quarta-feira, 13 de setembro de 2023

São João Crisóstomo


    Crisóstomo significa 'boca de ouro', apelido que bem traduzia o dom da palavra de um humilde homem, que só queria ser monge, mas acabou Bispo de Constantinopla, cidade que se tornou a capital do Império Romano a partir do ano 330 de nossa era. Ao ser ordenado para esta cátedra, sua primeira atitude foi tirar todo luxo que havia na sede do episcopado, acabar com jantares e festas religiosas oferecidas à nobreza e verdadeiramente viver a evangélica pobreza. Mantendo seus hábitos de oração e eremitério após as obrigações de ofício, aí ele viveu só, e fazia, também sozinho, suas frugais refeições.
    Promoveu profundas alterações na vida de Sacerdotes e monges. Reformou a Liturgia, e sua proposta ainda hoje é usada pela igreja ortodoxa. Em 402 foi deposto e exilado por não compactuar nem com o imperador nem com alguns segmentos do clero, que queiram submeter a Igreja a seus desmandos.
    Era de Antioquia, um dos berços do cristianismo, para onde São Barnabé fez questão de levar os talentos de um convertido, mas muito inteligente e inspirado fiel: São Paulo (cf. At 11,25). Também foi nessa cidade que os seguidores de Jesus foram chamados de cristãos pela primeira vez (cf. At 11,26).
    Desde muito novo, porém, São João Crisóstomo não se envolvia com os mundanos atrativos desta que era a mais importante metrópole comercial de então. Frequentou o renomado centro de formação teológica que aí existia, e, após terminar seus estudos, graças à grande dedicação de sua viúva mãe, escolheu ir viver no deserto. Contudo, como ela não lhe permitia, por insistência dele foram morar fora da cidade, em companhia dos mais pobres, onde nosso Santo praticava ascetismo, estudava as Escrituras e sua alma encontrava a Paz.


    Ele conhecia e inspirava-se na bela história de Santo Antão, o Santo do deserto, que morrera poucos anos depois de seu nascimento, e mesmo contra a vontade de sua mãe acabou fazendo a experiência do eremitério nas montanhas. Era tão obstinado que cronicamente afetou sua saúde com longos jejuns, vigílias e dias e noites ao relento. Voltando, porém, logo foi ordenado diácono, de amplamente reconhecidas que eram suas Sabedoria e devoção.
    Escreveu um belíssimo tratado sobre o sacerdócio, que ainda hoje é estudado. Em 386, aos 37 anos foi ordenado Sacerdote. Tinha uma difícil missão, mas não hesitou: nesses tempos de grande fartura, denunciava abusos dentro da Igreja, reclamava dos mais ricos pelas injustiças sociais e pedia verdadeira compaixão para com os mais pobres. Por suas poderosas homilias, começou a atrair multidões e a ser chamado de Crisóstomo: conhecia os corações e os pensamentos dos fiéis.
    Fez muitos e inspirados comentários sobre os Evangelhos, pelos quais era absolutamente apaixonado. Deixou várias catequeses sobre o Batismo. De tanto comentários que fez sobre as cartas de São Paulo, também foi chamado de 'Novo Paulo'. Fartamente escreveu sobre muitos temas e é, com todos méritos, reconhecido como Doutor e Padre da Igreja, um dos quatro Padres da Igreja Oriental. Por aclamação popular, foi levado ao bispado da capital do Império em 397.
    Uma vez empossado, foi ao encontro dos pobres que viviam nos campos e trouxe-os à Igreja, ou seja, para que integrassem o Corpo Místico de Cristo. Mesmo contra forte oposição, moralizou a vida dos Sacerdotes que se banqueteavam e gozavam de privilégios oferecidos pelos nobres. Cinco anos mais tarde, por pregar a Verdade seriamente incomodou até a imperatriz Eudóxia. Ela achou que um de seus sermões contra a vaidade feminina era expressamente dirigido à sua pessoa.


    Foi deposto pela primeira vez em 403, pelo malfadado Sínodo do Carvalho, realizado em Constantinopla. Eram inverídicas acusações levantadas por Teófilo, Bispo de Alexandria, resultado de problemas de comunicação, sustentando que nosso Santo seria origenista e estaria dando abrigo aos defensores dessa heresia. Porém, tão querido era São João Crisóstomo, que logo foi levado de volta à casa episcopal pelos braços do povo.
    Por ter a consciência absolutamente tranquila, esperava poder argumentar com Teófilo a partir da sede de Constantinopla, mas sua volta só acirrou os ânimos de nobres e clérigos que lhe eram furiosos opositores. E o imperador, também tomando as dores da imperatriz, deu-lhe um destino comum a muitos Santos incompreendidos: foi desterrado e exilado! Mandaram-no para a Armênia, então província romana, no ano de 404, de onde escreveu a maior parte de suas cartas.
    São frases suas:

    "O Sangue de Cristo renova em nós a imagem de Nosso Rei, produz uma indizível beleza e não permite que seja destruída a nobreza das nossas almas, mas continuamente irriga-a e alimenta-a."
    "O Santíssimo Sacramento é fogo que nos inflama de modo que, retirando-nos do altar, espargimos tais chamas de amor que nos tornam terríveis ao inferno."
    "Com efeito, o que é o Pão? É o Corpo de Cristo. E em que se transformam aqueles que O recebem? No Corpo de Cristo; não muitos corpos, mas um só Corpo. De fato, tal como o Pão é um só, apesar de constituído por muitos grãos, e estes, embora não se vejam, todavia estão no Pão, de tal modo que sua diferença desapareceu devido à sua perfeita e recíproca fusão, assim também nós estamos reciprocamente unidos entre nós e, todos juntos, com Cristo."
    "Em virtude deste Corpo, eu já não sou terra e cinza, já não sou prisioneiro, mas livre; em virtude disto, espero no paraíso, e receber Seus bens, a herança dos anjos, e conversar com Cristo."
    "Jesus Cristo quer de tal modo unir-Se conosco, pelo ardente amor que nos tem, que com Ele nos tornamos uma só coisa na Eucaristia."
    "Deu-Se todo, não reservando nada para Si. Não comungar seria o maior desprezo a Jesus, que Se sente 'doente de amor'."
    "Não te afaste da Igreja: nada é mais forte que ela. Ela é tua esperança, teu refúgio. Ela é mais alta que o céu e mais vasta que a terra. Ela nunca envelhece."
    "Tu não podes orar em casa como podes na igreja, onde há uma grande multidão, onde exclamações são feitas a Deus como de um grande coração, e onde há algo mais: as uniões das mentes, o acordo das almas, o laço da caridade, as orações dos Sacerdotes."
    "Que ninguém lamente que Jesus tenha caído de novo e de novo (sob a Cruz), porque o perdão se levantou da sepultura."
    "É impossível ser salvo sem a ajuda da Santíssima Virgem, porque aqueles que não são salvos pela justiça de Deus são salvos pela intercessão de Maria."
    "Um deus compreendido não é Deus."
    "O desejo de governar é a mãe das heresias."
    "Deus ama-os mais que um pai, mãe, amigo ou qualquer pessoa poderia amar, e ainda mais que somos capazes de amar a nós mesmos."
    "Quando o amor de Deus obtém a vontade da alma, produz nela um insaciável desejo de trabalhar pelo Amado."
    "Próprio do amor é estar sempre inquieto, em atividade; e quem se aquieta muito, sinal é de que pouco ama."
    "A caridade sempre leva à compreensão."
    "Tudo parece-nos difícil porque não recorremos a Deus como deveríamos, e não O temos sempre presente em nosso pensamento."
    "A oração é o lugar de refúgio de todas preocupações, o alicerce para a alegria, uma fonte de constante felicidade, uma proteção contra a tristeza."
    "A felicidade só pode ser alcançada olhando para dentro e aprendendo a aproveitar o que quer que a vida ofereça, e isso requer transformar a ganância em gratidão."
    "Comigo levo Sua Palavra: ela é meu apoio, minha segurança… Ela é minha fortaleza e defesa."
    "O conhecimento dos segredos do Reino dos Céus é puro dom de Deus, e Graça concedida do alto."
    "A criação, admirável e harmoniosa, Deus não a fez senão para o homem; e se a fez tão maravilhosa, tão grande, diversificada, rica, útil, benéfica para alimentar o corpo e conduzir a alma a Deus, é por causa do homem."
    "Eu sou um cristão. Aquele que assim responde, declarou tudo de uma vez: seu país, profissão, família. O crente não pertence a nenhuma cidade na terra, mas a Jerusalém Celestial."
    "Não há nada mais frio que um cristão que não procura salvar os outros."
    "A abelha é mais honrada que outros animais, mas não porque ela trabalha, senão porque trabalha para os outros."
    "O amor do marido e da mulher é a força que une a sociedade."
    "Quando ensinamos nossos filhos a serem bons, gentis, perdoar (todos esses são atributos de Deus), ser generosos, amar seus amigos, encarar o tempo presente como nada, instilamos a virtude em suas almas, e revelamos a imagem de Deus dentro deles."
    "Destruir o feto é algo pior que assassinato. Aquele que faz isso não tira a vida que já nasceu, mas impede que ela nasça."
    "Não importa o quão justas possam ser tuas palavras, quando tu falas com raiva, tudo estragas: não importa o quão corajosamente tu fales, quão razoavelmente reprovar, ou o que não."
    "Somos ordenados a ter apenas um inimigo: o diabo. Com ele nunca se reconcilie! Mas com um irmão, nunca esteja em inimizade em teu coração."
    "Enquanto formos cordeiros, venceremos. E mesmo que sejamos circundados por numerosos lobos, conseguiremos superá-los. Mas se nos tornarmos lobos, seremos derrotados, porque ficaremos desprovidos da ajuda do Pastor."
    "Nada provoca mais dano que a hipocrisia. O mal oculto sob a aparência do bem é muito mais eficiente."
    "O ócio mata o corpo, a indiferença mata a alma, no entanto, o exercício das virtudes embeleza tanto a um como ao outro."
    "Não compartilhar nossa própria riqueza com os pobres é roubar dos pobres e privá-los de seus meios de vida. Nós não possuímos nossa própria riqueza, mas a deles."
    "Se tu não consegues encontrar Cristo no mendigo à porta da igreja, tu não O encontrarás no Cálice."
    "Quando estiveres cansado de orar e não ser atendido, considere quantas vezes ouviste um homem pobre pedindo, e não o ouviu."
    "O problema não está na riqueza, mas na avareza."
    "Eu não me canso de repetir que não condeno os ricos, mas o ladrão. Uma coisa é o opulento, outra o avarento. Devemos distinguir as coisas e não confundir o Inconfundível."
    "O rico homem não é alguém que muito possui, mas alguém que muito dá."

    Em 407, temendo que o carinho, que cada vez mais lhe devotava o povo armênio, levantasse outra vez toda polêmica e causasse ainda maiores controvérsias, como autêntico eremita humildemente pediu ao imperador que fosse enviado para a extremidade oriental do Mar Negro, hoje terras da Geórgia, o que lhe foi autorizado. Mas, de já muito fragilizada saúde, terminou morrendo quando ainda estava a caminho. Tinha 58 anos.
    Em 438, o Imperador Teodósio II, filho de Eudóxia, trouxe seus restos mortais para Constantinopla e publicamente pediu desculpas pelos erros de seus pais.
    Com a invasão dos turcos otomanos, em 1626, suas relíquias foram levados a Roma, e depositados no altar da Capela do Coro dos Cônegos, na Basílica de São Pedro. Aí sua Liturgia ainda é celebrada.


    Por ter sido um fervoroso defensor da pontífice autoridade de São Pedro, e portanto do Bispado de Roma como sede da Igreja, tem sua estátua como um dos que sustenta a Cátedra de São Pedro na Basílica do Estado do Vaticano.
    Em 2004, o Papa São João Paulo II cedeu parte de suas relíquias ao Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, onde é muito venerada na Igreja de São Jorge.


    São João Crisóstomo, rogai por nós!