quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

São Francisco de Sales

 
    De rica família, nasceu no ducado da Saboia, na França, estudou com os jesuítas e não mais quis retornar à vida secular. Era de extrema simplicidade e privilegiada inteligência. Tornou-se doutor em Direito Canônico ainda jovem, em 1591, aos 24 anos, na Universidade de Pádua, na Itália. Ordenou-se Sacerdote, mesmo contra a vontade de seus pais, e logo foi indicado reitor na cidade de Genebra, na Suíça, onde pouco mais tarde, aos 32 anos, seria ordenado bispo.
    Como jesuíta, seu primeiro trabalho foi imprimir folhetos e distribui-los entre a população de sua região natal, entre França, Suíça e Itália, explicando os erros do protestantismo exatamente aí, onde os ânimos estavam mais exaltados e os protestantes eram maioria. Com essa atitude, conscientemente colocava sua vida em risco, pois a 'Reforma Protestante', em meio a tantas outras heréticas tentativas ao longo dos séculos, só prosperou porque foi imposta por autoridades locais de vários países da Europa, que cobiçavam as propriedades e a influência da Igreja. Aliás, os banhos de sangue por ela perpetrado, porque obrigava populações inteiras à conversão, quase nunca são mencionados.
    Foi diretor espiritual de um sacerdote de imenso coração, que viria a ser São Vicente de Paulo. Ajudou Santa Joana Francisca de Chantal, de quem também foi diretor espiritual, a criar a Ordem da Visitação de Santa Maria.


    Criou uma linguagem de símbolos para comunicar-se com deficientes auditivos, feito que o tornou padroeiro deles. E durante o surgimento do calvinismo, mais uma derivação do protestantismo, conseguiu trazer de volta à Igreja de Cristo mais de 70 mil almas, e fê-lo na própria Suíça, terra de Calvino.
    Por seu brilhante conhecimento doutrinário, pelo Papa São Paulo VI foi considerado o grande preparador das deliberações e decisões que seriam adotadas quase 400 anos depois, no Concílio Vaticano II. Dois de seus livros são considerados clássicos da espiritualidade, e ainda hoje são impressos em grande escala: 'Introdução à vida devota', também chamado de 'Filoteia', e 'Tratado do Amor de Deus'.
    Tão notável era sua inspiração que se tornou conhecido por ser capaz de ensinar a piedade aos impiedosos. A clareza de suas ideias e a quantidade de seus escritos, ao todo 30 volumes compostos de cartas, pregações e ensaios, dele fizeram o Padroeiro dos Escritores Católicos. Os jornalistas também têm-no como patrono.


    São Dom Bosco, chamado pelo Papa São João Paulo II de 'Pai e Mestre da Juventude', inspirado pelas obras de nosso Santo fundou em 1865 a Pia Sociedade São Francisco de Sales, mais conhecida como os 'Salesianos'. Luis de Brisson, Sacerdote francês, fundou em 1872 os Oblatos de São Francisco de Sales, ordem religiosa que divulga suas obras. Mais tarde, também foi criada as Oblatas de São Francisco de Sales, ordem feminina.


    São frases de São Francisco de Sales:

    "Nunca vos irriteis, muito menos abrais a porta à cólera por qualquer motivo! Se ela entrar em nós, já não poderemos expulsá-la nem dominá-la, quando quisermos."
    "Todos pensamentos que nos trazem inquietações não são de Deus."
    "Faze tudo com calma e em Paz. Realiza o quanto puder, tão bem quanto fores capaz."
    "Tem paciência com todas coisas, mas primeiro contigo mesmo. Nunca confundas teus erros com teu valor como ser humano. Tu és uma pessoa perfeitamente valorosa, criativa e preciosa porque tu simplesmente existes. E nenhuma quantidade de triunfos ou tribulações pode mudar isso."
    "O que precisamos é um copo de entendimento, um barril de amor e um oceano de paciência."
    "Nunca houve um homem irritado que julgasse que sua raiva era injusta."

    "Todas manhãs prepara tua alma para um tranquilo dia."
    "Eu fiz um pacto com minha língua: não falar quando meu coração estiver perturbado."
    "Meia hora de meditação a cada dia é essencial, exceto quando tu estás ocupado. Então é necessária uma hora completa."
    "Fora o pecado, a ansiedade é o maior mal que pode acontecer a uma alma. Deus ordena que tu ores, mas proíbe que tu te preocupes."
    "Esteja em Paz, então, deixa de lado todos pensamentos e imaginações de ansiedade, e diga continuamente: 'O Senhor é minha força e meu escudo. Meu coração n'Ele confiou e eu sou ajudado. Ele não apenas está comigo, mas em mim e eu n'Ele.'"

    "A verdadeira devoção nada destrói; ao contrário, tudo aperfeiçoa."
    "Tu podes atrair mais abelhas com uma colher cheia de açúcar que com um barril cheio de vinagre."
    "Nada se faz no mundo que não seja contradito por medíocres e impertinentes espíritos. E em todas coisas, por melhores que sejam, encontram-se inconveniências quando se quer criticar."
    "Os declarados inimigos de Deus e da Igreja devem ser difamados tanto quanto se possa (desde que não se falte à Verdade), sendo obra de caridade gritar: 'Eis o lobo!', quando ele está entre o rebanho ou em qualquer lugar onde seja encontrado."
    "Seja bom como uma criança. E como se sabe, as crianças não pensam em tantas coisas: têm aqueles que pensam por elas. Somente serão suficientemente fortes se ficarem com seu pai. Faze mesmo assim e estarás em Paz."
    "Deus alegra-Se em ver-te dar teus pequenos passos. E como um bom pai que segura seu filho de mãos dadas, Ele irá adequar os passos d'Ele aos teus e contentar-Se-á em não ir mais rápido que tu. Por que tu te preocupas?"
    "Não te preocupes com o que pode acontecer amanhã; o mesmo Pai Eterno que cuida de ti hoje, encarrega-Se de ti amanhã e todos dias. Ou Ele protegê-te-á do sofrimento, ou dá-te-á a infalível força para suportá-lo."
    "Não esperes com temor as mudanças e as chances dessa vida. Em vez disso, olha para elas com toda esperança de que, quando elas se levantarem, Deus, de Quem tu és, delas livrá-te-á. Ele é teu mantenedor. Até agora te manteve. Tu, porém, mantem-te firme em Sua querida mão. Ele guiá-te-á com segurança em todas coisas. E quando tu não suportares, ele suportá-te-á em Seus braços."
    "O que quer que aconteça, permanece firme na determinação de apegar-te simplesmente a Deus."
    "Pensemos apenas em bem gastar o dia presente. Então, quando o amanhã vier, ele será chamado hoje, e então pensaremos nisso."
    "É um erro querer medir nossa devoção através das consolações que experimentamos. A verdadeira piedade no caminho a Deus consiste em ter uma resoluta vontade de fazer tudo que Lhe agrada."
    "Deus é tão digno de nosso amor quando nos consola como quando nos faz sofrer."
    "Esta é a Sabedoria dos Santos: constantemente sofrer por Jesus Cristo, assim logo seremos Santos."
    "Não são aqueles que cometem as menores falhas que são os Santos, mas aqueles que têm a maior coragem, a maior generosidade, o maior amor, que fazem os mais ousados esforços para superar a si mesmos, e não estão imediatamente apreensivos em tropeçar."
    "Quando foi que Nosso Senhor prestou o maior serviço a Seu Pai? Sem dúvida, ao estar deitado sobre o madeiro da Cruz, tendo as mãos e os pés perfurados. Essa foi Sua maior obra. E como serviu ao Pai? Sofrendo e oferecendo…"
    "Avança muito simplesmente com a Cruz de Nosso Senhor e tenha Paz contigo mesmo. Passará por cada tempestade com segurança, enquanto tua confiança se fixar em Deus."
    "O mérito da Cruz não consiste em seu peso, mas na maneira como a carregamos. Eu mesmo diria que às vezes é mais virtuoso carregar uma cruz de palha que uma pesada cruz, porque temos que estar mais atentos pelo medo de perdê-la."
    "As cruzes com as quais nos deparamos em casa são mais excelentes que as que encontramos pelas ruas, tanto mais quanto mais importunas."
    "Grandes ocasiões para servir a Deus raramente aparecem, mas as pequenas diariamente cercam-nos."
    "Todos nós podemos alcançar as cristãs virtude e santidade, não importa em que condição vivamos nem qual seja nosso trabalho."
    "Não fiques chateado com tuas imperfeições. É um grande erro porque não leva a lugar nenhum: ficar com raiva porque está com raiva, chateado por estar chateado, deprimido por estar deprimido, desapontado porque está desapontado. Então não te enganes. Basta render-te ao Poder do Amor de Deus, que é sempre maior que nossa fraqueza."
    "Não semeies teus desejos no jardim de outra pessoa, apenas cultiva o teu o melhor que tu puderes. Não desejes ser além do que tu és, mas deseja ser completamente o que tu és. Dirija teus pensamentos para ser muito bom nisso e levar as cruzes, pequenas ou grandes, que lá tu encontrarás. Acredita, esse é o mais importante e menos compreendido ponto para a vida espiritual. Todos amamos de acordo com o que é nosso gosto. Poucas pessoas gostam do que é de acordo com seu dever ou com o gosto de Deus. De que vale a construção de castelos na Espanha quando temos que viver na França?"
    "Quanto mais nos sentimos miseráveis, tanto mais devemos confiar na Misericórdia de Deus. Porque, entre a Misericórdia e a miséria, há tão grande ligação que uma não se pode exercer sem a outra."
    "Não perca tua Paz interior por nada, nem que todo seu mundo pareça vir abaixo. Se te dá conta que te afastou da proteção de Deus, conduza teu coração de volta a Ele de modo tranquilo e simples."
    "Quando caíres, suavemente ergue teu coração, humilhando-se profundamente diante de Deus, reconhecendo tua miséria… e, com muita coragem e confiança na Divina Misericórdia, retoma a persecução da virtude que tinha abandonado."
    "Há muitos que querem que eu lhes diga as secretas maneiras de tornar-se perfeito, e só posso dizer-lhes que o único segredo é um saudável amor a Deus, e o único meio de alcançar esse amor é amar. Tu aprendes a falar falando, a estudar estudando, a correr correndo, a trabalhar trabalhando; e apenas amando tu aprendes a amar a Deus e ao homem. Comece como um mero aprendiz e o próprio poder do amor irá levá-lo a tornar-se um mestre na arte."
    "Silenciosa e persistentemente, o verdadeiro progresso move-se sem ser notado."
    "Não há nada tão forte quanto a ternura, e nada tão terno quanto a verdadeira força."
    "A caridade e a devoção não diferem mais, uma da outra, que a chama do fogo."
    "Nem a primeira Graça, nem a última, que é a perseverança, são méritos nossos. Ambas são gratuitas."
    "O purgatório é um feliz estado, mais desejável que temível, porque as chamas que lá existem são chamas de amor."
    "Faze amizade com os anjos, que, embora invisíveis, sempre estão contigo. Muitas vezes invoca-os, constantemente elogia-os e faze bom uso de sua ajuda e assistência em todos teus temporais e espirituais assuntos."
    "Como Deus muitas vezes nos envia inspirações por meio de Seus anjos, frequentemente devemos devolver nossas aspirações a Ele por meio dos mesmos mensageiros."
    "Vai a teu confessor, abre teu coração para ele, mostra a ele todos recessos de tua alma e com a maior humildade e simplicidade toma o conselho que ele te dará. Pois Deus, que tem um infinito amor pela obediência, muitas vezes torna rentáveis os conselhos que tomamos dos outros, mas especialmente daqueles que são os guias de nossas almas."
    "Ao virar os olhos para Deus em meditação, toda tua alma será preenchida com Deus. Começa todas tuas orações na presença de Deus."
    "Nunca devemos subestimar qualquer pessoa. O trabalhador não ama que sua obra seja desprezada em sua presença. Agora, Deus está presente em todos lugares, e cada pessoa é Seu trabalho."
    "Retira-te várias vezes à solidão de teu próprio coração, mesmo enquanto externamente envolvido em discussões ou transações com outros, e fala com Deus."
    "Aqueles que rezam de coração não pensam na oração que estão rezando, mas em Deus, a Quem rezam."
    "Que filho não traria sua mãe de volta à vida, e não a levaria ao Paraíso depois da morte, se pudesse?"    
    "A é como um brilhante raio de luz do sol. Ele permite-nos ver Deus em todas coisas, bem como todas coisas em Deus."
    "Esforça-te para ver Deus em todas coisas, sem exceção, e consentir com Sua vontade com alegria. Faze tudo por Deus, a Ele unindo-te em palavras e ações."
    "A quem Deus não basta, nada basta."

    Morreu em 1622, aos 55 anos, em Lyon, França. Mas quando exumaram seu corpo, em 1632, encontraram-no incorrupto: suas articulações ainda estavam flexíveis e todo esquife tinha uma agradável fragrância.
    Nosso Santo é reconhecido como um dos maiores entre os Doutores da Igreja. Tinha em Nossa Senhora sua grande inspiradora, além de protetora contra as tentações do inimigo.


    Reconstituições de seu corpo e do de Santa Joana de Chantal, vestidos com paramentos que lhes pertenceram, são expostos Basílica da Visitação, na cidade de Annecy, no centro-leste da França.


    Suas relíquias são veneradas ao lado esquerdo do altar desta Basílica da Visitação, assim como sua casula.


    São Francisco de Sales, rogai por nós!