domingo, 28 de janeiro de 2024

Santo Tomás de Aquino


    Nasceu no castelo de Rocca Secca em 1225, um dos feudos da família Aquino, no centro da Itália, a meio caminho de Roma a Nápoles. Aos 5 anos foi estudar no Mosteiro de Monte Cassino, a mais conhecida abadia beneditina, fundada pelo próprio São Bento. Foi oblato, portanto, até os 14 anos, quando o enviaram à Universidade de Nápoles e aí ele conheceu a ordem recém-fundada por São Domingos. Em 1244 torna-se um dominicano, já consciente de que sua vocação era ser professor.
    Mas sua mãe usava de todas suas influências para fazê-lo abade em Monte Cassino, visando a importância política dessa função, pois representava o maior sinal do poder do Papa na região. E como encontrava a maior resistência na própria vontade de Santo Tomás, quando o mestre geral da ordem o enviou a Paris, para concluir os estudos, seus irmãos sequestraram-no no caminho e por um ano mantiveram-no preso no castelo da família, chegando até a colocar uma bela mulher em seu quarto para pervertê-lo. Tudo debalde.
    Entre 1245 e 1248 estudou em Paris com um dos maiores sábios da época, Santo Alberto Magno, que ao ser nomeado dirigente da escola dos dominicanos na cidade de Colônia, em terras da atual Alemanha, o levou consigo, e aí ficou como seu discípulo e colaborador até 1252. Em tão lúcida companhia, pôde estudar todas ciências de seu tempo.
    Santo Tomás foi novamente enviado a Paris para obter o grau de doutor, mas destacou-se tanto ao defender suas teses que acabou tirando muitos alunos de professores não religiosos, o que provocou ciúme e forte oposição às ordens dominicana e franciscana, únicas que ensinavam em Paris. As disputas acirraram-se e, pela polêmica criada, ele e São Boaventura, franciscano que também seria reconhecido como doutor da Igreja, acabaram não recebendo o título da licenciatura ao fim do curso. Como se vê, o despeito dos 'intelectuais' franceses para com os religiosos não é novidade.
    Como resposta, Santo Tomás convidou todos professores para debates abertos, cujos os temas seriam escolhidos na hora pelos próprios estudantes e assistentes. A ideia foi bem acolhida e os debates tornaram-se um sucesso: foram 253 num período de 3 anos. Sobre os temas abordados, nosso Santo escreveu seus primeiros livros: 'Questões disputadas', 'de Veritate', e 'Quodlibeta'.
     O mais importante dessa experiência, porém, é que ficou provado que os professores religiosos também poderiam ensinar sem serem acusados de confundir religião com ciência. Por fim, a Santo Tomás foi concedido não apenas a licenciatura e o título de doutor: foi convidado para assumir a cátedra de Teologia, na qual permaneceu entre 1257 e 1259.
    Em 1260, o Papa Alexandre IV convidou-o para ensinar Teologia na Escola Pontifícia, e aí permaneceu até 1265, período em que também foi conselheiro pessoal dos Papas Urbano IV e Clemente IV. Entre 1265 e 1267 foi professor de Filosofia e Teologia na Universidade de Roma, e ainda ensinou em outras duas das maiores universidades de seu tempo: as de Bolonha e de Nápoles.
    Por esses tempos, foi-lhe oferecido a função de abade no mosteiro de Monte Cassino, que era o sonho de sua família, e com o inédito privilégio de poder continuar sendo dominicano. Contudo, em nome da continuidade de seus estudos, São Tomás recusou-o. Ofereceram-lhe, em seguida, o Arcebispado de Nápoles, e mais uma vez ele declinou.
    A pedido do Papa Urbano IV, especializou-se na filosofia de Aristóteles, até então incompatível com a Teologia Cristã, e desse estudo ele publicou 13 comentários sobre os livros 'Física', 'Metafísica', 'Ética', 'Política' e 'Sobre a Alma', nos quais desenvolveu e aperfeiçoou as ideias neles contidas, baseando-se nos próprios princípios deste antigo filósofo grego e deles usando até como mais rigor, quando magistralmente demonstrou que elas conduziam e tinham seu ápice na Revelação do Cristo.
    Apesar desse extenso trabalho, no mesmo período escreveu a 'Summa contra os gentios', onde faz uma brilhante exposição da Doutrina Cristã e por ela exorta árabes e judeus à conversão. Também escreveu 'Contra os erros dos gregos', e comentou vários livros da Bíblia. Ainda em 1265 começou a escrever a vastamente conhecida 'Summa Teológica', talvez sua maior obra, só terminada em 1273, onde esplendorosamente expõe o Catolicismo.
    Mas suas ideias todavia não tinham posto fim às discussões sobre o papel da Filosofia como instrumento da Teologia. Foi enviado à Universidade de Paris, em 1269, para explicar seus 'Comentários a Aristóteles' frente a 3 divergentes grupos de estudiosos católicos, que viviam em angustiantes contradições teóricas. Mais uma vez Santo Tomás triunfou em longos e disputados debates, onde se expôs com seu já tradicional e absoluto respeito aos adversários, ou seja, humilde e serenamente, fazendo puro uso do conhecimento e do raciocínio.


    Terminada sua missão em Paris, foi enviado a Nápoles em 1272 para coordenar o Studium Generale da ordem dominicana. Era, desde 1271, conselheiro para Teologia do Papa Gregório X. Havia muito também era conselheiro pessoal de São Luis, rei de França. Sempre foi um simples, disciplinado e caridoso frade, obediente inclusive aos que não lhe eram superiores.
    Doutor da Igreja, é chamado de 'Doutor Angélico' porque foi considerado um anjo que trouxe à luz grandes e importantes capítulos da Revelação. Sua meta de vida era "oferecer aos outros os frutos da contemplação."
    Sua inspiração levou-o em realmente muito altos voos, e é patente em suas reflexões:

    "O estudo da Filosofia não tem por objeto saber o que os homens pensavam, e sim qual é a Verdade das coisas."
    "A tarefa do teólogo: estudar Deus e Sua Revelação, e em seguida todas demais coisas 'à luz de Deus' (sub ratione Dei), pois Ele é o princípio e fim de tudo."
    "Era necessário à Salvação dos homens que houvesse uma doutrina revelada por Deus, além das disciplinas filosóficas que investigam a razão humana."
    "Os inatos princípios na razão demonstram-se verdadeiros ao ponto de não ser possível pensar que eles sejam falsos."
    "A aperfeiçoa a condição de entendimento da razão, e a razão é o argumento aceito por todos homens para esclarecer os assuntos da fé."
    "Ensinar alguém para trazê-lo à  é tarefa de todo e qualquer pregador, e até de todo e qualquer crente."
    "Todo ser humano possui livre-arbítrio. De outra forma, os conselhos, exortações, preceitos, proibições, recompensas e punições seriam todos sem propósito..."
    "Dê-me, Senhor, agudeza para entender, capacidade para reter, método e faculdade para aprender, sutileza para interpretar, graça e abundância para falar, acerto ao começar, direção ao progredir e perfeição ao concluir..."
    "De Deus nós sabemos que existe, que é causa de todos seres e que é infinitamente superior a tudo. Isto é a conclusão e o ponto culminante de nosso saber nesta vida terrena."
    "Deus é um ato puro e não em potência, Ele tem em Si um ativo e infinito poder sobre todas outras coisas."
    "Rogo a Deus como se d'Ele tudo esperasse, mas trabalho como se Ele tudo esperasse de mim."
    "Não posso mais. Tudo que escrevi parece-me palha perto do que vi."
    "Toda e qualquer coisa real possui a Verdade de sua natureza na medida em que imita o saber de Deus."
    "A Graça não destrói a natureza, antes a aperfeiçoa."
    "Aqueles que estão na Graça, quanto mais se aproximam do fim, mais devem crescer em espiritualidade."
    "Três coisas são necessárias para a Salvação do homem: saber o que deve crer, o que deve querer, o que deve fazer! Crer em Deus Pai... querer a Vida Eterna (Jesus Cristo) e, fazer o bem."
    "Com a vitória da Cruz, Cristo adquiriu para Si o poder e o domínio sobre todas gentes."
    "Assim como Cristo aceitou a morte corporal para dar-nos a vida espiritual, assim também suportou a pobreza temporal para dar-nos as riquezas espirituais."
    "Uma coisa não é justa porque Deus quer, mas Deus quer a que é justa."
    "Justiça sem misericórdia é crueldade."
    "O Demônio faz duas coisas: engana o homem e conserva-o enganado em seu pecado."
    "A caridade, por menor que seja, resiste a qualquer pecado."
    "Pela caridade o homem é posto na mesma realidade divina, fazendo-se um com Ele."
    "O mais específico ato da fortaleza, mais do que atacar, é aguentar, isto é, manter-se imóvel em face do perigo."
    "O desordenado amor por si mesmo é a causa de todos pecados."
    "oração liberta-nos do medo dos pecados que virão, das tribulações e da tristeza."
    "Afastai para longe de mim a dupla obscuridade na qual nasci: o pecado e a ignorância."
    "Abomino os pecados, embora ame os pecadores."
    "A Comunhão destrói a tentação do Demônio."
    "O martírio não é nada em comparação à Santa Missa. Pelo martírio, o homem oferece a Deus sua vida; na Santa Missa, porém, Deus dá Seu Corpo e Seu Sangue em sacrifício aos homens."
    "Se o homem reconhecesse o mistério da Santa Missa, no qual Deus dá Seu Corpo e Seu Sangue em sacrifício aos homens, morreria de amor."
    "O Espírito Santo faz-nos retamente amar, desejar e pedir o que nos convém amar, desejar e pedir."
    "O Espírito Santo, de um lado, dá força para impedir que o homem desfaleça por medo de não ter o necessário, e por outro lado, para que o homem firmemente creia que Deus o proverá de tudo que precisar."
    "Não deixes de imitar a conduta dos Santos e dos homens de bem."
    "Tem sempre diante de ti o olhar dos mestres."
    "Não devemos temer as aflições e tribulações do mundo, que são facilmente suportadas por causa das consolações que Deus mistura a elas e também por causa de sua pouca duração."
    "A ligeira tribulação do presente momento prepara para nós um eterno peso de Glória, além de toda medida. Pois é a tribulação que nos faz alcançar a Vida Eterna."
    "Deus tira o bem de todos males, tentações e tribulações."
    "A humildade é o primeiro degrau para a Sabedoria."
    "A humildade faz o homem capaz de Deus."
    "Humildade é a virtude que freia no homem o desejo de elevar-se além do que merece."
    "As outras virtudes servem-se dos bens, mas a paciência é a única que tira proveito dos males."
    "Um homem é chamado paciente não porque foge do mal, mas porque suporta um presente mal de honroso modo, isto é, sem ficar indevidamente triste por isso."
    "Sofrermos com paciência as injúrias que nos atingem, é digno de louvor; mas é excesso de impiedade pacientemente tolerar as injúrias feitas contra Deus."
    "Pois muito mais grave é corromper a fé, da qual vem a vida da alma, que falsificar dinheiro, pelo qual a vida temporal é sustentada."
    "São chamados cismáticos aqueles que se recusam a submeter-se ao Sumo Pontífice, e aqueles que se recusam a viver em comunhão com os membros da Igreja, a ele sujeitos."
    "Se a principal meta de um capitão fosse preservar seu barco, para sempre ele o conservaria no porto."
     "Não se opor ao erro é aprová-lo; não defender a Verdade é negá-la; e nossa negligência em defender a Verdade, quando podemos fazê-lo, é tão pecado quanto incentivar o erro."
    "O maior bem que podemos fazer a um homem é levá-lo à Verdade."
    "O fim último do universo é o bem do entendimento, que é a Verdade."
    "A felicidade última do homem é a contemplação da Verdade."
    "A Verdade é a adequação entre a coisa e o intelecto."
    "É, com efeito, natural ao homem aspirar ao conhecimento da Verdade."
    "A Verdade exclui toda falsidade e dissipa as dúvidas."
    "Tu não possuis a Verdade, mas é a Verdade que te possui."
    "Devemos acreditar mais nas verdades da fé do nas coisas que vemos, porque a vista do homem pode falhar, mas a ciência de Deus sempre é infalível."
    "Nenhum homem possui verdadeiramente a alegria a menos que ele viva apaixonado."
    "O amor é a alegria pelo bem; o bem é único fundamento do amor. Amar significa querer fazer o bem para alguém."
    "As coisas que amamos nos dizem o que somos."
    "De fato, qualquer coisa está otimamente disposta quando está convenientemente ordenada ao seu fim."
    "Toma cuidado com o homem de um só livro."
    "A inveja é uma tristeza pela glória do outro."
    "Preste atenção não em quem diz, mas no que de bom se diga e guarde na memória."
    "Quem diz verdades perde amizades."
    "Onde está a verdadeira amizade, aí está o mesmo querer e o mesmo não querer, tanto mais agradável quanto mais sincero."
    "A amizade é a fonte dos maiores prazeres e, sem amigos, até as mais emocionantes buscas tornam-se tediosas."
    "A amizade diminui a dor e a tristeza."
    "O amigo é melhor que a honra, e o ser amado, melhor que o ser honrado."
    "A ninguém te mostres muito íntimo, pois a excessiva familiaridade gera desprezo."
    "A lei humana não deve controlar a intimidade do homem."
    "O brincar é necessário para a conservação da vida humana."
    "A beleza é a marca do que é bem feito, seja um universo, seja um objeto."
    "A arte é a correta razão na execução de um trabalho."
    "amor é o desejo de eternidade do ser amado."
    "Enquanto o humano amor tende a apossar-se do bem que encontra em seu objeto, o divino amor cria o bem na criatura amada."
    "Bem-aventurada Virgem Maria é o modelo e o exemplo de todas virtudes."
    "O nome de Maria em siríaco significa soberana, o que perfeitamente lhe convém."
    "A Virgem ultrapassa os anjos em sua intimidade com o Senhor."
    "O Espírito Santo está em Maria como em Seu Templo, onde opera."
    "Em todos perigos, podemos obter o auxílio desta Gloriosa Virgem."
    "Eu daria toda minha ciência teológica pelo valor de uma única Ave Maria."

    Em 1274 foi enviado pelo Papa ao Segundo Concílio de Lyon, mas morreu a caminho, no mosteiro de Fossa Nova, no Lácio, Itália, com apenas 49 anos.


    Em conhecimento teórico, é considerado pela Igreja como o sucessor de São Paulo e de Santo Agostinho. Pio XI dizia: "A todos quantos agora sentem sede da Verdade, dizemos-lhes: Ide a Tomás de Aquino."
    Suas relíquias estão expostas sob o altar da igreja do Convento de São Tiago Maior, dos Frades Pregadores, em Toulouse, no sul França. De seu antigo e belíssimo mausoléu, destruído durante a tresloucada e assassina Revolução Francesa, restou apenas uma gravura.


    Santo Tomás de Aquino, rogai por nós!