Nascido em Marianella, comuna italiana da província de Nápoles, na região de Campânia, a 27 de setembro de 1696, e dois dias depois batizado na Igreja de Santa Maria dei Vergini, no centro de Nápoles, sua luminosa inteligência foi percebida desde a infância. Aos 13 anos já tocava cravo com perfeição, e aos 16 foi aprovado por unanimidade como doutor em Direito Civil e Canônico, quando a idade mínima era 20 anos. Mas aos 27, diante de tantos graves casos de corrupção que via, resolveu deixar a carreira de advogado e tornar-se Padre.
De nobre família, era o primeiro de sete filhos. Seus pais, Giuseppe de' Liguori e Anna Maria Caterina Cavalieri, estavam orgulhosos do filho que não perdia nenhuma causa na justiça, se havia tornado famoso entre os nobres e era cortejado por belas jovens. Mas o coração de Santo Afonso Maria de Ligório não se acostumava com o mundo de aparências e futilidades.
Como já frequentava a Confraria dos Médicos na Igreja dos Girolamini, dos padres oratorianos, de quem sua piedosa mãe e ele mesmo desde os 7 anos eram muito próximos, quis, visando tornar-se Sacerdote, sonho de adolescência, ser noviço na Congregação do Oratório de São Filipe Néri, Santo pelo qual tinha grande estima, porém não teve o apoio de seu pai. Após um entendimento com ele e poucos anos de estudo de Teologia, foi ordenado Sacerdote diocesano aos 30 anos, em 17 de dezembro de 1726. Ainda candidato, deu-se à prática da recitação do Santo Rosário e do jejum, mas já era um grande adorador de Jesus Eucarístico desde a Páscoa de 1722, quando num retiro se decidiu que seria Padre.
Também se tinha juntado à Confraternita dei Bianchi, padres e leigos que assistiam condenados à morte durante a execução e lhes zelavam por digno enterro. E continuou depois de ordenado, tendo escrito no tratado 'Homo Apostolicus', destinado aos Padres: "Acima de tudo, diante do condenado deve-se evitar evocar os rigores da justiça de Deus e tudo que possa inspirar horror. O que se deve fazer é colocar diante de seus olhos a extensão da Divina Misericórdia, para lembrar àquele que está prestes a morrer que Deus quer salvar todos homens."
Nas ruas, buscava estar em companhia dos indigentes e marginalizados de Nápoles. E arrastava multidões de maltrapilhos para rezar e proclamar a Palavra de Deus em frente à Igreja de Santa Teresa degli Scalzi. Criou as 'Capelas da Tarde', lugar onde os reunia também para estudar, cantar e realizar outras atividades sociais. E enquanto acompanhava os condenados à morte, tudo fazia para tomar-lhes a Confissão. Visitava enfermos nos hospitais, principalmente no Hospital dos Incuráveis de São Tiago, onde havia mais de um século se tratou e trabalhou São Camilo. Aliás, em sua primeira visita aí, em 28 de agosto 1723, deu-se um fato místico: viu-se envolvido numa Luz e o hospital oscilar, e ouviu uma voz interior: "Abandona o mundo e entrega-te a Mim."
Tão intensa era sua vida de Padre, que em apenas 4 anos de serviços caiu doente e se viu obrigado a fazer um retiro para cuidar da saúde. Foi quando descobriu um lugar chamado Santa Maria dos Montes, acima da comuna de Scala, na província de Salermo, onde vivia uma gente de rude aparência, criadora de cabra, e logo começou a evangelizá-los. Seu terno e sensível coração, que havia renegado o falso, ambicioso e ferino mundo da grande cidade, encantou-se com a pureza daquele povo do campo. Nem mesmo entre os indigentes havia encontrado tão verdadeira e amável gente.
Em 1731, um terremoto atingiu a cidade de Foggia e muitos fiéis afastaram-se da igreja local. Tocado, ele foi à região, também conhecida como Capitanata e, em 30 de novembro durante uma pregação na Igreja de São João Batista, um raio de Luz envolveu-o e ele foi visto levitando diante de todos fiéis. O acontecimento está registrado num vitral da Catedral de Foggia e numa pintura da Igreja de São João Batista.
Voltou a Nápoles, mas não conseguiu esquecer os criadores de cabra. Após um longo período de meditação e aconselhamento com seus superiores, resolveu que a gente de Santa Matia dos Montes era mais carentes, pois, vivendo em tão afastada região, não tinham quem os assistisse com os Sacramentos. Era 1732. Com dois colegas, revezaram-se num burrico e deixaram para trás toda estrutura material de que se dispunha naqueles tempos. Fundou a Congregação do Santíssimo Redentor, inicialmente, por 17 anos, chamada de Congregação do Santíssimo Salvador, para anunciar o Evangelho aos mais abandonados. Haveriam de estar presente na vida dos mais pobres não apenas nos religiosos momentos, mas em todas horas, em suas casas, no dia-a-dia, nos trabalhos. E repetia: "Tudo é missão." Por um tempo, retiraram-se no mosteiro beneditino de Villa degli Schiavi, na comuna de Liberi, província de Caserta, onde abriu sua primeira casa em 1734. Porém, muito dados à vida missionária, percorreram todas províncias e aldeias de Nápoles, e encontrando oportunidades logo chegaram à região central de Itália e até em Polônia. Praticavam a 'renovação de uma missão', que era o retorno, após alguns meses, do missionário ao lugar onde havia catequizado, para consolidá-la.
Ao contrário de largos segmentos da Santa Igreja Católica de seu tempo, que falavam da Sã Doutrina e de pecado para combater o ateísmo já fortemente insurgente entre os mais letrados, Santo Afonso falava de amor e Misericórdia. Se Deus amava a todos, como poderia ser possível não O amar? Com propriedade, fez do Sacramento da Confissão a porta de entrada de muitas almas no Reino de Deus. Tão facilmente cativava as pessoas que por todos era procurado como alguém para conversar, aconselhar-se e, mais que tudo, reconciliar-se com Deus.
Profusamente escrevia antes mesmo da fundação de sua Ordem, e assim continuou elaborando, além de lindos e melodiosos hinos, numerosos escritos ascéticos, dogmáticos, morais e apologéticos. Deixou belíssimas obras, entre elas 'A Prática do Confessor' e, em especial, 'Teologia Moral', escrita para os Sacerdotes, pois trata do momento em que o ser humano questiona sua vida diante dos amorosos olhos de Deus. E o 'Tratado da Castidade' ainda hoje é referência para quem deseja viver a mais autêntica cristandade. Nele claramente demonstrou como certas amizades podem ser muito perigosas.
Apesar da erudição que se cultuava a seu tempo, sempre usou de linguagem que todos entendiam, dos mais ricos aos mais pobres. A popular simplicidade e devoção eram suas grandes bandeiras para atrair o pensamento dos cristãos, e fazê-los conhecer a humildade do Messias, servo, feito homem. Revelou ao mundo a grandeza de Nossa Senhora na obra 'Glórias de Maria', de quem, segundo ele mesmo confessou a uma freira, recebia conselhos.
Escreveu sobre os Mistérios de Cristo, sobre Sua Encarnação e Sua Paixão. Escreveu para religiosos e leigos, e ainda poesias e músicas, que usava para catequizar. São 111 obras. Diz-se que toda consciência cristã daquele tempo foi inspirada por suas pregações. Sem sombra de dúvida, é o melhor prosador religioso de Itália de todo século XVIII.
Escreveu sobre os Mistérios de Cristo, sobre Sua Encarnação e Sua Paixão. Escreveu para religiosos e leigos, e ainda poesias e músicas, que usava para catequizar. São 111 obras. Diz-se que toda consciência cristã daquele tempo foi inspirada por suas pregações. Sem sombra de dúvida, é o melhor prosador religioso de Itália de todo século XVIII.
Aos 66 anos, embora de frágil saúde, foi ordenado bispo de uma cidadezinha, Santa Ágata dos Godos, onde em treze anos renovou o seminário, melhorou sensivelmente a formação dos padres e levou o povo local a socorrer os mais pobres.
Em 1774, ainda enquanto bispo, por bilocação esteve em Roma para ajudar o Papa Clemente XIV em seu leito de morte e participar de seu funeral. E no palácio episcopal de Arienzo, na província de Caserta, onde irmãos da Ordem residiam, por dois dias consecutivos foi visto absorto, sentado em uma poltrona.
De sua profunda inspiração, deixou-nos esses ensinamentos: "Quem ora, com certeza salva-se."
"Quem reza se salva, quem não reza é condenado. Salvar-se sem rezar é dificilíssimo, até mesmo impossível... mas rezando, a Salvação é certa e facilíssima. Se não orarmos, não temos desculpas, porque a Graça de rezar é dada a todos... se não nos salvarmos, a culpa será toda nossa, porque não teremos rezado."
"Não há mais necessário e mais eficaz meio para vencer as tentações contra a angélica virtude que o imediato recurso a Deus pela oração."
"Que perfeição queres tu porventura encontrar sem a oração? Esta é a bela escola, em que se aprende a bela ciência dos Santos. Tantos estudos… tantas erudições, tantas línguas, tantas e diversas ciências, são boas... podem servir... Mas é sobretudo necessária a bela ciência dos Santos, a ciência de amar a Deus, que não se estuda nos livros, não. Estuda-se diante do Crucifixo, diante do Santíssimo Sacramento."
"Quem reza se salva, quem não reza é condenado. Salvar-se sem rezar é dificilíssimo, até mesmo impossível... mas rezando, a Salvação é certa e facilíssima. Se não orarmos, não temos desculpas, porque a Graça de rezar é dada a todos... se não nos salvarmos, a culpa será toda nossa, porque não teremos rezado."
"Não há mais necessário e mais eficaz meio para vencer as tentações contra a angélica virtude que o imediato recurso a Deus pela oração."
"Que perfeição queres tu porventura encontrar sem a oração? Esta é a bela escola, em que se aprende a bela ciência dos Santos. Tantos estudos… tantas erudições, tantas línguas, tantas e diversas ciências, são boas... podem servir... Mas é sobretudo necessária a bela ciência dos Santos, a ciência de amar a Deus, que não se estuda nos livros, não. Estuda-se diante do Crucifixo, diante do Santíssimo Sacramento."
"A Eucaristia não é só garantia do amor de Jesus Cristo, mas também é garantia do Paraíso que Ele quer dar-nos."
"Jesus Sacramentado é a fonte aberta a todos, onde, sempre que quisermos, podemos lavar nossas almas de todas manchas dos pecados que cometemos a cada dia."
"A comunhão espiritual consiste no ardente desejo de receber a Jesus Sacramentado, e num amoroso trato como se já O houvéssemos recebido."
"Jesus Sacramentado é a fonte aberta a todos, onde, sempre que quisermos, podemos lavar nossas almas de todas manchas dos pecados que cometemos a cada dia."
"A comunhão espiritual consiste no ardente desejo de receber a Jesus Sacramentado, e num amoroso trato como se já O houvéssemos recebido."
"Este Senhor está sobre nossos altares, como em um trono de amor e de Misericórdia, para distribuirmos infinitas Graças."
"Nenhuma língua é suficiente para declarar a grandeza do amor que Jesus tem a qualquer alma que está sob a Graça."
"Nenhuma língua é suficiente para declarar a grandeza do amor que Jesus tem a qualquer alma que está sob a Graça."
"A ciência dos Santos consiste em constantemente sofrer por Jesus Cristo. É pelo sofrimento que mais prontamente nos santificamos."
"A verdadeira sabedoria é a Sabedoria dos Santos: saber amar a Jesus Cristo."
"Os Santos consideram como presentes as doenças e as dores que Deus lhes manda."
"Se estivermos unidos à divina vontade em todas tribulações, é certo que vamos tornar-nos Santos e seremos os mais felizes do mundo."
"Nisso consiste tudo de que precisamos fazer para sermos Santos: renunciar a nós mesmos e não seguir nossa própria vontade."
"Os Santos consideram como presentes as doenças e as dores que Deus lhes manda."
"Se estivermos unidos à divina vontade em todas tribulações, é certo que vamos tornar-nos Santos e seremos os mais felizes do mundo."
"Nisso consiste tudo de que precisamos fazer para sermos Santos: renunciar a nós mesmos e não seguir nossa própria vontade."
"A santidade consiste: primeiro, numa verdadeira renúncia de si mesmo; segundo, numa total mortificação das próprias paixões; terceiro, numa perfeita conformidade com a vontade de Deus."
"Fazer a vontade de Deus é fazer o que Deus quer e querer o que Deus faz."
"O modo de agir dos Santos é bem diferente: gostariam que todo mundo conhecesse seus defeitos para tê-los como pobres pecadores, como eles mesmos se julgam."
"Quem quer ser Santo, deve procurar cada dia dar alguns passos no caminho da santificação."
"A principal recompensa que Deus dá ao Santos é dar-Se todo a eles."
"Todos cristãos são chamados a viver a santidade."
"A santidade é a vocação do cristão."
"Os corações dissipados não se tornam Santos."
"Fazer a vontade de Deus é fazer o que Deus quer e querer o que Deus faz."
"O modo de agir dos Santos é bem diferente: gostariam que todo mundo conhecesse seus defeitos para tê-los como pobres pecadores, como eles mesmos se julgam."
"Quem quer ser Santo, deve procurar cada dia dar alguns passos no caminho da santificação."
"A principal recompensa que Deus dá ao Santos é dar-Se todo a eles."
"Todos cristãos são chamados a viver a santidade."
"A santidade é a vocação do cristão."
"Os corações dissipados não se tornam Santos."
"Deus é o principal objeto da esperança cristã."
"A Misericórdia foi prometida a quem teme a Deus, e não a quem dela abusa."
"Não convém, a uma tão grande Misericórdia como a Vossa, esquecer-se de tão grande miséria como a nossa."
"Maria é o porto dos que naufragam, consolo do mundo, resgate dos cativos, alegria dos enfermos."
"O Rosário é a mais agradável homenagem à Mãe de Deus."
"A alma no Céu dá-se toda a Deus, e Deus dá-Se todo à alma, na medida em que ela é capaz e segundo seus merecimentos."
"A alma no Céu está toda unida a Deus e ama-O com todas suas forças, com um consumado e perfeito amor."
"No Céu, vendo a Deus, a alma não pode deixar de amá-Lo com todas suas forças."
"É puro e perfeito amor o desejo de ir ver Deus no Céu. Não tanto pela felicidade que lá experimentaremos em amá-Lo, mas pelo prazer que Lhe daremos amando-O."
"Sem a Missa, a Terra já teria sido aniquilada há muito tempo, por causa dos pecados dos homens."
No ano de 1775 deixou a diocese e voltou para sua congregação, para as orações e para seus escritos. Fez-se um grande filósofo escolástico. E em 1787 finalmente descansa, aos 91 anos, deixando 72 Capelas da Tarde e 183 Padres Redentoristas. Foi reconhecido como Doutor da Igreja, 'Doctor Zelantissimus'. É o Padroeiro dos confessores, e tem o título de 'Celestial Patrono de todos confessores e moralistas'.
"Não convém, a uma tão grande Misericórdia como a Vossa, esquecer-se de tão grande miséria como a nossa."
"Maria é o porto dos que naufragam, consolo do mundo, resgate dos cativos, alegria dos enfermos."
"O Rosário é a mais agradável homenagem à Mãe de Deus."
"A alma no Céu dá-se toda a Deus, e Deus dá-Se todo à alma, na medida em que ela é capaz e segundo seus merecimentos."
"A alma no Céu está toda unida a Deus e ama-O com todas suas forças, com um consumado e perfeito amor."
"No Céu, vendo a Deus, a alma não pode deixar de amá-Lo com todas suas forças."
"É puro e perfeito amor o desejo de ir ver Deus no Céu. Não tanto pela felicidade que lá experimentaremos em amá-Lo, mas pelo prazer que Lhe daremos amando-O."
"Sem a Missa, a Terra já teria sido aniquilada há muito tempo, por causa dos pecados dos homens."
No ano de 1775 deixou a diocese e voltou para sua congregação, para as orações e para seus escritos. Fez-se um grande filósofo escolástico. E em 1787 finalmente descansa, aos 91 anos, deixando 72 Capelas da Tarde e 183 Padres Redentoristas. Foi reconhecido como Doutor da Igreja, 'Doctor Zelantissimus'. É o Padroeiro dos confessores, e tem o título de 'Celestial Patrono de todos confessores e moralistas'.
Em Brasil, tocou aos Padres Redentoristas administrarem grandes e importantíssimos santuários como o de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campo Grande, o de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Curitiba, o de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, Paraná, o de Bom Jesus da Lapa, no interior de Bahia, o do Morro de Nossa Senhora da Conceição, em Recife, o de Nossa Senhora de Nazaré do Desterro, em Belém, o do Divino Pai Eterno, em Trindade, Goiás, e o da maior basílica mariana do mundo, a de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no interior de São Paulo.
Algumas de sua relíquias podem ser vistas sob um dos altares da Basílica Papal de Pagani, uma comuna da província de Salermo, que foi erguida em homenagem a São Miguel Arcanjo mas passou a ser dedicada a nosso Santo. Aí se venera sua imagem em madeira, com vestes e paramentos que lhe pertenceram.