Além de um dos raros instantes de conjunta manifestação da Santíssima Trindade, quando o Espírito Santo Se apresentou em forma de Nuvem e o Pai falou, a Transfiguração foi o único momento em que Jesus Se apresentou em toda Sua Glória. O Evangelho Segundo São João, um dos três Apóstolos que a presenciou, vai dizer: "... e vimos Sua Glória, a Glória que o Filho Único recebe de Seu Pai, cheio de Graça e de Verdade." Jo 1,14b
O 'alto monte' desse acontecimento foi identificado pela Sagrada Tradição como o Monte Tabor, que fica em Galileia, ao norte de Israel, e assim foi descrito no Livro do Profeta Jeremias: "... o Tabor se sobressai entre as montanhas, qual o Carmelo dominando o mar..." Jr 46,18
Ele era ponto de referência da demarcação das 12 tribos de Israel, conforme o Livro de Josué, quando ele distribuiu a Terra Prometida: "Então Josué lhes lançou a sorte diante do Senhor, e repartiu a terra entre os israelitas, segundo suas divisões. (...) A terceira sorte coube aos filhos de Zabulon, segundo suas famílias, e a fronteira de sua parte estendia-se até Sarid. (...) De Sarid voltava ao Oriente para o Nascente, até o limite de Celeset-Tabor, passava por Daberet e subia a Jaflé. (...) A quarta sorte coube a Issacar, aos filhos de Issacar segundo suas famílias. A fronteira tocava em Tabor, Seesima e Bet-Sames indo terminar no Jordão: dezesseis cidades com suas aldeias. (...) A sexta sorte caiu aos filhos de Neftali, segundo suas famílias. Sua fronteira partia de Helef, desde o carvalhal de Saananim, indo para Adami-Neceb e Jebnael, até Lecum, terminando no Jordão. Voltava depois pelo Ocidente até Azanot-Tabor e atingia Hucuca." Js 18,10;19,10.12.17a.c.32-34a
O Monte Tabor, propriamente, foi entregue a uma tribo de levitas, de um dos três filhos Levi, que por hereditariedade eram os sacerdotes de Israel. É do Primeiro Livro de Crônicas: "Aos outros filhos de Merari foram dadas, da tribo de Zabulon, Remono e seus arredores, Tabor e seus arredores." 1 Crô 6,62
Era, pois, um marco entre as terras do sul e do norte, que exalta o Nome de Deus, como o Livro de Salmos canta: "O norte e o sul Vós fizeste-los. Tabor e Hermon em Vosso Nome exultam." Sl 88,13
Também foi o local indicado por Deus a Débora, para que Barac lutasse e vencesse o chefe do poderoso exército do rei de Canaã. O Livro de Juízes traz: "Àquela época, a Profetisa Débora, mulher de Lapidot, era juíza em Israel. Ele tinha sua sede à sombra da 'palmeira de Débora', entre Ramá e Betel, na Montanha de Efraim, e os israelitas iam ter com ela para que julgasse suas questões. Ela mandou chamar Barac, filho de Abinoem, de Cedes em Neftali, e disse-lhe: 'Eis o que te ordena o Senhor, Deus de Israel: Vai ao Monte Tabor. Contigo toma dez mil homens dos filhos de Neftali e de Zabulon.' Débora disse a Barac: 'Vai-te, porque este é o dia em que o Senhor te entregará Sísara. O Senhor mesmo marcha adiante de ti.'" Jz 4,4-6.14a
E onde Saul, depois de ser ungido rei de Israel e pelo Espírito Santo (cf. 1 Sm 10,6), encontrou três oferendas indicando que ele deveria adorar a Deus em Betel, como o Primeiro Livro de Samuel relata: "Samuel tomou um pequeno frasco de óleo e derramou-o na cabeça de Saul. Beijou-o e disse: 'O Senhor confere-te esta unção para que sejas chefe de Sua herança. Seguirás teu caminho até o carvalho do Tabor, onde a ti se apresentarão três homens que sobem a adorar a Deus em Betel, levando um três cabritos, outro três fatias de pão, e o terceiro um odre de vinho." 1 Sm 10,1.3
E onde Saul, depois de ser ungido rei de Israel e pelo Espírito Santo (cf. 1 Sm 10,6), encontrou três oferendas indicando que ele deveria adorar a Deus em Betel, como o Primeiro Livro de Samuel relata: "Samuel tomou um pequeno frasco de óleo e derramou-o na cabeça de Saul. Beijou-o e disse: 'O Senhor confere-te esta unção para que sejas chefe de Sua herança. Seguirás teu caminho até o carvalho do Tabor, onde a ti se apresentarão três homens que sobem a adorar a Deus em Betel, levando um três cabritos, outro três fatias de pão, e o terceiro um odre de vinho." 1 Sm 10,1.3
Mas também seria um ponto frágil para os israelitas, arrastados ao pecado pela elite dominada pelo Mal. No Livro do Profeta Oseias, Deus mesmo denunciou: "Ouvi isto, ó sacerdotes. Sede atentos, chefes de Israel. Escuta, gente de casa do rei! Contra vós será feito o julgamento, porque vos tornastes um laço para a sentinela, uma rede estendida no Tabor. Os perseguidores levaram ao extremo a maldade, mas vou castigá-los todos. Conheço Efraim, e Israel não Me é oculto. Ora, Efraim transviou-se e Israel maculou-se. Seu proceder não lhes permite voltar a Seu Deus, porque um espírito de prostituição os possui, eles desconhecem o Senhor." Os 5,1-4
Quanto ao fenômeno da Transfiguração, propriamente dito, já havia acontecido, ainda que parcialmente. Moisés, após estar na presença de Deus por 40 dias (cf. Êx 24,18) e d'Ele receber as Tábuas da Lei, teve que cobrir seu rosto com um véu porque a todos ofuscava. Está no Livro de Êxodo: "Moisés desceu do Monte Sinai, tendo nas mãos as duas Tábuas da Lei. Chegando ao sopé, ele não sabia que a pele de seu rosto se tornara brilhante durante sua conversa com o Senhor. E tendo-o visto Aarão e todos israelitas, notaram que a pele de seu rosto se tornara brilhante e não ousaram aproximar-se dele." Êx 34,29-30
A Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios comentou-o: "... os filhos de Israel não podiam fitar os olhos no rosto de Moisés, por causa do resplendor de sua face, embora transitório..." 2 Cor 3,7
Porém, além de temporário, esse sinal via-se apenas no rosto de Moisés. Em Jesus essa Luz era total, tomando todo Seu Corpo e Suas vestes. Isso deu-se no último 'dia útil' da semana em que São Pedro, inspirado por Deus Pai (cf. Mt 16,17), identificou Jesus como o Cristo. O Evangelho Segundo São Marcos assim narrou:
"Seis dias depois, Jesus tomou Consigo Pedro, Tiago e João, e conduziu-os a sós a um alto monte. E transfigurou-Se diante deles. Suas vestes tornaram-se resplandecentes e de uma brancura tal, que nenhum lavadeiro sobre a Terra pode fazê-las assim tão brancas.
Apareceram-lhes Elias e Moisés, e falavam com Jesus.
Pedro tomou a palavra:
- Mestre, é bom para nós estarmos aqui. Faremos três tendas: uma para Ti, outra para Moisés e outra para Elias.
Com efeito, ele não sabia o que falava, porque estavam sobremaneira atemorizados.
Formou-se então uma Nuvem que os encobriu com Sua sombra. E da Nuvem veio uma voz:
- Este é Meu muito amado Filho. Ouvi-o!
E olhando eles logo em derredor, já não viram ninguém, senão só a Jesus com eles.
Ao descerem do monte, Jesus proibiu-lhes que contassem a quem quer que fosse o que tinham visto, até que o Filho do Homem houvesse ressurgido dos mortos."
Mc 9,2-9
E o Evangelho Segundo São Lucas, em complemento, revela a que se deveram essas aparições: "E eis que com Ele falavam dois personagens: eram Moisés e Elias, que apareceram envoltos em Glória e falavam de Sua Morte, que havia de cumprir-se em Jerusalém." Lc 9,30-31
CORPO GLORIOSO
Ora, este é mais um fenômeno que transcende nossa compreensão. Deu-se o mesmo quando Santa Maria Madalena viu Jesus ressuscitado pela primeira vez, pois de imediato não pôde reconhecê-Lo, embora não refulgisse: "Maria conservava-se do lado de fora perto do sepulcro e chorava. Chorando, inclinou-se para olhar dentro do sepulcro. Viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde estivera o Corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. Eles perguntaram-lhe: 'Mulher, por que choras?' Ela respondeu: 'Porque levaram Meu Senhor, e não sei onde O puseram.' Ditas estas palavras, voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não O reconheceu." Jo 20,11-14
Quando, por fim, Se apresentou de modo que ela pudesse reconhecê-Lo, Jesus pediu-lhe: "Não Me abraces, porque ainda não subi a Meu Pai..." Jo 20,17
Ora, quando Se apresentou aos dois discípulos no caminho de Emaús, eles também não puderam reconhecê-Lo: "... os olhos estavam-lhes como que vendados, e não O reconheceram." Lc 24,16
Ora, quando Se apresentou aos dois discípulos no caminho de Emaús, eles também não puderam reconhecê-Lo: "... os olhos estavam-lhes como que vendados, e não O reconheceram." Lc 24,16
São Marcos até dá essa explicação: "Mais tarde, Ele apareceu sob outra forma a dois dentre eles que iam para o campo." Mc 16,12
O que temos em ambas situações é que Jesus Se apresentava em Seu Corpo Glorioso, e assim não só pode reluzir como também aparecer e desaparecer, ser reconhecido ou não, ser tocado ou não, 'entrar' em ambientes fechados. Foi isso que aconteceu em Sua primeira aparição ao Colégio dos Apóstolos: "Na tarde do mesmo dia, que era o primeiro da semana, os discípulos tinham fechado as portas do lugar onde se achavam, por medo dos judeus. Jesus veio e pôs-Se em meio a eles. Disse-lhes Ele: 'A Paz esteja convosco!'" Jo 20,19
O Amado Médico, especificamente sobre Sua Transfiguração, apontou mais esse detalhe: "Enquanto rezava, o aspecto de Seu rosto alterou-se..." Lc 9,29a
O Amado Médico, especificamente sobre Sua Transfiguração, apontou mais esse detalhe: "Enquanto rezava, o aspecto de Seu rosto alterou-se..." Lc 9,29a
Como o Livro do Profeta Daniel havia revelado, essa será a condição dos corpos daqueles que ressuscitarem para a Vida Eterna: "Aqueles que tiverem sido inteligentes, fulgirão como o brilho do firmamento, e aqueles que a muitos tiverem introduzido nos caminhos da justiça, luzirão como as estrelas, com um perpétuo resplendor." Dn 12,3
Jesus reafirmou-o, dizendo de Si mesmo: "Então, no Reino de Seu Pai, os justos resplandecerão como o sol." Mt 13,43
Na leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios, ademais, vemos que seus corpos serão incorruptíveis: "Assim também é a Ressurreição dos Mortos. Semeado na corrupção, o corpo ressuscita incorruptível; semeado no desprezo, ressuscita glorioso; semeado na fraqueza, ressuscita vigoroso; semeado corpo animal, ressuscita corpo espiritual. Se há um corpo animal, também há um espiritual." 1 Cor 15,42-44
A Transfiguração, pois, sinaliza para a passageira condição da carne, que haverá de ser transformada. Ele diz de uma revelação que teve: "Eis que vos revelo um mistério: nem todos morreremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta, porque a trombeta soará. Os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. É necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que este corpo mortal se revista da imortalidade." 1 Cor 15,51-53 Já a Carta de São Paulo aos Filipenses dá detalhes que permitem entender a Transfiguração: "Nós, porém, somos cidadãos dos Céus. É de lá que ansiosamente esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará nosso mísero corpo, tornando-o semelhante a Seu Corpo Glorioso, em virtude do poder que tem de sujeitar a Si toda criatura." Fl 3,20-21
Foi a Transfiguração, enfim, que a Segunda Carta de São Pedro evocou como seu principal testemunho da divindade de Jesus, fato que extraordinariamente capacitava a ele e aos irmãos 'Boanerges' quanto ao Mistério de Cristo, pois já não dependiam de Seus milagres ou das Escrituras para atestarem Quem Ele é: "Na realidade, não é baseando-nos em hábeis e imaginadas fábulas que nós vos temos feito conhecer o poder e a Vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo, mas por termos visto Sua Majestade com nossos próprios olhos. Porque Ele recebeu de Deus Pai honra e Glória, quando do seio da magnífica Glória Lhe foi dirigida esta voz: 'Este é Meu Amado Filho, em Quem tenho posto todo Meu afeto.' Esta mesma voz que vinha do Céu, nós ouvimo-la, quando com Ele estávamos no Santo Monte." 2 Pd 1,16-18
E mais que a transfiguração do rosto de Moisés, Maria Santíssima, como Nosso Senhor, também se apresentou em corpo glorioso em toda sua figura. É a visão registrada no Livro do Apocalipse de São João: "Abriu-se o Templo de Deus no Céu e apareceu, em Seu Templo, a Arca de Seu Testamento. Houve relâmpagos, vozes, trovões, terremotos e forte saraiva. Em seguida, apareceu no Céu um grande sinal: uma Mulher revestida do Sol, a lua debaixo de seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas. Ela deu à luz um Filho, um Menino, Aquele que deve reger todas pagãs nações com cetro de ferro. Mas Seu Filho foi arrebatado para junto de Deus e de Seu trono." Ap 11,19;12,1.5
Ora, tão especial é esse capítulo da Revelação que sequer foi presenciado por todos Apóstolos. Ora, ver Deus em Sua plena Glória representava a própria morte, como Ele mesmo disse a Moisés (cf. Êx 33,20). E destes três mais íntimos que foram agraciados, a parte o indiscutível destaque de São Pedro, temos que São Tiago Maior iria ser o primeiro entre os Apóstolos a dar testemunho de Cristo pelo martírio (cf. At 12,2), que é o testemunho dos testemunhos, e São João Evangelista seria dos Doze o último a morrer, bastante idoso, arrematando, pouco antes, a Revelação, ao escrever o Livro de Apocalipse e seu Evangelho, inquestionavelmente o mais reflexivo e teológico deles. Estavam todos três, portanto, muito bem preparados. Mesmo assim, não o puderam divulgar antes da Ressurreição de Cristo, como Ele determinou. Senão pelo auxílio do Divino Paráclito, como poderia o ser humano guardar tamanho segredo?
A atual Basílica da Transfiguração, do início do século XX, foi construída pelos franciscanos no local onde existiu uma igreja bizantina do século IV ao VI, que entrou em ruínas com o surgimento do Império Islâmico, e onde os cruzados ergueram um novo prédio no século XII, que foi destruído pelos muçulmanos nos primeiros anos do século XIII.