sábado, 16 de dezembro de 2023

Deus revela-Se (II)


A PREGAÇÃO DO EVANGELHO

    Mesmo contra forte oposição, Jesus garantiu aos Apóstolos o sucesso de seus testemunhos: "Se Me perseguiram, também hão de perseguir-vos. Se guardaram Minha Palavra, também hão de guardar a vossa." Jo 15,20a
    Assim Ele afirmou o poder da divina unção: "Não fostes vós que Me escolhestes, mas Eu escolhi-vos e constituí-vos para que vades e produzais fruto, e vosso fruto permaneça." Jo 15,16a
    Eles agora eram Um com Deus: "Quem vos ouve, a Mim ouve. E quem vos rejeita, a Mim rejeita. E quem Me rejeita, rejeita Aquele que Me enviou." Lc 10,16
    Com efeito, Jesus havia rezado ao Pai até por nós, que ouviríamos os Apóstolos, em nome da perfeita coesão da Igreja: "Não rogo somente por eles, mas também por aqueles que por sua palavra hão de crer em Mim. Para que todos sejam Um, assim como Tu, Pai, estás em Mim e Eu em Ti, para que também eles estejam em Nós e o mundo creia que Tu Me enviaste." Jo 17,20-22
    E, para tanto, sobre os Apóstolos, discípulos e seguidores Ele derramou Sua Glória: "Dei-lhes a Glória que Me deste, para que sejam Um, como Nós somos Um: Eu neles e tu em Mim. Para que sejam perfeitos na Unidade e o mundo reconheça que Me enviaste e os amaste, como amaste a Mim." Jo 17,20-23
    São Paulo confirma o poder de Sua Palavra, bem como nossa obrigação perante Deus de testemunhar a Verdade: "Com efeito, não me envergonho do Evangelho, pois ele é uma força vinda de Deus para a Salvação de todo aquele que crê, em primeiro lugar ao judeu, e depois ao grego. Porque nele se revela a justiça de Deus, que se obtém pela e conduz à fé, como está escrito: 'O justo viverá pela fé (Hab 2,4).' A ira de Deus manifesta-se do alto do Céu contra toda impiedade e perversidade dos homens, que pela injustiça aprisionam a Verdade." Rm 1,16-18
    E ressalva: "Não são carnais as armas com que lutamos. São poderosas, em Deus, capazes de arrasar fortificações. Nós aniquilamos todo raciocínio e todo orgulho que se levanta contra o conhecimento de Deus, e cativamos todo pensamento e reduzimo-lo à obediência a Cristo." 2 Cor 10,4-5
    Mencionando o Ministério do Santo Espírito, ele explica: "Entretanto, o que pregamos entre os perfeitos é Sabedoria, porém não a sabedoria deste mundo nem a dos grandes deste mundo, que são, aos olhos daquela, desqualificados. Pregamos a Sabedoria de Deus, misteriosa e secreta, que para nossa glória Ele predeterminou antes de existir o tempo. É como está escrito: 'Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou (Is 64,4)', tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que O amam. Todavia, Deus revelou-nos por Seu Espírito, porque o Espírito tudo penetra, mesmo as profundezas de Deus. Ora, nós não recebemos o espírito do mundo, mas sim o Espírito que vem de Deus, que nos dá a conhecer as Graças que Deus nos prodigalizou, e pregamos numa linguagem que nos foi ensinada não pela sabedoria humana, mas pelo Espírito, que exprime coisas espirituais em termos espirituais. Mas o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, pois para ele são loucuras. Nem pode compreendê-las, porque é pelo Espírito que deve ponderá-las." 1 Cor 2,6-7.9-10.12-14
    São Lucas dá a mesma explicação sobre os ensinamentos de Jesus aos Apóstolos: "... contei todas coisas que Jesus fez e ensinou, desde o início até o dia que foi arrebatado aos Céus, depois de ter dado pelo Espírito Santo Suas instruções aos Apóstolos que escolhera." At 1,1b-2
    E São Paulo denuncia a ação do inimigo: "Se nosso Evangelho ainda estiver encoberto, está encoberto para aqueles que se perdem, para os incrédulos, cujas inteligências o deus deste mundo obcecou a tal ponto que não percebem a Luz do Evangelho, onde resplandece a Glória de Cristo, que é a imagem de Deus." 2 Cor 4,3-4
    Fala do permanente Mistério que é Cristo: "Lendo-me, podereis entender a compreensão que me foi concedida do Mistério de Cristo, que em outras gerações não foi manifestado aos homens da maneira como agora tem sido revelado pelo Espírito aos Seus santos Apóstolos e profetas." Ef 3,4-5
    Assim como do mistério da Igreja: "Grande é este mistério, quero dizer, com referência a Cristo e à Igreja." Ef 5,32
    E por isso pedia orações: "Também orai por nós. Pedi a Deus que dê livre curso à nossa palavra, para que possamos anunciar o Mistério de Cristo. É por causa deste Mistério que estou preso." Cl 4,3
    Garantia ser portador da Palavra por um meio similar ao dos Apóstolos: "Asseguro-vos, irmãos, que o Evangelho pregado por mim nada tem de humano. Não o recebi nem o aprendi de homem algum, mas mediante uma revelação de Jesus Cristo." Gl 1,11-12
    Ele dizia: "Estou pregado à Cruz de Cristo. Eu vivo, mas já não sou eu: é Cristo que vive em mim. Minha presente vida, na carne, eu vivo-a na fé no Filho de Deus, que me amou e Se entregou por mim." Gl 2,19b-20
    Este era o sentido de sua vida: "... para revelar Seu Filho em minha pessoa, a fim de que eu O tornasse conhecido entre os gentios... " Gl 1,16a
    Lamentava, porém, da má vontade de alguns: "A vós, irmãos, não vos pude falar como a homens espirituais, mas como a carnais, como a criancinhas em Cristo. Dei-vos leite a beber, e não sólido alimento, que ainda não podíeis suportar. Nem ainda agora o podeis, porque ainda sois carnais. Com efeito, enquanto houver entre vós ciúmes e contendas, não será porque sois carnais e procedeis de um totalmente humano modo?" 1 Cor 3,1-3
    E assim também lamentavam seus seguidores, que escreveram aos hebreus: "A julgar pelo tempo, já devíeis ser mestres! Contudo, ainda necessitais que vos ensinem os primeiros rudimentos da Palavra de Deus. E tornastes-vos tais que precisais de leite em vez de sólido alimento! Ora, quem se alimenta de leite não é capaz de compreender uma profunda doutrina, porque ainda é criança. Mas o sólido alimento é para os adultos, para aqueles que a experiência já exercitou na distinção do bem e do mal." Hb 5,12-14
    São Pedro fala, pois, do leite espiritual: "Como recém-nascidas crianças, com ardor desejai o leite espiritual que vos fará crescer para a Salvação, se é que tendes saboreado quão suave é o Senhor (Sl 33,9)." 1 Pd 2,2-3
    São Paulo até via fidelidade a Deus no comportamento dos pagãos: "Todos aqueles que sem a Lei pecaram, sem aplicação da Lei perecerão. E quantos pecaram sob o regime da Lei, pela Lei serão julgados. Porque diante de Deus não são justos aqueles que ouvem a Lei, mas serão tidos por justos aqueles que praticam a Lei. Os pagãos, que não têm a Lei, fazendo naturalmente as coisas que são da Lei, embora não tenham a Lei, a si mesmos servem de Lei. Eles mostram que o objeto da Lei está gravado em seus corações, dando-lhes testemunho sua consciência, bem como seus raciocínios, com os quais mutuamente se acusam ou se escusam." Rm 2,12-15
    Pois o próprio Jesus explicou: "O servo que, apesar de conhecer a vontade de Seu Senhor, nada preparou e desobedeceu-Lhe, será açoitado com numerosos golpes. Mas aquele que, ignorando a vontade de Seu Senhor, fizer coisas repreensíveis, será açoitado com poucos golpes. Porque a quem muito se deu, muito exigir-se-á. Quanto mais se confiar a alguém, mais dele há de exigir-se." Lc 12,47-48


JESUS REVELADO

    Diferenciando-se dos demais, e por isso chamados evangelhos sinóticos, nos quais só aos poucos Jesus Se revela, em São João Ele abertamente apresenta-Se desde os primeiros encontros com os Apóstolos. Tanto que Santo André, que O havia conhecido apenas dois dias antes, por ocasião de Seu Batismo por São João Batista, não tinha mais nenhuma dúvida: "André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido João e que O tinham seguido. Foi ele então logo à procura de seu irmão e disse-lhe: 'Achamos o Messias, que quer dizer o Cristo!'" Jo 1,40-41
    A mesma certeza teve São Filipe, que apenas O encontrou e logo foi chamar São Bartolomeu: "No dia seguinte, tinha Jesus a intenção de dirigir-Se à Galileia. Encontra Filipe e diz-lhe: 'Segue-Me.' Filipe era natural de Betsaida, cidade de André e Pedro. Filipe encontra Natanael e diz-lhe: 'Achamos aquele de Quem Moisés escreveu na Lei e que os Profetas anunciaram: é Jesus de Nazaré, filho de José.'" Jo 1,43-45
    E São Bartolomeu, ao perceber Seu poder de onisciência, vai professar: "Mestre, Tu és o Filho de Deus! Tu és o Rei de Israel!" Jo 1,49b
    Em seguida, Jesus evoca o sonho de Jacó, apontando a Si mesmo como a conexão entre o Céu e a terra: "E ajuntou: 'Em Verdade, em Verdade, digo-vos: vereis o Céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.'" Jo 1,51
    Três dias mais tarde, ou seja, no sexto dia desde o Batismo do Senhor, Jesus transforma a água em vinho numa festa de casamento, onde dos Apóstolos talvez só São Mateus não estava presente: "Este foi o primeiro milagre de Jesus; realizou-o em Caná da Galileia. Manifestou Sua Glória, e Seus discípulos creram n'Ele." Jo 2,11
    Então Ele parte definitivamente de Nazaré, brevemente aloja-Se na casa de São Pedro e segue para Jerusalém, expulsando desde então os vendedores do Templo: "Depois disso, desceu para Cafarnaum, com Sua mãe, Seus irmãos e Seus discípulos. E ali só demoraram poucos dias. Estava próxima a Páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Encontrou no Templo os negociantes de bois, ovelhas e pombas, e mesas dos trocadores de moedas. Ele fez um chicote de cordas, expulsou todos do Templo, como também as ovelhas e os bois, espalhou pelo chão o dinheiro dos trocadores e derrubou as mesas. Disse aos que vendiam as pombas: 'Tirai isto daqui e não façais da Casa de Meu Pai uma casa de negociantes. Lembraram-se então Seus discípulos do que está escrito: 'O zelo da Tua Casa consome-Me (Sl 68,10).'" Jo 2,12-17
    E aí já promete Sua PaixãoSua Ressurreição: "Perguntaram-Lhe os judeus: 'Que sinal nos apresentas Tu, para procederes deste modo?' Respondeu-lhes Jesus: 'Destruí vós este Templo, e Eu reerguê-lo-ei em três dias.'" Jo 2,18-19
    Nestes sete dias de Páscoa, Ele realiza muitos milagres: "Enquanto Jesus celebrava em Jerusalém a festa da Páscoa, muitos creram em Seu Nome, à vista dos milagres que fazia. Mas Jesus mesmo não Se fiava neles, porque conhecia a todos. Ele não necessitava que alguém desse testemunho de nenhum homem, pois Ele bem sabia o que havia no homem." Jo 2,23-25
    Até foi reconhecido como enviado de Deus por um notável, de um grupo que Lhe fazia ferrenha resistência: "Havia um homem entre os fariseus, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-Lhe: 'Rabi, sabemos que és um Mestre vindo de Deus. Ninguém pode fazer esses milagres que fazes, se Deus não estiver com ele.'" Jo 3,1-2
    E a ele Jesus anunciou Sua Paixão: "Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve ser levantado o Filho do Homem, para que todo homem que n'Ele crer tenha a Vida Eterna." Jo 3,14-15
    De volta a Galileia, em passagem pela Samaria, Ele mesmo vai declarar-Se o Messias à mulher no poço de Jacó: "Respondeu a mulher: 'Sei que deve vir o Messias, que se chama Cristo; pois quando vier, Ele fá-nos-á conhecer todas coisas.' Disse-lhe Jesus: 'SOU EU, Quem fala contigo.'" Jo 4,25-26
    E por um largo segmento destes 'filhos de Abraão', Ele foi reconhecido: "Muitos foram os samaritanos daquela cidade que creram n'Ele por causa da palavra da mulher, que lhes declarara: 'Ele disse-me tudo quanto tenho feito.' Assim, quando os samaritanos foram ter com Ele, pediram que ficasse com eles. Ele permaneceu ali dois dias. Ainda muitos outros creram n'Ele por causa de Suas palavras. E diziam à mulher: 'Já não é por causa da tua declaração que cremos, mas nós mesmos ouvimos e sabemos ser este verdadeiramente o Salvador do mundo.'" Jo 4,39-42
    Até foi bem aceito, ao menos inicialmente, em Sua terra natal: "Chegando à Galileia, acolheram-no os galileus, porque tinham visto tudo que fizera durante a festa em Jerusalém. Pois também eles tinham ido à festa." Jo 4,45
    E segundo São Lucas, nesses dias Ele declara Sua Missão: "Dirigiu-Se a Nazaré, onde Se havia criado. Entrou na sinagoga em dia de sábado, segundo Seu costume, e levantou-Se para ler. Foi-Lhe dado o livro do Profeta Isaías. Desenrolando o livro, escolheu a passagem onde está escrito (61,1s.): 'O Espírito do Senhor está sobre Mim, porque Me ungiu. E enviou-Me para anunciar a Boa Nova aos pobres, para sarar os contritos de coração, para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da Graça do Senhor.' E enrolando o livro, deu-o ao ministro e sentou-Se. Todos quantos estavam na sinagoga tinham os olhos fixos n'Ele. Ele começou a dizer-lhes: 'Hoje se cumpriu este oráculo que vós acabais de ouvir.'" Lc 4,16-21
    Mas logo surgiu despeito entre os religiosos, quando Ele afirma: "Então lhes disse: 'Sem dúvida Me citareis este provérbio: 'Médico, cura-te a ti mesmo. Todas maravilhas que fizeste em Cafarnaum, segundo ouvimos dizer, faze-o também aqui em Tua pátria.'" Lc 4,24
    Por dizer a Verdade, porém, essa assembleia não terminou bem: "E acrescentou: 'Em Verdade, digo-vos: nenhum Profeta é bem aceito em sua pátria. Em Verdade, digo-vos: muitas viúvas havia em Israel, no tempo de Elias, quando se fechou o céu por três anos e meio e houve grande fome por toda terra. Mas a nenhuma delas foi mandado Elias, senão a uma viúva em Sarepta, na Sidônia. Igualmente havia muitos leprosos em Israel, no tempo do Profeta Eliseu. Mas nenhum deles foi limpo, senão o sírio Naamã.' A estas palavras, encheram-se todos de cólera na sinagoga. Levantaram-se e lançaram-nO fora da cidade. Conduziram-nO até o alto do monte sobre o qual estava construída Sua cidade, e queriam precipitá-Lo dali abaixo. Ele, porém, passou por entre eles e retirou-Se." Lc 4,24-30
    E noutra festa em Jerusalém, mais uma vez Ele vê Sua vida em risco: "Por esse motivo, os judeus perseguiam Jesus, porque fazia esses milagres no dia de sábado. Mas Ele disse-lhes: 'Meu Pai continua atuando até agora, e Eu também atuo.' Por esta razão os judeus, com maior ardor, procuravam tirar-Lhe a vida, porque não somente violava o repouso do sábado, mas ainda afirmava que Deus era Seu Pai e fazia-Se igual a Deus." Jo 5,16-18
    É quando Ele vai prometer-lhes o maior dos milagres já visto até então: "Com efeito, como o Pai ressuscita os mortos e dá-lhes Vida, assim também o Filho dá Vida a quem Ele quer." Jo 5,21
    E por Sua Palavra expressamente garante a Salvação: "Em Verdade, em Verdade, digo-vos: quem ouve Minha Palavra e crê n'Aquele que Me enviou tem a Vida Eterna, e não incorre na condenação, mas passou da morte para a Vida." Jo 5,24
    Menciona o testemunho de São João Batista, e adverte sobre Suas obras e as Escrituras: "João era uma lâmpada que arde e ilumina. Vós, porém, só por uma hora quisestes alegrar-vos com sua luz. Mas tenho maior testemunho que o de João, porque as obras que Meu Pai Me deu para executar, essas mesmas obras que faço, testemunham a Meu respeito que o Pai Me enviou. Vós perscrutais as Escrituras, nelas julgando encontrar a Vida Eterna. Pois bem! São elas mesmas que dão testemunho de Mim." Jo 5,35-36.39
    De volta a sinagoga de Cafarnaum, Ele oferece o Pão da Vida Eterna, um dia após multiplicar pães e peixes: "Então Jesus lhes disse: 'Em Verdade, em Verdade, digo-vos: se não comerdes a Carne do Filho do Homem, e não beberdes Seu Sangue, não tereis a Vida em vós mesmos. Assim como vive o Pai que Me enviou, e Eu vivo pelo Pai, assim também aquele que comer Minha Carne viverá por Mim.'" Jo 6,53.57
    Escandalizados, muitos se afastariam por essa palavra, inclusive discípulos e seguidores. Ele até testou os Apóstolos nesta ocasião, mas a fé de São Pedro, que os liderava, já era patente, e ele faz uma declaração ainda mais forte que apontá-Lo como Cristo: "Então Jesus perguntou aos Doze: 'Quereis vós também vos retirar?' Respondeu-Lhe Simão Pedro: 'Senhor, a quem iríamos nós? Tu tens as palavras da Vida Eterna. E nós cremos e sabemos que Tu és o Santo de Deus!'" Jo 6,67-69
    Assim Sua divindade se fazia cada vez mais evidente, pois, ao final da Festa das Tendas, Ele prometia o pleno cumprimento das Escrituras: "No último dia, que é o principal dia de festa, estava Jesus de pé e clamava: 'Se alguém tiver sede, venha a Mim e beba. Quem crê em Mim, como diz a Escritura: De seu interior manarão rios de Água Viva (Zc 14,8; Is 58,11).' Dizia isso, referindo-Se ao Espírito que haviam de receber os que n'Ele cressem, pois ainda não fora dado o Espírito, visto que Jesus ainda não tinha sido glorificado." Jo 7,37-39
    Francamente declarava-Se, como fez perante os fariseus no Templo: "Falou-lhes outra vez Jesus: 'Eu sou a Luz do mundo! Aquele que Me segue não andará em trevas, mas terá a Luz da Vida." Jo 8,12
    Usou um título que era do próprio Deus: "Ele disse-lhes: 'Vós sois cá de baixo, Eu sou lá de cima. Vós sois deste mundo, Eu não sou deste mundo. Por isso, disse-vos: morrereis em vosso pecado. Porque se não crerdes que EU SOU, morrereis em vosso pecado." Jo 8,23-24
    E prometeu: "Quando tiverdes levantado o Filho do Homem, então conhecereis que EU SOU..." Jo 9,28a
    Deu surpreendentes detalhes: "Em Verdade, em Verdade, digo-vos: antes que Abraão existisse, EU SOU." Jo 8,58
    Suas obras são patentes testemunhos: "Vim a este mundo para fazer uma discriminação: os que não veem vejam, e os que veem se tornem cegos. Alguns dos fariseus, que estavam com Ele, ouviram-nO e perguntaram-Lhe: 'Nós também somos, acaso, cegos?' Respondeu-lhes Jesus: 'Se fôsseis cegos, não teríeis pecado, mas agora pretendeis ver e vosso pecado subsiste." Jo 9,39-41
    Abrindo entendimento para ainda maior revelação, a da Santíssima Trindade, Ele declararia: "Eu e o Pai somos Um." Jo 10,30
    E humildemente pedia: "'Se Eu não faço as obras de Meu Pai, não Me creiais. Mas se as faço, e se não quiserdes crer em Mim, crede em Minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em Mim e Eu no Pai.' Então procuraram prendê-Lo, mas Ele esquivou-Se de suas mãos." Jo 10,37-39
    Diria outra surpreendente frase, pouco antes da ressurreição de São Lázaro: "Eu sou a Ressurreição e a Vida." Jo 11,25
    Pregava Sua divina condição: "Aquele que crê em Mim, crê não em Mim, mas n'Aquele que Me enviou. E aquele que Me vê, vê aquele que Me enviou." Jo 12,44-45
    Decretou o veredicto, enfim, ao ver próxima Sua Paixão, afirmando que Seu Sinal jamais seria esquecido: "Agora é o Juízo deste mundo! Agora será lançado fora o príncipe deste mundo. E quando Eu for levantado da terra, a Mim atrairei todos homens!" Jo 12,31-32
    E foi ainda mais longe, em diálogo com São Tomé, dizendo-Se o único acesso ao Pai: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por Mim." Jo 14,6
    Disse-Se essencial a todo ser humano: "Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanecer em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto. Porque sem Mim nada podeis fazer." Jo 15,5
    Suas obras e Suas palavras, portanto, não podem ser desprezadas: "Se Eu não viesse e não lhes tivesse falado, não teriam pecado, mas agora não há desculpa para seu pecado! Aquele que Me odeia, também odeia a Meu Pai. Se Eu não tivesse feito entre eles obras, como nenhum outro fez, não teriam pecado, mas agora as viram e odiaram a Mim e a Meu Pai." Jo 15,22-24
    Ele sentenciou as cidades que viram Seus milagres, mas não se converteram: "Digo-vos: naqueles dias haverá um tratamento menos rigoroso para Sodoma. Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e Sidônia tivessem sido feitos os prodígios que foram realizados em vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, cobrindo-se de saco e cinza. Por isso, haverá no Dia do Juízo menos rigor para Tiro e Sidônia que para vós. E tu, Cafarnaum, que te elevas até o céu, serás precipitada até aos infernos." Lc 10,11-15
    Disse aos Apóstolos do privilégio, e da responsabilidade, que lhes eram concedidos: "Mas quanto a vós, bem-aventurados vossos olhos, porque vêem! Ditosos vossos ouvidos, porque ouvem! Eu  declaro-vos, em Verdade: muitos Profetas e justos desejaram ver o que vedes e não o viram, ouvir o que ouvis e não ouviram." Mt 13,16-17
    E vai dizer a Pilatos: "Meu Reino não é deste mundo. Se Meu Reino fosse deste mundo, Meus súditos certamente teriam pelejado para que Eu não fosse entregue aos judeus. Mas Meu Reino não é deste mundo." Jo 19,36


O MUNDO PÓS JESUS

    Jesus, pois, trouxe-nos o Espírito Santo, que para sempre ficaria com a Igreja e nos ajuda a vencer o pecado: "E Eu rogarei ao Pai, e Ele dá-vos-á outro Paráclito, para que convosco fique eternamente." Jo 14,16
    Pois Ele arremataria a passagem do Cristo entre nós, que prometeu: "Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas agora não podeis suportá-las. Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensiná-vos-á toda Verdade, porque não falará por Si Mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciá-vos-á as coisas que virão." Jo 16,13
    Ele disse de Seu Ministério: "Entretanto, digo-vos a Verdade: convém a vós que Eu vá! Porque se Eu não for, o Paráclito não virá a vós. Mas se Eu for, enviá-Lo-ei a vós. E quando Ele vier, convencerá o mundo a respeito do pecado, da justiça e do Juízo. Convencerá o mundo a respeito do pecado, que consiste em não crer em Mim. Convencê-lo-á a respeito da justiça, porque Eu Me vou para junto de Meu Pai e vós já não Me vereis. Convencê-lo-á a respeito do Juízo, que consiste em que o príncipe deste mundo já está julgado e condenado." Jo 16,7-11
    São Paulo d'Ele vai dizer: "A Lei do Espírito de Vida libertou-me, em Jesus Cristo, da Lei do pecado e da morte. O que era impossível à Lei, visto que a carne a tornava impotente, Deus fez. Enviando, por causa do pecado, Seu próprio Filho numa carne semelhante à do pecado, condenou o pecado na carne a fim de que a justiça prescrita pela Lei fosse realizada em nós, que vivemos não segundo a carne, mas segundo o Espírito." Rm 8,2-4
    Também diz de Seu Ministério: "Ora, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, se revestiu de tal glória que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos no rosto de Moisés, por causa do resplendor de sua face, embora transitório, quanto mais Glorioso não será o Ministério do Espírito?" 2 Cor 3,7-8
    E foi pelo Espírito Santo, no Pentecostes, que Jesus nos trouxe a Igreja, edificando-a sobre o Príncipe dos Apóstolos: "E Eu declaro-te: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei Minha Igreja. As portas do inferno não prevalecerão contra ela." Mt 16,18
    E pela Igreja, o Batismo de regeneração da divina semelhança: "Ide, pois, e ensinai a todas nações. Batizai-as em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo." Mt 28,19
    Assim como a interiorização da fé: "Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores hão de adorar o Pai em espírito e Verdade, e são esses adoradores que o Pai deseja." Jo 4,23
    Pela Santa Cruz, Ele apontou a realidade deste mundo que combate contra os cristãos: "Em seguida, convocando a multidão junto a Seus discípulos, disse-lhes: 'Se alguém quer seguir-Me, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-Me. Porque aquele que quiser salvar sua vida, perdê-la-á. Mas aquele que perder sua vida por amor a Mim e ao Evangelho, salvá-la-á." Mc 8,34-35
    Anunciou a Ressurreição da Carne como projeto para a eternidade: "Esta é a vontade de Meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e n'Ele crê, tenha a Vida Eterna. E Eu ressuscitá-lo-ei no Último Dia." Jo 6,40
    Deu-nos, por Sua Carne e Seu Sangue, a Vida Eterna: "Quem come Minha Carne e bebe Meu Sangue tem a Vida Eterna. E Eu ressuscitá-lo-ei no Último Dia. Pois Minha Carne é verdadeiramente uma comida e Meu Sangue verdadeiramente uma bebida. Quem come Minha Carne e bebe Meu Sangue permanece em Mim e Eu nele. Este é o Pão que desceu do Céu. Não como o maná que vossos pais comeram e morreram. Quem come deste Pão viverá eternamente." Jo 6,54-56.58
    Pelo Imaculado Coração de Sua Mãe, deu-nos um modelo de fidelidade: "Quando Jesus viu Sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à Sua mãe: 'Mulher, eis aí teu filho.' Depois disse ao discípulo: 'Eis aí tua mãe.' E dessa hora em diante o discípulo levou-a para sua casa." Jo 19,26-27
    Assim Ele tem constituído muitos Santos, para iluminar a Igreja: "O discípulo não é superior ao Mestre, mas todo perfeito discípulo será como Seu Mestre." Lc 6,40
    Ele resumiu a vontade de Deus: "'Amarás o Senhor Teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma e de todo teu entendimento (Dt 6,5).' Este é o maior e o primeiro Mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: 'Amarás teu próximo como a ti mesmo (Lv 19,18).' Nesses dois Mandamentos resumem-se toda a Lei e os Profetas." Mt 22,37-40
    E deixou-nos Seu próprio Mandamento: "Este é Meu Mandamento: amai-vos uns aos outros, como Eu vos amo." Jo 15,12

    "Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do universo! O Céu e a terra proclamam Vossa Glória. Hosana nas alturas! Bendito o que vem em Nome do Senhor! Hosana nas alturas!"