quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Santa Faustina

 

    Jesus distintivamente chamou-a de: "Apóstola de Minha Misericórdia (...)" (Diário, 1142)
    Helena Kowalska nasceu em Glocowiec, atualmente distrito de Wielkopolskie, na Polônia, em 1905, de pobre família de dez filhos, e estudou por apenas três anos. Sentiu o chamado de Deus ainda aos sete anos de idade, como escreveu: "... ouvi a voz de Deus na alma, ou seja, o convite para uma mais perfeita vida, mas (...) Não encontrei ninguém que pudesse explicar-me essas coisas. " (Diário, 7)
    Aos dezesseis anos vai trabalhar como governanta e babá em Aleksandrow. perto de Lodz, para ajudar a família, e aos dezoito pediu aos pais para entrar num convento, porém recebeu não como resposta, pois não podiam arcar com o valor do modesto dote, como auxílio para sustentar a congregação. Ela tentou levar uma vida normal, contudo, aos dezenove anos, num baile, viu Jesus ao seu lado, despojado de Suas vestes, coberto de chagas da flagelação, e ouviu estas palavras: "Até quando hei de ter paciência contigo e até quando Me decepcionarás?" (Diário, 9)
    Fingiu para a irmã ter uma dor de cabeça e, disfarçadamente deixando a todos, foi à catedral. Caindo de bruços diante do Santíssimo Sacramento, perguntou ao Senhor o que deveria fazer, quando ouviu: "Vai imediatamente a Varsóvia, lá entrarás num convento." (Diário, 10) Foi para casa, juntou o indispensável, relatou a irmã o que se passava, pediu que se despedisse dos pais por ela e só com a roupa do corpo foi a Varsóvia. No dia seguinte entrou numa igreja e, enquanto as missas se sucediam, ouviu de Jesus: "Vai falar com esse padre, diz-lhe tudo, e ele di-te-á o que deves fazer em seguida." (Diário, 12) Ele ficou muito surpreendido, mas depois recomendou-lhe que tivesse confiança, pois Deus a guiaria. E enviou-a a uma piedosa senhora onde poderia ficar até entrar num convento.
    Bateu em várias portas, mas sempre era recusada. Até que chegou a Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Misericórdia, onde a madre geral, depois de uma conversa, mandou-a à capela para perguntar ao Senhor se Ele a aceitaria. E ouviu: "Eu aceito-te, estás no Meu Coração." (Diário, 14) Contudo, por diversos motivos, teve que ficar ainda por um ano com a piedosa senhora, mas já não voltou à sua casa. Nesse período, sentia uma cada vez maior saudade de Deus, e na oitava de Corpus Christi de 1925, Ele encheu sua alma de luz interior e de um melhor conhecimento d'Ele mesmo. Sentindo todo amor que Deus lhe tinha, com simples palavras, mas de coração, ela fez voto de perpétua castidade. Até que se abriu enfim as portas do convento, e para ela foi como entrar no paraíso.
    Nesse tempo, perguntou a Nosso Senhor por quem mais deveria rezar, e na noite seguinte Ele enviou-lhe seu Anjo da Guarda, que lhe mandou acompanhá-lo. Imediatamente entrou num enevoado lugar, cheio de fogo e, dentro dele, viu uma multidão de almas sofredoras. Elas rezavam com muito fervor, mas sem resultado. Apenas os viventes podiam ajudá-las. Era o purgatório. Também viu aí a Mãe de Deus, que lhes trazia alívio, e Jesus disse-lhe: "Minha Misericórdia não deseja isso, mas a justiça exige-o!" (Diário, 20) A partir de então, encontrou-se mais unida as almas sofredoras.
    No momento da vestidura do hábito, Deus deu-lhe a conhecer o quanto haveria de sofrer, e no final do primeiro ano de noviciado, começou a escurecer dentro de sua alma: não sentia nenhum consolo na oração, tinha que fazer grande esforço na meditação e o medo começou a tomar conta de seu ser. Nada via em si mesma além de uma grande miséria. Assim se passaram quase seis meses, e o sofrimento aumentava cada vez mais. Teve a firme ideia de ter sido rejeitada por Deus: era o martírio dos condenados, mortais temores, as mais profundas trevas da alma. Nessa condição, mas sempre com resignada obediência, fez os primeiros votos, e só seis meses depois ouviu de Jesus: "Tu és Minha alegria, a delícia de Meu Coração." (Diário, 27) Aí sentiu no coração a Santíssima Trindade, e sua alma passou a viver com Deus, como uma criança com o pai.
    Numa visão que teve de sua trajetória pelo mundo até os Céus, chegando lá ouviu estas palavras: "Faz o que te aprouver, distribui Graças como quiseres, a quem quiseres e quando quiseres." (Diário, 31) Mas como não tinha um confessor permanente, que lhe ajudasse a discernir as Graças e as locuções interiores que recebia, começou a rezar fervorosamente a Deus para que lhe mandasse um diretor espiritual, o que só vai acontecer em 1934, na pessoa do Beato Padre Miguel Sopocko. Antes disso, porém, foi chamada ao divino julgamento, achou-se face a face diante de Deus e em si viu tudo que não Lhe agradava. Não sabia que tinha que prestar contas de tão pequenas faltas. E Jesus disse-lhe: "És culpada de um dia no fogo do purgatório." Quando quis jogar-se no purgatório, Ele deteve-lhe e perguntou: "Que preferes: sofrer agora por um dia, ou, por pouco tempo, na terra?" Ela respondeu que queria sofrer no purgatório e na terra os maiores tormentos, ainda que seja até o fim do mundo. Jesus, porém, disse-lhe: "Será suficiente uma só coisa. Tu descerás à terra e muito sofrerás, mas não por muito tempo, e cumprirás Minha vontade e Meus desejos, e um fiel servo Meu ajudá-te-á a cumpri-los." (Diário, 36)
     Em 1929, Jesus apareceu-lhe e disse: "Concedo-te o eterno amor, para que tua pureza seja sem mácula e como prova de que nunca sofrerás tentações de impurezas." (Diário, 40) Então Ele tirou o cinto de ouro com o qual estava cingido e com ele cingiu sua cintura. Mais tarde ela entenderia que essa era uma das maiores Graças que Nossa Senhora lhe obteve, pois por muitos anos lhe pedira. E ela ensinou-lhe, falando sobre a nova congregação que haveria de ser fundada: "Vossa vida deve ser semelhante à minha: silenciosa e oculta, continuamente unida a Deus, em súplica pela humanidade e a preparar o mundo para a segunda vinda de Deus." (Diário, 625)
    Em penitência por um pecado mortal, a que estava em eminência um servo de Deus que viu em visão, sentiu na cabeça a coroa de espinhos, perfurando-lhe até o cérebro. Isso durou por três horas. Até que, em 1931, Nosso Senhor apareceu-lhe como Jesus Misericordioso, pedindo que pintasse Sua Imagem para divulgação de Sua Misericórdia pelo mundo inteiro. Ele tinha dois raios que Lhe saíam do Coração: um vermelho, representando Seu Sangue, e um branco, representando a Água que jorrou quando estava na Cruz. Ambos defendem as almas da ira do Pai. (Diário, 299) Também lhe pediu a Festa da Misericórdia, a ser celebrada no primeiro domingo após a Páscoa.
    Contudo, apesar de tão grande intimidade com Deus, ela escreveu: "Ó Deus, quanto mais Vos conheço, tanto menos Vos consigo entender (...)" (Diário, 57) E depois de seus primeiros votos, começaram os problemas de saúde: seria a tuberculose que a faria sofrer até o fim da vida. Como não queria ser um peso para as irmãs, queixou-se a Jesus, que lhe disse: "Não vives para ti mesma, mas para as almas. De teus sofrimentos terão proveitos outras almas. Teu contínuo sofrimento dá-lhes-á luz e força para aceitarem Minha vontade." (Diário, 67)
    Com a divulgação de suas visões entre as irmãs, por seu recolhimento, silêncio e provações que passava, por algumas foi tratada com histérica, excêntrica, esquisita, possessa. Seria tudo ilusão, como afirmou uma madre, pois Deus não teria tamanha intimidade com uma alma como a dela (Diário, 29). Toda essa desconfiança, de pessoas de seu diário convívio, causavam-lhe grandes sofrimentos morais e aumentavam os físicos.
    Em Vilnius, para onde foi mandada em 1934, recebeu ordem de seu diretor espiritual, e posteriormente do próprio Jesus (Diário, 895), para escrever suas experiências interiores. E na quinta-feira santa deste ano, ouviu de Jesus: "Desejo que faças o sacrifício de ti mesma pelos pecadores, especialmente por aquelas almas que perderam a esperança na Misericórdia de Deus." (Diário, 308) Esse sacrifício consistia em aceitar, com total submissão à vontade de Deus, todos sofrimentos, receios e temores que oprimem os pecadores, entregando-lhes em troca todos consolos que ela tinha na alma, provenientes de seu convívio com Deus.


    Em 1935, quando sua mãe estava gravemente enferma e pediu para vê-la, fez sua única visita à família depois de ter entrado para a congregação. E quando se ajoelharam para agradecer a Deus pelo reencontro, ficou muito envergonhada porque, após tantos anos de vida religiosa, não sabia rezar com tanta sinceridade e fervor como seu pai. E agradeceu a Deus pelos pais que tinha.
    Em perfeita Comunhão com Deus, viveu seus últimos anos em absoluta submissão e obediência, fazendo exclusivamente a vontade de Deus. Jesus determinou-lhe: "Por isso, nesse retiro, riscarás por completo tua vontade própria e, em troca, cumprir-se-á em ti toda Minha vontade. Fica sabendo que isso te custará muito, por isso, escreve numa folha em branco estas palavras: 'A partir de hoje não existe em mim a vontade própria', e risca-a. Do outro lado, escreve estas palavras: 'A partir de hoje cumprirei a vontade de Deus, em toda parte, sempre e em tudo.' Não te assustes com nada, o amor dá-te-á forças e facilitará o cumprimento." (Diário, 372)
    Jesus também lhe ensinou o Terço da Misericórdia (Diário, 475), que se convencionou rezar todo dia às 3 horas da tarde, horário em que faleceu na Cruz, que Ele instituiu como a Hora da Misericórdia. Ainda lhe ensinou a Novena Misericórdia (Diário, 1209), a ser iniciada na sexta-feira santa.
    Muito enferma, foi enviada para tratar-se no sanatório em Pradnik no final de 1936 e, quando passou uma semana sem receber visita, ficou triste e queixou-se a Jesus, que lhe disse: "Não te basta que Eu te visite diariamente?" (Diário, 827) E quando aí voltou, com o agravamento de sua doença em meados de 1938, como não tinha condições de receber a Santa Comunhão, um serafim trouxe-lhe a Hóstia Sagrada por treze dias seguidos. (Diário, 1676)
    Em arrebatamentos, conheceu, além do purgatório, o Céu e o inferno, para deixar testemunho. Viu o Natal de Jesus e Sua Ascensão, via e conversava com os Santos padroeiros de sua congregação, almas dos agonizantes e do purgatório vinham pedir-lhe orações e penitências, demônios assediavam-na. Além do Anjo da Guarda, tinha constantemente consigo um dos sete espíritos de Deus (Diário, 471) e São Miguel Arcanjo. (Diário, 706) Na solenidade da Imaculada Conceição de 1937, Nossa Senhora apareceu-lhe e disse: "Minha filha, por recomendação de Deus, devo ser tua Mãe de exclusiva e especial maneira." (Diário, 1414) Nas sextas-feiras, irmã Faustina frequentemente sentia dores nos lugares da Chagas da Paixão de Cristo. E por sua intercessão o inferno esteve fechado por um dia, numa sexta-feira, mesmo para as almas dos maiores pecadores. (Diário, 873)
    Jesus
 disse-lhe:
    "És a delícia de Meu Coração. De hoje em diante, tudo que fizeres, mesmo o mais insignificante, será agradável aos Meus olhos." (Diário, 137)
    "Minha filha, tua confiança e teu amor constrangem Minha justiça, e não posso castigar porque tu Me impedes." (Diário, 198)
    "Eis que reconheço teu tão puro e sincero amor, e dou-te a primazia entre as virgens; tu és a honra e a glória de Minha Paixão. Vejo cada humilhação de tua alma e nada Me passa despercebido - exalto os humildes até Meu trono, porque assim o quero." (Diário, 282)
    "Faço-te participante da Redenção do gênero humano. És o alívio na hora de Minha agonia." (Diário, 310)
    "Quando Eu agonizava na Cruz, não pensava em Mim mesmo, mas nos pobres pecadores, e rezava ao Pai por eles. Quero que também teus últimos momentos sejam inteiramente semelhantes aos Meus na Cruz. Um só é o preço pelo qual se resgatam as almas - e é o sofrimento unido ao Meu sofrimento na Cruz." (Diário, 324)
    "A partir de hoje não tenhas medo dos juízos de Deus, porque tu não serás julgada." (Diário, 374)
    "Estás unida Comigo, nada temas; mas fica sabendo, Minha filha, que Satanás te odeia; embora ele tenha ódio a toda alma, sente um especial ódio contra ti, porque arrancaste muitas almas de seu domínio." (Diário, 412)
    "Através de ti, como através desta Hóstia, passarão os raios da Misericórdia para o mundo." (Diário, 441)
    "Reconciliarás a terra com o Céu, abrandando a justa ira de Deus e rogando Misericórdia para o mundo. Estou entregando-te duas preciosas pérolas ao Meu Coração, que são as almas dos Sacerdotes e as almas religiosas. Rezarás especialmente por elas; a força delas estará no vosso despojamento." (Diário, 531)
    "És Minha esposa pelos séculos; tua pureza deve ser mais que angélica, porque com nenhum anjo tenho tão estreita familiaridade como tenho contigo. A mínima ação de Minha esposa tem infinito valor. A alma pura tem um inconcebível poder diante de Deus." (Diário, 534)
    "Com nenhuma alma uno-Me tão intimamente e de tal modo como Me uno contigo, e é assim pela profunda humildade e pelo ardente amor que tens para Comigo." (Diário, 587)
    "Estou exigindo de ti um perfeito sacrifício de oblação - o sacrifício da vontade. Nenhum outro sacrifício pode comparar-se com esse. Sou Eu mesmo que dirijo tua vida e faço tudo de tal forma que sejas para Mim um contínuo sacrifício. (...) E, no mais oculto recôndito de tua alma, haverá um perfeito sacrifício de holocausto, e não só por algum tempo, pois deves saber, Minha filha, que esse sacrifício durará até a morte." (Diário, 923)
    "Fica sabendo, Minha filha, que aquilo que as outras almas alcançarão na eternidade, tu já o experimentas agora." (Diário, 969)
    "Tenho sede. Estou sedento da Salvação das almas. Ajuda-Me, Minha filha, a salvar as almas. Une teus sofrimentos à Minha Paixão e oferece-os ao Pai Celestial pelos pecadores." (Diário, 1032)
    "Darei a ti uma parcela de Minha Paixão, mas não tenhas medo e sê corajosa. Não procures alívio, mas aceita tudo com submissão à Minha vontade." (Diário, 1053)
    "Querida pérola de Meu Coração, vejo teu tão puro amor, mais do que o dos anjos, e mais, porque lutas. Por ti abençoo o mundo." (Diário, 1061)
    "Não desanimes com as dificuldades que encontrares na divulgação de Minha Misericórdia. Essas dificuldades, que tão dolorosamente te atingem, são necessárias para tua santificação e para comprovar que essa obra é Minha. Minha filha, sê diligente em anotar cada sentença que te digo sobre Minha Misericórdia, porque isso se destina a um grande número de almas que delas tirarão proveito." (Diário, 1142)
    "Minha filha, por que dás tanta importância ao ensinamento e às palavras dos homens? (...) Num só momento dá-te-ei mais conhecimento que os outros conseguirão labutando por muitos anos." (Diário, 1147)
    "Fica sabendo, Minha filha, que teu silencioso martírio de todos dias, na total submissão à Minha vontade, leva muitas almas ao Céu." (Diário, 1184)
    "Eu sou a Luz, e num momento posso derramar em tua alma tanta luz e compreensão da santidade que não poderias encontrar em livro algum." (Diário, 1487)
    "Ainda deves saber que, por essas trevas das quais te queixas, Eu passei por primeiro por ti no Jardim das Oliveiras. Minha alma estava oprimida por uma mortal tristeza, e estou dando a ti uma parcela desses sofrimentos, pelo Meu especial amor para contigo e pelo elevado grau de santidade que te destino no Céu. A alma sofredora é a que se encontra mais próxima de Meu Coração." (Idem)
    "Mas deves saber que a força que tens em ti para suportar os sofrimentos decorre da frequente Santa Comunhão; portanto, vem com frequência a esta fonte de Misericórdia e tira com o vaso da confiança tudo de que necessitas." (Idem)
    "Para ti estão abertos todos tesouros de Meu Coração. Tira desse Coração tudo que necessitas para ti e para o mundo inteiro. Pelo teu amor, afasto os justos castigos que a humanidade merece." (Diário, 1489)
    "Até entre as religiosas sentir-te-ás solitária, e então deves saber que Eu desejo que te unas estreitamente Comigo." (Diário, 1542)
    "No Antigo Testamento, Eu enviava Profetas a Meu povo com ameaças. Hoje estou enviando-te a toda humanidade com Minha Misericórdia." (Diário, 1588)
    "Minha filha, a luta continua até a morte. O último suspiro conclui-la-á. Vencerás pela mansidão." (Diário, 1597)
    "Meu pensamento está unido com teu pensamento; escreve portanto o que te vier à mente. És a secretária de Minha Misericórdia. Eu escolhi-te para essa função nesta e na outra vida." (Diário, 1605)
    "Necessito de teus sofrimentos para a Salvação das almas." (Diário, 1612)
    "Agrada-Me mais tua simplicidade que as mortificações." (Diário, 1617)
    "Permito-te beber do cálice do qual Eu bebo; estou dando-te hoje essa exclusiva honra..." (Diário, 1626)
    "Minha filha, fica sabendo que teu vivo amor e a compaixão que tens para Comigo foram um consolo para Mim no Horto das Oliveiras." (Diário, 1664)
    "Secretária de Meu mais profundo mistério, deves saber que estás em exclusiva intimidade Comigo. (...) para proveito das almas que, lendo esses escritos, experimentarão consolo e terão coragem de aproximar-se de Mim." (Diário, 1693)
    "Sê sempre misericordiosa, como Eu sou misericordioso. Ama a todos por amor a Mim, ainda que sejam os maiores inimigos, para que Minha Misericórdia possa plenamente refletir em teu coração." (Diário, 1695)
    "Minha filha, fica sabendo que, se te permito sentir e conhecer mais a fundo Meus sofrimentos, é por Graça Minha. Mas, quando passas por um obscurecimento mental, e teus sofrimentos são grandes, então vivamente participas da Minha Paixão e faço-te inteiramente semelhante a Mim." (Diário, 1697)
    "Se não amarrasses Minhas mãos, enviaria muitos castigos à terra. Minha filha, teu olhar desarma Minha ira. Embora tua boca se cale, clamas tão poderosamente a Mim que o Céu todo se move." (Diário, 1722)
    "As Graças que a outra almas não é dado ver, nem mesmo de longe, tu alimenta-te com elas diariamente, como se fosse o pão de cada dia." (Diário, 1753)
    "Antes de criar o mundo, Eu amava-te com o amor que teu coração hoje experimenta e, por todos séculos, Meu amor nunca mudará." (Diário, 1754)
    "Pela oração e pelo sofrimento salvarás mais almas que o missionário apenas pelos ensinamentos e sermões." (Diário, 1767)
    " Minha filha, teu amor desagrava-Me pela frieza de muitas almas." (Diário, 1816)
    E revelou:
    "Minha filha, fala aos Sacerdotes dessa Minha insondável Misericórdia. Queimam-Me as chamas da Misericórdia, quero derramá-las sobre as almas, e as almas não querem acreditar em Minha bondade." (Diário, 177)
    "Invoca Minha Misericórdia para com os pecadores, pois desejo a Salvação deles. Quando de contrito e confiante coração rezares essa oração por algum pecador, Eu dá-lhe-ei a Graça da conversão. Essa pequena prece é a seguinte: Ó Sangue e Água que jorrastes do Coração de Jesus, como fonte de Misericórdia para nós, eu confio em vós!" (Diário, 186 e 187)
    "Diz que a Misericórdia é o maior atributo de Deus. Todas obras de Minhas mãos são coroadas pela Misericórdia." (Diário, 301)
    "Elas [almas nos conventos] serão o alvo de admiração dos anjos e dos homens, mas seu número é muito pequeno. Elas são o baluarte contra a justiça do Pai Celestial e elas alcançam a Misericórdia para o mundo. O amor e o sacrifício dessas almas sustentam a existência do mundo." (Diário, 367)
    "Uma hora de reflexão sobre Minha dolorosa Paixão tem maior mérito do que um ano inteiro de flagelação até o sangue (...)" (Diário, 369)
    "Ela [a divulgação da Misericórdia] será um novo esplendor para a Igreja, embora há muito tempo nela já exista." (Diário, 378)
    "As almas que recorrerem à Minha Misericórdia e aqueles que glorificarem e anunciarem aos outros Minha grande Misericórdia, na hora da morte, Eu tratá-las-ei de acordo com Minha infinita Misericórdia." (Diário, 379)
    "Defenderei na hora da morte, como Minha Glória, toda alma que recitar esse Terço [da Misericórdia], ou quando outros o recitarem junto a um agonizante - eles conseguirão pelo agonizante a mesma indulgência." (Diário, 811)
    "Escreve: antes de vir como Justo Juiz, abro de par em par as portas de Minha Misericórdia. Quem não quiser passar pela porta da Misericórdia, terá que passar pela porta de Minha justiça..." (Diário, 1146)
    "Minha filha, deves saber que não concedo Minhas Graças às orgulhosas almas, e até retiro aquelas que concedi." (Diário, 1170)
    "As almas que divulgam o culto à Minha Misericórdia, Eu defendo-as por toda vida como uma terna mãe defende seu filhinho e na hora da morte não serei para elas Juiz, mas sim Misericordioso Salvador." (Diário, 1075)
    "Escreve, Minha secretária, que sou mais generoso para com os pecadores que para com os justos. Foi por eles que desci à terra... por eles derramei Meu Sangue. Que não tenham medo de aproximar-se de Mim." (Diário, 1275)
    "Nenhuma pessoa na terra, ainda que seja um grande Santo, tem um conhecimento de Deus como têm os anjos." (Diário, 1332)
    "Desejo unir-Me com as almas humanas; Minha delícia é unir-Me com elas. Fica sabendo, Minha filha, que quando venho pela Santa Comunhão ao coração do homem, tenho as mãos cheias de toda espécie de Graças e desejo entregá-las às almas, mas elas nem Me dão atenção (...)" (Diário, 1385)
    "Ó, se os pecadores conhecessem Minha Misericórdia, não se perderiam em tão grande número!" (Diário, 1396)
    "A oração que Me é mais agradável - é a oração pela conversão dos pecadores. Deves saber, Minha filha, que essa oração sempre é ouvida e atendida." (Diário, 1397)
    "Diz às almas onde devem procurar consolos, isto é, no tribunal da Misericórdia, onde continuo a realizar Meus maiores prodígios, que se repetem sem cessar. (...) basta aproximar-se com fé de Meu representante e confessar a própria miséria (...) Ó infelizes, que não aproveitais esse milagre da Misericórdia de Deus. Clamareis em vão, pois já será tarde demais." (Diário, 1448)
    "Filha, é verdade, tudo isso é sofrimento, mas não existe outro caminho para o Céu além do caminho da Cruz." (Diário, 1487)
    "Escreve que, quanto recitarem esse Terço [da Misericórdia] juntos aos agonizantes, Eu colocar-Me-ei entre o Pai e a alma agonizante, não como Justo Juiz, mas como Misericordioso Salvador." (Diário, 1541)
    "Minha Misericórdia trabalha em todos corações que lhe abrem as portas. E tanto o pecador como o justo necessitam de Minha Misericórdia. A conversão e a perseverança são uma Graça de Minha Misericórdia." (Diário, 1577)
    "Se as almas se submetessem inteiramente a Mim, Eu mesmo encarregar-Me-ia de sua santificação e cumulá-las-ia de ainda maiores Graças." (Diário, 1682)
    "Escreve às almas religiosas que Minha delícia é vir aos seus corações na Santa Comunhão." (Diário, 1683)
    "Sou três vezes Santo e abomino o menor pecado. Não posso amar uma alma manchada pelo pecado, mas, quando se arrepende, não há limites para Minha generosidade com ela. (...) Com Minha Misericórdia persigo os pecadores em todos seus caminhos, e Meu Coração alegra-se quando eles voltam a Mim." (Diário, 1728)
    "Meu prazer é agir na alma humana, enchê-la de Minha Misericórdia e justificá-la." (Diário, 1784)


    São palavras de sua singular inspiração:

    "O sofrimento é uma grande Graça. Pelo sofrimento a alma assemelha-se ao Salvador. No sofrimento cristaliza-se o amor. Quanto maior o sofrimento, tanto mais puro torna-se o amor." (Diário, 57)
    "Ó cinzenta e monótona vida, quantos tesouros há em ti! Nenhuma hora assemelha-se à outra, pois o enfado e a monotonia desaparecem quando olho para tudo com os olhos da . A Graça que é destinada para mim nesta hora não se repetirá na hora seguinte." (Diário, 62)
    "Se a alma respondeu fiel e corajosamente às primeiras Graças, Deus cumula-a de consolações, e une-Se com ela de perceptível maneira." (Diário, 95)
    "Sou uma só com o Senhor; o abismo entre nós, Criador e criatura, como que desapareceu. Por alguns dias minha alma ficou como que em contínuo êxtase. A presença de Deus não me abandonava por um momento sequer." (Diário, 142)
    "Jesus dá-me a conhecer, com frequência, o que Lhe desagrada em minha alma e, muitas vezes, censurou-me por aparentemente tão insignificantes coisas que, no entanto, tinham grande importância. (...) Por vários anos foi Ele mesmo Quem me educou, até o momento em que me deu o diretor espiritual." (Diário, 145)
    "Sucede-me, há algum tempo, que eu sinto na alma quando alguém reza por mim, sinto-o imediatamente na alma..." (Diário, 155)
    "A santidade de Deus derrama-se sobre Sua Igreja e sobre toda alma que nela vive - embora nem sempre com a mesma intensidade. Existem almas inteiramente divinizadas, porém também há outras que tão somente vivem." (Diário, 180)
    "Ó Igreja de Deus, tu és a melhor mãe. Só tu sabes educar e fazer crescer a alma!" (Diário, 197)
    "Bem pressinto que minha minha missão não termina com minha morte, mas começará com ela." (Diário, 281)
    "Os mais felizes momentos para mim são aqueles que passo a sós com Meu Senhor. Nesses momentos conheço a grandeza de Deus e minha própria miséria." (Diário, 289)
    "Jesus, agradeço-Vos pelas pequenas e diárias cruzinhas, pelas contrariedades nos meus planos, pelas dificuldades na vida em comum, pela má interpretação de minhas intenções, pela humilhação que sofro dos outros, pelo rude procedimento comigo, pelos injustos julgamentos, pela fraca saúde e pelo esgotamento físico, pela abnegação da vontade própria, pelo aniquilamento do próprio eu, pela incompreensão em tudo, pelo transtorno de todos meus planos." (Diário, 343)
    "Nesses momentos, quando me encontro interiormente com Deus, sinto-me tão feliz que não sei expressá-lo. São breves momentos, porque a alma não os suportaria por mais tempo, teria que ocorrer a separação do corpo." (Diário, 411)
    "Já aqui na terra podemos saborear a felicidade dos habitantes do Céu, pela estreita união com Deus - uma singular união e que nós, muitas vezes, não compreendemos." (Diário, 507)
    "Foi no Coração de Jesus que aprendi que, para as almas escolhidas, no próprio Céu existe outro Céu, aonde nem todos têm acesso, mas apenas as almas escolhidas." (Diário, 592)
    "Se existe na terra uma alma verdadeiramente feliz, é apenas a alma verdadeiramente humilde." (Diário, 593)
    "Ó infinita eternidade, tu iluminarás os esforços das heroicas almas; por esses esforços a terra paga com a ingratidão e o ódio; essa almas não têm amigos - são solitárias." (Diário, 838)
    "Jesus deu-me a conhecer como a alma deve ser fiel à oração, apesar dos tormentos, da aridez e das tentações, porque em grande parte e principalmente de uma oração assim depende, às vezes, a concretização de grandes desígnios de Deus." (Diário, 872)
    "Jesus, dai-me as almas dos pecadores, que Vossa Misericórdia descanse neles. Tirai-me tudo , mas dai-me as almas. Desejo tornar-me uma vítima de expiação pelos pecadores." (Diário, 908)
    "Nem Graças, nem aparições, nem êxtases ou qualquer outro dom que lhe seja concedido tornam perfeita a alma, mas sim a íntima união com Deus." (Diário, 1107)
    "Ninguém entenderá nem compreenderá meus tormentos, nem eu saberei descrevê-los, pois não pode haver um sofrimento maior que esse. Os sofrimentos dos mártires não são maiores, pois a morte, nesses momentos, seria um alívio para mim, e não tenho com que comparar esses sofrimentos, essa agonia sem fim da alma." (Diário, 1116)
    "Ó, como é doce ter no fundo da alma aquilo em que a Igreja nos diz que devemos acreditar." (Diário, 1123)
    "Uma alma assim [humilde] é onipotente, ela influi no destino do mundo inteiro. Agora compreendo porque há tão poucos Santos; é que há poucas almas profundamente humildes." (Diário, 1306)
    "Onde há verdadeira virtude, aí deve existir também o sacrifício; toda a vida deve ser um sacrifício. As almas podem ser úteis apenas pelo sacrifício. Minha convivência com o próximo pode trazer a Glória de Deus pelo sacrifício de mim mesma." (Diário, 1358)
    "Tudo que há de bom em mim - foi realizado pela Santa Comunhão, a ela devo tudo." (Diário, 1392)
    "Os sofrimentos não me tiram a tranquilidade, tal como a profunda serenidade não apaga em mim a sensação dos sofrimentos." (Diário, 1394)
    "Toda força de minha alma provém do Santíssimo Sacramento." (Diário, 1404)
    "Desde um mês estou sentindo-me pior e, com cada tossida, sinto que se me desfazem os pulmões. Algumas vezes acontece que sinto a total decomposição de meu próprio cadáver." (Diário, 1428)
    "Hoje o Senhor fez-me conhecer Sua indignação contra a humanidade que merece, pelos seus pecados, a abreviação dos dias. Mas também conheci que a existência do mundo é sustentada pela almas eleitas, isto é, pelas almas religiosas. Ai do mundo se faltarem ordens religiosas!" (Diário, 1434)
    "Ó humildade, mais cara virtude, quão poucas almas te possuem!" (Diário, 1436)
    "Busco a maior perfeição possível, para ser útil à Igreja." (Diário, 1475)
    "Como agora não consigo dormir bem à noite, porque o sofrimento não me permite, visito [espiritualmente] todas igrejas e capelas e, ao menos por um breve momento, adoro o Santíssimo Sacramento." (Diário, 1501)
    "Não me esquecerei de ti, pobre terra. Embora sinta que imediatamente mergulharei toda em Deus como num oceano de felicidade. Isso não será obstáculo para que eu volte à terra, encoraje as almas e estimule-as à confiança na Divina Misericórdia." (Diário, 1582)
    "Uma só palavra de uma alma unida com Deus é mais proveitosa às almas que eloquentes dissertações e sermões de uma alma imperfeita." (Diário, 1595) 
    "Não sou capaz de descrever tudo que sofro, e o que escrevi até agora é apenas uma gota." (Diário, 1656)
    "A glória da Misericórdia de Deus já ressoa, apesar dos esforços dos inimigos e do próprio Satanás que odeia a Misericórdia de Deus, e essa é a obra que lhe arrancará mais almas." (Diário, 1659)
    "Que se calem nossos juízos sobre as almas, porque é maravilhosa a Misericórdia de Deus para com elas." (Diário, 1684)

   
Depois de muito sofrer, física, moral e espiritualmente, nossa Santa entregou a alma ao Senhor aos 33 anos de idade.
    Em honra das revelações feitas a Santa Faustina, e do empenho do Beato Padre Miguel Sopocko na divulgação dessas revelações, foi erguido em Cracóvia o Santuário da Divina Misericórdia.


    Os restos mortais de nossa Santa encontram-se na capela de seu convento, em Cracóvia, onde a janela de sua cela recebeu uma especial decoração.


    Santa Faustina, rogai por nós!