domingo, 25 de fevereiro de 2024

O Domingo da Transfiguração


    Alguns dias após multiplicar pães e peixes para milhares de pessoas, Jesus encontrava-Se com os Apóstolos nas proximidades da cidade de Cesareia de Filipe. Aí vai questioná-los, para constatar se realmente sabiam Quem Ele era. Inspirado por DeusSão Pedro, é quase sempre ele o interlocutor entre Jesus e os demais Apóstolos, respondeu com convicção: "Tu és o Cristo, o Filho de Deus Vivo!" Mt 16,16
    E Jesus identifica São Pedro como a pedra fundamental de Sua Igreja: "E Eu declaro-te: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei Minha Igreja. As portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu dá-te-ei as chaves do Reino dos Céus: tudo que ligares na terra será ligado nos Céus, e tudo que desligares na terra será desligado nos Céus." Mt 16,18-19
    Identificados Criador e criatura, Nosso Salvador passou a revelar-lhes Sua Paixão: "Desde então Jesus começou a manifestar a Seus discípulos que precisava ir a Jerusalém e muito sofrer da parte dos anciãos, dos príncipes dos sacerdotes e dos escribas. Seria morto e ressuscitaria ao terceiro dia." Mt 16,21
    Não eram tão boas notícias para aquele sofrido povo, que longamente esperou e acreditava numa imediata Salvação. Mas Jesus guardava-lhes, assim como para qualquer um de nós, indizíveis consolações, e uma delas era a Transfiguração, que aconteceria no sexto dia após esta declaração de São Pedro, ou seja, no último dia daquela intensa semana, antes do dia de guarda.
    Além de um dos momentos em que Jesus Se revela Deus, pelo resplendor de Sua Glória, também é um dos poucos de conjunta manifestação da Santíssima Trindade, na qual o Santo Paráclito assume a forma de nuvem. São Mateus assim narrou:

    "Seis dias depois, Jesus tomou Consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e conduziu-os à parte, a uma alta montanha. Lá Se transfigurou em presença deles: Seu rosto brilhou como o sol, Suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura. E eis que apareceram Moisés e Elias, conversando com Ele.
    Então Pedro tomou a palavra e disse-Lhe:
    - Senhor, é bom estarmos aqui. Se queres, aqui farei três tendas: uma para Ti, uma para Moisés e outra para Elias.
    Ainda falava ele, quando veio uma luminosa nuvem e envolveu-os. E daquela nuvem fez-se ouvir uma voz que dizia:
    - Eis Meu Amado Filho, em Quem pus toda Minha afeição. Ouvi-O!
    Ouvindo esta voz, os discípulos caíram com a face por terra e tiveram medo.
    Mas Jesus aproximou-Se deles e tocou-os, dizendo:
    - Levantai-vos e não temais.
    Eles levantaram os olhos e não viram mais ninguém, senão unicamente Jesus.
    E quando desciam, Jesus fez-lhes esta proibição:
    - Não conteis a ninguém o que vistes, até que o Filho do Homem ressuscite dos mortos." 
                                                   Mt 17,1-9


"OUVI-O!"

    Também foi durante a Transfiguração, portanto, quando disse 'ouvi-O', que o Pai confirmou Jesus enquanto o Profeta 'como Moisés', prometido através deste grande líder havia séculos, a Quem todos nós devemos ouvir. Está no Deuteronômio: "O Senhor, Teu Deus, dentre teus irmãos suscitá-te-á um Profeta como eu. É a Ele que devereis ouvir. E o Senhor disse-me: '... pô-Lhe-ei Minhas Palavras em Sua boca, e Ele fá-lhes-á conhecer Minhas ordens. Mas aquele que se recusar a ouvir o que Ele de Minha parte disser, disso lhe pedirei contas.'" Dt 18,15.18-19
    As presenças de Moisés e Elias nesse episódio confirmam, ademais, a história da Salvação iniciada por Deus através deste povo, que até Sua Vinda detinha o correto entendimento das Escrituras, como Jesus disse à samaritana no poço de Sicar, ao oferecer-lhe Água Viva: "Vós adorais o que não conheceis. Nós adoramos o que conhecemos, porque a Salvação vem dos judeus." Jo 4,22
    Ainda confirma a Transfiguração, e também pelas presenças de Moisés e Elias, o início da Nova Aliança na Pessoa de Jesus, uma vez que estes são os maiores personagens bíblicos judeus e vieram ter com Ele, em Quem se cumpriam as Escrituras, como Ele mesmo afirmou: "Vós perscrutais as Escrituras julgando encontrar nelas a Vida Eterna. Pois bem! São elas mesmas que dão testemunho de Mim." Jo 5,39
    Também disse: "Pois se crêsseis em Moisés, certamente creríeis em Mim, porque ele escreveu a Meu respeito." Jo 5,46
    São Pedro, em Carta Apostólica, mencionou esse acontecimento como um grande privilégio seu e dos irmãos 'Boanerges', pois antecipadamente viram a Glória de Deus, o que antes de Sua Ressurreição era a maior prova da divina natureza de Jesus: "Na realidade, não é baseando-nos em hábeis e imaginadas fábulas que nós vos temos feito conhecer o poder e a Vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo, mas por termos visto Sua Majestade com nossos próprios olhos. Porque Ele recebeu de Deus Pai honra e Glória, quando do seio da magnífica Glória Lhe foi dirigida esta voz: 'Eis Meu Amado Filho, em Quem pus toda Minha afeição.' Esta mesma voz, que vinha do Céu, nós ouvimo-la quando com Ele estávamos no santo monte." 2 Pd 1,16-18
    Tão importante, esse evento também foi citado por São Marcos, sendo muito provavelmente dele o original que nos chegou, e ainda por São Lucas. O 'amado médico' relatou:

    "Entretanto, Pedro e seus companheiros tinham-se deixado vencer pelo sono. Ao despertarem, viram a Glória de Jesus e os dois personagens em Sua companhia. Quando estes se apartaram de Jesus, Pedro disse:
    - Mestre, é bom estarmos aqui. Podemos levantar três tendas: uma para Ti, outra para Moisés e outra para Elias!...
    Ele não sabia o que dizia.
    Enquanto assim ainda falava, veio uma nuvem e encobriu-os com Sua sombra. E os discípulos, vendo-se desaparecer na nuvem, tiveram um grande pavor.
    Então da nuvem saiu uma voz:
    - 'Este é Meu amado Filho. Ouvi-O!'
    E enquanto ainda ressoava esta voz, Jesus achou-Se sozinho." 
                                                Lc 9,32-36a

     A Transfiguração, pois, sinaliza para a passageira condição da carne, que haverá de ser transformada. São Paulo atesta aos coríntios: "Eis que vos revelo um mistério: nem todos morreremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta, porque a trombeta soará. Os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. É necessário que este corruptível corpo se revista da incorruptibilidade, e que este corpo mortal se revista da imortalidade." 1 Cor 15,51-53
    Ele explicava: "Assim também é a ressurreição dos mortos. Semeado na corrupção, o corpo ressuscita incorruptível; semeado no desprezo, ressuscita glorioso; semeado na fraqueza, ressuscita vigoroso; semeado corpo animal, ressuscita corpo espiritual. Se há um corpo animal, também há um espiritual. Como está escrito: 'O primeiro homem, Adão, foi feito vivente alma (Gn 2,7)'; o Segundo Adão é Vivificante Espírito. Mas não é o espiritual que vem primeiro, e sim o animal; o espiritual vem depois. O primeiro homem, tirado da terra, é terreno; o Segundo veio do Céu. Qual o homem terreno, tais os homens terrenos; e qual o Homem Celestial, tais os homens celestiais. Assim como reproduzimos em nós as feições do homem terreno, precisamos reproduzir as feições do Homem Celestial." 1 Cor 15,42-49
    E diz: "Com efeito, sabemos que ao desfazer-se a tenda, que neste mundo habitamos, recebemos uma casa preparada por Deus e não por mãos humanas, uma eterna habitação no Céu. E por isto suspiramos e anelamos ser sobrevestidos de nossa celeste habitação, contanto que sejamos achados vestidos e não despidos. Pois, enquanto permanecemos nesta tenda, gememos oprimidos: desejamos ser não despojados, mas revestidos com uma nova veste por cima da outra, de modo que o que há de mortal em nós seja absorvido pela Vida. Aquele que nos formou para este destino é Deus mesmo, que por penhor nos deu Seu Espírito. Por isso estamos sempre cheios de confiança. Sabemos que todo tempo que passamos no corpo é um exílio longe do Senhor. Andamos na e não na visão." 2 Cor 5,1-7
    Também diz aos colossenses o que significa a verdadeira conversão: "Vós despiste-vos do velho homem, com seus vícios, e revestiste-vos do novo, que constantemente vai restaurando-se à imagem d'Aquele que o criou, até atingir o perfeito conhecimento." Cl 3,9-10
    Esse processo, portanto, de 'reproduzir as feições do Homem Celestial', deve ser ativado e para tanto temos a Santa Missa. O Último Apóstolo prega aos romanos: "Eu exorto-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, a oferecerdes vossos corpos em vivo, santo e agradável sacrifício a Deus: este é vosso culto espiritual. Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação de vosso espírito para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que Lhe agrada e o que é perfeito. Em virtude da Graça que me foi dada, recomendo a todos e a cada um: não façam de si próprios maior opinião do que convém, mas um razoavelmente modesto conceito, de acordo com o grau de fé que Deus lhes distribuiu." Rm 12,1-3
    Pois se todos ressuscitarão, nem todos terão o mesmo destino nesta nova carne, como Jesus asseverou, de Si falando em terceira pessoa: "Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos que se acham nos sepulcros sairão deles ao som de Sua voz: os que praticaram o bem irão para a Ressurreição da Vida, e aqueles que praticaram o mal ressuscitarão para serem condenados." Jo 5,28-29
    Quanto aos que forem justificados, Ele prometeu algo como Sua Transfiguração: "Então, no Reino de Meu Pai, os justos resplandecerão como o sol. Aquele que tem ouvidos, ouça." Mt 13,43

    "A todos saciai com Vossa Glória!"