A Primeira Carta que São Paulo aos Tessalonicenses afirma o poder que o Evangelho tem em si mesmo, como Divina Palavra que é, e informa que seu principal objetivo é reconciliar o povo com Deus. Não poderia ser diferente: é Deus Jesus, Verbo Encarnado (cf. Jo 1,14), que vem ao nosso encontro: "Nosso Evangelho foi-vos pregado não somente por palavra, mas também com poder, com o Espírito Santo e com plena convicção. Sabeis o que temos sido entre vós para vossa Salvação." 1 Ts 1,5
Lembrando as trombetas que derrubaram as muralhas de Jericó (cf. Js 6,20), a Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios dá uma ideia desse poder: "Não são carnais as armas com que lutamos. São poderosas, em Deus, capazes de arrasar fortificações. Nós aniquilamos todo raciocínio e todo orgulho que se levanta contra o conhecimento de Deus, e cativamos todo pensamento e reduzimo-lo à obediência a Cristo." 2 Cor 10,4-5
Ele diz que no Evangelho se tem a Glória de Jesus, quer dizer, a própria personificação de Deus, e que só a sedução do inimigo pode evitar que a percebamos: "Se nosso Evangelho ainda estiver encoberto, está encoberto para aqueles que se perdem, para os incrédulos, cujas inteligências o deus deste mundo obcecou a tal ponto que não percebem a Luz do Evangelho, onde resplandece a Glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Porém, temos este tesouro em vasos de barro, para que claramente transpareça que este extraordinário poder provém de Deus e não de nós." 2 Cor 4,3-4.7
E vibrante, ele comenta a percepção que os cristãos alcançaram de Jesus e da própria humanidade, para muito além do meramente humano, atestando a profunda transformação dos fiéis como resultado da reconciliação com o Pai. Ora, o Ministério da Igreja é exatamente esse, que ela cumpre através dos Sacramentos: "Por isso, daqui em diante a ninguém nós conhecemos de um humano modo. Muito embora tenhamos considerado Cristo dessa maneira, agora já não O julgamos assim. Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura. Passou o que era velho, eis que tudo se fez novo! Tudo isso vem de Deus, que Consigo nos reconciliou, por Cristo, e nos confiou o ministério desta reconciliação. Porque é Deus que, em Cristo, Consigo reconciliava o mundo, não levando mais em conta os pecados dos homens, e pôs em nossos lábios a mensagem da reconciliação. Portanto, desempenhamos o encargo de embaixadores em Nome de Cristo, e é Deus mesmo que vos exorta por nosso intermédio. Em Nome de Cristo, rogamo-vos: reconciliai-vos com Deus!" 2 Cor 5,16-20
Essa, aliás, era a reclamação da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios: "A vós, irmãos, não vos pude falar como a homens espirituais, mas como a carnais, como a criancinhas em Cristo. Eu dei-vos leite a beber, e não sólido alimento, que ainda não podíeis suportar. Nem ainda agora o podeis, porque ainda sois carnais. Com efeito, enquanto houver entre vós ciúmes e contendas, não será porque sois carnais e procedeis de totalmente humano modo?" 1 Cor 3,1-3
Essa, aliás, era a reclamação da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios: "A vós, irmãos, não vos pude falar como a homens espirituais, mas como a carnais, como a criancinhas em Cristo. Eu dei-vos leite a beber, e não sólido alimento, que ainda não podíeis suportar. Nem ainda agora o podeis, porque ainda sois carnais. Com efeito, enquanto houver entre vós ciúmes e contendas, não será porque sois carnais e procedeis de totalmente humano modo?" 1 Cor 3,1-3
E do próprio Jesus, que inquiriu os líderes judeus em Jerusalém no Evangelho segundo São João: "Por que não compreendeis Minha linguagem? Quem de vós Me acusará de pecado? Se falo-vos a Verdade, por que Me não credes? Quem é de Deus ouve as palavras de Deus, e se vós não as ouvis é porque não sois de Deus." Jo 8,43a.46-47
Pois o Apóstolo dos Gentios explicava: "Ora, nós não recebemos o espírito do mundo, mas sim o Espírito que vem de Deus, que nos dá a conhecer as Graças que Deus nos prodigalizou e que pregamos numa linguagem que nos foi ensinada não pela sabedoria humana, mas pelo Espírito, que exprime as coisas espirituais em termos espirituais. Mas o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, pois para ele são loucuras. Nem pode compreendê-las, porque é pelo Espírito que devem ponderá-las. O homem espiritual, ao contrário, julga todas coisas e não é julgado por ninguém." 1 Cor 2,12-15
E fez um contraponto ao Antigo Testamento, exultando com o Ministério do Santo Paráclito, que chamou de Ministério da Justificação, válido para a eternidade: "Ora, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, se revestiu de tal Glória que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos no rosto de Moisés, por causa do resplendor de sua face, embora transitório, quanto mais glorioso não será o Ministério do Espírito? Se o ministério da condenação já foi glorioso, muito mais há de sobrepujá-lo em Glória o Ministério da Justificação! Aliás, sob esse aspecto e em comparação desta eminentemente Glória superior, empalidece a Glória do primeiro Ministério. Se o transitório era glorioso, muito mais glorioso é o que permanece!" 2 Cor 3,7-11
Foi o que Jesus disse sobre o Espírito Santo na noite da Santa Ceia, quando prometeu que Ele seria derramado sobre a Santa Igreja. Quer dizer, o Divino Paráclito veio para ficar no Corpo Místico de Cristo, e para sempre: "E Eu rogarei ao Pai, e Ele dá-vos-á outro Paráclito, para que convosco fique eternamente. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber porque não O vê nem O conhece. Mas vós conhecer-Lo-eis, porque convosco permanecerá e em vós estará." Jo 14,16-17
Também disse de Si mesmo, pela Comunhão da Santíssima Trindade, pouco antes de Sua Ascensão, no Evangelho segundo São Mateus: "Eis que convosco estou todos dias, até o fim do mundo." Mt 28,20b
A Carta de São Tiago, aliás, diz a própria Sabedoria já é por si um apelo à conciliação com Deus e com todas pessoas: "Onde houver ciúme e contenda, ali também há perturbação e toda espécie de vícios. A Sabedoria, porém, que vem de cima, é primeiramente pura, depois pacífica, condescendente, conciliadora, cheia de Misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, nem fingimento." Tg 3,16-17
E fez um contraponto ao Antigo Testamento, exultando com o Ministério do Santo Paráclito, que chamou de Ministério da Justificação, válido para a eternidade: "Ora, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, se revestiu de tal Glória que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos no rosto de Moisés, por causa do resplendor de sua face, embora transitório, quanto mais glorioso não será o Ministério do Espírito? Se o ministério da condenação já foi glorioso, muito mais há de sobrepujá-lo em Glória o Ministério da Justificação! Aliás, sob esse aspecto e em comparação desta eminentemente Glória superior, empalidece a Glória do primeiro Ministério. Se o transitório era glorioso, muito mais glorioso é o que permanece!" 2 Cor 3,7-11
Foi o que Jesus disse sobre o Espírito Santo na noite da Santa Ceia, quando prometeu que Ele seria derramado sobre a Santa Igreja. Quer dizer, o Divino Paráclito veio para ficar no Corpo Místico de Cristo, e para sempre: "E Eu rogarei ao Pai, e Ele dá-vos-á outro Paráclito, para que convosco fique eternamente. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber porque não O vê nem O conhece. Mas vós conhecer-Lo-eis, porque convosco permanecerá e em vós estará." Jo 14,16-17
Também disse de Si mesmo, pela Comunhão da Santíssima Trindade, pouco antes de Sua Ascensão, no Evangelho segundo São Mateus: "Eis que convosco estou todos dias, até o fim do mundo." Mt 28,20b
A Carta de São Tiago, aliás, diz a própria Sabedoria já é por si um apelo à conciliação com Deus e com todas pessoas: "Onde houver ciúme e contenda, ali também há perturbação e toda espécie de vícios. A Sabedoria, porém, que vem de cima, é primeiramente pura, depois pacífica, condescendente, conciliadora, cheia de Misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, nem fingimento." Tg 3,16-17
Ora, exaltando a preciosidade do Sangue de Jesus, a Carta de São Paulo aos Romanos atestou: "Se, quando ainda éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela Morte de Seu Filho, com muito mais razão, estando já reconciliados, seremos salvos por Sua Vida. ... nós gloriamo-nos em Deus por Nosso Senhor Jesus Cristo, por Quem desde agora temos recebido a reconciliação!" Rm 5,10-11
De fato, ao anunciar a iminência de Sua Crucificação, Nosso Senhor mesmo afirmou: "E quando Eu for levantado da Terra, a Mim atrairei todos homens." Jo 12,32
E, desde o início de Suas pregações, Ele já associava o acolhimento do Evangelho ao necessário reconhecimento dos pecados, e assim à conversão. O Evangelho segundo São Marcos anotou: "Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo. Fazei penitência e crede no Evangelho." Mc 1,15
Pela mesma razão, Ele convocou os Apóstolos e deu-lhes poder: "Então chamou os Doze e começou a enviá-los, dois a dois. E deu-lhes poder sobre os imundos espíritos. Eles partiram e pregaram a penitência." Mc 6,7.12
Por isso, logo na primeira aparição ao Colégio dos Apóstolos, ainda no Domingo da Ressurreição, Ele mesmo instituiu a Igreja, dando-lhe o poder de perdoar os pecados, que propriamente é o Sacramento da Reconciliação: "Disse-lhes outra vez: 'A Paz esteja convosco! Como o Pai Me enviou, Eu envio a vós.' Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: 'Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, sê-lhes-ão perdoados. Àqueles a quem os retiverdes, sê-lhes-ão retidos.'" Jo 20,21-23
E, desde o início de Suas pregações, Ele já associava o acolhimento do Evangelho ao necessário reconhecimento dos pecados, e assim à conversão. O Evangelho segundo São Marcos anotou: "Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo. Fazei penitência e crede no Evangelho." Mc 1,15
Pela mesma razão, Ele convocou os Apóstolos e deu-lhes poder: "Então chamou os Doze e começou a enviá-los, dois a dois. E deu-lhes poder sobre os imundos espíritos. Eles partiram e pregaram a penitência." Mc 6,7.12
Por isso, logo na primeira aparição ao Colégio dos Apóstolos, ainda no Domingo da Ressurreição, Ele mesmo instituiu a Igreja, dando-lhe o poder de perdoar os pecados, que propriamente é o Sacramento da Reconciliação: "Disse-lhes outra vez: 'A Paz esteja convosco! Como o Pai Me enviou, Eu envio a vós.' Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: 'Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, sê-lhes-ão perdoados. Àqueles a quem os retiverdes, sê-lhes-ão retidos.'" Jo 20,21-23
Na mesma ocasião, Ele justificou Sua Paixão nestes termos, apontando a Missão da Igreja Católica, como está no Evangelho segundo São Lucas: "Assim é que está escrito, e assim era necessário que Cristo padecesse, mas que ressurgisse dos mortos ao terceiro dia. E que em Seu Nome se pregasse a penitência e a remissão dos pecados a todas nações, começando por Jerusalém." Lc 24,46-47
Contudo, é o Batismo o primeiro e principal Sacramento para o perdão dos pecados, porque, como indispensáveis requisitos à Salvação, Jesus estabeleceu a fé e o Batismo, em Sua última aparição antes do Pentecostes: "E disse-lhes: 'Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo...'" Mc 16,15-16a
E como diz São Paulo, é pelo Batismo que temos a justificação: "Fomos, pois, sepultados com Ele em Sua Morte pelo Batismo, para que, como Cristo ressurgiu dos mortos pela Glória do Pai, nós também vivamos uma Nova Vida." Rm 6,4
Por isso, em pregação no dia do Nascimento da Igreja, no Livro dos Atos dos Apóstolos, São Pedro vai recomendá-lo ao peregrinos que estavam em Jerusalém, sempre começando pelo arrependimento: "Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em Nome de Jesus Cristo para remissão de vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo." At 2,38
Pois segundo Jesus, em despedida do Apóstolos, a função do Divino Paráclito é exatamente levar o mundo a um verdadeiro exame de consciência: "E quando Ele vier, convencerá o mundo a respeito do pecado, da justiça e do Juízo." Jo 16,8
Ele já lhes havia afirmado: "Digo-vos que assim haverá maior júbilo no Céu por um só pecador que fizer penitência do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento." Lc 15,7
E a Primeira Carta de São João bem observou: "Quem conhece a Deus, ouve-nos. Quem não é de Deus, não nos ouve. É nisto que conhecemos o Espírito da Verdade e o espírito do erro. Quem observa Seus Mandamentos, permanece em Deus e Deus nele. É nisto que reconhecemos que Ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu." 1 Jo 4,6a;3,24
Desta forma, todo gesto de verdadeira fé deve estar impregnado do poder do Espírito de Cristo, que se antecipa e promove a total reconciliação, com Deus e com todos irmãos. Jesus recomendou desde o Sermão da Montanha: "Se estás, portanto, para fazer tua oferta diante do Altar e lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá tua oferta diante do Altar e primeiro vai reconciliar-te com teu irmão. Só então vem fazer tua oferta." Mt 5,23-24
Nas palavras de São Paulo, essa é obrigatória atitude para quem está sob os Sacramentos, como o do Matrimônio: "Aos casados mando (não eu, mas o Senhor) que a mulher não se separe do marido. E se ela estiver separada, que fique sem se casar, ou que se reconcilie com seu marido. Igualmente, o marido não repudie sua mulher." 1 Cor 7,10-11
Ora, o perdão que podemos obter de Deus sempre será proporcional ao perdão que oferecemos aos irmãos. É o que rezamos no Pai Nosso, que o Senhor mesmo nos ensinou: "... perdoai nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos têm ofendido..." Mt 6,12
Aliás, em todas orações que fizermos, também como Ele determinou: "E quando vos puserdes de pé para orar, perdoai, se tiverdes algum ressentimento contra alguém, para que Vosso Pai, que está nos Céus, também perdoe vossos pecados. Mas se não perdoardes, tampouco Vosso Pai que está nos Céus perdoará vossos pecados." Mc 11,25-26
São João Evangelista é taxativo: "Aquele que diz estar na Luz, e odeia seu irmão, ainda jaz nas trevas. Quem ama seu irmão permanece na Luz e não se expõe a tropeçar. Mas quem odeia seu irmão está nas trevas e anda nas trevas, sem saber para onde dirige os passos. As trevas cegaram seus olhos." 1 Jo 2,9-11
Eis o grande teste para quem diz que conhece o amor de Deus: "Se alguém disser: Amo a Deus, mas odeia seu irmão, é mentiroso. Porque aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a Quem não vê." 1 Jo 4,20
Pois estar em Comunhão com Deus significa estar em Comunhão com a Igreja: "Se dizemos ter Comunhão com Ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não seguimos a Verdade. Se, porém, andamos na Luz como Ele mesmo está na Luz, temos Comunhão uns com os outros, e o Sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, purifica-nos de todo pecado." 1 Jo 1,6-7
O EVANGELHO DA PAZ
Sem dúvida, era essencialmente essa a missão dos Apóstolos, como o Amado Discípulo declara: "O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com nossos olhos, o que temos contemplado e nossas mãos têm apalpado no tocante ao Verbo da Vida, porque a Vida se manifestou e nós temo-la visto, damos testemunho e anunciamo-vos a Vida Eterna, que estava no Pai e que se nos manifestou. O que vimos e ouvimos nós anunciamo-vos, para que vós também tenhais Comunhão conosco. Ora, nossa Comunhão é com o Pai e com Seu Filho Jesus Cristo." 1 Jo 1,1-3
Contudo, é o Batismo o primeiro e principal Sacramento para o perdão dos pecados, porque, como indispensáveis requisitos à Salvação, Jesus estabeleceu a fé e o Batismo, em Sua última aparição antes do Pentecostes: "E disse-lhes: 'Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo...'" Mc 16,15-16a
E como diz São Paulo, é pelo Batismo que temos a justificação: "Fomos, pois, sepultados com Ele em Sua Morte pelo Batismo, para que, como Cristo ressurgiu dos mortos pela Glória do Pai, nós também vivamos uma Nova Vida." Rm 6,4
Por isso, em pregação no dia do Nascimento da Igreja, no Livro dos Atos dos Apóstolos, São Pedro vai recomendá-lo ao peregrinos que estavam em Jerusalém, sempre começando pelo arrependimento: "Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em Nome de Jesus Cristo para remissão de vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo." At 2,38
Pois segundo Jesus, em despedida do Apóstolos, a função do Divino Paráclito é exatamente levar o mundo a um verdadeiro exame de consciência: "E quando Ele vier, convencerá o mundo a respeito do pecado, da justiça e do Juízo." Jo 16,8
Ele já lhes havia afirmado: "Digo-vos que assim haverá maior júbilo no Céu por um só pecador que fizer penitência do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento." Lc 15,7
E a Primeira Carta de São João bem observou: "Quem conhece a Deus, ouve-nos. Quem não é de Deus, não nos ouve. É nisto que conhecemos o Espírito da Verdade e o espírito do erro. Quem observa Seus Mandamentos, permanece em Deus e Deus nele. É nisto que reconhecemos que Ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu." 1 Jo 4,6a;3,24
Desta forma, todo gesto de verdadeira fé deve estar impregnado do poder do Espírito de Cristo, que se antecipa e promove a total reconciliação, com Deus e com todos irmãos. Jesus recomendou desde o Sermão da Montanha: "Se estás, portanto, para fazer tua oferta diante do Altar e lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá tua oferta diante do Altar e primeiro vai reconciliar-te com teu irmão. Só então vem fazer tua oferta." Mt 5,23-24
Nas palavras de São Paulo, essa é obrigatória atitude para quem está sob os Sacramentos, como o do Matrimônio: "Aos casados mando (não eu, mas o Senhor) que a mulher não se separe do marido. E se ela estiver separada, que fique sem se casar, ou que se reconcilie com seu marido. Igualmente, o marido não repudie sua mulher." 1 Cor 7,10-11
Ora, o perdão que podemos obter de Deus sempre será proporcional ao perdão que oferecemos aos irmãos. É o que rezamos no Pai Nosso, que o Senhor mesmo nos ensinou: "... perdoai nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos têm ofendido..." Mt 6,12
Aliás, em todas orações que fizermos, também como Ele determinou: "E quando vos puserdes de pé para orar, perdoai, se tiverdes algum ressentimento contra alguém, para que Vosso Pai, que está nos Céus, também perdoe vossos pecados. Mas se não perdoardes, tampouco Vosso Pai que está nos Céus perdoará vossos pecados." Mc 11,25-26
São João Evangelista é taxativo: "Aquele que diz estar na Luz, e odeia seu irmão, ainda jaz nas trevas. Quem ama seu irmão permanece na Luz e não se expõe a tropeçar. Mas quem odeia seu irmão está nas trevas e anda nas trevas, sem saber para onde dirige os passos. As trevas cegaram seus olhos." 1 Jo 2,9-11
Eis o grande teste para quem diz que conhece o amor de Deus: "Se alguém disser: Amo a Deus, mas odeia seu irmão, é mentiroso. Porque aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a Quem não vê." 1 Jo 4,20
Pois estar em Comunhão com Deus significa estar em Comunhão com a Igreja: "Se dizemos ter Comunhão com Ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não seguimos a Verdade. Se, porém, andamos na Luz como Ele mesmo está na Luz, temos Comunhão uns com os outros, e o Sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, purifica-nos de todo pecado." 1 Jo 1,6-7
Sem dúvida, era essencialmente essa a missão dos Apóstolos, como o Amado Discípulo declara: "O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com nossos olhos, o que temos contemplado e nossas mãos têm apalpado no tocante ao Verbo da Vida, porque a Vida se manifestou e nós temo-la visto, damos testemunho e anunciamo-vos a Vida Eterna, que estava no Pai e que se nos manifestou. O que vimos e ouvimos nós anunciamo-vos, para que vós também tenhais Comunhão conosco. Ora, nossa Comunhão é com o Pai e com Seu Filho Jesus Cristo." 1 Jo 1,1-3
Porque a Igreja de Jesus aí está para celebrar na Santa Missa o Santíssimo Sacramento, e d'Ele aprendemos que sem a Comunhão Eucarística, que é o símbolo máximo dessa Comunhão, não entraremos na Vida Eterna: "Então lhes disse Jesus: 'Em Verdade, em Verdade, digo-vos: se não comerdes a Carne do Filho do Homem, e não beberdes Seu Sangue, não tereis a Vida em vós mesmos.'" Jo 6,53
Afirmativamente, Ele vinculou Sua Paixão, oferecida em Pão e Vinho, à Redenção: "Durante a refeição, Jesus tomou o pão, benzeu-o, partiu-O e deu-O aos discípulos, dizendo: 'Tomai e comei, isto é Meu Corpo.' Depois tomou o Cálice, rendeu graças e deu-lhO, dizendo: 'Bebei d'Ele todos, porque isto é Meu Sangue, o Sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens para a remissão dos pecados.'" Mt 24,26-28
Com este mesmo propósito, a Carta de São Paulo aos Colossenses anuncia Nosso Salvador em Sua plenitude, como Deus Filho, bem como Sua Missão de restabelecer, pela força do Evangelho, a santidade, isto é, a divina semelhança que havemos perdido: "Sede contentes e agradecidos ao Pai, que vos fez dignos de participar da herança dos Santos na Luz. Ele arrancou-nos do poder das trevas e introduziu-nos no Reino de Seu Amado Filho, no Qual temos a Redenção, a remissão dos pecados. Ele é a imagem de Deus invisível, o Primogênito de toda Criação. N'Ele foram criadas todas coisas nos Céus e na Terra, as criaturas visíveis e as invisíveis. Tronos, dominações, principados, potestades: tudo foi criado por Ele e para Ele. Ele existe antes de todas coisas, e todas coisas n'Ele subsistem. Ele é a Cabeça do Corpo, da Igreja. Ele é o Princípio, o Primogênito dentre os mortos, e por isso tem o primeiro lugar em todas coisas. Porque aprouve a Deus fazer habitar n'Ele toda plenitude, e por Seu intermédio reconciliar Consigo todas criaturas, através d'Aquele que, ao preço do próprio Sangue na Cruz, restabeleceu a Paz a tudo quanto existe na Terra e nos Céus. E a vós, que há bem pouco tempo eram alheios a Deus e inimigos por vossos pensamentos e más obras, eis que agora Ele também vos reconciliou pela Morte de Seu Corpo humano, para que possais apresentar-vos Santos, imaculados, irrepreensíveis aos olhos do Pai. Para isto, é necessário que permaneçais fundados e firmes na fé, inabaláveis na esperança do Evangelho que ouvistes, que foi pregado a toda criatura que há debaixo do Céu, e do qual eu, Paulo, fui constituído ministro." Cl 1,12-23
Afirmativamente, Ele vinculou Sua Paixão, oferecida em Pão e Vinho, à Redenção: "Durante a refeição, Jesus tomou o pão, benzeu-o, partiu-O e deu-O aos discípulos, dizendo: 'Tomai e comei, isto é Meu Corpo.' Depois tomou o Cálice, rendeu graças e deu-lhO, dizendo: 'Bebei d'Ele todos, porque isto é Meu Sangue, o Sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens para a remissão dos pecados.'" Mt 24,26-28
Com este mesmo propósito, a Carta de São Paulo aos Colossenses anuncia Nosso Salvador em Sua plenitude, como Deus Filho, bem como Sua Missão de restabelecer, pela força do Evangelho, a santidade, isto é, a divina semelhança que havemos perdido: "Sede contentes e agradecidos ao Pai, que vos fez dignos de participar da herança dos Santos na Luz. Ele arrancou-nos do poder das trevas e introduziu-nos no Reino de Seu Amado Filho, no Qual temos a Redenção, a remissão dos pecados. Ele é a imagem de Deus invisível, o Primogênito de toda Criação. N'Ele foram criadas todas coisas nos Céus e na Terra, as criaturas visíveis e as invisíveis. Tronos, dominações, principados, potestades: tudo foi criado por Ele e para Ele. Ele existe antes de todas coisas, e todas coisas n'Ele subsistem. Ele é a Cabeça do Corpo, da Igreja. Ele é o Princípio, o Primogênito dentre os mortos, e por isso tem o primeiro lugar em todas coisas. Porque aprouve a Deus fazer habitar n'Ele toda plenitude, e por Seu intermédio reconciliar Consigo todas criaturas, através d'Aquele que, ao preço do próprio Sangue na Cruz, restabeleceu a Paz a tudo quanto existe na Terra e nos Céus. E a vós, que há bem pouco tempo eram alheios a Deus e inimigos por vossos pensamentos e más obras, eis que agora Ele também vos reconciliou pela Morte de Seu Corpo humano, para que possais apresentar-vos Santos, imaculados, irrepreensíveis aos olhos do Pai. Para isto, é necessário que permaneçais fundados e firmes na fé, inabaláveis na esperança do Evangelho que ouvistes, que foi pregado a toda criatura que há debaixo do Céu, e do qual eu, Paulo, fui constituído ministro." Cl 1,12-23
Povos de todas nações, portanto, têm em Jesus a verdadeira oportunidade de reconciliar-se com Deus, como se lê na Carta de São Paulo aos Efésios: "Ele quis, assim, a partir do judeu e do pagão, criar em Si um só novo homem, estabelecendo a Paz. Quis reconciliá-los com Deus, ambos em um só Corpo, por meio da Cruz." Ef 2,15a-16b
De fato, já estava no Livro do Profeta Isaías, 700 anos antes do Advento: "O povo que andava nas trevas viu uma grande Luz, sobre aqueles que habitavam uma tenebrosa região resplandeceu uma Luz. ... porque um Menino nos nasceu, um Filho nos foi dado. A soberania repousa sobre Seus ombros, e Ele chama-Se: Admirável Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz. Seu império será grande e a Paz sem fim sobre o trono de Davi e em Seu Reino. Ele firmá-lo-á e mantê-lo-á pelo direito e pela justiça, desde agora e para sempre. 'Eis Meu Servo que Eu amparo, Meu Eleito ao qual dou toda Minha afeição. Sobre Ele faço repousar Meu Espírito para que leve às nações a verdadeira religião. Eu, o Senhor, realmente chamei-Te, segurei-Te pela mão, formei-Te e designei para ser a Aliança com os povos, a Luz das nações, para abrir os olhos aos cegos, tirar do cárcere os prisioneiros e da prisão aqueles que vivem nas trevas.'" Is 9,1.5-6a;42,1.6-7
E o próprio Jesus afirmou: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por Mim." Jo 14,6b
Foi assertivo: "Aquele que não honra o Filho, não honra o Pai, que O enviou." Jo 5,23b
Disse aos principais dos judeus: "Não conheceis nem a Mim nem a Meu Pai. Se Me conhecêsseis, certamente também conheceríeis a Meu Pai." Jo 8,19b
Explicou a condição deles: "... sei que não tendes em vós o amor de Deus." Jo 5,42
E São Paulo complementou: "Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado." Rm 5,5b
Assegura que é ouvindo o Evangelho que recebemos o Espírito de Deus: "Em Cristo, vós, depois de terdes ouvido a Palavra da Verdade, o Evangelho de vossa Salvação no qual tendes crido, também fostes selados com o Espírito Santo que fora prometido..." Ef 1,13
E muito além de judeus e pagãos, Deus Pai quer reunir em Jesus todas criaturas, toda Criação, dando um único sentido a toda existência: "Ele manifestou-nos o misterioso desígnio de Sua vontade, que em Sua benevolência formara desde sempre, para realizá-lo na plenitude dos tempos, desígnio de reunir em Cristo todas coisas, as que estão nos Céus e as que estão na Terra." Ef 1,9-10
Embora mencionando a armadura de um guerreiro, ele deixou-nos uma das definições mais apropriadas do Evangelho: "Estejam, portanto, bem firmes: cingidos com o cinturão da Verdade, vestidos com a couraça da justiça, os pés calçados com o zelo para propagar o Evangelho da Paz..." Ef 6,14-15
Ora, essa foi a determinação dada por Jesus a São Pedro, o Príncipe dos Apóstolos após ressuscitar: "Apascenta Meus cordeiros. Apascenta Minhas ovelhas." Jo 21,15b.17b
E a Carta de São Paulo aos Gálatas segue garantindo o poder e a origem da Palavra de Deus: "Asseguro-vos, irmãos, que o Evangelho por mim pregado nada tem de humano. Não o recebi nem o aprendi de homem algum, mas mediante uma revelação de Jesus Cristo." Gl 1,11
Garante o poder dos Sacerdotes, quer dizer, da Igreja para anunciá-lo: "Por conseguinte, desprezar estes preceitos é desprezar não a um homem, mas a Deus, que nos infundiu Seu Santo Espírito." 1 Ts 4,8
Garante o acesso à fé: "Logo, a fé provém da pregação, e a pregação exerce-se em razão da Palavra de Cristo." Rm 10,17
Ele afirma: "Não me envergonho do Evangelho, pois ele é uma força vinda de Deus para a Salvação de todo aquele que crê..." Rm 1,16
Ora, dele vem a esperança, como ele diz aos cristãos da cidade de Colosso: "Esperança que vos foi transmitida pela pregação da Verdade do Evangelho..." Cl 1,5b
Diz de seus termos: "A linguagem da Cruz é loucura para os que se perdem, mas, para os que foram salvos, para nós, é uma divina força." 1 Cor 1,18
Por ele, Jesus realizou o maior sonho da humanidade: "... destruiu a morte e suscitou a Vida e a imortalidade, pelo Evangelho..." 2 Tm 1,10b
Por ele nascem os filhos de Deus, como São Paulo diz: "... fui eu que vos gerei em Cristo Jesus pelo Evangelho." 1 Cor 4,15
Que a ele se tornam obedientes, como se deu entre os fiéis de Corinto: "... eles glorificam a Deus pela obediência que professais relativamente ao Evangelho de Cristo..." 2 Cor 9,13
Por ele, toma-se parte na Glória do Filho de Deus. A Segunda Carta de São Paulo aos Tessalonicenses diz: "E pelo anúncio do nosso Evangelho, Deus chamou-vos para tomar parte na Glória de Nosso Senhor Jesus Cristo." 2 Ts 2,14
Dele os verdadeiros Sacerdotes de Cristo tornam-se servos: "Eu tornei-me servo deste Evangelho em virtude da Graça que me foi dada pela onipotente ação divina." Ef 3,7
E assim, dos cristãos a Carta de São Paulo aos Filipenses exige testemunho de vida: "Cumpre, somente, que em vosso proceder vos mostreis dignos do Evangelho de Cristo." Fl 1,27a
Por todas essas Graças, ele não deixa de reconhecer seu mistério: "E também orai por mim, para que me seja dado corajosamente anunciar o mistério do Evangelho..." Ef 6,19
A esse respeito, Jesus reclamou das limitações dos fariseus, como disse a Nicodemos: "Se vos tenho falado das coisas terrenas e não Me credes, como crereis se vos falar das celestiais?" Jo 3,12
Reclamou dos líderes judeus: "Como podeis crer, vós que recebeis a glória uns dos outros, e não buscais a Glória que é só de Deus?" Jo 5,44
Disse-lhes: "'Tenho muitas coisas a dizer e a julgar a vosso respeito, pois Aquele que Me enviou é verdadeiro, e o que d'Ele ouvi, digo ao mundo.' Eles, porém, não compreenderam que Ele lhes falava do Pai. Então lhes disse Jesus: 'Quando tiverdes levantado o Filho do Homem, então conhecereis que EU SOU e que nada faço de Mim mesmo, mas falo do modo como o Pai Me ensinou.'" Jo 8,26-28
Disse aos próprios Apóstolos, na última noite entre eles: "Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas agora não podeis suportá-las. Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensiná-vos-á toda Verdade, porque não falará por Si mesmo, mas dirá o que ouvir e anunciá-vos-á as coisas que virão." Jo 16,12-13
Falando de Sua Ressurreição, garantiu-lhes a Comunhão dos Santos: "Naquele dia conhecereis que estou em Meu Pai, e vós em Mim e Eu em vós. Aquele que tem Meus Mandamentos e os guarda, esse é que Me ama. E aquele que Me ama será amado por Meu Pai, e Eu amá-lo-ei e a ele manifestar-Me-ei." Jo 14,20-21
Por fim, após o Domingo de Ramos, perante os Apóstolos referiu-Se à Boa Nova como a grande prova do amor de Deus, que é a razão de ser de todas coisas: "Este Evangelho do Reino será pregado pelo mundo inteiro para servir de testemunho a todas nações, e então chegará o fim." Mt 24,14
De fato, já estava no Livro do Profeta Isaías, 700 anos antes do Advento: "O povo que andava nas trevas viu uma grande Luz, sobre aqueles que habitavam uma tenebrosa região resplandeceu uma Luz. ... porque um Menino nos nasceu, um Filho nos foi dado. A soberania repousa sobre Seus ombros, e Ele chama-Se: Admirável Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz. Seu império será grande e a Paz sem fim sobre o trono de Davi e em Seu Reino. Ele firmá-lo-á e mantê-lo-á pelo direito e pela justiça, desde agora e para sempre. 'Eis Meu Servo que Eu amparo, Meu Eleito ao qual dou toda Minha afeição. Sobre Ele faço repousar Meu Espírito para que leve às nações a verdadeira religião. Eu, o Senhor, realmente chamei-Te, segurei-Te pela mão, formei-Te e designei para ser a Aliança com os povos, a Luz das nações, para abrir os olhos aos cegos, tirar do cárcere os prisioneiros e da prisão aqueles que vivem nas trevas.'" Is 9,1.5-6a;42,1.6-7
E o próprio Jesus afirmou: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por Mim." Jo 14,6b
Foi assertivo: "Aquele que não honra o Filho, não honra o Pai, que O enviou." Jo 5,23b
Disse aos principais dos judeus: "Não conheceis nem a Mim nem a Meu Pai. Se Me conhecêsseis, certamente também conheceríeis a Meu Pai." Jo 8,19b
Explicou a condição deles: "... sei que não tendes em vós o amor de Deus." Jo 5,42
E São Paulo complementou: "Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado." Rm 5,5b
Assegura que é ouvindo o Evangelho que recebemos o Espírito de Deus: "Em Cristo, vós, depois de terdes ouvido a Palavra da Verdade, o Evangelho de vossa Salvação no qual tendes crido, também fostes selados com o Espírito Santo que fora prometido..." Ef 1,13
E muito além de judeus e pagãos, Deus Pai quer reunir em Jesus todas criaturas, toda Criação, dando um único sentido a toda existência: "Ele manifestou-nos o misterioso desígnio de Sua vontade, que em Sua benevolência formara desde sempre, para realizá-lo na plenitude dos tempos, desígnio de reunir em Cristo todas coisas, as que estão nos Céus e as que estão na Terra." Ef 1,9-10
Embora mencionando a armadura de um guerreiro, ele deixou-nos uma das definições mais apropriadas do Evangelho: "Estejam, portanto, bem firmes: cingidos com o cinturão da Verdade, vestidos com a couraça da justiça, os pés calçados com o zelo para propagar o Evangelho da Paz..." Ef 6,14-15
Ora, essa foi a determinação dada por Jesus a São Pedro, o Príncipe dos Apóstolos após ressuscitar: "Apascenta Meus cordeiros. Apascenta Minhas ovelhas." Jo 21,15b.17b
E a Carta de São Paulo aos Gálatas segue garantindo o poder e a origem da Palavra de Deus: "Asseguro-vos, irmãos, que o Evangelho por mim pregado nada tem de humano. Não o recebi nem o aprendi de homem algum, mas mediante uma revelação de Jesus Cristo." Gl 1,11
Garante o poder dos Sacerdotes, quer dizer, da Igreja para anunciá-lo: "Por conseguinte, desprezar estes preceitos é desprezar não a um homem, mas a Deus, que nos infundiu Seu Santo Espírito." 1 Ts 4,8
Garante o acesso à fé: "Logo, a fé provém da pregação, e a pregação exerce-se em razão da Palavra de Cristo." Rm 10,17
Ele afirma: "Não me envergonho do Evangelho, pois ele é uma força vinda de Deus para a Salvação de todo aquele que crê..." Rm 1,16
Ora, dele vem a esperança, como ele diz aos cristãos da cidade de Colosso: "Esperança que vos foi transmitida pela pregação da Verdade do Evangelho..." Cl 1,5b
Diz de seus termos: "A linguagem da Cruz é loucura para os que se perdem, mas, para os que foram salvos, para nós, é uma divina força." 1 Cor 1,18
Por ele, Jesus realizou o maior sonho da humanidade: "... destruiu a morte e suscitou a Vida e a imortalidade, pelo Evangelho..." 2 Tm 1,10b
Por ele nascem os filhos de Deus, como São Paulo diz: "... fui eu que vos gerei em Cristo Jesus pelo Evangelho." 1 Cor 4,15
Que a ele se tornam obedientes, como se deu entre os fiéis de Corinto: "... eles glorificam a Deus pela obediência que professais relativamente ao Evangelho de Cristo..." 2 Cor 9,13
Por ele, toma-se parte na Glória do Filho de Deus. A Segunda Carta de São Paulo aos Tessalonicenses diz: "E pelo anúncio do nosso Evangelho, Deus chamou-vos para tomar parte na Glória de Nosso Senhor Jesus Cristo." 2 Ts 2,14
Dele os verdadeiros Sacerdotes de Cristo tornam-se servos: "Eu tornei-me servo deste Evangelho em virtude da Graça que me foi dada pela onipotente ação divina." Ef 3,7
E assim, dos cristãos a Carta de São Paulo aos Filipenses exige testemunho de vida: "Cumpre, somente, que em vosso proceder vos mostreis dignos do Evangelho de Cristo." Fl 1,27a
Por todas essas Graças, ele não deixa de reconhecer seu mistério: "E também orai por mim, para que me seja dado corajosamente anunciar o mistério do Evangelho..." Ef 6,19
A esse respeito, Jesus reclamou das limitações dos fariseus, como disse a Nicodemos: "Se vos tenho falado das coisas terrenas e não Me credes, como crereis se vos falar das celestiais?" Jo 3,12
Reclamou dos líderes judeus: "Como podeis crer, vós que recebeis a glória uns dos outros, e não buscais a Glória que é só de Deus?" Jo 5,44
Disse-lhes: "'Tenho muitas coisas a dizer e a julgar a vosso respeito, pois Aquele que Me enviou é verdadeiro, e o que d'Ele ouvi, digo ao mundo.' Eles, porém, não compreenderam que Ele lhes falava do Pai. Então lhes disse Jesus: 'Quando tiverdes levantado o Filho do Homem, então conhecereis que EU SOU e que nada faço de Mim mesmo, mas falo do modo como o Pai Me ensinou.'" Jo 8,26-28
Disse aos próprios Apóstolos, na última noite entre eles: "Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas agora não podeis suportá-las. Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensiná-vos-á toda Verdade, porque não falará por Si mesmo, mas dirá o que ouvir e anunciá-vos-á as coisas que virão." Jo 16,12-13
Falando de Sua Ressurreição, garantiu-lhes a Comunhão dos Santos: "Naquele dia conhecereis que estou em Meu Pai, e vós em Mim e Eu em vós. Aquele que tem Meus Mandamentos e os guarda, esse é que Me ama. E aquele que Me ama será amado por Meu Pai, e Eu amá-lo-ei e a ele manifestar-Me-ei." Jo 14,20-21
Por fim, após o Domingo de Ramos, perante os Apóstolos referiu-Se à Boa Nova como a grande prova do amor de Deus, que é a razão de ser de todas coisas: "Este Evangelho do Reino será pregado pelo mundo inteiro para servir de testemunho a todas nações, e então chegará o fim." Mt 24,14
A Primeira Carta de São Pedro, falando a todos cristãos, também discorreu sobre a Graça da Boa Nova. Pois movidos pelo Espírito de Deus, os Profetas já haviam anunciado a remissão dos pecados pelo Sacrifício de Cristo: "Esta Salvação tem sido o objeto das investigações e das meditações dos Profetas, que proferiram oráculos sobre a Graça que vos era destinada. Eles investigaram a época e as circunstâncias indicadas pelo Espírito de Cristo, que neles estava e que profetizava os sofrimentos do mesmo Cristo e as Glórias que haveriam de segui-los. Foi-lhes revelado que propunham não para si mesmos, senão para vós, estas revelações que agora vos têm sido anunciadas por aqueles que vos pregaram o Evangelho da parte do Espírito Santo, enviado do Céu. Revelações estas que os próprios anjos desejam contemplar. Cingi, portanto, os rins do vosso espírito, sede sóbrios e colocai toda vossa esperança na Graça que vos será dada no Dia em que Jesus Cristo aparecer." 1 Pd 1,10-13
Desta forma, completando a obra da Salvação, o Evangelho foi anunciado aos que já haviam falecidos, e assim Jesus desceu à mansão dos mortos para levar aos Seus a reconciliação com Deus. São Pedro pontua: "Pois, para isto, o Evangelho também foi pregado aos mortos. Para que, embora sejam condenados em sua humanidade de carne, vivam segundo Deus quanto ao espírito." 1 Pd 4,6
Tal qual São Paulo falando sobre a herança dos Santos, ou seja, sobre a perfeita reabilitação da condição humana, seus seguidores falam em santidade na Carta aos Hebreus: "Aliás, temos na Terra nossos pais que nos corrigem e, no entanto, olhamo-los com respeito. Com quanto mais razão havemos de submeter-nos ao Pai de nossas almas, o Qual nos dará a Vida? Os primeiros educaram-nos para pouco tempo, segundo sua própria conveniência, ao passo que Este o faz para nosso bem, para comunicar-nos Sua santidade." Hb 12,9-10
E a Segunda Carta de São Pedro menciona o chamamento de Deus para participarmos de Sua natureza divina: "O divino poder deu-nos tudo que contribui para a Vida e a piedade, fazendo-nos conhecer Aquele que nos chamou por Sua Glória e Sua Virtude. Por elas, temos entrado na posse das maiores e mais preciosas promessas, a fim de tornar-vos por este meio participantes da natureza divina, subtraindo-vos à corrupção que a concupiscência gerou no mundo." 2 Pd 1,3-4
"Fazei-nos, ó Pai, instrumentos de Vossa Paz!"
Desta forma, completando a obra da Salvação, o Evangelho foi anunciado aos que já haviam falecidos, e assim Jesus desceu à mansão dos mortos para levar aos Seus a reconciliação com Deus. São Pedro pontua: "Pois, para isto, o Evangelho também foi pregado aos mortos. Para que, embora sejam condenados em sua humanidade de carne, vivam segundo Deus quanto ao espírito." 1 Pd 4,6
Tal qual São Paulo falando sobre a herança dos Santos, ou seja, sobre a perfeita reabilitação da condição humana, seus seguidores falam em santidade na Carta aos Hebreus: "Aliás, temos na Terra nossos pais que nos corrigem e, no entanto, olhamo-los com respeito. Com quanto mais razão havemos de submeter-nos ao Pai de nossas almas, o Qual nos dará a Vida? Os primeiros educaram-nos para pouco tempo, segundo sua própria conveniência, ao passo que Este o faz para nosso bem, para comunicar-nos Sua santidade." Hb 12,9-10
E a Segunda Carta de São Pedro menciona o chamamento de Deus para participarmos de Sua natureza divina: "O divino poder deu-nos tudo que contribui para a Vida e a piedade, fazendo-nos conhecer Aquele que nos chamou por Sua Glória e Sua Virtude. Por elas, temos entrado na posse das maiores e mais preciosas promessas, a fim de tornar-vos por este meio participantes da natureza divina, subtraindo-vos à corrupção que a concupiscência gerou no mundo." 2 Pd 1,3-4
"Fazei-nos, ó Pai, instrumentos de Vossa Paz!"