sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

São Timóteo


    Ninguém foi tão próximo a São Paulo quanto São Timóteo. Conta-se boa parte de sua vida, e com precisão de detalhes, graças à sua intimidade ao Último Apóstolo e às citações que ele lhe fez. Também por grande amizade a São Paulo, São Lucas conhecia-o muito bem, como descreve nos Atos dos Apóstolos: "Chegou a Derbe e depois a Listra. Havia ali um discípulo, chamado Timóteo, filho de uma judia cristã, mas de pai grego, que gozava de ótima reputação junto aos irmãos de Listra e de Icônio. Paulo quis que ele fosse em sua companhia. Ao tomá-lo consigo, circuncidou-o, por causa dos judeus daqueles lugares, pois todos sabiam que seu pai era grego." At 16,1-3
    Por poucas vezes nosso Santo separou-se de São Paulo, como na violenta perseguição que sofreram dos judeus na Grécia: "Mas os judeus de Tessalônica, sabendo que em Bereia também tinha sido pregada por Paulo a Palavra de Deus, para lá foram agitar e sublevar o povo. Então os irmãos fizeram que Paulo se retirasse e fosse até o mar, ao passo que Silas e Timóteo ali ficaram. Aqueles que conduziam Paulo, levaram-no até Atenas. De lá voltaram e transmitiram para Silas e Timóteo a ordem de que fossem ter com ele o mais cedo possível." At 17,13-15
    Solícito, logo São Timóteo foi ao seu encontro em Corinto. Mas por conta da rejeição ao Evangelho pelos judeus dessa cidade, daí em diante São Paulo passou a dedicar-se quase que apenas aos não judeus, fazendo jus ao título de 'Apóstolo dos Gentios': "Depois disso, saindo de Atenas, Paulo dirigiu-se a Corinto. Ali encontrou um judeu chamado Áquila, natural do Ponto, e sua mulher Priscila. Eles pouco antes haviam chegado da Itália, por Cláudio ter decretado que todos judeus saíssem de Roma. Paulo uniu-se a eles. Por exercerem o mesmo ofício, morava e trabalhava com eles. (Eram fabricantes de tendas.) Todos sábados, ele falava na sinagoga e procurava convencer os judeus e os gregos. Quando Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo inteiramente dedicou-se à pregação da Palavra, dando aos judeus testemunho de que Jesus era o Messias. Mas como esses contradissessem e o injuriassem, ele, sacudindo as vestes, disse-lhes: 'Vosso sangue caia sobre vossa cabeça! Tenho as mãos inocentes. Desde agora vou para o meio dos gentios.'" At 18,1-6
    Junto a mais um discípulo, São Timóteo foi enviado à frente de São Paulo em sua primeira viagem a Roma, onde já havia uma grande comunidade cristã fundada por São Pedro, o Príncipe dos Apóstolos: "Concluídas essas coisas, Paulo resolveu ir a Jerusalém, depois de atravessar a Macedônia e a Acaia. 'Depois de eu ter estado lá', disse ele, 'é necessário que também veja Roma.' Enviou a Macedônia dois de seus auxiliares, Timóteo e Erasto, mas ele mesmo demorou-se ainda por algum tempo na Ásia." At 19,21-22
    São Paulo liderava um expressivo grupo de discípulos, pelos quais era seguido em suas constantes viagens, mas São Timóteo quase sempre estava com ele e era-lhe especial companhia. No encontro acontecido em Trôade, São Paulo com eles celebra a Eucaristia num domingo, evidenciando que desde o início o sábado já não era o mais importante dia para os cristãos. São Lucas escreveu: "Acompanharam-no Sópatro de Bereia, filho de Pirro, e os tessalonicenses Aristarco e Segundo, Gaio de Derbe, Timóteo, Tíquico e Trófimo, da Ásia. Estes foram na frente e esperaram-nos em Trôade. Nós, só depois da festa de Páscoa é que navegamos de Filipos. E, cinco dias depois, fomos ter com eles em Trôade, onde ficamos uma semana. No primeiro dia da semana, estando nós reunidos para partir o Pão, Paulo, que havia de viajar no dia seguinte, conversava com os discípulos e prolongou a palestra até a meia-noite." At 20,4-7
    São Paulo vai citar o nome de São Timóteo em todas suas cartas, exceto na aos Gálatas, aos Efésios e a São Tito. Isso mostra a constância com que ele se manteve ao seu lado: "Saúdam-vos Timóteo, meu cooperador, Lúcio, Jasão e Sosípatro, meus parentes." Rm 16,21
    Na querela em que os coríntios se dividiam por 'preferências' entre Apóstolos e outros pregadores, São Timóteo foi o enviado de São Paulo, e através dele iria alegar tanto seus méritos de fundador da comunidade quanto sua irretocável postura perante a Igreja: "Não vos escrevo estas coisas para envergonhar-vos, mas admoesto-vos como meus amados filhos. Com efeito, ainda que tivésseis dez mil mestres em Cristo, não tendes muitos pais. Ora, fui eu que vos gerei em Cristo Jesus pelo Evangelho. Por isso, conjuro-vos a que sejais meus imitadores. Para isso é que vos enviei Timóteo, meu amado e fiel filho no Senhor. Ele recordá-vos-á minhas normas de conduta, tais como as ensino por toda parte, em todas igrejas." 1 Cor 4,14-17
    Nessa mesma carta, São Paulo contundentemente condenou um caso de incesto entre os coríntios, e, em meio às suas diretrizes, afirma que São Timóteo continua sendo seu emissário para resolver todos assuntos: "Constantemente ouve-se dizer que se comete, em vosso meio, a luxúria, e tão grave luxúria que não se costuma encontrar nem mesmo entre os pagãos: entre vós há quem vive com a mulher de seu pai!... Desta vez quero ver-vos não somente de passagem, mas espero demorar-me algum tempo convosco, se o Senhor permitir. Ficarei em Éfeso até Pentecostes: aí se abriu uma grande porta à minha atividade e os adversários são muitos. Se Timóteo for visitar-vos, vede que esteja sem preocupação entre vós, porque trabalha exatamente como eu na obra do Senhor. Portanto, ninguém o despreze. E em Paz preparai-lhe a viagem para que venha ter comigo, porque o espero com os irmãos." 1 Cor 5,1;16,7-10
    Na Segunda Carta aos Coríntios, vemos apenas São Timóteo na companhia de São Paulo, e temos notícia dos difíceis momentos que passaram: "Paulo, Apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à Igreja de Deus que está em Corinto, e a todos santos irmãos que estão em toda Acaia. Não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia. Ali fomos desmedidamente maltratados, além de nossas forças, a ponto de termos perdido a esperança de sair com vida. Sentíamos dentro de nós mesmos a sentença de morte, para que aprendêssemos a pôr a nossa confiança não em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos." 2 Cor 1,1.8-9
    E por não ter ido visitá-los, São Paulo faz um exame de sua própria missão, junto a São Timóteo e São Silas, também chamado de São Silvano, perguntando-lhes se acaso não estariam agindo em unidade com as determinações do Espírito Santo: "Formando este plano, terei usado de leviandade? Ou são puramente humanas as resoluções que tomo, de modo que haja em mim o sim e depois o não? Deus é testemunha de que quando vos dirijo a Palavra, não existe um sim e depois um não. O Filho de Deus, Jesus Cristo, que nós, Silas, Timóteo e eu, temos anunciado, não foi sim e depois não, mas sempre foi sim. Porque todas promessas de Deus são sim em Jesus. Invoco a Deus por testemunha: juro por minha vida que foi para poupar-vos que não voltei a Corinto." 2 Cor 1,17-20.23
    Na Carta aos Filipenses também temos só São Timóteo em companhia de São Paulo. Ademais, aí vemos a mais antiga citação da hierarquia da Igreja: o Apóstolo, o discípulo, os bispos e os diáconos: "Paulo e Timóteo, servos de Jesus Cristo, a todos santos em Jesus Cristo, que se acham em Filipos, junto a bispos e diáconos: a vós, Graça e Paz da parte de Deus, Nosso Pai, e da parte do Senhor Jesus Cristo!" Fl 1,1-2
    E também para com a comunidade de Filipos, São Timóteo é o especial emissário, a quem São Paulo, já sob julgamento, rende elogios por sua dedicação e fidelidade: "Espero no Senhor Jesus dentro em breve enviar-vos Timóteo, para que me traga notícias vossas e eu me sinta reconfortado. Pois não há ninguém como ele, tão unido comigo em sentimento, que com tão sincera afeição se interesse por vós. Todos demais buscam os próprios interesses e não os de Jesus Cristo. Quanto a ele, conheceis sua inabalável fidelidade: tal como um filho ao pai, ele comigo dedica-se ao serviço do Evangelho. É ele que eu pretendo enviar-vos, logo que eu puder entrever o desfecho de minha causa." Fl 2,19-23
    Na Carta aos Colossenses, da mesma forma, apenas vemos São Paulo e São Timóteo: "Paulo, Apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, aos irmãos em Cristo, santos e fiéis de Colossos: a vós, Graça e Paz da parte de Deus, Nosso Pai!" Cl 1,1-2
    E ao final São Paulo também cita a presença de São Lucas, outro grande colaborador seu e escritor do Terceiro Evangelho, revelando sua profissão: "Saúda-vos Lucas, o caríssimo médico, e Demas." 1 Ts 4,14
    Na Primeira Carta aos Tessalonicenses, vemos São Silas em companhia dos dois, quando se alegram relembrando a boa acolhida que tiveram e as conversões ocorridas nessa cidade: "Paulo, Silas e Timóteo à igreja dos tessalonicenses, reunida em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo. A vós, Graça e Paz! Não cessamos de dar graças a Deus por todos vós, e de lembrar-vos em nossas orações. De fato, a nosso respeito, por toda parte conta-se qual foi o acolhimento que de vós tivemos, e como abandonastes os ídolos e vos convertestes a Deus, para servirdes ao Vivo e Verdadeiro Deus..." 1 Ts 1,2.14
    E de novo São Timóteo, agora já intitulado ministro, seria o enviado para fazer as vezes do próprio São Paulo, que estava receoso da influência do Maligno sobre as recém-lançadas sementes: "Assim, não podendo mais esperar, resolvemos ficar sozinhos em Atenas, e enviar-vos Timóteo, nosso irmão e ministro de Deus no Evangelho de Cristo. Ele tem a missão de fortalecer-vos e encorajar vossa , a fim de que, em meio às presentes tribulações, ninguém se amedronte. Vós mesmos sabeis que esta é nossa sorte. Ainda estando convosco, predissemos que haveríamos de padecer tribulações. É o que aconteceu e estais sabendo. Este é o motivo porque, não podendo mais suportar a demora, mandei colher informações a respeito de vossa fé, pois receava que o tentador vos tivesse seduzido e nosso trabalho em nada resultasse. Mas, agora, acaba de voltar Timóteo da visita que vos fez, trazendo excelentes notícias de vossa fé e caridade. Ele falou-nos da afetuosa lembrança que de nós sempre guardais e do desejo que tendes de rever-nos, desejo que é também nosso." 1 Ts 3,1-6
    Na Segunda Carta aos Tessalonicenses, mais uma vez vemos a venerável saudação de São Timóteo: "Paulo, Silas e Timóteo à igreja dos tessalonicenses, reunida em Deus, Nosso Pai, e no Senhor Jesus Cristo." 2 Ts 1,1


    Na Carta a Filemon, São Timóteo aparece não apenas como companheiro de São Paulo, mas como prisioneiro: "Paulo, prisioneiro de Jesus Cristo, e seu irmão Timóteo, a Filemon, nosso muito amado colaborador..." Fl 1,1
    Na Carta aos Hebreus, porém, vemos que ele logo teria sido libertado: "Sabei que nosso irmão Timóteo foi posto em liberdade. Se ele voltar a tempo, com ele irei ver-vos." Hb 13,23

CARTAS A SÃO TIMÓTEO

    Nas cartas que escreveu a São Timóteo é que vemos mais claramente a proximidade e o carinho de São Paulo por ele, a quem constituiu Bispo de Éfeso: "Paulo, Apóstolo de Jesus Cristo por ordem de Deus, Nosso Salvador, e de Jesus Cristo, nossa esperança, a Timóteo, meu verdadeiro filho na fé: Graça, Misericórdia, Paz da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, Nosso Senhor! Torno a lembrar-te a recomendação que te dei, quando parti para a Macedônia: devias permanecer em Éfeso para impedir que certas pessoas andassem a ensinar extravagantes doutrinas, e a preocupar-se com fábulas e genealogias." 1 Tm 1,1-4
    Aqui ele faz São Timóteo recordar os votos da Ordenação, e com mágoas aponta o mau exemplo de alguns que, após terem abraçado a fé, tornaram a cair em pecado: "Eis aqui uma recomendação que te dou, meu filho Timóteo, de acordo com aquelas profecias que foram feitas a teu respeito: amparado nelas, sustenta o bom combate, com fidelidade e boa consciência, que alguns desprezaram e naufragaram na fé. É o caso de Himeneu e Alexandre, que entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar." 1 Tm 1,18-20
    E torna a relembrar estes votos nesta passagem, onde temos um registro ainda que vago de sua idade: "Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, torna-te modelo para os fiéis, no modo de falar e de viver, na caridade, na fé, na castidade. Enquanto eu não chegar, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino. Não negligencies o carisma que em ti está e que te foi dado por profecia, quando a assembleia dos presbíteros te impôs as mãos. Põe nisto toda diligência e empenho, de tal modo que a todos se torne manifesto teu aproveitamento. Olha por ti e pela instrução dos outros. E persevera nestas coisas. Se isto fizeres, salvar-te-ás a ti mesmo e aos que te ouvirem." 1 Tm 4,12-16
    Ainda nesta Epístola, por mais uma vez é lembrada sua profissão de fé, mostrando como São Paulo a considerava irrevogável, e pede que São Timóteo guarde com muito zelo a Doutrina que tanto conhece, chamando-a simplesmente de 'bem': "Mas tu, ó homem de Deus, foge desses vícios e com todo empenho procura a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a mansidão. Combate o bom combate da fé. Conquista a Vida Eterna, para a qual foste chamado e fizeste aquela nobre profissão de fé perante muitas testemunhas. Ó Timóteo, guarda o bem que te foi confiado!" 1 Tm 6,11-12.20
    De fato, por aqueles tempos já havia heresias confundindo os fiéis e deturpando o que São Paulo chama de 'Sã Doutrina': "São pretensos doutores da Lei, que não compreendem nem o que dizem nem o que afirmam. Sabemos que a Lei é boa, contanto que dela se faça legítimo uso, e tenha-se em conta que a Lei não foi feita para o justo, mas para os transgressores e os rebeldes, para os ímpios e os pecadores, para os irreligiosos e os profanadores, para os que ultrajam pai e mãe, os homicidas, os impudicos, os infames, os traficantes de homens, os mentirosos, os perjuros e tudo que se opõe à Sã Doutrina e ao glorioso Evangelho de Deus Bendito, que me foi confiado." 1 Tm 1,7-11
    Estamos, no entanto, nos últimos anos, talvez mesmo nos últimos meses de vida de São Paulo, e por isso ele começa a preparar a Igreja para seguir em frente, guiada pelos sucessores dos Apóstolos. E confiante na dedicação e na formação de São Timóteo, ele vai incumbir-lhe de ordenar bispos e diáconos, como desde então tem sido feito: "Eis uma coisa certa: quem aspira ao episcopado, saiba que está desejando uma sublime função. Do mesmo modo, os diáconos sejam honestos, não de duas atitudes nem propensos ao excesso da bebida e ao espírito de lucro. Que guardem o mistério da fé em pura consciência. Antes de poderem exercer seu ministério, sejam provados para que se tenha certeza de que são irrepreensíveis." 1 Tm 3,1.8-10
    E aqui São Paulo fecha a tríade da hierarquia da Igreja: a bispo e diácono, ele junta o presbítero, termo grego para designar aquele que os demais Apóstolos, por tradição dos judeus, até então chamavam de 'Ancião', de destacada participação nas assembleias. É ele que acumulará a função de 'profeta', também herdará o título de Sacerdote, o nosso Padre, e ficará em posição acima da do diácono. São Paulo reconhece a suma importância desse trabalho e protege-os de levianas acusações: "Os presbíteros que desempenham bem o encargo de presidir sejam honrados com dupla remuneração, principalmente os que trabalham na pregação e no ensino. Não recebas acusação contra um presbítero, senão por duas ou três testemunhas." 1 Tm 5,17-19
    São Paulo também lhe pediu muito comedimento ao impor as mãos sobre alguém, pois esse gesto passava a ser o ponto máximo dos Sacramentos do Batismo, da Crisma e da Ordenação: "A ninguém inconsideradamente imponhas as mãos, para que não venhas a tornar-te cúmplice dos pecados alheios. Conserva-te puro." 1 Tm 5,22
    E numa das mais importantes passagens, claramente diz a São Timóteo que a Igreja é a única portadora da Verdade revelada por Deus. Por esses tempos, os cristãos já não mais frequentavam o Templo ou as sinagogas, dada a perseguição que sofriam dos judeus, mas reuniam-se nas casas dos fieis ou nas primeiras igrejas: "Estas coisas escrevo-te, mas muito em breve espero ir visitar-te. Todavia, se eu tardar, quero que saibas como deves portar-te na Casa de Deus, que é a Igreja de Deus Vivo, coluna e sustentáculo da Verdade." 1 Tm 3,14-16
    Aos Anciãos, que como vimos se incorporavam ao nascente clero, ele pede especial tratamento: "Ao Ancião não repreendas com aspereza, mas adverte-o como a um pai..." 1 Tm 5,1
    E com ênfase recomenda-lhe a piedosa vida: do reconhecimento do pecado, das penitências e das religiosas práticas: "Exercita-te na piedade. Se o exercício corporal traz algum pequeno proveito, a piedade, esta sim, é útil para tudo, porque tem a promessa da presente e da futura Vida." 1 Tm 4,8
    Nessa passagem, temos registro do incômodo gástrico do qual São Timóteo padecia, talvez por causa de seus jejuns. É mais um retrato da intimidade e da afeição de São Paulo por ele: "Não continues a beber só água, mas também toma um pouco de vinho, por causa de teu estômago e de tuas frequentes indisposições." 1 Tm 5,23


    Na Segunda Carta a São Timóteo, vemos anotações da vida familiar desse fiel discípulo, a quem São Paulo sempre chamava de filho, pois também converteu e batizou sua vó e sua mãe: "Paulo, Apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus para anunciar a promessa da Vida que está em Jesus Cristo, a Timóteo, caríssimo filho: Graça, Misericórdia, Paz, da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, Nosso Senhor! Dou graças a Deus, a quem sirvo com pureza de consciência, tal como aprendi de meus pais, e sem cessar lembro-me de ti em minhas orações, de noite e de dia. Quando me vêm ao pensamento tuas lágrimas, sinto grande desejo de ver-te para encher-me de alegria. Conservo a lembrança daquela tua tão sincera fé, que foi primeiro a de tua avó Lóide e de tua mãe Eunice, e que, não tenho a menor dúvida, em ti também habita. Por esse motivo, eu exorto-te a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição de minhas mãos. Pois Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e de Sabedoria. Não te envergonhes, portanto, do testemunho de Nosso Senhor, nem de mim, Seu prisioneiro, mas comigo sofre pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus." 2 Tm 1,1-8


    Filho de mãe judia, como vimos acima, nosso Santo foi criado no judaísmo: "E desde a infância conheces as Sagradas Escrituras e sabes que elas têm o condão de proporcionar-te a Sabedoria que conduz à Salvação, pela fé em Jesus Cristo." 2 Tm 3,15
    E novamente falando da Revelação trazida por Jesus, São Paulo refere-se à Sagrada Doutrina chamando-a de 'Precioso Depósito': "Toma por modelo os salutares ensinamentos que de mim recebeste sobre a fé e o amor a Jesus Cristo. Guarda o Precioso Depósito, pela virtude do Espírito Santo que em nós habita." 2 Tm 1,13-14
    Também lembra a confiança na Graça, e volta a falar em novos líderes para que a Igreja possa seguir através dos tempos: "Tu, portanto, meu filho, procura progredir na Graça de Jesus Cristo. O que de mim ouviste em presença de muitas testemunhas, confia-o a fiéis homens que, por sua vez, sejam capazes de instruir a outros." 2 Tm 2,1-2
    São Paulo ainda pede a São Timóteo que não esqueça seus ensinamentos e seu testemunho de vida, que ele mesmo presenciou: "Tu, pelo contrário, aplicaste-te a seguir-me de perto em minha doutrina, em meu modo de vida, em meus planos, em minha fé, em minha paciência, em minha caridade, em minha constância, em minhas perseguições, em provações que me sobrevieram em Antioquia, em Icônio, em Listra." 2 Tm 3,10-11
    Com ar de despedida, porque depois desta prisão seria sacrificado, São Paulo pede sua presença em Roma e noticia a companhia de São Lucas, que lhe servia e colhia as últimas informações para escrever seu Evangelho, o qual tanto traz do então velho Apóstolo. Ele pede ainda que São Timóteo consigo traga São Marcos, certamente para ajudar-lhe em questões referentes aos registros do Evangelho, pois ele conhecia muito bem a São Pedro, de quem recebeu preciosas informações. Por isso, também pede que traga seus livros e pergaminhos, e ainda sua capa, por temor ao frio inverno romano: "Agora me resta receber a coroa da justiça, que o Senhor, Justo Juiz, me dará naquele Dia, e não somente a mim, mas a todos que com amor aguardam Sua Aparição. Procura vir ter comigo o quanto antes. Demas abandonou-me, por amor às coisas do presente século, e foi para Tessalônica. Crescente, para a Galácia; Tito, para a Dalmácia. Só Lucas está comigo. Contigo toma Marcos e traze-o, porque me é bem útil para o ministério. Tíquico enviei-o para Éfeso. Quando vieres, contigo traze a capa que deixei em Trôade, na casa de Carpo, e também os livros, principalmente os pergaminhos. Apressa-te em vir antes do inverno." 2 Tm 4,8-13.21
    Segundo a Sagrada Tradição, São Timóteo teria morrido em Éfeso, onde boa parte da população prestava culto a deusa Ártemis. Aí o próprio São Paulo quase morreu, ao opôr-se a essa crença discursando abertamente (At 19,30). São Timóteo, bispo dessa cidade, frequentemente levantou sua voz em meio aos pagãos, tentando convertê-los. Foi arrastado pelas ruas da cidade e apedrejado.


    No século IV, suas relíquias foram transferidas para a Igreja dos Santos Apóstolos, em Constantinopla, atual Istambul, que no século XV foi destruída pelos muçulmanos.
    A Catedral de Santa Maria da Purificação, na cidade de Termoli, na Itália, às margens do Mar Adriático, guarda seus restos mortais desde o início do século XIII, quando chegaram trazidos pelos cruzados. Como a estrutura da cidade era frágil, apesar da importância de seu porto àquele tempo, o bispo, por conta do afluxo de peregrinos e temendo um assalto por mar, em 1239 escondeu as relíquias numa das paredes da catedral, como atesta esta lápide só tardiamente encontrada.


    São Timóteo, rogai por nós!