Jo 15,20
    Realmente falava de outra Vida: "Então Jesus lhes disse: 'Em Verdade, em Verdade, digo-vos: se não comerdes a Carne do Filho do Homem, e não beberdes Seu Sangue, não tereis a Vida em vós mesmos. Assim como vive o Pai que Me enviou, e Eu vivo pelo Pai, aquele que comer Minha Carne também viverá por Mim.'" Jo 6,53.57
    Determinou a completa interiorização da obediência e da devoção: "Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores hão de adorar o Pai em espírito e Verdade, e são esses adoradores que o Pai deseja." Jo 4,23
    Pregou os mais profundos valores: "Ai de vós, hipócritas escribas e fariseus! Pagais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezais os mais importantes preceitos da Lei: a justiça, a Misericórdia, a fidelidade." Mt 23,23a
    Mostrou o estreito caminho a ser seguido, que por muitos é preterido: "Entrai pela estreita porta, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que leva à perdição, e são muitos que por ela entram!" Mt 7,13
    Quem ouve Jesus, portanto, de pronto é forçado a libertar-se da auto-ilusão. Ele denunciava os fariseus: "Vós procurais parecer justos aos olhos dos homens, mas Deus conhece vossos corações..." Lc 16,15
    Ele questionou os religiosos judeus no Templo de Jerusalém: "Como podeis crer, vós que recebeis a glória uns dos outros e não buscais a Glória que é só de Deus?" Jo 5,44
    E dava exemplo: "Não espero Minha Glória dos homens..." Jo 5,41
    Também questionou a indisposição em acolher Suas pregações, necessariamente cheias de parábolas, metáforas e alegorias: "Por que não compreendeis Minha linguagem?" Jo 8,43a
    Havia interrogado Nicodemos, quando lhe falou sobre o renascer espiritual: "Disse Jesus: 'És doutor em Israel e ignoras estas coisas!... Se vos tenho falado das terrenas coisas e não Me credes, como crereis se falar-vos das celestiais?'" Jo 3,10.12
    E inquiriu o povo, durante o Sermão da Montanha: "Por que Me chamais: 'Senhor, Senhor...' e não fazeis o que Eu digo?" Lc 6,46
    Os próprios Apóstolos, que com Ele estiveram pouco mais de três anos, não foram capazes de absorver todos Seus ensinamentos. Mas eles contariam com os luminosos auxílios do Espírito Santo, Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, como Jesus prometeu: "Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas agora não podeis suportá-las. Mas quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensiná-vos-á toda Verdade, porque não falará por Si mesmo, pois dirá o que ouvir, e anunciá-vos-á as coisas que virão." Jo 16,12-13
    Seus Sacerdotes, ademais, devem de abraçar o celibato: "Porque há eunucos que o são desde o ventre de suas mães, há eunucos tornados tais pelas mãos dos homens e há eunucos que a si mesmos se fizeram eunucos por amor ao Reino dos Céus." Mt 19,12a
    Viver a evangélica pobreza: "Assim, pois, qualquer um de vós que não renuncia a tudo que possui não pode ser Meu discípulo." Lc 14,33
    Tomar as mais difíceis tarefas: "Deixa que os mortos enterrem seus mortos. Tu, porém, vai e anuncia o Reino de Deus." Lc 9,60b
    E não vacilar: "Aquele que põe a mão no arado e olha para trás, não é apto para o Reino de Deus." Lc 9,62b
    Ele apontava falsos religiosos como exemplos a serem definitivamente ultrapassados: "Digo-vos, pois, se vossa justiça não for maior que a dos escribas e fariseus, não entrareis no Reino dos Céus." Mt 5,20
    Separou de uma vez as coisas sagradas das mundanas: "Antes buscai o Reino de Deus e Sua justiça, e todas estas coisas sê-vos-ão dadas em acréscimo." Mt 6,33
    Pois quem quer servir a Deus, deve assumir uma postura de total confiança na Divina Providência: "Portanto, eis que vos digo: não vos preocupeis por vossa vida, pelo que comereis, nem por vosso corpo, pelo que vestireis. A vida não é mais que o alimento e o corpo não é mais que as vestes? Não vos aflijais, nem digais: Que comeremos? Que beberemos? Com que nos vestiremos? São os pagãos que com isso se preocupam. Ora, Vosso Pai Celeste sabe que necessitais de tudo isso." Mt 6,25.31-32
    Para nossa mais profunda reflexão sobre Suas Palavras, Ele revelou-Se Deus, essencial a nossas vidas, e exortou que mantivéssemos incondicional Comunhão com Ele: "Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo se não permanecer na videira. Assim também vós: tampouco podeis dar fruto se em Mim não permanecerdes." Jo 15,4
    Ainda afirmou que a Missão do Espírito Santo é revelar o pecado, e assim contundentemente questiona nossa fé: "Ele convencerá o mundo a respeito do pecado, que consiste em não crer em Mim." Jo 16,9
    De fato, após multiplicar os pães e os peixes, Ele sentenciou: "Perguntaram-Lhe: 'Que faremos para praticar as obras de Deus?' Respondeu-lhes Jesus: 'A obra de Deus é esta: que creiais n'Aquele que Ele enviou.'" Jo 6,28-29
    E ao distinguir-Se da mera humana condição, abertamente falou: "Vós sois cá de baixo, Eu sou lá de cima. Vós sois deste mundo, Eu não sou deste mundo. ... se não crerdes o que EU SOU, morrereis em vosso pecado." Jo 8,23.24b
    Pois quem realmente O conhece, deve saber o que significa 'amar a Deus sobre todas coisas', pois Ele exige: "Quem ama a seu pai ou à sua mãe mais que a Mim, não é digno de Mim. Quem ama a seu filho mais que a Mim, não é digno de Mim." Mt 10,37
    Acenava, desta forma, para uma vida terrena cheia de adversidades: "Se alguém quiser vir Comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-Me." Mt 16,24
    E Sua meta é elevada, aliás, máxima: "Portanto, sede perfeitos, assim como Vosso Pai celeste é perfeito." Mt 5,48
    Ele quer santidade, como ordenou à mulher flagrada em adultério, que esteve para ser apedrejada: "Então Ele Se ergueu e ali vendo apenas a mulher, perguntou-lhe: 'Mulher, onde estão aqueles que te acusavam? Ninguém te condenou?' Respondeu ela: 'Ninguém, Senhor.' Disse-lhe então Jesus: 'Nem Eu te condeno. Vai e não tornes a pecar.'" Jo 8,10-11
    Ensinava aparentes absurdos: "... amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, abençoai os que vos maldizem e orai pelos que vos injuriam." Lc 6,27-28
    Que haveriam de ser o mínimo dentro da Igreja: "Nisto todos conhecerão que sois Meus discípulos, se vos amardes uns aos outros." Jo 13,35
    E dizia que o Pai do Céu era o exemplo a ser seguido: "Deste modo sereis os filhos de Vosso Pai do Céu, pois Ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos." Mt 5,45
    Pois assim Ele mesmo agia: "Jesus tomou a palavra e disse-lhes: 'Em Verdade, em Verdade, digo-vos: de Si mesmo o Filho não pode fazer coisa alguma. Ele só faz o que vê o Pai fazer. E tudo que o Pai faz, semelhantemente faz o Filho." Jo 5,19
    Por isso, indagava: "Se amais somente os que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem assim os próprios publicanos? Se só saudais vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não fazem isto também os pagãos?" Mt 5,46-47
    E lembrou a Divina Misericórdia, pregando comedimento no proceder para com o próximo: "Sede misericordiosos, como também Vosso Pai é misericordioso. Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados; dai, e sê-vos-á dado." Lc 6,36-38
    Ora, tudo que Ele ensinou nada mais é que o aperfeiçoamento do que havia no Antigo Testamento: "Não julgueis que vim abolir a Lei ou os Profetas. Não vim para aboli-los, mas sim para levá-los à perfeição." Mt 5,17
    Denunciou, portanto, não só o assassinato como também sua motivação, que é deixar-se levar pela ira contra o próximo: "Ouvistes o que foi dito aos antigos: 'Não matarás, mas quem matar será castigado pelo Juízo do Tribunal.' Mas Eu digo-vos: todo aquele que se irar contra seu irmão será castigado pelos juízes." Mt 5, 21-22a
    Ele cabalmente proibia o uso de qualquer ofensa: "Aquele que disser a seu irmão: 'Raca', será castigado pelo Grande Conselho. Aquele que lhe disser: 'Louco', será condenado ao fogo da geena." Mt 5,22b
    Advertia, pois, de cada ociosa palavra: "Eu digo-vos: no Dia do Juízo os homens prestarão contas de toda vã palavra que tiverem proferido. É por tuas palavras que serás justificado ou condenado." Mt 12,36-37
    Exortava à constante busca da Paz como iniciativa, mesmo quando não se tem culpa: "Se estás, portanto, para fazer tua oferta diante do altar e lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá tua oferta diante do altar e primeiro vai reconciliar-te com teu irmão. Só então vem fazer tua oferta." Mt 5,23-24
    Indicava o coração como fonte de todos pecados: "Ouvistes que foi dito aos antigos: 'Não cometerás adultério.' Eu, porém, digo-vos: todo aquele que lançar um olhar de cobiça para uma mulher, já adulterou com ela em seu coração." Mt 5,28
    E quando recomendava a temperança, ou autocontrole, suas propostas até pareceriam por demais radicais se não fossem contrastadas com o eterno castigo do inferno: "Por isso, se tua mão ou teu pé fazem-te cair em pecado, corta-os e lança-os longe de ti: é melhor entrares na Vida coxo ou manco que, tendo dois pés e duas mãos, seres lançado no eterno fogo. Se teu olho leva-te ao pecado, arranca-o e lança-o longe de ti: é melhor entrares na Vida cego de um olho que com teus dois olhos seres jogado no fogo da geena." Mt 18,8-9
    Mesmo as leis mosaicas, Ele também aperfeiçoou: "Também foi dito: 'Todo aquele que rejeitar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.' Eu, porém, digo-vos: todo aquele que rejeita sua mulher, fá-la tornar-se adúltera, a não ser que se trate de falso matrimônio. E todo aquele que desposa uma mulher rejeitada, comete um adultério." Mt 5,31-32
    O mesmo dizia sobre a mulher: "E se a mulher repudia o marido e casa-se com outro, também comete adultério." Mc 10,12
    E questionado sobre esse tema, mais uma vez Ele apontou a razão do engano: "Disseram-lhe eles: 'Por que, então, Moisés ordenou dar um documento de divórcio à mulher, ao rejeitá-la?' Jesus respondeu-lhes: 'É por causa da dureza de vosso coração que Moisés havia tolerado o repúdio das mulheres. Mas no começo não foi assim.'" Mt 19,7-8
    Desconcertante para com os seguidores de mundanas tradições, Ele exclusivamente invocava o projeto de Deus como proposto na Criação: "Não lestes que o Criador, no começo, fez o homem e a mulher e disse: 'Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e unir-se-á à sua mulher, e os dois formarão uma só carne?' Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu." Mt 19,4-6


PEDIR A DEUS

    E aos que se arrogam o poder de condenar, Ele disse uma frase que acabou por anular a execução da lei do apedrejamento: "Quem de vós estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra." Jo 8,7
    Se proibia a ofensa por palavra, Ele também não tolerava excessos em nome da fé, como 'atestado de santidade' em própria defesa: "Ainda ouvistes o que foi dito aos antigos: 'Não jurarás falso, mas cumprirás para com o Senhor teus juramentos.' Eu, porém, digo-vos: não jureis de modo algum! Nem pelo Céu, porque é o trono de Deus, nem pela terra, porque é o banquinho de Seus pés, nem por Jerusalém, porque é a cidade do Grande Rei. Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes fazer um cabelo tornar-se branco ou negro." Mt 5,33-36
    Pedia, nessas situações, apenas comedimento e simplicidade, avisando dos laços do inimigo: "Dizei somente: Sim, se é sim; não, se é não. Tudo que vai além disto vem do Maligno." Mt 5,37
    Em oposição à vingança, à violência e ao mal, Ele pregava resignação e liberalidade para com bens materiais: "Tendes ouvido o que foi dito: 'Olho por olho, dente por dente.' Eu, porém, digo-vos: não resistais ao mau homem. Se alguém te ferir a face direita, oferece-lhe também a outra. Se alguém te citar em justiça para tirar-te a túnica, cede-lhe também a capa. Se alguém vem obrigar-te a andar mil passos com ele, anda dois mil. Dá a quem te pede e não te desvies daquele que quer pedir-te emprestado." Mt 5,38-42
    Assim sintetizou os Mandamentos, na chamada Regra de Ouro: "Tudo que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles." Mt 7,12
    E alertava da vida de cobiça que se leva aqui na terra, feita de constantes injustiças, para que nos voltássemos para os bens celestiais e para a Vida Eterna: "Para vós não ajunteis tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furtam e roubam. Para vós ajuntai tesouros no Céu, onde nem as traças nem a ferrugem os consomem, e os ladrões não furtam nem roubam. Porque onde está teu tesouro, lá também está teu coração." Mt 6,19-21
    Advertia, porém, e com contundência, aqueles que teimam em iludir-se: "Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou dedicar-se-á a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro." Mt 6,24
    Falando apenas dos méritos pessoais, sem levar em conta o que compete à Graça da Divina Misericórdia, Ele vai dizer: "Em Verdade, declaro-vos: é difícil para um rico entrar no Reino dos Céus! Eu repito: é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha que um rico entrar no Reino de Deus." Mt 19,23-24
    E pregou a autêntica caridade: "Guardai-vos de fazer vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles. Do contrário, não tereis recompensa junto de Vosso Pai que está no Céu. Quando, pois, dás esmola, não toques a trombeta diante de ti, como os hipócritas fazem nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens. Em Verdade, digo-vos: já receberam sua recompensa. Quando deres esmola, que tua mão esquerda não saiba o que a direita fez. Assim, tua esmola far-se-á em segredo, e Teu Pai, que vê o escondido, recompensá-te-á." Mt 6,1-4
    Caridade essa que representará a própria Salvação do cristão: "Perguntá-Lhe-ão os justos: 'Senhor, quando foi que Te vimos com fome e Te demos de comer, com sede e Te demos de beber? Quando foi que Te vimos peregrino e Te acolhemos, nu e Te vestimos? Quando foi que Te vimos enfermo ou na prisão e fomos visitar-Te?' Responderá o Rei: 'Em Verdade, Eu declaro-vos: todas vezes que a um destes Meus pequeninos irmãos fizestes isto, foi a Mim mesmo que o fizestes." Mt 25,37-40
    Propôs banquetes que mais pareceriam loucuras: "Quando deres alguma ceia, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem os parentes, nem os vizinhos ricos. Porque eles te convidarão, por sua vez, e assim retribui-te-ão. Mas quando deres uma ceia, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos. Serás feliz porque eles não têm com que te retribuir, mas sê-te-á retribuído na Ressurreição dos justos." Lc 14,12-14
    Sobre as orações pessoais, que jamais podem substituir as Santas Missas, Ele pede autêntica contrição: "Quando orares, entra em teu quarto, fecha a porta e ora a Teu Pai em segredo. E Teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensá-te-á. Em vossas orações, não multipliqueis as palavras como fazem os pagãos, que julgam que serão ouvidos à força de palavras. Não os imiteis, porque Vosso Pai sabe o que vos é necessário antes que vós Lho peçais." Mt 6,6-8
    Pede sincera misericórdia: "E quando vos puserdes de pé para orar, perdoai, se tiverdes algum ressentimento contra alguém, para que também Vosso Pai, que está nos Céus, perdoe-vos vossos pecados. Mas se não perdoardes, tampouco Vosso Pai que está nos Céus perdoará vossos pecados." Mc 11,25-26
    De fato, Ele ensinou a pedir no Pai Nosso: "... perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido..." Mt 6,12
    E pede perseverança: "Propôs-lhes Jesus uma parábola para mostrar que sempre é necessário orar, sem jamais deixar de fazê-lo." Lc 18,1
    Em caso de controvérsias, enfaticamente defendia a autoridade da Igreja, dando-lhe o poder de excomungar: "... se recusar ouvir também a Igreja, seja ele para ti como um pagão e um publicano." Mt 18,17
    Por isso, garantiu a Seus Ministros: "Quem vos ouve, a Mim ouve; e quem vos rejeita, a Mim rejeita; e quem Me rejeita, rejeita aquele que Me enviou." Lc 10,16
    Disse de onde haveria de vir o sucesso de seus trabalhos: "Não fostes vós que Me escolhestes, mas Eu escolhi-vos e constituí-vos para que vades e produzais fruto, e vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em Meu Nome, Ele conceda-vos. O que vos mando é que vos ameis uns aos outros." Jo 15,16-17
    Mas também os admoestava: "... todo aquele que quiser tornar-se grande entre vós, seja vosso servo. E todo aquele que entre vós quiser ser o primeiro, seja escravo de todos." Mc 10,43b-44
    E seguiu apontando Quem era o exemplo: "Logo, se Eu, vosso Senhor e Mestre, lavei-vos os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros." Jo 13,14
    Ensinou sobre as verdadeiras penitências: "Quando jejuardes, não tomeis um ar triste como os hipócritas, que exibem um abatido semblante para manifestar aos homens que jejuam. Em Verdade, digo-vos: já receberam sua recompensa. Quando jejuares, perfuma tua cabeça e lava teu rosto. Assim não parecerá aos homens que jejuas, mas somente a Teu Pai que está presente ao oculto. E Teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensá-te-á." Mt 6,16-18
    E estabeleceu a pureza e a inocência como modelo dos que ressuscitarão para a Vida Eterna: "Em Verdade, declaro-vos: se não vos transformardes e não vos tornardes como criancinhas, não entrareis no Reino dos Céus. Aquele que se fizer humilde como esta criança será o maior no Reino dos Céus, e aquele que em Meu Nome recebe a um menino como este, é a Mim que recebe." Mt 18,3-6
    Deixou, contudo, um grave aviso aos que pervertem inocentes e entregam-se à devassidão: "Mas se alguém fizer cair em pecado um destes pequenos que creem em Mim, melhor seria que ao pescoço lhe atassem a pedra de um moinho e o lançassem no fundo do mar. Ai do mundo por causa dos escândalos! Eles são inevitáveis, mas ai do homem que os causa!" Mt 18,6-7
    Pois o zelo pelas virtudes e as constantes orações eram Suas frequentes recomendações para fazer frente às tentações e tribulações: "Vigiai em todo tempo, pois, e orai, a fim de que vos torneis dignos de escapar de todos estes males que hão de acontecer, e de apresentardes de pé diante do Filho do Homem." Lc 21,36
    Suscitando prudência, Ele avisava das fragilidades da carne: "Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca." Mt 26,41
    E mostrou o único modo de alcançar a verdadeira maturidade espiritual, numa vida de constante vigília, para que se possa usufruir dos auxílios da Divina Graça: "Eu digo-vos: pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo aquele que pede, recebe; aquele que procura, acha; e ao que bater, abri-se-lhe-á. ... Vosso Pai celestial dará o Espírito Santo aos que LhO pedirem." Lc 11,9-10.13
    Ecoam, por fim, as palavras que Deus disse ao povo de Israel através de Moisés: "O Mandamento que hoje te dou não está acima de tuas forças nem fora de teu alcance. Essa Palavra está perto de ti, em tua boca e em teu coração. E tu podes cumpri-la!" Dt 30,11.14
    O próprio Jesus propõe: "Tomai Meu jugo sobre vós e recebei Minha Doutrina, porque Eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para vossas almas. Porque Meu jugo é suave e Meu fardo é leve." Mt 11,29-30
    E São João Evangelista atesta: "E Seus Mandamentos não são penosos, porque todo aquele que nasceu de Deus vence o mundo." 1 Jo 5,3b-4a

    "Santificai-nos pelo dom de Vosso Espírito!"