segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

A Verdade


    A plenitude dos tempos propiciou a Vinda do Messias, que trouxe Consigo as definitivas dimensões de realidade e consciência. Como no enigma da Esfinge, 'Decifra-me ou te devoro', a Verdade passou a ser uma exigência de Deus, como sentenciou Jesus: "Mas vem a hora em que os verdadeiros adoradores hão de adorar o Pai em espírito e Verdade, e são esses adoradores que o Pai deseja." Jo 4,23
    A palavra 'amém', em hebraico, vem do mesmo radical da palavra 'crer'. Ao invés de usá-la no final de suas prédicas, para significar 'eu creio' ou 'assim seja', Jesus usava-a de forma duplicada no início das sentenças. As traduções, então, apresentaram-nas como a expressão 'na verdade, na verdade'. Era um sinal da veracidade de Sua Palavra, ou seja, Ele não rezava para depois pedir ao Pai 'assim seja', mas já determinava como as coisas são desde que começava a falar: "Então Jesus lhes disse: 'Na Verdade, na Verdade, digo-vos: se não comerdes a Carne do Filho do Homem, e não beberdes Seu Sangue, não tereis a Vida em vós mesmos.'" Jo 6,53
    Ora, Isaías referia-se a Deus como o 'Deus do Amém', que seria melhor traduzido como 'Deus da Verdade': "Todo aquele que quiser ser bendito na terra quererá ser bendito pelo Deus do Amém." Is 65,16
    E o próprio Jesus, quando aparece a São João Evangelista no livro do Apocalipse, refere-Se a Si mesmo como 'o Amém': "Eis o que diz o Amém, a fiel e verdadeira Testemunha, o Princípio da Criação de Deus." Ap 3,14
    Pois como disse este Apóstolo, por Ele conhecemos a plenitude do poder de Deus e da Revelação: "... a Graça e a Verdade vieram por Jesus Cristo." Jo 1,17
    Ora, o Homem vestido de linho, que bem lembra o próprio Jesus, já prometia elucidar a Revelação ao Profeta Daniel: "Mas antes te farei conhecer o que está escrito no Livro da Verdade. Muitos daqueles que a ele recorrerem, verão aumentar seu conhecimento." Dn 10,21
    Até Seus inimigos, como fariseus e herodianos, reconheciam a Verdade em Suas Palavras: "Aproximaram-se d'Ele e disseram-Lhe: 'Mestre, sabemos que és sincero e que não lisonjeias a ninguém; porque não olhas para as aparências dos homens, mas ensinas o Caminho de Deus segundo a Verdade.'" Mc 12,14
    Ele anunciava, de fato, a emancipação do ser humano: "E Jesus dizia aos judeus que n'Ele creram: 'Se permanecerdes em Minha Palavra, sereis Meus verdadeiros discípulos; conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará.'" Jo 8,31-32
    Aos que não acreditavam em Sua Palavra, Ele aludia à Sua Divindade, desafiando-os: "Quem de vós me acusa de pecado?" Jo 8,46a
    Por isso, questionava-os: "E se vos falo a Verdade, por que não Me credes?" Jo 8,46b
    E garantiu: "Passarão o céu e a terra, mas Minhas Palavras não passarão." Mc 13,31
    Não por acaso, Ele apresentou-Se como a própria Verdade, o único caminho para Deus: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim." Jo 14,6
    E essa é também a mais patente identidade do Espírito Santo, como Jesus prometeu aos Apóstolos: "E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não O vê nem O conhece, mas vós O conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós." Jo 14,16-17
    A função do Espírito de Deus, pois, não é outra senão testemunhar a Verdade que é Jesus, que afirmou: "Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, Ele dará testemunho de Mim." Jo 15,26
    Ora, a própria Divindade de Jesus só pode ser revelada por ação do Espírito de Deus. São Paulo sentenciou: "... ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo." 1 Cor 12,3
    E São João Evangelista, mencionando essa identidade do Divino Paráclito, atesta Seu testemunho quanto ao Cristo: "E o Espírito é Quem dá testemunho d'Ele, porque o Espírito é a Verdade." 1 Jo 5,6a
    Assim, só o Espírito Santo pode esclarecer as Revelações anunciadas por Jesus, bem como inspirar a Igreja quanto ao caminho que ela tem seguido através dos séculos. São palavras de Jesus: "Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a Verdade, porque não falará por Si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão." Jo 16,13
    Nesse sentido, Ele pediu ao Pai pela santificação dos Apóstolos, para que lhes desse Sua Luz: "Santifica-os pela Verdade. Tua Palavra é a Verdade." Jo 17,17
    E propôs uma experiência aos meramente racionalistas, que teimam em separar Deus de Jesus, n'Ele vendo apenas mais um ser humano: "Se alguém quiser cumprir a vontade de Deus, distinguirá se Minha Doutrina é de Deus ou se falo de Mim mesmo." Jo 7,17
    Fulminava, no entanto, a hipocrisia: "Jesus disse-lhes: 'Isaías com muita razão profetizou de vós, hipócritas, quando escreveu: Este povo honra-Me com os lábios, mas seu coração está longe de Mim. Em vão, pois, cultuam-Me, porque ensinam doutrinas e preceitos humanos (Is 29,13).'" Mc 7,6-7
    Exigia discernimento espiritual: "Hipócritas! Sabeis distinguir o aspecto do céu e não podeis discernir os sinais dos tempos? Essa raça perversa e adúltera pede um milagre! Mas não lhe será dado outro sinal senão o de Jonas! " Mt 16,4a
    Desmascarava falsos líderes: "Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Vós fechais aos homens o Reino dos Céus. Vós mesmos não entrais e nem deixais que entrem os que querem entrar." Mt 23,13
    Aliás, usou de toda contundência: "Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Percorreis mares e terras para fazer um prosélito e, quando o conseguis, fazeis dele um filho do inferno duas vezes pior que vós mesmos." Mt 23,15
    Mas a lição é para todos: "Mas se é um mau servo que imagina consigo: 'Meu Senhor tarda a vir', e põe-se a bater em seus companheiros e a comer e a beber com os ébrios, o Senhor desse servo virá no dia em que ele não o espera e na hora em que ele não sabe, e o despedirá e o mandará ao destino dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes." Mt 24,48-51
    Diante de Pilatos, por fim, Jesus declarou Sua Missão, quando também identifica Sua Igreja: "É para dar testemunho da Verdade que nasci e vim ao mundo. Todo aquele que é da Verdade ouve Minha voz." Jo 18,37
    Mas o cinismo com que o mundo trata a Verdade não é exatamente uma novidade: "Disse-Lhe Pilatos: 'O que é a Verdade?...'" Jo 18,38


DEUS É A VERDADE

    São Paulo, por inspiração, acusou com precisão o grande erro da humanidade: "Trocaram a Verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura em vez do Criador." Rm 1,25
    Recomendava constante exame de consciência: "Examinem-se a si próprios e vejam se estão firmes na fé. Façam uma revisão de si mesmos. Nada podemos contra a Verdade; só temos poder em favor da Verdade." 2 Cor 13,5.8
    E avisa que o simples ato de ocultar a Verdade representa atrair sobre si a ira de Deus: "A ira de Deus manifesta-se do alto do Céu contra toda impiedade e perversidade dos homens, que pela injustiça aprisionam a Verdade." Rm 1,18
    Foi o que alegaram São Pedro e São João Evangelista diante do Sinédrio, quando foram presos pela primeira vez e recusavam-se a parar de testemunhar a Ressurreição de Jesus: "Responderam-lhes Pedro e João: 'Julgai-o vós mesmos se é justo, diante de Deus, obedecermos a vós mais que a Deus Não podemos deixar de falar das coisas que temos visto e ouvido.'" At 4,19-20
    Pois vivendo no Reino da Verdade, todo cristão deve agir sabendo que está diante dos olhos de Deus. São Paulo ensina: "Afastamos de nós todo fingido e vergonhoso procedimento. Não andamos com astúcia, nem falsificamos a Palavra de Deus. Pela manifestação da Verdade, diante de Deus recomendamo-nos à consciência de todos os homens." 2 Cor 4,2
    Por isso, para maior compromisso com o Sacramento da Ordenação, o Apóstolo dos Gentios evocava a presença do Pai e do Filho em carta a São Timóteo: "Em presença de Deus, que dá a vida a todas as coisas, e de Cristo Jesus, que ante Pôncio Pilatos abertamente testemunhou a Verdade, recomendo-te que guardes o Mandamento sem mácula, irrepreensível, até a aparição de Nosso Senhor Jesus Cristo..." 1 Tm 6,13-14
    E diz que o Mal não passa de uma grande ilusão, que leva muitos à perdição "... por não terem cultivado o amor à Verdade que os teria podido salvar." 2 Ts 2,10
    Rebelar-se contra Deus, então, é abandonar-se aos castigos do inferno: "Mas por tua obstinação e impenitente coração, vais acumulando ira contra ti, para o Dia da Cólera e da Revelação do justo Juízo de Deus, que retribuirá a cada um segundo suas obras: a Vida Eterna aos que, perseverando em fazer o bem, buscam a Glória, a honra e a imortalidade; mas ira e indignação aos contumazes, rebeldes à Verdade e seguidores do Mal." Rm 2,5-8
    Assim, pelo bem da Igreja, que é o Corpo Místico de Cristo, ele pedia a todos: "Renovai sem cessar o sentimento de vossa alma, e revesti-vos do novo homem, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade. Por isso, renunciai à mentira. Cada um fale a Verdade a seu próximo, pois somos membros uns dos outros." Ef 4,23-25
    E corrigia: "Não mintais uns aos outros. Já vos despojastes do velho homem e de sua maneira de agir, e revestistes-vos do novo homem, que se renova segundo a imagem de Seu Criador, em ordem ao conhecimento." Cl 3,9-10
    Pois onde a Palavra de Deus é clara e sinceramente proferida, a Verdade emerge por si mesma e a Igreja é louvada por Sua presença: "Se, porém, todos profetizarem, e entrar ali um infiel ou um homem simples, por todos é convencido, por todos é julgado; os segredos de seu coração tornam-se manifestos. Então, prostrado com a face em terra, adorará a Deus e proclamará que Deus está realmente entre vós." 1 Cor 14,24-25
    Ora, havia muito que Deus já condenara a mentira por seus notórios malefícios. É o oitavo Mandamento: "Não levantarás falso testemunho contra teu próximo." Ex 20,16
    O livro da Sabedoria, por sua vez, ensina que só se aproximando de Deus é possível inteirar-se da realidade que se vive: "Os que n'Ele põem sua confiança, compreenderão a Verdade..." Sb 3,9a
    E o salmista percebeu que ela vale por toda eternidade: "Aleluia. Louvai ao Senhor todas as nações, glorificai-O todos os povos, porque Seu amor por nós é forte e Sua Verdade é para sempre." Sl 116,1-2
    Através do Profeta Jeremias, contudo, Deus denuncia a infesta corrupção moral em Judá, que resultaria num dos mais conturbados períodos da História de Israel: a destruição de Jerusalém e a escravidão na Babilônia: "Retesam a língua, como fazem com seus arcos, para o engodo; e a lealdade não permanece neles. Caminham de crime em crime; já nem Me conhecem mais - Oráculo do Senhor. Que se mantenha em guarda cada um de vós contra o amigo. Nem mesmo no irmão vos deveis fiar, porque todo irmão procura suplantar, e todo amigo calunia. Zombam do próximo todos eles; ninguém diz a Verdade. Exercitam a língua na mentira, aplicam-se a fazer o mal. Habitam no seio da falsidade; por má fé recusam conhecer-Me - Oráculo do Senhor. Suas línguas são mortíferos dardos, que só proferem mentiras. Com a boca saúdam o próximo, enquanto no coração lhe armam ciladas." Jr 9,2-5.7
    Mas a grande virtude do pequeno resto, sempre aquele pequeno resto tão bem representado pela verdadeira Igreja, será o amor à Verdade: "Deixarei subsistir no meio de ti um povo humilde e modesto, que porá sua confiança no Nome do Senhor. Os que restarem de Israel abster-se-ão do Mal, e não proferirão a mentira; não se achará mais em sua boca enganosa língua, porque serão apascentados e repousarão, sem haver quem os inquiete." Sf 3,12-13
    Por isso, ao atacar os falsos mestres, Jesus acusa a origem da falta de compromisso com a Verdade: "Vós tendes como pai o demônio e quereis fazer os desejos de vosso pai. Ele era homicida desde o princípio e não permaneceu na Verdade, porque a Verdade não está nele. Quando diz a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira." Jo 8,44
    Havia dito o mesmo na parábola do joio e do trigo: "Jesus propôs-lhes outra parábola: 'O Reino dos Céus é semelhante a um homem que tinha semeado boa semente em seu campo. Na hora, porém, em que os homens repousavam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo e partiu. O trigo cresceu e deu fruto, mas também apareceu o joio." Mt 13,24-26
    Eis, portanto, a vontade de Deus expressa pelo Apóstolo dos Gentios: "Isto é bom e agradável diante de Deus, Nosso Salvador, o Qual deseja que todo ser humano se salve e chegue ao conhecimento da Verdade." 1 Tm 2,3-4
    Ele também diz, e com todas as letras, o que é a Igreja: "Todavia, se eu tardar, quero que saibas como deves portar-te na Casa de Deus, que é a Igreja de Deus vivo, coluna e sustentáculo da Verdade." 1 Tm 3,15
    Pois é na Igreja, celebrando a Santa Missa, que comemos o Verdadeiro Pão do Céu: "Pois Nossa Páscoa, Cristo, foi imolada. Celebremos, pois, a festa, não com o fermento velho nem com o fermento da malícia e da corrupção, mas com os pães sem fermento, de pureza e de Verdade." 1 Cor 5,8
    E quanto aos costumes e ritos nos quais permanecem os judeus, numa sentença que vale para as demais religiões, ele dizia: "Tudo isto não é mais que sombra do que devia vir. A realidade é o Corpo de Cristo." Cl 2,17
    Ora, Jesus garante na Eucaristia a verdadeira Vida: "Quem come Minha Carne e bebe Meu Sangue tem a Vida Eterna." Jo 6,54a
    E assim São Paulo não se mostrava nem um pouco tolerante com desvios da Sã Doutrina entre os fiéis, como ensinou a São Tito: "Portanto, repreende-os severamente para que se mantenham sãos na fé, e não deem ouvidos às fábulas judaicas nem a preceitos de homens avessos à Verdade." Tt 1,13b-14
    Recomendava aos efésios que as más obras fossem publicamente condenadas: "Procurai o que é agradável ao Senhor, e não tenhais cumplicidade nas infrutíferas obras das trevas; pelo contrário, denunciai-as abertamente. Porque as coisas que tais homens fazem ocultamente é vergonhoso até falar delas. Mas tudo isto, ao ser reprovado, torna-se manifesto pela Luz." Ef 5,10-13
    Pedia, porém, distância de vãos debates, além de muita paciência para com os de fora da Igreja: "Rejeita as tolas e absurdas discussões, visto que geram contendas. Não convém a um servo do Senhor altercar; bem ao contrário, seja ele condescendente com todos, capaz de ensinar, paciente em suportar os males. É com brandura que deve corrigir os adversários, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento e o conhecimento da Verdade, e voltem a si, uma vez livres dos laços do demônio, que os mantém cativos e submetidos aos seus caprichos." 2 Tm 2,23-26
    Ou mesmo distância de certas pessoas: "O homem que assim fomenta divisões, depois de advertido uma primeira e uma segunda vez, evita-o, visto que esse tal é um perverso que, perseverando em seu pecado, condena-se a si próprio." Tt 3,10-11
    Porque a Verdade, quando sinceramente desejada, desperta o ser humano para a religiosidade: "Paulo, servo de Deus, Apóstolo de Jesus Cristo para levar aos eleitos de Deus a fé e o profundo conhecimento da Verdade que conduz à piedade..." Tt 1,1
    E é nesse sentido que ele exortava São Timóteo enquanto ministro do Evangelho: "Empenha-te em apresentar-te diante de Deus como homem digno de aprovação, operário que não tem de que se envergonhar, íntegro distribuidor da Palavra da Verdade. Procura esquivar-te das frívolas conversas dos mundanos, que só contribuem para a impiedade. As palavras dessa gente destroem como a gangrena. Quem, portanto, conservar-se puro e isento dessas doutrinas, será um nobre e santificado instrumento, útil ao Seu Possuidor, preparado para todo benéfico uso." 2 Tm 2,15-17a.21
    Pois é pela Boa Nova anunciada por Jesus que somos purificados para receber o Espírito de Deus, que é a garantia da Salvação: "N'Ele também vós, depois de terdes ouvido a Palavra da Verdade, o Evangelho de vossa Salvação no qual tendes crido, fostes selados com o Espírito Santo que fora prometido, que é o penhor de nossa herança, enquanto esperamos a completa Redenção daqueles que Deus adquiriu para louvor de Sua Glória." Ef 1,13-14
    É pela Boa Nova que nos tornamos filhos de Deus, como disse São Tiago Menor: "Por Sua vontade é que nos gerou pela Palavra da Verdade..." Tg 1,18
    Por isso, ele exorta: "Meus irmãos, se alguém fizer voltar ao bom caminho algum de vós que se afastou para longe da Verdade, saiba: aquele que fizer um pecador retroceder de seu erro, salvará sua alma da morte e fará desaparecer uma multidão de pecados." Tg 5,19-20
    Mas também adverte dos excessos àqueles afeitos a confrontos: "Mas se tendes no coração um amargo ciúme e gosto por contendas, não vos glorieis nem mintais contra a Verdade. Esta não é a Sabedoria que vem do alto, mas terrena, humana e diabólica. Onde houver ciúme e contenda, ali há também perturbação e toda espécie de vícios. A Sabedoria que vem de cima, porém, é primeiramente pura, depois pacífica, condescendente, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade nem fingimento. O fruto da justiça semeia-se na Paz para aqueles que praticam a Paz." Tg 3,14-18
    São Paulo dava semelhante recomendação aos Sacerdotes da Igreja, então chamados de Profetas, vedando 'arrebatamentos' e pedindo estrita observação à Palavra durante a celebração da Eucaristia: "Quanto aos Profetas, falem dois ou três, e os outros julguem. Se for feita uma revelação a algum dos assistentes, cale-se o primeiro. Todos, um após outro, podeis profetizar, para todos aprenderem e todos serem exortados. Mas o espírito dos Profetas deve estar-lhes submisso, porquanto Deus não é Deus de confusão, mas de Paz." 1 Cor 14,29-33
    E vai ser sucinto, falando aos fiéis em geral: "Se, no entanto, alguém quiser contestar, nós não temos tal costume e nem as igrejas de Deus." 1 Cor 11,16
    Como na parábola dos talentos, ademais, lembrou São Timóteo do dom que recebeu, pedindo fidelidade e perseverança: "Não negligencies o carisma que está em ti e que te foi dado por profecia, quando a assembléia dos Anciãos te impôs as mãos. Põe nisto toda diligência e empenho, de tal modo que a todos se torne manifesto teu aproveitamento. Olha por ti e pela instrução dos outros. E persevera nestas coisas. Se isto fizeres, salvar-te-ás a ti mesmo e aos que te ouvirem." 1 Tm 4,14-16
    Porque é pela obediência, afirma São Pedro, que alcançamos a Vida Eterna: "Em obediência à Verdade, tendes purificado vossas almas para praticardes sincero amor fraterno. Amai-vos, pois, uns aos outros, ardentemente e do fundo do coração. Pois fostes regenerados não duma corruptível semente, mas pela Palavra de Deus, incorruptível semente, viva e eterna. Porque toda carne é como a erva, e toda sua glória como a flor da erva. Seca-se a erva e cai a flor, mas a Palavra do Senhor permanece eternamente (Is 40,6s). Ora, esta Palavra é a que vos foi anunciada pelo Evangelho." 1 Pd 1,22-24
    Foi o que reclamou São Paulo dos coríntios, quando tornaram a obrigar-se à circuncisão: "Corríeis bem. Quem, pois, cortou-vos os passos para não obedecerdes à Verdade? Esta sugestão não vem d'Aquele que vos chama. Um pouco de fermento leveda toda massa. Tenho confiança no Senhor a vosso respeito, que de maneira alguma mudareis de sentir. Portanto, quem vos perturbar responderá por isto, seja quem for." Gl 5,7-10
    Por isso, enquanto ponte entre o Céu e a Terra, o Príncipe dos Apóstolos lamenta as grandes perdas causadas por falsos mestres, que deturpam a Sã Doutrina: "Assim como houve entre o povo falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos doutores que introduzirão perniciosas heresias. E renegando o Senhor que os resgatou, atrairão sobre si uma repentina ruína. Muitos os seguirão em suas desordens, e serão deste modo a causa de o Caminho da Verdade ser caluniado." 2 Pd 2,1-2
    Mas São João Evangelista, com singular acuidade espiritual, revela como age o Espírito Santo, que Se coloca sobre aqueles que ouvem a Igreja: "Nós, porém, somos de Deus. Quem conhece a Deus, ouve-nos; quem não é de Deus, não nos ouve. É nisto que conhecemos o Espírito da Verdade e o espírito do erro." 1 Jo 4,6
    Ele suspira feliz: "Não tenho maior alegria do que ouvir dizer que meus filhos caminham na Verdade." 3 Jo 1,4
    São Tomé, visto como exemplo da recorrente teimosia humana, foi abruptamente contrastado com a realidade, que é o Mistério de Cristo, e assim viu-se exorcizado de todas suas dúvidas. De fato, ao deparar-se com a aparição de Jesus ressuscitado, acabou reconhecendo também Sua Divindade: "Meu Senhor e Meu Deus." Jo 20,28
    E não por acaso, Jesus vai pronunciar no Último Dia: "Fora os cães, os envenenadores, os impudicos, os homicidas, os idólatras e todos aqueles que amam e praticam a mentira!" Ap 22,15

    "A todos dai a Luz que não se apaga!"