Exatamente ao contrário da escandalosa postura de descarados inventores de 'igrejas', o Apóstolo dos Gentios era um fervoroso defensor da Unidade da Igreja. E não o fez só presencialmente. Quase todas suas cartas manifestam essa vigilância em defesa do Corpo Místico de Cristo. A Carta de São Paulo aos Filipenses, por exemplo, vai pedir: "Se me é possível, pois, alguma consolação em Cristo, algum caridoso estímulo, alguma Comunhão no Espírito, alguma ternura e compaixão, completai minha alegria permanecendo unidos. Tende um mesmo amor, uma só alma e os mesmos pensamentos. Nada façais por espírito de partido ou vanglória, mas que a humildade vos ensine a considerar os outros superiores a vós mesmos." Fl 2,1-3
Mesmo a despeito de seu próprio ministério, a Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios corrigiu: "Rogo-vos, irmãos, em Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, que todos estejais em pleno acordo e que entre vós não haja divisões. Vivei em boa harmonia, no mesmo Espírito e no mesmo sentimento. Pois acerca de vós, irmãos meus, fui informado pelos que são da casa de Cloé que entre vós há contendas. Refiro-me ao fato de que entre vós se usa esta linguagem: 'Eu sou discípulo de Paulo'; 'eu, de Apolo'; 'eu, de Cefas'; 'eu, de Cristo'. Então estaria Cristo dividido? É Paulo quem foi crucificado por vós? É em nome de Paulo que fostes batizados?" 1 Cor 1,10-13
Denunciou certas 'consultas': "No entanto, quando tendes contendas desse gênero, para juízes escolheis pessoas cuja opinião é tida em nada pela Igreja. Digo-o para confusão vossa. Será possível que não há entre vós um sábio homem, nem um sequer que possa julgar entre seus irmãos?" 1 Cor 6,4-5
E a Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios foi sucinta, quando ele apresentou suas credenciais: "É que, de fato, não somos, como tantos outros, falsificadores da Palavra de Deus. Mas é em sua integridade, tal como procede de Deus, que nós a pregamos em Cristo, sob os olhares de Deus." 2 Cor 2,17
Vai, ademais, criticá-los por frivolidades, gosto por novidades: "Porque quando aparece alguém pregando-vos outro Jesus, diferente daquele que vos temos pregado, ou se trata de receber outro espírito, diferente dO que haveis recebido, ou outro evangelho, diverso do que haveis abraçado, de boa mente aceitai-o." 2 Cor 11,4
Ora, a Carta de São Paulo a São Tito expressamente fala sobre o Antigo Testamento: "Quanto a tolas questões, genealogias, contendas e disputas relativas à Lei, foge delas, porque são inúteis e vãs. O homem que assim fomenta divisões, depois de advertido a primeira e a segunda vez, evita-o, visto que esse tal é um perverso que, perseverando em seu pecado, se condena a si próprio." Tt 3,10-11
Ele refere-se à Doutrina diretamente ensinada aos bispos, enquanto não havia o Novo Testamento, mas a finalidade é sempre patente: "Ao contrário, seja hospitaleiro, amigo do bem, prudente, justo, piedoso, continente, firmemente apegado à Doutrina da fé tal como foi ensinada, para poder exortar segundo a Sã Doutrina e rebater aqueles que a contradizem." Tt 1,8-9
Tinha salvaguardado a Tradição Oral mesmo à época da Carta de São Paulo aos Romanos, quando só havia o Evangelho segundo São Mateus, e em aramaico. Ele foi bem específico: "Rogo-vos, irmãos, que desconfieis daqueles que causam divisões e escândalos, apartando-se da Doutrina que recebestes. Evitai-os!" Rm 16,17
Por isso, ele mesmo apresentava-se como um mero retransmissor da Palavra de Deus, pedindo que lhe imitassem na fidelidade de conservador: "Eu lembro-vos, irmãos, o Evangelho que vos preguei, e que tendes acolhido, no qual estais firmes. Por ele sereis salvos se o conservardes como vos preguei. De outra forma, em vão teríeis abraçado a fé. Eu transmiti-vos, primeiramente, o que eu mesmo havia recebido." 1 Cor 15,1-3a
Já a Carta de São Paulo aos Colossenses reza pela instrução do Verbo de Deus, ressaltando a importância da mutualidade, da compreensão conjunta, sem individualismos: "A Palavra de Cristo permaneça entre vós em toda sua riqueza, de sorte que com toda Sabedoria possais mutuamente instruir-vos e exortar-vos." Cl 3,16
Pois clamava pela Unidade: "Triunfe em vossos corações a Paz de Cristo, para a qual fostes chamados a fim de formar um único Corpo. E sede agradecidos." Cl 3,15
Nesse sentido, previamente já havia denunciado impostores, que renegam Cristo como a Cabeça da Santa Igreja, e assim a própria condução de Deus: "Desencaminham-se estas pessoas em suas próprias visões e, cheias do vão orgulho de seu materialista espírito, não se mantêm unidas à Cabeça, da qual todo Corpo, pela união das junturas e articulações, se alimenta e cresce conforme um crescimento disposto por Deus." Cl 2,18b-19
E constantemente velando pela Unidade, mesmo onde não podia fazer-se presente, aceitava todo sofrimento em nome dos cristãos que ainda não conhecia: "Tudo sofro para que seus corações sejam reconfortados e que, estreitamente unidos pela caridade, sejam enriquecidos de uma plenitude de inteligência, para conhecerem o mistério de Deus, isto é, Cristo, no qual estão escondidos todos tesouros da Sabedoria e da ciência." Cl 2,2-3
Falando na Unidade do Espírito, na Paz e no Corpo Místico de Cristo, portanto, a Carta de São Paulo aos Efésios, quando ele já padecia grandes sacrifícios, pregou humildade em nome da Igreja Una: "Exorto-vos, pois, prisioneiro que sou pela causa do Senhor, que leveis uma vida digna da vocação à qual fostes chamados, com toda humildade e amabilidade, com grandeza de alma, mutuamente suportando-vos com caridade. Sede solícitos em conservar a Unidade do Espírito no vínculo da Paz. Sede um só Corpo e um só espírito, assim como por vossa vocação fostes chamados a uma só esperança." Ef 4,1-4
Disse do próprio projeto de Jesus: "Ele quis, assim, a partir do judeu e do pagão, criar em Si um só novo homem, estabelecendo a Paz. Quis reconciliá-los com Deus, ambos em um só Corpo, por meio da Cruz. ...porquanto é por Ele que ambos temos acesso junto ao Pai num mesmo Espírito." Ef 2,15a-16b.18
E no Livro dos Atos dos Apóstolos, pouco antes de ser preso em Jerusalém para onde se dirigia, advertiu os anciãos, bispos da cidade de Éfeso: "Sei que depois da minha partida entre vós se introduzirão cruéis lobos, que não pouparão o rebanho. Mesmo dentre vós surgirão homens que hão de proferir perversas doutrinas, com o intento de arrebatarem após si os discípulos. Vigiai! Lembrai-vos, portanto, de que por três anos não cessei, noite e dia, de admoestar, com lágrimas, a cada um de vós." At 20,29-31
Invocando o próprio Santíssimo Sacramento, vai ser mais explícito ao escrever aos cristãos da cidade de Corinto: "Uma vez que há um único Pão, nós, embora sendo muitos, formamos um só Corpo, porque todos nós comungamos do mesmo Pão." 1 Cor 10,17
Disse, da mesma forma, aos cristãos de Roma: "Pois como em um só corpo temos muitos membros, e cada um dos nossos membros tem diferente função, assim nós, embora sejamos muitos, formamos um só Corpo em Cristo, e cada um de nós é membro um do outro." Rm 12,4-5
Ora, ele realmente era terminativo: "Há um só Senhor, uma só fé, um só Batismo." Ef 4,5
E diz da Unção do Santo Paráclito: "Em um só Espírito fomos batizados todos nós, para formarmos um só Corpo, judeus ou gregos, escravos ou livres. E todos fomos impregnados do mesmo Espírito." 1 Cor 12,13
Por isso, seguia implorando "... para que não haja dissensões no Corpo, e que os membros tenham o mesmo cuidado uns para com os outros." 1 Cor 12,25
Também lembrou os dons do Santo Paráclito: "Há diversidade de dons... Mas um e o mesmo Espírito distribui todos estes dons, repartindo a cada um como Lhe apraz." 1 Cor 12,4a.11
Mas não deixava de apontar o caráter sempre comunitário destes dons: "A cada um é dada a manifestação do Espírito para comum proveito." 1 Cor 12,7
Ou seja, nada de aventuras pessoais, porém para o evidente bem da Igreja de Jesus: "Assim, uma vez que aspirais aos dons espirituais, procurai tê-los em abundância para edificação da Igreja." 1 Cor 14,12
Igualmente falou em ministérios, mas seguia indicando a única fonte: "Os ministérios são diversos, mas um só é o Senhor." 1 Cor 12,5
Até usou este argumento para definir a razão do nosso existir: "Mas, para nós, há um só Deus, o Pai, do Qual todas coisas procedem e para o Qual existimos, e um só Senhor, Jesus Cristo, por Quem todas coisas existem e também nós." 1 Cor 8,6
E assim defendeu a salutar obediência, o Nome de Deus e a Sã Doutrina, quando a Primeira Carta de São Paulo a São Timóteo denunciou a exploração comercial da fé: "Quem ensina de outra forma e discorda das salutares Palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo, bem como da Doutrina conforme à piedade, é cego, nada entende, é doente à procura de discussões e brigas de palavras. Daí se originam a inveja, a discórdia, os insultos, as injustas suspeitas, os vãos conflitos entre homens de corrompido coração e privados da Verdade, que só veem na piedade uma fonte de lucro." 1 Tm 6,3-5
Por isso, instou-o: "Eu conjuro-te, diante de Deus, de Cristo Jesus e dos anjos escolhidos, a que guardes essas regras sem prevenção, nada fazendo por espírito de parcialidade. A ninguém inconsideradamente imponhas as mãos, para que não venhas a tornar-te cúmplice de pecados alheios. Conserva-te puro." 1 Tm 5,21-20
Recomendava, pois, amabilidade, revelando quem subjuga os avessos à Revelação, na Segunda Carta de São Paulo a São Timóteo: "Rejeita as tolas e absurdas discussões, visto que geram contendas. Não convém a um servo do Senhor altercar. Bem ao contrário, seja ele condescendente com todos, capaz de ensinar, paciente em suportar os males. É com brandura que deve corrigir os adversários, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento e o conhecimento da Verdade, e voltem a si, uma vez livres dos laços do Demônio, que os mantém cativos e submetidos aos seus caprichos." 2 Tm 2,23-26
Contudo, previu dissolução por parte de inveterados pecadores, que buscariam 'mestres' que tolerassem seus erros: "Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a Sã Doutrina da Salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, para si ajustarão mestres. Apartarão os ouvidos da Verdade e atirar-se-ão às fábulas." 2 Tm 4,3-4
Ora, era o Divino Paráclito que lhe instruía: "O Espírito expressamente diz que, nos vindouros tempos, alguns hão de apostatar da fé dando ouvidos a embusteiros espíritos e a diabólicas doutrinas, de hipócritas e impostores, marcados na própria consciência com o ferrete da infâmia..." 1 Tm 4,1-2
Contava, de toda forma, com a Unidade da fé entre todos irmãos, contra todo malefício da mentira, pois para isso Jesus fundou a Igreja: "A uns Ele (Cristo) constituiu Apóstolos; a outros, profetas; a outros, evangelistas, pastores, doutores, para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa à construção do Corpo de Cristo, até que todos tenhamos chegado à Unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo. Para que não continuemos crianças ao sabor das ondas, agitados por qualquer sopro de doutrina, ao capricho da malignidade dos homens e de seus enganadores artifícios. Mas, pela sincera prática da caridade, cresçamos em todos sentidos, naquele que é a Cabeça, Cristo. É por Ele que todo o Corpo, coordenado e unido por conexões que estão ao Seu dispor, trabalhando cada um conforme a atividade que lhe é própria, efetua esse crescimento, visando à sua plena edificação na caridade." Ef 4,11-16
Visava mesmo a unanimidade, ainda que enfrentando todos percalços: "Cumpre, somente, que em vosso proceder vos mostreis dignos do Evangelho de Cristo. Quer eu vá ter convosco quer permaneça ausente, desejo ouvir que estais firmes em um só espírito, unanimemente lutando pela fé do Evangelho, sem em nada vos deixardes intimidar por vossos adversários. Isto para eles é motivo de perdição, mas para vós, de Salvação. E é a vontade de Deus, porque vos é dado não somente crer em Cristo, mas também sofrer por Ele." Fl 1,27-29
Sabia muito bem o que acontecia, e não deixava de denunciar: "A maior parte dos irmãos, ante a notícia de minhas cadeias, cobrou nova confiança no Senhor e maior entusiasmo em anunciar sem temor a Palavra de Deus. É verdade que alguns pregam Cristo por inveja a mim e por discórdia, mas outros fazem-no com a melhor boa vontade. Estes, por caridade, sabendo que tenho por missão a defesa do Evangelho. Aqueles, ao contrário, pregam Cristo por espírito de intriga, e não com reta intenção, no intuito de agravar meu sofrimento nesta prisão." Fl 1,14-17
E usava de contundência com aqueles que viviam rebuscando o Antigo Testamento, entre outras coisas pregando a circuncisão: "Cuidado com esses cães! Cuidado com esses charlatães! Cuidado com esses mutilados! Porque os verdadeiros circuncisos somos nós, que prestamos culto a Deus pelo Espírito de Deus, pomos nossa Glória em Jesus Cristo e não confiamos na carne." Fl 3,2-3
Referindo-se a impenitentes, ele fulminou: "Irmãos, sede meus imitadores, e atentamente olhai para aqueles que vivem segundo o exemplo que nós vos damos. Porque há muitos por aí, de quem repetidas vezes vos tenho falado e agora o digo chorando, que se portam como inimigos da Cruz de Cristo, cujo destino é a perdição, cujo deus é o ventre, para quem a própria ignomínia é causa de envaidecimento, e só têm prazer no que é terreno." Fl 3,17-19
A Carta de São Paulo aos Gálatas também asseverou contra aqueles que se atêm ao Antigo Testamento: "Já estais separados de Cristo, vós que procurais a justificação pela Lei. Decaístes da Graça." Gl 5,4
Informado de desvios entre eles, ele foi ainda mais enérgico, usando de toda sua autoridade e mais uma vez defendendo a Tradição Oral: "Estou admirado de que tão depressa passeis daquele que vos chamou à Graça de Cristo para um diferente evangelho. De fato, não há dois evangelhos: há apenas pessoas que semeiam a confusão entre vós e querem perturbar o Evangelho de Cristo. Mas, ainda que alguém, nós ou um anjo baixado do Céu, vos anunciasse um diferente evangelho do que vos temos anunciado, que ele seja anátema." Gl 1,6-8
Chegou a ameaçar os coríntios: "Por isso, conjuro-vos a que sejais meus imitadores. Para isso é que vos enviei Timóteo, meu amado e fiel filho no Senhor. Ele recordá-vos-á minhas normas de conduta, tais como as ensino por toda parte, em todas igrejas. Mas brevemente irei ter convosco, se Deus quiser, e tomarei conhecimento não do que esses orgulhosos falam, mas do que são capazes. Porque o Reino de Deus não consiste em palavras, mas em atos. Que preferis? Que eu vá visitar-vos com a vara, ou com caridade e espírito de mansidão?" 1 Cor 4,16-17.19-21
Dava exemplo de Comunhão com a Doutrina e com os membros da Igreja, reverenciando a sede da Igreja de então, a igreja mãe de Jerusalém, onde foi confirmar com São Tiago Menor, São Pedro e São João Evangelista o que estava ensinando: "Catorze anos mais tarde, outra vez subi a Jerusalém com Barnabé, comigo também levando Tito. E subi em consequência de uma revelação. Expus-lhes o Evangelho que prego entre os pagãos, e isso particularmente aos que eram de maior consideração, a fim de não correr ou de não ter corrido em vão. Tiago, Cefas e João, que são considerados as colunas, reconhecendo a Graça que me foi dada, deram as mãos a mim e a Barnabé em sinal de pleno acordo..." Gl 2,1-2.9
Ademais, a Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses fez recordar o Sacrifício Pascal para suscitar a Comunhão dos Santos e a compaixão na comunidade de fé: "Ele (Cristo) morreu por nós, a fim de que nós, quer em estado de vigília, quer de sono, vivamos em união com Ele. Assim, pois, mutuamente consolai-vos e edificai-vos como já o fazeis." 1 Ts 5,10-11
Idêntico pedido fez aos colossenses: "Portanto, como eleitos de Deus, santos e queridos, revesti-vos de entranhada misericórdia, de bondade, humildade, doçura, paciência. Suportai-vos uns aos outros e mutuamente perdoai-vos todas vezes que tiverdes queixa contra outrem. Como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós." Cl 3,12-13
Assim ensinava da real moção de Deus, que conduz a um só Reino: "Há um só Deus e Pai de todos, que acima de todos, por todos e em todos atua." Ef 4,6
Dizia qual deve ser nosso empenho, invariavelmente falando em Unidade: "Por fim, irmãos, vivei com alegria. Tendei à perfeição, animai-vos, tende um só coração, vivei em Paz, e o Deus de amor e Paz estará convosco." 2 Cor 13,11
Pois só por em Comunhão podemos verdadeiramente dar Glória: "... para que, com um só coração e uma só voz, glorifiqueis a Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo." Rm 15,6
Eis a Carta de São Paulo a Filêmon reza por iluminação: "Que tua Comunhão na fé seja eficaz, fazendo-te conhecer todo bem que somos capazes de realizar para Cristo." Fm 1,6
Sem dúvida, nossa Redenção veio pelo sacrifício do Cordeiro de Deus, de Jesus enquanto ser humano. Pois enquanto Deus Ele não precisa interceder por nós. Intercederia a Quem? A Si mesmo?: "Porque há um só Deus e há um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, o Homem." 1 Tm 2,5
Até citou a situação de praticantes de outra religião: "Ou Deus só o é dos judeus? Também não é Deus dos pagãos? Sim, Ele também o é dos pagãos. Porque não há mais que um só Deus... " Rm 3,29-30a
E disse, pela verdadeira santidade, sem falação, como se dará a efetivação do Reino de Deus: "Agora, porém, deixai de lado todas estas coisas: ira, animosidade, maledicência, maldade, torpes palavras de vossa boca, nem vos enganeis uns aos outros. Vós despistes-vos do velho homem com seus vícios e revestistes-vos do novo, que constantemente vai restaurando-se à imagem d'Aquele que o criou, até atingir o perfeito conhecimento. Aí não haverá mais grego nem judeu, nem bárbaro nem cita, nem escravo nem livre, mas somente Cristo, que será tudo em todos." Cl 3,8-11
Em outra carta, enfim, arrematou esse ensinamento: "E quando tudo Lhe estiver sujeito, então o próprio Filho também renderá homenagem Àquele que Lhe sujeitou todas coisas, a fim de que Deus seja tudo em todos." 1 Cor 15,28
Com efeito, essa postura de consenso e obediência ele adotou desde o início de suas pregações, como vemos ele e São Timóteo em ação logo após o Concílio de Jerusalém: "Nas cidades pelas quais passavam, ensinavam que observassem as decisões que haviam sido tomadas pelos Apóstolos e anciãos em Jerusalém. Assim as igrejas eram confirmadas na fé, e dia a dia cresciam em número." At 16,4-5
Não por acaso, dizendo da verdadeira Comunhão, de sua singular inspiração cunhou esta luminosa frase: "... quem se une ao Senhor, com Ele torna-se um só Espírito." 1 Cor 6,17
Assim como disse de nossa norte para o mundo: "Se com Ele fomos feitos o mesmo Ser, por uma morte semelhante à Sua, sê-lo-emos igualmente por uma comum ressurreição." Rm 6,5
Autêntico Apóstolo, ele apenas instruía para a Unidade da Igreja em plena conformidade com a Missão de Jesus, que antes de ser preso rezou ao Pai, referindo-Se ao Colégio Apostólico e a todos nós fiéis, como o Evangelho segundo São João apontou. Ora, a Unidade da Santa Igreja Católica é sinal da Glória de Deus, e prova da passagem de Jesus entre nós e do amor do Pai: "Não rogo somente por eles, mas também por aqueles que por sua palavra hão de crer em Mim. Para que todos sejam Um, assim como Tu, Pai, estás em Mim e Eu em Ti. Para que eles também estejam em Nós e o mundo creia que Tu Me enviaste. Dei-lhes a Glória que Me deste, para que sejam Um, como Nós somos Um: Eu neles e Tu em Mim, para que sejam perfeitos na Unidade e o mundo reconheça que Me enviaste e os amaste, como amaste a Mim." Jo 17,20-23
"O Espírito una-nos num só Corpo."