quarta-feira, 29 de junho de 2016

São Paulo Apóstolo


    Um jovem religioso e radical ajudou na execução de Santo Estevão, segurando os mantos dos que o apedrejavam. Seu nome era Saulo. Tinha assistido ao belíssimo e contundente sermão do Santo diácono, responsabilizando os principais dos judeus pela Crucificação de Jesus, mas não lhe deu razão e acabou concordando com sua brutal punição. Na verdade, como era fariseu, já havia algum tempo que ele alimentava raiva contra os cristãos, e anos depois, usando da influência de seu grupo, vai encampar uma verdadeira guerra aos seguidores de Cristo:"... devastava a Igreja. Entrando pelas casas, arrastava para fora homens e mulheres e os entregava à prisão." At 8,3
    Tamanho era seu ódio, que São Lucas vai dizer que ele "... só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor." At 9,1
    Numa viagem que fazia para capturar discípulos, porém, "... estando já perto de Damasco, subitamente o cercou uma Luz resplandecente vinda do céu. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: 'Saulo, Saulo, por que Me persegues? Eu sou Jesus... Levanta-te, entra na cidade. Aí te será dito o que deves fazer.'" At 9,4-6
    Quando levantou-se, no entanto, percebeu que estava cego. Mas dias depois foi miraculosamente curado. Um discípulo foi-lhe enviado pessoalmente por Jesus: "Ananias foi. Entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: 'Saulo, meu irmão, o Senhor, esse Jesus que te apareceu no caminho, enviou-me para que recobres a vista e fiques cheio do Espírito Santo.' No mesmo instante caíram dos olhos de Saulo umas como escamas, e recuperou a vista. Levantou-se e foi batizado." At 9,17-18
    De perseguidor, então, passou a ser perseguido, pois pregando com grande poder demonstrava que Jesus era o Cristo, o que despertou a ira dos judeus. Foi jurado de morte ainda na cidade de Damasco. "Mas os discípulos, tomando-o de noite, fizeram-no descer pela muralha da cidade dentro de um cesto." At 9,25
    Retornando à cidade santa, a princípio os Apóstolos e discípulos lhe tinham medo. Mas depois de explicada sua conversão por São Barnabé, "... permaneceu com eles, saindo e entrando em Jerusalém, e pregando, destemidamente, o Nome do Senhor." At 9,28
    Antioquia era a maior cidade da região, e, no império romano, menor apenas que Roma e Alexandria. Saulo foi enviado para lá porque os judeus de Jerusalém também tinham decidido matá-lo, pois sua devoção e Sabedoria realmente chamavam atenção e provocavam muitas conversões. Ora, noutra ocasião o Próprio Espírito Santo vai destacá-lo: "Enquanto celebravam o culto do Senhor, depois de terem jejuado, disse-lhes o Espírito Santo: 'Separai-Me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho destinado.'" At 13,2
    E Saulo, com argumentações bastante convincentes, saiu visitando cidades e convertendo multidões. Voltando a Antioquia, suas pregações atraia quase toda cidade. Como os judeus não aceitavam a Encarnação do Cristo na Pessoa de Jesus, Paulo, como começava a ser conhecido, declarou-lhes: "Era a vocês que em primeiro lugar se devia anunciar a Palavra de Deus. Mas, porque a rejeitam e se julgam indignos da Vida Eterna, eis que, a partir de agora, nos voltamos para os não judeus." At 13,46


    Em Listra, um aleijado de nascença foi curado por ele. A cidade, porém, entrou em convulsão: seriam Paulo e Barnabé deuses gregos? Paulo tentou explicar-se, mas judeus de outras cidades incitaram a população a matá-lo como a um farsante: "Sobrevieram, porém, alguns judeus de Antioquia e de Icônio que persuadiram a multidão. Apedrejaram Paulo e, dando-o por morto, arrastaram-no para fora da cidade. Os discípulos o rodearam. Ele se levantou e entrou na cidade." At 14,19-20
    Fundando comunidades por onde passava, Paulo seguiu fazendo viagens e em cada lugar instituía anciãos como líderes, que, junto aos bispos e diáconos, viriam a ser nossos sacerdotes. Era a nascente hierarquia da Igreja, que se revelou fundamental para a fidelidade e para a unidade da mensagem de Deus que ela propaga. Essa vai ser a instrução que ele vai dar a São Tito: "Eu te deixei em Creta para acabares de organizar tudo e estabeleceres anciãos em cada cidade, de acordo com as normas que te tracei." Tt 1,5
    E exatamente por respeitar a hierarquia, ainda que incipiente á época, ele mesmo admitiu ter procurado conhecer São Pedro após sua conversão: "Três anos depois subi a Jerusalém para conhecer Cefas, e fiquei com ele quinze dias." Gl 1,8
    E zeloso da integridade do Evangelho, mais tarde tratou de fazer uma nova conferência em Jerusalém: "Catorze anos mais tarde, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também Tito comigo. E subi em consequência de uma revelação. Expus-lhes o Evangelho que prego entre os pagãos, e isso particularmente aos que eram de maior consideração, a fim de não correr ou de não ter corrido em vão. Tiago, Cefas e João, que são considerados as colunas, reconhecendo a Graça que me foi dada, deram as mãos a mim e a Barnabé em sinal de pleno acordo: iríamos aos pagãos, e eles aos circuncidados. Recomendaram-nos apenas que nos lembrássemos dos pobres, o que era precisamente a minha intenção." Gl 2,1-2.9-10
    Ardoroso defensor da Sã Doutrina, nosso Santo chegou a discutir com São Pedro, que, por Sabedoria e prudência, como mais tarde o jovem de Tarso aprenderia. tentava não acirrar ainda mais os ânimos dos cristãos vindos do judaísmo contra aqueles vindos do paganismo, que já estavam em discussão por conta da circuncisão. Precipitadamente, ele exigia que o Príncipe dos Apóstolos abandonasse de imediato os hábitos judeus de alimentação: "Pois, antes de chegarem alguns homens da parte de Tiago, ele comia com os pagãos convertidos. Mas, quando aqueles vieram, retraiu-se e separou-se destes, temendo os circuncidados." Gl 2,12
    De fato, São Paulo mesmo vai fingir estar cumprindo votos judeus para escapar de perseguições: "Toma-os contigo, faze com eles os ritos da purificação e paga por eles (a oferta obrigatória) para que rapem a cabeça. Então todos saberão que é falso quanto de ti ouviram, mas que também tu guardas a Lei." At 21,24
    E até vai exaltar esse sábio procedimento: "Para os que não têm Lei, fiz-me como se eu não tivesse Lei, ainda que eu não esteja isento da Lei de Deus - porquanto estou sob a Lei de Cristo -, a fim de ganhar os que não têm Lei." 1 Cor 9,21
    Em Trôade, num domingo, dia já escolhido para celebrar a Santa Missa, enquanto fazia um longo sermão antes da Comunhão, um jovem adormeceu, caiu do terceiro andar e morreu. Mas Paulo o ressuscitou: "No primeiro dia da semana, estando nós reunidos para partir o Pão, Paulo, que havia de viajar no dia seguinte, conversava com os discípulos e prolongou a palestra até a meia-noite. Havia muitas lâmpadas no quarto, onde nos achávamos reunidos. Acontece que um moço, chamado Êutico, que estava sentado numa janela, foi tomado de profundo sono, enquanto Paulo ia prolongando seu discurso. Vencido pelo sono, caiu do terceiro andar abaixo, e foi levantado morto. Paulo desceu, debruçou-se sobre ele, tomou-o nos braços e disse: 'Não vos perturbeis, porque a sua alma está nele.' Então subiu, partiu o Pão, comeu falou-lhes largamente até o romper do dia. Depois partiu. Quanto ao moço, levaram-no dali vivo, cheios de consolação." At 20,7-12
    São Lucas atestou: "Deus fazia milagres extraordinários por intermédio de Paulo, de modo que lenços e outros panos que tinham tocado o seu corpo eram levados aos enfermos; e afastavam-se deles as doenças e retiravam-se os espíritos malignos." At 19,11-12
    Nosso Santo era natural de Tarso, mas criado em Jerusalém: "'Irmãos e pais, ouvi o que vos tenho a dizer em minha defesa.' Quando ouviram que lhes falava em língua hebraica, escutaram-no com a maior atenção. Continuou ele: 'Eu sou judeu, nasci em Tarso da Cilícia, mas criei-me nesta cidade, instruí-me aos pés de Gamaliel, em toda a observância da Lei de nossos pais, partidário entusiasta da causa de Deus como todos vós também o sois no dia de hoje.'" At 22,2-3
    Era cidadão romano: "Quando o iam amarrando com a correia, Paulo perguntou a um centurião que estava presente: 'É permitido açoitar um cidadão romano que nem sequer foi julgado?' Ao ouvir isso, o centurião foi ter com o tribuno e avisou-o: 'Que vais fazer? Este homem é cidadão romano.' Veio o tribuno e perguntou-lhe: 'Dize-me, és romano?' 'Sim', respondeu-lhe. O tribuno replicou: 'Eu adquiri este direito de cidadão por grande soma de dinheiro.' Paulo respondeu: 'Pois eu o sou de nascimento.'" At 25,28
    Tinha irmã e sobrinho em Jerusalém, que o ajudou desbaratando o plano dos judeus para matá-lo antes de ser levado a Roma: "Mas um filho da irmã de Paulo, inteirado da cilada, dirigiu-se à cidadela e o comunicou a Paulo." At 23,16
    Tinha parentes em Roma, que se haviam convertido antes dele; "Saudai Andrônico e Júnias, meus parentes e companheiros de prisão, os quais são muito estimados entre os Apóstolos e se tornaram discípulos de Cristo antes de mim." Rm 16,7
    Adotava o celibato, que defendia como um dom superior: "Pois quereria que todos fossem como eu; mas cada um tem de Deus um dom particular: uns este, outros aquele. Aos solteiros e às viúvas, digo que lhes é bom se permanecerem assim, como eu. Mas eis o que vos digo, irmãos: o tempo é breve. O que importa é que os que têm mulher vivam como se a não tivessem. O solteiro cuida das coisas que são do Senhor, de como agradar ao Senhor. O casado preocupa-se com as coisas do mundo, procurando agradar à sua esposa. A mesma diferença existe com a mulher solteira ou a virgem. Aquela que não é casada cuida das coisas do Senhor, para ser santa no corpo e no espírito; mas a casada cuida das coisas do mundo, procurando agradar ao marido. Em suma, aquele que casa a sua filha faz bem; e aquele que não a casa, faz ainda melhor. A mulher está ligada ao marido enquanto ele viver. Mas, se morrer o marido, ela fica livre e poderá casar-se com quem quiser, contanto que seja no Senhor. Contudo, na minha opinião, ela será mais feliz se permanecer como está. E creio que também eu tenho o Espírito de Deus." 1 Cor 7,7-8.29-30.32b-34.38-40
    Em casos de faltas mais graves contra a integridade da Igreja, era a favor da excomunhão: "Repito aqui o que acabamos de dizer: se alguém pregar doutrina diferente da que recebestes, seja ele excomungado!" Gl 1,9
    Pois, a despeito do que parecia radicalidade, ele visava mesmo a Salvação das almas: "Ouve-se dizer constantemente que se comete, em vosso meio, a luxúria, e uma luxúria tão grave que não se costuma encontrar nem mesmo entre os pagãos: há entre vós quem vive com a mulher de seu pai!... seja esse homem entregue a Satanás, para mortificação do seu corpo, a fim de que a sua alma seja salva no Dia do Senhor Jesus." 1 Cor 5,1.5
    Por esta lógica, assim como defendia o Antigo Testamento, e a própria Igreja defendeu por vários séculos, ele também era a favor da pena de morte. Foi o que alegou quando acusado pelos judeus em Cesareia, e acabou invocando seu direito, enquanto cidadão romano, de ser julgado em Roma: "Se lhes tenho feito algum mal ou coisa digna de morte, não recuso morrer. Mas, se nada há daquilo de que estes me acusam, ninguém tem o direito de entregar-me a eles. Apelo para César!" At 25,11
    E menciona tais condenações como justas: "A ira de Deus manifesta-se do alto do Céu contra toda a impiedade e perversidade dos homens, que pela injustiça aprisionam a Verdade. Apesar de conhecerem o justo decreto de Deus que considera dignos de morte aqueles que fazem tais coisas, não somente as praticam, como também aplaudem os que as cometem." Rm 1,18.32
    Além do hebraico e do aramaico, falava e escrevia perfeitamente em grego, que era o idioma internacional de então: "Quando estava para ser introduzido na fortaleza, Paulo perguntou ao tribuno: 'É-me permitido dizer duas palavras?' Este respondeu: 'Sabes o grego?'" At 21,37
    Assim como outros idiomas, talvez siríaco, turco e latim. Ele disse aos coríntios: "Dous Graças a Deus por falar em línguas mais que todos vós." 1 Cor 14,18
    Não tinha, porém, o dom da oratória: "... embora eu seja frágil no falar..." 2 Cor 11,6
    Mas enfrentou francamente o Areópago em Atenas, que era o tribunal e conselho de senadores, aristocratas e grandes filósofos: "Alguns filósofos epicureus e estoicos conversaram com ele. Diziam uns: 'Que quer dizer esse tagarela?' Outros: 'Parece que é pregador de novos deuses.' Pois lhes anunciava Jesus e a Ressurreição. Tomaram-no consigo e levaram-no ao Areópago, e lhe perguntaram: 'Podemos saber que nova doutrina é essa que pregas?'" At 17,18-19
    Escreveu talvez o mais belo texto sobre o amor, reconhecido em todo o mundo. Em um dos trechos, registrou: "Ainda que distribuísse todos os meus bens em sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tivesse amor, de nada valeria!" 1 Cor 13,3
    Perfeito penitente, aprendeu a carregar pela vida afora um 'espinho na carne': "Ademais, para que a grandeza das revelações não me levasse ao orgulho, foi-me dado um espinho na carne, um anjo de Satanás para me esbofetear e me livrar do perigo da vaidade. Três vezes roguei ao Senhor que o apartasse de mim. Mas Ele me disse: 'Basta-te Minha Graça, porque é na fraqueza que se revela totalmente a Minha força'. Portanto, prefiro gloriar-me das minhas fraquezas, para que habite em mim a força de Cristo." 2 Cor 12, 7-9
    Ele tinha um ministério próprio: "... Aquele cuja ação fez de Pedro o Apóstolo dos judeus, fez também de mim o Apóstolo dos não judeus." Gl 2,8
    Dedicou toda sua vida à causa da Igreja: "Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim." Gl 2,20
    E foi o primeiro a receber os estigmas de Cristo: "... porque trago em meu corpo as marcas de Jesus." Gl 6,17
    Ciente do martírio que sofreria, e sentindo aproximar-se sua hora, deixou uma frase marcante: "Quanto a mim, estou a ponto de ser imolado e o instante da minha libertação se aproxima. Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a . Resta-me agora receber a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos aqueles que aguardam com amor a Sua aparição." 2 Tm 4,6-8
    A Sagrada Tradição conta que São Paulo foi decapitado. Mas, assim como na morte de São Pedro, estando toda a comunidade cristã realmente atônita pela perda de tão importante líder, não se tem nenhum registro escrito feito de imediato após sua morte.


    O local de sua sepultura, assim como seu sarcófago e as correntes que o ataram, encontram-se na Basílica de São Paulo Fora dos Muros.


    São Paulo, rogai por nós!