segunda-feira, 25 de março de 2024

O Cristo


    Quando Jesus provocou os Apóstolos, questionando-os sobre de Sua verdadeira identidade, São Pedro, inspirado por Deus, afirmou: "Tu és o Cristo, o Filho de Deus Vivo!" Mt 16,16
    Santa Marta, instantes antes da ressurreição de São Lázaro, vai complementar essa frase: "... Aquele que devia vir ao mundo." Jo 11,27
    Cristo, em grego, significa Messias, que em hebraico quer dizer Ungido. É o Salvador, Aquele que vem redimir a humanidade, livrando-nos do pecado como a São José disse seu Anjo da Guarda sobre a gravidez de Nossa Senhora: "Ela dará à luz um Filho, a Quem porás o Nome de Jesus, porque Ele salvará Seu povo dos pecados." Mt 1,21
    Essa era uma antiga promessa de Deus, feita a Seu povo através de Moisés: "O Senhor, Teu Deus, dentre teus irmãos suscitará um Profeta como eu: é a Ele que devereis ouvir." Dt 18,15
    E Deus mesmo, por esses tempos, disse aos israelitas: "Andarei entre vós: serei Vosso Deus e vós sereis Meu povo." Lv 26,12
    O Profeta Daniel, numa visão séculos antes da Vinda do Cristo, foi o primeiro a vê-Lo em humana forma: "Sempre olhando a noturna visão, vi um Ser semelhante ao filho do homem vir sobre as nuvens do Céu: dirigiu-Se para o lado do Ancião, diante de Quem foi conduzido. A Ele foram dados império, Glória e realeza, e todos povos, todas nações e todas línguas serviram-nO. Seu domínio será eterno, nunca cessará, e Seu Reino jamais será destruído." Dn 7,13-14
    E São Mateus, que escreveu o primeiro Evangelho, ao mencionar o Nome de Jesus pela primeira vez, logo trata de dizer Quem Ele é: "... Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo." Mt 1,16b
    Também São João Evangelista, embora ao final de seu Evangelho, que, ao falar sobre os milagres de Jesus, vai dizer: "Mas estes foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a Vida em Seu Nome." Jo 20,31
    Mas a identidade de Jesus, mesmo após o início de Sua Manifestação, não era um ponto pacífico. E para muitos, infelizmente, ainda continua sendo. Essa realidade foi prevista pelo religioso Simeão, por ocasião da Apresentação do Menino Jesus no Templo de Jerusalém: "Eis que este Menino está destinado a ser causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser sinal que provocará contradições, a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações." Lc 2,34-35
    O próprio Jesus afirmou: "Vim a este mundo fazer uma discriminação: para os que não vêem vejam, e os que vêem se tornem cegos." Jo 9,39
    Ele avisou aos Apóstolos que essa divisão persistiria mesmo após Sua Ressurreição: "Lembrai-vos da palavra que vos disse: 'O servo não é maior que Seu Senhor.' Se Me perseguiram, também hão de perseguir-vos. Se guardaram Minha Palavra, também hão de guardar a vossa." Jo 15,20
    E foi contundente: "Eu vim trazer a divisão entre o filho e o pai, entre a filha e a mãe, entre a nora e a sogra, e os inimigos do homem serão as pessoas de sua própria casa. Quem ama seu pai ou sua mãe mais que a Mim, não é digno de Mim. Quem ama seu filho mais que a Mim, não é digno de Mim. Quem não toma sua cruz e não Me segue, não é digno de Mim." Mt 10,34-38
    De fato, Deus feito homem é um grande tema, pois coloca a humanidade diante da própria identidade de Deus, e assim, o mais complicado, em contraste com nossa renitente pecaminosidade, com nossa radical miserabilidade. E o que sabemos sobre Deus Pai começa no Antigo Testamento, quando Moisés Lhe perguntou como deveria descrever Quem o estava enviando ao povo. Ele revelou-Se assim: "'EU SOU AQUELE QUE SOU'. E completou: 'Eis como responderás aos israelitas: EU SOU envia-me a vós.'" Ex 3,14
    E essa foi a frase que Jesus usou para identificar-Se enquanto debatia com os judeus a respeito da Glória, que só Deus pode conceder: "Em Verdade, em Verdade, digo-vos: antes que Abraão fosse, EU SOU." Jo 8,58
    Falava de outra ordem de grandeza: "No Dia do Juízo, a rainha do sul levantar-se-á contra esta raça e condená-la-á, porque veio das extremidades da terra para ouvir a Sabedoria de Salomão. Ora, aqui está Quem é maior que Salomão." Mt 12,42
    De uma quase intangível realidade: "Não lestes na Lei que, nos dias de sábado, os sacerdotes transgridem no Templo o descanso do sábado e não se tornam culpados? Ora, Eu declaro-vos: aqui está Quem é maior que o Templo." Mt 12,5-6
    Temos, então, a sugestão de conhecer Jesus segundo Ele mesmo, que aos poucos vai identificando-Se ao longo dos Evangelhos. Quem seria Esse que oferece conforto às nossas almas? "Tomai Meu jugo sobre vós e recebei Minha Doutrina, porque Eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para vossas almas." Mt 11,29
    Só poderia ser o Ungido, o Messias, o Salvador, o próprio Deus. No 'discurso inaugural' de Sua Missão, Ele vai citar uma passagem das Escrituras, quando o Profeta Isaías falou por Sua Pessoa: "O Espírito do Senhor está sobre Mim, pois Ele consagrou-Me com a Unção para anunciar a Evangelho aos pobres. Enviou-Me para proclamar o resgate dos presos e, aos cegos, a recuperação da vista; para dar liberdade aos oprimidos e proclamar o ano da Graça do Senhor." Lc 4,18-19
    São João Batista, Seu arauto, assim O identificou: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." Jo 1,29
    Ele alertava o povo de seu tempo: "... em meio a vós está Quem não conheceis." Jo 1,26
    E pouco mais tarde, quando seus discípulos vem dizer-lhe que os Apóstolos de Jesus também estavam tomando Confissão e batizando, ele vai afirmar que só por Jesus conhecemos a Deus: "Importa que Ele cresça e que eu diminua. Aquele que vem de cima é superior a todos. Aquele que vem da terra é terreno e fala de coisas terrenas. Aquele que vem do Céu é superior a todos. Ele testemunha as coisas que viu e ouviu, mas ninguém recebe Seu testemunho. Porém, aquele que recebe Seu testemunho confirma que Deus é verdadeiro." Jo 3,31-33
    Já São João Evangelista, agora no início de seu Evangelho e falando por Apóstolos, discípulos e seguidores, vai dizer: "De Sua plenitude todos nós recebemos Graça sobre Graça. Pois a Lei foi dada por Moisés, mas a Graça e a Verdade vieram por Jesus Cristo." Jo 1,16-17
    E em sua Primeira Carta, dá esse testemunho: "O que era desde o princípio, O que temos ouvido, O que temos visto com nossos olhos, O que temos contemplado e nossas mãos têm apalpado quanto ao Verbo da Vida, porque a Vida se manifestou e nós temo-la visto, damos testemunho e anunciamo-vos: a Vida Eterna, que estava no Pai e se manifestou. O que vimos e ouvimos, nós anunciamo-vos, para que também vós tenhais Comunhão conosco. Ora, nossa Comunhão é com o Pai e com Seu Filho Jesus Cristo." 1 Jo 1,13
    Usando termos essencialmente teológicos, como se tornou de sua tradição, o Amado Discípulo assim descreve Jesus logo em suas primeiras palavras: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio junto a Deus. Tudo foi feito por Ele, e sem Ele nada foi feito. N'Ele havia a Vida, e a Vida era a Luz dos homens. A Luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. E o Verbo fez-Se carne e habitou entre nós, e vimos Sua Glória, a Glória que o Filho Único recebe de Seu Pai, cheio de Graça e de Verdade." Jo 1,1-5.14
    Por Si mesmo, de fato, Jesus dizia-Se o 'Filho do Homem', um enigmático título usado por Deus para dirigir-Se a Daniel e Ezequiel, mas talvez apenas um sinal de Sua humildade, uma referência à Sua Encarnação, à Sua vida humana. Ele atribuía-Se, no entanto, evidente autoridade: "Porque o Filho do Homem também é Senhor do sábado." Mt 12,8
    Nos primeiríssimos dias perante São Pedro, Santo André, São João Evangelista, São Filipe e São Bartolomeu, Ele apresentou-Se como a conexão entre o Céu e a Terra, como no sonho de Jacó (Gn 28,12): "E ajuntou: 'Em Verdade, em Verdade, digo-vos: vereis o Céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.'" Jo 1,51
    E assim Se identificou ao cego de nascença, ao qual curou e por ele foi adorado: "Encontrando-o, perguntou-lhe: 'Acreditas no Filho do Homem?' Respondeu ele: 'Quem é, Senhor, para que eu n'Ele creia?' Jesus disse: 'Tu estás vendo-O! É Aquele que está falando contigo.' Exclamou ele: 'Eu creio, Senhor!' E prostrou-se diante de Jesus." Jo 9,35b-38
    Após algum tempo de Seu Ministério, contudo, esta realidade já estava quase patente: "Algumas das pessoas de Jerusalém diziam: 'Não é Este Aquele a Quem procuram tirar a vida? Todavia, ei-Lo falando em público e não Lhe dizem coisa alguma. Porventura reconheceram as autoridades que Ele de fato é o Cristo?'" Jo 7,25-26
    Eram por demais grandiosos e numeroso sinais: "Muitos do povo, porém, creram n'Ele e perguntavam: 'Quando vier o Cristo, fará mais milagres que Este faz?'" Jo 7,31
    Após a ressurreição de São Lázaro, os próprios pontífices e fariseus reuniram-se no Sinédrio e reconheceram: "Que haveremos de fazer? Esse homem multiplica milagres!" Jo 11,47b
    Nicodemos, por pura sensatez, não se permitiu renegar Suas obras. Já no início de Sua vida pública, na primeira Páscoa em Jerusalém, foi a Ele, ainda que ocultamente: "Havia um homem entre os fariseus, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-Lhe: 'Rabi, sabemos que és um Mestre vindo de Deus. Ninguém pode fazer esses milagres que fazes, se Deus não estiver com ele.'" Jo 3,1-2
    Pois desde Seus primeiros milagres Ele já era procurado por multidões de todas partes, como se viu após a cura do homem da mão ressequida na sinagoga de Cafarnaum: "E da Judeia, de Jerusalém, da Idumeia, do além-Jordão e dos arredores de Tiro e de Sidônia, veio a Ele uma grande multidão, ao ouvir o que Ele fazia." Mc 3,8
    Ora, ainda em Seu primeiro dia nesta cidade, diante da casa de São Pedro, que se tornaria Sua 'base de operações', os imundos espíritos, conhecedores da realidade espiritual, tentavam denunciá-Lo: "Depois do pôr-do-sol, todos aqueles que tinham enfermos de diversas moléstias traziam-Lhos, e Ele, impondo-lhes a mão, curava-os. De muitos saíam os demônios, aos gritos, dizendo: 'Tu és o Filho de Deus.' Mas Ele severamente repreendia-os, não lhes permitindo que falassem, porque sabiam que Ele era o Cristo." Lc 4,40-41
    Ele perdeu a liberdade de ir e vir logo no início de Sua vida pública, após curar um leproso: "Este homem, porém, logo que se foi, começou a propagar e divulgar o acontecido, de modo que Jesus publicamente não podia entrar numa cidade. Conservava-Se fora, em despovoados lugares, e de toda parte vinham ter com Ele." Mc 1,45
    E logo Ele começou a ser evocado como o Filho de Davi, o que se repetiria por muitas vezes, numa referência à ascendência do Messias profetizada por Natã (1 Cr 17,11): "A multidão, admirada, dizia: 'Não será este o Filho de Davi?'" Mt 12,23
    Essa era uma demonstração de  e de conhecimento das Escrituras, como se viu no portão de Jericó: "Quando Jesus, Seus discípulos e numerosa multidão saiam dali, mendigando à beira do caminho estava sentado Bartimeu, que era cego, filho de Timeu. Sabendo que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: 'Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!' Muitos repreendiam-no para que se calasse, mas ainda mais alto ele gritava: 'Filho de Davi, tem compaixão de mim!"" Mt 10,46b-48
    Foi assim que ele foi saudado no Domingo de Ramos"Então a multidão estendia os mantos pelo caminho, cortava ramos de árvores e espalhava-os pela estrada. E toda aquela multidão, que O precedia e que O seguia, clamava: 'Hosana ao Filho de Davi! Bendito seja aquele que vem em Nome do Senhor! Hosana no mais alto dos Céus!'" Mt 21,8-9
    Os que haviam presenciado a multiplicação de pães e peixes, ademais, já não tinham a menor dúvida: era o Profeta anunciado por Moisés: "Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: 'Este verdadeiramente é o Profeta, Aquele que deve vir ao mundo.'" Jo 6,14
    E viu-Se, mais uma vez, obrigado a escapar da multidão: "Jesus, percebendo que queriam arrebatá-Lo e fazê-Lo Rei, sozinho tornou a retirar-Se para o monte." Jo 6,15
    O lago da Galileia era recorrente 'rota de escape', mas quase nunca funcionava: "Ele disse-lhes: 'Vinde à parte, para algum lugar deserto, e descansai um pouco.' Porque eram muitos os que iam e vinham e nem tinham tempo para comer. Partiram na barca para um solitário lugar, à parte. Mas viram-nos partir. Por isso, muitos deles perceberam para onde iam, e de todas cidades acorreram a pé para o lugar aonde Se dirigiam, e chegaram primeiro que Eles." Mc 6,31-36
    Ouviu-se o mesmo quando Ele ofereceu Água Viva em Jerusalém, durante a Festa das Tendas: "Ouvindo essas palavras, alguns daquela multidão diziam: 'Este realmente é o Profeta.'" Jo 7,40
    Os próprios guardas dos príncipes dos sacerdotes e dos fariseus, ao serem enviados a prendê-Lo, ficaram extasiados com Sua Palavra e voltaram sem Ele: "Os guardas responderam: 'Ninguém jamais falou como Este Homem!'" Jo 7,46
    Parte do povo já não se continha, categoricamente afirmando: "Este é o Cristo." Jo 7,41a
    Assim já Se havia identificado Ele mesmo perante a samaritana no poço de Jacó, após demonstrar conhecer sua vida: "Respondeu a mulher: 'Sei que deve vir o Messias (que se chama Cristo). Pois quando vier, Ele fá-nos-á conhecer todas coisas.' Disse-lhe Jesus: 'Sou eu, Quem fala contigo.'" Jo 4,25-26
    E foram estes samaritanos os primeiros a reconhecer, enquanto grupo religioso, Sua verdadeira identidade. Isso se deu após os dois dias que permaneceu entre eles: "E diziam à mulher: 'Já não é por causa da tua declaração que cremos, mas nós mesmos ouvimos e sabemos verdadeiramente ser Este o Salvador do mundo.'" Jo 4,42
    Era mister, porém, que os Apóstolos estivessem perfeitamente conscientes de tudo que de Jesus ouviam, bem como de Sua identidade. Por isso, antes de ouvir a resposta de São Pedro acima citada, foi Ele que lhes indagou: "E vós, Quem vocês acham que Eu sou?" Mt 16,15
    Mas por Sua divina didática e sutileza, Ele evitou que os Apóstolos antecipassem Sua Revelação: "Depois ordenou a Seus discípulos que não dissessem a ninguém que Ele era o Cristo." Mt 16,20
    O mesmo aconteceu após Sua Transfiguração: "E quando desciam, Jesus fez-lhes esta proibição: 'Não conteis a ninguém o que vistes, até que o Filho do Homem ressuscite dos mortos.'" Mt 17,9
    Contudo, enquanto a própria Verdade, Ele mesmo não negou Sua identidade quando interrogado pelos religiosos de Jerusalém: "Celebrava-se em Jerusalém a festa da Dedicação. Era inverno. Jesus passeava no Templo, no pórtico de Salomão. Os judeus rodearam-nO e perguntaram-Lhe: 'Até quando nos deixarás na incerteza? Se Tu és o Cristo, dize-nos claramente.' Jesus respondeu-lhes : 'Eu digo-vos, mas não credes. As obras que faço em nome de Meu Pai, estas dão testemunho de Mim. Entretanto, não credes, porque não sois das Minhas ovelhas." Jo 10,22-26
    Dava essa simples explicação: "... porque Minha Palavra não penetra em vós." Jo 8,37b
    Apontava-lhes a Revelação expressa nas profecias: "Vós perscrutais as Escrituras, nelas julgando encontrar a Vida Eterna. Pois bem! São elas mesmas que dão testemunho de Mim. Pois se crêsseis em Moisés certamente creríeis em Mim, porque ele escreveu a Meu respeito." Jo 5,39.46
    Também Se identificou depois de ser preso no Jardim das Oliveiras, ao ser questionado na casa do sumo sacerdote: "Então perguntaram todos: 'Logo, Tu és o Filho de Deus?' Respondeu: 'Sim, EU SOU.'" Lc 22,70
    E da mesma forma diante de Pilatos, enquanto Verdadeiro Rei dos judeus: "Então Lhe perguntou Pilatos: 'És, portanto, Rei?' Respondeu Jesus: 'Sim, EU SOU Rei.'" Jo 18,37
    Este título, aliás, já Lhe havia sido reconhecido por São Bartolomeu desde o primeiro encontro, quando este Apóstolo percebeu Sua Onisciência e Sua Onipresença: "Falou-Lhe Natanael: 'Mestre, Tu és o Filho de Deus, Tu és o Rei de Israel.'" Jo 1,49
    E Sua postura realmente era peculiar, como São João Evangelista atesta, pois não fazia experiência. Ao contrário, desde o início tinha perfeito domínio sobre o que acontecia à Sua volta: "Enquanto Jesus celebrava em Jerusalém a festa da Páscoa, muitos creram em Seu Nome, à vista dos milagres que fazia. Mas Jesus mesmo não Se fiava neles, porque a todos conhecia. Ele não necessitava que alguém desse testemunho de homem algum, pois bem sabia o que havia no homem." Jo 2,23-25
    Ora, logo depois da multiplicação dos pães e dos peixes, Jesus apresentou-Se na sinagoga de Cafarnaum como o alimento que dá a Vida Eterna: "EU SOU o Pão Vivo que desceu do Céu. Quem comer deste Pão, viverá eternamente. E o Pão, que Eu hei de dar, é Minha Carne para a Salvação do mundo." Jo 6,51
    E no Templo de Jerusalém, após o episódio da mulher flagrada em adultério, Ele apresentou-Se como o 'sol' de nossas vidas: "EU SOU a Luz do mundo! Aquele que Me segue não andará em trevas, mas terá a Luz da Vida." Jo 8,12
    Expressamente rejeitou a religiosidade dos fariseus nestes termos: "Não conheceis nem a Mim nem a Meu Pai! Se Me conhecêsseis, certamente também conheceríeis a Meu Pai." Jo 8,19b
    Igualmente havia acusado os samaritanos: "Vós adorais O que não conheceis..." Jo 4,22a
    E já não ocultava Sua divina origem quando denunciou os pecados e a incredulidade dos judeus: "Vós sois cá de baixo, EU SOU lá de cima. Vós sois deste mundo, Eu não sou deste mundo." Jo 8,23
    De fato, mais uma vez Ele repete a identificação usada por Deus Pai: "... se não crerdes que EU SOU, morrereis em vosso pecado." Jo 8,24
    Indicou, por fim, que seria amplamente reconhecido por conta de Sua Crucificação: "Quando tiverdes levantado o Filho do Homem, então conhecereis que EU SOU..." Jo 8,28
    Afirmativamente, o centurião e os guardas romanos que estavam ao pé da Cruz, vendo o chão tremer e as trevas cobrirem a terra após Jesus ter expirado, disseram: "Este verdadeiramente era Filho de Deus!" Mt 27,54


DEUS JESUS

    Se o mundo se choca com a humanidade de Jesus, mas ainda assim imagina haver um paraíso, deve lembrar que o ser humano é imagem e semelhança de Deus. Está lá no Gênesis: "Então Deus disse: 'Façamos o homem à Nossa imagem e semelhança.'" Gn 1,26
    E que precisa 'passar' por Jesus para chegar lá. É o que se percebe na fase em que Ele é mais explícito em Suas pregações: "EU SOU a Porta. Se alguém entrar por Mim será salvo. Tanto entrará como sairá e encontrará pastagem." Jo 10,9
    Sem Jesus Eucarístico, segundo Ele mesmo, não teremos a Graça. E só dependeremos da Divina Misericórdia para alcançar a Vida Eterna: "Então Jesus lhes disse: 'Em Verdade, em Verdade, digo-vos: se não comerdes a Carne do Filho do Homem e não beberdes Seu Sangue, não tereis a Vida em vós mesmos.'" Jo 6,35
    Falava da Verdadeira Vida: "Assim como vive o Pai, que Me enviou, e Eu vivo pelo Pai, aquele que comer a Minha Carne também viverá por Mim." Jo 6,57
    E ao instituir a Eucaristia, o Sublime Sacramento, Ele não pediu que nós o celebrássemos em memória do Pai, mas de Si mesmo: "Fazei isto em memória de Mim." Lc 22,19
    Referindo-Se a Deus Pai, especificamente, também Se apresentou como o único Caminho para Ele: "EU SOU o Caminho, a Verdade e a Vida! Ninguém vem ao Pai senão por Mim." Jo 14,6
    Aos que persistem em teimar, Ele deixou um desafio: "Se alguém quiser cumprir a vontade de Deus, distinguirá se Minha Doutrina é de Deus ou se falo de Mim mesmo." Jo 7,17
    A Seus contemporâneos lançou ainda maior desafio, aludindo à Sua divindade: "Quem de vós Me acusa de pecado?" Jo 8,46a
    E exatamente por isso questionava-os: "E se vos falo a Verdade, por que não Me credes?" Jo 8,46b
    Denunciava, desde então, o tacanho racionalismo: "Por que não compreendeis Minha linguagem?" Jo 8,43a
    Disse que Sua Palavra já era o proferimento do Juízo Final: "Se alguém ouve Minhas palavras e não as guarda, Eu não o condenarei, porque não vim para condenar o mundo, mas para salvá-lo. Quem Me despreza e não recebe Minhas palavras, tem quem o julgue: a Palavra que anunciei julgá-lo-á no Último Dia." Jo 12,47-48
    Ele assim explicou Sua autonomia: "Com efeito, como o Pai ressuscita os mortos e dá-lhes Vida, o Filho também dá Vida a quem Ele quer. Porque o Pai não julga ninguém, mas entregou todo Julgamento ao Filho." Jo 5,21-22
    Contrastou Sua Missão com a dos Profetas: "Não julgueis que hei de acusar-vos diante do Pai. Há quem vos acusa: Moisés, em quem colocais vossa esperança." Jo 5,45
    E sobre o ápice de Sua passagem entre nós, afirmou: "Agora é o Juízo deste mundo! Agora será lançado fora o príncipe deste mundo!" Jo 12,31
    Assim como assegurou da instauração de Seu Reino: "Mas se é pelo Espírito de Deus que Eu expulso os demônios, então para vós chegou o Reino de Deus." Mt 12,28
    Questionado com sinceridade, Ele não escondia: "Um dia, os fariseus perguntaram a Jesus quando viria o Reino de Deus. Ele respondeu-lhes: 'O Reino de Deus não virá de ostensivo modo. Nem se dirá: Ei-lo aqui; ou: Ei-lo ali. Pois o Reino de Deus já está em meio a vós.'" Lc 17,20-21
    Isaías, de fato, havia previsto o atual inferno pela consumação do Advento: "Nesse Dia, Javé revistará no Céu o Exército do Céu, e na terra, os reis da terra. Eles serão ajuntados como um bando de prisioneiros destinados à cadeia, ficarão presos no cárcere, e só depois de muito tempo é que serão julgados." Is 24,21-22
    E São Pedro pregou aos primeiros não judeus que se converteram: "Ele mandou-nos pregar ao povo e testemunhar que é Ele Quem, por Deus, foi constituído Juiz dos vivos e dos mortos. D'Ele todos Profetas dão testemunho, anunciando que todos aqueles que n'Ele creem recebem o perdão dos pecados por meio de Seu Nome." At 10,38-39.42-43
    Disto, como São Paulo diz a São Timóteo, afastar-se da Igreja é afastar-se da Verdade: "Todavia, se eu tardar, quero que saibas como deves portar-te na Casa de Deus, que é a Igreja de Deus Vivo, coluna e sustentáculo da Verdade." 1 Tm 3,15
    É condenar-se, como ele diz a São Tito: "O homem que assim fomenta divisões, depois de advertido a primeira e a segunda vez, evita-o, visto que esse tal é um perverso que, perseverando em seu pecado, condena-se a si próprio." Tt 3,10-11
    Em síntese, o Último Apóstolo diz do Antigo Testamento aos romanos: "Porque a finalidade da Lei é Cristo..." Rm 10,4a
    Pregou aos gálatas: "Assim a Lei se tornou-nos um pedagogo, encarregado de levar-nos a Cristo..." Gl 3,24a
    Iniciou seu ministério em Tessalônica: "Explicava e demonstrava, à base das Escrituras, que era necessário que Cristo padecesse e ressurgisse dos mortos." Ap 17,3a
    Falando de vários Ministros de Deus, escreveu aos coríntios sobre a razão de ser da Unidade da Igreja: "Tudo é vosso: Paulo, Apolo, Cefas, o mundo, a vida, a morte, o presente e o futuro. Tudo é vosso! Mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus." 1 Cor 13,21b-23
    E não vacilou perante os colossenses: "Ele (Cristo) é a imagem de Deus Invisível... A realidade é o Corpo de Cristo." Cl 1,15a:2,17b
    Porque Jesus é Nosso Verdadeiro Guia, pois deu a Vida por Suas ovelhas e por elas é reconhecido. Está no Evangelho de São João: "EU SOU o Bom Pastor. O Bom Pastor expõe Sua vida pelas ovelhas. Conheço Minhas ovelhas e Minhas ovelhas conhecem a Mim, como Meu Pai Me conhece e Eu conheço o Pai. Dou Minha Vida por Minhas ovelhas. Minhas ovelhas ouvem Minha voz, Eu conheço-as e elas seguem-Me." Jo 10,11.14-15.21
    Ele realizou Sua Paixão e Ressurreição por Seu próprio poder: "O Pai ama-Me porque dou Minha Vida para retomá-la. Ninguém a tira de Mim, mas Eu dou-a de Mim mesmo e tenho poder para dá-la como tenho poder para reassumi-la. Tal é a ordem que recebi de Meu Pai." Jo 10,17-18
    Por Sua Ressurreição, garantiu nossa Comunhão com Deus e Seus sinais: "Naquele dia, conhecereis que estou em Meu Pai, e vós em Mim e Eu em vós. Aquele que tem Meus Mandamentos e os guarda, esse é que Me ama. E aquele que Me ama será amado por Meu Pai, e Eu amá-lo-ei e a ele manifestar-Me-ei." Jo 14,20-21
    Ele é Deus, afinal, pois só de Deus provém toda vida, em especial a Vida que não termina aqui e terá continuidade no vindouro capítulo da Ressurreição da Carne, quando a humanidade obediente a Deus será revestida de um corpo que não mais se corromperá. Ele declarou: "EU SOU a Ressurreição e a Vida. Aquele que crê em Mim, ainda que esteja morto, viverá." Jo 11,25
    E por ser Ele mesmo a Ressurreição e a Vida, prometeu que ressuscitaria quem n'Ele cresse. Ou seja, mais uma vez identificou-Se como Deus, pois só Ele pode ressuscitar os mortos: "Esta é a vontade de Meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e n'Ele crê, tenha a Vida Eterna. E Eu ressuscitá-lo-ei no Último Dia." Jo 6,40
    São Paulo, pois, chamando-O de Segundo Adão para aludir a Recriação, vai identificá-Lo como o Vivificante Espírito: "Com efeito, se por um homem veio a morte, por um Homem vem a Ressurreição dos mortos. Assim como em Adão todos morrem, assim em Cristo todos reviverão. Como está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito 'vivente alma (Gn 2,7)'; o Segundo Adão é Vivificante Espírito." 1 Cor 15,21-22.45
    Porque assim ele invocava Sua Unidade como o Divino Paráclito: "Vós, porém, não viveis segundo a carne, mas segundo o Espírito, se é que o Espírito de Deus realmente habita em vós. Se alguém não possui o Espírito de Cristo, este não é d'Ele." Rm 8,9
    Noutra passagem, mencionando as blasfêmias que ouvia de Seus opositores, Jesus mesmo identificou-Se como o próprio Pai: "Se chamaram de Beelzebul ao Pai de família, quanto mais o farão às pessoas de Sua Casa!" Mt 10,25
    E resumiu: "Eu e o Pai somos Um!" Jo 10,30
    A São Filipe Apóstolo deu ainda mais explícita resposta: "Respondeu Jesus: 'Há tanto tempo que estou convosco e não Me conheceste, Filipe? Aquele que Me viu, também viu o Pai. Como, pois, dizes: Mostra-nos o Pai...?'" Jo 14,9
    Aliás, Ele já o havia dito em Suas últimas palavras aos próprios religiosos de Jerusalém, enquanto estava em liberdade: "Aquele que crê em Mim, crê não em Mim, mas n'Aquele que Me enviou. E aquele que Me vê, vê Aquele que Me enviou." Jo 12,44b
    Declarou-Se, enfim, essencial para nós, e assim novamente Se revelou Deus, porque só Deus é essencial. Falando aos Apóstolos, disse que, para que vivamos e demos frutos, impreterivelmente devemos estar unidos a Ele: "EU SOU a videira, vós, os ramos. Quem permanecer em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto. Porque sem Mim nada podeis fazer." Jo 15,5
    E logo após o lava-pés, abertamente disse aos Apóstolos: "Vós chamais-Me Mestre e Senhor, e bem dizeis, pois EU SOU." Jo 13,13
    Ao predizer a traição de Judas, e por ela Sua Paixão, outra vez falou: "Digo-vos isso agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, creiais que EU SOU." Jo 13,19
    Nestes termos justificou Sua Paixão, após Sua Ressurreição, em primeira aparição ao Colégio dos Apóstolos: "Assim é que está escrito e assim era necessário que o Cristo padecesse, mas que dos mortos ressurgisse ao terceiro dia. E que em Seu Nome se pregasse a penitência e a remissão dos pecados a todas nações, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas de tudo isso." Lc 24,46-48
    Sem dúvida, depois de todos milagres que realizou, e de Sua própria Ressurreição, talvez Ele não precisasse ser mais claro. Mas antes de subir ao Céu, despedindo-Se dos Apóstolos, Ele declarou a dimensão do poder que recebeu enquanto ser humano: "Todo poder foi-Me dado sobre o Céu e a Terra." Mt 28,18
    Suas últimas aparições a São João Evangelista, enfim, dizem tudo, em específico quanto ao Seu total controle sobre a Igreja: "Voltei-me para saber que voz falava comigo. Tendo-me voltado, vi sete candelabros de ouro e, no meio dos candelabros, alguém semelhante ao Filho do Homem, vestindo longa túnica até os pés, cingido o peito por um cinto de ouro. Tinha Ele cabeça e cabelos brancos como lã cor de neve. Seus olhos eram como chamas de fogo. Seus pés pareciam-se ao fino bronze, incandescido na fornalha. Sua voz era como o ruído de muitas águas. Segurava na mão direita sete estrelas. De Sua boca saía uma afiada espada, de dois gumes. Seu rosto assemelhava-se ao sol, quando brilha com toda força. Ao vê-Lo, caí como morto a Seus pés. Ele, porém, pôs sobre mim Sua mão direita e disse: 'Não temas! EU SOU o Primeiro e o Último, e Aquele que vive. Pois estive morto e eis-Me de novo vivo pelos séculos dos séculos. Tenho as chaves da morte e da região dos mortos. Eis o simbolismo das sete estrelas que viste na Minha mão direita e dos sete candelabros de ouro: as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candelabros, as sete igrejas.'" Ap 1,12-18.20
    Elas dizem tudo sobre Seu poder como Deus: "Ainda vi o Céu aberto: eis que aparece um branco cavalo. Seu Cavaleiro chama-Se Fiel e Verdadeiro, e é com justiça que Ele julga e guerreia. Tem flamejantes olhos. Há em Sua cabeça muitos diademas, e traz escrito um Nome que ninguém conhece, senão Ele. Está vestido com um manto tinto de sangue, e Seu Nome é Verbo de Deus. Seguiam-nO em brancos cavalos os Celestes Exércitos, vestidos de fino linho, de uma imaculada brancura. De Sua boca sai uma afiada espada para com ela ferir as pagãs nações, porque Ele deve governá-las com cetro de ferro e pisar o lagar do vinho da ardente ira do Deus Dominador. Ele traz escrito no manto e na coxa: 'Rei dos reis e Senhor dos senhores!'" Ap 21,11-17
    Aliás, essa imagem de Cavaleiro Ele já havia mostrado ainda no Antigo Testamento, quando seguido por dois anjos pessoalmente defendeu o Templo de Jerusalém do saque ordenado por Seleuco, o rei da Síria: "Diante da profanação que ameaçava o Templo, o povo precipitava-se em multidão para fora das casas, a fim de ajuntarem-se à prece comum. Causava dó observar toda confusão desse povo abatido e a angústia em que jazia o sumo sacerdote. Enquanto suplicavam assim a proteção do Todo-Poderoso para que conservasse invioláveis os depósitos que lhes haviam sido confiados, Heliodoro executava seu intento. Já se achava ali, com seus homens armados, quando o Senhor dos espíritos e Soberano detentor de todo poder suscitou uma tal aparição que todos que haviam ousado vir ali desfaleceram de espanto, atingidos de pavor ante a majestade de Deus. Viram eles, montado num cavalo ricamente ajaezado e furiosamente guiado, um Cavaleiro de terrível aspecto, que em Heliodoro lançava as patas dianteiras do cavalo. Aquele que nele vinha montado parecia ter uma armadura de ouro. Ao mesmo tempo, apareceram-lhe dois outros jovens, cheios de extraordinária força, fulgurantes de luz, ricamente vestidos. Colocando-se dos dois lados, eles puseram-se a açoitá-lo sem interrupção e sobre ele descarregaram uma saraivada de golpes. Logo atirado por terra, Heliodoro foi envolvido por espessas trevas. Seus companheiros ergueram-no e depositaram-no numa liteira. E ele, que vinha para penetrar no mencionado tesouro com numerosa escolta e guardas pessoais, incapaz de ajudar a si mesmo, foi levado por pessoas que reconheciam o manifesto poder de Deus." 2 Mac 3,18.21-28
    E na últimas revelações ao Amado Discípulo, Ele promete: "Eis que em breve venho e Minha recompensa está Comigo, para dar a cada um conforme suas obras. EU SOU o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Começo e o Fim." Ap 22,12-13

    "Vosso Filho permaneça entre nós!"