terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

A Piedade


    De que nos serve tanto conhecimento científico? Para o autodestrutivo conforto do consumismo, do hedonismo e do individualismo? Seguido das consequentes catástrofes ecológicas, sociais e pessoais? Para São Paulo, o amadurecimento tem, sob todos aspectos, uma especial finalidade: necessariamente deve seguir em direção à piedade. Mas não com significado de misericórdia, que é mais comum, na verdade uma corruptela, porém em seu original, de religiosidade, de natural e espontânea prática da . Ele escreveu a São Tito: "Paulo, servo de Deus, Apóstolo de Jesus Cristo para aos eleitos de Deus levar a fé e o profundo conhecimento da Verdade, que conduz à piedade..." Tt 1,1
    São Timóteo, ele exalta a devoção de amor a Deus como sinal da Vida Eterna: "Exercita-te na piedade. Se o corporal exercício traz algum pequeno proveito, a piedade, esta sim, é útil para tudo, porque tem a promessa da presente e da futura Vida." 1 Tm 4,8
    Pede empenho para a mais perfeita Comunhão: "Portanto, tu, meu filho, procura progredir na Graça de Jesus Cristo." 2 Tm 2,1
    Pede o mesmo aos tessalonicenses: "No mais, irmãos, aprendestes de nós a maneira como deveis proceder para agradar a Deus. E já fazeis. Rogamo-vos, pois, e exortamo-vos no Senhor Jesus a que progridais sempre mais." 1 Ts 4,1
    E apelando à razão e à Revelação, divulgada pelos Apóstolos, ele condena todas crendices que se opõem a verdadeira espiritualidade: "Quanto às profanas fábulas, esses extravagantes contos de comadres, rejeita-as." 1 Tm 4,7
    Dizia que a piedade deve ser vivida na mais absoluta caridade, ou seja, em compaixão e boa vontade, mais notadamente pela Comunhão com os pobres: "Sem dúvida, grande é o valor da piedade, porém quando acompanhada de espírito de desprendimento. Porque nada trouxemos ao mundo, tampouco nada poderemos levar. Tendo alimento e vestuário, contentemo-nos com isto. Aqueles que ambicionam tornar-se ricos caem nas armadilhas do Demônio, e em muitos insensatos e nocivos desejos que precipitam os homens no abismo da ruína e da perdição. Porque a raiz de todos males é o amor ao dinheiro. Acossados pela cobiça, alguns se desviaram da fé e se enredaram em muitas aflições." 1 Tm 6,6-10
    Conhecedor das forças do Demônio, propunha pura e simplesmente correr, fugir de suas influências, e apontava, junto à piedade, algumas das principais virtudes cristãs: "Mas tu, ó homem de Deus, foge desses vícios e com todo empenho procura a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a mansidão. Combate o bom combate da fé. Conquista a Vida Eterna, para a qual foste chamado..." 1 Tm 6,11-12b
    São Pedro, na mesma linha do amadurecimento citado por São Paulo, afirma que é conhecendo Jesus que somos conduzidos a esses dois inestimáveis valores: "O divino poder deu-nos tudo que contribui para a Vida e a piedade, fazendo-nos conhecer Àquele que nos chamou por Sua Glória e Sua virtude." 2 Pd 1,3
    Cita o mais evidente benefício: "... é porque o Senhor sabe livrar das provações os piedosos homens e reservar os ímpios para serem castigados no Dia do Juízo..." 2 Pd 2,9
    Vaticina, conclama: "Vós, pois, caríssimos, advertidos de antemão, tomai cuidado para que não caiais de vossa firmeza, levados pelo erro destes ímpios homens. Mas crescei na Graça e no conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo." 2 Pd 3,17-18a
    E como fruto de sua ascética e mística experiência, ensina a luminosa sequência de metas que um fiel cristão deve trilhar para concretamente achegar-se a Deus: "Por estes motivos, esforçai-vos quanto possível por unir à vossa fé a virtude, à virtude a ciência, à ciência a temperança, à temperança a paciência, à paciência a piedade, à piedade o fraterno amor, e ao fraterno amor a caridade." 2 Pd 1,5-7
    Ele exorta e garante: "Portanto, irmãos, cada vez mais cuidai em assegurar vossa vocação e eleição. Procedendo deste modo, não tropeçareis jamais. Assim largamente vos será aberta a entrada no Reino Eterno de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Na realidade, não é baseando-nos em hábeis fábulas que nós vos temos feito conhecer o poder e a Vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo, mas por termos visto Sua Majestade com nossos próprios olhos." 2 Pd 1,10-11.16
    Falando das alterações cósmicas que se darão com o fim do mundo, o Príncipe dos Apóstolos prega a dignidade de filhos de Deus e a sincera devoção: "Entretanto, o Dia do Senhor virá como ladrão. Naquele dia, os céus passarão com ruído. Abrasados, os elementos dissolver-se-ão, e a terra será consumida com todas obras que ela contém. Uma vez que todas estas coisas hão de desagregar-se, considerai qual deve ser a santidade de vossa vida e de vossa piedade..." 2 Pd 3,10-11
    Assertivamente, indicando quase os mesmos valores dos estágios espirituais propostos por São Pedro, São Tiago Menor diz que a verdadeira piedade consta, em essência, de contrição, sobriedade, caridade e castidade: "Se alguém pensa ser piedoso, mas não refreia sua língua e engana seu coração, então é vã sua religião. A religião pura e sem mácula aos olhos de Deus e Nosso Pai é esta: visitar os órfãos e as viúvas em suas aflições, e conservar-se puro da corrupção deste mundo." Tg 1,26-27
    São Paulo tem na piedade, pois, sempre com significado de ativa e constante vivência da fé, a principal característica da Doutrina de Jesus: "Quem ensina de outra forma e discorda das salutares Palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo, bem como da Doutrina conforme à piedade, é cego, nada entende, é doente à procura de discussões e brigas de palavras." 1 Tm 6,3-4a
    Energicamente condena os falsos mestres, que, entre outros graves pecados por cobiça, distorcem as religiosas práticas, aproveitam-se da boa fé dos autênticos devotos e maculam a Igreja enquanto Corpo Místico de Cristo: "Daí se originam a inveja, a discórdia, os insultos, as injustas suspeitas, os vãos conflitos entre homens de corrompido coração e privados da Verdade, que só vêem na piedade uma fonte de lucro." 1 Tm 6,4b-5
    E aponta a obra de Jesus para que cheguemos à solidez da Igreja, ao conhecimento da Verdade: "A uns Ele constituiu Apóstolos; a outros, Profetas; a outros, evangelistas, pastores, doutores, para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa à construção do Corpo de Cristo, até que todos tenhamos chegado à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo. Para que não continuemos crianças ao sabor das ondas, agitados por qualquer sopro de doutrina, ao capricho da malignidade dos homens e de seus enganadores artifícios." Ef 4,11-14
    Profetiza, enfim, sobre toda espécie de lobo que se esconderá sob pele de cordeiro, como falsos fiéis que não vivem da sincera busca da realidade, à qual devem curvar-se, e fogosamente escolhem uma doutrina que lhes convêm: "Nota bem o seguinte: nos últimos dias haverá um difícil período. Os homens tornar-se-ão egoístas, avarentos, fanfarrões, soberbos, rebeldes aos pais, ingratos, malvados, desalmados, desleais, caluniadores, devassos, cruéis, inimigos dos bons, traidores, insolentes, cegos de orgulho, amigos dos prazeres e não de Deus, ostentarão a aparência de piedade, mas desdenharão da autoridade. Dessa gente, afasta-te! Deles fazem parte os que jeitosamente se insinuam pelas casas e enfeitiçam mulherzinhas carregadas de pecados, atormentadas por toda espécie de paixões, sempre a aprender sem nunca chegar ao conhecimento da Verdade." 2 Tm 3,1-7
    Esta, aliás, seria uma revelação particular que lhe foi feita pelo próprio Espírito Santo, como registrou: "O Espírito expressamente diz que, em vindouros tempos, alguns hão de apostatar da fé dando ouvidos a embusteiros espíritos e a diabólicas doutrinas, de hipócritas e impostores, marcados na própria consciência com o ferrete da infâmia." 1 Tm 4,1-2
    Por isso, pedia mais devoção aos colossenses, inclusive em intercessão pela Igreja: "Servi a Cristo Senhor. Sede perseverantes, sede vigilantes na oração, acompanhada de ações de graças. Também orai por nós. Pedi a Deus que dê livre curso à nossa Palavra para que possamos anunciar o Mistério de Cristo." Cl 3,24b;4,2-3a
    Aos romanos, da mesma forma: "Não relaxeis vosso zelo. Sede fervorosos de espírito. Servi ao Senhor." Rm 12,11
    Avisa dos sérios riscos do relaxamento da religiosidade: "A ira de Deus manifesta-se do alto do Céu contra toda impiedade e perversidade dos homens, que pela injustiça aprisionam a Verdade. Porque, conhecendo a Deus, não O glorificaram como Deus nem Lhe deram graças. Pelo contrário, extraviaram-se em seus vãos pensamentos e obscureceu-se-lhes o insensato coração. Pretendendo-se sábios, tornaram-se estultos." Rm 1,18.21-22
    E dá uma lista de tenebrosas consequências da aridez espiritual: "Por isso, Deus entregou-os aos desejos de seus corações, à imundície, de modo que entre si desonram os próprios corpos. Trocaram a Verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura em vez do Criador, que é bendito pelos séculos. Amém! Por isso, Deus entregou-os a vergonhosas paixões: suas mulheres mudaram as relações naturais em relações contra a natureza. Do mesmo modo os homens, deixando o natural uso da mulher, arderam em desejos uns para com os outros, cometendo homens com homens a torpeza, e recebendo em seus corpos a devida paga a seu desvario. Como não se preocupassem em adquirir o conhecimento de Deus, Deus entregou-os a depravados sentimentos, e daí seu indigno procedimento. São repletos de toda espécie de malícia, perversidade, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade. São difamadores, caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, soberbos, altivos, inventores de maldades, rebeldes contra os pais. São insensatos, desleais, sem coração, sem misericórdia. Apesar de conhecerem o justo decreto de Deus, que considera dignos de morte aqueles que fazem tais coisas, não somente as praticam, como também aplaudem aqueles que as cometem." Rm 1,24-32
    Por fim, ele explica a São Timóteo como deve ser a postura de um autêntico piedoso, ciente de que a verdadeira religiosidade é absolutamente sobrenatural: "Todavia, se eu tardar, quero que saibas como deves portar-te na Casa de Deus, que é a Igreja de Deus vivo, coluna e sustentáculo da Verdade. Sim, é tão sublime, unanimemente proclamamo-lo, o mistério da divina bondade: manifestado na carne, justificado no Espírito, visto pelos anjos, anunciado aos povos, acreditado no mundo, exaltado na Glória!" 1 Tm 3,15-16
    E recomenda: "Empenha-te em apresentar-te diante de Deus como homem digno de aprovação, operário que não tem de que se envergonhar, íntegro distribuidor da Palavra da Verdade. Procura esquivar-te das frívolas conversas dos mundanos, que só contribuem para a impiedade. As palavras dessa gente destroem como a gangrena." 2 Tm 2,15-17a
    Ora, ele assim sintetizou a Missão de Jesus na Carta a São Tito: "Veio para ensinar-nos a renunciar à impiedade e às mundanas paixões, e a viver neste mundo com toda sobriedade, justiça e piedade..." Tt 2,12
    De fato, Jesus prega a interiorização da fé: "Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores hão de adorar o Pai em espírito e Verdade, e são esses adoradores que o Pai deseja. Deus é espírito, e Seus adoradores devem adorá-Lo em espírito e Verdade." Jo 4,23-24
    Pois quando realmente nos entregamos a Deus, é Ele mesmo Quem realiza em nós Sua vontade, como explicam os seguidores da tradição de São Paulo: "E o Deus da Paz que, no Sangue da Eterna Aliança, ressuscitou dos mortos o Grande Pastor das ovelhas, Nosso Senhor Jesus, queira dispor-vos ao bem e conceder-vos que cumprais Sua vontade, realizando Ele próprio em vós o que é agradável a Seus olhos, por Jesus Cristo, a Quem seja dada a Glória por toda eternidade. Amém." Hb 13,20-21 
    E com absoluta razão, o próprio São Paulo inclui na prática de fé que rezemos também pelas autoridades não religiosas: "Acima de tudo, recomendo que se façam preces, orações, súplicas, ações de graças por todos homens, pelos reis e por todos que estão constituídos em autoridade, para que possamos viver uma calma e tranquila vida, com toda piedade e honestidade. Isto é bom e agradável diante de Deus, Nosso Salvador, o Qual deseja que todos homens se salvem e cheguem ao conhecimento da Verdade." 1 Tm 2,2-3
    Além, claro, de rezar por todos fiéis: "Intensificai vossas invocações e súplicas. Orai em toda circunstância, pelo Espírito, no Qual perseverai em intensa vigília de súplica por todos cristãos." Ef 6,18
    Nesse sentido, seus seguidores pedem especial deferência por nossos Sacerdotes: "Sede submissos e obedecei aos que vos guiam, pois eles velam por vossas almas e delas devem dar conta. Assim eles o farão com alegria, e não a gemer, o que vos seria funesto." Hb 13,17
    E eles, por óbvio, devem dar o primeiríssimo exemplo de piedade, como São Paulo exigia dos bispos: "Ao contrário, seja hospitaleiro, amigo do bem, prudente, justo, piedoso, continente, firmemente apegado à Doutrina da fé tal como foi ensinada, para poder exortar segundo a Sã Doutrina e rebater aqueles que a contradizem." Tt 1,8-9
    Ora, a religiosidade dos Profetas fazia toda diferença, podendo levar à geral descrença se eles eram falsos. Através de Jeremias, Deus anunciou: "Por isso, eis o Oráculo do Senhor dos Exércitos contra os profetas: 'Vou nutri-los com absinto, e dar-lhes de beber contaminadas águas. Porquanto é pela atitude dos profetas de Jerusalém que a impiedade invadiu a terra.'" Jr 23,15
    Bem como a religiosidade de um sumo sacerdote, como se viu ao tempo dos Macabeus, restauradores do judaísmo: "Enquanto os habitantes de Jerusalém gozavam de uma perfeita paz, por causa da piedade e retidão do sumo sacerdote Onias, na exata observância das leis, o Templo era respeitado até mesmo pelos reis estrangeiros." 2 Mc 3,1-2a
    Por ela dão-se os mais virtuosos atos e fé, como os Macabeus atestam: "Na verdade, quando nossos pais foram levados à Pérsia, os sacerdotes de então, inflamados de piedade, secretamente tomaram o sagrado fogo do altar e esconderam-no no fundo de um poço seco, onde eles tão cuidadosamente o ocultaram que o lugar permaneceu desconhecido de todos." 2 Mc 1,19
    Nela estava toda virtude dos reis do povo de Deus, como durante algum tempo Saul ostentou: "'Eis que o povo está pecando contra o Senhor', vieram dizer a Saul, 'comendo carne com sangue.' 'Isso é uma impiedade', exclamou o rei." 1 Sm 14,33a
    Também foi o caso de Davi: "Por todos séculos, em vista de sua piedade, mereceu Davi o trono real." 1 Mc 2,57
    E Josias: "Foi divinamente destinado a levar o povo à penitência, e robusteceu a piedade numa época de pecado. Voltou o coração para o Senhor e fez desaparecer as abominações da impiedade. ... os demais reis de Judá abandonaram a Lei do Altíssimo e desprezaram o temor a Deus, por isso tiveram de entregar seu reino a outros, e sua glória a uma estrangeira nação." Eclo 49,3-4.6-7
    O Eclesiástico não tinha dúvida: "... Ele dá Sabedoria àqueles que vivem a piedade." Eclo 43,37b
    Por essa razão, os Macabeus rezavam pelos judeus que moravam no Egito: "Que Ele disponha vossa alma à piedade e à observância de Seus Mandamentos, com um generoso coração e uma fervente submissão!" 2 Mc 1,3
    Pois está nos Provérbios: "A justiça do íntegro homem aplana-lhe o caminho, mas o ímpio abisma-se em sua própria impiedade." Pr 11,5
    E no livro da Sabedoria: "Com efeito, Deus odeia tanto o ímpio quanto sua impiedade. " Sb 14,9
    A piedade, portanto, é a mais devota prática dos ritos religiosos, por excelência representados na Santa Missa, na qual a Deus se rende a Glória que Lhe é devida, como disse o cego de nascença curado por Jesus: "Sabemos, porém, que Deus não ouve a pecadores, mas atende a quem Lhe presta culto e faz Sua vontade." Jo 9,31
    Jesus mesmo determinou: "Fazei isto em memória de Mim." Lc 22,19b
    São Paulo diz: "... a Ele (Deus) seja dada Glória na Igreja, e em Cristo Jesus, por todas gerações de eternidade. Amém." Ef 3,21
    É lá, através da Eucaristia, que nos aproximamos de Deus e compreendemos Seus desígnios, assim como fazem as mais elevadas hierarquias dos anjos: "Assim, de ora em diante, as celestes dominações e as potestades podem conhecer, através da Igreja, a infinita diversidade da Divina Sabedoria, de acordo com o eterno desígnio que Deus realizou em Jesus Cristo, Nosso Senhor. Pela fé que n'Ele depositamos, temos plena confiança de aproximar-nos de Deus." Ef 3,10-12
    Prática essa que requer humildade e Confissão, como Jesus explicou: "Subiram dois homens ao Templo para rezar. Um era fariseu, o outro, publicano. O fariseu, em pé, em seu íntimo rezava desta forma: 'Graças dou-Te, ó Deus, que não sou como os demais homens: ladrões, injustos e adúlteros; nem como o publicano que ali está. Jejuo duas vezes na semana e pago o dízimo de todos meus lucros.' O publicano, porém, mantendo-se à distância, não ousava sequer levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: 'Ó Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador!' Digo-vos: este voltou para casa justificado, e não o outro. Pois todo aquele que se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado." Lc 18,10,14
    Pois mais que orações, nas práticas de fé, assim como na Santa Missa, tal qual Cristo devemos oferecer-nos em verdadeiro sacrifício. São Paulo diz: "Eu exorto-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, a oferecerdes vossos corpos em vivo, santo e agradável sacrifício a Deus: este é vosso culto espiritual." Rm 12,1
    Para tanto, é de suma importância que nos deixemos envolver por Seu Espírito: "Porque os verdadeiros circuncisos somos nós, que prestamos culto a Deus pelo Espírito de Deus, e pomos nossa Glória em Jesus Cristo, e não confiamos na carne." Fl 3,3
    E como no temor ao Senhor é que está o início da Sabedoria (Pr 9,10), a verdadeira religiosidade não pode ser diferente: "Sim, possuindo nós um Inabalável Reino, dediquemos a Deus um reconhecimento que Lhe torne agradável nosso culto com temor e respeito. Porque Nosso Deus é um fogo devorador (Dt 4,24)." Hb 12,28


UMA VISÍVEL MARCA

    Mas nem toda prática de fé está voltada para a verdadeira Luz. Ao contrário, a maioria contempla apenas Seus reflexos, como disse Jesus à samaritana: "Vós adorais o que não conheceis." Jo 4,22a
    Sobre a religiosidade dos judeus, São Paulo observou: "Pois lhes dou testemunho de que têm zelo por Deus, mas um zelo sem discernimento." Rm 10,2
    Ele mesmo acusou seus erros de juventude: "Quanto à Lei, fariseu; quanto ao zelo, perseguidor da Igreja; quanto à justiça da Lei, declaradamente irrepreensível." Fl 3,5b-6
    Disse a quem são dirigidos os Mandamentos: "Sabemos que a Lei é boa, contanto que dela se faça legítimo uso e se tenha em conta que a Lei não foi feita para o justo, mas para os transgressores e os rebeldes, para os ímpios e os pecadores, para os irreligiosos e os profanadores, para os que ultrajam pai e mãe, os homicidas, os impudicos, os infames, os traficantes de homens, os mentirosos, os perjuros e tudo que se opõe à Sã Doutrina e ao glorioso Evangelho de Deus Bendito, que me foi confiado." 1 Tm 1,8-11
    E ressaltou a verdadeira guia do Espírito Santo: "Porém, se vos deixai guiar pelo Espírito, não estais sob a Lei. Ora, as obras da carne são estas: fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Dessas coisas previno-vos, como já vos preveni: aqueles que as praticarem não herdarão o Reino de Deus! O fruto do Espírito, ao contrário, é caridade, alegria, Paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança. Contra estas coisas não há Lei. Pois os que são de Jesus Cristo crucificaram a carne, com as paixões e concupiscências." Gl 5,18-23
    O próprio Jesus reclamou dos que vacilam: "Ao anjo da igreja de Laodiceia, escreve: 'Eis o que diz o Amém, a Fiel e Verdadeira Testemunha, o Princípio da Criação de Deus. Conheço tuas obras: não és nem frio nem quente. Oxalá fosses frio ou quente! Mas, como és morno, nem frio nem quente, vou vomitar-te.'" Ap 3,14-16
    Também aqui: "Ao anjo da igreja de Éfeso, escreve: 'Eis o que diz Aquele que segura as sete estrelas em Sua mão direita, Aquele que anda pelo meio dos sete candelabros de ouro. Tens perseverança, sofreste por Meu Nome e não desanimaste. Mas tenho contra ti que arrefeceste teu primeiro amor. Lembra-te, pois, donde caíste. Arrepende-te e retorna às tuas primeiras obras.'" Ap 2,1.3-5
    Ora, a piedade pode ser facilmente atestada nas atitudes do fiel, como São Paulo diz de um de seus colaboradores: "Com eles enviamos ainda outro nosso irmão, cujo zelo pudemos comprovar várias vezes e em diversas ocasiões. Desta vez mostrá-se-á ainda mais zeloso, em razão da grande confiança que tem em vós." 2 Cor 8,22
    Ela é contagiante: "Porquanto estou ciente de vossa boa vontade, que enalteço, para glória vossa, ante os macedônios, dizendo-lhes que a Acaia também está pronta desde o ano passado. O exemplo de vosso zelo tem estimulado a muitos." 2 Cor 9,2
    Aliás, é uma das mais marcantes características religiosas: "Vós distingui-vos em tudo: na fé, na eloquência, no conhecimento, no zelo de todo gênero e no afeto para conosco. Cuidai de ser notáveis também nesta obra de caridade." 2 Cor 8,7
    Pois se faz notar em toda boa obra, inclusive ao distanciar-se dos que causam divisões na Igreja: "Certa é esta Doutrina e quero que a ensines com constância e firmeza, para que aqueles que abraçaram a fé em Deus se esforcem por aperfeiçoar-se na prática do bem. Isto é bom e útil aos homens. Quanto a tolas questões, genealogias, contendas e disputas relativas à Lei, foge delas porque são inúteis e vãs. O homem que assim fomenta divisões, depois de advertido pela primeira e segunda vez, evita-o, visto que esse tal é um perverso que, perseverando em seu pecado, se condena a si próprio." Tt 3,8-11
    Ela está expressa em religiosas peregrinações, como a visita dos judeus a Jerusalém durante o Pentecostes. São Lucas anotou: "Então se achavam em Jerusalém piedosos judeus de todas nações que há debaixo do céu. Ouvindo aquele ruído, reuniu-se muita gente e maravilhava-se de que cada um os ouvia falar em sua própria língua." At 2,5-6
    Está no rito de sepultamento: "Entretanto, alguns piedosos homens trataram de enterrar Estêvão e por ele fizeram grande pranto." At 8,2
    Por pessoas assim, instruídas na verdadeira fé, cumprem-se as obras de Deus, como o cristão enviado a São Paulo, quando de sua conversão em Damasco: "Um certo Ananias, piedoso homem e observador da Lei, muito bem conceituado entre todos judeus daquela cidade, veio ter comigo e disse-me: 'Irmão Saulo, recobra tua vista.' Naquela mesma hora pude enxergá-lo." At 22,12-13
    Esses cristãos são agraciados e anunciam maravilhas, como aquele que testemunhou a Apresentação do Senhor: "Ora, havia em Jerusalém um homem chamado Simeão. Este justo e piedoso homem esperava a Consolação de Israel, e o Espírito Santo estava nele. Fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que não morreria sem primeiro ver o Cristo do Senhor." Lc 2,25-26
    É uma vida, no entanto, de muitas e terríveis contrariedades, por causa dos pecados do mundo. São Paulo diz: "Pois todos que quiserem viver piedosamente em Jesus Cristo, terão de sofrer a perseguição." 2 Tm 3,12
    E por força da obediência, ainda mais claramente a piedade faz-se perceber diante de uma repreensão de nossos líderes, como São Paulo observou: "Vede, pois, que solicitude operou em vós a tristeza segundo Deus! Muito mais: que escusas! Que indignação! Que temor! Que ardor! Que zelo! Que severidade! Em tudo mostrastes que não tínheis culpa neste assunto." 2 Cor 7,11
    Se orientada para a verdadeira vontade de Deus, portanto, ela é amada e guiada por Ele: "Nesta esperança incessantemente suplicamos por vós, para que Nosso Deus vos faça dignos de vossa vocação e que eficazmente leve a bom termo todo vosso zelo pelo bem e a atividade de vossa fé." 2 Ts 1,11
    Conforme os dons, esse ardoroso zelo manifesta-se de várias formas entre nossos Sacerdotes, leigos ou ordenados: "Temos diferentes dons, conforme a Graça que nos foi conferida. Aquele que tem o dom da profecia, exerça-o conforme a fé. Aquele que é chamado ao ministério, dedique-se ao ministério. Se tem o dom de ensinar, que ensine; o dom de exortar, que exorte; aquele que distribui as esmolas, faça-o com simplicidade; aquele que preside, presida com zelo; aquele que exerce a misericórdia, que o faça com afabilidade." Rm 12,6-8
    De toda forma, retornando ao mais usual e não menos importante significado da piedade, ou seja, o de compaixão, que aliás é fruto certo da legítima prática religiosa, Jesus ensina que todos nós devemos usar dela com liberalidade, pois inevitavelmente também precisaremos da divina clemência: "Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!" Mt 5,7
    Foi bastante claro: "Sede misericordiosos, como também Vosso Pai é misericordioso. Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados..." Lc 6,36-37
    E citando o Profeta Oseias, usando esse mesmo termo que significa 'coração de pobre' e bem designa o necessário aquebrantamento de coração para viver-se uma sincera devoção, Jesus colocou-a como mais importante que certos rituais: "Ide e aprendei o que significam estas palavras: 'Eu quero a misericórdia e não o sacrifício.'" Mt 9,13

    "Socorrei, com bondade, os que Vos buscam!"