segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Os Jovens perante Deus


    O episódio do rico jovem, que busca Jesus para vangloriar-se, bem retrata algumas características de comportamento da juventude, como as expressões de modismo, a impostação de voz, a lisonja, a presunção e o apego às coisas materiais. Julgava-se Santo, mas terminou revelando-se incapaz de acompanhar o Divino Mestre e Seus Apóstolos.
    Por histórias como a de Salomão, e a do próprio Jó, à época os religiosos acreditavam que a riqueza era um sinal de divinas bênçãos e Graças. Jesus, porém, serviu-se da ocasião para desmistificar essa crença e mostrar, como já vinha fazendo, que é exatamente o contrário: as Graças de Deus são muito mais frequentemente derramadas entre os pobres, Seus principais protegidos, e nem sempre na forma de bens materiais.
    Ele ainda ensinou aos Apóstolos que, em alguns casos, sem o benefício da Divina Misericórdia é impossível salvar-se. E que, sem a Comunhão dos Santos, é impossível avaliar como será o Juízo de nossos semelhantes.
    São Mateus assim narrou:

    "Um jovem aproximou-se de Jesus e perguntou-Lhe:
    - Mestre, que devo fazer de bom para ter a Vida Eterna?
    Disse-lhe Jesus:
    - Por que Me perguntas a respeito do que se deve fazer de bom? Só Deus é bom. Se queres entrar na Vida, observa os Mandamentos.
    - Quais?, perguntou ele.
    Jesus respondeu:
    - Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe, amarás teu próximo como a ti mesmo.
    Disse-Lhe o jovem:
    - Tenho observado tudo isto desde minha infância. Que ainda me falta?
    Respondeu Jesus:
    - Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no Céu. Depois, vem e segue-Me!
    Ouvindo estas palavras, o jovem foi-se muito triste, porque possuía muitos bens.
    Jesus então disse a Seus discípulos:
    - Em Verdade, declaro-vos: é difícil para um rico entrar no Reino dos Céus! Eu repito-vos: é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha que um rico entrar no Reino de Deus.
    A estas palavras Seus discípulos, pasmados, perguntaram:
    - Quem então poderá salvar-se?
    Jesus olhou para eles e disse:
    - Aos homens isto é impossível, mas a Deus tudo é possível.
    Pedro então, tomando a palavra, disse-Lhe:
    - Eis que deixamos tudo para seguir-Te. Que haverá para nós?
    Respondeu Jesus:
    - Em Verdade, declaro-vos: no Dia da Renovação do mundo, quando o Filho do Homem estiver sentado no trono da Glória, vós, que Me haveis seguido, estareis sentados em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que por Minha causa deixar irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos, terras ou casa receberá o cêntuplo, e possuirá a Vida Eterna." 
                                                Mt 19,16-29


A INGRATIDÃO DOS FILHOS

    Na parábola do filho pródigo, mais uma vez Jesus vai apontar a arrogância dos jovens, seja do filho mais velho, ao final, seja do mais novo, logo no início. Mas este arrependeu-se, venceu seu orgulho e voltou à casa do pai. Já o irmão mais velho, embora demonstrando obediência, bem representa nossa recorrente dificuldade em perdoar.
    São Lucas contou:

    "Também disse:
    'Um homem tinha dois filhos. O mais moço disse a seu pai:
    - Meu pai, dá-me a parte da herança que me toca.
    O pai então repartiu entre eles os haveres. Poucos dias depois, ajuntando tudo que lhe pertencia, partiu o filho mais moço para um país muito distante, e lá dissipou sua fortuna, vivendo dissolutamente.
    Depois de ter esbanjado tudo, sobreveio àquela região uma grande fome e ele começou a passar penúria. Foi pôr-se a serviço de um dos habitantes daquela região, que o mandou para seus campos, guardar os porcos. Desejava ele fartar-se das vagens que os porcos comiam, mas ninguém lhas dava. Então caiu em si e refletiu:
    - Quantos empregados há na casa de meu pai têm pão em abundância... e eu, aqui, estou a morrer de fome! Levantar-me-ei e irei a meu pai, e di-lhe-ei: 'Meu pai, pequei contra o Céu e contra ti. Já não sou digno de ser chamado teu filho. Trata-me como a um de teus empregados.'
    Levantou-se, pois, e foi ter com seu pai. Ainda estava longe, quando seu pai o viu e, movido de compaixão, correu-lhe ao encontro, lançou-se-lhe ao pescoço e beijou-o. O filho disse-lhe, então:
    - Meu pai, pequei contra o Céu e contra ti. Já não sou digno de ser chamado teu filho.
    Mas o pai falou aos servos:
    - Trazei-me depressa a melhor veste e vesti-lha, e ponde-lhe um anel no dedo e calçado nos pés. Também trazei um gordo novilho e matai-o. Comamos e façamos uma festa. Este meu filho estava morto e reviveu, tinha-se perdido e foi achado.
    E começaram a festa. O filho mais velho estava no campo. Ao voltar e aproximar-se da casa, ouviu a música e as danças. Chamou um servo e perguntou-lhe o que havia. Ele explicou-lhe:
    - Voltou teu irmão! E teu pai mandou matar um gordo novilho, porque o reencontrou são e salvo.
    Encolerizou-se ele e não queria entrar, mas seu pai saiu e insistiu com ele. Ele, então, respondeu ao pai:
    - Há tantos anos que te sirvo, sem jamais transgredir ordem alguma tua, e nunca me deste um cabrito para festejar com meus amigos. E agora, que voltou este teu filho, que gastou teus bens com meretrizes, logo lhe mandaste matar um gordo novilho!
    Explicou-lhe o pai:
    - Filho, tu sempre estás comigo, e tudo que é meu é teu. Convinha, porém, fazermos festa, pois este teu irmão estava morto e reviveu, tinha-se perdido e foi achado.'" 
                                                 Lc 15,11-32


COMPAIXÃO PELOS JOVENS

    Como amoroso Pai, Deus sempre Se compadece em caso de morte de um jovem. A interrupção da vida durante a juventude é invariavelmente uma grande tristeza para pais, familiares e amigos. Deus também Se comove.
    Foi o que aconteceu com Jesus em Naim. E não só por sua juventude, mas porque ele era a única companhia de sua mãe, uma viúva, e certamente a garantia de seu sustento na velhice. Jesus viu na dor daquela viúva o sofrimento que passaria alguém que Lhe era muito próximo: Sua Mãe.
    São Lucas escreve:

    "No dia seguinte, dirigiu-Se Jesus a uma cidade chamada Naim. Iam com Ele diversos discípulos e muita gente. Ao chegar perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto a ser sepultado, único filho de uma viúva. Acompanhava-a muita gente da cidade. Vendo-a o Senhor, movido de compaixão para com ela, disse-lhe:
    - Não chores!
    E aproximando-Se, tocou no esquife, e os que o levavam pararam. Disse Jesus:
    - Moço, Eu ordeno-te: levanta-te!
    Sentou-se o que estivera morto e começou a falar, e Jesus entregou-o à sua mãe. Apoderou-se de todos o temor, e glorificavam a Deus, dizendo:
    - Um grande Profeta surgiu entre nós: Deus voltou os olhos para Seu povo."
                                                 Lc 7,11-16


IMAGENS DOS ANJOS

    Os jovens, apesar de algumas vezes pecarem por absoluta falta de sensibilidade, fisicamente são as mais semelhantes imagens dos anjos, como o que apareceu no Domingo da Ressurreição às Santas mulheres que seguiam Jesus: "Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé compraram aromas para ungir Jesus. E no primeiro dia da semana, muito cedo foram ao sepulcro, mal havia o sol despontado. Entrando no sepulcro, viram, sentado do lado direito, um jovem, vestido de brancas roupas, e assustaram-se. Ele falou-lhes: 'Não tenhais medo! Buscais Jesus de Nazaré, que foi crucificado. Ele ressuscitou, já não está aqui. Eis o lugar onde O depositaram!'" Mc 16,1-2.5-6
    A mesma aparência tinha São Rafael Arcanjo, quando apareceu para servir a Tobias: "Sem saber que se tratava de um anjo de Deus, ele saudou-o e disse-lhe: 'De onde és tu, ó bom jovem?'" Tb 5,6
    E também os anjos que atacaram o estratego Heliodoro, enviado pelo rei de Tarso, para que não profanasse o Templo de Jerusalém: "Ao mesmo tempo, apareceram-lhe outros dois jovens, cheios de extraordinária força, fulgurantes de luz, ricamente vestidos..." 2 Mc 3,26


JOVENS CHAMADOS POR DEUS

    Vários personagens bíblicos tomaram parte nos planos de Deus ainda bem jovens. Foi o caso de São José do Egito, que foi vendido pelos irmãos: "José, ainda jovem, com a idade de dezessete anos, apascentava o rebanho com seus irmãos... E quando passaram os negociantes madianitas, tiraram José da cisterna e venderam-no por vinte moedas de prata aos ismaelitas, que o levaram para o Egito." Gn 37,2b.28
    E lá ele interpretou os sonhos do faraó, tornando-se seu braço direito: "'Ora, conosco lá estava um jovem hebreu, escravo do chefe da guarda. Contamo-lhe nossos sonhos, e ele interpretou-os, a cada um o seu.' Essas palavras agradaram o faraó e toda sua gente. 'Poderíamos', disse-lhes ele, 'encontrar um homem que tenha, tanto como este, o Espírito de Deus?' E em seguida disse a José: 'Pois que Deus te revelou tudo isto, não haverá ninguém tão prudente e tão sábio como tu. Tu mesmo serás posto à frente de toda minha casa, e todo meu povo obedecerá à tua palavra: só o trono me fará maior que tu.'" Gn 41,12.37-40
    Entre esses iluminados jovens estava aquele que liderou o povo ao cruzar o rio Jordão, rumo à Terra Santa: "Josué, filho de Nun, servo de Moisés desde sua juventude..." Nm 11,28a
    Também foi o caso do Profeta Samuel, que desde criança servia a Heli, sacerdote do Templo de Jerusalém: "O jovem Samuel servia ao Senhor sob os olhos de Heli. A Palavra do Senhor era rara naqueles dias, e as visões não eram frequentes. Samuel repousava no Templo do Senhor, onde se encontrava a Arca de Deus. O Senhor chamou Samuel, o qual respondeu: 'Eis-me aqui.'" 1 Sm 3,1.3b-4
    Ainda foi o caso de Davi, que foi ungido por Samuel: "Isaí assim mandou vir seus sete filhos diante do Profeta, que lhe disse: 'O Senhor não escolheu nenhum deles.' E ajuntou: 'Estão aqui todos teus filhos?' 'Resta ainda o mais novo', confessou Isaí, 'que está pastoreando as ovelhas.' Samuel ordenou a Isaí: 'Manda buscá-lo, pois não nos poremos à mesa antes que ele esteja aqui.' E Isaí mandou buscá-lo. Ele era louro, de belos olhos e mui formosa aparência. O Senhor disse: 'Vamos, unge-o: é ele.' Samuel tomou o corno de óleo e ungiu-o em meio aos seus irmãos. E a partir daquele momento, o Espírito do Senhor apoderou-se de Davi." 1 Sm 16,10-13
    Ele vai derrotar o gigante Golias: "Levantou-se o filisteu e marchou contra Davi. Davi também correu para a linha inimiga ao encontro do filisteu. Meteu a mão no alforje, tomou uma pedra e arremessou-a com a funda, ferindo o filisteu na fronte. A pedra penetrou-lhe na fronte, e o gigante caiu com o rosto por terra. Quando Saul viu Davi partir ao encontro do filisteu, disse a Abner, seu general: 'De quem é filho esse jovem, Abner?' Abner respondeu: 'Por tua vida, ó rei, não o sei.'" 1 Sm 17,48-49.55
    Foi o caso de seu filho Salomão, rei adolescente que pediu Sabedoria a Deus: "'Mas eu não passo de um adolescente e não sei como me conduzir. E, sem embargo, Vosso servo encontra-se no meio de Vosso povo escolhido, um imenso povo, tão numeroso que não se pode contar, nem calcular. Dai, pois, ao Vosso servo um sábio coração, capaz de julgar Vosso povo e discernir entre o bem e o mal. Pois, sem isso, quem poderia julgar Vosso tão numeroso povo?' O Senhor agradou-Se dessa oração..." 1 Rs 3,7b-10a
    E ainda a história de Daniel, Ananias, Misael e Azarias, que, pelo dom da ciência, foram levados à presença de Nabucodonosor, imperador da Babilônia: "A esses quatro jovens, Deus concedeu talento e saber no domínio da Sabedoria e da ciência. Daniel particularmente era entendido na interpretação de visões e sonhos. Ao fim do prazo fixado pelo rei para a apresentação, o chefe dos eunucos introduziu-os na presença de Nabucodonosor, o qual palestrou com eles. Entre todos jovens, nenhum houve que se comparasse a Daniel, Ananias, Misael e Azarias. Por isso, entraram eles a serviço do rei..." Dn 1,17-19
    Mas por recusarem-se a adorar uma imagem de ouro, os três últimos foram jogados numa fornalha, embora nada tenham sofrido: "Esses homens então foram imediatamente amarrados com suas túnicas, vestes, mantos e suas outras roupas, e jogados na ardente fornalha. Ora, estes passeavam dentro das chamas, louvando e bendizendo o Senhor. Mas o anjo do Senhor havia descido com Azarias e seus companheiros à fornalha, e afastava o fogo. Fez do centro da fogueira como um lugar onde soprasse uma matinal brisa: o fogo nem mesmo os tocava, nem lhes fazia mal algum, nem lhes causava a menor dor." Dn 3,21.24.49-50
    Como filho de sacerdote, portanto levita, São João Batista, o Último Profeta, Arauto do Altíssimo, especialmente serviu a Deus desde a infância: "O menino foi crescendo e fortificava-se em espírito, e viveu nos desertos até o dia em que se apresentou diante de Israel." Lc 1,80
    Foi ele que trouxe em si o Espírito de Elias, o próprio Espírito Santo, aliais, como Deus prometeu através do Profeta Malaquias, em profecia que diz respeito à plena restauração da família, fazendo pais e filhos retornarem ao projeto de Criador: "Vou mandar-vos o Profeta Elias, antes que venha o grande e temível Dia do Senhor, e ele converterá o coração dos pais para os filhos, e o coração dos filhos para os pais, de sorte que, de interdito, não mais ferirei a terra." Ml 3,23-24
    São Paulo também começou a servir a Deus ainda muito cedo, como ele mesmo testemunhou em Jerusalém: "Eu sou judeu, nasci em Tarso da Cilícia, mas criei-me nesta cidade. Instruí-me aos pés de Gamaliel em toda observância da Lei de nossos pais, entusiasta partidário da causa de Deus como todos vós o sois no dia de hoje." At 22,3
    Mas entrou na mocidade sem pleno entendimento do que fazia. Violento, indiretamente participou do apedrejamento de Santo Estevão: "Lançaram-no fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas depuseram seus mantos aos pés de um moço chamado Saulo. E apedrejavam Estêvão, que orava e dizia: 'Senhor Jesus, recebe meu espírito.'" At 7,58-59
    São Timóteo foi mais um consagrado ainda novo. São Paulo instruía-o: "Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, torna-te modelo para os fiéis, no modo de falar e de viver, na caridade, na , na castidade." 1 Tm 4,12
    Para bem representar Cristo, recomendava-lhe fugir das ilusões e continuamente buscar a santidade entre os membros da Igreja: "Foge das paixões da mocidade, busca com empenho a justiça, a fé, a caridade, a Paz, com aqueles que invocam o Senhor com pureza de coração." 2 Tm 2,22
    E já velho, lembrando a inviolabilidade da Sã Doutrina, através de São Tito São Paulo pedia moderação às mulheres e assim à juventude, entre outros bons exemplos: "Assim também as mulheres de mais idade mostrem em seu exterior uma santa compostura, não sejam maldizentes nem intemperantes, mas mestras de bons conselhos. Que saibam ensinar as jovens a amarem seus maridos, a bem quererem seus filhos, a serem prudentes, castas, cuidadosas da casa, bondosas, submissas a seus maridos, para que a Palavra de Deus não seja desacreditada. Também exorta os jovens a serem ponderados, e em tudo mostra-te modelo de bom comportamento: pela integridade na Doutrina, gravidade, sã e irrepreensível linguagem, para que o adversário seja confundido, de nós não tendo mal algum a dizer." Tt 2,3-8
    São Pedro, por sua vez, falou do respeito devido aos presbíteros da Igreja, que passaram a ser nossos padres, da obediência a Deus e da busca pela perfeição, tão ansiada pela juventude: "Semelhantemente, vós que sois mais jovens, sede submissos aos Anciãos. Todos vós, em vosso mútuo tratamento, revesti-vos de humildade. Porque Deus resiste aos soberbos, mas dá Sua Graça aos humildes. Humilhai-vos, pois, debaixo da poderosa mão de Deus, para que Ele vos exalte no oportuno tempo. Confiai-Lhe todas vossas preocupações, porque Ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o Demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar. Resisti-lhe fortes na fé. Vós sabeis que vossos irmãos, que estão espalhados pelo mundo, sofrem os mesmos padecimentos que vós. O Deus de toda Graça, que em Cristo vos chamou à Sua Eterna Glória, depois que tiverdes padecido um pouco, aperfeiçoá-vos-á, torná-vos-á inabaláveis, fortificá-vos-á." 1 Pd 5,5-10
    E talvez o mais emblemático dos jovens, São João Evangelista, o mais novo entre os Apóstolos e por isso o mais querido de Jesus, que dentro da Igreja via uma triunfante juventude: "Jovens, eu escrevi-vos porque sois fortes e a Palavra de Deus permanece em vós, e vencestes o Maligno." 1 Jo 2,14
    Eis que observa o livro da Sabedoria: "... a juventude, atingindo tão depressa a perfeição, confunde a longa velhice do pecador." Sb 4,16b


CONSELHOS PARA UMA BOA JUVENTUDE

    Perfeitamente inspirado, e por isso ciente dos muitos erros cometidos durante a mocidade, o salmista canta a Deus pelo perdão: "Não vos lembreis dos pecados de minha juventude e dos meus delitos. Em nome de Vossa Misericórdia, lembrai-vos de mim por causa de Vossa bondade, Senhor." Sl 24,7
    Ele agradece pela orientação e pelas muitas Graças que admite ter recebido: "Vós tende-me instruído, ó Deus, desde minha juventude, e até hoje publico Vossas maravilhas." Sl 70,17
    Por isso, ele tem para os jovens um simples, mas precioso conselho: "Como um jovem manterá pura sua vida? Sendo fiel às Vossas Palavras." Sl 118,9
    E reza a Deus pela prosperidade: "Que é o homem, Senhor, para dele cuidardes? Que é o filho do homem para que dele Vos ocupeis? Sejam nossos filhos como as novas plantas, que crescem na sua juventude. Sejam nossas filhas como as angulares e esculpidas colunas, como os pilares do Templo. Feliz o povo agraciado com tais bens, feliz o povo cujo Deus é o Senhor." Sl 143,3.12-15
    O Eclesiastes recomenda ao jovem que desfrute da alegria que é característica da idade, mas sem menosprezar o Juízo do Senhor: "Jovem, rejubila-te em tua adolescência, e enquanto ainda és jovem, entrega teu coração à alegria. Anda nos caminhos de teu coração e segundo os olhares de teus olhos, mas fica sabendo que de tudo isso Deus te fará prestar conta. Exclui a tristeza de teu coração, poupa o sofrimento a teu corpo, porque a juventude e a adolescência são vaidade. Mas lembra-te de teu Criador nos dias de tua juventude, antes que venham os maus dias e que apareçam os anos dos quais dirás: 'Neles não sinto prazer... '" Ecl 11,9-10;12,1
    Já o Eclesiástico fala ao jovem sobre a Sabedoria, grande dádiva de Deus: "Meu filho, aceita a instrução desde teus jovens anos. Ganharás uma sabedoria que durará até à velhice." Eclo 6,18
    Ajuda a entender que na velhice se vive do que foi cultuado desde a mocidade: "Como acharás na velhice aquilo que não tiveres acumulado na juventude?" Eclo 25,5
    E revela seu segredo numa 'polarização' com Deus, quando exorta: "Quando ainda era jovem, antes de ter viajado, abertamente busquei a Sabedoria na oração; pedi-a a Deus no Templo, e buscá-la-ei até o fim de minha vida. Ela floresceu como uma precoce videira e meu coração nela alegrou-se. Meus pés andaram por reto caminho: desde minha juventude tenho procurado encontrá-la. Apliquei um pouco meu ouvido, e logo a recolhi. Lutou minha alma para atingi-la, robusteci-me, pondo-a em prática. Levantei minhas mãos para o alto e deplorei o erro de meu espírito. Cumpri, pois, vossa tarefa antes que passe o tempo, e, no devido tempo, Ele dá-vos-á a recompensa." Eclo 51,18-21.25-26.38
    O livro da Sabedoria apresenta-a como uma encantadora esposa, até mesmo para os olhos de um jovem: "Eu amei-a e procurei-a desde minha juventude, esforcei-me por tê-la por esposa e enamorei-me de seus encantos." Sb 8,2
    O Eclesiástico, contudo, fiel ao seu estilo, exorta os pais a uma cuidadosa e firme criação: "Não lhe dês toda liberdade na juventude, não feches os olhos às suas extravagâncias: obriga-o a curvar a cabeça enquanto jovem, castiga-o com varas enquanto ainda é menino, para que não suceda endurecer-se e não queira mais acreditar em ti, e venha a ser um sofrimento para tua alma." Eclo 30,11-12
    Porém, falando por Deus, Isaías profetizou tempos de desmandos, quando os jovens assumirão o poder e perderão por completo o respeito aos mais velhos: "Por príncipes, Eu dá-lhes-ei adolescentes, e meninos deterão o poder sobre eles. Os povos maltratar-se-ão uns aos outros, cada um atormentará seu próximo: o jovem insultará o velho, e o vilão, o nobre." Is 3,4-5
    Nessa anarquia, os líderes serão eleitos por qualquer bem que possuam, mas ninguém desejará esse fardo: "Um homem qualquer aproximar-se-á do irmão, na casa de seu pai, e dirá: 'Tu tens um manto, é mister que sejas nosso príncipe. Toma sob teu poder esta ruína.' O outro, então, protestará: 'Eu não sou curador de feridas, e em minha casa não há nem pão nem manto. Não me façais príncipe do povo.'" Is 3,6-7
    O Eclesiastes, de fato, já havia percebido o terrível problema dessa inversão: "Ai de ti, país governado por um jovem, e cujos príncipes comem desde o amanhecer." Ecl 10,16
    Mas tais pecados não ficarão sem o devido castigo, independentemente da idade ou da sofrida vida que se leve. Aliás, como já aconteceu em Israel e continuará a acontecer pelo mundo afora. Isaías afirma: "Por isso, o Senhor não poupa os jovens e não tem piedade dos órfãos nem das viúvas, porque todos eles são ímpios e perversos, e todas bocas proferem infames palavras. Contra tudo isso, Sua cólera não se aplacou, e Sua mão está prestes a precipitar-se." Is 9,16
    E contra aqueles que renegam a Revelação e a Misericórdia, Deus sentencia castigos e desafia: "Agarra-te, portanto, a teus feitiços e à multidão de teus sortilégios, nos quais te esmeraste desde tua juventude! Esbanjaste teus esforços entre tantos conselheiros. Que eles então se levantem, e te salvem aqueles que preparam o mapa do céu e observam os astros, que a cada mês comunicam como as coisas irão. Eis o que valerão teus feiticeiros, que tens procurado consultar desde tua juventude: eles fogem apavorados, cada qual para seu lado, sem que nenhum venha em teu socorro." Is 47,12a.13.15
    Com a Vinda de Jesus, no entanto, de uma vez por todas foi-nos oferecido o Espírito de Deus, pelo Qual se derramam Seus dons na luta contra o pecado. E como previsto através do Profeta Joel, os jovens foram particularmente contemplados nessa etapa do projeto do Reino dos Céus, para a edificação da Igreja: "Depois disso, acontecerá que derramarei Meu Espírito sobre todo ser vivo: vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos anciãos terão sonhos, e vossos jovens terão visões." Jl 3,1

    "Fazei-nos, ó Pai, instrumentos de Vossa Paz!"