domingo, 16 de abril de 2023

Aparição de Jesus na Polônia


    Extratos do 'Diário de Santa Faustina':


    (Plock, Polônia) "1931, dia 22 de fevereiro.
  
    À noite, quando me encontrava em minha cela, vi Nosso Senhor vestido de branco. Uma das mãos erguida para a bênção, e a outra tocava-Lhe a túnica, sobre o peito. Da túnica entreaberta sobre o peito saíam dois grandes raios, um vermelho e outro pálido. Em silêncio, eu contemplava o Senhor; minha alma estava cheia de temor, mas também de grande alegria.
    Logo depois, Jesus disse-me: 'Pinta uma Imagem de acordo com o modelo que estás vendo, com a inserção: Jesus, eu confio em Vós.'" (Diário, 47)
    "Prometo que a alma que venerar esta Imagem não perecerá. Também prometo, já aqui na Terra, a vitória sobre os inimigos e, especialmente, na hora da morte. Eu mesmo defendê-la-ei com Minha própria Glória." (Diário, 48)
     "Eu desejo que haja a Festa da Misericórdia. Quero que essa Imagem, que pintarás com o pincel, seja solenemente benta no primeiro domingo depois da Páscoa, e esse domingo deve ser a Festa da Misericórdia." (Diário, 49)
    "Neste dia, estão abertas as entranhas de Minha Misericórdia. Derramo todo um mar de Graças sobre as almas que se aproximam da fonte de Minha Misericórdia. A alma que se confessar e comungar, alcançará o perdão de penas e culpas. Neste dia, estão abertas todas divinas comportas pelas quais fluem as Graças. Que nenhuma alma tenha medo de aproximar-se de Mim, ainda que seus pecados sejam como escarlate." (Diário, 699)
    "Desejo que os Sacerdotes anunciem essa Minha grande Misericórdia para com as almas pecadoras." (Diário, 50)

    Porém, como Santa Faustina não conseguia pintá-la, e achava impossível descrevê-la para que alguém a pintasse, tentou conseguir de seu confessor que fosse dispensada dessa obrigação, mas não lhe foi concedido. E assim, outro dia Jesus apareceu-lhe e disse: "Fique sabendo que, se negligenciares a tarefa da pintura dessa Imagem e de toda obra da Misericórdia, serás responsável por um grande número de almas no Dia do Julgamento." (Diário, 154)
    Como também não conseguia encontrar um pintor que tão bem representasse estas aparições, dias mais tarde, chorando, ela rezou a Jesus: "'Quem vos pintará tão belo como sois?' Então ouvi estas palavras: 'O valor da Imagem não está na beleza da tinta nem na habilidade do pintor, mas em Minha Graça.'" (Diário, 313)
    "Por meio dessa Imagem concederei muitas Graças às almas. Que toda alma tenha, por isso, acesso a ela." (Diário, 570)


     "Os dois raios representam o Sangue e a Água: o raio pálido significa a Água que justifica as almas; o raio vermelho significa o Sangue que é a vida das almas. Ambos os raios jorraram das entranhas de Minha Misericórdia, quando Meu agonizante Coração foi aberto na Cruz pela lança (...). Feliz aquele que viver à Sua sombra, porque não será atingido pelo braço da justiça de Deus." (Diário, 299)


    "O Meu olhar, nesta Imagem, é o mesmo que Eu tinha na Cruz." (Diário, 326)
    "DESEJO QUE O MUNDO TODO CONHEÇA MINHA MISERICÓRDIA!" (Diário, 687)
    "As Graças de Minha Misericórdia colhem-se com o único vaso, que é a confiança. Quanto mais a alma confiar, tanto mais receberá. Grande consolo dão-Me as almas de ilimitada confiança, porque, em almas assim derramo todos tesouros de Minhas Graças. Alegro-Me por pedirem muito, porque Meu desejo é dar muito, muito mesmo. Fico triste, entretanto, quando as almas pedem pouco, quando estreitam seus corações." (Diário, 1578)
    "... existem almas, que vivem no mundo, que sinceramente Me amam; permaneço com prazer em seus corações, mas não são muitas. Nos conventos também existem almas que enchem de alegria Meu Coração. Nelas estão gravadas Minhas Feições (...) mas seu número é muito pequeno. Elas são a defesa contra a justiça do Pai Celestial, e alcançam a Misericórdia para o mundo. O amor e o sacrifício dessas almas sustentam a existência do mundo." (Diário, 367)
     "Todas almas que louvarem Minha Misericórdia e divulgarem sua veneração, estimulando outras almas à confiança em Minha Misericórdia, essas almas na hora da morte não sentirão pavor." (Diário, 1540)
    "Aos Sacerdotes que proclamarem e glorificarem Minha Misericórdia darei um extraordinário poder e ungirei suas palavras, e tocarei o coração daqueles a quem eles falarem." (Diário, 1521)
    Jesus disse de que se tratava a missão que era confiada a esta Santa Faustina: "Prepararás o mundo para Minha última vinda." (Diário, 429)
    E Nossa Senhora deu detalhes: "Eu dei o Salvador ao mundo e, quanto a ti, deves falar ao mundo de Sua grande Misericórdia, preparando-o para Sua segunda vinda, quando virá não como Misericordioso Salvador, mas como Justo Juiz. Oh, quão terrível será este dia! Está decidido o dia da justiça, o dia da ira de Deus; os próprios anjos tremem diante dele. Fala às almas dessa grande Misericórdia, enquanto é tempo de compaixão." (Diário, 635)
    Em 1933, Santa Faustina teve uma impressionante visão de Deus Pai. Ela escreveu: "... vi uma grande claridade e nela Deus Pai. Entre essa claridade e a Terra, vi Jesus pregado na Cruz e de tal maneira que Deus Pai, querendo olhar para a Terra - tinha que olhar através das Chagas de Jesus. E compreendi que por Jesus Ele abençoa a Terra." (Diário, 60)

A HORA DA DIVINA MISERICÓRDIA

    Jesus disse à Santa Faustina: "Às três horas da tarde implora à Minha Misericórdia, especialmente pelos pecadores, e, ao menos por um breve tempo, reflete sobre Minha Paixão, especialmente sobre o abandono em que Me encontrei no momento da agonia. Esta é a hora de Grande Misericórdia para o mundo inteiro. Permitirei que penetres em Minha mortal tristeza. Nessa hora, nada negarei à alma que Me pedir em nome de Minha Paixão." (Diário, 1320)
    "Lembro-te, Minha filha, que todas vezes que ouvires o bater do relógio, às três horas da tarde, deves mergulhar toda em Minha Misericórdia, adorando-a e glorificando-a. Invoca Sua onipotência em favor do mundo inteiro e especialmente dos pobres pecadores, porque nesse momento ela está largamente aberta para cada alma. Nessa hora, conseguirás tudo para ti e para os outros. Naquela hora, o mundo inteiro recebeu uma grande Graça: a Misericórdia venceu a Justiça. Nessa hora procura rezar a Via-Sacra, à medida que te permitirem teus deveres, e se não puderes rezar a Via-Sacra, ao menos por um momento entra na capela e adora a Meu Coração, que está cheio de Misericórdia no Santíssimo Sacramento. Se não puderes ir à capela, recolhe-te em oração onde estiveres, ainda que seja por um breve momento. Exijo honra à Minha Misericórdia de toda criatura, mas de ti em primeiro lugar, porque mais profundamente te dei a conhecer esse mistério." (Diário, 1572)
    São três as condições, portanto, para essa devoção à Hora da Misericórdia:
    - a oração deve ser dirigida a Jesus;
    - deve ter lugar às três horas da tarde; e,
    - deve apelar ao valor e aos méritos da Paixão do Senhor.

O TERÇO DA MISERICÓRDIA

    Sobre uma visão em 13 de setembro de 1935, Santa Faustina escreve: "À noite, quando me encontrava em minha cela, vi o anjo executor da ira de Deus. (...) Quando vi esse sinal da ira de Deus que deveria atingir a terra... Comecei, então, a suplicar a Deus pelo mundo, com palavras ouvidas interiormente." (Diário, 474)
    "Quando eu assim rezava, vi a impossibilidade do anjo em poder executar aquele justo castigo, merecido por causa dos pecados." (Diário, 475)
    No dia seguinte, uma voz interior ensinou-lhe esta oração nas contas do rosário:
    "Primeiro dirás o 'Pai Nosso', a 'Ave Maria' e o 'Credo'. Depois, nas contas do Pai-Nosso, dirás as seguintes palavras: 'Eterno Pai, eu ofereço-Vos o Corpo e o Sangue, a Alma e a Divindade de Vosso Diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e do mundo inteiro.'
    Nas contas da Ave-Maria rezarás as seguintes palavras: 'Pela Sua dolorosa Paixão, tende Misericórdia de nós e do mundo inteiro.'
    No fim, rezarás três vezes estas palavras: 'Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro.'(Diário, 476)
    Tempos mais tarde, Santa Faustina ouviu estas palavras: "Recita sem cessar esse Terço que te ensinei. Todo aquele que o recitar, alcançará grande Misericórdia na hora de sua morte. Os Sacerdotes recomendá-lo-ão aos pecadores como a última tábua de Salvação. Ainda que o pecador seja o mais empedernido, se recitar esse Terço uma só vez, alcançará a Graça de Minha infinita Misericórdia." (Diário, 687)
    É promessa do Senhor: "As almas que recitarem esse Terço serão envolvidas por Minha Misericórdia durante sua vida, e de particular modo na hora da morte." (Diário, 754)
    Jesus disse: "Oh, que grandes Graças concederei às almas que recitarem esse Terço. As entranhas de Minha Misericórdia comovem-se por aqueles que recitam este Terço. Anota estas palavras, Minha filha, fala ao mundo de Minha Misericórdia, que toda humanidade conheça Minha Insondável Misericórdia. Este é o sinal para os últimos tempos, depois dele virá o Dia da Justiça. Enquanto é tempo, recorram à fonte de Minha Misericórdia, tirem proveito do Sangue e da Água que jorraram para eles." (Diário, 848)
    Também disse-lhe: "Minha filha, agrada-Me a linguagem de teu coração; pela recitação desse Terço aproximas a humanidade de Mim." (Diário, 929)
    E completou: "Pela recitação desse Terço, agrada-Me dar tudo que Me pedem. Quando o recitarem os empedernidos pecadores, encherei suas almas de Paz, e a hora da morte deles será feliz. Escreve isto às atribuladas almas: Quando a alma vê e reconhece a gravidade de seus pecados, quando se desvenda diante de seus olhos todo abismo da miséria em que mergulhou, que não desespere, mas com confiança lance-se nos braços de Minha Misericórdia, como uma criança nos braços da querida mãe. Estas almas têm sobre Meu Misericordioso Coração um direito de precedência. Dize que nenhuma alma que tenha recorrido a Minha Misericórdia decepcionou-se nem experimentou vexame... Quando rezarem este Terço junto aos agonizantes, Eu colocar-Me-ei entre o Pai e a agonizante alma, não como justo Juiz, mas como Misericordioso Salvador." (Diário, 1541)
    Noutra ocasião, veio pedir-lhe: "Minha filha, ajuda-Me a salvar um agonizante pecador; reza por ele o Terço que te ensinei." (Diário, 1565)

A FESTA DA MISERICÓRDIA

    Como vimos, Jesus expressou esse pedido à Santa Faustina: "Desejo que o primeiro domingo depois da Páscoa seja a Festa da Misericórdia." (Diário, 299)
    "Minha filha, diz que a Festa da Misericórdia brotou de Minhas entranhas para o consolo do mundo inteiro." (Diário, 1517)
    "Desejo conceder indulgência plenária às almas que se confessarem e receberem a Santa Comunhão na Festa da Misericórdia." (Diário, 1109)
    "... que aquele que nesse dia se aproximar da Fonte da Vida alcançará o total perdão das culpas e das penas. A humanidade não encontrará Paz enquanto não se voltar com confiança para Minha Misericórdia." (Diário, 300)
    "Nenhuma alma terá justificação enquanto não se dirigir com confiança à Minha Misericórdia. E é por isso que o primeiro domingo depois da Páscoa deve ser a Festa da Misericórdia. Nesse dia, os Sacerdotes devem falar às almas de Minha grande e insondável Misericórdia." (Diário, 570)
    "As almas perdem-se, apesar de Minha amarga Paixão. Estou dando-lhes a última tábua de Salvação, isto é, a Festa de Minha Misericórdia. Se não venerarem Minha Misericórdia, perecerão por toda eternidade." (Diário, 965)

APÊNDICE

    Para que tenhamos uma ideia da seriedade e da importância das imagens, indubitavelmente um excelente meio usado por Deus para comunicar-nos Seu amor, como, aliás, bem revelou Jesus nesta aparição, é possível comparar como Seu rosto do quadro descrito por Santa Faustina perfeitamente encaixa-se nas proporções do rosto do Santo Síndone de Turim (vulgarmente conhecido como o Santo Sudário).
    Ademais, foram minuciosos exames feitos no Santo Síndone que nos revelaram uma pequena e vertical cicatriz abaixo do olho esquerdo de Jesus, o que justificaria Seu olho ligeiramente 'caído' retratado em Sua mais antiga imagem de que ainda se dispõe, o Pantocrator.


    "Pela Sua dolorosa Paixão, tende Misericórdia de nós e do mundo inteiro."