domingo, 2 de julho de 2023

A Aparição de Garabandal


    Referindo-se a esta 'maternal catequese', em mais de 2 mil aparições às quatro meninas do interior da Espanha, o Papa São Paulo VI disse: "Garabandal é a mais bela história da humanidade depois do Nascimento de Jesus Cristo. É a segunda vida da Santíssima Virgem nesta terra. É importantíssimo dar a conhecer ao mundo estas mensagens."


    Como nas aparições de Lourdes, Salette, Fátima e Cimbres, as videntes de Garabandal são humildes meninas, em condição de virginal pureza, do meio rural e com baixo nível de instrução escolar: Maria Concepción González (Conchita) de 12 anos, órfã de pai, Jacinta González, 12 anos, Maria Dolores Mazón (Lóli), 12 anos, e Maria Cruz González Garrido, de 10 anos.
    Primeiro, para prepará-las, o Arcanjo São Miguel apareceu em 18 de junho de 1961, e mais nove vezes até 1 de julho, quando lhes falou pela primeira vez: "Devo anunciar-vos que a Santíssima Virgem irá aparecer-vos amanhã, sob a invocação de Nossa Senhora do Carmo."
    Assim, a primeira aparição foi às 6 da tarde do dia 2 de julho, em que se celebrava a Visitação de Nossa Senhora a sua prima Santa Isabel, e ela apresentou-se com o Menino Jesus aos braços, ladeada por dois arcanjos: um era São Miguel, pois todas elas reconheceram-no, e o outro também era um arcanjo, pelas semelhanças, mas não se identificou, embora elas tenham acreditado tratar-se de São Gabriel. Rezou com elas, conversaram amenidades sobre o dia-a-dia da aldeia, e ao fim ela prometeu reaparecer. E reapareceu centenas de vezes. As aparições conjuntas, enfim, durariam até 20 de janeiro de 1963, dia de São Sebastião, padroeiro do povoado.


    Já na aparição de 4 de julho de 1961, a segunda, Nossa Senhora passou sua primeira mensagem a todos, que elas só puderam revelar em 18 de outubro de 1961. Foi um dia de muita chuva, não obstante formou-se uma multidão de milhares de pessoas, e Nossa Santíssima Mãe aconselhou a todos: "Há que se fazer muitos sacrifícios, muita penitência, visitar o Santíssimo Sacramento com frequência, mas antes tendes que ser muito bons! A taça já está enchendo, e se não mudardes, tereis muito grande castigo! Se não tomardes o Caminho da Cruz, se a Eucaristia não é o centro de vossas vidas, e de cada um de nossos dias, se não fordes bons, se não vos converterdes, o Senhor não terá mais remédios e intervirá para que compreendais a importância do que está em jogo: vossa Salvação!"


    San Sebastián de Garabandal, então aldeia do distrito de Cosío, do município de Rionansa, na comuna da Cantábria, fica a 65 quilômetros de Santander, sua capital, na Espanha, e à época contava apenas 300 habitantes. Mas multidões começaram a invadir o pequeno e modesto lugarejo, fossem devotos com intenção de alcançar Graças ou testemunhar as aparições, fossem curiosos ou membros do clero querendo 'desmascarar' a 'farsa'.


    As crianças, porém, sabiam exatamente quando ia haver uma aparição pois recebiam três chamadas, e à terceira partiam correndo, às vezes no meio da noite, e chegavam ao lugar quase ao mesmo tempo, com incrível rapidez e sem nenhum sinal de esforço físico. Caiam de joelhos ao chão de pedras, mas não apresentavam nenhum sangramento ou sequer arranhão.


    Numa das vezes que Jesus apareceu com Nossa Senhora, as meninas tiveram a intuição de oferecer-lhes pequenas pedras para que Ele as tocasse, mas foi Nossa Senhora que as beijou, mandando entregá-las a certas pessoas. A multidão, então, começou a oferecer-lhe sacramentais como crucifixos, terços, escapulários, medalhas e alianças de casamento entre outro sagrados objetos para que ela os beijasse, e eram em tão grande quantidade que as videntes não tinham como saber a quem pertenciam, mas sempre entregavam-nos, sem errar, a seus respectivos donos.
    Nossa Senhora prometeu que, através dos objetos por ela beijados, Jesus realizaria prodígios, como de fato aconteceram e ainda hoje acontecem. E as pessoas em volta, que acompanhavam as aparições, faziam pedidos a Nossa Senhora, e como prova de que haviam sido ouvidas, pediam intimamente para beijar os crucifixos que as meninas lhes apresentavam, no que eram prontamente atendidas. Outras pessoas apenas pediam para serem abençoadas ao beijarem esses crucifixos, e também eram particularmente atendidas.


    Em agosto de 1961 começaram as caminhadas extáticas, quando as meninas andavam para frente e para trás por toda aldeia sem olhar para o chão, por vezes levitavam, pois tinham os olhos fixos na aparição, mas não caiam nem sequer tropeçavam.
    Em quase 2 mil aparições, às vezes até três por dia, o número de visitantes à aldeia ia de 500 a 3 mil pessoas por dia.
    Sacerdotes, teólogos e médicos examinavam as meninas durantes os êxtases. Elas mantinham os olhos na aparição, não respondiam aos estímulos, fossem pontadas de alfinete ou objetos quentes, e foram declaradas perfeitamente normais, recatadas, sem desejo de fama e que em perfeita normalidade mantinham as obrigações da escola e os trabalhos domésticos e do campo.
    Em viagem a Santander, a chamado do bispo, Maria Concepción estava numa rua da cidade quando se deu a aparição de 27 de julho de 1961, que simultaneamente foi testemunhada pelas demais videntes que ficaram em Garabandal. O detalhe é que as visões se davam diante dos olhos de cada uma delas, pois não precisavam estar olhando para o mesmo lugar, como se vê nas fotos abaixo.


    A Rainha do Céu especialmente pedia-lhes que fizessem penitências pelos Sacerdotes, para que fossem Santos, e também por aqueles que tinham dúvidas sobre o sacerdócio, para que não o abandonassem. E elas faziam à Santíssima Virgem todo tipo de pergunta, o que as confirmava na , dava-lhes formação doutrinária e aumentava-lhes a vontade de amar a Deus e divulgar o Evangelho.

O AVISO, O SINAL, O MILAGRE E O CASTIGO


    Em outubro de 1961, Nossa Senhora comunicou a Maria Concepción o MILAGRE que se dará em Garabandal, e depois também três outros grandes feitos. Será na área dos pinheiros, quando todos enfermos lá presentes serão curados e os descrentes converter-se-ão. Dar-se-á numa quinta-feira, fora da Páscoa, às 20 e 30 da noite, entre os dias 8 e 16, de março, abril ou maio, dia de um Santo ou Santa mártir da Eucaristia, um ou uma jovem não-espanhóis, de nome incomum, devoção pouco conhecida, e coincidirá com um grande evento eclesiástico. Terá um ruidoso efeito: a Rússia será convertida. Durará por 15 minutos e, como foi prometido na Aparição de Medjugorje, um indelével SINAL ficará visível, porém intocável, sobre os nove pinheiros da aldeia até o fim dos tempos, à vista na aldeia de Garabandal e nas montanhas dos arredores, podendo ser fotografado, filmado e televisionado. Maria Concepción sabe a data, e anunciá-la-á com uma semana de antecedência, como a encarregou Nossa Senhora.
    Antes do MILAGRE, pois, haverá um AVISO, que será dado pessoalmente por Deus como uma preparação. O AVISO será visto no Céu por todo mundo, e será sentido por todos, independente de condição religiosa ou conhecimento de Deus. Lembrando um dos segredos de Medjugorje, será uma terrível experiência, pois em nossas consciências veremos todo mal e todo bem que fizemos, mas servirá para nossa Salvação.
    Em janeiro de 1965, Maria Concepción esteve em êxtase por duas horas sob os pinheiros, e disse que Nossa Senhora lhe falava sobre o AVISO para purificar o mundo, em antecipação ao GRANDE MILAGRE.
    Se depois do MILAGRE não se derem as devidas conversões, e assim uma radical melhora, então virá o CASTIGO. Maria Concepción, Jacinta González e Maria Dolores Mazón viram-no, mas não têm permissão para revelá-lo.


    A segunda e última mensagem de Nossa Senhora veio a 18 de junho de 1965, poucos meses antes do fim das aparições. Ela foi entregue pelo Arcanjo São Miguel a Maria Concepción, e a menina transmitiu-a entre lágrimas: "Em virtude de minha mensagem, de 18 de outubro (de 1961), não ter sido cumprida nem dada a conhecer ao mundo, advirto-vos, pois, que esta é a última. De início, a taça estava enchendo, mas agora está transbordando. Muitos cardeais, bispos e sacerdotes estão no caminho da perdição e com eles vão muitas almas. Dá-se cada vez menos importância à Eucaristia. Deveis afastar a ira de Deus sobre vós com vossos esforços! Se pedirde-Lhe perdão com a sinceridade de vossas almas, Ele perdoá-vos-á! Eu, vossa Mãe, pela intercessão do Anjo São Miguel, quero dizer-vos que vos emendeis, já estais no últimos avisos. Amo-vos muito, e não quero vossa condenação. Peçam-nos com sinceridade, e nós dá-vos-emos! Deveis sacrificar-vos mais. Pensai na Paixão de Jesus."


    As meninas, então, passaram a pedir a Nossa Senhora que fizesse um milagre que também pudesse ser visto pelos visitantes. Como não havia Santa Missa todo dia na aldeia, o Arcanjo São Miguel vinha dar-lhes a Comunhão, e um dia avisou a Maria Concepción que a Hóstia Consagrada se tornaria visível para todos. E na noite de 18 para 19 de julho de 1962, à 1 e 30 da madrugada, centenas de pessoas viram o Santíssimo Sacramento sobre a língua da vidente.
    A partir de 1963, as aparições diminuíram e as videntes passaram a ouvir locuções internas, tanto de Nossa Senhora como do próprio Senhor Jesus. Mas as visitações de peregrinos à aldeia não paravam, pois, entre as muitas Graças que se alcançavam, aconteciam notáveis conversões e curas espirituais, fossem em corações ou em almas.



    No dia 13 de novembro de 1965, Maria Santíssima pela última vez apareceu a Maria Concepción, tendo o Menino Jesus aos braços. E disse-lhe: "Conchita, deves visitar mais vezes Meu Filho no Sacrário. Por que te deixas levar pela preguiça, para não Nos visitares? Lembra-te do que eu te disse no dia de teu Santo: 'Quanto te apresentares diante de Deus, tens que mostrar tuas mãos cheias de obras feitas por ti a favor de teus irmãos e para a Glória de Deus. E neste momento, tens as mãos vazias."
    Santa Madre Teresa de Calcutá e São Padre Pio de Pietrelcina atestaram a veracidade das celestes manifestações às meninas, porque em 1962 Nossa Senhora já tinha prometido a este Santo que ele assistiria, por antecipação, ao MILAGRE de Garabandal. De uma visão que teve, ele escreveu-lhes: "Queridas meninas, às nove horas desta manhã mandou-me a Virgem Santíssima dizer-vos isto: 'Ó abençoadas meninas de São Sebastião de Garabandal, Eu prometo-vos que estarei convosco até ao fim dos tempos, e vós comigo estareis no fim do Mundo. E depois, unidas a mim, na Glória do Paraíso!'" E na mesma carta, ele acrescentou: "... Só dou-vos um conselho: rezai e fazei rezar, porque o mundo está no princípio da perdição. ... acreditarão quando já for demasiado tarde."
    Sobre as provas do sobrenatural caráter das aparições, tem-se o profundo e pormenorizado estudo do senhor José Luís López de San Román, que esteve em Garabandal por várias temporadas ao longo de anos e em estreito convívio com as videntes.


    "Nossa Senhora de Garabandal, rogai por nós!"