sexta-feira, 8 de setembro de 2023

Natividade de Nossa Senhora


    Desde o século VI comemora-se o dia do Nascimento da Virgem Maria, 9 meses depois do dia da Imaculada Conceição. São João Damasceno, padre e Doutor da Igreja do século VII, fez uma homilia em homenagem à Natividade de Maria que entrou para a Teologia Católica como um dos documentos mais importantes para que entendamos o papel de Nossa Senhora na obra de Salvação da humanidade.
    Por tão luminosa inspiração, nessa homilia ele já defendia o Dogma da Imaculada Conceição, bem como a santidade de São Joaquim e Santa Ana. Ele escreveu:

    "Oh felizes vísceras de Joaquim, das quais proveio uma descendência absolutamente sem mancha! Oh glorioso seio de Ana, no qual pouco a pouco foi crescendo e desenvolvendo-se uma menina completamente pura, e, depois que esteve formada, foi dada à luz!
    Hoje toma seu caminho aquela que é a divina porta da virgindade. Dela e por meio dela, Deus, que está acima de tudo que existe, faz-Se corporalmente presente no mundo."


    Ao final desta homilia, confirmando a Luz do Espírito de Deus, São João Damasceno rendeu uma belíssima ação de graças à Mãe de Deus:

    "Joaquim e Ana, abençoado casal, recebei de mim estas palavras de aniversário.
    Oh filha de Joaquim e de Ana, oh Soberana, acolhe a palavra deste teu servo pecador, mas inflamada pelo amor, e para quem tu és a única esperança de alegria, a protetora da Vida e, junto de Teu Filho, a reconciliadora e firme garantia da Salvação.
    Possas tu aliviar-me do fardo de meus pecados, dissipar a névoa que obscurece meu espírito e o peso que me agarra à matéria. Possas tu deter as tentações, felizmente governar minha vida e conduzir-me pela mão até à felicidade do Alto.
    Concede ao mundo a Paz, e a todos ortodoxos habitantes desta cidade uma perfeita alegria e a eterna Salvação, pelas orações de teus pais e de todo Corpo da Igreja. Assim seja, assim seja!
    'Salve, oh cheia de Graça, o Senhor é contigo! Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto de teu ventre', Jesus Cristo, o Filho de Deus. A Ele a Glória, com o Pai e o Espírito Santo, pelos séculos dos séculos. Amém."

    Ela foi lida por São João Damasceno no Santuário Mariano que existia em Jerusalém desde o século V, mas por séculos acabou tomado e parcialmente destruído pelos muçulmanos, que o usaram como escola religiosa. Reconquistado pelos cruzados, eles deram a atual forma da Basílica de Santa Ana, de arquitetura românica.


    Aí ficava um das portas de Jerusalém, chamada das Ovelhas, e junto a ela o tanque de Betesda, onde São Joaquim, rico pastor, preparava suas ovelhas antes de oferecê-las em sacrifício no Templo. Foi na escadaria deste tanque que Jesus curou um homem que estava enfermo havia 38 anos.
    São João Evangelista assim narra esse episódio:

    "Há em Jerusalém, junto à porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, que tem cinco pórticos. Nestes pórticos jazia um grande número de enfermos, de cegos, de coxos e de paralíticos, que esperavam o movimento da água. Pois de tempos em tempos um anjo do Senhor descia ao tanque e a água punha-se em movimento. E o primeiro que entrasse no tanque, depois da agitação da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse.
    Estava ali um homem, doente havia trinta e oito anos. Vendo-o deitado e sabendo que já havia muito tempo que estava enfermo, perguntou-lhe Jesus:
    - Queres ficar curado?
    O enfermo respondeu-Lhe:
    - Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque quando a água é agitada. Enquanto vou, outro já desceu antes de mim.
    Ordenou-lhe Jesus:
    - Levanta-te, toma teu leito e anda.
    No mesmo instante, aquele homem ficou curado, tomou seu leito e foi andando." 
                                                  Jo 5,2-9a


    Sob as paredes da Basílica, estão as ruínas das fundações do antigo Santuário, certamente uma Basílica Bizantina, e uma cripta que era um dos cômodos da casa onde nasceu e viveu seus primeiros anos a Mãe de Deus e nossa Mãe.


    Outra propriedade de São Joaquim em Jerusalém, de importantes marcos históricos, é venerada pela igreja ortodoxa como local de Nascimento de Nossa Senhora.


    Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós!