domingo, 25 de junho de 2023

A Aparição de Medjugorje

 

    São João Paulo II disse: "Medjugorje é a continuação de Fátima. Se não fosse Papa, eu estaria em Medjugorje, ouvindo confissões!"
    Em uma de suas mensagens, em 1º de março de 1984, Nossa Senhora disse sobre Medjugorje: "Eu escolhi esta paróquia de modo especial, e eu quero guiá-la."


    Em 25 de junho de 1981, dez anos antes de eclodir a Guerra Civil Iugoslava, que matou mais de 130 mil e fragmentou a Iugoslávia em vários países, Nossa Mãe Celeste apareceu a cinco adolescentes e uma criança, Jakoo, de 10 anos de idade. Os adolescentes eram Ivanka, de 15 anos, e Ivan, Marija, Mirjana e Vicka, todos de 16 anos. Eles rezaram e longamente conversaram com Nossa Senhora, e descreveram a visão como uma jovem usando um vestido cinza claro, de sereno semblante, olhos azuis, pele branca e rosada, e cabelos negros coberto por branco véu, com doze estrelas acima da cabeça. Assim iniciaram-se as diárias aparições que eles teriam, onde quer que estivessem, juntos ou separados.
    Era mais uma confirmação da profecia de Joel, na qual se lê: "Depois disso, acontecerá que derramarei Meu Espírito sobre todo ser vivo: vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos anciãos terão sonhos e vossos jovens terão visões." Jl 3,1
    Nas aparições, Nossa Senhora disse que tais acontecimentos são o último apelo à conversão.
    Como em outras aparições, os videntes foram levados para exames psiquiátricos e, bem a modo da antiga Iugoslávia, para investigações da polícia comunista, mas os resultados apontaram jovens saudáveis e honestos.


    Além dos videntes, muitos devotos locais e peregrinos viram algumas das primeiras aparições da Virgem Mãe, como a que se deu durante a Santa Missa na igreja paroquial, fundada em 1982 e dedicada a São Tiago Apóstolo, padroeiro dos peregrinos, e ainda uma aparição que se deu no monte Podbrdo, por mais de meia hora. Quase todos que vão ao local testemunham sinais no sol, na lua e nas estrelas. Houve, como em Fátima, uma chuva que não deixaram as roupas molhadas, assim como seguem acontecendo milhares de curas, físicas e espirituais, e conversões de inúmeros incrédulos, que acorrem ao lugar apenas como meros acompanhantes ou curiosos. Todos recebem algo em Medjugorje. E mesmo durante o regime comunista, as caravanas de peregrinos continuavam a chegar.
    A pequena aldeia de Medjugorje tornou-se um dos maiores centros de oração do mundo, com mais de 20 milhões de visitantes só nos primeiros 20 anos, comparável a Lourdes e Fátima. E é a mais longa série de aparições de Nossa Senhora da história da Igreja.


    Dentre as mensagens, que ainda hoje transmite ao mundo, Nossa Senhora mandou esta no Natal de 1988: "Caros filhos, chamo-vos à Paz. Vivei a Paz nos vossos corações e no vosso ambiente, a fim de que todos possam conhecer a Paz que não vem de vós, mas de Deus... Celebrai o nascimento de Jesus com Minha Paz, a Paz com a qual Eu vim como vossa Mãe, Rainha da Paz."
    Esse título não foi nenhuma novidade para milhões de peregrinos que lá estiveram, pois a sensação de e de Paz que aí se experimenta é quase uma unanimidade. As mensagens, que a Virgem Mãe pede que seja transmitida ao mundo, frequentemente falam de amor, Paz, fé, conversão, oração (Rosário diariamente), jejum, leitura diária de trechos da Bíblia e vida sacramental (Confissão mensal), e todo peregrino e paroquiano deve ser testemunha dos fenômenos que presenciam para, junto a Santíssima Virgem, levar o mundo à reconciliação com Deus.

OS 10 SEGREDOS

    Em mais de 15 mil aparições durante esses 40 anos, houve mensagens muito importantes. Mas chama atenção os 10 segredos deixados por Nossa Senhora sobre os últimos tempos. Os dois primeiros acontecerão em Medjugorje mesmo, para que todos vejam. O terceiro será um grande, palpável e permanente sinal, que restará visível no monte das aparições de Medjugorje até o fim dos tempos, algo muito semelhante ao sinal que foi prometido na Aparição de Garabandal. Ele poderá ser fotografado, filmado e televisionado. Esse sinal provocará um grande sofrimento interior entre os incrédulos, um terrível remorso. Eles vão acreditar, mas não haverá mais tempo para a conversão. Depois do terceiro, os outros 7 segredos são castigos para humanidade. Nada se sabe sobre o quarto, o quinto e o sexto segredos. O nono e o décimo serão muito graves e não deixarão de acontecer, embora o nono possa ser mitigado pela oração e pelo jejum, mas não o décimo. O sétimo segredo, algo muito grave, já foi amenizado pela metade, graças às respostas aos apelos de jejum e oração que Nossa Senhora faz em Medjugorje.
    Após a realização dos segredos, o poder de Satanás será destruído, e haverá Paz.
    Mirjana conhece-os todos 10 segredos, e foi incumbida de divulgá-los 3 dias antes de seus acontecimentos, que virão em cadeia, com curto intervalo entre um e outro. Ela recebeu das mãos da Santíssima Virgem um documento, cujo material foi examinado mas não identificado, no qual constam escritos os segredos, porém só ela pode lê-los.

AS VISÕES DO CÉU, DO PURGATÓRIO E DO INFERNO

    A aparição de Medjugorje, pode-se dizer, está em perfeita conformidade com a Aparição de Akita, que se deu pouco antes. Corrobora plenamente, pois, o que foi profetizado na Aparição de Salette.
    Como em Fátima, aos videntes de Medjugorje foram apresentadas visões do Céu, do Purgatório e do Inferno.

O MAIOR CONFESSIONÁRIO DO MUNDO

    Sem o reconhecimento da Igreja, que mais uma vez faz pose de São Tomé, a grande força da Aparição de Medjugorje é o próprio testemunho das multidões de peregrinos. A experiência espiritual da grande maioria dos que lá acorrem é visível.

    Nossa Senhora de Medjugorje, rogai por nós!