domingo, 11 de março de 2018

A Comunhão


A UNIDADE EM CRISTO

    O quarto Domingo da Quaresma ficou conhecido como o Domingo 'Laetare', que em latim significa 'alegra-te', nome dado por causa de um hino muito usado nessa data e que canta a alegria de poder participar da Comunhão Eucarística, isto é, do Sacramento da Eucaristia. De fato, nesta vida não há maior alegria que se sentar à mesa com Jesus e comer do Pão da Vida Eterna.
    Na oração que fez ao Pai pela Unidade da Igreja, quer dizer, pela Comunhão Espiritual entre seus membros e Deus, ou ainda, pela Comunhão entre nós dos valores da Revelação, Jesus pede Seus auxílios para que os Apóstolos e os fiéis permaneçam em perfeita união, com Ele e entre si. Primeiro pediu por todos aqueles que seguiriam os ensinamentos dos Apóstolos: "Não rogo somente por eles, mas também por aqueles que pela palavra deles hão de crer em Mim." Jo 17,20
    Em seguida, Ele pediu por essa Comunhão Espiritual entre todos, sacerdotes e fiéis, que Lhe seguem através da Sua Igreja, fundada sobre a pessoa de São Pedro: "Para que todos sejam um, assim como Tu, Pai, estás em Mim e Eu em Ti, para que também eles estejam em Nós e o mundo creia que Tu Me enviaste." Jo 17,21
    Revelando-Se Deus, Ele afirmou que essa unidade é imprescindível, essencial a uma efetiva vida espiritual: "Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto..." Jo 15,5
    E sentenciou: "... porque sem Mim nada podeis fazer." Idem
    Por fim, sabendo que o mundo só acreditaria no Cristo se enxergasse uma verdadeira unidade entre os cristãos, Jesus partilhou Sua Glória com os Apóstolos, como disse ao rezar ao Pai: "Dei-lhes a Glória que Me deste, para que sejam um, como Nós somos um: Eu neles e Tu em Mim, para que sejam perfeitos na unidade e o mundo reconheça que Me enviaste e os amaste, como amaste a Mim." Jo 17,22-23
    E aos Apóstolos Ele pediu pelo símbolo maior de Sua Missão e de Sua Igreja: "Nisto todos conhecerão que sois Meus discípulos: se vos amardes uns aos outros." Jo 13,35
    Deixou claro, porém, o parâmetro desse amor: Seu amor por nós: "Dou-vos um novo Mandamento: Amai-vos uns aos outros. Como Eu vos tenho amado, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros." Jo 13,34
    E explicitou: "Ninguém tem maior amor que aquele que dá sua vida por seus amigos." Jo 15,13
    Por isso São João Evangelista prescreve a verdadeira conversão: "Nisto temos conhecido o amor: Jesus deu Sua vida por nós. Também nós devemos dar nossa vida pelos nossos irmãos." 1 Jo 3,16


O PÃO DO CÉU

    Deus Jesus já havia falado sobre o Pão do Céu, veículo essencial para a Comunhão Espiritual. Ele ofereceria Seu Corpo em sacrifício por amor à humanidade, para que Se tornasse o alimento da Vida Eterna. Portanto, o Corpo de Cristo, isto é, a Comunhão Eucarística, é o verdadeiro maná oferecido pelo Pai: "Então lhes disse Jesus: 'Em verdade, em verdade, digo-vos: se não comerdes a Carne do Filho do Homem, e não beberdes Seu Sangue, não tereis a Vida em vós mesmos. Quem come Minha Carne e bebe Meu Sangue tem a Vida Eterna, e Eu o ressuscitarei no Último Dia. Pois Minha Carne é verdadeiramente uma comida e Meu Sangue, verdadeiramente uma bebida. Quem come Minha Carne e bebe Meu Sangue permanece em Mim e Eu nele. Este é o Pão que desceu do Céu. Não como o maná que vossos pais comeram e morreram. Quem come deste Pão viverá eternamente.'" Jo 6,53-56.58
    O Rito Eucarístico, pois, tornou-se prática entre os Apóstolos e os fiéis desde os primeiríssimos dias, como vemos logo após o Pentecostes: "Eles eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos Apóstolos, na Comunhão fraterna, na fração do Pão e nas orações." At 2,42
    E desde sempre reverenciando o dia da Ressurreição de Jesus, ele era celebrado no Domingo: "No primeiro dia da semana, estando nós reunidos para partir o pão, Paulo, que havia de viajar no dia seguinte, conversava com os discípulos e prolongou a palestra até a meia-noite." At 20,7
    São Paulo ensina que no sacrifício oferecido por Jesus, mistério ao qual somos chamados a participar de múltiplas formas, está a prova da fidelidade de Deus, que nos oferece a Vida Eterna: "Fiel é Deus, por Quem fostes chamados à Comunhão em Seu Filho Jesus Cristo, Nosso Senhor." 1 Cor 1,9
    Ferrenho defensor a Unidade, ele diz que a Igreja, ao participar do Rito Eucarístico, entra em perfeita Comunhão com Cristo, quer dizer, vive em verdadeira unidade com Ele e torna-se um só Corpo: "O Cálice de bênção, que benzemos, não é a Comunhão do Sangue de Cristo? E o Pão, que partimos, não é a Comunhão do Corpo de Cristo? E como há um único Pão, nós, embora muitos, somos um só Corpo, pois todos participamos desse único Pão." 1 Cor 10,16-17
    Mas alerta que nem todos ritos religiosos, que dizem oferecer a Comunhão, respeitam devidamente o sacrifício de Cristo. E ele proibia quem os frequentasse de participar da verdadeira mesa do Senhor: "Digo o contrário: é aos demônios e não a Deus que os pagãos oferecem sacrifícios. Não quero que entreis em comunhão com os demônios. Não podeis beber do Cálice do Senhor e do cálice dos demônios. Não podeis participar da mesa do Senhor e da mesa dos demônios." 1 Cor 10,20-21
    Ele bem sabia que nem todo pão honrava a Igreja de Jesus: "Pois Nossa Páscoa, Cristo, foi imolada. Celebremos, pois, a festa, não com o velho fermento nem com o fermento da malícia e da corrupção, mas com os pães sem fermento, de pureza e de Verdade." 1 Cor 5,8
    E pedia, com veemência, que usássemos de discernimento. Respeitar é diferente de participar: "Não vos atreleis ao mesmo jugo que os infiéis! Pois que afinidade poderia existir entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão entre a Luz e as trevas?" 2 Cor 6,14


A COMUNHÃO DO ESPÍRITO SANTO

    Pois, como bem disse São João Evangelista, só o Espírito de Deus, que conduz a Igreja, pode levar-nos à verdadeira Comunhão: "Quem observa Seus Mandamentos permanece em Deus, e Deus permanece nele. E que Ele permanece em nós, sabemos pelo Espírito que nos deu." 1 Jo 3,24
    E o Espírito de Deus, como disse Jesus, não pode ser recebido por qualquer pessoa. Ele foi derramado exclusivamente sobre a Igreja: "É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não O vê nem O conhece, mas vós O conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós." Jo 14,17
    São Pedro disse a quem Deus O concede: "Deste fato nós somos testemunhas; nós e o Espírito Santo, que Deus deu a todos aqueles que Lhe obedecem." At 5,32
    Ora, falando dessa Comunhão, São Paulo concebeu esta belíssima frase que é usada no início da Santa Missa: "Que a Graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a Comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós!" 2 Cor 13,13
    E escrevendo aos filipenses, ele exalta a unidade entre os cristãos e agradece a Deus em suas orações: "... por causa da vossa Comunhão no anúncio do Evangelho, desde o primeiro dia até agora." Fl 1,5
    Em nome da Comunhão do Espírito Santo, ele carinhosamente pedia a todos que mantivessem essa indefectível união: "Se me é possível, pois, alguma consolação em Cristo, algum caridoso estímulo, alguma Comunhão no Espírito, alguma ternura e compaixão, completai minha alegria deixando-vos guiar pelos mesmos propósitos e pelo mesmo amor, em harmonia buscando a unidade." Fl 2,1

POR CRISTO, PARA O BEM DA IGREJA

    Ora, São Paulo tinha-se despojado de tudo para buscar a total Comunhão com Cristo: "E assim quero conhecer a Cristo, o poder da Sua Ressurreição e a Comunhão nos Seus sofrimentos, para tornar-ne semelhante a Ele na Sua morte..." Fl 3,10
    E explicou o sentido da Santa Missa, onde revivemos e atualizamos a Paixão de Nosso Senhor: "Eu exorto-vos, pois, irmãos, pelas Misericórdias de Deus, a oferecerdes vossos corpos em vivo e santo sacrifício, agradável a Deus: é este vosso culto espiritual." Rm 12,1
    Ele afirma que comungar é capacitar-se para ser instrumento do Sumo Bem, como escreveu a Filêmon: "Que tua Comunhão na fé seja eficaz, fazendo-te conhecer todo bem que somos capazes de realizar para Cristo." Fm 1,6
    No mesmo sentido, São João diz que o anúncio do Evangelho tem como evidente finalidade a Comunhão, com Deus e com os irmãos na Igreja: "O que vimos e ouvimos, isso agora vos anunciamos para que estejais em Comunhão conosco. Nossa Comunhão é com o Pai e com Seu Filho Jesus Cristo." 1 Jo 1,3
    Lembrando o purificador poder do Sangue de Cristo, São João também pediu discernimento aos que participam da Santa Ceia: "Se dizemos que estamos em Comunhão com Deus e no entanto andamos em trevas, somos mentirosos e não praticamos a Verdade. Mas, se caminhamos na Luz, como Ele está na Luz, então estamos em Comunhão uns com os outros, e o Sangue de Jesus, Seu Filho, purifica-nos de todo pecado." 1 Jo 1,6-7
    Os Apóstolos, mesmo enfrentando ocasionais divergências, buscaram viver a perfeita Comunhão. É o que atesta São Paulo: "Por isso, Tiago, Pedro e João, considerados como colunas, reconheceram a Graça que me fora concedida, e estenderam a mão a mim e a Barnabé em sinal de Comunhão. Assim ficou confirmado que nós trabalharíamos com os não judeus e eles com os judeus." Gl 2,9
    Por isso vai reclamar dos coríntios: "Rogo-vos, irmãos, em Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, que todos estejais em pleno acordo e que entre vós não haja divisões. Vivei em boa harmonia, no mesmo Espírito e no mesmo sentimento. Pois acerca de vós, irmãos meus, fui informado pelos que são da casa de Cloé, que há contendas entre vós. Refiro-me ao fato de que entre vós se usa esta linguagem: 'Eu sou discípulo de Paulo'; eu, de Apolo'; 'eu, de Cefas'; 'eu, de Cristo'. Então estaria Cristo dividido? É Paulo quem foi crucificado por vós? É em nome de Paulo que fostes batizados?" 1 Cor 1,10-13
    Há ainda um importantíssimo capítulo sobre esse tema, chamado A Comunhão dos Santos. Para que tenhamos uma ideia do que isso significa, Jesus rezou ao Pai para que Sua Unidade com os Seus, quer estejam nos Céus ou na terra, jamais fosse interrompida: "Pai, aqueles que Tu Me deste, quero que eles estejam Comigo, onde Eu estiver, para que eles contemplem a Glória que Me deste, pois Me amaste antes da criação do mundo." Jo 17,24
    São Paulo também mencionou essa família que se encontra 'no Céu e na terra': "Por esta causa dobro os joelhos em presença do Pai, ao Qual deve sua existência toda família no Céu e na terra..." Ef 3,14-15
    E completou: "Consequentemente, já não sois hóspedes nem peregrinos, mas sois concidadãos dos Santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos Apóstolos e Profetas, tendo por pedra angular o próprio Cristo Jesus. É n'Ele que todo edifício, harmonicamente disposto, levanta-se até formar um santo templo no Senhor." Ef 2,19-21
    Outra vez na Carta aos Filipenses, referindo-se agora à razão dessa Comunhão, ele diz: "Nós, porém, somos cidadãos dos Céus. É de lá que ansiosamente esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará nosso mísero corpo, tornando-o semelhante ao Seu Corpo glorioso, em virtude do poder que tem de sujeitar a Si toda criatura." Fl 3,20-21
    E já no livro do Apocalipse, São João testemunhou em visão o sucesso dessa oração de Jesus, apontando que os Santos já reinam sobre este mundo: "Tu és digno de receber o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste imolado, e com Teu Sangue adquiriste para Deus gente de toda tribo, língua, povo e nação. Deles fizeste para Nosso Deus um Reino de Sacerdotes. E eles reinarão sobre a terra." Ap 5,9-10


A INSTITUIÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO POR JESUS

    Por isso temos como a maior das alegrias a Comunhão com Cristo. Ele mesmo a instituiu e pediu que a celebrássemos. São Lucas narrou assim:

    "Chegada que foi a hora, Jesus pôs-Se à mesa, e com Ele os Apóstolos. Disse-lhes:
    - Muito tenho desejado convosco comer esta Páscoa, antes de sofrer. Pois, digo-vos: não tornarei a comê-la, até que ela se cumpra no Reino de Deus.
    Pegando o cálice, deu graças e disse:
    - Tomai este Cálice e distribuí-O entre vós. Pois, digo-vos: já não tornarei a beber do fruto da videira, até que venha o Reino de Deus.
    Tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças, partiu-O e deu-lhO, dizendo: 
    - Isto é Meu Corpo, que é dado por vós. Fazei isto em memória de Mim.
    Do mesmo modo tomou também o cálice, depois de cear, dizendo:
    - Este Cálice é a Nova Aliança em Meu Sangue, que é derramado por vós..." Lc 22,14-20

    "Em comunhão com toda a Igreja aqui estamos!"