terça-feira, 26 de setembro de 2023

São Cosme e São Damião


    Gêmeos de origem árabe, estudaram medicina na Síria e daí saíram praticando-a com grande Sabedoria, percorrendo a Ásia Menor e a Trácia, que correspondem a atual Turquia, e outras terras banhadas pelo Mar Egeu, como a Macedônia e a Acaia, hoje pertencentes a Grécia.
    Por não cobrarem para atender os enfermos, e dedicarem especial atenção aos mais pobres, tornaram-se um grande sinal de Cristo para o mundo, pois são os precursores dos serviços médicos gratuitos. Eram chamados de 'anagiros', termo grego que significa 'inimigos do dinheiro'.
    Pela santidade que viviam, os milagres durante seus procedimentos médicos eram frequentes. E mesmo em tão longínquos tempos, conseguiram realizar o transplante de perna de um falecido etíope para um paciente que sofria de gangrena.


    Justificavam pela no Cristo Ressuscitado o jeito humilde e itinerante de viver, assim como os milagres que realizavam. "Nós curamos as doenças em Nome de Jesus Cristo e por Seu poder!


    Também eram grandes pregadores do Evangelho, convertendo muitas almas. Prova disso é que terminaram chamando a atenção do imperador Diocleciano, que irascivelmente perseguia cristãos. Como era comum àqueles tempos, ele ordenou que fossem presos e torturados até que prestassem culto aos deuses pagãos. Mas como jamais negariam a fé, em 303 foram decapitados e sepultados, provavelmente em Ciro, cidade vizinha a Antioquia, na atual Síria. Suas tumbas logo se tornaram lugar de peregrinação, principalmente para enfermos, pois muitas pessoas voltavam curadas.


    Juntos a São Lucas são os padroeiros dos médicos, farmacêuticos e das faculdades de medicina, além de lembrados como os fundadores dos hospitais públicos. Sempre muito carinhosos com as crianças, tinham o costume de distribuir-lhes doces, então um grande reforço alimentar.
    A devoção a eles, como se sabe, está espalhada pelo mundo.


    A mais antiga igreja do Brasil, erguida em 1535 em Igarassu, estado de Pernambuco, é dedicada aos Santos gêmeos.


    Em 530, o imperador Justiniano estava gravemente enfermo e em seu socorro invocou a intervenção dos Santos irmãos. Miraculosamente curado, por sugestão de Félix IV, papa entre 526 e 530, mandou vir seus restos mortais a Roma, onde lhes consagrou o antigo Templo de Rômulo. 


    Posteriormente, por trás desse prédio ergueram-lhes uma basílica em homenagem.


    Parte de suas relíquias foram doadas a Veneza, em tempos de grande poder econômico, onde são veneradas na Basílica de São Jorge Maior, em altar próprio.


    Dadas de presente pela filha do imperador Carlos V, do Sacro Império Romano-Germânico, no século XIV a maior parte delas já estariam em terras da atual Alemanha, e mais tarde passaram a ser veneradas na igreja do Arcanjo São Miguel, em Munique.


    São Cosme e São Damião, rogai por nós!