quinta-feira, 14 de março de 2024

Água Viva


    Jesus oferece-nos Água Viva!
    A expressão 'água viva', nas primeiras citações da Bíblia, apenas significava água corrente, potável, fresca, como se vê quando Isaac mandou cavar poços nas terras onde seu pai, Abraão, havia habitado: "Seus servos cavaram outro poço no vale, e ali encontraram uma fonte de água viva." Gn 26,19
    Ela era requisitada em rituais de purificação: "Se alguém, em pleno campo, tocar em um homem morto pela espada, em um cadáver, em ossos humanos, ou em um sepulcro, será impuro durante sete dias. Quem assim se tiver manchado, tomará da cinza do holocausto pelo pecado, e deitará sobre ela, dentro de um vaso, água viva. Em seguida, um homem puro, depois de ter molhado nela um hissopo, aspergirá com ele a tenda, todo seu mobiliário, todas pessoas que aí se encontram, bem como a pessoa que tocou nos ossos, ou no homem assassinado, ou no cadáver, ou no sepulcro." Nm 19,16-18
    O salmista, no entanto, apontava sua origem no Criador: "Como é preciosa Vossa bondade, ó Deus! À sombra de Vossas asas refugiam-se os filhos dos homens. Eles saciam-se da abundância de Vossa Casa, e dais-lhes de beber do rio de Vossas delícias, porque em Vós está a fonte da Vida, e é sob Vossa Luz que vemos a luz." Sl 35,8-10
    Em seguida, a expressão passou a representar a miraculosa água, que brotou do rochedo golpeado pelo cajado de Moisés: "Ante a face de Deus, treme, ó terra, por Quem o rochedo se mudou em lençol de água, e a pedra em fonte de Água Viva." Sl 113,7-8
    Pois durante o Êxodo, quando o povo clamava de sede no deserto, Deus disse a Moisés: "Passa adiante do povo e contigo leva alguns anciãos de Israel. Toma teu cajado com que feriste o rio Nilo e vai. Eu estarei lá, diante de ti, sobre o rochedo, no monte Horeb. Ferirás a pedra e dela sairá água para o povo beber." Ex 17,5-6
    Aliás, segundo São Paulo, esse rochedo era o próprio Salvador: "... todos beberam da mesma bebida espiritual, pois todos bebiam da pedra espiritual que os seguia, e essa pedra era Cristo." 1 Cor 10,4
    No Cântico dos Cânticos, Deus, o Amado, assim chama Sua amada, que no capítulo 6 é mais claramente identificada como Nossa Senhora: "És a fonte de Meu jardim, uma fonte de Água Viva, um riacho que corre do Líbano." Ct 4,15
    Falando pelo Profeta Isaías, Deus cita a Água como a realização da divina justiça, o que se daria com a Vinda do Cristo: "Todos vós, que estais sedentos, vinde à Água. Prestai-Me atenção, e vinde a Mim. Escutai, e vossa alma viverá. Convosco quero concluir uma Eterna Aliança, outorgando-vos os favores prometidos a Davi. Farei de ti um testemunho para os povos, um Soberano Condutor das nações. Conclamarás povos que nunca conheceste, e nações que te ignoravam acorrerão a ti, por causa do Senhor Teu Deus, e do Santo de Israel que fará tua Glória." Is 55,1a.3-5
    Contudo, ela também aparece como algo que brotaria de dentro do obediente e misericordioso homem aos olhos de Deus: "Então às tuas invocações, o Senhor responderá, e a teus gritos dirá: 'Eis-Me aqui!' Se de tua casa expulsares toda opressão, os malévolos gestos e as más conversações; se de teu pão deres ao faminto, se alimentares os pobres, tua luz levantar-se-á na escuridão, e tua noite resplandecerá como pleno dia. O Senhor constantemente guiá-te-á, alimentá-te-á no árido deserto, renovará teu vigor. Serás como um bem irrigado jardim, como uma fonte de inesgotáveis águas." Is 58,9-11
    Por fim, Deus mesmo intitulou-Se 'fonte de Água Viva' através das palavras do Profeta Jeremias: "Porque Meu povo cometeu uma dupla perversidade: abandonou-Me, a Mim, fonte de Água Viva, para cavar cisternas, fendidas cisternas que não retêm a água." Jr 2,13
    E este Profeta vai reconhecer: "Senhor, Vós sois a esperança de Israel! Confundidos serão todos que vos abandonam, e de vergonha serão cobertos os que de vós se afastam, por haverem deixado o Senhor, fonte das Águas Vivas." Jr 17,13
    Através do Profeta Ezequiel, porém, Ele usará essa referência para falar do Batismo e da Vinda de Seu Espírito: "Derramarei Água sobre vós, que vos purificarão de todas vossas imundícies e de todas vossas abominações. Dá-vos-ei um novo coração e em vós porei um Novo Espírito. Tirá-vos-ei do peito o coração de pedra e dá-vos-ei um coração de carne. Dentro de vós porei Meu Espírito, fazendo com que obedeçais Minhas Leis e sigais e observeis Meus preceitos." Ez 36,25-27
    E na festa dos Tabernáculos, um anjo revelou a este Profeta o surgimento de um mundo de grande salubridade e fartura, uma visão do estabelecimento da Igreja, como pedaço do Paraíso, e do próprio Paraíso a ser ostensivamente instaurado: "Então me conduziu à entrada do Templo. Eis que Águas jorravam de sob o limiar do edifício, em direção ao Oriente, porque a fachada do Templo olhava para o Oriente. Essa Água escorria por baixo do lado direito do Templo, ao sul do altar. 'Essas Águas', disse-me ele, 'dirigem-se para a parte oriental. Elas descem à planície do Jordão, lançar-se-ão ao mar de sorte que suas águas se tornarão mais saudáveis. Em toda parte aonde a corrente chegar, todo animal que se move na Água poderá viver, e lá haverá grande quantidade de peixes. Tudo que essa Água atingir tornar-se-á são e saudável, e em toda parte aonde a torrente chegar haverá Vida. Na praia desse mar estarão pescadores. Eles estenderão suas redes desde Engadi até Engalim, e aí haverá peixes de toda espécie em abundância, como no grande mar. Ao longo da torrente, em cada uma de suas margens, crescerão frutíferas árvores de toda espécie, e sua folhagem não murchará, e jamais cessarão de dar frutos: todos meses novos frutos. Porque essas Águas vêm do Santuário, seus frutos serão comestíveis e suas folhas servirão de remédio.'" Ez 47,1.8-10.12
    Através de Zacarias, enfim, a Água Viva é apresentada como um grande acontecimento em Jerusalém, certamente o dia de Pentecostes, o dia do nascimento da Igreja, que levaria o Nome de Jesus ao mundo: "Naquele dia jorrará Água Viva de Jerusalém, metade para o mar do nascente e metade para o mar do poente. Tanto jorrará no verão como no inverno. O Senhor reinará sobre toda terra. Naquele dia, o Senhor será o único Deus e só Seu Nome será invocado." Zc 14,8-9
    Jesus confirmou esta profecia, dizendo da adesão à Igreja pelos não judeus: "Por isso, eu declaro-vos que multidões virão do Oriente e do Ocidente, e assentar-se-ão no Reino dos Céus com Abraão, Isaac e Jacó, enquanto os filhos do Reino serão lançados nas trevas exteriores, onde haverá choro e ranger de dentes." Mt 8,11-12
    Dizia mesmo que a promessa do Reino seria subtraído dos judeus: "Por isso, digo-vos: sê-vos-á tirado o Reino de Deus, e será dado a um povo que produzirá os frutos dele." Mt 21,43
    E, com efeito, foi o Espírito de Deus, como São Lucas narra, que fez a Igreja expandir-se desde os primeiríssimos anos: "A Igreja gozava então de Paz por toda Judeia, Galileia e Samaria. Estabelecia-se ela caminhando no temor do Senhor, e a assistência do Espírito Santo fazia-a crescer em número." At 9,31
    Na narrativa de São João Evangelista, Jesus empregou a expressão 'Água Viva' ao mencionar o objetivo de Sua Missão. Foi na fonte de Jacó, em Sicar, ao aproximar-Se da samaritana para pedir água, quando lhe disse: "Se conhecesses o dom de Deus, e Quem é que te diz: 'Dá-Me de beber', tu mesma certamente pedi-Lhes-ia, e Ele dá-te-ia uma Água Viva." Jo 4,10
    Ao respondê-Lo, achando que Ele Se referia à água do poço, a samaritana ouve de Jesus uma explicação, que mais remete à segunda citação de Isaías, como visto acima: "Todo aquele que beber desta água tornará a ter sede, mas aquele que beber da Água que Eu lhe der jamais terá sede. A Água que Eu lhe der virá a ser nele uma fonte, que jorrará até a Vida Eterna.'" Jo 4,13-14


A VIDA EM JESUS

    Ora, Jesus explicitamente falava da Vida sobrenatural: "Eu vim para que as ovelhas tenham Vida, e para que a tenham em abundância." Jo 10,10b
    Por isso, sentenciou: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida." Jo 14,6a
    Também disse: "Eu sou a Ressurreição e a Vida." Jo 11,25a
    Apresentou-Se como Pessoa igual a Deus: "Com efeito, como o Pai ressuscita os mortos e dá-lhes Vida, assim o Filho também dá Vida a quem Ele quer." Jo 5,21
    E demonstrou-o, dizendo à filha de Jairo que havia falecido: "Menina, Eu ordeno-te: levanta-te!" Mc 5,41b
    Dizendo ao filho da viúva da cidade de Naim, que já estava no esquife: "Moço, Eu ordeno-te: levanta-te." Lc 7,14b
    E dizendo a São Lázaro, que já estava morto havia quatro dias: "Lázaro, vem para fora!" Jo 11,43b
    Disse da Vida Eterna que n'Ele existe: "Pois como o Pai tem a Vida em Si mesmo, também deu ao Filho ter a Vida em Si mesmo." Jo 5,26
    Apontou-Se, então, como o Pão da Vida Eterna: "Eu sou o Pão Vivo que desceu do Céu. Quem comer deste Pão viverá eternamente." Jo 6,51a
    Explicou: "Assim como vive o Pai que Me enviou, e Eu vivo pelo Pai, aquele que comer Minha Carne também viverá por Mim." Jo 6,57
    E advertiu: "Em Verdade, em Verdade, digo-vos: se não comerdes a Carne do Filho do Homem, e não beberdes Seu Sangue, não tereis a Vida em vós mesmos." Jo 6,53
    Lamentou pelos religiosos de então: "Vós perscrutais as Escrituras, julgando nelas encontrar a Vida Eterna. Pois bem! São elas mesmas que dão testemunho de Mim. E vós não quereis vir a Mim para que tenhais a Vida..." Jo 5,39-40
    Prometeu-a para já, para nossa alma, e com Sua Volta, para nossa carne: "Quem come Minha Carne e bebe Meu Sangue tem a Vida Eterna. E Eu ressuscitá-lo-ei no Último Dia." Jo 6,54
    Inclusive aos já falecidos: "Em Verdade, em Verdade, digo-vos: vem a hora, e já está aí, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus. E aqueles que a ouvirem, viverão." Jo 5,25
    Prometeu ao doutor da Lei, que demonstrou conhecer a Palavra de Deus: "Respondeste bem. Faze isto e viverás." Lc 10,28a
    Foi o mesmo que Deus havia dito a Moisés: "Observareis Meus preceitos e Minhas leis. O homem que os observar, por eles viverá." Lv 18,5
    E Santo Estevão diz do Testamento confiado a Moisés: "Este é aquele que esteve entre o povo congregado no deserto, com o anjo que lhe falara no monte Sinai e com nossos pais. Aquele que recebeu palavras de Vida para transmitir-nos." At 7,38
    Jesus afirma sobre Sua Palavra: "Em Verdade, em Verdade, digo-vos: quem ouve Minha Palavra e crê n'Aquele que Me enviou, tem a Vida Eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a Vida." Jo 5,24
    E disse da Comunhão, falando sobre Sua Ressurreição, quando apareceria aos Apóstolos: "Naquele dia, conhecereis que estou em Meu Pai, vós em Mim e Eu em vós." Jo 14,20
    São Pedro, sempre ele, bem O entendeu, e vai dizer quando muitos começaram a abandonar Nosso Salvador: "Respondeu-Lhe Simão Pedro: 'Senhor, a quem iríamos nós? Tu tens as palavras da Vida Eterna.'" Jo 6,68
    Jesus disse que esse é o projeto de Deus: "Esta é a vontade de Meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e n'Ele crê, tenha a Vida Eterna." Jo 6,40a
    Assegurou aos Apóstolos sobre Sua Paixão: "Ainda um pouco de tempo, e o mundo já não Me verá. Mas vós tornareis a ver-Me, porque Eu vivo e vós vivereis." Jo 14,19
    E disse aos judeus: "O Pai ama-me porque dou Minha Vida para retomá-la. Ninguém a tira de Mim, mas dou-a de Mim mesmo porque tenho poder para dá-la, como tenho poder para reassumi-la." Jo 10,17-18
    Também afirmou a imortalidade da alma: "Ora, Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois para Ele todos vivem." Lc 20,38
    São João Evangelista, enfim, testemunha sobre Jesus: "N'Ele havia a Vida, e a Vida era a Luz dos homens." Jo 1,4
    Disse que com evidência passaram a percebê-la: "... porque a Vida se manifestou, e nós temo-la visto..." 1 Jo 1,2a
    E falando sobre Deus, explicou a condição dos filhos de Deus: "... pois como Ele é, nós também o somos neste mundo." 1 Jo 4,17b
    Deu este detalhe: "É nisto que reconhecemos que Ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu." 1 Jo 3,24b
    Sem dúvida, São Paulo referia-se ao Evangelho pela Vinda do Espírito Santo: "A Lei do Espírito de Vida libertou-me, em Jesus Cristo, da Lei do pecado e da morte." Rm 8,2
    Chamava-O de Espírito de Cristo: "Vós, porém, não viveis segundo a carne, mas segundo o espírito, se realmente o Espírito de Deus habita em vós. Se alguém não possui o Espírito de Cristo, este não é d'Ele." Rm 8,9
    E fez esse paralelo entre Adão e Jesus: "Como está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito 'vivente alma (Gn 2,7)'; o Segundo Adão é Vivificante Espírito." 1 Cor 15,45
    São João Evangelista, pois, assim dividia o mundo: entre os que ouvem e os que não ouvem a Igreja: "É nisto que conhecemos o Espírito da Verdade e o espírito do erro." 1 Jo 4,6b
    Ele justificou seu Evangelho nestes termos: "Jesus fez diante dos discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a Vida em Seu Nome." Jo 20,30-31
    Bem como justificou o projeto do Pai: "Nisto manifestou-se o amor de Deus para conosco: em ter-nos enviado ao mundo Seu único Filho, para que por Ele vivamos." 1 Jo 4,9
    São Paulo, no mesmo sentido, escreve aos colossenses: "Como recebestes o Senhor Jesus Cristo, n'Ele vivei, n'Ele enraizados e edificados, inabaláveis na em que fostes instruídos, com o coração a transbordar de gratidão!" Cl 2,6-7
    Diz aos tessalonicenses da força da Comunhão, seja em vida, seja no Purgatório: "Ele morreu por nós, a fim de que nós, quer em estado de vigília, quer de sono, vivamos em união com Ele." 1 Ts 5,10
    Diz de Deus no areópago de Atenas: "Porque é n'Ele que temos a Vida, o movimento e o ser..." At 17,28a
    Na Segunda Carta a São Timóteo, ele assim inicia: "Paulo, Apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus, para anunciar a promessa da Vida que está em Jesus Cristo..." 2 Tm 1,1
    Prega aos coríntios: "Sempre trazemos em nosso corpo os traços da morte de Jesus, para que também a Vida de Jesus se manifeste em nosso corpo. Embora estando vivos, a toda hora somos entregues à morte por causa de Jesus, para que também a Vida de Jesus apareça em nossa carne mortal." 2 Cor 4,10-11
    Também aos romanos: "Se quando ainda éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela Morte de Seu Filho, com muito mais razão, já estando reconciliados, seremos salvos por Sua Vida." Rm 5,10
    E usa desses termos para explicar a Ressurreição da Carne e a Vida Eterna: "É verdade que Ele foi crucificado por fraqueza, mas está vivo pelo poder de Deus." 2 Cor 13,4a
    Como vimos, ele igualmente fala da Vida pelo Espírito Santo: "Ora, se Cristo está em vós, o corpo, em verdade, está morto pelo pecado, mas o espírito vive pela justificação. Se o Espírito d'Aquele que ressuscitou Jesus dos mortos habita em vós, Ele, que ressuscitou Jesus Cristo dos mortos, também dará a Vida a vossos corpos mortais, por Seu Espírito que em vós habita." Rm 8,10-11
    Entretanto, ponderou: "De fato, se viverdes segundo a carne, haveis de morrer. Mas se pelo espírito mortificardes as obras da carne, vivereis, pois todos que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus." Rm 8,13-14
    Sintetizou: "Ora, se com Cristo morremos, cremos que com Ele também viveremos..." Rm 6,8
    Aos gálatas, antecipou-se e cunhou essa 'lápide': "Eu vivo, mas já não sou eu. É Cristo que vive em mim." Gl 2,20a
    E São Pedro falou das almas no Purgatório: "Pois para isto o Evangelho também foi pregado aos mortos. Para que embora sejam condenados em sua humanidade de carne, vivam segundo Deus quanto ao espírito." 1 Pd 4,6


BATISMO E CRISMA

     Numa festa dos Tabernáculos, exatamente como na visão do Profeta Ezequiel, Jesus levantou-Se em meio ao povo em Jerusalém e disse: "'Se alguém tiver sede, venha a Mim e beba. Quem crê em Mim, como diz a Escritura, 'De seu interior manarão rios de Água Viva (Zc 14,8 Is 58,11).' Dizia isso referindo-Se ao Espírito que haviam de receber aqueles que n'Ele cressem, pois ainda não fora dado o Espírito, visto que Jesus ainda não tinha sido glorificado." Jo 7,38-40
    O Santo Espírito, portanto, seria enviado por Jesus e teria fundamental papel no anúncio do Evangelho: "Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, Ele dará testemunho de Mim." Jo 15,26
    Ele deu detalhes desta missão: "E quando Ele vier, convencerá o mundo a respeito do pecado, da justiça e do Juízo. Convencerá o mundo a respeito do pecado, que consiste em não crer em Mim. Ele convencê-lo-á a respeito da justiça, porque Me vou para Meu Pai e vós já não Me vereis. Ele convencê-lo-á a respeito do Juízo, que consiste em que o príncipe deste mundo já está julgado e condenado." Jo 16,8-11
    E pouco antes de Sua Ascensão, Ele garantiu a Apóstolos e discípulos: "... descerá sobre vós o Espírito Santo e dá-vos-á força. E sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda Judeia e Samaria e até os confins do mundo." At 1,8
    Liderados por São Pedro, os Apóstolos corajosamente vão atestar diante do Sinédrio: "O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, que vós matastes, suspendendo-O num madeiro. Deus elevou-O pela mão direita como Príncipe e Salvador, a fim de dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados. Deste fato nós somos testemunhas, nós e o Espírito Santo..." At 5,30-32a
    Isso se deu logo após a prisão ordenada pelo próprio Sinédrio, quando um anjo os libertou e lhes deu essa peculiar recomendação: "Mas, de noite, um anjo do Senhor abriu as portas do cárcere e, conduzindo-os para fora, disse-lhes: 'Ide e apresentai-vos no Templo, e pregai ao povo as palavras desta Vida.'" At 5,19-20
    A promessa de derramar o Espírito Santo, pois, cumpriu-se no Pentecostes, como predito pelo Profeta Joel: "... acontecerá que derramarei Meu Espírito sobre todo ser vivo: vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos anciãos terão sonhos e vossos jovens terão visões." Jl 3,1
    Falando deste poder dado por Deus, São Paulo contrasta o Novo com o Velho Testamento: "Ele é que nos fez aptos para ser Ministros da Nova Aliança, não a da letra, e sim a do Espírito. Porque a letra mata, mas o Espírito vivifica. Ora, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, se revestiu de tal glória que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos no rosto de Moisés, por causa do resplendor de sua face (embora transitório), quanto mais glorioso não será o Ministério do Espírito? Se o ministério da condenação já foi glorioso, muito mais há de sobrepujá-lo em Glória o Ministério da Justificação! Aliás, sob esse aspecto e em comparação a esta glória eminentemente superior, empalidece a glória do primeiro ministério. Se o transitório era glorioso, muito mais glorioso é o que permanece!" 2 Cor 3,6-11
    Porque a Água Viva é o próprio Deus, a Santíssima Trindade, embora seja mais corriqueiramente identificada como pessoal manifestação de Seu Espírito, o Espírito da Vida Plena, Eterna, que o Pai quer dar-nos por completo e em definitivo. Jesus pregava: "Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais Vosso Pai Celestial dará o Espírito Santo àqueles que LhO pedirem." Lc 11,13
    Não por acaso, ao falar sobre o Cristo, São João Batista explicita em que 'quantidade' Deus nos dá Seu Espírito: "Com efeito, Aquele que Deus enviou fala a linguagem de Deus, porque Deus concede o Espírito sem medidas." Jo 3,34
    No mesmo sentido, São Paulo escreveu a São Tito: "... Ele salvou-nos mediante o Batismo da regeneração e renovação, pelo Espírito Santo, que nos foi concedido em profusão, por meio de Cristo, Nosso Salvador..." Tt 3,5b-6
    Logo, a Água Viva é a infusão do Espírito Santo, que recebemos pela Água do Batismo. Claro, junto com o Pai e o Filho na perfeita Comunhão da Santíssima Trindade, tal qual Jesus havia ordenado à Igreja: "Ide, pois, e ensinai a todas nações. Batizai-as em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo." Mt 28,19
    Ou ainda, e simbolicamente mais forte, pela Graça do Sacramento da Crisma: "Os Apóstolos que se achavam em Jerusalém, tendo ouvido que a Samaria recebera a Palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João. Estes, assim que chegaram, fizeram oração pelos novos fiéis, a fim de receberem o Espírito Santo, visto que não havia descido ainda sobre nenhum deles, mas apenas tinham sido batizados em Nome do Senhor Jesus. Então os dois Apóstolos lhes impuseram as mãos e receberam o Espírito Santo." At 8,14-17
    Sem dúvida, Jesus falou do Batismo e da Crisma, respectivamente, a Nicodemos: "Em Verdade, em Verdade, digo-te: quem não renascer da Água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus." Jo 3,5
    E após ressuscitado instituiu a Confissão, como inseparável parte do ministério da Igreja, perante os Apóstolos: "Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: 'Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, sê-lhes-ão perdoados. Àqueles a quem os retiverdes, sê-lhes-ão retidos.'" Jo 20,22-23
    São Pedro, pois, vai especificar a elementar condição para que o Divino Paráclito nos seja concedido: "... o Espírito Santo, que Deus deu a todos aqueles que Lhe obedecem." At 5,32
    Também disse para quê, pois uma coisa leva à outra, e assim é para o aperfeiçoamento do cristão: "... santificados pelo Espírito, para obedecer a Jesus Cristo..." 1 Pd 1,2
    E São Paulo disse o porquê: "... porque desde o princípio Deus vos escolheu para dar a Salvação, pela santificação do Espírito e pela fé na Verdade." 2 Ts 2,13b
    Por sinal, ainda segundo São Pedro, as águas do próprio dilúvio eram prenúncio das Águas do Batismo: "... nos dias de Noé... apenas oito salvaram-se através da água. Esta água prefigurava o Batismo de agora... " 1 Pd 3,19.20b-21a
    Pois é a Água Batismal que purifica a Igreja, como São Paulo diz aos efésios: "... como Cristo amou a Igreja e Se entregou por ela, para santificá-la, purificando-a pela Água do Batismo com a Palavra..." Ef 5,25b-26
    Sem dúvida, só nessa condição podemos aproximar-nos do Cristo, como dizem os seguidores de sua tradição: "E dado que temos um Sumo-Sacerdote estabelecido sobre a Casa de Deus, acheguemo-nos a Ele com sincero coração, com plena firmeza da fé, o mais íntimo da alma isento de toda mácula de pecado e o corpo lavado com a purificadora Água do Batismo." Hb 10,21-22
    E já no livro do Apocalipse, falando aos que tem sede de justiça e do verdadeiro amor, Deus diz: "Eu sou o Alfa e o Ômega, o Começo e o Fim. A quem tem sede Eu gratuitamente darei de beber da fonte da Água Viva." Ap 21,6
    Ora, Jesus revelou-Se a própria fonte de Água Viva, pois, ao morrer na Cruz, do lado direito de Seu tórax jorrou Sangue e Água. O Amado Discípulo narrou: "Chegando, porém, a Jesus, como O vissem já morto, não Lhe quebraram as pernas, mas um dos soldados abriu-Lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu Sangue e Água." Jo 19,33-34
    Por isso, este Apóstolo: "Ei-Lo, Jesus Cristo, Aquele que veio pela Água e pelo Sangue. Não só pela Água, mas pela Água e pelo Sangue. E o Espírito é Quem dá testemunho d'Ele, porque o Espírito é a Verdade. São, assim, três os que dão testemunho: o Espírito, a Água e o Sangue. Estes três dão o mesmo testemunho." 1 Jo 5,6-8
    Também nos foi revelado, por fim, que na Jerusalém Celestial vai estar presente a fonte da Vida: "O anjo então me mostrou um rio de Água Viva, resplandecente como cristal de rocha, saindo do trono de Deus e do Cordeiro." Ap 22,1
    E como o Espírito Santo e a Igreja clamam pela gloriosa e definitiva Volta de Jesus, São João Evangelista diz: "Aquele que tem sede, venha! E que o homem de boa vontade receba, gratuitamente, da Água da Vida!" Ap 22,17b

    "Santificai-nos pelo dom de Vosso Espírito!"