sexta-feira, 5 de abril de 2024

O Antigo Testamento


    A História da Salvação desenvolveu-se em paralelo à evolução de nossas organizações sociais, e assim até a plenitude dos tempos, quando Jesus diz do Antigo Testamento: "Não julgueis que vim abolir a Lei ou os Profetas. Não vim para aboli-los, mas sim para levá-los à perfeição." Mt 5,17
    E São Paulo diz o que representa a Boa Nova: "Ele (Deus) manifestou-nos o misterioso desígnio de Sua vontade que em Sua benevolência formara desde sempre, para realizá-lo na plenitude dos tempos: desígnio de em Cristo reunir todas coisas, as que estão nos Céus e as que estão na terra." Ef 1,9-10
    Este Apóstolo fala das grandes dádivas que foram o Advento e o Pentecostes: "Mas quando veio a plenitude dos tempos, Deus enviou Seu Filho, que nasceu de uma mulher e nasceu submetido a uma lei, a fim de remir os que estavam sob a Lei, para que recebêssemos Sua adoção. A prova de que sois filhos é que aos vossos corações Deus enviou o Espírito de Seu Filho, que clama: Aba, Pai!" Gl 4,4-6
    Deve-se lembrar, porém, que a Lei nem sempre existiu, e quando foi anunciada por Moisés já se vivia o tempo da promessa feita a Abraão. O Último Apóstolo explica: "Afirmo, portanto: a Lei, que veio quatrocentos e trinta anos mais tarde, não pode anular o Testamento em boa e devida forma feito por Deus e não pode tornar sem efeito a promessa. Porque se a herança fosse obtida pela Lei, já não proviria da promessa. Ora, pela promessa é que Deus deu Seu favor a Abraão. Então que é a Lei? Foi acrescentada em vista das transgressões, até que viesse a descendência a quem fora feita a promessa. Foi promulgada por anjos, passando por um intermediário. Assim, a Lei tornou-se um pedagogo encarregado de levar-nos a Cristo, para sermos justificados pela ." Gl 3,17-19.24
    E foi Jesus mesmo Quem dividiu os tempos. Ele apontou São João Batista como o último marco da Antiga Aliança: "A Lei e os Profetas duraram até João." Lc 16,16
    Porque, como veio para aperfeiçoá-la, também determinou sua perenidade até a Recriação do céu e da terra: "Pois em Verdade, digo-vos: passará o céu e a terra antes que desapareça um jota, um traço da Lei." Mt 5,18
    Com constância, pois, Ele vai invocá-la: "'Mestre, qual é o maior Mandamento da Lei?' Respondeu Jesus: 'Amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma e de todo teu entendimento (Dt 6,5). Este é o maior e o primeiro Mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás teu próximo como a ti mesmo (Lv 19,18). Nesses dois Mandamentos resumem-se toda a Lei e os Profetas.'" Mt 22,37-40
    Assim ensinou a 'lei de ouro': "Tudo que quereis que os homens vos façam, fazei vós a eles. Esta é a Lei e os Profetas." Mt 7,12
    Valendo-Se dela, questionava seus opositores:
    "Jesus respondeu-lhes: 'Não lestes o que fez Davi num dia em que teve fome, ele e seus companheiros, como entrou na Casa de Deus e comeu os pães da proposição?'" Mt 12,3-4a
    "Respondeu-lhes Jesus: 'Não lestes que o Criador, no começo, fez o homem e a mulher e disse: Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e unir-se-á à sua mulher. E os dois formarão uma só carne?'" Mt 19,4
    "Não lestes na Lei que, nos dias de sábado, os sacerdotes transgridem no Templo o descanso do sábado e não se tornam culpados?" Mt 12,5
    "Mas quanto à Ressurreição dos mortos, não lestes no livro de Moisés como Deus lhe falou da sarça, dizendo: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó (Êx 3, 6)? Ele não é Deus dos mortos, mas dos vivos." Mc 12,26-27a
    São Pedro, por sua vez, exalta as profecias pelo cumprimento da passagem de Cristo, que confirma os projetos de Deus: "Assim demos ainda maior crédito à palavra dos Profetas, à qual bem fazeis em atender como a uma lâmpada que brilha em um tenebroso lugar, até que desponte o dia e a Estrela da Manhã Se levante em vossos corações." 2 Pd 1,19
    De fato, Jesus havia afirmado perante os judeus de Jerusalém: "Vós perscrutais as Escrituras, nelas julgando encontrar a Vida Eterna. Pois bem! São elas mesmas que dão testemunho de Mim. Pois se crêsseis em Moisés, certamente creríeis em Mim, porque ele escreveu a Meu respeito. Mas se não acreditais em seus escritos, como acreditareis em Minhas palavras?" Jo 5,39.46-47
    Ora, assim os primeiros Apóstolos O identificaram: "Filipe encontra Natanael e diz-lhe: 'Achamos Aquele de Quem Moisés escreveu na Lei e que os Profetas anunciaram: é Jesus de Nazaré, Filho de José." Jo 1,45
    São João Evangelista atestou: "Pois a Lei foi dada por Moisés, mas a Graça e a Verdade vieram por Jesus Cristo." Jo 1,17
    Deus mesmo havia-Se pronunciado através do Profeta Jeremias, prometendo a Nova Aliança: "Dias hão de vir', Oráculo do Senhor, 'em que firmarei Nova Aliança com as casas de Israel e de Judá. Será diferente da que concluí com seus pais, no dia em que pela mão os tomei para tirá-los do Egito, Aliança que violaram embora Eu fosse o Esposo deles. Eis a Aliança que, então, farei com a Casa de Israel', Oráculo do Senhor: 'Incutir-lhe-ei Minha Lei, gravá-la-ei em seu coração. Serei Seu Deus e Israel será Meu povo. Então ninguém terá encargo de instruir seu próximo ou irmão, dizendo: Aprende a conhecer o Senhor!, porque todos Me conhecerão, grandes e pequenos', Oráculo do Senhor." Jr 31,31-34a
    Promessa que se cumpriu em Cristo, que, falando sobre Sua presença entre os Apóstolos, explicou sobre as penitências: "Jesus respondeu: 'Podem os amigos do Esposo afligir-se enquanto o Esposo está com eles? Dias virão em que lhes será tirado o Esposo. Então eles jejuarão.'" Mt 9,15
    E através do sacerdote e Profeta Ezequiel, Deus falou em Eterna Aliança: "Pois eis o que diz o Senhor Javé: 'Eu farei a ti conforme tu fizeste, que desprezaste tua origem violando o Pacto. Mas recordar-Me-ei da Aliança que contigo celebrei no tempo de tua juventude, e contigo farei uma Eterna Aliança. Então te lembrarás de teu procedimento e terás vergonha, quando Eu tomar tuas mais velhas irmãs, junto às mais novas, e dá-te-las por filhas, mas isso não em virtude de tua Aliança. Sou Eu que contigo hei de restabelecer Minha Aliança, e tu saberás que sou Eu o Senhor, a fim de que te recordes do passado e te envergonhes, e que, em tua vergonha, não tenhas mais a audácia de abrir a boca quando Eu houver perdoado teus delitos', Oráculo do Senhor Javé." Ez 16,59-63
    Também prometeu o Espírito Santo: "Por isso, declara à Casa de Israel o que segue: eis o que diz o Senhor Javé: 'Não é por vós que faço isto, ó israelitas, mas por honra de Meu Santo Nome que profanastes entre pagãos, aonde tínheis ido. Quero manifestar a santidade de Meu Augusto Nome que aviltastes, profanando-O entre as pagãs nações, a fim de que conheçam que Eu sou o Senhor', Oráculo do Senhor Javé, 'quando sob seus olhares Eu houver manifestado Minha santidade por Meu proceder em relação a vós. Eu retirá-vos-ei do meio das nações, Eu reuni-vos-ei de todos lugares e conduzi-vos-ei ao vosso solo. Sobre vós derramarei Água, que vos purificará de todas vossas imundícies e de todas vossas abominações. Dá-vos-ei um novo coração, e em vós porei um Novo Espírito. Tirá-vos-ei do peito o coração de pedra e dá-vos-ei um coração de carne. Dentro de vós porei Meu Espírito, fazendo com que obedeçais às Minhas leis e sigais e observeis Meus preceitos.'" Ez 36,22-27
    E é isso que São Paulo diz da anunciação do Evangelho: "Vós mesmos sois nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos homens. Não há dúvida de que vós sois uma carta de Cristo, redigida por nosso Ministério e escrita, não com tinta, mas com o Espírito de Deus Vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, em vossos corações. Ele é que nos fez aptos para ser Ministros da Nova Aliança, não a da letra, e sim a do Espírito. Porque a letra mata, mas o Espírito vivifica." 2 Cor 3,2-3.6
    Ele resume: "Porque a finalidade da Lei é Cristo, para justificar todo aquele que crê." Rm 10,4
    Dá a mesma explicação quanto aos não judeus: "Porque diante de Deus não são justos os que ouvem a Lei, mas serão tidos por justos aqueles que praticam a Lei. Os pagãos, que não têm a Lei, naturalmente fazendo as coisas que são da Lei, embora não tenham a Lei, a si mesmos servem de Lei. Eles mostram que o objeto da Lei está gravado em seus corações, dando-lhes testemunho sua consciência, bem como seus raciocínios com os quais mutuamente se acusam ou se escusam." Rm 2,13-16
    Porém, seguindo a lógica de São Pedro em valorização do Antigo Testamento, ele argumenta: "Ou Deus só o é dos judeus? Não o é também Deus dos pagãos? Sim, Ele também o é dos pagãos. Porque não há mais que um só Deus, o Qual pela fé justificará os circuncisos e, também pela fé, os incircuncisos. Destruímos então a Lei pela fé? De modo algum. Pelo contrário, damos-lhe toda sua força." Rm 3,29-31
    E arremata: "Em que, então, avantaja-se o judeu? Ou qual é a utilidade da circuncisão? Muita, em todos aspectos. Principalmente porque lhes foram confiados os Oráculos de Deus." Rm 3,1-2
    Jesus mesmo vai arguir os religiosos de Jerusalém: "Acaso não foi Moisés quem vos deu a Lei? No entanto, ninguém de vós cumpre a Lei!..." Jo 7,19
    Ele afirma: "Não julgueis que Eu hei de acusar-vos diante do Pai. Há quem vos acusa: Moisés, em quem colocais vossa esperança." Jo 5,45


O MINISTÉRIO DA JUSTIFICAÇÃO

    São Paulo, portanto, exalta o Ministério do Espírito Santo: "Ora, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, revestiu-se de tal Glória que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos no rosto de Moisés, por causa do resplendor de sua face, embora transitório, quanto mais glorioso não será o Ministério do Espírito? Se o ministério da condenação já foi glorioso, muito mais há de sobrepujá-lo em Glória o Ministério da Justificação! Aliás, sob esse aspecto e em comparação desta eminentemente superior Glória, empalidece a Glória do primeiro Ministério. Se o transitório era glorioso, muito mais glorioso é o que permanece!" 2 Cor 3,7-11
    E os seguidores da tradição deste Apóstolo detalham o que significam a Paixão de Cristo e o juramento da Nova Aliança: "Além disso, os primeiros sacerdotes deviam suceder-se em grande número, porquanto a morte não permitia que permanecessem sempre, mas Este, porque vive para sempre, possui um Eterno Sacerdócio. É por isso que lhe é possível levar a termo a Salvação daqueles que por Ele vão a Deus, porque para sempre vive de modo a interceder em seu favor. Tal é, com efeito, o Pontífice que nos convinha: Santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores e elevado além dos Céus, que não tem necessidade, como os outros sumos sacerdotes, de todos dias oferecer sacrifícios, primeiro pelos próprios pecados, depois pelos do povo, pois isto fez de uma só vez para sempre, oferecendo-Se a Si mesmo. Enquanto a Lei elevava ao sacerdócio homens sujeitos às fraquezas, o juramento, que sucedeu à Lei, constitui o Filho, que é eternamente perfeito." Hb 7,23-28
    Sem dúvida, assim São João Batista, Arauto do Altíssimo, apresentou Jesus: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." Jo 1,29b
    Isso se deu, ainda segundo os seguidores de São Paulo, por uma superior ordenação, feita pelo próprio Pai. Eles invocam profecias dos Salmos: "Ninguém se apropria desta honra, senão somente aquele que por Deus é chamado, como Aarão. Assim também Cristo não Se atribuiu a Si mesmo a Glória de ser Pontífice. Esta foi-Lhe dada por Aquele que Lhe disse: 'Tu és Meu Filho, hoje Eu Te gerei (Sl 2,7)! Como também diz em outra passagem: 'Tu és eternamente Sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque (Sl 109,4)." Hb 5,4-6
    Fato esse que justifica a mudança dos rituais: "Se a perfeição tivesse sido realizada pelo levítico sacerdócio, porque é sobre este que se funda a legislação dada ao povo, que necessidade ainda havia de que surgisse Outro Sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque, e não segundo a ordem de Aarão? Pois, transferido o sacerdócio, forçoso é que também se faça a mudança da Lei." Hb 7,11-12
    Porque a Lei, como diz o próprio Apóstolo, não tem o poder de redimir, mas tão somente de dar ciência do erro: "Ora, sabemos que tudo que a Lei diz, di-lo aos que estão sujeitos à Lei, para que toda boca fique fechada e o mundo inteiro reconheça-se culpado diante de Deus. Porquanto, pela observância da Lei nenhum homem será justificado diante d'Ele, porque a Lei se limita a dar o conhecimento do pecado. Mas, agora, sem o concurso da Lei, manifestou-se a justiça de Deus, atestada pela Lei e pelos Profetas. Esta é a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos fiéis, pois não há distinção. Com efeito, todos pecaram e todos estão privados da Glória de Deus, e livremente são justificados por Sua Graça. Tal é a obra da Redenção realizada em Jesus Cristo. Deus destinou-O para ser, por Seu Sangue, vítima de propiciação mediante a fé. Assim Ele manifesta Sua justiça. Porque, no tempo de Sua paciência, Ele havia deixado sem castigo os pecados anteriores. Desta forma, digo eu, Ele manifesta Sua justiça em presente tempo, exercendo a justiça e justificando aquele que tem fé em Jesus." Rm 3,19-26
    Com efeito, a Lei leva à consciência do pecado: "Mas eu não conheci o pecado, senão pela Lei. Porque não teria ideia da concupiscência se a Lei não dissesse: Não cobiçarás (Ex 20,17). Por conseguinte, a Lei é santa e o Mandamento é santo, e justo, e bom..." Rm 7,7b.12
    E a consciência do pecado leva à Graça: "Sobreveio a Lei para que abundasse o pecado. Mas onde abundou o pecado, superabundou a Graça. Assim como o pecado reinou para a morte, assim também a Graça reinaria pela justiça para a Vida Eterna, por meio de Jesus Cristo, Nosso Senhor." Rm 5,20-21
    Ele comenta em carta a São Timóteo: "Sabemos que a Lei é boa, contanto que dela se faça legítimo uso e se tenha em conta que não foi feita para o justo, mas para os transgressores e os rebeldes, para os ímpios e os pecadores, para os irreligiosos e os profanadores, para os que ultrajam pai e mãe, os homicidas, os impudicos, os infames, os traficantes de homens, os mentirosos, os perjuros e para tudo que se opõe à Sã Doutrina e ao glorioso Evangelho de Deus Bendito, que me foi confiado." 1 Tm 1,8-11
    Alegra-se com a Vinda do Santo Paráclito: "A Lei do Espírito de Vida libertou-me, em Jesus Cristo, da Lei do pecado e da morte. O que era impossível à Lei, visto que a carne a tornava impotente, Deus fez. Enviando, por causa do pecado, Seu próprio Filho numa carne semelhante à do pecado, condenou o pecado na carne a fim de que a justiça prescrita pela Lei fosse realizada em nós, que vivemos não segundo a carne, mas segundo o espírito." Rm 8,2-4
    E como o próprio Cristo, ele também se diz crucificado: "Na realidade, pela fé eu morri para a Lei, a fim de viver para Deus. Estou pregado à Cruz de Cristo." Gl 2,19
    Igualmente diz dos cristãos: "Assim, meus irmãos, vós também estais mortos para a Lei, pelo Sacrifício do Corpo de Cristo, para pertencerdes a Outrem, Àquele que dentre os mortos ressuscitou, a fim de que demos frutos para Deus." Rm 7,4
    Fala, portanto, de um novo modo servir a Deus: "Agora, mortos para essa Lei que nos mantinha sujeitos, dela nos temos libertado e nosso serviço realiza-se conforme a renovação do Espírito, e não mais sob a envelhecida autoridade da letra." Rm 7,6
    Fala de um novo ritual de purificação, feito de Batismo e Crisma, para que formemos o Corpo Místico de Cristo: "Em um só Espírito fomos batizados todos nós, para formar um só Corpo, judeus ou gregos, escravos ou livres. E todos fomos impregnados do mesmo Espírito." 1 Cor 12,13
    Fala de um novo povo de Deus, versando em supressão da 'Lei': "Porque Ele (Jesus) é nossa Paz, Ele que de dois povos fez um só, destruindo o muro que os separava, suprimindo na própria carne a inimizade, a Lei dos Mandamentos expressa em preceitos. Desse modo, em Si Mesmo quis Ele fazer dos dois povos uma única e nova humanidade pelo restabelecimento da Paz, e ambos reconciliá-los com Deus, reunidos num só Corpo pela virtude da Cruz, nela aniquilando a inimizade." Ef 2,14-16
    Referia-se, pois, à condenação dos estrangeiros, que consta no livro do Êxodo: "O Senhor disse a Moisés e a Aarão: 'Eis a regra relativa à Páscoa: nenhum estrangeiro comerá dela. Todo escravo adquirido a preço de dinheiro, e que tiver sido circuncidado, dela comerá, mas nem o estrangeiro nem o mercenário comerão dela.'" Ex 12,43-45
    Mas corrigiu: "N'Ele (Jesus) também fostes circuncidados com circuncisão não feita por mão de homem, mas com a circuncisão de Cristo, que consiste no despojamento de nosso ser carnal. Sepultados com Ele no Batismo, com Ele também ressuscitastes por vossa fé no poder de Deus, que O ressuscitou dos mortos. Mortos pelos vossos pecados e pela incircuncisão de vossa carne, chamou-vos novamente à Vida em companhia d'Ele. É Ele que nos perdoou todos pecados, cancelando o documento escrito contra nós, cujas prescrições nos condenavam. Definitivamente aboliu-o, ao cravá-lo na Cruz." Cl 2,11-14
    Fala, pois, em sombra: "Ninguém, pois, vos critique por causa de comida ou bebida, ou espécies de festas ou de luas novas ou de sábados. Tudo isto não é mais que sombra do que devia vir. A realidade é o Corpo de Cristo." Cl 2,16-17
    Garantindo a Guia do Santo Espírito, até afasta-a: "Se vos deixai guiar, porém, pelo Espírito, não estais sob a Lei." Gl 5,18
    Pois garante a força da Graça: "O pecado já não vos dominará, porque agora não mais estais sob a Lei, e sim sob a Graça." Rm 6,14
    Diz aos que teimam em ater-se a antigos preceitos: "Já estais separados de Cristo, vós que procurais a justificação pela Lei. Decaístes da Graça." Gl 5,4
    Diz da autoridade da Igreja: "Por conseguinte, desprezar estes preceitos é desprezar não a um homem, mas a Deus, que nos infundiu Seu Santo Espírito." 1 Ts 4,8
    E seus seguidores, também falando em sombra, fixam os olhos na santidade: "A Lei, por ser apenas a sombra dos futuros bens, não sua real expressão, é de todo impotente para aperfeiçoar aqueles que assistem aos sacrifícios que indefinidamente se renovam a cada ano." Hb 10,1
    Em contraste com a grandiosidade da manifestação de Cristo, portanto, no Antigo Testamento eles apenas veem esperança: "Pois a Lei nada levou à perfeição. Apenas foi portadora de uma melhor esperança que nos leva a Deus." Hb 7,19
    São Paulo, pois, faz simplificação idêntica a de Jesus: "... porque toda Lei se encerra num só preceito: 'Amarás teu próximo como a ti mesmo (Lv 19,18).'" Gl 5,14
    E exalta a caridade: "A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, a não ser o recíproco amor. Porque aquele que ama seu próximo cumpriu toda Lei. A caridade não pratica o mal contra o próximo, portanto a caridade é o pleno cumprimento da Lei." Rm 13,8.10
    Contudo, o próprio Jesus estimulou a Igreja a 'garimpar' o Antigo Testamento: "Por isso, todo escriba instruído nas coisas do Reino dos Céus é comparado a um pai de família, que de seu tesouro tira novas e velhas coisas." Mt 13,52
    E assim faziam os convertidos judeus de Jerusalém: "Ouvindo isso, glorificaram a Deus e disseram a Paulo: 'Bem vês, irmão, quantos milhares de judeus abraçaram a fé sem abandonar seu zelo pela Lei.'" At 21,20
    Pois segundo Santo Estevão, assim como São Paulo disse, a Revelação compreendida da Antiga Aliança é obra dos anjos. Ele acusou o Sinédrio: "Vós que recebestes a Lei pelo ministério dos anjos, e não a guardastes..." At 7,53
    E o Último Apóstolo aponta em Cristo a Unidade do povo de Deus, isto é, da Igreja, pedaço do Céu: "Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra. Porque estais mortos e vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Vós despiste-vos do velho homem com seus vícios, e revestiste-vos do novo, que constantemente vai restaurando-se à imagem d'Aquele que o criou, até atingir o perfeito conhecimento. Aí não mais haverá nem grego nem judeu, nem bárbaro nem cita, nem escravo nem livre, mas somente Cristo, que será tudo em todos." Cl 3,1-3.9b-11
    São Pedro, por fim, fala da proteção que temos na Igreja: "Em Sua grande Misericórdia, Ele (Deus) fez-nos renascer pela Ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma viva esperança, para uma incorruptível, incontaminável e imarcescível herança, reservada para vós nos Céus. Para vós que sois guardados pelo poder de Deus, por causa da vossa fé... " 1 Pd 1,3b-5a


A NOVA E ETERNA ALIANÇA

    E o próprio Jesus também anunciou o início da Nova Aliança, durante a Santa Ceia: "Depois tomou o cálice, rendeu graças e deu-lhO, dizendo: 'Bebei d'Ele todos, porque isto é Meu Sangue, o Sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens em remissão dos pecados." Mt 26,27-28
    Com efeito, Ele havia dito aos príncipes dos sacerdotes e fariseus sobre o fim da proeminência dos judeus enquanto povo escolhido: "Por isso, digo-vos: de vós será tirado o Reino de Deus, e será dado a um povo que produzirá os frutos dele." Mt 21,43
    Para tanto, Ele estabeleceu os Apóstolos como testemunhas, após ressuscitar, revestindo-os com o Espírito Santo: "Assim é que está escrito, e assim era necessário que Cristo padecesse, mas que dos mortos ressurgisse ao terceiro dia. E que em Seu Nome se pregasse a penitência e a remissão dos pecados a todas nações, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas de tudo isso. Eu mandá-vos-ei o Prometido de Meu Pai. Entretanto, permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do alto." Lc 24,26-29
    E testemunhar foi o que São Pedro fez diante do Sinédrio na primeira oportunidade, mencionando o poderoso auxílio do Divino Guia: "O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, que vós matastes, suspendendo-O num madeiro. Deus elevou-O pela mão direita como Príncipe e Salvador, a fim de dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados. Deste fato, nós somos testemunhas, nós e o Espírito Santo, que Deus deu a todos aqueles que Lhe obedecem." At 5,30-32
    O Divino Paráclito, portanto, desde então está com a Igreja, e assim será pela eternidade, como Jesus prometeu: "E Eu rogarei ao Pai, e Ele dá-vos-á outro Paráclito, para que convosco fique eternamente." Jo 14,16
    Aliás, Ele disse de Si mesmo: "Eis que estou convosco todos dias, até o fim do mundo." Mt 28,20b
    E deu-lhes poder para realizar a reconciliação com Deus: "Como o Pai Me enviou, assim Eu também vos envio.' Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: 'Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, sê-lhes-ão perdoados. Àqueles a quem os retiverdes, sê-lhes-ão retidos.'" Jo 20,21b-23
    Eis que séculos antes o salmista já pedia: "Ó Meu Deus, criai em mim um puro coração, e renovai-me com o Espírito de firmeza. De Vossa face não me rejeiteis, e nem me priveis de Vosso Santo Espírito."Sl 50,12-13
    Pois Deus, falando sobre o Cristo, havia prometido através do Profeta Isaías: "'Mas virá como Redentor a Sião e aos arrependidos filhos de Jacó', Oráculo do Senhor. 'Eis Minha Aliança com eles', diz o Senhor: 'Meu Espírito repousa sobre ti, e Minhas palavras que coloquei em tua boca não deixarão teus lábios nem os de teus filhos, nem os de seus descendentes', diz o Senhor, 'desde agora e para sempre.'" Is 59,20-21
    Literalmente falou de Eterna Aliança, que vale para o mundo: "Prestai-Me atenção e vinde a Mim. Escutai e vossa alma viverá: convosco quero concluir uma Eterna Aliança, outorgando-vos os favores prometidos a Davi. De ti farei um testemunho para os povos, um soberano condutor das nações. Conclamarás povos que nunca conheceste e nações que te ignoravam acorrerão a ti, por causa do Senhor Teu Deus e do Santo de Israel que fará tua Glória." Is 55,3-5
    Garantiu: "'Vou fazer hoje como no tempo de Noé: tal como jurei então, que o dilúvio de Noé não mais se abateria sobre a terra, do mesmo modo faço juramento de não mais Me irritar contra ti, e de nunca mais te atemorizar. Mesmo que as montanhas oscilem e as colinas se abalem, Meu amor jamais te abandonará e Meu Pacto de Paz jamais vacilará', diz o Senhor que Se compadeceu de ti." Is 54,9-10
    E assim, como Jesus vai afirmar, a Salvação vem dos judeus. Deus disse: "Porque Eu, o Senhor, amo a equidade e detesto o fruto da rapina. Por isso, fielmente vou dá-lhes sua recompensa, e com eles concluir uma Eterna Aliança. Sua raça tornar-se-á célebre entre as nações, e sua descendência, entre os povos. Vendo-os, todos reconhecerão que são a raça que o Senhor abençoou." Is 61,8-9
    A Glória de Deus, pois, está sobre a Igreja: "O que restar de Sião, os sobreviventes de Jerusalém serão chamados Santos, e todos que estiverem computados entre os vivos em Jerusalém. Quando o Senhor tiver lavado a imundície das filhas de Sião, e apagado as manchas de sangue de Jerusalém pelo sopro do direito e pelo vento devastador, o Senhor virá estabelecer-Se sobre todo monte Sião e em Suas assembleias: de dia como uma nuvem de fumaça, e de noite como um flamejante fogo. Porque sobre todos se estenderá a Glória do Senhor." Is 4,3-5
    De fato, tratando da Unidade da Igreja e do amor de Deus por nós, Jesus rezou ao Pai: "Dei-lhes a Glória que Me deste, para que sejam Um, como Nós somos Um: Eu neles e Tu em Mim. Para que sejam perfeitos na Unidade e o mundo reconheça que Me enviaste e os amaste, como amaste a Mim." Jo 17,22-23
    E através do Profeta Jeremias, Deus havia dito estas palavras, que prometia tal Comunhão: "Serão eles Meu povo, e Eu Seu Deus. Dá-lhes-ei um só coração e um mesmo destino, a fim de que sempre Me reverenciem para seu próprio bem e de seus descendentes. Com eles firmarei Eterno Pacto, por cujos termos não mais cessarei de proporcionar-lhes o bem, e no coração infundi-lhes-ei o temor para que de Mim não venham a afastar-se." Jr 32,38-40
    Os seguidores de São Paulo, enfim, dizem de Jesus: "Por isso, Ele é mediador do Novo Testamento. Por Sua Morte expiou os pecados cometidos no decorrer do Primeiro Testamento, para que os eleitos recebam a eterna herança que lhes foi prometida. Porque onde há testamento, é necessário que sobrevenha a morte do testador. Um testamento só entra em vigor depois da morte do testador. Permanece sem efeito enquanto ele vive." Hb 9,15-17
    E dizem de Sua Paixão: "Moisés, ao concluir a proclamação de todos Mandamentos da Lei em presença de todo povo reunido, tomou o sangue dos touros e dos cabritos imolados, bem como água, lã escarlate e hissopo, e com sangue aspergiu não só o próprio livro mas todo povo, dizendo: 'Este é o sangue da Aliança que Deus contraiu convosco (Ex 24,8).' E da mesma maneira aspergiu o tabernáculo e todos objetos do culto. Aliás, conforme a Lei, o sangue é utilizado para quase todas purificações, e sem efusão de sangue não há perdão. Se os meros símbolos das celestes realidades exigiam uma tal purificação, necessário tornava-se que as mesmas realidades fossem purificadas por ainda superiores sacrifícios. Eis porque Cristo entrou, não em santuário feito por mãos de homens, que fosse apenas figura do verdadeiro santuário, mas no próprio Céu, para agora Se apresentar intercessor nosso ante a face de Deus." Hb 9,19-24
    Já São Paulo, sempre exaltando o Ministério do Santo Espírito, diz do véu, seja de Moisés seja do Templo, e do que compete aos judeus: "Ainda agora, quando leem o Antigo Testamento, esse mesmo véu permanece abaixado, porque é só em Cristo que ele deve ser levantado. Por isso, até o dia de hoje, quando leem Moisés, um véu cobre-lhes o coração. Esse véu só será tirado quando se converterem ao Senhor. Ora, o Senhor é o Espírito, e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade." 2 Cor 3,14-17
    E São João Evangelista garante: "Sabemos que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento para conhecermos o Verdadeiro. E estamos no Verdadeiro, nós que estamos em Seu Filho Jesus Cristo. Este é o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna." 1 Jo 5,20

    "Concedei-nos o convívio dos eleitos!"