Natural da cidade de Lauingen, em Baviera, estado no sudeste de atual Alemanha, nascido no ano de 1206 da família Bolsadt, cristã e de nobres militares, Albert era muito afável e preferia entregar-se aos estudos e à leitura às diversões. Foi o professor e o inspirador do grande monge dominicano, talvez o maior Doutor da Igreja, São Tomás de Aquino.
Grande estudioso de quase todas ciências de seu tempo, portanto polímata, além de magistral conhecedor de Teologia e Filosofia, em 1222, ainda aos 16 anos foi enviado para estudar na Universidade de Pádua, no nordeste de Itália, e aí, pelos desígnios de Deus, conheceu o bem-aventurado Jordão da Saxônia, Supervisor Geral da Ordem dos Pregadores, recém-fundada por São Domingos, cujo carisma é anunciar o Messias peregrinando em mendicância.
Encantado com tal missão, de mesma e humilde motivação das também nascentes Ordem dos Frades Menores, de São Francisco, e Ordem de Nossa Senhora das Mercês, de São Pedro Nolasco, quis ser Sacerdote e em 1223 pediu admissão e foi aceito. Sempre de grande dedicação, foi ordenado em 1229 e ensinou em várias escolas monásticas dominicanas, como as de Hildesheim, Freiburg im Breisgau, onde foi leitor, Regensburg e Estrasburgo. Enviado à Universidade de Paris para estudar, tornou-se o mais ilustre catedrático em Teologia de 1245 a 1248, quando foi professor de São Tomás de Aquino.
Cativava tão grande multidão de alunos que várias vezes precisou ir à praça pública para ser ouvido por todos. Ainda hoje é preservada no centro de Paris, próximo à Universidade de Sorbonne, a praça Maubert, abreviação de 'Magnus Aubert'.
Muito requisitado, lecionou em várias cidades de França, Alemanha e Itália. Em 1248 foi nomeado dirigente do Studium Generale, na cidade de Colônia, no centro-oeste de Alemanha, o mais importante centro de estudos da Ordem Dominicana, e consigo levou São Tomás, que aproveitava cada instante de sua agraciada companhia. Por sua brilhante liderança, essa escola monástica ganhou grande reputação, atraindo estudantes de todas nações de Europa, e a partir dela foi fundada a Universidade de Colônia no ano de 1388. Uma escola de pensamento 'albertista' aí foi mantida até o século XV, apesar da grande influência da obras de São Tomás de Aquino por toda parte, adotada pela própria Ordem Dominicana a partir de 1278. Contudo, sua grande influência filosófica sobre os dominicanos nos séculos XIII e XIV voltou a ser reconhecida. Ora, a Alta Escolástica, método filosófico medieval que uniu fé à razão, deve-lhe seu fundamento, assim como a moderna ciência natural.
Em 1254 foi indicado Superior Provincial em Alemanha, mas procurou exercer tal função como um simples frade. Assim se distanciou um pouco do meio acadêmico e intensamente viveu a piedade e o carisma dominicano: visitava os 40 mosteiros dominicanos viajando a pé, pregando e mendigando. Extremamente zeloso das regras da Ordem, fez-se um exemplar. Com seu vasto conhecimento, fazia belíssimas pregações e facilmente cativava novas vocações. Fundou vários mosteiros e reformou outros tantos.
Em 1260 foi nomeado Bispo de Regensburgo pelo próprio Papa, Alexandre IV, grande defensor das ordens mendicantes, encargo que obedientemente ocupou por dois anos. Porém, como não era de sua vocação cuidar de assuntos administrativos, após sanar boa parte das grandes dívidas desta diocese pediu ao Papa Urbano IV que lhe dispensasse destas funções, e foi atendido. Nesse período, foi apelidado pelo povo de 'bundschuh', calçado amarrado, porque se calçava como os plebeus. Voltou ao Convento de Colônia, que havia fundado, e a lecionar na escola de lá.
Imbatível em suas explanações, Santo Alberto foi o maior filósofo alemão da Idade Média. Exímio conhecedor de Aristóteles, soube descontar o que foi acrescentado pelos pensadores árabes, sem, no entanto, deixar de estudá-los, de onde sempre obtinha mais conhecimento. Para se dedicar ainda mais aos estudos, pensou em abandonar a vida religiosa, mas numa aparição de Nossa Senhora, de quem era fervoroso devoto, ela mostrou-lhe que a ciência não tem sentido sem a orientação da fé.
Em 1260 foi nomeado Bispo de Regensburgo pelo próprio Papa, Alexandre IV, grande defensor das ordens mendicantes, encargo que obedientemente ocupou por dois anos. Porém, como não era de sua vocação cuidar de assuntos administrativos, após sanar boa parte das grandes dívidas desta diocese pediu ao Papa Urbano IV que lhe dispensasse destas funções, e foi atendido. Nesse período, foi apelidado pelo povo de 'bundschuh', calçado amarrado, porque se calçava como os plebeus. Voltou ao Convento de Colônia, que havia fundado, e a lecionar na escola de lá.
Imbatível em suas explanações, Santo Alberto foi o maior filósofo alemão da Idade Média. Exímio conhecedor de Aristóteles, soube descontar o que foi acrescentado pelos pensadores árabes, sem, no entanto, deixar de estudá-los, de onde sempre obtinha mais conhecimento. Para se dedicar ainda mais aos estudos, pensou em abandonar a vida religiosa, mas numa aparição de Nossa Senhora, de quem era fervoroso devoto, ela mostrou-lhe que a ciência não tem sentido sem a orientação da fé.
E ao recompilar tanto conhecimento à luz da Sã Doutrina, escreveu, com títulos que parafraseavam os de Aristóteles, quatro excelentes livros: 'Metafísica', 'Ética', 'Física' e 'Política'. Realizou a mais importante síntese de toda cultura filosófica existente até então. Via na filosofia de Aristóteles centelhas que culminavam nas divinas revelações constantes no Antigo Testamento, e que seriam aperfeiçoadas por Jesus (cf. Mt 5,17). Anunciava a harmonia entre ciência e religião, entre razão e fé.
Era um perfeito contemplador de toda obra de Deus. Além de Filosofia, escreveu sobre Antropologia, Lógica, Psicologia, Botânica, Zoologia, Mineralogia, Meteorologia, Química, Física, Navegação e Artes Práticas. São mais de 70 volumosos tratados, entre os quais se destacam 'Sobre os Vegetais e as Plantas', 'Sobre os Minerais' e 'Sobre os Animais'.
Já era chamado de Magno por seus contemporâneos.
Era um perfeito contemplador de toda obra de Deus. Além de Filosofia, escreveu sobre Antropologia, Lógica, Psicologia, Botânica, Zoologia, Mineralogia, Meteorologia, Química, Física, Navegação e Artes Práticas. São mais de 70 volumosos tratados, entre os quais se destacam 'Sobre os Vegetais e as Plantas', 'Sobre os Minerais' e 'Sobre os Animais'.
Já era chamado de Magno por seus contemporâneos.
Para ele, todo puro conhecimento revela e leva à santidade.
Disse: "Minha intenção última está na ciência de Deus."
Em sua marcante espiritualidade, Santo Alberto Magno era profundamente devotado à Santa Eucaristia, à qual escreveu mais de 400 páginas e pregou 32 sermões, e assim à Santa Missa.
E sem jamais esquecer a mensagem que recebera de Maria Santíssima, rezava: "Senhor Jesus, imploramos tua ajuda para não nos deixar seduzir pelas tentadoras palavras sobre a nobreza da família, sobre o prestígio da Ordem, sobre o que a ciência tem de atrativo."
Já em avançada idade, mas ainda lembrado por sua família de militares, o Papa Urbano IV indicou-o para pregar a Cruzada que estava para ser organizada a partir de Germânia, hoje terras de Alemanha, e de Boêmia, em parte atuais domínios de Tchéquia, tendo por objetivo retomar pelo menos a Diocese de Jerusalém, onde este Papa havia sido Bispo. Claro, dada a capacidade de argumentação deste Santo mestre, bem como seu obediente empenho, a convocação foi um sucesso.
Disse: "Minha intenção última está na ciência de Deus."
Em sua marcante espiritualidade, Santo Alberto Magno era profundamente devotado à Santa Eucaristia, à qual escreveu mais de 400 páginas e pregou 32 sermões, e assim à Santa Missa.
E sem jamais esquecer a mensagem que recebera de Maria Santíssima, rezava: "Senhor Jesus, imploramos tua ajuda para não nos deixar seduzir pelas tentadoras palavras sobre a nobreza da família, sobre o prestígio da Ordem, sobre o que a ciência tem de atrativo."
Já em avançada idade, mas ainda lembrado por sua família de militares, o Papa Urbano IV indicou-o para pregar a Cruzada que estava para ser organizada a partir de Germânia, hoje terras de Alemanha, e de Boêmia, em parte atuais domínios de Tchéquia, tendo por objetivo retomar pelo menos a Diocese de Jerusalém, onde este Papa havia sido Bispo. Claro, dada a capacidade de argumentação deste Santo mestre, bem como seu obediente empenho, a convocação foi um sucesso.
Em 1274 participou, de decisivo modo, do II Concílio de Lyon, no qual a igreja ortodoxa, após a separação chamada Cisma do Oriente, voltou a unir-se à Igreja Católica Apostólica Romana, embora não tenha honrado esse compromisso por muito tempo.
O saudoso Papa Bento XVI salientou que a "fórmula para a santidade" de Santo Alberto Magno consistia na oração pessoal alimentada pelo estudo das Escrituras, na frequente recepção dos Sacramentos e em "desejar tudo que eu quero para a Glória de Deus."
O saudoso Papa Bento XVI salientou que a "fórmula para a santidade" de Santo Alberto Magno consistia na oração pessoal alimentada pelo estudo das Escrituras, na frequente recepção dos Sacramentos e em "desejar tudo que eu quero para a Glória de Deus."
Santo Alberto foi reconhecido como Doutor da Igreja, com o título de "Doctor Universalis Magnus", o Grande Doutor Universal. Por óbvias razões, é o Padroeiro dos estudantes, dos filósofos e dos estudiosos das ciências naturais. E como se todas essas qualidades não lhe bastassem, também era um excelente pregador. O título de Magno, portanto, é simplesmente justo.
Cunhou luminosas frases:
"Quem recebe este Sacramento (Santa Eucaristia), com a devoção da sincera fé, nunca provará a morte. (Jo 6,54)"
"Desejar tudo aquilo que eu quero para a Glória de Deus, como Deus deseja para Sua Glória tudo que Ele quer."
"É pelo caminho do amor, que é a caridade, que Deus Se aproxima do homem e o homem de Deus. Mas onde a caridade não é encontrada, Deus não pode habitar. Se, então, possuímos a caridade, possuímos a Deus, pois 'Deus é caridade (1 Jo 4,8).'"
"Existem três gêneros de plenitude: a de um vaso que retém e não dá, a do canal que dá e não retém, e a da fonte que cria, retém e dá."
"A mais segura e rápida maneira de alcançar a perfeição é lutar pela pureza do coração. Uma vez removidos os obstáculos, Deus encontra um caminho aberto e faz maravilhas, tanto na alma como através dela."
"Quanto é grande a pureza, também é grande o amor. Quanto mais um coração é puro e vazio de si mesmo, tanto mais cheio é de caridade para com Deus."
"Bani, portanto, de vossos corações as distrações da terra, e transformai vossos olhos em espirituais alegrias, para que finalmente aprendais a descansar à Luz da contemplação de Deus."
"Trabalha para simplificar o coração, que sendo imovível e em Paz contra qualquer vã e invasora fantasia, tu sempre possas assim permanecer firme no Senhor dentro de ti, naquele nível como se tua alma já tivesse entrado no sempre presente agora da eternidade."
"O bom da vida é contemplar a simplicidade das coisas e perceber que o simples é absolutamente magistral."
"Desta forma, se tu continuares todo tempo da maneira que descrevemos desde o início, ficará tão fácil e claro para ti permanecer em contemplação em teu estado interior e recolhido como para viver no estado natural."
"Quanto maior e mais persistente tua confiança em Deus, mais abundantemente tu receberás tudo que pedires."
"Não esconderei uma ciência que havia antes de mim, revelada pela Graça de Deus. Eu não vou guardá-la para mim mesmo, por ter medo de atrair sua maldição. De que vale uma escondida ciência? De que vale um escondido tesouro? A ciência que aprendi sem ficção, eu transmito sem arrependimento. A inveja tudo perturba, um invejoso não pode ser justo diante de Deus. Toda ciência e conhecimento procedem de Deus. Dizer que ela procede do Espírito Santo é uma maneira simples de expressar-se. Ninguém pode, portanto, dizer Nosso Senhor Jesus Cristo, sem implicar Filho de Deus, Nosso Pai, por obra e Graça do Espírito Santo. Da mesma forma, essa ciência não pode ser separada d'Aquele que ma comunicou."
"Ao estudar a natureza, não temos que perguntar como Deus, o Criador, pode, como Ele livremente deseja, usar Suas criaturas para realizar milagres e, assim, manifestar Seu poder. Antes temos que investigar o que a natureza, com suas causas imanentes, pode naturalmente fazer acontecer."
"Ao estudar a natureza, não temos que perguntar como Deus, o Criador, pode, como Ele livremente deseja, usar Suas criaturas para realizar milagres e, assim, manifestar Seu poder. Antes temos que investigar o que a natureza, com suas causas imanentes, pode naturalmente fazer acontecer."
"A ciência natural não consiste em ratificar o que outros disseram, mas em procurar as causas dos fenômenos."
"A evidência disto (transformação de animais em fósseis) é que partes de animais aquáticos, e talvez de engrenagens navais, são encontradas em rochas nas cavidades das montanhas, as quais a água sem dúvida ali depositou envolvidas em pegajosa lama, e que foram impedidas pela frieza e secura da rocha de completamente petrificar. Uma muito impressionante evidência desse tipo é encontrada nas pedras de Paris, nas quais muitas vezes se encontram conchas redondas na forma da lua."
"Podemos observar, em alguns dos terrenos abruptos que encontramos, secções de grandes massas de estratos, onde é tão fácil ler a história do mar como a história do homem nos arquivos de qualquer nação."
"Existem muitos mundos ou existe apenas um único mundo? Esta é uma das mais nobres e sublimes questões no estudo da Natureza.""Podemos observar, em alguns dos terrenos abruptos que encontramos, secções de grandes massas de estratos, onde é tão fácil ler a história do mar como a história do homem nos arquivos de qualquer nação."
"A natureza deve ser o fundamento e o modelo da ciência. Assim, a arte funciona de acordo com a natureza em tudo que pode. Portanto, é necessário que o artista siga a natureza e opere de acordo com ela."
"A poesia, induzindo os homens à admiração, é fonte de Filosofia."
"A poesia, induzindo os homens à admiração, é fonte de Filosofia."
"Acha a Verdade, porque a Verdade te liberta (Jo 8,32)."
"Acima de tudo, deve-se tudo aceitar, em geral e individualmente, em si mesmo ou nos outros, agradável ou desagradável, com um rápido e confiante espírito, como vindo da mão de Sua infalível Providência ou de ordem por Ele dada."
"O olhar é a vitrine do sentimento."
"Eu nunca saí para me misturar com o mundo sem perder algo de mim mesmo."
"É ensinado pelos demônios, portanto ensina sobre demônios e leva a demônios."
"Da mesma forma que não há mal sem punição, não há bem sem recompensa."
Santo Alberto Magno, rogai por nós!
"Tomo a vós, estrelas, em minhas mãos, e tremendo na unidade de meu ser, elevo-vos acima de vós mesmas, e em oração apresento-vos ao Criador, que somente através de mim, vós estrelas, podeis adorar."
"Senhor, lavados e purificados no mais profundo de nós mesmos, vivificados por Teu Espírito Santo, saciados por Tua Eucaristia, faze com que tenhamos parte na Graça que tiveram os Santos Apóstolos e os discípulos, que receberam o Sacramento de Tuas mãos (Mt 26,26)."
"Senhor, desenvolve em nós o zelo de Pedro, para destruirmos toda vontade que seja contrária à Tua (Jo 18,10)."
"Senhor, desenvolve em nós a Paz interior, a determinação e a alegria que foram saboreadas por São João, quando se reclinou sobre Teu peito (Jo 13,25); que assim possamos usufruir de Tua Sabedoria, que tomemos o gosto de Tua doçura, de Tua bondade."
"Senhor, desenvolve em nós a retidão da fé, uma firme esperança e um perfeito amor."
"Senhor, inspira a nosso espírito o que Teu Espírito inspirou aos Santos, que já estão no Céu, realizando em si mesmos a perfeição da beatitude."
"Eu confio a Ti, ó Adorável Sangue, nossa Redenção, nossa regeneração. Cai, gota a gota, nos corações que se separaram de Ti e amacia a dureza deles."
"Senhor, desenvolve em nós o zelo de Pedro, para destruirmos toda vontade que seja contrária à Tua (Jo 18,10)."
"Senhor, desenvolve em nós a Paz interior, a determinação e a alegria que foram saboreadas por São João, quando se reclinou sobre Teu peito (Jo 13,25); que assim possamos usufruir de Tua Sabedoria, que tomemos o gosto de Tua doçura, de Tua bondade."
"Senhor, desenvolve em nós a retidão da fé, uma firme esperança e um perfeito amor."
"Senhor, inspira a nosso espírito o que Teu Espírito inspirou aos Santos, que já estão no Céu, realizando em si mesmos a perfeição da beatitude."
"Eu confio a Ti, ó Adorável Sangue, nossa Redenção, nossa regeneração. Cai, gota a gota, nos corações que se separaram de Ti e amacia a dureza deles."
"As nações que não te servirem (Maria), perecerão!"
"Maria é a Divina Página na qual o Pai escreveu a Palavra de Deus, Seu Filho."
"São José foi o justo homem por sua constante fidelidade, um efeito da Justiça. Por sua perfeita discrição, irmã da prudência, por sua reta conduta, uma marca de força, e por sua inviolável castidade, uma flor da temperança."
Bento XVI também disse dele: "Santo Alberto Magno abriu as portas para a plena aceitação, nas medievais filosofia e teologia, da filosofia de Aristóteles, que posteriormente recebeu uma definitiva forma por meio de São Tomás. Essa recepção de uma pagã e pré-cristã filosofia foi, digamos assim, uma autêntica 'revolução cultural' naquela época. Assim, no século XIII, surgiu uma clara distinção entre esses dois ramos do conhecimento, a filosofia e a teologia, que, dialogando entre si, harmoniosamente cooperam na descoberta da autêntica vocação do homem, sedento de verdade e felicidade."
Ao perceber que estava perdendo a memória, pediu que começassem a construir sua sepultura e passou a diariamente rezar o Ofício dos Mortos. Doou a maior parte de sua herança para a conclusão do coro da igreja do mosteiro dominicano da Santa Cruz em Colônia. Aí santamente morreu a 15 de novembro de 1280. Suas relíquias encontram-se na Basílica de Santo André, nessa mesma cidade, onde lhe dedicaram a cripta.
Santo Alberto Magno, rogai por nós!










