quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Santos Inocentes


    Como reação do mundo imerso em pecado, o Nascimento de Jesus provocou manifestações de ira desde os primeiros momentos. A São João Evangelista, por revelação, foi concedido rever este delicado momento: "Depois apareceu outro sinal no Céu: um grande e vermelho Dragão, com sete cabeças e dez chifres, e nas cabeças sete coroas. Com sua cauda varria uma terça parte das estrelas do céu, e atirou-as à terra. Esse Dragão deteve-se diante da Mulher que estava para dar à luz, a fim de que, quando ela desse à luz, lhe devorasse o Filho." Ap 12,3-4
    Sem dúvida, Sua Vinda revelou o que há nos 'corações' como havia previsto Simeão, o religioso de Jerusalém que esperava a 'Consolação de Israel'. Ele disse a Nossa Senhora no dia da Apresentação do Menino Jesus no Templo: "Eis que este Menino está destinado a ser causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser sinal que provocará contradições, a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações." Lc 2,34-35
    São João Evangelista, de fato, vai fazer uma radical diferenciação: "... todo espírito que não proclama Jesus, não é de Deus, mas é o espírito do Anticristo, de cuja vinda tendes ouvido e agora já está no mundo." 1 Jo 4,3
    O próprio Jesus afirmou: "Quem não está Comigo, está contra Mim. E quem Comigo não recolhe, espalha." Lc 11,23
    Ele realmente apresentava-Se como essencial a qualquer ser humano: "Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanecer em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto. Porque sem Mim nada podeis fazer." Jo 15,5
    E o massacre dos Santos Inocentes de Belém, primeiríssimos mártires da Igreja, mostra aonde pode chegar a crueldade das más inclinações humanas que se recusam a acolher o Cristo, como Ele mesmo denunciou: "... a Luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas que a Luz, pois suas obras eram más." Jo 3,19
    Pouco mais tarde, Ele declarar-Se-ia: "... Eu sou a Luz do mundo." Jo 9,5
    Herodes, o Grande, foi descrito por um historiador com essas palavras: "... um louco que assassinou sua própria família..." Refere-se ao fato d'ele ter mandado assassinar, por pura paranoia, dois filhos, um tio, a esposa, a sogra e dois sogros, fatos que demonstram a plena plausibilidade do Massacre dos Inocentes.
    Mas a própria Paixão de Nosso Senhor e o significado da Santa Cruz não acenam de outra forma para os cristãos. A realidade que se vive é exatamente aquela narrada por São João Evangelista, quando o Dragão percebeu que não poderia vencer Nossa Santíssima Mãe: "Este, então, irritou-se contra a Mulher e foi fazer guerra ao resto de sua descendência, aos que guardam os Mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus." Ap 12,17
    Essa tristíssima página da História do Cristianismo assim foi narrada por São Mateus:

    "Tendo, pois, Jesus nascido em Belém de Judá, no tempo do rei Herodes, eis que magos vieram do Oriente a Jerusalém. Perguntaram eles:
    - Onde está o Rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos Sua Estrela no Oriente e viemos adorá-Lo.
    A esta notícia, o rei Herodes ficou perturbado e com ele toda Jerusalém. Convocou os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo e indagou-lhes onde havia de nascer o Cristo. Disseram-lhe:
    - Em Belém, na Judeia, porque assim foi escrito pelo Profeta: 'E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as cidades de Judá, porque de ti sairá o Líder que governará Israel, Meu povo (Mq 5,2).'
    Herodes, então, secretamente chamou os magos e perguntou-lhes sobre a exata época em que o astro lhes tinha aparecido. E enviando-os a Belém, disse-lhes:
    - Ide e informai-vos bem a respeito do Menino. Quando O tiverdes encontrado, comunicai-me, para que eu também vá adorá-Lo.
    Tendo eles ouvido as palavras do rei, partiram.
    E eis que a Estrela, que tinham visto no Oriente, foi-lhes precedendo até chegar sobre o lugar onde estava o Menino e ali parou. A aparição daquela Estrela encheu-os de profunda alegria.
    Entrando na casa, acharam o Menino com Maria, Sua mãe. Prostrando-se diante d'Ele, adoraram-nO. Depois, abrindo seus tesouros, como presentes ofereceram-Lhe ouro, incenso e mirra.
    Avisados em sonhos para não tornarem a Herodes, voltaram à sua terra por outro caminho. Depois de sua partida, um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse-lhe:
    - Levanta-te, toma o Menino e Sua mãe e foge para o Egito. Fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o Menino para matá-Lo.
    José levantou-se durante a noite, tomou o Menino e Sua mãe e partiu para o Egito. Ali permaneceu até a morte de Herodes, para que se cumprisse o que dissera o Senhor pelo Profeta: 'Do Egito, Eu chamei Meu filho (Os 11,1).'
    Então vendo Herodes que tinha sido enganado pelos magos, ficou muito irado e em Belém e em seus arredores mandou massacrar todos meninos de dois anos para baixo, conforme o exato tempo que havia indagado dos magos. Cumpriu-se, então, o que foi dito pelo Profeta Jeremias: "Em Ramá ouviu-se uma voz, choro e grandes lamentos. É Raquel a chorar seus filhos! Não quer consolação, porque já não existem (Jr 31,15)!" 
                                     Mt 2,1-18


    A celebração em memória dos Santos Inocentes acontece desde o século IV, e foi oficializada por São Pio V, no século XVI.

Nossa Senhora dos Inocentes

    Em Belém, próximo à Basílica da Natividade, sob a Igreja de Santa Catarina de Alexandria existe uma capela escavada em pedra que é dedicada aos Santos Inocentes. Ela antecede em muito ao tempo em que aí viveu São Jerônimo, quer dizer, já era usada para essa devoção bem antes do século IV.



    Santos Inocentes, rogai por nós!