quinta-feira, 7 de março de 2024

São Paulo combatia Divisões na Igreja


    Na contramão da vergonhosa postura de descarados inventores de 'igrejas', o Último Apóstolo era um fervoroso defensor da Unidade da Igreja, como ela vai pedir aos filipenses: "Se me é possível, pois, alguma consolação em Cristo, algum caridoso estímulo, alguma Comunhão no Espírito, alguma ternura e compaixão, completai minha alegria deixando-vos guiar pelos mesmos propósitos e pelo mesmo amor, em harmonia buscando a Unidade." Fl 2,1
    A despeito de seu próprio ministério, ele vai dizer aos coríntios: "Rogo-vos, irmãos, em Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, que todos estejais em pleno acordo e que entre vós não haja divisões. Vivei em boa harmonia, no mesmo Espírito e no mesmo sentimento. Pois acerca de vós, irmãos meus, fui informado pelos que são da casa de Cloé que há contendas entre vós. Refiro-me ao fato de que entre vós se usa esta linguagem: 'Eu sou discípulo de Paulo'; 'eu, de Apolo'; 'eu, de Cefas'; 'eu, de Cristo'. Então estaria Cristo dividido? É Paulo quem foi crucificado por vós? É em nome de Paulo que fostes batizados?" 1 Cor 1,10-13
    E expressamente vai dizer a São Tito: "Quanto a tolas questões, genealogias, contendas e disputas relativas à Lei, foge delas, porque são inúteis e vãs. O homem que assim fomenta divisões, depois de advertido a primeira e a segunda vez, evita-o, visto que esse tal é um perverso que, perseverando em seu pecado, se condena a si próprio." Tt 3,10-11
    Salvaguardando a tradição oral, pois então ainda não havia Evangelho escrito, ele já havia sido bem específico para com os romanos: "Rogo-vos, irmãos, que desconfieis daqueles que causam divisões e escândalos, apartando-se da Doutrina que recebestes. Evitai-os!" Rm 16,17
    Apresentou-se, ele mesmo, como um mero retransmissor da Palavra de Deus, pedindo igual fidelidade: "Eu lembro-vos, irmãos, o Evangelho que vos preguei, e que tendes acolhido, no qual estais firmes. Por ele sereis salvos se o conservardes como vos preguei. De outra forma, em vão teríeis abraçado a . Eu transmiti-vos, primeiramente, o que eu mesmo havia recebido." 1 Cor 15,1-3a
    Aos colossenses, rezava pela instrução do Verbo de Deus, ressaltando a importância da mutualidade: "A Palavra de Cristo permaneça entre vós em toda sua riqueza, de sorte que com toda Sabedoria possais mutuamente instruir-vos e exortar-vos." Cl 3,16
    Falando na Unidade do Espírito, na Paz e no Corpo Místico de Cristo, ele prega humildade aos efésios: "Exorto-vos, pois, prisioneiro que sou pela causa do Senhor, que leveis uma vida digna da vocação à qual fostes chamados, com toda humildade e amabilidade, com grandeza de alma, mutuamente suportando-vos com caridade. Sede solícitos em conservar a Unidade do Espírito no vínculo da Paz. Sede um só Corpo e um só espírito, assim como por vossa vocação fostes chamados a uma só esperança." Ef 4,1-4
    Invocando o próprio Santíssimo Sacramento, vai ser mais explícito ao escrever aos coríntios: "Uma vez que há um único Pão, nós, embora sendo muitos, formamos um só Corpo, porque todos nós comungamos do mesmo Pão." 1 Cor 10,17
    Disse, da mesma forma, aos romanos: "Pois como em um só corpo temos muitos membros, e cada um dos nossos membros tem diferente função, assim nós, embora sejamos muitos, formamos um só Corpo em Cristo, e cada um de nós é membro um do outro." Rm 12,4-5
    Ora, ele realmente era terminativo: "Há um só Senhor, uma só fé, um só Batismo." Ef 4,5
    E diz da Unção do Santo Paráclito: "Em um só Espírito fomos batizados todos nós, para formarmos um só Corpo, judeus ou gregos, escravos ou livres. E todos fomos impregnados do mesmo Espírito." 1 Cor 12,13
    Também lembrou Seus dons: "Há diversidade de dons... Mas um e o mesmo Espírito distribui todos estes dons, repartindo a cada um como Lhe apraz." 1 Cor 12,4a.11
    Mas não deixava de apontar o caráter sempre comunitário destes dons: "A cada um é dada a manifestação do Espírito para comum proveito." 1 Cor 12,7
    Ou seja, nada de aventuras pessoais, porém para o evidente bem da Igreja: "Assim, uma vez que aspirais aos dons espirituais, procurai tê-los em abundância para edificação da Igreja." 1 Cor 14,12
    Igualmente falou em ministérios, mas seguia indicando a única fonte: "Os ministérios são diversos, mas um só é o Senhor." 1 Cor 12,5
    Até usou este argumento para definir a razão do nosso existir: "Mas, para nós, há um só Deus, o Pai, do Qual todas coisas procedem e para o Qual existimos, e um só Senhor, Jesus Cristo, por Quem todas coisas existem e também nós." 1 Cor 8,6
    E assim defendeu a salutar obediência, o nome de Deus e a Sã Doutrina, quando denunciou a exploração da fé em carta a São Timóteo: "Quem ensina de outra forma e discorda das salutares Palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo, bem como da Doutrina conforme à piedade, é cego, nada entende, é doente à procura de discussões e brigas de palavras. Daí se originam a inveja, a discórdia, os insultos, as injustas suspeitas, os vãos conflitos entre homens de corrompido coração e privados da Verdade, que só veem na piedade uma fonte de lucro." 1 Tm 6,3-5
    Recomendava, pois, amabilidade, revelando quem subjuga os avessos à Revelação: "Rejeita as tolas e absurdas discussões, visto que geram contendas. Não convém a um servo do Senhor altercar; bem ao contrário, seja ele condescendente com todos, capaz de ensinar, paciente em suportar os males. É com brandura que deve corrigir os adversários, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento e o conhecimento da Verdade, e voltem a si, uma vez livres dos laços do Demônio, que os mantém cativos e submetidos aos seus caprichos." 2 Tm 2,23-26
    De fato, contava com a Unidade da fé entre todos irmãos, contra todo malefício da mentira: "A uns Ele (Cristo) constituiu Apóstolos; a outros, profetas; a outros, evangelistas, pastores, doutores, para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa à construção do Corpo de Cristo, até que todos tenhamos chegado à Unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo. Para que não continuemos crianças ao sabor das ondas, agitados por qualquer sopro de doutrina, ao capricho da malignidade dos homens e de seus enganadores artifícios. Mas, pela sincera prática da caridade, cresçamos em todos sentidos, naquele que é a Cabeça, Cristo. É por Ele que todo o Corpo – coordenado e unido por conexões que estão ao Seu dispor, trabalhando cada um conforme a atividade que lhe é própria – efetua esse crescimento, visando à sua plena edificação na caridade." Ef 4,11-16
    Visava mesmo a unanimidade, ainda que enfrentando todos percalços: "Cumpre, somente, que em vosso proceder vos mostreis dignos do Evangelho de Cristo. Quer eu vá ter convosco quer permaneça ausente, desejo ouvir que estais firmes em um só espírito, unanimemente lutando pela fé do Evangelho, sem em nada vos deixardes intimidar por vossos adversários. Isto para eles é motivo de perdição, mas para vós, de Salvação. E é a vontade de Deus, porque vos é dado não somente crer em Cristo, mas também por Ele sofrer." Fl 1,27-29
    Diante de um desvio dos gálatas, ele foi enérgico, usando de toda sua autoridade: "Estou admirado de que tão depressa passeis daquele que vos chamou à Graça de Cristo para um diferente evangelho. De fato, não há dois (evangelhos): há apenas pessoas que semeiam a confusão entre vós e querem perturbar o Evangelho de Cristo. Mas, ainda que alguém – nós ou um anjo baixado do Céu – vos anunciasse um diferente evangelho do que vos temos anunciado, que ele seja anátema." Gl 1,6-8
    Fez os tessalonicenses recordar o Sacrifício Pascal para suscitar a Comunhão dos Santos e a compaixão na comunidade de fé: "Ele (Cristo) morreu por nós, a fim de que nós, quer em estado de vigília, quer de sono, vivamos em união com Ele. Assim, pois, mutuamente consolai-vos e edificai-vos como já o fazeis." 1 Ts 5,10-11
    Idêntico pedido fez aos colossenses: "Portanto, como eleitos de Deus, santos e queridos, revesti-vos de entranhada misericórdia, de bondade, humildade, doçura, paciência. Suportai-vos uns aos outros e mutuamente perdoai-vos todas vezes que tiverdes queixa contra outrem. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai também vós." Cl 3,12-13
    Assim ensinava da real moção de Deus: "Há um só Deus e Pai de todos, que acima de todos, por todos e em todos atua." Ef 4,6
    Dizia qual deve ser nosso empenho, invariavelmente falando em Unidade: "Por fim, irmãos, vivei com alegria. Tendei à perfeição, animai-vos, tende um só coração, vivei em Paz, e o Deus de amor e Paz estará convosco." 2 Cor 13,11
    Pois só por em Comunhão podemos dar verdadeiras Glórias: "... para que, com um só coração e uma só voz, glorifiqueis a Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo." Rm 15,6
    Eis que ele rezava pela iluminação de Filêmon: "Que tua Comunhão na fé seja eficaz, fazendo-te conhecer todo bem que somos capazes de realizar para Cristo." Fm 1,6
    Sem dúvida, nossa Redenção veio pelo sacrifício do Cordeiro de Deus: "Porque há um só Deus e há um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, o Homem." 1 Tm 2,5
    Até citou a situação de praticantes de outra religião: "Ou Deus só o é dos judeus? Não é também Deus dos pagãos? Sim, Ele também o é dos pagãos. Porque não há mais que um só Deus... " Rm 3,29-30a
    E disse da efetivação do Reino de Deus: "Aí não haverá mais grego nem judeu, nem bárbaro nem cita, nem escravo nem livre, mas somente Cristo, que será tudo em todos." Cl 3,11
    Em outra carta, enfim, arrematou esse ensinamento: "E quando tudo Lhe estiver sujeito, então o próprio Filho também renderá homenagem Àquele que Lhe sujeitou todas coisas, a fim de que Deus seja tudo em todos." 1 Cor 15,28
    Com efeito, essa sua postura de consenso e obediência ele adotou desde o início de suas pregações, como vemos ele e São Timóteo em ação logo após o Concílio de Jerusalém: "Nas cidades pelas quais passavam, ensinavam que observassem as decisões que haviam sido tomadas pelos Apóstolos e Anciãos em Jerusalém. Assim as igrejas eram confirmadas na fé, e dia a dia cresciam em número." At 16,4-5
    Não por acaso, dizendo da verdadeira Comunhão, de sua singular inspiração cunhou esta luminosa frase: "... quem se une ao Senhor, com Ele torna-se um só Espírito." 1 Cor 6,17
    Autêntico Apóstolo, ele apenas instruía em plena conformidade com a Missão de Jesus, que antes de ser preso rezou ao Pai, referindo-Se ao Colégio Apostólico e a todos nós fiéis: "Não rogo somente por eles, mas também por aqueles que por sua palavra hão de crer em Mim. Para que todos sejam Um, assim como Tu, Pai, estás em Mim e Eu em Ti, para que também eles estejam em Nós e o mundo creia que Tu Me enviaste. Dei-lhes a Glória que Me deste, para que sejam Um, como Nós somos Um: Eu neles e Tu em Mim, para que sejam perfeitos na Unidade e o mundo reconheça que Me enviaste e os amaste, como amaste a Mim." Jo 17,20-23
 
    "O Espírito una-nos num só corpo."