Maior manifestação de Deus, Jesus deixou-nos mais que sólida Doutrina, que Ele mesmo assegurava ser a Doutrina do Pai. Foi o que disse aos chefes dos judeus que ficaram admirados com Seus ensinamentos no Templo de Jerusalém, durante uma Festa dos Tabernáculo. É da leitura do Evangelho Segundo São João: "Minha Doutrina não é Minha, mas d'Aquele que Me enviou." Jo 7,16b
Disse-o noutros termos, pregando em Jerusalém após o Domingo de Ramos: "Em Verdade, não falei por Mim mesmo, mas o Pai, que Me enviou, Ele mesmo prescreveu-Me o que devo dizer e o que devo ensinar. O que digo, portanto, digo-o como o Pai Me falou." Jo 12,49.50b
Disse-o aos próprios Apóstolos, para bem esclarecer esse assunto, depois da Santa Ceia: "As palavras que vos digo, não as digo de Mim mesmo. Mas o Pai, que permanece em Mim, é que realiza Suas próprias obras." Jo 14,10
Também o havia afirmado pregando à multidão, quando disse que só Ele poderia revelar-nos o Pai, no Evangelho Segundo São Mateus: "Ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelá-Lo. Tomai Meu jugo sobre vós e recebei Minha Doutrina, porque Eu sou manso e humilde de coração, e achareis o repouso para vossas almas." Mt 11,28b-29
Até tinha proposto uma experiência aos judeus de Jerusalém: "Se alguém quiser cumprir a vontade de Deus, distinguirá se Minha Doutrina é de Deus ou se falo de Mim mesmo." Jo 7,17
Contrastava-a com as meramente humanas doutrinas, como respondeu aos religiosos que O interrogaram, citando Deus mesmo no Livro de Êxodo e no Livro do Profeta Isaías: "Alguns fariseus e escribas de Jerusalém vieram um dia ter com Jesus e disseram-Lhe: 'Por que Teus discípulos transgridem a tradição dos antigos? Nem mesmo lavam as mãos antes de comer.' Jesus respondeu-lhes: 'E vós, por que violais os preceitos de Deus por causa de vossa tradição? Deus disse: 'Honra teu pai e tua mãe. Aquele que amaldiçoar seu pai ou sua mãe será castigado de morte (Êx 20,12 21,17)'. Mas vós dizeis: 'Aquele que disser a seu pai ou a sua mãe: aquilo com que eu poderia assistir-vos, já ofereci a Deus, esse já não é obrigado a socorrer de outro modo a seus pais.' Assim, por causa de vossa tradição, anulais a Palavra de Deus. Hipócritas! É bem de vós que o Profeta Isaías fala: 'Este povo somente Me honra com os lábios. Seu coração, porém, está longe de Mim. Vão é o culto que Me prestam, porque ensinam preceitos que só vêm dos homens (Is 29,13).'' Depois, reuniu os ouvintes e disse-lhes: 'Ouvi e compreendei. Não é aquilo que entra pela boca que torna o homem impuro, mas aquilo que sai dele. Eis o que o torna impuro.'" Mt 15,1-11
E como foi registrado no Evangelho Segundo São Marcos, eram humanos preceitos que nada diziam da Revelação no Antigo Testamento, e Jesus acusou que eram muitos: "Com efeito, os fariseus e todos judeus, apegando-se à tradição dos antigos, não comem sem lavar cuidadosamente as mãos e, quando voltam do mercado, não comem sem ter feito abluções. E há muitos outros costumes que observam por tradição, como lavar os copos, os jarros e os pratos de metal. 'Deixando o Mandamento de Deus, apegai-vos à tradição dos homens. E fazeis ainda muitas coisas semelhantes.'" Mc 7,3-4.8.13
Era o caso do divórcio que eles praticavam, prescrito por Moisés (cf. Dt 24,1), contra o qual Jesus vai invocar o Livro de Gênesis para fazer lembrar o projeto de Deus desde a Criação. E mais uma vez eram os fariseus a interrogar-Lhe, agora no território de Judeia, além do rio Jordão, onde Ele atendia multidões: "Chegaram os fariseus e perguntaram-Lhe, para O pôr à prova, se era permitido ao homem repudiar sua mulher. Ele respondeu-lhes: 'O que Moisés vos ordenou?' Eles responderam: 'Moisés permitiu escrever carta de divórcio e despedir a mulher.' Continuou Jesus: 'Foi devido à dureza de vosso coração que ele vos deu essa lei. Mas, no princípio da Criação, Deus fê-los homem e mulher. 'Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e unir-se-á a sua mulher, e eles tornam-se uma só carne (cf. Gn 2,24).' Assim, já não são dois, mas uma só carne. Não separe o homem, pois, o que Deus uniu.'" Mc 10,2-9
E assim Ele denunciava os líderes religiosos de Jerusalém por infidelidade, como se viu, ao lançar-lhes 7 graves advertências. Eis uma delas: "Ai de vós, hipócritas escribas e fariseus! Pagais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezais os mais importantes preceitos da Lei: a justiça, a Misericórdia, a fidelidade. Eis o que era preciso praticar em primeiro lugar, sem contudo deixar o restante. Guias cegos! Filtrais um mosquito e engolis um camelo." Mt 23,23-24
A Revelação, pois, que teve seu ápice no Advento, ainda em Galileia foi tratada por São Marcos como Sua Doutrina. Ele estava pregando sentado na barca de São Pedro (cf. Lc 5,3), que é símbolo da Santa Igreja Católica: "Jesus pôs-Se novamente a ensinar, à beira do mar, e junto d'Ele aglomerou-se tão grande multidão que Ele teve que entrar numa barca, no mar, e toda multidão ficou em terra, na praia. E ensinava-lhes muitas coisas em parábolas. Dizia-lhes em Sua Doutrina..." Mc 4,1-2
Ora, o povo logo percebeu algo mais que palavras nos ensinamentos de Nosso Senhor, como se deu em Seus primeiros dias de vida pública após deixara Nazaré. O Evangelho Segundo São Lucas apontou: "Desceu a Cafarnaum, cidade de Galileia, e ali os ensinava-os aos sábados. Maravilharam-se de Sua Doutrina, porque Ele ensinava com autoridade." Lc 4,32
Assim também depois do Sermão da Montanha: "Quando Jesus terminou essas palavras, as multidões ficaram extasiadas com Sua Doutrina. Porque a ensinava como quem tinha autoridade e não como os escribas do povo." Mt 7,28-29
Defendendo a mais pura inspiração em Jesus, e vinculando-a à instituição da Igreja Católica, que é o Corpo Místico de Cristo, a Carta de São Paulo aos Efésios também atestou, já afastando qualquer heresia: "Aquele que desceu também é Aquele que subiu acima de todos Céus, para encher todas coisas. A uns Ele constituiu Apóstolos; a outros, profetas; a outros, evangelistas, pastores, doutores, para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa à construção do Corpo de Cristo, até que todos tenhamos chegado à Unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo. Para que não continuemos crianças ao sabor das ondas, agitados por qualquer sopro de doutrina, ao capricho da malignidade dos homens e de seus enganadores artifícios." Ef 4,10-14
E a Carta de São Paulo aos Romanos apontava na Sagrada Tradição, oralmente transmitida enquanto os Evangelhos não estavam escritos, a verdadeira Doutrina: "Graças a Deus que vós, depois de terdes sido escravos do pecado, passastes a obedecer de coração à Doutrina à qual Deus vos confiou." Rm 6,17
Era, enfim, a Doutrina dos Apóstolos, da Igreja Católica Apostólica Romana, como São Lucas disse, no Livro de Atos dos Apóstolos, dos cristãos ainda nos primeiros dias da nascente comunidade. E desde então ele já apontava os quatro elementos da Santa Missa: "Perseveravam eles na Doutrina dos Apóstolos, na reunião em comum, na fração do pão e nas orações." At 2,42
Ela assim foi reconhecida pelo Sinédrio, o conselho dos judeus em Jerusalém, quando os Doze foram presos e julgados pela primeira vez. Eles tentaram corrigi-los: "Expressamente ordenamo-vos que não ensinásseis Nesse Nome. Não obstante isso, tendes enchido Jerusalém de Vossa Doutrina! Quereis fazer recair sobre nós o Sangue Deste Homem!" At 5,28
Ou como a Sã Doutrina, termo que a Primeira Carta de São Paulo a São Timóteo cunhou, ao falar sobre o Antigo Testamento,: "Sabemos que a Lei é boa, contanto que dela se faça legítimo uso e se tenha em conta que ela não foi feita para o justo, mas para os transgressores e os rebeldes, para os ímpios e os pecadores, para os irreligiosos e os profanadores, para os que ultrajam pai e mãe, os homicidas, os impudicos, os infames, os traficantes de homens, os mentirosos, os perjuros e tudo que se opõe à Sã Doutrina e ao Glorioso Evangelho de Deus Bendito, que me foi confiado." 1 Tm 1,8-11
Ele referia-se, pois, ao corpo doutrinário como algo já consolidado. Repetimos, para frisá-lo, suas palavras: "... os impudicos, os infames, os traficantes de homens, os mentirosos, os perjuros e tudo que se opõe à Sã Doutrina..." 1 Tm 1,10
Assim também lemos na Carta de São Judas, quando este Apóstolo, de sobrenome Tadeu e parente de Jesus, fala da "... fé, de uma vez para sempre confiada aos santos." Jd 3b
E sobre a conduta de todo bispo que eles instituíam, a Carta de São Paulo a São Tito vai prescrever, mais uma vez referindo-se à Tradição Oral: "Ao contrário, seja hospitaleiro, amigo do bem, prudente, justo, piedoso, continente, firmemente apegado à Doutrina da fé tal como foi ensinada, para poder exortar segundo a Sã Doutrina e rebater aqueles que a contradizem." Tt 1,8-9
Pedia-lhe que fosse rigoroso quanto a certos 'preceitos': "Portanto, severamente repreende-os para que se mantenham sãos na fé, e não deem ouvidos a judaicas fábulas nem a preceitos de homens avessos à Verdade. Para os puros todas coisas são puras. Para os corruptos e descrentes nada é puro: até sua mente e consciência são corrompidas. Proclamam que conhecem a Deus, mas na prática renegam-nO, detestáveis que são, rebeldes e incapazes de qualquer boa obra." Tt 1,13-16
Ele também diz ao próprio São Tito: "Teu ensinamento, porém, seja conforme à Sã Doutrina." Tt 2,1
E ainda a São Timóteo: "Pois tudo que Deus criou é bom, e nada há de reprovável quando se usa com ação de graças. Porque se torna santificado pela Palavra de Deus e pela oração. Recomenda esta Doutrina aos irmãos, e serás bom Ministro de Jesus Cristo, alimentado com as palavras da fé e da Sã Doutrina que até agora seguiste com exatidão." 1 Tm 4,4-6
Mas em defesa da "Doutrina conforme a piedade", como vai dizer, igualmente denuncia, já à sua época, os falsos mestres e até a simonia: "Quem ensina de outra forma e discorda das salutares palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo, bem como da Doutrina conforme à piedade, é um obcecado pelo orgulho, um ignorante, doentio por ociosas questões e contendas de palavras. Daí se originam a inveja, a discórdia, os insultos, as injustas suspeitas, os vãos conflitos entre homens de corrompido coração e privados da Verdade, que só vêem na piedade uma fonte de lucro." 1 Tm 6,3-5
Mais uma vez dirigiu-se diretamente a ele, sempre pedindo pela Sagrada Tradição e por sua integridade: "Eu conjuro-te, diante de Deus e de Cristo Jesus e dos anjos escolhidos, a que guardes essas regras sem preferências, nada fazendo por espírito de parcialidade." 1 Tm 5,21
E novamente denunciando espúrias doutrinas na Segunda Carta de São Paulo a São Timóteo, revelou-lhe o verdadeiro espírito de um Sacerdote de Cristo: "Empenha-te em apresentar-te diante de Deus como homem digno de aprovação, operário que não tem de que se envergonhar, íntegro distribuidor da Palavra da Verdade. Procura esquivar-te das frívolas conversas dos mundanos, que só contribuem para a impiedade. As palavras dessa gente destroem como a gangrena. Quem, portanto, se conservar puro e isento dessas doutrinas, será um nobre, santificado e frutuoso instrumento a Seu Possuidor, preparado para todo benéfico uso." 2 Tm 2,15-17a.21
Porque ao contrário da esperada submissão a Deus, ele profetizou a escolha de líderes que sejam tolerantes com certos pecados, como tanto se vê nas atuais décadas: "Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a Sã Doutrina da Salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajustarão mestres para si. Apartarão os ouvidos da Verdade e atirar-se-ão às fábulas." 2 Tm 4,3-4
Ademais, também havia profetizado apostasia e o surgimento das heresias, não deixando de denunciar quem as insuflava: "O Espírito expressamente diz que, nos vindouros tempos, alguns hão de apostatar da fé, dando ouvidos a embusteiros espíritos e a diabólicas doutrinas, de hipócritas e impostores que, marcados na própria consciência com o ferrete da infâmia..." 1 Tm 4,1-2
Por isso, na Carta aos Hebreus, os seguidores de sua tradição pregavam o doutrinário aprofundamento, fazendo um importante alerta sobre alguns que então já abandonavam a Cristo: "Pelo que, transpondo os elementares ensinamentos da Doutrina de Cristo, procuremos alcançar-lhe a plenitude. Porque aqueles que uma vez foram iluminados saborearam o dom celestial, participaram dos dons do Espírito Santo, experimentaram a doçura da Palavra de Deus e as maravilhas do vindouro mundo, e apesar disso caíram na apostasia... Desejamos, apenas, que ponhais todo empenho em guardar intata vossa esperança até o fim, e que, longe de tornarde-vos negligentes, sejais imitadores daqueles que pela fé e paciência se tornam herdeiros das promessas." Hb 6,1.4.11-12
Advertiam contra pueris deslumbramentos diante de 'colchas de retalhos' e exotismos, recomendando o exemplo dos Apóstolos, que enfrentaram o martírio, afirmando a perenidade da Sã Doutrina e exortando à Graça: "Lembrai-vos de vossos guias que vos pregaram a Palavra de Deus. Considerai como souberam encerrar a carreira. E imitai-lhes a fé. Jesus Cristo é sempre o mesmo: ontem, hoje e por toda eternidade. Não vos deixeis desviar pela diversidade de doutrinas estranhas. É muito melhor fortificar a alma pela Graça que por alimentos que nenhum proveito trazem àqueles que a eles se entregam." Hb 13,7-9
Dizendo do necessário empenho na meditação do Evangelho, reclamavam: "A julgar pelo tempo, já devíeis ser mestres! Contudo, ainda necessitais que vos ensinem os primeiros rudimentos da Palavra de Deus, e tornaste-vos tais que precisais de leite em vez de sólido alimento! Ora, quem se alimenta de leite não é capaz de compreender uma profunda doutrina, porque é ainda criança. Mas o sólido alimento é para os adultos, para aqueles que a experiência já exercitou na distinção do bem e do mal." Hb 5,13
O próprio São Paulo recomenda aos pais: "Pais, não exaspereis vossos filhos. Pelo contrário, criai-os na educação e Doutrina do Senhor. Intensificai vossas invocações e súplicas. Rezai em toda circunstância, pelo Espírito, no Qual perseverai em intensa vigília de súplica por todos cristãos. E também rezai por mim, para que me seja dado anunciar corajosamente o mistério do Evangelho..." Ef 6,4.18-19
E sempre exortava à inteireza da Doutrina, como seguiu pedindo a São Tito: "Igualmente exorta os moços a serem morigerados e mostra-te em tudo modelo de bom comportamento: pela integridade na Doutrina, gravidade, sã e irrepreensível linguagem, para que o adversário seja confundido, não tendo mal algum a dizer de nós." Tt 2,6-8
Mas, tal qual a conduta de Judas Escariotes, a Sã Doutrina não estaria isenta de infames perversores e traidores, ou seja, de fora e de dentro da Santa Igreja. Dizendo que nada omitiu, São Paulo pregou aos bispos da cidade de Éfeso, quando deles se despediu para ir a Jerusalém, onde já esperava ser preso: "Portanto, hoje eu protesto diante de vós que sou inocente do sangue de todos, porque nada omiti no anúncio que vos fiz dos desígnios de Deus. Cuidai de vós mesmos e de todo rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastorear a Igreja de Deus, que Ele adquiriu com Seu próprio Sangue. Sei que depois de minha partida se introduzirão entre vós cruéis lobos, que não pouparão o rebanho. Mesmo dentre vós surgirão homens que hão de proferir perversas doutrinas, com o intento de arrebatarem após si os discípulos. Vigiai! Lembrai-vos, portanto, de que por três anos não cessei, noite e dia, de admoestar, com lágrimas, a cada um de vós. Agora eu vos encomendo a Deus e à Palavra de Sua Graça, Àquele que é poderoso para edificar e dar a herança entre todos santificados." At 20,26-32
Que são claramente humanas doutrinas, como a Carta de São Paulo aos Colossenses adverte daqueles que se apartam do Corpo Místico de Cristo: "Ninguém, pois, vos critique por causa de comida ou bebida, ou espécies de festas ou de luas novas ou de sábados. Tudo isto não é mais que sombra do que devia vir. A realidade é o Corpo de Cristo. Ninguém vos roube a seu bel-prazer a palma da corrida, sob pretexto de humildade e culto dos anjos. Desencaminham-se estas pessoas em suas próprias visões e, cheias do vão orgulho de seu materialista espírito, não se mantêm unidas à Cabeça (Cristo), da qual todo Corpo, pela união das junturas e articulações, se alimenta e cresce conforme um crescimento disposto por Deus. Se em Cristo estais mortos aos princípios deste mundo, por que ainda vos deixais impor proibições, como se vivêsseis no mundo? Não pegues! Não proves! Não toques!, proibições estas que se tornam perniciosas pelo uso que delas se faz, e que não passam de humanas normas e doutrinas. Elas podem, sem dúvida, dar a impressão de Sabedoria, enquanto exibem voluntário culto, de humildade e austeridade corporal. Mas não têm nenhum valor real, e só servem para satisfazer a carne." Cl 2,16-23
Aos cristãos de Roma, ele também já havia alertado para os atentados contra a Unidade da Igreja: "Rogo-vos, irmãos, que desconfieis daqueles que causam divisões e escândalos, apartando-se da Doutrina que recebestes. Evitai-os!" Rm 16,17
E evocando o poder do Santo Paráclito, pedia a São Timóteo a plena preservação do Evangelho, que chamava de Precioso Depósito: "Toma por modelo os salutares ensinamentos que de mim recebeste sobre a fé e o amor a Jesus Cristo. Guarda o Precioso Depósito, pela virtude do Espírito Santo que em nós habita." 1 Tm 2,13-14
Ou simplesmente de Depósito: "Timóteo, guarda o Depósito. Evita o irreverente palavreado e as objeções dessa falsa ciência, pois alguns a professaram e se desviaram da fé. A Graça esteja convosco." 1 Tm 6,20
Porque, em sua defesa, mas também expondo como exemplo o que foi sua conversão, São Paulo, ele mesmo, admitiu perante o povo de Jerusalém, quando foi preso pelo tribuno, antes de ser levado a Roma: "Eu persegui de morte essa Doutrina, prendendo e metendo em cárceres homens e mulheres." At 22,4
De fato, São Lucas narrou este capítulo de sua vida, dado pouco depois do apedrejamento de Santo Estevão, enquanto ainda usava seu nome de nascimento: "Enquanto isso, Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Apresentou-se ao príncipe dos sacerdotes e pediu-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, com o fim de levar presos a Jerusalém todos homens e mulheres que achasse seguindo essa Doutrina." At 9,1-2
Aliás, não o fez apenas na cidade de Damasco e foi cúmplice de muitas mortes além da de Santo Estevão (cf. At 22,20), como confessou perante o rei Agripa: "De fato, assim procedi em Jerusalém e tinha encerrado muitos irmãos em cárceres, havendo recebido poder dos sumos sacerdotes para isso. E quando eram mortos, eu dava minha plena aprovação. Muitas vezes, perseguindo-os por todas sinagogas, eu torturava-os para obrigá-los a blasfemar. Enfurecendo-me mais e mais contra eles, eu perseguia-os até em cidades estrangeiras." At 26,10-11
Enfim, a Segunda Carta de São João referia-se à Sã Doutrina mencionando Nosso Salvador, além da Comunhão dos Santos: "Todo aquele que caminha sem rumo e não permanece na Doutrina de Cristo, não tem Deus. Quem permanece na Doutrina, este possui o Pai e o Filho." 2 Jo 1,9
E em sua intimidade com São Timóteo, São Paulo a ela refere-se como sendo sua própria doutrina: "Tu, pelo contrário, aplicaste-te a seguir-me de perto em minha doutrina, em meu modo de vida, em meus planos, em minha fé, em minha paciência, em minha caridade, em minha constância..." 2 Tm 3,10
Não esquecia, porém, sua origem e sua missão. Ele recomenda aos fiéis em condição de servos, sob o Ministério de São Tito, em relação a seus senhores: "Em lugar de reclamar deles e defraudá-los, procurem em tudo testemunhar-lhes incondicional fidelidade, para que por todos seja respeitada a Doutrina de Deus, Nosso Salvador." Tt 2,9b-10
E a Carta de São Paulo aos Gálatas atesta que o que ele ensinava era fruto de revelação: "Asseguro-vos, irmãos, que o Evangelho por mim pregado não tem nada de humano. Não o recebi nem o aprendi de homem algum, mas mediante uma revelação de Jesus Cristo." Gl 1,11-12
Mesmo assim, zeloso da integridade da Doutrina, submeteu as revelações que recebia à sede da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo à época, que era Jerusalém, em conferência com São Tiago Menor, São Pedro e São João Evangelista: "Catorze anos mais tarde, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, comigo também levando Tito. E subi em consequência de uma revelação. Expus-lhes o Evangelho que prego entre os pagãos, e isso particularmente àqueles que eram de maior consideração, a fim de não correr ou de não ter corrido em vão. Tiago, Cefas e João, que são considerados as colunas, reconhecendo a Graça que me foi dada, deram as mãos a mim e a Barnabé em sinal de pleno acordo..." Gl 2,1-2.9
Aliás, após converter-se foi conhecer São Pedro, a quem tratava pelo nome de ofício, como vimos. E da santidade e mansidão do Príncipe dos Apóstolos, certamente aprendeu muito sobre Jesus: "Três anos depois subi a Jerusalém para conhecer Cefas, e com ele fiquei quinze dias." Gl 1,18
Defendia, portanto, a Sagrada Tradição, como a Segunda Carta de São Pedro aos Tessalonicenses determina, quando só havia o Evangelho Segundo São Mateus em aramaico: "Conjuramo-vos, irmãos, em Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, que eviteis a convivência com todo irmão que leve vida ociosa e contrária à Tradição que de nós tendes recebido." 2 Ts 3,6
Ele contrapunha-a a meramente humanas tradições: "Estai de sobreaviso, para que ninguém vos engane com filosofias e vãos sofismas baseados nas humanas tradições, nos rudimentos do mundo, em vez de apoiar-se em Cristo." Cl 2,8
Porque a Tradição Oral edificava a Santa Igreja Católica, como pediu a São Timóteo: "O que de mim ouviste em presença de muitas testemunhas, confia-o a homens fiéis que, por sua vez, sejam capazes de instruir a outros." 2 Tm 2,2
A Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses, de fato, fala de uma direta participação de Deus: "Mas como Deus nos julgou dignos de confiar-nos o Evangelho, não falamos para agradar aos homens e sim a Deus, que sonda nossos corações." 1 Ts 2,24
"Em comunhão com toda a Igreja aqui estamos!"
