domingo, 28 de julho de 2024

Deus Espírito Santo


    A dificuldade em conceber a Santíssima Trindade é característica, além da natureza de Deus, das limitações humanas. Porém, para muitos hoje em dia, principalmente para os que abusam da mera razão, renegar esta Revelação é apenas um traço de personalidade: a vontade de ver as coisas por esquemas simplificados, que caibam em qualquer compreensão, ou simplesmente a incapacidade de contemplar as coisas como elas são.
    Os escritores dos Sagrados Livros, no entanto, inspirados pelo próprio Espírito Santo, não cederam à tentação de enquadrar Deus em simplórios modelos. Seria uma tremenda ingenuidade! Em Sua grandeza, Ele obviamente excede em muito nossa limitada capacidade de compreender e imaginar. São João Evangelista pontualmente diz: "... Deus é maior que nossa consciência..." 1 Jo 3,20
    Assim, tanto Jesus como o Espírito Santo ainda estão para ser conhecidos até mesmo por muitos religiosos: Deus Filho por Sua humanidade, e Deus Espírito por Sua simplicidade. A variedade de manifestações físicas do Divino Paráclito, por exemplo, demonstra o quanto Ele não faz questão de assumir uma única e visível forma para fazer-Se conhecido, antes prima pura e simplesmente por estar presente, mesmo que não seja notado.
    E pelos textos bíblicos é possível aferir Sua divindade, claramente expressa por Sua absoluta autonomia, como um dos amigos de Jó disse: "Foi o Espírito de Deus que me fez, e o sopro do Todo-poderoso que me deu a vida." Jó 33,4
    O Livro da Sabedoria, ao discorrer sobre ela mesma, dá características de um Ser claramente divino: "Há nela, com efeito, um inteligente Espírito, santo, único, múltiplo, sutil, móvel, penetrante, puro, claro, inofensivo, inclinado ao bem, agudo, livre, benéfico, benévolo, estável, seguro, livre de inquietação, que tudo pode, que de tudo cuida, que penetra em todos espíritos: os inteligentes, os puros, os mais sutis." Sb 7,22-23
    Por isso, com incomensuráveis poderes e independência, Ele só pode ser Deus. São Tiago Menor cita Seu zelo pelos fiéis: "Ou imaginais que em vão diz a Escritura: 'Sois amados até o ciúme pelo Espírito que em vós habita'?" Tg 4,5
    A primeira menção que d'Ele temos na Bíblia está logo nos primeiríssimos versículos, fazendo mesmo lembrar a origem da vida: "No princípio, Deus criou os céus e a Terra. A Terra estava informe e vazia, as trevas cobriam o abismo, e o Espírito de Deus pairava sobre as águas." Gn 1,1-2
    São Paulo, propriamente, aponta-O como único e livre distribuidor dos dons de Deus: "Mas um e o mesmo Espírito distribui todos estes dons, repartindo a cada um como Lhe apraz." 1 Cor 12,11
     Afirma que foi Ele Quem estabeleceu Jesus, enquanto ser humano, como Filho de Deus: "... que, segundo o Espírito de Santidade, foi estabelecido Filho de Deus no poder por Sua Ressurreição dos mortos... " Rm 1,4
    Ora, segundo São Mateus, a própria Encarnação do Cristo é obra Sua, pois Maria "... concebeu por virtude do Espírito Santo." Mt 1,18
    E Sua precípua missão, como São João Evangelista ensina, é confirmar Jesus Cristo e Sua Encarnação: "Caríssimos, não deis fé a qualquer espírito, mas examinai se os espíritos são de Deus, porque muitos falsos profetas se levantaram no mundo. Nisto reconhece-se o Espírito de Deus: todo espírito que proclama que Jesus Cristo Se encarnou é de Deus; todo espírito que não proclama Jesus, esse não é de Deus, mas é o espírito do Anticristo, de cuja vinda tendes ouvido e agora já está no mundo." 1 Jo 4,1-3
    Ele é o visível sinal dos verdadeiros cristãos, de nossa Comunhão com Deus: "É nisto que reconhecemos que Ele (Deus) permanece em nós: pelo Espírito que nos deu." 1 Jo 3,24b
    Segundo o Último Apóstolo, Ele também comprova nossa divina filiação: "A prova de que sois filhos é que Deus enviou a vossos corações o Espírito de Seu Filho, que clama: 'Aba, Pai!' Portanto já não és escravo, mas filho. E se és filho, então também és herdeiro de Deus." Gl 4,7
    Ele é a marca, portanto, a garantia de Deus que teremos a Vida Eterna: "... fostes selados com o Espírito Santo que fora prometido, que é o penhor de nossa herança... " Ef 1,13-14
    É Ele que nos conduz à santidade: "... santificados pelo Espírito Santo..." Rm 15,16
    Pois só assim, pela purificação que Ele concede aos cristãos, se pode efetivamente servir ao Salvador, como São Pedro atestou daqueles que são: "... santificados pelo Espírito para obedecer a Jesus Cristo, e receber sua parte da aspersão do Seu Sangue." 1 Pd 1,2b
    Sem dúvida, foi para esse fim que Jesus O derramou sobre os Sacerdotes de Sua Igreja. logo em Sua primeira aparição após ressuscitar: "Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: 'Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, sê-lhes-ão perdoados. Àqueles a quem os retiverdes, sê-lhes-ão retidos.'" Jo 20,22-23
    Vejamos o que mais diz Jesus do Divino Paráclito. Em Sua primeira visita a Jerusalém em vida pública, dialogando com Nicodemos, Ele logo afirmou Sua autonomia, que se reflete nos crismados: "O vento sopra onde quer. Ouves-lhe o ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito." Jo 3,8
    Garantiu, pouco antes de Sua Ascensão, que Ele ungiria os Apóstolos e toda Igreja no dia do Pentecostes, conforme a profecia: "Assim é que está escrito, e assim era necessário que Cristo padecesse, mas que ressurgisse dos mortos ao terceiro dia. E que em Seu Nome se pregasse a penitência e a remissão dos pecados a todas nações, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas de tudo isso. Eu mandá-vos-ei o Prometido de Meu Pai. Por isso, permanecei na cidade até que sejais revestidos da força do alto." Lc 24,46-49
    No entanto, como Jesus mesmo disse, Ele não é indiscriminadamente concedido, mas apenas à Igreja, a qual Ele jamais abandona: "E Eu rogarei ao Pai, e Ele dá-vos-á outro Paráclito para que convosco fique eternamente. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber porque não O vê nem O conhece. Mas vós conhecê-Lo-eis, porque convosco permanecerá e em vós estará. Não vos deixarei órfãos." Jo 14,16-18a
    É Ele que ilumina a Igreja para a perfeita interpretação da Revelação, cujo ápice está nas Palavras de Jesus, que disse: "Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu Nome, ensiná-vos-á todas coisas e recordá-vos-á tudo que vos tenho dito." Jo 14,26
    Ele é divino, ainda segundo Nosso Salvador: "... procede do Pai..." Jo 15,26
    E assim como Jesus, que cuida de nossas fraquezas, Ele tem conduzido a Igreja em perfeita Comunhão com a vontade do Pai. Nosso Senhor disse os Apóstolos: "Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas agora não podeis suportá-las. Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensiná-vos-á toda Verdade, porque não falará por Si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciá-vos-á as coisas que virão." Jo 16,13


O REINO DO ESPÍRITO DE DEUS

    Para Jesus, de fato, a ação do Espírito Santo inaugura o Reino dos Céus aqui na terra. Ele asseverou perante os fariseu: "Mas se é pelo Espírito de Deus que expulso os demônios, então para vós chegou o Reino de Deus." Mt 12,28
    Sim, porque segundo o próprio Espírito Santo, só a Nova Aliança abriria as portas do Paraíso novamente, como apontaram os seguidores da tradição de São Paulo: "Com isso, o Espírito Santo revelava que o caminho do Santo dos Santos ainda não estava livre enquanto subsistisse o primeiro tabernáculo. Porém, já veio Cristo, Sumo Sacerdote dos vindouros bens. E através de um mais excelente e mais perfeito Tabernáculo, não construído por mãos humanas (isto é, não deste mundo), sem levar Consigo o sangue de carneiros ou novilhos, mas com Seu próprio Sangue, de uma vez por todas entrou no santuário, adquirindo-nos uma eterna redenção." Hb 9,8.11-12
    Ora, Deus Pai havia prometido uma completa renovação da humanidade, fazendo com que Sua Lei se tornasse praticável. E isto certamente só se deu com a Vinda de Jesus, que preparou os Apóstolos para o Pentecostes. Está nas profecias feitas através de Ezequiel: "Derramarei sobre vós Águas Puras, que vos purificarão de todas vossas impurezas e de todas vossas abominações. Dá-vos-ei um novo coração, e em vós porei um Novo Espírito. Tirá-vos-ei do peito o coração de pedra e dá-vos-ei um coração de carne. Em vós porei Meu Espírito, fazendo com que obedeçais às Minhas Leis e sigais e observeis Meus preceitos." Ez 36,25-27
    São Paulo, pois, atestou a enorme diferença entre a Antiga e a Nova Aliança: "A Lei do Espírito de Vida libertou-me, em Jesus Cristo, da Lei do pecado e da morte. O que era impossível à Lei, visto que a carne a tornava impotente, Deus fez. Enviando, por causa do pecado, Seu próprio Filho numa carne semelhante à do pecado, condenou o pecado na carne a fim de que a justiça prescrita pela Lei fosse realizada em nós, que vivemos não segundo a carne, mas segundo o Espírito." Rm 8,2-4
    Fala mesmo de uma nova condição frente ao Antigo Testamento: "Porém, se vos deixais guiar pelo Espírito, não estais sob a Lei." Gl 5,18
    Até acusa de excomunhão quem retrocede: "Já estais separados de Cristo, vós que procurais a justificação pela Lei. Decaístes da Graça." Gl 5,4
    Seus seguidores cravaram Seu Ministério: "... o Espírito Santo, Autor da Graça!" Hb 10,29b
    E ele mesmo diz da superioridade do Novo Testamento e do poder da Igreja: "Por conseguinte, desprezar estes preceitos é desprezar não a um homem, mas a Deus, que nos deu Seu Santo Espírito." 1 Ts 4,8
    Diz da Glória de Seu Ministério: "Ora, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, se revestiu de tal glória que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos no rosto de Moisés, por causa do resplendor de sua face, embora transitório, quanto mais glorioso não será o Ministério do Espírito?" 2 Cor 3,7-8
    Pois diferente dos tempos de São José do Egito, ou mesmo da Antiga Aliança, desde então Ele tem sido derramado em plenitude, como o Apóstolo dos Gentios disse a São Tito: "... pelo Espírito Santo que nos foi concedido em profusão, por meio de Cristo, Nosso Salvador..." Tt 3,5b-6
    Jesus mesmo declarou: "Eu vim para que as ovelhas tenham Vida, e a tenham em abundância." Jo 10,10b
    De fato, antes do Advento de Cristo as unções eram individuais, como o Faraó disse de São José do Egito: "Poderíamos, disse-lhes ele, encontrar um homem que tenha, tanto como este, o Espírito de Deus?" Gn 41,38
    Eram raras, parciais: "O Senhor desceu na nuvem e falou a Moisés. Tomou uma parte do Espírito que o animava e pôs sobre os setenta Anciãos. Apenas repousara o Espírito sobre eles, começaram a profetizar, mas não continuaram." Nm 11,25
    Ou episódicas: "O Espírito do Senhor retirou-Se de Saul, e um mau espírito veio sobre ele, enviado pelo Senhor." 1 Sm 16,14
    Era o caso do Profeta Ezequiel: "Enquanto ela (uma voz) me falava, entrou em mim o Espírito e fez-me ficar de pé. Então ouvi Aquele que me falava. 'Filho do homem', dizia-me, 'envio-te aos israelitas, a essa nação de rebeldes, revoltada contra Mim, a qual, do mesmo modo que seus pais, vem pecando contra Mim até este dia. É a esses filhos de dura cerviz e de insensível coração que te envio, para dizer-lhes: 'Oráculo do Senhor Javé!' Quer te ouçam ou não, pois é uma indomável raça, hão de ficar sabendo que no meio deles há um Profeta!" Ez 2,2-5
    Aliás, era o caso de todos Profetas, como, ao Senhor, Neemias diz do povo de Israel: "Vossa paciência para com eles durou muitos anos. Vós fazíei-lhes admoestações pela inspiração de Vosso Espírito, que animava Vossos Profetas." Ne 9,30a
    São João Batista, ademais, ao testemunhar a unção de Deus sobre Jesus, vai dizer algo parecido ao que São Paulo disse a São Tito: "... porque Ele concede o Espírito sem medidas." Jo 3,34
    Era uma das profecias de Isaías sobre Jesus, quando nos foram revelados os dons do Santo Paráclito: "Um Renovo sairá do tronco de Jessé, e um Rebento brotará de suas raízes. Sobre Ele repousará o Espírito do Senhor, Espírito de Sabedoria e de entendimento, Espírito de prudência e de coragem, Espírito de ciência e de temor ao Senhor." Is 11,1-2
    Aliás, Nosso Salvador justificou Sua Paixão exatamente pela necessidade da Vinda do Santo Paráclito: "Entretanto, digo-vos a Verdade: a vós convém que Eu vá! Porque, se Eu não for, o Paráclito não virá a vós, mas se Eu for, enviá-Lo-ei a vós." Jo 16,7
    E em mais uma prova de Sua absoluta autonomia, Ele colocou nestes termos a Missão do Divino Espírito: "E quando Ele vier, convencerá o mundo a respeito do pecado, da justiça e do Juízo. Convencerá o mundo a respeito do pecado, que consiste em não crer em Mim. Convencê-lo-á a respeito da justiça, porque Eu Me vou para junto de Meu Pai e vós já não Me vereis. Ele convencê-lo-á a respeito do Juízo, que consiste em que o príncipe deste mundo já está julgado e condenado." Jo 16,8-11
    Para mais claramente reverenciar Sua Divina Santidade, Jesus, enquanto mera manifestação humana, portanto passível de incredulidade, afirmou que toleraria insulto, mas não admitiria tal tratamento para com o Espírito de Deus: "Todo aquele que tiver falado contra o Filho do Homem, será perdoado. Se, porém, falar contra o Espírito Santo, não alcançará perdão nem neste nem no vindouro século." Mt 12,32
    Com efeito, desde Seu Batismo por São João Batista, era o Santo Paráclito que movia Jesus conforme a vontade do Pai: "Cheio do Espírito Santo, voltou Jesus do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto..." Lc 4,1
    Ele é o autor das divinas revelações, como fez a Simeão, que viu o Menino Jesus ser apresentado no Templo de Jerusalém: "Fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que não morreria sem primeiro ver o Cristo do Senhor." Lc 2,26
    É Ele que unge Jesus ao iniciar Sua vida pública, também conforme as profecias de Isaías: "O Espírito do Senhor está sobre Mim, porque Me ungiu. E enviou-Me para anunciar o Evangelho aos pobres, para sarar os contritos de coração..." Lc 4,18
    É Ele Quem alegrava Nosso Senhor, como quando Ele viu o sucesso da missão de Seus enviados: "... Jesus exultou de alegria no Espírito Santo..." Lc 10,21
    É Ele que nos inspira nos difíceis momentos de testemunho, como Jesus garantiu: "... o Espírito Santo inspirá-vos-á naquela hora o que deveis dizer." Lc 12,12
    É Ele que nos dá Sabedoria, como o sagrado autor dialoga com Deus: "E quem conhece Vossas intenções, se Vós não lhe dais a Sabedoria, e se do mais alto dos Céus Vós não lhe enviais Vosso Espírito Santo?" Sb 9,17
    Ele é a Água Viva, como Jesus aludiu: "'Quem crê em Mim, como diz a Escritura: 'De seu interior manarão rios de Água Viva.' Dizia isso, referindo-Se ao Espírito que haviam de receber aqueles que n'Ele cressem, pois ainda não fora dado o Espírito..." Jo 7,39
    Ele é o maior presente que Deus Pai tem para oferecer-nos, ainda segundo Jesus: "Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais Vosso Pai Celestial dará o Espírito Santo aos que LhO pedirem." Lc 11,13
    São Pedro confirma o dom de Deus que Ele representa, mas condiciona-o ao Sacramento da Confissão: "Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em Nome de Jesus Cristo para remissão de vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo." At 2,38
    Por isso, ao testemunhar Jesus como o Salvador perante o Sinédrio, ele explica quem O recebe: "Deste fato nós somos testemunhas, nós e o Espírito Santo, que Deus deu a todos aqueles que Lhe obedecem." At 5,32
    E para instruir os Apóstolos, Jesus contava com Sua imprescindível ajuda, como São Lucas atestou: "... depois de ter dado pelo Espírito Santo Suas instruções aos Apóstolos que escolhera..." At 1,2
    São Paulo reafirmou-o: "Lendo-me, podereis entender a compreensão que me foi concedida do Mistério de Cristo, que em outras gerações não foi manifestado aos homens da maneira como agora tem sido revelado pelo Espírito aos Seus santos Apóstolos e profetas." Ef 3,4-5


O ESPÍRITO SANTO INSPIRA A IGREJA

    No Pentecostes, enfim, ao descer sobre a Igreja, Ele tocou profundamente o coração dos fiéis e deu-lhes o dom de falar em outros idiomas, para ajudar na difusão do Evangelho por todo o mundo. Ou seja, por Sua obra a Igreja já nasce católica, quer dizer, universal: "Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo concedia-lhes que falassem." At 2,4
    Como visto, esta era uma profecia sobre os tempos que se seguiam ao Sacrifício de Cristo, e que faria com que muitos judeus se arrependessem de tê-Lo crucificado. Deus falou através do Profeta Zacarias: "Derramarei um Espírito de Graça e oração sobre a casa de Davi e sobre os moradores de Jerusalém, e eles olharão para Mim. Quanto Àquele que transpassaram, chorarão por Ele como se chora pelo filho único. Amargamente vão chorá-Lo, como se chora por um primogênito." Zc 12,10
    São Pedro, pois, é quem nos dá uma expressa indicação da Divindade do Espírito Santo. Ao repreender Ananias, o Príncipe dos Apóstolos diz que ele não mentiu a um homem da Igreja, mas ao Espírito Santo, ou seja, mentiu ao próprio Deus: "Pedro, porém, disse: 'Ananias, por que Satanás tomou conta de teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e enganasses acerca do valor do campo? Não foi aos homens que mentiste, mas a Deus.'" At 5,3-4
    No mesmo sentido, antes de ser apedrejado, Santo Estevão não reclama dos judeus por resistirem propriamente a Deus Pai, mas ao Santo Espírito: "Homens de dura cerviz, e de incircuncisos corações e ouvidos! Vós sempre resistis ao Espírito Santo." At 7,51
    É, portanto, o Divino Espírito Santo Quem guia os passos da Igreja, como levou São Pedro à família de Cornélio para que presenciasse o 'Pentecostes dos Gentios': "Enquanto Pedro refletia sobre a visão, disse-lhe o Espírito: 'Eis aí três homens que te procuram. Levanta-te! Desce e vai com eles sem hesitar, porque fui Eu Quem os enviou.'" At 10,19-20
    É Ele que fala à verdadeira Igreja de Cristo, como se viu em Antioquia da Síria: "Enquanto celebravam o culto do Senhor, depois de terem jejuado, disse-lhes o Espírito Santo: 'Separai-Me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho destinado.'" At 13,2
    É Ele Quem decide com os Sacerdotes da Igreja os mais importantes assuntos, como aconteceu em Jerusalém, no Primeiro Concílio da Igreja. Sobre a decisão que tomaram, São Tiago Menor ditou na carta à igreja de Antioquia: "Com efeito, bem pareceu ao Espírito Santo e a nós não vos impor outro peso além do indispensável seguinte..." At 15,28
    Ele constitui os bispos, como São Paulo diz aos Anciãos de Éfeso: "Cuidai de vós mesmos e de todo rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastorear a Igreja de Deus..." At 20,28
    É Ele Quem falava pelos Profetas, como vimos Neemias dizer, e como este Apóstolo comenta sobre os judeus de Roma: "Bem falou o Espírito Santo pelo Profeta Isaías a vossos pais..." At 28,25b
    Foi Ele Quem inspirou as Escrituras, segundo São Pedro: "Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de pessoal interpretação. Porque jamais uma profecia foi proferida por efeito de uma humana vontade. Homens inspirados pelo Espírito Santo falaram da parte de Deus." 2 Pd 1,21
    É Ele Quem nos dá o dom de amar, como São Paulo diz aos romanos: "Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado." Rm 5,5
    É Ele que nos permite pressentir o Reino de Deus: "O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, Paz e gozo no Espírito Santo." Rm 14,17
    É Ele que dá vida à nossa esperança: "... para que, pela virtude do Espírito Santo, transbordeis de esperança!" Rm 15,13
    É Quem nos concede a verdadeira alegria, como nosso Santo escreve aos tessalonicenses: "E vós fizeste-vos imitadores nossos e do Senhor, ao receberdes a Palavra, apesar das muitas tribulações, com a alegria do Espírito Santo." 1 Ts 1,6
    É Ele que nos faz assimilar a Palavra da Salvação, como o Pai prometeu pelos Provérbios: "Convertei-vos às Minhas admoestações, espalharei sobre vós Meu Espírito, ensiná-vos-ei Minhas Palavras." Pr 1,23
    É Ele Quem nos auxilia em nossas orações e intercede por nós, segundo São Paulo: "Outrossim, o Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza. Porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com inefáveis gemidos." Rm 8,26
    Segundo São Judas Tadeu, só através d'Ele podemos rezar propriamente: "Orai no Espírito Santo." Jd 1,20
    É Ele que nos batiza, como São Paulo disse a São Tito: "... mediante o Batismo da regeneração e renovação, pelo Espírito Santo..." Tt 3,5
    Ele é que nos concede, como vimos o Amado Discípulo dizer, a Comunhão com Deus. São Paulo também diz aos coríntios: "... a Comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós!" 2 Cor 13,13
    E essa Comunhão é realmente perfeita: "Mas quem se une ao Senhor, com Ele torna-se um só Espírito." 1 Cor 6,17
    Pois só por Ele nos é concedido celebrar a Santa Missa. Está na Carta aos Filipenses: "Porque os verdadeiros circuncisos somos nós, que prestamos culto a Deus pelo Espírito de Deus, e pomos nossa glória em Jesus Cristo, e não confiamos na carne." Fl 3,3
    Quando pecamos, portanto, é primeiro a Ele que ofendemos, e por isso São Paulo pede aos efésios: "Não contristeis o Espírito Santo de Deus..." Ef 4,30
    E o salmista sabia que, assim como Deus O concede, também pode retirá-Lo: "Ó Deus, cria em mim um puro coração, e renova em meu peito um firme espírito. Não me rejeites para longe de Tua face, não retires de mim Teu Santo Espírito." Sl 50,12-13
    Mas, por Sua Onipresença e Misericórdia, o Santo Espírito não Se afasta totalmente de nós. O Livro da Sabedoria diz: "Mas poupais todos seres porque todos são vossos, ó Senhor, que amais a Vida. Vosso Incorruptível Espírito está em todos." Sb 11,26;12,1
    Quando a Palavra do Evangelho abrasa nosso coração, porém, é sinal de Sua forte presença, como São Paulo afirma: "Nosso Evangelho foi-vos pregado não somente por palavra, mas também com poder, com o Espírito Santo..." 1 Ts 1,5
    Contudo, pelo livre arbítrio, Deus deu-nos o terrível poder de aniquilá-Lo em nossos corações. Nosso Apóstolo adverte com todas letras: "Não extingais o Espírito." 1 Ts 5,19
    Ele ensina: "Ora, o Senhor é o Espírito..." 2 Cor 3,17
    De fato, Jesus havia dito: "Deus é Espírito, e Seus adoradores devem adorá-Lo em espírito e Verdade." Jo 4,24
    E sendo Deus, só Ele pode fazer-nos perceber que Jesus é Deus. São Paulo sentencia: "... ninguém pode dizer: 'Jesus é o Senhor', senão sob a ação do Espírito Santo." 1 Cor 12,3

    "O Espírito una-nos num só Corpo!"