sábado, 2 de setembro de 2023

Palavras de Jesus Renegadas pelo Mundo


    Por várias vezes Jesus denunciou a hipocrisia em supostas práticas religiosas, totalmente desprovidas de objetivos espirituais. Quando fariseus e escribas, em legalista atitude e de gratuita oposição, criticaram os Apóstolos por não lavarem as mãos antes das refeições, Ele evocou as palavras do Profeta e acrescentou: "Isaías com muita razão profetizou de vós, hipócritas, quando escreveu: 'Este povo honra-Me com os lábios, mas seu coração está longe de Mim. Em vão, pois, cultuam-Me, porque ensinam humanos doutrinas e preceitos (Is 29,13).' Deixando o Mandamento de Deus, apegai-vos à tradição dos homens." Mc 7,6-8
    Também criticou aqueles que se aferram às próprias impressões, mas duvidam das fartas manifestações de Deus através da História, menosprezam o testemunho alheio e egocentricamente exigem uma prova: "Hipócritas! Sabeis distinguir o aspecto do céu e não podeis discernir os sinais dos tempos? Essa perversa e adúltera geração pede um milagre! Mas não lhe será dado outro sinal, senão o de Jonas!" Mt 16,4a
    Noutra ocasião, alegando a preciosidade da Salvação contida em Seus ensinamentos, Ele questionou as verdadeiras intenções dos que O procuravam: "Por que Me chamais: 'Senhor, Senhor...' mas não fazeis o que digo?" Lc 6,46
    Advertia: "Mas aquele que ouve Minhas Palavras e não as põe em prática é semelhante a um insensato homem, que construiu sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa: ela caiu, e grande foi sua ruína." Mt 7,26-27
    E a todos sinalizou com real castigo pelo cometimento de aberrações: "Ai do mundo por causa dos escândalos! Eles são inevitáveis, mas ai do homem que os causa!" Mt 18,7
    Infelizmente, estas posturas revelaram-se uma constante, seja no Seu tempo, através dos séculos ou na atualidade. Para começar, precisamos entender que sem uma autêntica Comunhão com Jesus nenhum bom projeto pode prosperar. Ele afirmou: "... porque sem Mim nada podeis fazer." Jo 15,5b
    Em seguida, devemos entender que todo projeto de Jesus se resume à Igreja, que é a Boa Babel, o Reino de Sacerdotes, a própria construção do Reino dos Céus nesse mundo. Sem dúvida, Ele convocou os Apóstolos para constituir a Igreja, a qual Ele fundou sobre São Pedro, expressamente chamou-a de 'Minha' e desde o Pentecostes pessoalmente tem cuidado de edificá-la: "... tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei Minha Igreja." Mt 16,18a
    E que a este Apóstolo, como a nenhum outro, Ele confiou Seu Reino: "Eu dá-te-ei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos Céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos Céus." Mt 16,19
    Ele garantiu que o trabalho dos Apóstolos, e por conseguinte da Igreja, seria perpetuado: "Não fostes vós que Me escolhestes, mas Eu escolhi-vos e constituí-vos para que vades e produzais fruto, e vosso fruto permaneça. Eu assim constituí-vos, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em Meu Nome, Ele conceda-vos." Jo 15,16
    Pediu-lhes, contudo, que fiel e integralmente retransmitissem tudo que lhes havia ensinado: "Ensinai-as a observar tudo que vos prescrevi." Mt 28,20a
    E fazia-o muito bem! Pois bem antes de Sua Vinda lá já estavam aqueles que se apossam da Palavra de Deus e omitem os mais importantes preceitos, em patente consumação do pecado de heresia: "Ai de vós, hipócritas escribas e fariseus! Vós fechais aos homens o Reino dos Céus. Vós mesmos não entrais e nem deixais que entrem os que querem entrar." Mt 23,13
    Declarou, enfim, que a Igreja é invencível: "As portas do inferno não prevalecerão contra ela." Mt 16,18b
    E rogou ao Pai que a ela concedesse a Gloriosa Unidade, isto é, a mais perfeita união, e não só entre Apóstolos, hoje representados pelos Sacerdotes, mas a todos que ouvem a pregação deles: "Manifestei Teu Nome aos homens que do mundo Me deste. Eram Teus e deste-Mos e guardaram Tua Palavra. Por eles é que Eu rogo. Não rogo pelo mundo, mas por aqueles que Me deste, porque são Teus. Santifica-os pela Verdade. Tua Palavra é a Verdade. Como Tu Me enviaste ao mundo, Eu também enviei-os ao mundo. Não rogo somente por eles, mas também por aqueles que por sua palavra hão de crer em Mim. Para que todos sejam Um, assim como Tu, Pai, estás em Mim e Eu em ti. Para que também eles estejam em Nós e o mundo creia que Tu Me enviaste. Dei-lhes a Glória que Me deste, para que sejam Um, como Nós somos Um: Eu neles e Tu em Mim. Para que sejam perfeitos na Unidade e o mundo reconheça que Me enviaste e amaste-os, como amaste a Mim." Jo 17,6.9.17-18.20-23
    Por isso condenava as glórias desse mundo como o grande obstáculo à verdadeira fé, como disse aos religiosos de Jerusalém: "Como podeis crer, vós que recebeis a glória uns dos outros, e não buscais a Glória que é só de Deus?" Jo 5,44
    E deixou claro: "Não recebo Minha Glória dos homens. Sei que não tendes em vós o amor de Deus." Jo 5,41-42
    A Igreja d'Aquele que Se revelou Deus de amor, portanto, não Lhe poderia ser precisamente indiferente quanto à união, pois advertiu: "Nisto todos conhecerão que sois Meus discípulos, se vos amardes uns aos outros." Jo 13,35
    Pedia verdadeiro amor, salvífico amor, igual ao que Ele mesmo tem por nós: "Como Eu vos tenho amado, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros." Jo 13,34
    Numa palavra, pedia santidade: "Eu, porém, digo-vos: amai vossos inimigos. Fazei o bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos maltratam e perseguem. Deste modo, sereis os filhos de Vosso Pai do Céu, pois Ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos. Se amais somente os que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem assim os próprios publicanos? Se saudais apenas vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não fazem isto também os pagãos? Portanto, sede perfeitos, assim como Vosso Pai Celeste é perfeito." Mt 5,44-48
    Pois ao contrário de divisões dentro da Igreja, ou de tantas 'igrejas', o amor que nos salva, como Ele mesmo demonstrou na Cruz, é invariavelmente penitência e até sacrifício: "Ninguém tem maior amor que aquele que dá sua vida por seus amigos." Jo 15,13
    E apontou qual é o verdadeiro caminho de todo cristão: "Em seguida, Jesus disse a Seus discípulos: 'Se alguém quiser vir Comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-Me.'" Mt 16,24
    Pois sem a cruz, que representa a total resignação diante dos desígnios de Deus, não pode haver compromisso com Ele: "Quem não toma sua cruz e não Me segue, não é digno de Mim." Mt 10,38
    Sem dúvida, revelando-Se tão Deus quanto o Pai, que deve ser amado sobre todas coisas, de todos nós Jesus exige esse amor: "Quem ama seu pai ou sua mãe mais que a Mim, não é digno de Mim. Quem ama seu filho mais que a Mim, não é digno de Mim." Mt 10,37
    E uma casa dividida, de fato, invariavelmente está fadada à autodestruição: "Penetrando em seus pensamentos, disse-lhes Jesus: 'Todo reino dividido contra si mesmo será destruído, e seus edifícios cairão uns sobre os outros.'" Lc 11,17
    Por isso, Ele sentenciou o anátema contra essa vergonhosa proliferação de 'igrejas': "Quem não está Comigo, está contra Mim. Quem Comigo não junta, espalha." Lc 11,23
    Afirmativamente, Ele pediu que tomássemos a iniciativa na promoção da Paz, ou de nada valerá nem mesmo nossa caridade: "Se estás, portanto, para fazer tua oferta diante do altar e lembrar-te que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá tua oferta diante do altar e primeiro vai reconciliar-te com teu irmão. Só então vem fazer tua oferta." Mt 5,23-24
    Ora, essa deve ser uma especial atribuição dos filhos da Igreja: "Bem-aventurados aqueles que promovem a Paz, porque serão chamados filhos de Deus." Mt 5,9
    E alertou do devido cuidado para com a inocência das crianças, lembrando a atuação de nossos Anjos da Guarda, especialmente ativos durante a infância: "Guardai-vos de menosprezar um só destes pequenos, porque Eu vos digo que seus anjos no Céus contemplam sem cessar a face de Meu Pai, que está nos Céus." Mt 18,10
    O próprio dízimo, em Suas Palavras, não desobriga da interiorização das práticas espirituais. Ao contrário, ele sequer está entre as mais importantes práticas, e sonegá-las é pura hipocrisia: "Ai de vós, hipócritas escribas e fariseus! Pagais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezais os mais importantes preceitos da Lei: a justiça, a Misericórdia, a fidelidade. Eis o que era preciso praticar em primeiro lugar, contudo sem deixar o restante." Mt 23,23
    Não ouvir Sua Igreja, pois, significa renegar a própria Revelação: "E se recusar ouvir também a Igreja, seja ele para ti como um pagão e um publicano." Mt 18,17
    Assim, embora representada por homens, vale dizer, por pecadores, desde os tempos dos Apóstolos a Igreja tem feito eco à voz de Deus, e apartar-se dela é apartar-se do Salvador, como Ele mesmo declarou: "Quem vos ouve, a Mim ouve. E quem vos rejeita, a Mim rejeita. E quem Me rejeita, rejeita Aquele que Me enviou." Lc 10,16
    E Seus verdadeiros Sacerdotes são aqueles que tudo deixaram para segui-Lo: "Se alguém vem a Mim, e não se desapega do próprio pai, da mãe, da mulher, dos filhos, dos irmãos, das irmãs, e até mesmo de sua própria vida, não pode ser Meu discípulo. ... qualquer de vós, que não renunciar a tudo que tem, não pode ser Meu discípulo." Lc 14,26.33
    Ele ordenou-lhes um sacerdócio de absoluta gratuidade: "Dai de graça o que de graça recebestes." Mt 10,18
    Além, claro, do próprio voto de pobreza, porque devem colocar-se totalmente nas mãos da Divina Providência: "Não leveis nem ouro, nem prata, nem dinheiro em vossos cintos, nem mochila para a viagem, nem duas túnicas, nem calçados, nem bastão. Porque o operário merece seu sustento." Mt 10,9-10
    Aliás, Ele proibiu todos Seus seguidores de qualquer cobiça: "Não podeis servir a Deus e ao dinheiro." Lc 16,13
    E assim como Ele mesmo, Seus Sacerdotes devem abraçar o celibato: "... há eunucos que a si mesmos se fizeram eunucos, por amor ao Reino dos Céus. Quem puder compreender, compreenda." Mt 19,12
    Porque esta nada mais é que a verdadeira postura de quem acredita na Vida Eterna, e a ela antecipa-se: "Jesus respondeu: 'Os filhos deste mundo casam-se e dão-se em casamento, mas aqueles que serão julgados dignos do futuro século e da ressurreição dos mortos não terão mulher nem marido. Eles jamais poderão morrer, porque são iguais aos anjos e são filhos de Deus, porque são ressuscitados.'" Lc 20,34-36
    Quanto ao Matrimônio, o Divino Mestre simplesmente disse que é indissolúvel. E para confirmar esse Sacramento, Ele evocou os originais planos de Deus, desde a Criação: "Jesus respondeu-lhes: 'É por causa da dureza de vosso coração que Moisés havia tolerado o repúdio das mulheres. Mas no começo não foi assim. Ora, eu declaro-vos que todo aquele que rejeita sua mulher, exceto no caso de falso matrimônio, e desposa outra, comete adultério. E aquele que desposa mulher rejeitada, também comete adultério.'" Mt 19,8-9
    Instituiu, por fim, a Santa Eucaristia, Sacramento dos Sacramentos, expressamente pedindo que Seu Sacrifício, atualizado e revivido da Santa Missa, fosse cultuado em plenitude: "Em seguida, tomou o pão, e depois de ter dado graças, partiu-O e deu-lhO, dizendo: 'Isto é Meu Corpo, que é dado por vós. Fazei isto em memória de Mim.'" Lc 22,19
    Entretanto, como não foi possível ensinar tudo aos Apóstolos, Jesus prometeu que o Espirito Santo arremataria tal missão: "Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas agora não podeis suportá-las. Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensiná-vos-á toda a Verdade, porque não falará por Si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciá-vos-á as coisas que virão. Ele glorificá-Me-á, porque receberá do que é Meu, e anunciá-vos-á." Jo 16,12-14
    Desde o Pentecostes, portanto, é o Espírito Santo Quem ininterruptamente tem conduzido a Igreja. O mundo, porém, não O conhece nem O percebe: "Se Me amais, guardareis Meus Mandamentos. E Eu rogarei ao Pai, e Ele dá-vos-á outro Paráclito, para que convosco fique eternamente. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não O vê nem O conhece. Mas vós conhecê-Lo-eis, porque convosco permanecerá e em vós estará." Jo 14,15-17
    E Sua Guia vale para as mais difíceis situações: "Quando fordes presos, não vos preocupeis nem pela maneira com que haveis de falar, nem pelo que haveis de dizer: naquele momento sê-vos-á inspirado o que haveis de dizer. Porque não sereis vós que falareis, mas é o Espírito de Vosso Pai que falará em vós." Mt 10,19-20
    Jesus exortou aos Apóstolos que não hesitassem em ensinar o que lhes seria revelado pelo Espírito de Deus: "Se guardaram Minha Palavra, hão de guardar também a vossa. Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, Ele dará testemunho de Mim." Jo 15,20b.26
    Ele próprio garantiu que Sua voz seria ouvida, e que, com o início da conversão dos não-judeus, estaria firmada a verdadeira face da Igreja: "Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco. Também preciso conduzi-las. Elas ouvirão Minha voz, e haverá um só rebanho e um só Pastor." Jo 10,16
    Para ser ainda mais claro, e lembremos que 'ouvir' em aramaico significa obedecer, Ele reafirmou: "Minhas ovelhas ouvem Minha voz..." Jo 10,27
    E discutindo com os religiosos de então, Ele apontou a razão de tantos desvios nas 'interpretações' do Evangelho: "Por que não compreendeis Minha linguagem? É porque não podeis ouvir Minha Palavra. Vós tendes como pai o demônio, e quereis fazer os desejos de vosso pai. Ele era homicida desde o princípio e não permaneceu na Verdade, porque a Verdade nele não está. Quando diz a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira." Jo 8,43-44
    Por fim, Jesus fulminou: "Quem é de Deus ouve as Palavras de Deus, e se vós não as ouvis é porque não sois de Deus." Jo 8,47
    Pois a Unidade da Igreja, que Ele havia rogado ao Pai, como vimos, é de fato a própria Comunhão em que vive a Santíssima Trindade: "Para que todos sejam Um, assim como Tu, Pai, estás em Mim e Eu em Ti, para que também eles estejam em Nós... para que sejam perfeitos na Unidade..." Jo 17,21.23
    E só em Comunhão com Jesus poderemos trabalhar na construção do Reino de Deus: "Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanecer em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto. Porque sem Mim nada podeis fazer." Jo 15,5
    Sem Ele, sequer podemos conhecer a Deus: "... ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho quiser revelá-Lo." Mt 11,27
    Com efeito, Jesus é o único Caminho para o Pai: "... ninguém vem ao Pai senão por Mim." Jo 14,6
    Devemos, pois, confessar nossos pecados e cumprir as penitências para participar do Eterno Banquete que Ele anuncia. Não por outra razão, ao iniciar Sua vida pública, essas foram Suas primeiras palavras: "Fazei penitência, pois o Reino dos Céus está próximo." Mt 4,17
    Porque o Céu está plenamente representado na terra pela Igreja, que, pela absolvição dos pecados exclusivamente ministrada por Seus Sacerdotes, concede-nos acesso ao Seu Reino. de fato, Jesus instituiu o Sacramento da Confissão em Sua primeira aparição ao Colégio dos Apóstolos, quando sobre eles soprou o Espírito de Deus: "Àqueles a quem perdoardes os pecados, sê-lhes-ão perdoados. Àqueles a quem os retiverdes, sê-lhes-ão retidos." Jo 20,23
    E a purificação do coração, em Suas Palavras, é uma irrevogável condição para achegar-se a Deus: "Eu garanto-vos que se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, nunca entrareis no Reino do Céus. Aquele que se fizer humilde como esta criança será maior no Reino dos Céus." Mt 18,3-4
    Sem a absolvição dos pecados, fica-se a depender tão somente da Divina Misericórdia no Dia do Juízo: "Respondeu Jesus: 'Em Verdade, em Verdade, digo-vos: todo homem que se entrega ao pecado é seu escravo. Ora, o escravo não fica na casa para sempre, mas o Filho sim, fica para sempre. Portanto, se o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres.'" Jo 8,34-36
    Pois essa é uma questão de fidelidade, de perseverança no Evangelho: "Se permanecerdes na Minha Palavra, sereis Meus verdadeiros discípulos. Conhecereis a Verdade e a Verdade libertá-vos-á." Jo 8,31b-32
    E sem a absolvição não podemos participar da Eucaristia, que nos concede a Vida Eterna. Nosso Salvador advertiu: "... se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes Seu sangue, não tereis a Vida em vós mesmos." Jo 6,53
    De toda forma, por Sua infinita bondade, não sendo tão graves os pecados, Jesus concede-nos outra oportunidade para o perdão, que é a purificação do Purgatório, o 'futuro século', no qual se paga até o 'último centavo': "Entra em acordo sem demora com teu adversário, enquanto estás a caminho com ele, para que não suceda que te entregue ao juiz, e o juiz entregue-te ao seu meirinho e sejas posto em prisão. Em Verdade, digo-te: dali não sairás antes de teres pago o último centavo." Mt 5,25-26
    Ele falava em duas oportunidades para o perdão, como na ocasião em que Se referiu aos inconfessos pecados contra o Divino Paráclito: "Se, porém, falar contra o Espírito Santo, não alcançará perdão nem neste nem no vindouro século." Mt 12,32b
    Pois menores e medianos pecados, se não devidamente confessados e penitenciados, terão que ser purgados antes do definitivo encontro com o Pai, como Ele sentenciou: "Aquele servo que conheceu a vontade de Seu Senhor, mas não se preparou e não agiu conforme sua vontade, será açoitado muitas vezes. Todavia, aquele que não a conheceu e tiver feito coisas dignas de chicotadas, será açoitado poucas vezes. Àquele a quem muito se deu, muito será pedido, e a quem muito se houver confiado, mais será reclamado." Lc 12,47-48
    Diante de Pilatos, enfim, numa de Suas últimas palavras, Ele tornou a declarar Sua natureza e Missão, mas sem deixar de apontar qual deve ser nosso compromisso com a realidade por Ele anunciada: "Sim, Eu sou rei. É para dar testemunho da Verdade que nasci e vim ao mundo. Todo aquele que é da Verdade ouve Minha voz." Jo 18,37
    E dependurado na Cruz, pouco antes de morrer, para que mais facilmente percebamos o Caminho da Salvação e tomando São João Evangelista como modelo de seguidor, Ele entregou-nos aos primorosos cuidados de Sua Mãe: "Eis aí tua mãe." Jo 19,27
    Assim, lembrando-nos da obediência que devemos à Palavra de Jesus, ecoa através dos tempos a recomendação de Nossa Senhora, por ocasião das bodas de Caná: "Fazei tudo que Ele vos disser." Jo 2,5

    "Concedei-nos o convívio dos eleitos!"