São Filipe é um dos primeiros dos Doze, que Cristo mesmo chamou de Apóstolos, e por isso dos poucos que detêm exclusividade sobre esse título, entre eles São Paulo e São Matias, também por Ele pessoalmente enviados. O Evangelho Segundo São Lucas registrou essa distinção: "Ao amanhecer, chamou Seus discípulos e escolheu Doze dentre eles, aos quais deu o nome de Apóstolos..." Lc 6,13
No Evangelho Segundo São João, Jesus foi seguido por dois discípulos de São João Batista logo após ser batizado por ele. Um deles, não por acaso, era o irmão do Príncipe dos Apóstolos: "No dia seguinte, estava lá João outra vez com dois de seus discípulos. E ao avistar Jesus que ia passando, disse: 'Eis o Cordeiro de Deus.' Os dois discípulos ouviram-no falar e seguiram Jesus. André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido João e que O tinham seguido. Logo foi ele, então, à procura de seu irmão e disse-lhe: 'Achamos o Messias (que quer dizer o Cristo).' Levou-o a Jesus, e Jesus, fixando nele o olhar, disse: 'Tu és Simão, filho de João. Serás chamado Cefas (que quer dizer pedra).'" Jo 1,35-37.40-41
Jesus, portanto, já havia sido apresentado como o Salvador, e nomeado Simão de Pedro, quando veio a deparar-Se com São Filipe no caminho de volta a Sua terra, por adoção (cf. Mt 2,1), e também deles. Além de apontar seu lugar de origem, o que lhe atesta grande intimidade com dois dos mais renomados Apóstolos, sendo um o principal deles, essa cena revela nosso Apóstolo como um eremita, lentamente vagando pelas margens do Jordão, e também seguidor do Batista, pois ia a seu encontro, um pouco adiante de São Bartolomeu: "No dia seguinte, tinha Jesus a intenção de dirigir-Se a Galileia. Encontra Filipe e diz-lhe: 'Segue-Me'. Filipe era natural de Betsaida, cidade de André e Pedro." Jo 1,43-44
Assim este Santo é o quarto discípulo a seguir Nosso Senhor, mas nomeadamente o terceiro, pois São João Evangelista, que tudo isso testemunhou como o segundo dos discípulos de São João Batista da narrativa acima, não faz explícito registro de sua própria participação nestes eventos.
Ao tomar o caminho de volta por força de tão arrebatador convite, afirmativamente sobrenatural, São Filipe faz o mesmo que Santo André: vai dar testemunho do Messias chamando mais um futuro Apóstolo, São Bartolomeu, em hebraico chamado de Natanael, seu companheiro de retiros em ermitério, ali em pleno exercício, e mais um seguidor do Batista: "Filipe encontra Natanael e diz-lhe: 'Achamos Aquele de Quem Moisés escreveu na Lei e que os Profetas anunciaram: é Jesus de Nazaré, filho de José'. Respondeu-lhe Natanael: 'Pode, porventura, vir coisa boa de Nazaré?' Filipe retrucou: 'Vem e vê.'" Jo 1,45-46
Ao tomar o caminho de volta por força de tão arrebatador convite, afirmativamente sobrenatural, São Filipe faz o mesmo que Santo André: vai dar testemunho do Messias chamando mais um futuro Apóstolo, São Bartolomeu, em hebraico chamado de Natanael, seu companheiro de retiros em ermitério, ali em pleno exercício, e mais um seguidor do Batista: "Filipe encontra Natanael e diz-lhe: 'Achamos Aquele de Quem Moisés escreveu na Lei e que os Profetas anunciaram: é Jesus de Nazaré, filho de José'. Respondeu-lhe Natanael: 'Pode, porventura, vir coisa boa de Nazaré?' Filipe retrucou: 'Vem e vê.'" Jo 1,45-46
Ora, assim agindo por inspiração do Espírito Santo, São Filipe estava antecipando-se ao próprio Jesus, que, por Sua Onisciência, vai dizer a São Bartolomeu: "Antes que Filipe te chamasse, Eu vi-te quando estavas debaixo da figueira." Jo 1,48
Na convocação e instituição dos Doze Apóstolos, São Filipe é sempre o quinto, invariavelmente depois de São Pedro, Santo André, São Tiago Maior e São João, não necessariamente nesta ordem, seja nos Evangelhos Sinóticos seja no Livro de Atos dos Apóstolos. Ou seja, é sempre o primeiro do segundo dos três grupos de quatro Apóstolos, o que significa estar à frente de São Bartolomeu, São Mateus e São Tomé, reconhecidamente homens de intelecto. Aqui citamos a lista do Evangelho Segundo São Marcos: "Escolheu estes Doze: Simão, a quem pôs o nome de Pedro. Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, aos quais pôs o nome de Boanerges, que quer dizer Filhos do Trovão. Ele também escolheu André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que O entregou." Mc 3,16-19
Grande estudioso das Escrituras, é a São Filipe, sempre de espírito racional e pragmático, que Jesus vai provocar antes de realizar a multiplicação dos pães e dos peixes: "Jesus levantou os olhos sobre aquela grande multidão que vinha ter com Ele e disse a Filipe: 'Onde compraremos pão para que todos estes tenham o que comer?' Assim falava para experimentá-lo, pois bem sabia o que havia de fazer. Filipe respondeu-Lhe: 'Duzentos denários de pão não lhes bastam, para que cada um receba um pedaço.'" Jo 6,5-7
E é por intermédio de São Filipe que chegará a Jesus a notícia de que o Evangelho já havia chegado a terras muito distantes, às antigas colônias de Grécia, para Ele um sinal de que Sua Paixão estava próxima: "Havia alguns gregos entre os que subiram para adorar durante a festa. Estes aproximaram-se de Filipe (aquele de Betsaida de Galileia) e rogaram-lhe: 'Senhor, quiséramos ver Jesus.' Filipe foi e falou com André. Então André e Filipe disseram-no ao Senhor. Respondeu-lhes Jesus: 'É chegada a hora para o Filho do Homem ser glorificado.'" Jo 12,20-23
Ora, é nosso Apóstolo que ansiava por ver Deus Pai, e assim vai levar Jesus a revelar-Se como Sua imagem, dizendo que é impossível separar Um do Outro, ou seja, um novo aceno para a Santíssima Trindade (cf. 10,30), pois vivem em absoluta Comunhão. De fato, enquanto Jesus falava sobre o Pai, vai ser interrompido: "Disse-Lhe Filipe: 'Senhor, mostra-nos o Pai! E isso basta-nos.' Respondeu Jesus: 'Há tanto tempo que estou convosco e não Me conheceste, Filipe? Aquele que Me viu, também viu o Pai. Como, pois, dizes: Mostra-nos o Pai?'" Jo 14,8-9
Apesar de não haver evidências, pois, como vimos, Jesus já o havia chamado para segui-Lo e ele assim prontamente assentiu, São Clemente de Alexandria diz que São Filipe teria sido o discípulo que pediu a Jesus para sepultar o pai antes de segui-Lo. Esse episódio está no Evangelho Segundo São Mateus: "Outra vez um de Seus discípulos disse-Lhe: 'Senhor, deixa-me primeiro ir enterrar meu pai'. Jesus, porém, respondeu-lhe: 'Segue-Me! E deixa que os mortos enterrem seus mortos.'" Mt 8,21-22
Apesar de não haver evidências, pois, como vimos, Jesus já o havia chamado para segui-Lo e ele assim prontamente assentiu, São Clemente de Alexandria diz que São Filipe teria sido o discípulo que pediu a Jesus para sepultar o pai antes de segui-Lo. Esse episódio está no Evangelho Segundo São Mateus: "Outra vez um de Seus discípulos disse-Lhe: 'Senhor, deixa-me primeiro ir enterrar meu pai'. Jesus, porém, respondeu-lhe: 'Segue-Me! E deixa que os mortos enterrem seus mortos.'" Mt 8,21-22
São João Crisóstomo relatou que São Filipe havia sido casado e tinha tido duas filhas, antes de conhecer Jesus. E Eusébio da Cesareia diz o mesmo, acrescentando ainda que ele havia deixado sua terra e pregado o Evangelho em Palestina, Grécia e outras áreas de Ásia Menor. Ainda diz que ele realizava muitos milagres, chegando a ressuscitar um morto em Hierápolis, em atual Turquia, onde, por despeito das autoridades romanas que nele viam um agitador de multidões, por volta do ano 80 de nossa era acabou crucificado. Perfeitamente inspirado pelo exemplo de São Pedro, porém, ele pediu que o crucificassem de cabeça para baixo.
Contudo, como talvez o sejam estes registros, nosso Santo é frequentemente confundido com São Filipe de Cesareia, um dos sete primeiros diáconos, que teve fulguroso ministério e é citado pela primeira vez no Livro de Atos dos Apóstolos, quando São Pedro decide uma questão de serviço vocacional, instituindo a ordenação dos primeiros auxiliares dos Apóstolos: "... escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de Sabedoria, aos quais encarregaremos este ofício (distribuir o pão entre as viúvas gregas). Escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia." At 6,3.5
Seus restos mortais, no entanto, aí já não estavam mais quando da destruição. Foram previamente levados pelos cruzados a Roma e postos junto aos de São Tiago Menor, seu companheiro de missões, na Basílica dos Santos Apóstolos, motivo pelo qual são celebrados na mesma data. Ossos de um de seus braços haviam sido deixados em Constantinopla, mas no ano de 1204, também por temor à ameaça muçulmana, foram levados a Florença, Itália.
Contudo, como talvez o sejam estes registros, nosso Santo é frequentemente confundido com São Filipe de Cesareia, um dos sete primeiros diáconos, que teve fulguroso ministério e é citado pela primeira vez no Livro de Atos dos Apóstolos, quando São Pedro decide uma questão de serviço vocacional, instituindo a ordenação dos primeiros auxiliares dos Apóstolos: "... escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de Sabedoria, aos quais encarregaremos este ofício (distribuir o pão entre as viúvas gregas). Escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia." At 6,3.5
Tal confusão deu-se porque este, além de diácono, também veio a evangelizar, o que era tarefa do Apóstolo, e com grande sucesso como dissemos. É ele, realizando exorcismos e milagres, que vai iniciar a conversão em Cesareia Marítima após a perseguição iniciada pelo apedrejamento de Santo Estevão, e cuja crisma seria realizada por São Pedro e São João: "Aqueles que se haviam dispersado iam por toda parte, anunciando a Palavra de Deus. Assim Filipe desceu à cidade de Samaria, pregando-lhes Cristo. A multidão estava atenta ao que Filipe lhe dizia, unanimemente escutando-o e presenciando os prodígios que fazia. Pois os imundos espíritos de muitos possessos saíam, dando grandes brados. Igualmente foram curados muitos paralíticos e coxos. Por esse motivo, naquela cidade reinava grande alegria. Os Apóstolos que se achavam em Jerusalém, tendo ouvido que a Samaria recebera a Palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João. Estes, assim que chegaram, fizeram oração pelos novos fiéis a fim de receberem o Espírito Santo, visto que ainda não havia descido sobre nenhum deles, mas apenas tinham sido batizados em Nome do Senhor Jesus." At 8,4-8.14-16
Ademais, suas filhas viriam a profetizar, pois este Filipe sim era casado, como São Lucas apontou numa missão que fez em companhia de São Paulo: "Partindo no dia seguinte, chegamos a Cesareia e, entrando na casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete diáconos, ficamos com ele. Ele tinha quatro filhas virgens que profetizavam." At 21,8-9
Anos mais tarde, portanto, após velarem pelas relíquias de nosso Santo Apóstolo com todo zelo, os cristãos de Hierápolis cuidaram de dar-lhe uma honrosa sepultura, em torno da qual no século V foi erguida uma imponente basílica de três naves, como recentes escavações comprovam. Apesar de ter sido destruída pelos muçulmanos em declaradas intolerância e violência, seu túmulo, que foi sutilmente disfarçado, praticamente continuou intacto.Ademais, suas filhas viriam a profetizar, pois este Filipe sim era casado, como São Lucas apontou numa missão que fez em companhia de São Paulo: "Partindo no dia seguinte, chegamos a Cesareia e, entrando na casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete diáconos, ficamos com ele. Ele tinha quatro filhas virgens que profetizavam." At 21,8-9
Seus restos mortais, no entanto, aí já não estavam mais quando da destruição. Foram previamente levados pelos cruzados a Roma e postos junto aos de São Tiago Menor, seu companheiro de missões, na Basílica dos Santos Apóstolos, motivo pelo qual são celebrados na mesma data. Ossos de um de seus braços haviam sido deixados em Constantinopla, mas no ano de 1204, também por temor à ameaça muçulmana, foram levados a Florença, Itália.
São Filipe Apóstolo, orai por nós!