sábado, 23 de setembro de 2023

São Pio de Pietrelcina


    Desde criança, Francesco Forgione já mostrava sinais de santidade. Vendo que não saía para brincar com os amigos, sua mãe, fervorosa católica, tentava estimulá-lo, mas ele respondia: "Não quero. Eles dizem blasfêmias." De fato, e infelizmente, entre os italianos é muito comum dizer palavrões e, pior, em meio a nomes santos.
    Também é de sua mãe o testemunho de que nunca desobedeceu aos pais, que era muito simples e que ia toda tarde à igreja, segundo ele mesmo: "Visitar Jesus e Maria."
    Aos 16 anos, realizou seu sonho: entrou para o convento dos capuchinhos em Morcone, na província de Benevento, nas proximidades de Nápoles. Mas aí também começaram seus sofrimentos. Eram estranhas 'enfermidades': padecia de altíssimas febres de até 48º, fraquezas de não conseguir ficar em pé, e dias deitado, sem conseguir comer. Foram 10 anos de tormentos. Inicialmente, os médicos suspeitaram de tuberculose, depois de bronquite, mas nada se confirmava. A ordem dos capuchinhos fez-lhe grandes concessões durante as crises, permitindo que fosse repousar junto aos familiares, em Pietrelcina, de onde sempre voltava são.
    Ao consagrar-se em 1907, escolheu o nome de frei Pio de Pietrelcina, em homenagem a São Pio V, padroeiro de sua cidade natal. Em 1910, aos 23 anos, foi ordenado padre. Dedicou sua vida à Confissão: sabia das ofensas a Jesus que se pratica pelo mundo e queria salvar almas, aliviando-lhes o peso dos pecados no dia do Julgamento.
    Veio, porém, a primeira Guerra Mundial, e teve que se alistar. Por sua frágil saúde, foi designado como sentinela, carregador, varredor e para a limpeza de sanitários. Mas como vez e outra se agravavam seus 'males', teve que ser dispensado para tratamento de saúde.


    Retirou-se para tratamento no Convento de San Giovanni Rotondo, à época um lugar muito pouco visitado, de onde não mais sairia. Em 20 de setembro de 1918, aos 31 anos, recebe os estigmas de Cristo: mãos, pés e o lado direito do peito apresentavam feridas iguais às da Crucificação de Nosso Senhor. Doíam e sangravam muito, principalmente quando ele celebrava a Santa Missa, e dada a intensidade do fluxo de sangue só por milagre não morria de hemorragia. Carregou-os pela vida afora, por quase 50 anos, mas aos poucos foram desaparecendo nos últimos anos até tornarem-se totalmente imperceptíveis quando de sua morte. Foi o primeiro Sacerdote a recebê-los.


    Na prática, passou 50 anos ministrando o Sacramento da Penitência. Fez-se 'prisioneiro do confessionário', ficando diariamente 10, 12 até 14 horas tomando Confissão de filas que só aumentavam. Aí aparentemente era severo com os fiéis, entretanto só fazia com que percebessem a gravidade do pecado, levando-os realmente a arrependerem-se e dele afastarem-se. Suas Missas também eram muito concorridas. Sentia-se que ali ele se entregava à sua grande paixão: Jesus Eucarístico.


    De tanta gente que cativava, angariou fundos e em 1956 ergueu na região da Puglia a Casa Alívio do Sofrimento, um enorme e moderno hospital para atender os mais necessitados.


    Como era de esperar-se, tanto por incrédulos como por gente da própria Igreja, foi acusado de fraude e teve seu sacerdócio posto em dúvida. Estaria comprando ácido para provocar as feridas dos estigmas. Mas não demorou para que a Verdade surgisse: foi examinado por vários médicos, inclusive ateus, que se maravilharam e deram testemunho do caráter absolutamente extraordinário de suas chagas. E o ácido que comprava não provocava sangramento, apenas estancava-o um pouco. Essa era sua intenção ao usá-lo. As feridas, entretanto, inexplicavelmente não cicatrizavam, e ele teve que suportá-las com resignação e serenidade.
    Sérios registros dão conta que ele tinha muito especiais carismas como discernimento de espírito, clarividência e bilocação. Sem ter estudado nenhuma língua além do latim, era capaz de tomar Confissão em inglês, francês, alemão, árabe, eslovaco, línguas indígenas da América e até em dialetos do Japão. Também há muitos relatos e registros de milagres. Seu funeral foi acompanhado por mais de 100 mil pessoas, entre elas 3 mil padres.
    Logo que entrou no convento, ao dizer a seu confessor que havia conversado com Nossa Senhora, foi abruptamente interrompido e questionado sobre o fato, mas ele apenas respondeu perguntando-lhe se ele também não falava com ela. Ficou muito admirado ao ouvi-lo dizer que não, e achou que era apenas humildade dele. São Pio via e conversava com Jesus, Maria e seu Santo Anjo da Guarda desde os cinco anos de idade. Deixou vários escritos sobre as mais importantes mensagens. A todos recomendava que conversassem com seus Anjos da Guarda para inteirassem-se da vontade de Deus.


    Suas frases bem descrevem sua simplicidade e sua profunda Comunhão com Deus:

    "O impulso de permanecer eternamente em Paz é bom e santo, mas é preciso modificá-lo com a completa resignação à Divina Vontade."
    "Cada um tem o que espera. Confie em Deus e tu já terás muito!"
    "Reaviva a cada momento tua confiança em Deus, e mais ainda na hora das provações."
    "A oração faz desaparecer a distância entre o homem e Deus."
    "A oração é uma chave que abre o Coração de Jesus."
    "Arma-te com a 'arma' da oração, e terás mais força no diário combate."
    "Lembra-te de que sem oração não se ganha nenhuma batalha. A escolha é tua!"
    
"A Divina Misericórdia sempre escuta a oração de quem espera, confia e abandona-se a Deus."
    "Todas orações são boas quando acompanhadas de corretas intenções e boa vontade."
    "Quando não há muito tempo, em vez da oração falada deve-se preferir a meditação, pois essa é mais frutífera."
    "Medita a Palavra de Deus e ela terá o poder de transformar tuas naturais inclinações, para elevar teu espírito com puros e sublimes pensamentos."
    "Quando tu não consegues meditar a Palavra de Deus, por isso não deixe de fazer teu dever. Se as distrações forem muitas, não desanime: faz a meditação da 'paciência', que terá o mesmo valor para ti."
    "Pede a Deus para sempre sentir o perfume de Seus ensinamentos."
    "É necessário calar e ter silêncio ao teu redor para poderes ouvir a voz de Deus."
    "Deus está entre nós e chama-nos. Mas nós insistimos em não responder e em não vê-Lo, porque preferimos ficar absortos em nossos próprios interesses."
    "Lembra-te de que tu tens no Céu não somente um Pai, mas também uma Mãe."
    "Nossa Senhora recebeu, pela inefável bondade de Jesus, a força de suportar até o fim as provações de Seu amor. Espero que tu também possas encontrar a força de perseverar com o Senhor até o Calvário."
    "Há pessoas tão tolas que pensam poder passar a vida sem o auxílio de Nossa Senhora!"
    "Nossa Senhora, venha ajudar-me!"
    "A Santa Missa é o sacrifício que detém a Divina Justiça, que rege toda a Igreja, que salva o mundo."
    "Uma Missa somente honra mais a Deus que todas notáveis virtudes praticadas pelos justos na Terra."
    "Uma Missa bem assistida em vida será mais útil à tua Salvação que tantas outras que mandarem celebrar por ti após tua morte."
    "Se tu deixas a Comunhão de lado, causa um grande desprazer a Jesus."
    "O tempo gasto para a Glória de Deus e para a saúde da alma nunca é desperdiçado."
    "A Confissão, que é a purificação da alma, deve ser feita ao menos uma vez por semana. Não é possível manter a alma longe da Confissão por mais de sete dias."
    "A Misericórdia de Deus sempre será maior que tua ingratidão."
    "Queira Deus que tantas pobres criaturas se arrependam e voltem de verdade para Ele!"
    "Nossa subida espiritual atravessa um mundo de escuridão, mas o salutar temor faz-nos encontrar a Luz."
    "Abraça a Cruz de Jesus e nunca te faltarás força. Lancemo-nos nos braços de Jesus, nos braços da Cruz, e com humildade e paciência aguardemos até que Ele Se digne levantar-nos."
    "O sofrimento por males materiais e morais é a mais digna oferta que se pode fazer Àquele que nos salvou sofrendo!"
    "Acredita com toda certeza de que Jesus também sofre em ti, por ti e contigo."
    "Não percas a coragem se a ti cabe trabalhar muito e colher pouco."
    "Não te desencorajes, pois se na alma existe o contínuo esforço de melhorar, no final Deus premiá-la-á fazendo nela florir, de repente, todas virtudes como num florido jardim."
    "Nunca te desanimes diante dos desígnios da Divina Providência."
    "Se Jesus Se manifesta a ti, agradeça-Lhe; se Se esconde, agradeça-Lhe também. É tudo parte do jogo do amor."
    "O amor nada mais é que o brilho de Deus nos homens."
    "É pela caridade ao próximo que seremos julgados!"
    "Tua casa deve ser uma escada para o Céu."
    "Ocupe teu tempo tentando ganhar almas para Jesus."
    "Que Nossa Senhora perfume tua alma e faça com que nela sempre floresçam novas virtudes."
    "Feliz a alma que atinge a beleza desejada por Deus, que então atrai não só o olhar dos anjos mas principalmente o de Jesus."
    "Se o mundo conhecesse ou visse a beleza de uma alma em estado de Graça, imediatamente converter-se-ia."
    "Procura não inquietar tua alma diante do triste espetáculo da injustiça humana. Sobre esta injustiça tu verás um dia o definitivo triunfo da Justiça de Deus."
    "A alma distraída é facilmente enganada."
    "Luta ferozmente contra as tentações da carne."
    "Vive em Paz e não te deixes tapear pelo demônio."
    "Se o demônio agita-se e faz barulho é porque ainda está fora de tua alma."
    "O demônio é como um raivoso cão acorrentado: além dos limites da corrente, ele não pode atacar ninguém. Fica, portanto, longe dele. Se tu te aproximas, tu te deixas agarrar!"
    "Os demônios são tantos que se pudessem assumir a forma de um pequeno grão de areia obscureceriam o sol. Estejas atento e chama teu Anjo da Guarda todo tempo."
    "Oferece toda noite teu descanso para a Glória de Deus, e não te esqueças de rezar para teu Anjo da Guarda."
    "Teu Anjo da Guarda nunca te abandona. Ele é teu mais sincero e fiel amigo, mesmo quando tu o entristeces com teu mau comportamento."
    "O Coração do Nosso Divino Mestre não tem mais agradável lei que a da docilidade, da humildade e da caridade."
    "Ria-te dos elogios que as pessoas te fazem, e repassa-os todos a Deus!"
    "Se formos imitadores de Jesus, suportando todas batalhas da vida, participaremos de Seus triunfos."

    Papa Bento XV disse: "Padre Pio é um daqueles extraordinários homens que Deus de vez em quando envia à Terra para converter os homens."
    Morreu em 23 de setembro de 1968, aos 81 anos, mas como um sinal de Deus também sobre a Ressurreição da carne, seu corpo ainda se encontra incorrupto.
    

    São Pio de Pietrelcina, rogai por nós!