segunda-feira, 5 de junho de 2023

São Bonifácio


    O 'Apóstolo da Alemanha' era movido pelo sonho de evangelizar os mais afastados e refratários pagãos à fé cristã na Europa. Ao seu tempo, entre 672 e 754, a sede do Império Romano já havia sido transferida para a cidade de Constantinopla, atual Istambul, na Turquia, e por isso estava mais fácil a interação social entre os povos cristãos e os reinos do norte no Continente Europeu, apesar da brutal violência ainda observada em vários e localizados conflitos.
    Nosso Santo nasceu na Inglaterra, de nobre família, e desde os 5 anos já dizia que queria ser um monge, dada a forte impressão que lhe causaram os beneditinos que conheceu. Aos 7 foi levado para a abadia de Exeter, e anos mais tarde, para a abadia de Nursling, próximo a Winchester, onde concluiu seus estudos e tornou-se professor de ciências literárias. Nesse período, escreveu a primeira gramática de latim para os ingleses, que foi vastamente utilizada e ainda hoje é reeditada.
    Aos 30 anos foi ordenado Sacerdote, e, ao tomar parte de seu primeiro Sínodo, que incluiu Ina, o rei saxão de Wessex, viu seus talentos para diplomacia serem reconhecidos: foi enviado ao Arcebispo da Cantuária, principal bispado inglês, para pedir aprovação das decisões tomadas no Sínodo. Mas, à medida que retornava à convivência com a nobreza, Winfrid, seu nome de nascimento, entregava-se, em sentido contrário, cada vez mais ao recolhimento monástico e aos estudos das Sagradas Escrituras. E seu espírito missionário começou a aflorar.


    Para evangelizar, em 716 ele e mais 3 monges de Nursling escolheram Utrecht, capital da Frísia, que veio a ser a Holanda, terra de seus antepassados, onde o rei Radbod era perseguidor de cristãos e os Sacerdotes em visitas, mesmo clandestinas, temiam permanecer por muito tempo. Aí conheceu Santo Amand e Santo Elói, mas com eles não pôde conviver por muito tempo, pois o acirramento das guerras desse monarca com o cristão Cláudio Martel, rei franco, tornou impossíveis seus trabalhos.
    Retornaram, então, a Inglaterra, mas sua alma, após ter conhecido a situação daquela gente, pôs-se por demais inquieta. Com a morte do abade Winbrecht, seu mentor em Nursling, por unanimidade foi indicado para seu posto, porém, sonhando com a vida de missionário no Continente Europeu, humildemente implorou para que o dispensassem.
    Em 718 viajou a Roma ao encontro do Papa Gregório II e dispôs-se para trabalhar na evangelização dos reinos do norte da Europa. Bastante sensibilizado por seu fervor evangélico, o Sumo Pontífice denominou-o Bonifácio, tradução latina de seu nome, e deu-lhe cartas oficiais que lhe autorizavam pregar aos germanos.
    Foi a Baviera e a Turíngia, mas, como pedia seu coração, acabou voltando a Frísia, onde reencontrou o Bispo São Vilibrordo, seu compatriota, que para lá também havia retornado após o fim das mais violentas convulsões. Este ficou muito contente ao revê-lo, pois já estava muito idoso e não pensava em outra pessoa para assumir o bispado. Porém, mais uma vez, São Bonifácio sentia que precisava evangelizar a pobre gente do campo, sem se prender à sede da Diocese.


    Mudou-se para a região central da Alemanha, Hesse, onde havia trabalhado São Kilian, beneditino irlandês, e fundou seu primeiro mosteiro em Amoeneburg, próximo a Fulda, onde Sturm, um de seus discípulos, iria fundar em 743 o mosteiro que se tornaria a referência dos beneditinos, ponto de partida de todas missões entre os germanos.
    Anos depois, em 722, ao saber do sucesso de suas incursões, o novo Papa Gregório III convidou-o a Roma e ordenou-o bispo, não de uma diocese, mas de toda região da Germânia e também de uma parte da Gália, atualmente terras da França. Ainda deu-lhe poderes para organizar a hierarquia eclesial nessas terras, e desta vez, em obediência aos planos do Papa, ele não pôde recusar.
    Ultrapassou a 'limes romana' e, nas terras onde um deus pagão era adorado, construiu a primeira capela de Fritzlar, ao norte de Hesse, que dedicou a São Pedro, fato que é reconhecido como início da cristianização dos germanos. Contudo, aí não se demorou: em 724 seguiu para a Turíngia e fundou o Mosteiro de São Miguel, perto de Gotha. Também fundou mosteiros femininos em Kitzingen, Ochsenfurt e Bischoffsheim, os dois primeiros em terras hoje do Sul da Alemanha, e o último, no leste da França.


    Em 732, em mais um gesto de apreço, o Papa Gregório III conferiu-lhe o Pálio, sinal de investidura de arcebispado. Em 737 foi feito Legado Papal, um representante pessoal do Sumo Pontífice, e a partir daí fundou os bispados de Regensburgo, Frisinga, Salzburgo e Batávia, estes dois últimos já em terras que hoje correspondem a Áustria e Holanda, respectivamente.
    Em 742 elevou Mainz, região mais central da Europa e próxima a França, à condição de Sé Metropolitana, e foi investido como seu primeiro arcebispo, embora com autoridade sobre toda Germânia.
    Em terras então sob domínio dos francos, fundou as dioceses de Büraburg, Würzburgo e Erfurt, todas na atual Alemanha, e designou seus bispos, afastando totalmente qualquer influência do imperador carolíngio. Anualmente organizava sínodos provinciais, para manter a Unidade da Igreja.
    Ele registrou:

    "A Igreja é como um grande navio sendo atacado por ondas das diferentes aflições da vida. Nosso dever não é abandonar o navio, mas mantê-lo em seu curso."
    "Vamos confiar n'Aquele que colocou esse fardo sobre nós. O que nós mesmos não pudermos suportar, vamos suportar com a ajuda de Cristo. Pois Ele é Todo-poderoso, e diz-nos: 'Meu jugo é suave e Meu fardo é leve.'"
    "Permaneçamos firmes no que é certo e preparemos nossas almas para o Julgamento. Vamos aguardar a fortalecedora ajuda de Deus e dizer-lhe: 'Ó Senhor, Tu tens sido nosso refúgio em todas gerações.'"
    "Não sejamos cães que não ladram, nem silenciosos espectadores, nem criados pagos que fogem diante do lobo. Ao contrário, sejamos cuidadosos pastores vigiando o rebanho de Cristo. Preguemos todo plano de Deus a poderosos e a humildes, a ricos e a pobres, a homens de todos níveis e idades, até onde Deus nos der força, em época e fora de estação."
    "Pode haver mais adequada busca na juventude ou mais valiosa possessão na velhice que o conhecimento das Sagradas Escrituras? Em meio às tempestades, tu serás preservado dos perigos do naufrágio e guiado à praia de um encantador paraíso, e à eterna felicidade dos anjos."
    "Diz a Sagrada Escritura que os homens que mergulham no luxo passam insones noites pela ansiedade, girando suas frágeis teias que só apanham poeira ou um sopro de vento, pois, como diz o salmista: 'Eles reúnem tesouros, e não sabem para quem o reúnem.'"
    "Para citar o Apóstolo, tudo é conflito por fora e ansiedade por dentro. Mas em meu caso também existem conflitos por dentro e ansiedade por fora. Isso é causado, em particular, por falsos sacerdotes e hipócritas que desafiam a Deus, correndo para sua própria condenação e levando fiéis ao erro por seus escândalos e faltas."


    Em 754, por volta de seus 80 anos, voltou a Frísia e reacendeu o antigo sonho de levar à conversão seu povo, tão rebelde e violento. Entretanto, parecia sentir que seu fim já se aproximava. Escreveu àquele que viria a ser seu sucessor em Mainz, o Bispo Lulo: "Desejo levar a termo o propósito desta viagem. Não posso, de modo algum, renunciar ao desejo de partir. Está próximo o dia do meu fim, aproxima-se a hora da minha morte. Uma vez que os despojos mortais forem sepultados, subirei para receber o eterno prêmio. Mas tu, caríssimo filho, incessantemente admoesta o povo no labirinto do erro, completa a edificação já iniciada da Basílica de Fulda e aí sepultarás meu corpo, envelhecido por longos anos de vida."
    Após ser bem acolhido pelos frísios e ter ministrados vários Batismos, numa localidade próxima a Dokkum, no dia de Pentecostes, enquanto celebrava a Santa Missa na qual crismaria um grande grupo, viu o lugar ser invadido por um bando de pagãos armados, que brutalmente o assassinaram junto a outros 52 cristãos.
    Seus restos mortais foram levados a Fulda, como havia pedido, e foram sepultados na Catedral do São Salvador, numa cripta atrás do altar.


    São Bonifácio, rogai por nós!