sexta-feira, 29 de setembro de 2023

São Miguel, São Gabriel e São Rafael Arcanjos


SÃO MIGUEL ARCANJO

    O nome Miguel significa 'ninguém é como Deus' ou 'semelhança de Deus'. São Miguel Arcanjo é o grande protetor de Israel, de todo povo de Deus e, mais especialmente, do trono celeste, que é sustentado por querubins. Ele é o supremo chefe dos celestiais exércitos, o Arcanjo da Divina Justiça e, portanto, maior combatente contra as forças do Mal.
    Na visão que teve Daniel, o 'homem vestido de linho', certamente um anjo, talvez o próprio São Gabriel Arcanjo, aponta São Miguel travando um invisível combate contra o anjo da Pérsia, nação inimiga de Israel, mostrando que o destino dos povos é parte dos misteriosos desígnios de Deus, e nem mesmo Seus anjos os conhecem: "O príncipe do reino da Pérsia resistiu-me durante vinte e um dias. Porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio em meu auxílio. Deixei-o afrontando os reis da Pérsia e vim aqui para fazer-te compreender o que deve acontecer a teu povo nos últimos dias, pois essa visão diz respeito a longínquos tempos." Dn 10,13-14
    Miguel é o anjo de Israel, como este 'homem' explicou ao Profeta Daniel, quando menciona o príncipe de outra nação inimiga, a Grécia: "'Sabes bem', prosseguiu ele, 'por que vim a ti? Agora vou voltar para lutar contra o príncipe da Pérsia, e no momento em que eu partir virá o príncipe de Javã. Contra esses adversários, não há ninguém que me preste auxílio a não ser Miguel, vosso príncipe." Dn 10,20.22
    Era Miguel, pois, que guiava o povo de Israel pelo deserto durante o Êxodo, como Deus prometeu: "Vou enviar um anjo adiante de ti, para proteger-te no caminho e conduzir-te ao lugar que te preparei." Ex 23,20
    Ele também é o protetor de todo povo de Deus, como mais precisamente se verá durante a grande tribulação dos últimos tempos: "Naquele tempo, surgirá Miguel, o grande chefe, o protetor dos filhos de Seu povo. Será uma época de tal desolação, como jamais houve igual desde que as nações existem até aquele momento." Dn 12,1
    Comedido e fiel cumpridor de suas missões, sem se exceder em momento algum, ele executa estritamente as ordens de Deus, como São Judas Tadeu ensina: "Ora, quando o Arcanjo Miguel discutia com o Demônio e disputava o corpo de Moisés, não ousou contra ele fulminar uma sentença de execração, mas somente disse: 'Que o próprio Senhor te repreenda!'" Jd 1,9
    Assim também ele agiu na visão que teve o Profeta Zacarias: "O Senhor mostrou-me o sumo sacerdote Josué, de pé diante do anjo do Senhor. Satã estava à sua direita como acusador. O anjo do Senhor disse a Satã: 'O Senhor te confunda, Satã! Confunda-te o Senhor que escolheu Jerusalém. Porventura não é Josué um tição tirado do fogo?'" Zc 3,1-2
    Foi igualmente São Miguel Arcanjo que transmitiu a Palavra de Deus a Josué, ao confiar-lhe, enquanto sumo sacerdote, a reconstrução do Templo de Jerusalém, que Cristo identificaria como Seu Corpo: "Em seguida, o anjo do Senhor declarou a Josué: 'Eis o que diz o Senhor dos Exércitos: se andares em Meus caminhos e fores fiel a Meu serviço, governarás Minha Casa, guardarás Meus átrios e dá-te-ei lugar entre estes que estão aqui diante de Mim. Ouve, ó Josué, sumo sacerdote, tu e teus colegas que se sentam diante de ti, pois são pessoas de presságio: porque eis que farei vir Meu servo Gérmen. Eis a pedra que pus diante de Josué! Sobre essa pedra estão sete olhos! Gravarei Eu mesmo sobre ela a inscrição', Oráculo do Senhor dos Exércitos." Zc 3,6b-9
    Preparando a chegada de Jesus aos Céus, ele encarregou-se de expulsar Satanás e seus anjos das proximidades do trono de Deus, aonde com frequência ia para acusar e pedir para tentar os homens. São as visões de São João Evangelista: "Houve uma batalha no Céu. Miguel e seus anjos tiveram de combater o Dragão. O Dragão e seus anjos travaram combate, mas não prevaleceram. E para eles já não houve lugar no Céu. Eu ouvi no Céu uma forte voz que dizia: 'Agora chegou a Salvação, o poder e a realeza de Nosso Deus, assim como a autoridade de Seu Cristo, porque foi precipitado o acusador de nossos irmãos, que dia e noite os acusava diante de Nosso Deus.'" Ap 12,7-8.10


SÃO GABRIEL ARCANJO

    Gabriel significa 'Deus é Meu Protetor' ou 'homem de Deus'. São Gabriel Arcanjo é o encarregado dos Anúncios e das Divinas Revelações, é o Anjo da trombeta.
    É ele, por ordem de Deus, que explica as celestiais visões a Daniel: "Ora, enquanto eu contemplava essa visão e procurava o significado, vi, de pé diante de mim, um ser em humana forma, e ouvi uma humana voz vinda do meio do Rio Ulai: 'Gabriel', gritava, 'explica-lhe a visão.'" Dn 8,15-16
    Sua simples presença faz com que este Profeta seja tomado de pavor, e sua voz faz com que ele desmaie: "À sua aproximação, fiquei apavorado e caí com a face contra a terra. 'Filho do homem', disse-me ele, 'compreende bem que essa visão simboliza o tempo final.' Enquanto comigo falava, desmaiei, com o rosto em terra. Mas ele tocou-me e fez-me ficar de pé. 'Eis', disse, 'vou revelar-te o que acontecerá nos últimos tempos da cólera, porque isso diz respeito ao tempo final.'" Dn 8,17b-19
    E a visão que proporcionou fez com que Daniel tornasse a desmaiar e longamente restasse enfermo: "'A visão que te foi apresentada sobre as noites e as manhãs é perfeitamente verídica. Mas tu, guarda em segredo esta visão, porque ela se refere a longínquos dias.' Então, eu, Daniel, desfaleci. Estive doente durante muitos dias." Dn 8,26-27
    Noutra passagem, o próprio Arcanjo declara a natureza de suas missões: "... não havia terminado essa prece, quando se aproximou de mim, num relance, era a hora da oblação da noite, Gabriel, o ser que eu antes havia visto na aparição. Deu-me, para meu conhecimento, as seguintes explicações: 'Daniel, agora vim aqui para informar-te. Apenas havias iniciado tua oração e uma palavra foi pronunciada. Eu venho desvendá-la a ti, porque és um homem de predileção. Presta, pois, atenção a este oráculo e compreende bem sua revelação: ...'" Dn 9,21-23
    Anjo da Palavra, ele é o grande mensageiro de Deus para os mais importantes eventos. Ele avisa a Zacarias, pai de São João Batista, da miraculosa gravidez de Santa Isabel: "Apareceu-lhe, então, um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar do perfume. O anjo disse-lhe: 'Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para falar-te e trazer-te esta boa nova.'" Lc 1,11
    Mas também da punição que ele receberia por não acreditar em sua poderosa palavra: "Eis que ficarás mudo e não poderás falar até o dia em que estas coisas aconteçam, visto que não deste crédito às minhas palavras, que hão de cumprir-se a seu tempo." Lc 1,19-20
    E de mais que especial modo, foi ele o mensageiro da mais importante notícia, que a humanidade esperou por séculos: "No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria." Lc 1,26-27
    São dele as primeiras palavras da Ave Maria: "Ave, cheia de Graça, o Senhor é contigo." Lc 1,28
    Segundo São Lucas, foi este Arcanjo que incumbiu Nossa Senhora de dar Nome a Jesus, assim como afirmou Seu Eterno Reinado, na terra representado pela Igreja: "O anjo disse-lhe: 'Não temas, Maria, pois encontraste Graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um Filho, e dá-Lhe-ás o Nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus dá-Lhe-á o trono de Seu pai Davi. Reinará eternamente na Casa de Jacó, e Seu Reino não terá fim.'" Lc 1,30-33
    E bem a modo de suas missões, foi ele que explicou a Mãe Celeste como se daria a virginal concepção do Salvador, pela Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, atestando a Onipotência de Deus: "Respondeu-lhe o anjo: 'O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo envolvê-te-á com Sua sombra. Por isso, o Santo Ente que de ti nascer será chamado Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho em sua velhice. E já está no sexto mês aquela que era tida por estéril, porque para Deus nenhuma coisa é impossível.'" Lc 1,35-37

  
SÃO RAFAEL ARCANJO

    Rafael significa 'Deus te cura' ou 'cura de Deus'. São Rafael Arcanjo foi o único anjo que fisicamente esteve por um razoável período entre nós. É o Arcanjo de nossa guarda e nossa guia, o Grande Guardião de nossa saúde física e espiritual.
    Protagonista no livro de Tobias, sua missão é curar dois justos que clamavam a Deus: "Estas duas orações foram ouvidas ao mesmo tempo, diante da Glória de Deus Altíssimo. E um santo anjo do Senhor, Rafael, foi enviado para curar Tobit e Sara, cujas preces tinham sido simultaneamente dirigidas ao Senhor." Tb 3,24-25
    Ele apresenta-se com beleza em humana forma, inspirando inconfundível bondade: "Apenas saíra, Tobias encontrou um jovem de belo aspecto, equipado como para uma viagem. Sem saber que se tratava de um anjo de Deus, ele saudou-o e disse-lhe: 'De onde és tu, ó bom jovem?'" Tb 5,5-6
    E coube-lhe guiar Tobias, filho de Tobit, em uma viagem, quando dá detalhes de suas divinas atribuições: "Tobias perguntou-lhe: 'Conheces porventura o caminho para a Média?' 'Oh, muito!', respondeu ele. 'Estive lá muitas vezes e conheço em detalhes todos caminhos.'" Tb 5,7b-8a
    Ele logo trata de animar Tobit, que se lamenta de estar cego: "O jovem replicou-lhe: 'Tem ânimo, porque para Deus é fácil curar-te!'" Tb 5,13
    Anjo protetor, ele garante total êxito da viagem de seu filho: "O anjo então disse: 'Conduzirei teu filho são e salvo, e de novo trá-lo-ei são e salvo.'" Tb 5,20
    São Rafael mostrou-se conhecedor de medicina, como recomendou sobre o peixe capturado no rio Tigre: "O anjo então lhe disse: 'Abre-o, e guarda o coração, o fel e o fígado, que servirão para muito eficazes remédios.'" Tb 6,5
    E ensinou: "Quanto ao fel, pode-se fazer com ele um unguento para os olhos que têm uma belida, porque ele tem a propriedade de curar." Tb 6,9
    Também ensinou um poderoso incenso, exemplo dos que viriam a ser usado pelos Sacerdotes da Igreja: "O anjo respondeu-lhe: 'Se puseres um pedaço do coração sobre brasas, sua fumaça expulsará toda espécie de mau espírito, tanto do homem como da mulher, e impedirá que ele volte outra vez a eles.'" Tb 6,8
    Grande guardião de nossa vida espiritual, é de São Rafael uma grave advertência sobre fidelidade matrimonial: "O anjo respondeu-lhe: 'Ouve-me, e eu mostrá-te-ei sobre quem o Demônio tem poder: são os que se casam, banindo Deus de seu coração e de seu pensamento, e entregam-se à sua paixão como o cavalo e o burro, que não têm entendimento. Sobre estes o Demônio tem poder!'" Tb 6,16-17
    E assim justificou o sentido da vida conjugal: "... aproximar-te-ás da jovem no temor ao Senhor, mais com o desejo de ter filhos que o ímpeto da paixão. Assim obterás para teus filhos a bênção prometida à raça de Abraão." Tb 6,22
    Instruído por São Rafael, Tobias vai dizer a Sara, sua noiva, sobre os devidos ritos matrimoniais: "... porque somos filhos dos santos patriarcas, e não nos devemos casar como os pagãos que não conhecem a Deus." Tb 8,5
    Ele dá a Tobias as indicações de como proceder para a cura de seu pai, antecedida de uma ação de graças: "Tendo Tobias concordado com esse parecer, Rafael disse-lhe: 'Leva contigo o fel do peixe, porque vais precisar dele.' Tomou, pois, Tobias o fel e partiram. Ora, Rafael tinha dito a Tobias: 'Logo que entrares em tua casa, adorarás o Senhor Teu Deus e dá-Lhe-ás graças. Em seguida, irás beijar teu pai e imediatamente por-lhe-ás nos olhos o fel do peixe que tens contigo. Sabe que seus olhos instantaneamente se abrirão, e que teu pai verá a luz do céu. E vendo-te, ficará cheio de alegria.'" Tb 11,4.7-8
    Nosso Arcanjo deu outros preciosos conselhos espirituais: "Boa coisa é a oração acompanhada de jejum, e a esmola é preferível aos escondidos tesouros de ouro. Porque a esmola livra da morte: ela apaga os pecados e faz encontrar a Misericórdia e a Vida Eterna..." Tb 12,8-9
    Revelou-se, falando a Tobit, como aquele que leva as orações a Deus: "Quando tu oravas com lágrimas e enterravas os mortos, quando deixavas tua refeição e ias ocultar os mortos em tua casa durante o dia, para sepultá-los quando viesse a noite, eu apresentava tuas orações ao Senhor." Tb 12,12
    E deu mais este singular detalhe sobre os anjos: "Parecia-vos que eu comia e bebia convosco, mas meu alimento é um invisível manjar, e minha bebida não pode ser vista pelos homens." Tb 12,19
    Realmente poderoso, é ele que vai afastar e prender o Demônio que matava os homens com quem Sara desposava: "Nesse momento, o anjo Rafael tomou o Demônio e prendeu-o no deserto do Alto Egito." Tb 8,3
    Junto a São Miguel e São Gabriel, São Rafael Arcanjo, como ele mesmo se identifica perante Tobit, é um dos sete mais importantes anjos que estão diretamente ligados ao trono de Deus: "Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presença do Senhor." Tb 12,15

    São Miguel, São Gabriel e São Rafael Arcanjos, rogai por nós!