domingo, 3 de setembro de 2023

São Gregório Magno


    De rica família, chegou a ser prefeito de Roma, mas em 575, aos 35 anos, após ler os escritos de São Bento e tomar conhecimento de sua história, deixou tudo para tornar-se monge beneditino. Sua mãe, Santa Sílvia, e suas tias Tarsila e Emiliana, também Santas, desde cedo deram-lhe uma excelente formação religiosa e intelectual. Era fervorosamente piedoso. A morte de seu pai, ainda durante a juventude, vai marcar para sempre sua alma: percebeu que existia uma maior e mais urgente realidade a ser vivida.
    Nunca teve boa saúde. Chegou a alegar suas debilidades físicas quando tentou recusar a indicação para o papado.
    É o quarto Doutor da Igreja e um dos Padres Latinos, aqueles que colaboraram para formação da Filosofia Cristã, por isso chamada de Patrística, pela qual se atesta a evolução e a confirmação dos Dogmas da Igreja, e assim a Sagrada Tradição.
    Quando ainda era prefeito de Roma, monges beneditinos do mosteiro de Montecassino, primeiro da ordem, localizado a 130 quilômetros ao sul desta capital, procuraram-lhe pedindo abrigo, pois sofriam a invasão dos lombardos. São Gregório generosamente cedeu-lhes um palácio no Monte Célio, que era propriedade de sua família, onde eles acabaram fundando o Convento de Santo André, ao qual mais tarde agregariam também seu nome. Aí encontram-se seu oratório e seu trono papal, esculpido em mármore.


    Deu-se aí seu convívio com a ordem religiosa que fortemente tocaria seu coração cristão: a vida monástica encantou-o. Em seus escritos, afirmou que esse período havia sido o melhor de sua vida.
    Como se podia esperar, sua brilhante inteligência não passou despercebida. Logo foi enviado pelo Papa Pelágio II como Núncio Apostólico a Constantinopla, que àquela época já se havia tornado a sede do Império Romano, também chamado Império Romano do Oriente ou Bizantino. Ao retornar, foi eleito abade do próprio Convento de Santo André, pois sua caridade já era unanimidade entre os cristãos. Tanto que, morto o Papa, São Gregório foi prontamente aclamado para a Cátedra de São Pedro. Teve, porém, que ser convencido a aceitar, pois sua humildade realmente não lhe permitia. Em 590, quase um ano depois, finalmente assumiu o papado.


    Levando mesmo assim uma vida de monge, seu pontificado foi tão brilhante que lhe valeu o título de Magno. Além da notória modéstia, intensamente trabalhava: sedimentou várias doutrinas da Igreja; instituiu a obrigatoriedade do celibato clerical, que já havia sido decretado em Elvira (no ano de 302) e em Niceia (no ano de 323), mas seguia um tanto relativizado; empregou estritamente religiosos e consagrados nos serviços de administração da Igreja, dispensando todos leigos; fartamente escreveu, entre cartas e sermões, importantes comentários sobre a Bíblia; enviou a primeira missão para converter os ingleses, sob a liderança de São Agostinho de Cantuária, que foi muito bem sucedido; protegia os judeus na Itália dos ataques de radicais e hereges; selecionou e adaptou os conhecidos Cantos Gregorianos; fez a compilação quase definitiva dos sete pecados capitais (soberba, avareza, inveja, ira, luxúria, gula e preguiça); etc.


    Durante seu papado, o patriarca de Constantinopla declarou-se acima de todos bispos do mundo, e alimentou divisões que alguns séculos mais tarde culminariam no Grande Cisma da Igreja. São Gregório, por sua reconhecida e tocante simplicidade, adotou o título de Servo dos Servos de Deus, e, pela força dessa inspiração, foi imitado por todos seus sucessores.
    São Beda, o Venerável, chamava-o de 'Cônsul de Deus'.
    Aqui temos um pouco sua candente inspiração:

    "Assim como da fria pedra,
    talhada pelo martelo,
    saltam faíscas,
    da Divina Palavra,
    por inspiração do Espírito Santo,
    brota fogo."
    "A Bíblia é um espelho que reflete nossa mente. Nela vemos nossa face interior. Das Escrituras aprendemos nossas belezas e deformidades espirituais. E ali também descobrimos o progresso que estamos fazendo, e quão longe estamos da perfeição."
    "A Sagrada Escritura é colocada diante dos olhos de nossa mente como um espelho, para que dentro dela possamos ver nossa própria face."
    "A Bíblia é uma correnteza de água a fluir, onde o elefante pode nadar e o cordeiro anda sem perder o pé."
    "A Santa Igreja Universal ensina que não é possível verdadeiramente adorar a Deus exceto nela, e afirma que todos que dela estão fora não serão salvos."
    "A obediência é a única virtude que planta as outras virtudes no coração, e preserva-as depois de terem sido plantadas."

    "O que quer que alguém entenda do que ouve, deve apressar-se em colocar em prática o que ouviu."
    "Nós fazemos ídolos de nossos conceitos, mas a Sabedoria nasce do maravilhar-se."
    "Se a obra de Deus pudesse ser compreendida pela razão, deixaria de ser maravilhosa, e a fé não teria mérito se a razão fornecesse prova."

    "Todo aquele que estuda para chegar à iluminação, à contemplação do sagrado, deveria começar perguntando a si mesmo o quanto ama. Pois o amor é a força motriz da mente, que o tira do mundo e o inspira para o alto."
    "A grandeza da contemplação não pode ser dada a ninguém além daqueles que amam."
    "Quem quiser manter a fortaleza da contemplação, antes deve de tudo treinar no campo de ação."
    "Nós ascendemos às alturas da contemplação pelos passos da ação."
    "Tu não sobes uma montanha a trancos e barrancos, mas tomando-a aos poucos."
    "A prova do amor está nas obras. Onde o amor existe, ele realiza grandes obras. Mas quando ele deixa de agir, deixa de existir."
    "Se estamos, de fato, agora ocupados com boas ações, não devemos atribuir a nós mesmos a força com a qual estamos agindo. Não devemos contar conosco, porque mesmo que saibamos que tipo de pessoa somos hoje, não sabemos o que seremos amanhã."
    "Se a intenção é impura, a ação que se segue também será má, mesmo que pareça boa."
 
    "Aos olhos de Deus, o desejo tem o mesmo valor que a obra quando a execução desta não depende de nossa vontade."
    "Na verdade, a eficácia das boas obras está na perseverança."
    "Muitos ensinam o que adquiriram com o estudo, não com a conduta, e assim o que pregam com a palavra destroem com seu modo de vida."
    "Pois da mesma forma que uma palavra não considerada leva ao erro, o inoportuno silêncio deixa no erro aqueles a quem poderia instruir."
    "... a sabedoria deste mundo está em esconder as maquinações do coração, encobrir o sentido das palavras, mostrar como verdadeiro o que é falso, demonstrar ser errado aquilo que é verdadeiro."
    "Tudo que possuis esteja sob o domínio de vosso espírito, para que não fiqueis presos pelo amor às terrenas coisas, sendo por elas dominados."
    "Se não podeis deixar as coisas do mundo, delas fazei uso de tal modo que não vos prendam a ele, possuindo os bens terrenos sem deixar eles que vos possuam."
    "Mesmo tendo passado o tempo da perseguição, nossa Paz tem, ainda assim, seu martírio; porque, mesmo se já não metemos o pescoço debaixo do ferro, no entanto matamos com uma espada espiritual os desejos carnais de nossa alma."
    "Que ninguém diga, ao ver como outros deixam grandes bens: 'Gostaria de imitar aqueles que assim se desprendem do mundo, mas não tenho nada para deixar.' Deixais muito, meus irmãos, quando renunciais a mundanos desejos. Com efeito, nossos bens exteriores, mesmo sendo pequenos, são suficientes aos olhos do Senhor. Pois Ele vê o coração e não a fortuna. Ele não pesa o mercantil valor do sacrifício, mas a intenção daquele que o oferece. ... O Reino de Deus não tem preço, e, no entanto, para ti custa exatamente aquilo que tens. ... A Pedro e a André custou o abandono de uma barca e de umas redes; à viúva, duas pequenas moedas; a outro, um copo de água fresca. O Reino de Deus, como dissemos, custa aquilo que tens. Vedes, meus irmãos, como é fácil adquiri-lo e precioso possuí-lo?"
    "O que melhor define a lei de Cristo é a caridade, e praticamos de verdade esta caridade quando por amor toleramos o peso dos irmãos."
    "Quando damos aos pobres as indispensáveis coisas, com eles não praticamos grande e pessoal generosidade, mas devolvemo-lhes o que é deles. Cumprimos um dever de justiça, e não tanto um ato de caridade."
    "Cada qual suporta o próximo na medida que o ama."
    "Diante dos homens, é virtude suportar os inimigos, mas diante de Deus a virtude é amá-los."
    "Quanto mais abundam os ímpios, tanto mais com eles devemos sofrer com paciência. Pois na eira poucos são os grãos levados para os celeiros, mas altas são as pilhas de palha queimadas com fogo."
    "Nas construções, uma pedra está agarrada a outra; se não fosse assim, a construção cairia. Assim deve ser entre nós: devemos viver unidos uns aos outros, em família e na sociedade."
    "Há mais alegria no Céu por um pecador convertido que por uma justa pessoa que está firme. Um líder em batalha tem mais amor por um soldado que retorna depois de fugir, e corajosamente volta a perseguir o inimigo, que por alguém que nunca voltou, mas também nunca atuou bravamente. Um fazendeiro tem maior amor pela terra que proveitosamente produz, depois de ter limpado os espinhos, que por terras que nunca tiveram espinhos, mas que nunca produziram uma frutífera colheita."
    "Na verdade, existem três estados do convertido: o início, o meio e a perfeição. No começo, eles experimentam os encantos da doçura; no meio, as disputas de tentação; e no final, a plenitude da perfeição."
    "Fazer penitência é lamentar o mal que fizemos, e não fazer nenhum mal ao lamentar."
    "A aflição fortalece o vigor de nossa alma, enquanto a felicidade a enfraquece."
    "Tem confiança na compaixão de Nosso Criador. Reflete bem sobre o que tu fazes agora, e sempre tem presente as coisas que tu fizeste. Levanta teus olhos para a transbordante compaixão do Céu, e enquanto Ele espera por ti, aproxima-te em lágrimas de Nosso Misericordioso Juiz. Tendo em tua mente que Ele é o Justo Juiz, não considere como leve teus pecados; e também tendo em mente que Ele é compassivo, não te desesperes. O Deus-Homem dá confiança ao homem diante de Deus."
    "Tu que estás ferido, reconhece Teu Médico dentro de ti e mostra-Lhe as chagas de teus pecados. Que Ele ouça os gemidos de teu coração, Ele que conhece todos pensamentos secretos."
    "Se Jesus Cristo disse que há faltas que não serão perdoadas nem neste mundo nem no outro, é sinal de que há faltas que, sim, são perdoadas no outro mundo."
    "O clamor de Cristo fica sufocado em nós se a língua não proclama aquilo que o coração acredita. Para que esse clamor não fique sufocado em nós, é preciso que, na medida de suas possibilidades, cada um manifeste aos outros o mistério de sua nova vida."
    "O verdadeiro pastor das almas é puro em seu pensamento. Sabe aproximar-se de todos com verdadeira caridade. Eleva-se acima de todos pela contemplação de Deus."
    "O pastor deve sempre ser puro em pensamentos... nenhuma impureza deve poluir aquele que assumiu o ofício de enxugar as manchas no coração dos outros... pois a mão que limpa da sujeira deve estar limpa, para que ele próprio, acaso sórdido de lama, não se grude em tudo mais que toque."
    "Aquele que é requerido, pela necessidade de sua posição, de falar as mais elevadas coisas, é compelido pela mesma necessidade a dar exemplo das mais elevadas coisas."
    "Aja de tal maneira que sua humildade não seja fraqueza, nem sua autoridade seja severidade. A justiça deve ser acompanhada de humildade, humildade que possa tornar amável a justiça."
    "Tu não podes adquirir o dom da Paz, se por tua raiva destróis a Paz do Senhor."
    "As únicas e verdadeiras riquezas são aquelas que nos tornam ricos em virtude. Portanto, se tu queres ser rico e amado, ama as verdadeiras riquezas. Se tu aspiras às alturas da verdadeira honra, esforça-te para alcançar o Reino dos Céus. Se tu valorizas hierarquia e renome, apressa-te em ser inscrito na corte celestial dos anjos."
    "E aqui devemos observar-nos de perto, vendo que os banquetes dificilmente podem ser celebrados sem culpa, pois quase sempre o luxo acompanha o banquete; e quando o corpo é engolido no prazer de refrescar-se, o coração relaxa para vãs alegrias."
    "Enquanto o vício da glutonaria se apoderar de um homem, tudo o que ele fez valentemente é confiscado; e enquanto a barriga estiver incontida, toda virtude será rompida."
    "Agora, se o uso de finas e preciosas vestes não fosse uma falta, a Palavra de Deus nunca teria expressado isso com tanto cuidado. Pois ninguém procura caras roupas, exceto por vanglória, para que possa parecer mais honroso que outros; pois ninguém deseja ser vestido com tal, onde não pode ser visto pelos outros."
    "A mente humana é propensa ao orgulho mesmo quando não é sustentada pelo poder. Quanto mais se exalta, então, quando tem esse apoio."
    "A ignorância é um perigoso e espiritual veneno, que com cautela todo homem devem evitar."
    "O universo não é rico o suficiente para comprar o voto de um homem honesto."


    Morreu aos 64 anos, e já no seu funeral era aclamado Santo pelo povo.
    A Igreja de Vallicella, em Roma, onde está a sepultura de São Felipe Neri, foi erguida em homenagem a Nossa Senhora e a este nosso Santo.



    Mais que justa homenagem, suas relíquias são veneradas na Basílica de São Pedro, num altar que leva seu nome.



    São Gregório Magno, rogai por nós!