segunda-feira, 18 de setembro de 2023

O Fim dos Tempos


A DEFINITIVA VOLTA DE JESUS

    Em clara resposta aos Apóstolos, Jesus disse que não saberíamos quando se dará Sua Volta: "Assim reunidos, eles interrogaram-nO: 'Senhor, é porventura agora que ides instaurar o Reino de Israel?' Respondeu-lhes Ele: 'Não vos pertence saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou em Seu poder.'" At 1,6-7
    E São Paulo, àquele tempo, negou que a Parusia estivesse prestes a acontecer: "No que diz respeito à Vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo e nossa reunião com Ele, rogamo-vos, irmãos, não vos deixeis facilmente perturbar o espírito e alarmar-vos, nem por alguma pretensa revelação nem por palavra ou carta tidas como procedentes de nós, e que vos afirmassem estar iminente o Dia do Senhor." 2 Ts 2,1-2
    São Pedro explica: "Mas há uma coisa, caríssimos, de que não deveis esquecer-vos: um dia diante do Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não retarda o cumprimento de sua promessa, como alguns pensam, mas usa da paciência para convosco. Não quer que alguém pereça. Ao contrário, quer que todos se arrependam." 2 Pd 3,8-9
   Contudo, Nosso Salvador deu alguns detalhes desse porvir. Falou que seria depois de uma Grande Tribulação: "Naqueles dias, depois dessa tribulação, o sol escurecer-se-á, a lua não dará seu resplendor. Cairão os astros do céu e as forças que estão no céu serão abaladas. Então verão o Filho do Homem voltar sobre as nuvens com grande poder e Glória. Ele enviará os anjos e reunirá seus escolhidos dos quatro ventos, desde a extremidade da terra até a extremidade do céu." Mc 13,24-27
    Realmente serão difíceis tempos, ainda segundo Ele: "Porque naqueles dias haverá tribulações tais como não houve, desde o princípio do mundo que Deus criou até agora, nem jamais haverá. Se o Senhor não abreviasse aqueles dias, ninguém se salvaria. Mas Ele abreviou-os em atenção aos eleitos que escolheu." Mc 13,19-20
    Tempos tão difíceis que Sua Volta estará evidente: "Assim também quando virdes acontecer estas coisas, sabei que o Filho do Homem está próximo, às portas." Mc 13,29
    Grandes convulsões, pois, ou verdadeiramente enormes, apenas representam os primeiros de pesarosos sinais: "Quando ouvirdes falar de guerras e de rumores de guerra, não temais. Porque é necessário que estas coisas aconteçam, mas ainda não será o fim. Levantar-se-ão nação contra nação e reino contra reino. E haverá terremotos em diversos lugares, e fome. Isto será o princípio das dores." Mc 13,7-8
    Antes, porém, Sua Palavra será devidamente anunciada: "Este Evangelho do Reino será pregado pelo mundo inteiro para servir de testemunho a todas nações, e então chegará o fim." Mt 24,14
    E Ele realmente referia-Se ao fim de tudo, pois assim falou ao prometer permanecer em Comunhão com a Igreja: "Eis que convosco estou todos dias, até o fim do mundo.'" Mt 28,20b
    Dizia, no entanto, de outra condição de presença: "... já não tornarei a beber do fruto da videira, até que venha o Reino de Deus.'" Lc 22,18b
    Pregando a Ressurreição de Cristo e o Arrependimento em Atenas, no Areópago, São Paulo advertia: "Deus, porém, não levando em conta os tempos da ignorância, agora convida todos homens de todos lugares a arrependerem-se, porquanto fixou o dia em que com justiça há de julgar o mundo, pelo Ministério de um Homem que para isso destinou. Como garantia disso, a todos deu o fato de tê-Lo ressuscitado dentre os mortos." At 17,30-31
    E disse aos tessalonicenses que a Parusia faria justiça: "Com os mensageiros de Seu poder, Ele descerá do Céu por entre chamas de fogo, para fazer justiça àqueles que não reconhecem a Deus e aos que não obedecem ao Evangelho de Nosso Senhor Jesus. Como castigo, eles sofrerão a eterna perdição, longe da face do Senhor e de Sua Suprema Glória. Naquele dia, Ele virá e será a Glória de Seus Santos e a admiração de todos fiéis, e também vossa, porque crestes no testemunho que vos demos." 2 Ts 1,7b-10
    Pedia perseverança, portanto, como escreveu a São Timóteo: "... recomendo-te que sem mácula e irrepreensível guardes o Mandamento até a Aparição de Nosso Senhor Jesus Cristo, a qual a seu tempo será realizada pelo Bem-Aventurado e Único Soberano, Rei dos reis e Senhor dos senhores, o Único que possui a imortalidade e habita em inacessível Luz, a Quem nenhum homem viu, nem pode ver. A Ele, honra e eterno poder! Amém." 1 Tm 6,14-16
    E São Pedro garante que a é nossa grande proteção até lá: "Bendito seja Deus, o Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo! Em Sua grande Misericórdia, Ele fez-nos renascer pela Ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma viva esperança, para uma incorruptível, incontaminável e imarcescível herança, reservada para vós nos Céus. Para vós que sois guardados pelo poder de Deus, por causa da vossa fé, para a Salvação que está pronta para manifestar-se nos Últimos Tempos." 1 Pd 1,3-5
    Ou simplesmente até nosso Juízo Particular, que se dá logo após a morte como os seguidores da tradição de São Paulo atestaram: "Como está determinado que os homens morram uma só vez, e logo em seguida vem o Juízo..." Hb 9,27
    Sem dúvida, Jesus avisou aos judeus de Sua presença tanto no Juízo Particular como no Final: "Disse-Lhe o sumo sacerdote: 'Por Deus vivo, conjuro-te que nos digas se és o Cristo, o Filho de Deus?' Jesus respondeu: 'Sim. Além disso, Eu declaro-vos que doravante vereis o Filho do Homem sentado à direita do Todo-poderoso, e voltar sobre as nuvens do Céu." Mt 26,63b-64
    E claramente distinguiu o Juízo Final: "Quando o Filho do Homem voltar em Sua Glória e com Ele todos anjos, sentar-Se-á em Seu glorioso trono. Todas nações reunir-se-ão diante d'Ele e Ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. Colocará as ovelhas à Sua direita e os cabritos à Sua esquerda. Então o Rei dirá aos que estão à direita: 'Vinde, benditos de Meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo.'" Mt 25,31-34
    É então que se dará a Ressurreição da Carne, como Ele disse: "Aqueles que praticaram o bem irão para a Ressurreição da Vida, e aqueles que praticaram o mal ressuscitarão para serem condenados." Jo 5,29
    Isso já estava previsto desde o livro do Profeta Daniel: "Muitos daqueles que dormem no pó da terra despertarão, uns para uma Vida Eterna, outros para a ignomínia, a eterna infâmia." Dn 12,2
    E Jesus explicou sobre essa nova condição na parábola do joio e do trigo: "A colheita é o fim do mundo. Os ceifadores são os anjos. E assim como se recolhe o joio para jogá-lo no fogo, assim será no fim do mundo. O Filho do Homem enviará Seus anjos, que de Seu Reino retirarão todos escândalos e todos que fazem o mal, e lançá-los-ão na ardente fornalha, onde haverá choro e ranger de dentes. Então, no Reino de Seu Pai, os justos resplandecerão como o sol. Aquele que tem ouvidos, ouça." Mt 13,39b-43
    São Pedro acrescenta mais um detalhe: o Juízo Final começará pelos membros Igreja! E pondera: "Porque vem o momento em que se começará o Julgamento pela Casa de Deus. Ora, se Ele começa por nós, qual será a sorte daqueles que são infiéis ao Evangelho de Deus?" 1 Pd 4,17
    E falando dos pervertidos, também deixa claro que nem todos estarão mortos ao Último Dia: "Eles darão conta Àquele que está pronto para julgar os vivos e os mortos." 1 Pd 4,5
    Bem como São Paulo, ao estimular São Timóteo a pregar: "Eu conjuro-te em presença de Deus e de Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, por Sua Aparição e por Seu Reino..." 2 Tm 4,1
    Seus seguidores disseram: "... assim uma só vez Cristo ofereceu-Se para sobre Si tomar os pecados da multidão, e aparecerá uma segunda vez, não porém em razão do pecado, mas para trazer a Salvação àqueles que O esperam." Hb 9,28
    Resumidamente, em debate com Nicodemos, Jesus adiantou de que trata o Juízo: "Ora, este é o Julgamento: a Luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas que a Luz, pois suas obras eram más." Jo 3,19
    E quando percebeu que era chegada Sua hora, sentenciou: "Agora é o Juízo deste mundo! Agora será lançado fora o príncipe deste mundo!" Jo 12,31
    São Pedro atesta: "Pois se Deus não poupou os anjos que pecaram, mas precipitou-os nos tenebrosos abismos do inferno, onde os reserva para o Julgamento...." 2 Pd 2,4
    E dizendo da missão do Santo Espírito perante o mundo, Jesus afirmou: "Ele convencê-Lo-á a respeito do Juízo, que consiste em que o príncipe deste mundo já está julgado e condenado." Jo 16,11
    No livro do Apocalipse, de fato, a hora do Juízo é anunciada pouco antes do Nascimento do Cristo: "Os vinte e quatro Anciãos, que se assentam em seus tronos diante de Deus, prostraram-se de rosto em terra e adoraram a Deus, dizendo: 'Graças damo-Te, Senhor, Deus Dominador, que és e que eras, porque assumiste a plenitude de Teu poder real. Irritaram-se os pagãos, mas eis que sobreveio Tua ira e o tempo de julgar os mortos, de dar a recompensa a Teus servos, aos Profetas, aos Santos, aos que temem Teu Nome, pequenos e grandes, e de exterminar os que corromperam a terra. Em seguida apareceu um grande sinal no Céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas. Ela deu à luz um Filho, um Menino, Aquele que deve reger todas nações pagãs com cetro de ferro." Ap 11,16-18;12,1.5a
    Daniel tinha visto algo semelhante: "Continuei a olhar, até o momento em que foram colocados os tronos e um Ancião chegou e sentou-Se. Saído de diante d'Ele, corria um rio de fogo. Milhares e milhares serviam-nO, dezenas de milhares assistiam-nO! O tribunal deu audiência e os livros foram abertos. Sempre olhando a noturna visão, vi um Ser, semelhante ao Filho do Homem, vir sobre as nuvens do Céu: dirigiu-Se para o lado do Ancião, diante de Quem foi conduzido. A Ele foram dados império, Glória e realeza, e todos povos, todas nações e todas línguas serviram-nO. Seu domínio será eterno, nunca cessará, e Seu Reino jamais será destruído." Dn 7,9a.10.13-14
    Jesus disse, porém, que não acusaria ninguém: "Não julgueis que hei de acusar-vos diante do Pai. Há quem vos acusa: Moisés, no qual colocais vossa esperança." Jo 5,45
    Nem condenaria: "Se alguém ouve Minhas Palavras e não as guarda, Eu não o condenarei, porque não vim para condenar o mundo, mas para salvá-lo. Quem Me despreza e não recebe Minhas Palavras, tem quem o julgue: a Palavra que anunciei julgá-lo-á no Último Dia." Jo 12,47-48
    E já havia dito, após curar o paralítico na piscina de Betesda: "Em Verdade, em Verdade, digo-vos: quem ouve Minha Palavra e crê n'Aquele que Me enviou, tem a Vida Eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a Vida." Jo 5,24
    Eis que São Paulo exalta, pois, a Graça alcançada pela Confissão. Contudo, não desanima diante de possíveis castigos ou mesmo do Purgatório: "Se nos examinássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas, sendo julgados pelo Senhor, Ele castiga-nos para não sermos condenados com o mundo." 1 Cor 11,31-32
    Porque o próprio Jesus alertou para castigos, maiores e menores, que são diferentes dos do inferno: "O servo que, apesar de conhecer a vontade de Seu Senhor, nada preparou e desobedeceu-Lhe, será açoitado com numerosos golpes. Mas aquele que, ignorando a vontade de Seu Senhor, fizer coisas repreensíveis será açoitado com poucos golpes. Porque, a quem muito se deu, muito se exigirá. Quanto mais se confiar a alguém, mais dele há de exigir-se." Lc 12,47-48
    E referindo-se a judeus e não judeus perante o Antigo Testamento, o Último Apóstolo dizia: "Todos que sem a Lei pecaram, sem aplicação da Lei perecerão. E quantos pecaram sob o regime da Lei, pela Lei serão julgados." Rm 2,12
    Ele oportunamente pergunta: "Ou Deus só o é dos judeus? Não é também Deus dos pagãos? Sim, Ele também o é dos pagãos." Rm 3,29


O JUÍZO FINAL

    Contudo, se não acusa nem condena, Jesus não abriu mão de julgar: "Assim o Pai também não julga ninguém, mas entregou todo Julgamento ao Filho." Jo 5,22
    E disse que teria companhia nessa tarefa: "Respondeu Jesus: 'Em Verdade, declaro-vos: no Dia da Renovação do mundo, quando o Filho do Homem estiver sentado no trono da Glória, vós, que Me haveis seguido, estareis sentados em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel.'" Mt 19,28
    Também o disse noutra ocasião, ao falar do Eterno Banquete: "Eu, pois, disponho do Reino a vosso favor, assim como Meu Pai o dispôs a Meu favor, para que comais e bebais à Minha mesa em Meu Reino e sentei-vos em tronos, para julgar as doze tribos de Israel." Lc 22,29-30
    E disse mais, perante escribas e fariseus: "No Dia do Juízo, os ninivitas levantar-se-ão contra esta raça e condená-la-ão, porque fizeram penitência à voz de Jonas." Mt 12,41
    Ora, assim foi a visão dos Santos no Céu, que São João Evangelista teve: "Também vi tronos, sobre os quais se assentaram aqueles que receberam o poder de julgar: eram as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da Palavra de Deus, e todos aqueles que não tinham adorado a Fera nem sua imagem, que não tinham recebido seu sinal na fronte nem nas mãos. Eles viveram uma Nova Vida, e com Cristo reinaram por mil anos. Feliz e Santo é aquele que toma parte na primeira ressurreição! Sobre eles a segunda morte não tem poder, mas serão Sacerdotes de Deus e de Cristo: com Ele reinarão durante os mil anos." Ap 20,4.6
    Ora, São Paulo já dizia: "Mas o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, pois para ele são loucuras. O homem espiritual, ao contrário, julga todas coisas e não é julgado por ninguém." 1 Cor 2,14a.15
    E instava e reclamava dos coríntios: "Pois que tenho eu de julgar os que estão fora? Não são os de dentro que deveis julgar? Os de fora é Deus Quem os julgará... Tirai o perverso de vosso meio. Não sabeis que os Santos julgarão o mundo? E se o mundo há de ser julgado por vós, seríeis indignos de julgar os processos de mínima importância? Não sabeis que julgaremos os anjos? Quanto mais as pequenas questões desta vida! No entanto, quando tendes contendas desse gênero, para juízes escolheis pessoas cuja opinião é tida em nada pela Igreja." 1 Cor 5,12-13;6,2-4
    Até deu detalhes sobre o Juízo Final, em carta a São Timóteo: "Os pecados dos homens às vezes são conhecidos já antes de levados a Juízo. Outras vezes, sê-lo-ão depois. Da mesma forma, as boas obras: ou já são manifestas ou não poderão permanecer ocultas." 1 Tm 5,24-25
    Realmente afirmava que tudo seria posto às claras: "Isso claramente aparecerá no Dia em que, segundo meu Evangelho, Deus julgar as secretas ações dos homens, por Jesus Cristo." Rm 2,16
    Pois Jesus mesmo havia dito: "Porque não há nada oculto que não venha a descobrir-se, e nada há escondido que não venha a ser conhecido." Lc 12,2
    Quanto ao Julgamento em si, a São João Evangelista foi dado antever: "Vi os mortos, grandes e pequenos, de pé, diante do trono. Abriram-se livros, e ainda outro livro, que é o livro da Vida. E os mortos foram julgados conforme o que estava escrito nesse livro, segundo suas obras. E quem não foi encontrado inscrito no livro da Vida foi lançado ao fogo." Ap 20,12.15
    A São Paulo foi revelado o exato momento da Ressurreição da carne: "Eis o que vos declaramos, conforme a Palavra do Senhor: por ocasião da Vinda do Senhor, nós que ainda estivermos vivos não precederemos os mortos. Quando for dado o sinal, à voz do Arcanjo e ao som da trombeta de Deus, o mesmo Senhor descerá do Céu e os que morreram em Cristo ressurgirão primeiro. Depois nós, os vivos, os que ainda estamos na terra, com eles seremos juntamente arrebatados sobre nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim para sempre estaremos com o Senhor." 1 Ts 4,15-17
    E para referir-se ao corpo glorioso, ele falou em transformação: "Eis que vos revelo um mistério: nem todos morreremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta, porque a trombeta soará. Os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. É necessário que este corpo corruptível se revista de incorruptibilidade, e que este corpo mortal se revista de imortalidade. ... então se cumprirá a palavra da Escritura: 'A morte foi tragada pela Vitória (Is 25,8).'" 1 Cor 15,51-54b.55a
    Eis que São Tiago Menor adverte: "Haverá Juízo sem Misericórdia para aquele que não usou de Misericórdia." Tg 2,13a
    O Amado Discípulo, entretanto, exorta: "Nisto o amor é perfeito em nós: que tenhamos confiança no Dia do Julgamento, pois, como Ele é, nós também o somos neste mundo." 1 Jo 4,17


O FIM DOS TEMPOS

    A Volta de Jesus, de fato, representará o fim da Criação como a conhecemos, pois veremos uma Recriação: novo céu e nova terra. São Pedro diz: "Entretanto, virá o Dia do Senhor como ladrão. Naquele dia, os céus passarão com ruído, os elementos abrasados dissolver-se-ão e a terra será consumida com todas obras que ela contém. Uma vez que todas estas coisas hão de desagregar-se, considerai qual deve ser a santidade de vossa vida e de vossa piedade, enquanto esperais e apressais o Dia de Deus...!" 2 Pd 3,10-12a
    São João Evangelista viu a Recriação: "Vi, então, um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra desapareceram e o mar já não existia." Ap 21,1
    E ouviu: "Então Aquele que está assentado no trono disse: 'Eis que Eu renovo todas coisas.'" Ap 21,5a
    Essa promessa foi feita por Deus através do Profeta Isaías: "Pois Eu vou criar novos céus e uma nova terra. O passado já não será lembrado, já não volverá ao espírito, mas será experimentada a eterna alegria e felicidade daquilo que vou criar. Porque vou criar uma Jerusalém destinada à alegria, e seu povo, ao júbilo..." Is 65,17-18
    Falava inclusive do pequeno resto após o Apocalipse: "Eis que o Senhor devasta a terra e torna-a deserta, transtorna sua face e dispersa seus habitantes. Isso acontece ao sacerdote como ao leigo, ao senhor como ao escravo, à senhora como à serva, ao vendedor como ao comprador, ao que empresta como ao que toma emprestado, ao credor como ao devedor. A terra será totalmente devastada, inteiramente pilhada, porque o Senhor assim decidiu. A terra está na desolação, murcha; o mundo definha e esmorece, e os chefes do povo estão aterrados. A terra foi profanada por seus habitantes, porque transgrediram as leis, violaram as regras e romperam a Eterna Aliança. Por isso, a maldição devora a terra e seus habitantes expiam suas penas; os habitantes da terra são consumidos, um pequeno número de homens sobrevive." Is 24,1-7
    E o Eclesiástico disse das visões do Profeta Isaías: "Por uma poderosa inspiração, ele viu o fim dos tempos, e consolou aqueles que choravam em Sião. Ele anunciou o futuro até a eternidade, assim como as coisas ocultas antes que se cumprissem." Eclo 48,27-28
    São Pedro não tem dúvida: "Mas os céus e a terra que agora existem são guardados pela mesma Divina Palavra e reservados para o fogo no Dia do Juízo e da perdição dos ímpios." 2 Pd 3,7
    Nem os seguidores de São Paulo, ao referirem-se a Jesus: "Esplendor da Glória de Deus e imagem de Seu Ser, Ele sustenta o Universo com o poder de Sua Palavra." Hb 1,3a
    E assim Jesus explicou a Ressurreição da carne, falando de Si em terceira pessoa: "Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos que se acham nos sepulcros sairão deles ao som de Sua voz." Jo 5,28
    Com efeito, Ele disse que a Parusia será evidente para todo planeta: "Porque, como o relâmpago parte do Oriente e ilumina até o Ocidente, assim será a volta do Filho do Homem." Mt 24,27
    E assegurou: "Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Começo e o Fim." Ap 22,13
    Segundo o 'Homem vestido de linho', como o Profeta Daniel viu, ela será: "... no momento em que a força do santo povo for inteiramente esmagada, que todas estas coisas se cumprirão." Dn 12,7b
    Será, portanto, uma vitória exclusivamente de Deus: "'Eis!', disse, 'Vou revelar-te o que acontecerá nos Últimos Tempos da cólera, porque isso diz respeito ao tempo final. No fim do reinado deles, quando a medida dos infiéis estiver cheia, surgirá um rei cheio de crueldade e fingimento. Seu poder aumentará, nunca porém por si mesmo. Fará monstruosas devastações, terá êxito em suas empresas, exterminará os poderosos e o povo dos Santos. Graças à sua habilidade, fará triunfar sua perfídia, seu coração inchar-se-á de orgulho. Mandará matar muita gente que não espera por isso, levantar-se-á contra o Príncipe dos Príncipes, mas será aniquilado sem a intervenção de mão humana.'" Dn 8,19.23-25
    Esta profecia encaixa-se com os registros de São João Evangelista no livro do Apocalipse: "Os demais (reis, generais e poderosos) foram mortos pelo Cavaleiro, com a espada que Lhe saía da boca." Ap 19,21a
    E também encaixa-se com os registros da Batalha Final: "Depois de completarem-se mil anos, Satanás será solto da prisão. Dela sairá para seduzir as nações dos quatro cantos da terra (Gog e Magog) e reuni-las para o combate. Serão numerosas como a areia do mar. Subiram à superfície da terra e cercaram o acampamento dos Santos e a Amada Cidade. Mas um fogo desceu dos céus e devorou-as. O Demônio, sedutor delas, foi lançado num lago de fogo e de enxofre, onde já estavam a Fera e o falso profeta, e onde serão atormentados, dia e noite, pelos séculos dos séculos." Ap 20,7-10
    E ainda se encaixa com o que disse São Paulo, falando do poder da Volta de Jesus: "Porque o mistério da iniquidade já está em ação, apenas esperando que seja afastado aquele que o detém. Então o tal ímpio manifestar-se-á. Mas o Senhor Jesus destruí-lo-á com o sopro de Sua boca e aniquilá-lo-á com o resplendor de Sua Vinda." 2 Ts 2,7-8
    Ele deu detalhes: "A manifestação do ímpio será acompanhada, graças ao poder de Satanás, de toda sorte de enganadores portentos, sinais e prodígios. Ele usará de todas seduções do mal com aqueles que se perdem, por não terem cultivado o amor à Verdade que teria podido salvá-los. Por isso, Deus enviá-lhes-á um poder que os enganará e os induzirá a acreditar no erro. Desse modo, serão julgados e condenados todos que não deram crédito à Verdade, mas consentiram no mal." 2 Ts 2,9-12
    Daniel também apontou: "Os ímpios agirão com perversidade, mas nenhum deles compreenderá, enquanto que os sábios compreenderão." Dn 12,10b
    Entre os filhos de Deus seguir-se-á uma contínua transfiguração, até a completa santificação como São Paulo afirma: "Vós despiste-vos do velho homem com seus vícios, e revestiste-vos do novo, que constantemente vai restaurando-se à imagem d'Aquele que o criou, até atingir o perfeito conhecimento. Aí não haverá mais grego nem judeu, nem bárbaro nem cita, nem escravo nem livre, mas somente Cristo, que será tudo em todos." Cl 3,11
    E todos eles participarão da natureza divina: "E quando tudo Lhe estiver sujeito, então o próprio Filho também renderá homenagem Àquele que Lhe sujeitou todas coisas, a fim de que Deus seja tudo em todos." 1 Cor 15,28
    São Pedro garante aos fiéis, dizendo das Graças que já recebemos através da Igreja: "Por elas, temos entrado na posse das maiores e mais preciosas promessas, a fim de tornar-vos por este meio participantes da natureza divina, subtraindo-vos à corrupção que a concupiscência gerou no mundo." 2 Pd 1,4
    É isso que pedimos a Deus no Pai Nosso: "...venha a nós Vosso Reino, seja feita Vossa vontade, assim na terra como no Céu." Mt 6,10
    Assim como a Igreja na terra, pois, nos Céus os Santos rogam a Deus em intercessão, mas são convidados a esperar: "E clamavam em alta voz, dizendo: 'Até quando Tu, que és o Senhor, o Santo, o Verdadeiro, ficarás sem fazer justiça e sem vingar nosso sangue contra os habitantes da terra?' Então foi dada a cada um deles uma branca veste, e foi-lhes dito que aguardassem ainda um pouco, até que se completasse o número dos companheiros de serviço e irmãos que com eles estavam para serem mortos." Ap 6,10-11
    Quanto ao 'Último Dia', isso já era amplamente divulgado ao tempo do Eclesiástico: "Lembra-te da ira do Último Dia, e do tempo em que Deus castigará, desviando o rosto." Eclo 18,24
    E era o que se acreditava ao tempo de Santa Marta: "Respondeu-Lhe Marta: 'Sei que há de ressurgir na Ressurreição no Último Dia.'" Jo 11,24
    O próprio Jesus afirmava: "Ora, esta é a vontade d'Aquele que Me enviou: que Eu não deixe perecer nenhum daqueles que Me deu, mas que os ressuscite no Último Dia." Jo 6,39
    E assim expressamente se diz porque a Jerusalém Celestial viverá a eterna manhã: "A cidade não necessita de sol nem de lua para iluminá-la, porque a Glória de Deus a ilumina, e Sua Luz é o Cordeiro. As nações andarão à Sua Luz, e os reis da terra levar-Lhe-ão sua opulência. Já não haverá noite nem se precisará da luz de lâmpada ou do sol..." Ap 21,23-24:22,5a
    Por fim, temos essa revelação que Jesus fez a Santa Faustina: "Escreve isto: antes de vir como Justo Juiz, venho como Rei de Misericórdia. Antes de vir o Dia da Justiça, nos céus será dado aos homens este sinal: Toda luz apagar-se-á no céu e haverá uma grande escuridão sobre a terra. Então aparecerá o sinal da Cruz no céu, e dos orifícios onde foram pregadas as mãos e os pés do Salvador sairão grandes luzes que, por algum tempo, iluminarão a terra. Isso acontecerá pouco antes do Último Dia." (Diário, 83)

    "Todas vezes que comemos deste Pão e bebemos deste Cálice, anunciamos, Senhor, Vossa Morte, enquanto esperamos Vossa Vinda!"