terça-feira, 8 de novembro de 2016

A Coroa da Vida


    Desde o profeta Isaías, foi revelado que Deus tem uma coroa especial para oferecer-nos na eternidade: "Eles chegarão a Sião com cânticos de triunfo, e uma alegria eterna coroará suas cabeças; a alegria e o gozo possuí-los-ão..." Is 35,10
    O livro da Sabedoria, ao referir-se a essa grande dádiva, fala de uma coroa de rei, aludindo a uma forma de poder: "Mas os justos viverão eternamente; sua recompensa está no Senhor, e o Altíssimo cuidará deles. Por isso receberão a régia coroa de Glória..." Sb 5,15-16
    O livro dos Provérbios, porém, fala de uma coroa que se faz perceber já nessa vida, que é concedida pela divina sabedoria: "... adquire a Sabedoria. ... ela colocará sobre tua fronte uma graciosa coroa..." Pr 4,7.9
    O Eclesiástico também fala de uma coroa que se alcança pela Sabedoria, cujos frutos são a Paz e a Salvação: "O temor do Senhor é a coroa da sabedoria: dá uma plenitude de Paz e de frutos de Salvação." Eclo 1,22
    E os Provérbios, em outro momento, falam de uma glória que se experimenta já nessa vida, embora seguramente de origem sobrenatural: "Os cabelos brancos são uma coroa de glória a quem se encontra no caminho da justiça." Pr 16,31
    Para o livro da Sabedoria, tal coroa é na verdade a Glória de que os Santos usufruem nesse mundo: "Moisés foi amado por Deus e pelos homens: sua memória é abençoada. O Senhor deu-lhe uma glória semelhante à dos santos... Sobre sua tiara colocou uma coroa de ouro, onde estava gravado o cunho da santidade, da Glória e da honra..." Sb 45,1-2.14
    Essa mesma Glória é oferecida a todos nós, segundo São Paulo: "Sede contentes e agradecidos ao Pai, que vos fez dignos de participar da herança dos Santos na Luz." Cl 1,12
    Pois por Jesus somos convidados a assumir uma herança de santidade, como afirmam os seguidores de sua tradição: "Portanto, irmãos santos, participantes da vocação que vos destina à herança do Céu, considerai o Mensageiro e Pontífice da que professamos, Jesus." Hb 3,1
    São Paulo via essa Glória nos irmãos que ajudou a evangelizar: "De fato, quem, senão vós, será a nossa esperança, a nossa alegria e a nossa coroa diante de Nosso Senhor Jesus, no Dia da Sua vinda? Sim, a nossa glória e alegria sois vós!" 1 Ts 2,19-20
    E para que ela se concretize na eternidade, ele pede nossa perseverança: "Assim, meus queridos e saudosos irmãos, minha alegria e minha coroa, continuai firmes no Senhor, ó amados." Fl 4,1
    Mas essa glória não nos vem facilmente. Jesus bem avisou aos Apóstolos do Seu e do nosso 'Batismo', ou seja, nossa Cruz, nosso sacrifício: "Vós bebereis o cálice que Eu devo beber e sereis batizados no batismo em que Eu devo ser batizado." Mc 10,39
    De fato, a glorificação de Jesus deu-se por Sua Crucificação, como Ele mesmo afirmou logo após a Santa Ceia: "Logo que Judas saiu, Jesus disse: 'Agora é glorificado o Filho do Homem, e Deus é glorificado n'Ele.'" Lc 13,31
    Apesar de todos os contratempos, porém, o amor a Deus será regiamente recompensado. Disse São Tiago Menor: "Feliz o homem que suporta a tentação. Porque, depois de sofrer a provação, receberá a coroa da Vida que Deus prometeu aos que O amam." Tg 1,12
    Contudo, tal coroa não significa de ostentação. Muito pelo contrário, trata-se de outra glória, a Glória da eternidade: "Os atletas abstêm-se de tudo; eles, para ganhar uma coroa perecível; nós, para ganharmos uma coroa imperecível." 1 Cor 9,25
    Por isso Jesus havia questionou os religiosos de Sua época: "Como podeis crer, vós que recebeis a glória uns dos outros, e não buscais a Glória que é só de Deus?" Jo 5,44
    Se essa coroa é-nos tão cara, no entanto, sabemos de São Paulo que ela é a própria Glória de Deus: "... nós vos temos exortado, estimulado, conjurado a vos comportardes de maneira digna de Deus, que vos chama ao Seu Reino e à Sua glória." 1 Ts 2,12
    Por isso São Pedro só faz menção à glória da Vida Eterna, e cobra dos presbíteros total responsabilidade sobre o rebanho: "Eis a exortação que dirijo aos Anciãos que estão entre vós; porque sou Ancião como eles, fui testemunha dos sofrimentos de Cristo e serei participante com eles daquela Glória que se há de manifestar. Velai sobre o rebanho de Deus, que vos é confiado. E, quando aparecer o Supremo Pastor, recebereis a coroa imperecível de Glória." 1 Pd 5,1-2.4
    Pelo mesmo motivo, portanto, São Paulo ressalta a importância da total obediência a Cristo nessa vida: "Nenhum atleta será coroado, se não tiver lutado segundo as regras." 2 Ts 2,5
    E sentindo aproximar-se o fim de sua vida terrena, ele suspira: "Resta-me agora receber a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas a todos aqueles que aguardam com amor a Sua aparição" 2 Tm 4,8


NOS CÉUS, A GLÓRIA DOS SANTOS

    A coroa é um sinal de poder, assim como o trono e o reino. E é isso que Deus nos promete, porém na forma de sacerdócio, ou seja, de ofício sagrado, vivido em nome das coisas santas. É o que nos foi revelado através das visões de São João Evangelista, relatadas no livro do Apocalipse: "Vi também tronos, sobre os quais se assentaram aqueles que receberam o poder de julgar: eram as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da Palavra de Deus... Feliz e santo é aquele que toma parte na primeira ressurreição! Sobre eles a segunda morte não tem poder, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo: reinarão com Ele durante os mil anos." Ap 20,4-6
    Nessas visões, Jesus avisa de uma completa tribulação, a tentar-nos à toda prova. Contudo, Ele segue prometendo a coroa da Vida, pois Ele é o Senhor da Vida! O maior presente, portanto, sinal de Seu amor, só poderia ser o total poder sobre a própria vida, ou seja, a Vida Plena, a eternidade, como Ele a vive: "Nada temas ante o que hás de sofrer. Por estes dias o demônio vai lançar alguns de vós na prisão, para pôr-vos à prova. Tereis tribulações durante dez dias. Sê fiel até a morte e te darei a coroa da Vida." Ap 2,10
    Outra Graça que Ele nos promete, e também é sinal de Seu amor, é que comeremos da árvore da Vida, que havia sido desautorizado a Adão e Eva. Desse fruto, porém, sabemos pouco, mas é certamente outro grande dom: "Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: 'Ao vencedor darei de comer do fruto da árvore da Vida, que se acha no paraíso de Deus.'" Ap 2,7
    Ele promete ainda que o Juízo Final não trará nenhuma ameaça aos Seus legítimos fiéis, pois a santificação já terá sido alcançada: "Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: 'O vencedor não sofrerá dano algum da segunda morte.'" Ap 2,11
    E aquele que perseverar no 'bom combate', como dizia São Paulo, comerá de mais um especial manjar, do qual sabemos apenas que existe, e receberá uma nova identidade, plenamente espiritual e divina: "Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: 'Ao vencedor darei o maná escondido e lhe entregarei uma pedra branca, na qual está escrito um nome novo que ninguém conhece, senão aquele que o receber.'" Ap 2,17
    Os Santos de Deus receberão então um poder que lhes farão visivelmente superior, ainda nesse mundo, e que será perceptível mesmo àqueles que não acreditam: "Então ao vencedor, ao que praticar Minhas obras até o fim, dar-lhe-ei poder sobre as nações pagãs." Ap 2,26
    Também lhes será concedido vestir-se de branco, como Jesus, e acompanhá-Lo aonde quer que Ele vá: "Todavia, tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes; andarão comigo vestidas de branco, porque o merecem. O vencedor será assim revestido de vestes brancas. Jamais apagarei o seu nome do livro da Vida, e o proclamarei diante do Meu Pai e dos Seus anjos." Ap 3,4-5
    Ele promete-nos, ademais, Sua proteção durante as tribulações aqui na Terra. E assim como São Pedro já o era em vida, o vencedor tornar-se-á também coluna na Sua Igreja: "Porque guardaste a Palavra de Minha paciência, também Eu te guardarei da hora da provação, que está para sobrevir ao mundo inteiro, para provar os habitantes da terra. Venho em breve. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Farei do vencedor uma coluna no Templo de Meu Deus, de onde jamais sairá..." Ap 3,10-12
    E assegura que nos sentaremos em Seu trono, gesto que significa uma inimaginável intimidade com Deus: "Ao vencedor concederei assentar-se Comigo no Meu trono, assim como Eu venci e Me assentei com Meu Pai no Seu trono." Ap 3,21
    Os vinte e quatro Anciãos, aliás, que representam o Reino de Sacerdotes, são-nos apresentados já coroados: "Ao redor havia vinte e quatro tronos, e neles, sentados, vinte e quatro Anciãos vestidos de vestes brancas e com coroas de ouro na cabeça." Ap 4,4
    Por fim, Jesus garante manter-nos à distância dos eternos castigos: "Vi também como que um mar transparente, irisado de fogo, e os vencedores, que haviam escapado à Fera, à sua imagem e ao número do seu nome, conservavam-se de pé sobre esse mar com as cítaras de Deus." Ap 15,2
    Todas estas promessas são inquestionavelmente belas. Todavia, Ele nos faz outra ainda mais encantadora: "O vencedor herdará tudo isso; e Eu serei Seu Deus, e ele será Meu filho." Ap 21,7
    E São João Evangelista, para deixar tudo ainda mais claro, pergunta-se: "Quem é o vencedor do mundo senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?" 1 Jo 5,5
    Temos um vencedor, portanto, ao Qual devemos imitar. É Jesus, que havia dito aos Apóstolos: "No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo." Jo 16,33
    De fato: nos Céus, a São João Evangelista Ele já aparece coroado: "Eu vi ainda uma nuvem branca, sobre a qual Se sentava como que um Filho do Homem, com a cabeça cingida de coroa de ouro..." Ap 14,14
    Coroa essa bem diferente da que lhe demos aqui na Terra: "Depois, trançaram uma coroa de espinhos, meteram-Lha na cabeça e puseram-Lhe na mão uma vara. Dobrando os joelhos diante d'Ele, diziam com escárnio: 'Salve, rei dos judeus!'" Mt 27,29
    Maria, Nossa Mãe, também foi coroada. E de forma tão especial que o ministério de cada um dos Apóstolos, que representam as 12 tribos de Israel, é apenas uma estrela em Sua coroa. No Novo Testamento, Ela é a primeira e única pessoa humana que foi nomeadamente coroada por Deus. N'Ela, portanto. cumpriram-se as promessas feitas por Nosso Pai havia vários séculos: "Apareceu em seguida um grande sinal no Céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas." Ap 12,1

    "Concedei-nos o convívio dos eleitos!"