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quarta-feira, 16 de abril de 2025
Corpo Santo
Além de registros históricos, a Ressurreição de Jesus já havia sido profetizada desde o Livro de Salmos. Cantando ao Pai, o salmista, que deve ser entendido como o próprio Cristo, diz: "... Vós não abandonareis Minha alma na habitação dos mortos, nem permitireis que Vosso Santo conheça a corrupção." Sl 15,10
E as provas que Jesus deu da Ressurreição da Carne foram mais que concretas. Literalmente trata-se de redivivos carne e ossos, ainda que sob ligeiramente distinta condição, pois podem materializar-se ou não. De fato, uma foi a condição na qual Ele Se apresentou a Santa Maria Madalena, a primeira pessoa a vê-Lo: em primeiro momento, a ela pareceu ser outra pessoa, em seguida, porém, apresentou-Se de modo a ser reconhecido, mas ainda não podia ser tocado. O Evangelho segundo São João assim relata:
"Ditas estas palavras, voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não O reconheceu.
Então lhe perguntou Jesus:
- Mulher, por que choras? Quem procuras?
Supondo ela que fosse o jardineiro, respondeu:
- Senhor, se tu O tiraste, dize-me onde O puseste e eu irei buscá-Lo.
Disse-lhe Jesus:
- Maria!
Voltando-se ela, exclamou em hebraico:
- Rabôni! (Mestre!)
Disse-lhe Jesus:
- Não Me retenhas, porque ainda não subi a Meu Pai. Mas vai a Meus irmãos e dize-lhes: 'Subo para Meu Pai e Vosso Pai, Meu Deus e Vosso Deus.'"
Jo 20,14-17
Isso também se deu na aparição aos discípulos que deixaram Jerusalém no Domingo da Ressurreição. É da leitura do Evangelho segundo São Lucas:
Isso também se deu na aparição aos discípulos que deixaram Jerusalém no Domingo da Ressurreição. É da leitura do Evangelho segundo São Lucas:
"Nesse mesmo dia, dois discípulos caminhavam para uma aldeia chamada Emaús, distante de Jerusalém sessenta estádios. Iam falando um com o outro de tudo que se tinha passado. Enquanto iam conversando e discorrendo entre si, Jesus aproximou-Se deles e caminhava com eles. Mas os olhos estavam-lhes como que vendados, e não O reconheceram.
Aproximaram-se da aldeia para onde iam e Ele fez como se quisesse passar adiante. Mas eles forçaram-nO a parar:
- Fica conosco, já é tarde e o dia declina.
Então entrou com eles. Aconteceu que, estando conjuntamente sentados à mesa, Ele tomou o pão, abençoou-O, partiu-O e serviu-lhO. Então se lhes abriram os olhos e O reconheceram... mas Ele desapareceu.
E diziam um para o outro:
- Não se nos abrasava o coração, quando Ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?"
- Não se nos abrasava o coração, quando Ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?"
Lc 24,13-16.28-32
Aliás, pelo relato do Evangelho segundo São Marcos, nesse episódio Jesus havia mesmo assumido 'outra forma': "Mais tarde, Ele apareceu sob outra forma a dois deles, enquanto caminhavam para o campo." Mc 16,12
Aliás, pelo relato do Evangelho segundo São Marcos, nesse episódio Jesus havia mesmo assumido 'outra forma': "Mais tarde, Ele apareceu sob outra forma a dois deles, enquanto caminhavam para o campo." Mc 16,12
Outra, porém, foi a condição em que pela primeira vez apareceu ao Colégio dos Apóstolos, segundo o Amado Médico, absolutamente reconhecível e palpável:
"Enquanto ainda falavam dessas coisas, Jesus apresentou-Se no meio deles e disse-lhes:
- A Paz esteja convosco!
Perturbados e espantados, pensaram estar vendo um espírito. Mas Ele disse-lhes:
- Por que estais perturbados, e por que essas dúvidas em vossos corações? Vede Minhas mãos e Meus pés, sou Eu mesmo. Apalpai e vede: um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que tenho.
E, dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e os pés. Mas ainda vacilando eles e estando transportados de alegria, perguntou-lhes:
- Tendes aqui alguma coisa para comer?
Então Lhe ofereceram um pedaço de peixe assado. Ele tomou e comeu à vista deles."
Lc 24,36-43
A Ressurreição, porém, não se deu apenas com Jesus, e dar-se-á com todo ser humano, seja para a Vida Eterna ou para a eterna condenação. São Suas palavras: "... os que praticaram o bem irão para a Ressurreição da Vida, e aqueles que praticaram o mal ressuscitarão para serem condenados." Jo 5,29
Essa promessa já estava no Livro do Profeta Daniel: "Muitos daqueles que dormem no pó da terra despertarão. Uns para uma Vida Eterna, outros para a ignomínia, a eterna infâmia. Os que tiverem sido inteligentes fulgirão como o brilho do firmamento, e os que tiverem introduzido muitos nos Caminhos da justiça luzirão como as estrelas, com um perpétuo resplendor." Dn 12,2-3
E, com efeito, no Domingo da Ressurreição muitos ressuscitaram, como o Evangelho segundo São Mateus registrou: "Os sepulcros abriram-se e os corpos de muitos justos ressuscitaram. Saindo de suas sepulturas, entraram na Cidade Santa depois da Ressurreição de Jesus e apareceram a muitas pessoas." Mt 27,52-53
A Ressurreição, porém, não se deu apenas com Jesus, e dar-se-á com todo ser humano, seja para a Vida Eterna ou para a eterna condenação. São Suas palavras: "... os que praticaram o bem irão para a Ressurreição da Vida, e aqueles que praticaram o mal ressuscitarão para serem condenados." Jo 5,29
Essa promessa já estava no Livro do Profeta Daniel: "Muitos daqueles que dormem no pó da terra despertarão. Uns para uma Vida Eterna, outros para a ignomínia, a eterna infâmia. Os que tiverem sido inteligentes fulgirão como o brilho do firmamento, e os que tiverem introduzido muitos nos Caminhos da justiça luzirão como as estrelas, com um perpétuo resplendor." Dn 12,2-3
E, com efeito, no Domingo da Ressurreição muitos ressuscitaram, como o Evangelho segundo São Mateus registrou: "Os sepulcros abriram-se e os corpos de muitos justos ressuscitaram. Saindo de suas sepulturas, entraram na Cidade Santa depois da Ressurreição de Jesus e apareceram a muitas pessoas." Mt 27,52-53
Além destes sinais, entre outros realizados pelo próprio Jesus, como a ressurreição de São Lázaro (cf. Jo 11,44), do filho da viúva de Naim (cf. Lc 7,15) e da filha de Jairo (cf. Mc 5,42), ou ainda as ressurreições que se deram através de São Pedro (cf. At 9,40) e São Paulo (cf. At 20,10), Deus deu-nos muitos outros que apontam para a incorruptibilidade da carne, e assim para a Ressurreição e para a Vida Eterna: são os corpos de muitos Santos que demoram a decompor-se, como provas para o povo de seu lugar e seu tempo, ou, como provas para toda humanidade, nos casos daqueles que ainda não ou pouco sofreram os efeitos da decomposição. São os chamados corpos santos ou corpos incorruptos.
Os Santos, aliás, assim são identificados no Livro de Apocalipse de São João justamente por terem alcançado o que se chama de 'primeira ressurreição', ou seja, por terem chegado ao Céu, enquanto almas, e já estarem reinando com Cristo: "Eles viveram uma Nova Vida e com Cristo reinaram por mil anos. Os outros mortos não tornaram à vida até que se completassem os mil anos. Esta é a primeira ressurreição. Feliz e Santo é aquele que toma parte na primeira ressurreição! Sobre eles a segunda morte não tem poder, mas serão Sacerdotes de Deus e de Cristo: com Ele reinarão durante mil anos." Ap 20,5-6
Os Santos, aliás, assim são identificados no Livro de Apocalipse de São João justamente por terem alcançado o que se chama de 'primeira ressurreição', ou seja, por terem chegado ao Céu, enquanto almas, e já estarem reinando com Cristo: "Eles viveram uma Nova Vida e com Cristo reinaram por mil anos. Os outros mortos não tornaram à vida até que se completassem os mil anos. Esta é a primeira ressurreição. Feliz e Santo é aquele que toma parte na primeira ressurreição! Sobre eles a segunda morte não tem poder, mas serão Sacerdotes de Deus e de Cristo: com Ele reinarão durante mil anos." Ap 20,5-6
Pelos corpos santos, pois, é-nos dado uma veemente mostra do que a Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios disse sobre o grande evento que acontecerá no Último Dia: "É necessário que este corpo corruptível se revista de incorruptibilidade, e que este corpo mortal se revista de imortalidade." 1 Cor 15,53
Ora, ele exulta nessa esperança, citando o Livro do Profeta Isaías e o Livro do Profeta Oseias: "Quando este corpo corruptível estiver revestido de incorruptibilidade, ou seja, quando este corpo mortal estiver revestido de imortalidade, então se cumprirá a Palavra da Escritura: 'A morte foi tragada pela Vitória (Is 25,8).' 'Onde está, ó morte, tua vitória? Onde está, ó morte, teu aguilhão (Os 13,14)?'" 1 Cor 15,54-55
Havia dado esta explicação, quando fez um paralelo entre Adão e Jesus, mencionando o Livro de Gênesis: "Mas, dirá alguém, como ressuscitam os mortos? E com que corpo eles vêm? Insensato! O que semeias não recobra vida sem antes morrer. E quando semeias, não semeias o corpo da planta que há de nascer, mas o simples grão, como, por exemplo, de trigo ou de alguma outra planta. Assim também é a Ressurreição dos Mortos. Semeado na corrupção, o corpo ressuscita incorruptível; semeado no desprezo, ressuscita glorioso; semeado na fraqueza, ressuscita vigoroso; semeado corpo animal, ressuscita corpo espiritual. Se há um corpo animal, também há um espiritual. Como está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito vivente alma (Gn 2,7). o segundo Adão é Vivificante Espírito. Mas não é o espiritual que vem primeiro, e sim o animal o espiritual vem depois. O primeiro homem, tirado da Terra, é terreno; o segundo veio do Céu. Qual o homem terreno, tais os homens terrenos e qual o Homem Celestial, tais os homens celestiais. Assim como reproduzimos em nós as feições do homem terreno, precisamos reproduzir as feições do Homem Celestial." 1 Cor 15,35-37.42-49
Já a Carta de São Paulo aos Romanos fala da Ressurreição da Carne como a esperança da libertação de todo ser humano, quer dizer, libertação deste corpo que morre: "Por isso, a Criação ansiosamente aguarda a manifestação dos filhos de Deus. Pois a Criação foi sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por vontade daquele que a sujeitou, Todavia com a esperança de também ser ela libertada do cativeiro da corrupção, para participar da gloriosa liberdade dos filhos de Deus." Rm 8,29-21
Por isso, a Carta de São Paulo aos Gálatas adverte: "Não vos enganeis: de Deus não se zomba. O que o homem semeia, isso mesmo colherá. Quem semeia na carne, da carne colherá a corrupção; quem semeia no Espírito, do Espírito colherá a Vida Eterna." Gl 6,7-8
E já são muitos os grandiosos sinais de Deus dados através de corpos santos, que, vale notar, só acontecem com os membros de Santa Igreja Católica, membros do Corpo Místico de Cristo:
- São Pio de Pietrelcina, o renomado Padre Pio, que por décadas carregou os estigmas de Cristo. Falecido em 1968.
- São Dom Bosco, fundador da Pia Sociedade de São Francisco de Sales, conhecida como Salesianos. Falecido em 1888.
- Santa Bernardete Soubirous, vidente de Nossa Senhora de Lourdes. Falecida em 1879.
- Santa Catarina Labouré, vidente de Nossa Senhora das Graças. Falecida em 1876.
- São João Maria de Vianney, Padroeiro dos Padres. Falecido em 1859.
- Beato Estevão Bellesini, defensor da juventude, primeiro pároco a ser beatificado. Falecido em 1840.
- São João Maria de Vianney, Padroeiro dos Padres. Falecido em 1859.
- Beato Estevão Bellesini, defensor da juventude, primeiro pároco a ser beatificado. Falecido em 1840.
- Santa Luísa de Marillac, cofundadora da Companhia das Filhas da Caridade e destemida combatente da peste que assolou Paris. Falecida em 1660.
- Beata Maria de Jesus de Ágreda, monja da Ordem da Imaculada Conceição. Mística e catequista de indígenas na América Espanhola. Falecida em 1665.
- Santa Rita de Cássia, monja agostiniana que viveu para a reclusão e a oração, A Santa das causas impossíveis. Falecida em 1457.
"Esperamos, ó Cristo, Vossa Vinda Gloriosa!"
Santa Bernardette de Lourdes
Era a mais velha de uma pobre família de 6 filhos. Teve cólera logo nos primeiros anos e contraiu asma aos 10, mas as condições de seus pais eram tão desfavorecidas que precisou assumir todos serviços domésticos, dos 12 aos 14 anos, e ainda ia pastorear.
Os problemas de saúde e as precoces responsabilidades causaram-lhe sérias dificuldades de aprendizagem na escola e na catequese. Isso retardou sua Primeira Comunhão, pois se manteve analfabeta até aos 14 anos, quando começou a ver as aparições de Nossa Senhora. Lourdes, um lugarejo na parte alta da cordilheira dos Pirineus, sudoeste de França, quase fronteira com Espanha, tinha apenas quatro mil habitantes, a maioria em áreas rurais.
Ao todo, foram 18 aparições, entre 11 de fevereiro e 16 de julho de 1858. Quatro anos mais tarde, já alfabetizada, ela escreveu:
"Eu tinha ido com duas meninas à margem do rio Gave, quando ouvi um som de sussurro. Olhei para as arvores e elas estavam paradas, e o ruído não eram delas. Então eu olhei e vi uma caverna e uma senhora usando um lindo vestido branco, com um cinto brilhante. Sobre cada pé havia uma pálida rosa, da mesma cor das contas do rosário que ela segurava. Eu queria fazer o Sinal da Cruz, mas não conseguia e minha mão ficava para baixo. Aí a senhora fez o Sinal da Cruz, ela mesma, e na segunda tentativa eu consegui fazer o Sinal da Cruz, embora minhas mãos tremessem. Então eu comecei a dizer o rosário, enquanto ela movia as contas com os dedos sem mover os lábios. Quando eu terminei a Ave Maria, ela desapareceu.
Eu perguntei às minhas duas companheiras se elas haviam notado algo, e elas responderam que não haviam visto nada. Naturalmente, elas queriam saber o que eu estava fazendo, e eu disse a elas que tinha visto uma senhora com um lindo vestido branco, embora eu não soubesse quem era. Disse a elas para não dizer nada sobre o assunto, porque iriam dizer que era coisa de criança.
Voltei no domingo ao mesmo lugar, sentindo que para lá era chamada. Na terceira vez que fui, a senhora reapareceu e falou comigo, pedindo-me para retornar todos próximos 15 dias. Eu disse que viria e então ela disse para dizer aos padres para fazerem uma capela ali. Ela também me disse para tomar a água da fonte. Eu fui ao rio, que era a única água que podia ver. Ela fez-me perceber que não falava do rio Gave, e sim de um pequeno fio d’água perto da caverna. Eu coloquei minhas mãos em concha e tentei pegar um pouco do liquido, sem sucesso. Aí comecei a cavar com as mãos o chão para encontrar mais água, e na quarta tentativa encontrei água suficiente para beber. A senhora desapareceu e fui para casa.
Voltei todos dias durante 15 dias e cada vez, exceto em uma segunda e uma sexta, a senhora apareceu e disse-me para olhar para a fonte e lavar-me nela, e ver se os padres poderiam fazer uma capela ali. Ainda disse que eu deveria rezar pela conversão dos pecadores. Perguntei a ela, várias vezes, o que queria dizer com isto, mas ela somente sorria.
Uma vez, finalmente, com os braços para frente, ela olhou para o Céu e disse-me que era a Imaculada Conceição. Durante 15 dias, ela disse-me três segredos que não era para revelar a ninguém, e até hoje não os revelei."
Enquanto a Igreja não reconhecia as aparições, e à medida que crescia o afluxo de populares, miraculosas curas começaram a acontecer na gruta de Massabielle, que no dialeto local significa 'pedra velha'. Sob constrangedores interrogatórios, e até ameaças, Santa Bernardette Soubirous respondia com incomuns calma e segurança para uma pobre menina de 14 anos.
Entre as aparições, o padre, a quem ela se dirigia para levar as mensagens da Santíssima Virgem, pediu que lhe perguntasse seu nome. E quando Santa Bernardette voltou para dizer que ela havia se apresentado como a Imaculada Conceição, o Sacerdote, que ainda se mostrava muito incrédulo, tomou um grande susto. Como aquela iletrada pastorinha poderia conhecer um título que a Igreja havia reconhecido oficialmente à Nossa Senhora havia menos de quatro anos? Muitos padres pelo mundo, por demora de comunicação, ainda nem tinham ouvido falar da proclamação desse Dogma!
Em 1860, por força do assédio dos peregrinos em natural curiosidade de conhecê-la, Santa Bernardette teve que se refugiar como 'pensionista indigente' no Hospital das Irmãs de Caridade da cidade de Nevers, em região central de França.
E em 1866 finalmente foi aceita pelo Convento de Saint Gildard, na mesma cidade e da mesma congregação. No ano seguinte fez seus primeiros votos e serviu como enfermeira até 1878, quando a tuberculose a deixou imóvel até a morte, em 1879.
Ela costumava rezar: "Ó Jesus! Ó Maria! Fazei que todo meu consolo neste mundo consista em amar-vos e sofrer pelos pecadores. (...) Que eu mesma seja um vivente crucifixo, transformada em Jesus. (...) Tenho que ser vítima (...) Levarei com valentia e generosidade a Cruz oculta em meu coração. Minha ocupação é sofrer."
Escreveu:
"Meu trabalho é informar, não convencer."
"O primeiro impulso não nos pertence, mas o segundo sim."
"Se tivéssemos fé, sentiríamos a divina presença em todos lugares."
"Adoro cuidar dos pobres e doentes. Ficarei com as Irmãs de Nevers."
"Quero que toda minha vida seja inspirada pelo amor.""Sempre terei saúde suficiente, mas nunca amor suficiente."
"Somente Jesus como Mestre, somente Jesus como riqueza…"
"Deus fala no íntimo da pessoa, sem o ruído das palavras."
"Ela estava olhando para mim. Era como se fôssemos duas pessoas conversando."
"Sou moída como um grão de trigo."
"Nosso Senhor é tão bom! Eu tive a felicidade de recebê-Lo durante toda minha doença três vezes por semana, em meu pobre e indigno coração."
"A cruz tornava-se mais leve e os sofrimentos doces, quando eu pensava que teria a visita de Jesus, e o insigne favor de possui-Lo em meu coração."
"Não temos senão uma coisa a fazer: é pedir muito à Santíssima Virgem, a fim de que Ela queira interceder por nós junto a Seu Querido Filho, e obter-nos perdão e Misericórdia. Tenho a doce confiança que a justiça de Deus, que nos castiga neste momento, será então aplacada por essa Terna Mãe."
"Quanto Nosso Senhor é ofendido! Roguemos muito por esses pobres pecadores, a fim de que eles se convertam: apesar de tudo, são nossos irmãos! Peçamos a Nosso Senhor e à Santíssima Virgem que transformem esses lobos em cordeiros."
"O Bom Deus castiga-nos, mas é sempre Pai. As ruas de Paris foram regadas pelo sangue de um grande número de vítimas, e isso não foi suficiente para tocar os corações endurecidos no mal. Foi necessário que as ruas do Sul também fossem lavadas e que elas também tivessem suas vítimas. Meu Deus!"
"Lembremo-nos frequentemente desta palavra do Divino Mestre, que nos diz: 'Eu não vim para ser servido, mas para servir.' Isso parece duro e difícil à natureza, mas quando bem se ama a Nosso Senhor, tudo torna-se fácil."
"Quando alguma coisa nos custa, digamos em seguida: 'Tudo para agradar-Vos, ó Meu Deus, e nada para satisfazer-me."
"Este outro pensamento também me fez muito bem: 'Fazer sempre o que mais nos custa.' Isso ajudou-me a sobrepor-me a muitas pequenas repugnâncias."
"É necessário ter um coração de anjo para receber Nosso Senhor como Ele merece! Fazei-o pelo menos com a maior fé, humildade e amor que vos seja possível."
"E assim que Nosso Senhor estiver em vosso coração, abandonai-vos a Ele, e gozai em Paz as delícias de Sua presença. Amai-O, adorai-O, ouvi-O, louvai-O, eu diria mesmo, desfrutai-O."
"Ó feliz momento! Só a eternidade reserva-nos maiores alegrias."
"E assim que Nosso Senhor estiver em vosso coração, abandonai-vos a Ele, e gozai em Paz as delícias de Sua presença. Amai-O, adorai-O, ouvi-O, louvai-O, eu diria mesmo, desfrutai-O."
"Ó feliz momento! Só a eternidade reserva-nos maiores alegrias."
"... daqui para frente, teu coração, teu espírito, tua alma, não devem ocupar-se senão de um pensamento: o de fazer de teu coração a morada de um Deus."
“Oh! Sim, é necessário que esse Bom Salvador esteja continuamente presente em teu pensamento, e pedir-Lhe que Ele mesmo prepare tua morada, a fim de que nada falte a tua chegada.""Nosso Senhor é tão bom! Eu tive a felicidade de recebê-Lo durante toda minha doença três vezes por semana, em meu pobre e indigno coração."
"A cruz tornava-se mais leve e os sofrimentos doces, quando eu pensava que teria a visita de Jesus, e o insigne favor de possui-Lo em meu coração."
"Não temos senão uma coisa a fazer: é pedir muito à Santíssima Virgem, a fim de que Ela queira interceder por nós junto a Seu Querido Filho, e obter-nos perdão e Misericórdia. Tenho a doce confiança que a justiça de Deus, que nos castiga neste momento, será então aplacada por essa Terna Mãe."
"Quanto Nosso Senhor é ofendido! Roguemos muito por esses pobres pecadores, a fim de que eles se convertam: apesar de tudo, são nossos irmãos! Peçamos a Nosso Senhor e à Santíssima Virgem que transformem esses lobos em cordeiros."
"O Bom Deus castiga-nos, mas é sempre Pai. As ruas de Paris foram regadas pelo sangue de um grande número de vítimas, e isso não foi suficiente para tocar os corações endurecidos no mal. Foi necessário que as ruas do Sul também fossem lavadas e que elas também tivessem suas vítimas. Meu Deus!"
"Como o homem é cego se não abre seu coração à luz da fé! Depois de tão terríveis infelicidades, não teremos a tentação de perguntar-nos o que teria podido provocar esses terríveis castigos?"
"Escutemos bem, e ouviremos uma voz, no fundo de nosso coração, a dizer-nos: 'É o pecado, sim, o pecado, pois é a maior infelicidade que nos atrai todos castigos."
“O mal que cometemos com malícia cai sobre nós. Eis a felicidade e as vantagens que nos trazem a obra do pecado. Ó Meu Deus, perdoai-nos e fazei-nos Misericórdia."
"Eu sei que os militares têm muito que sofrer em silêncio. Se eles tivessem o cuidado de dizer todas as manhãs, ao levantarem-se, estas curtas palavras a Nosso Senhor: 'Meu Deus, hoje eu quero fazer tudo e sofrer tudo por Vosso amor', quantos méritos adquiririam para a eternidade. (...) Um soldado que fizesse isso e fosse fiel a seus deveres de cristão, tanto quanto lhe seja possível, teria tanto mérito quanto um religioso.(...) Com efeito, o religioso não pode esperar recompensa de seus trabalhos e de seus sofrimentos, senão pelo que tiver sofrido e trabalhado para comprazer a Nosso Senhor."
“O mal que cometemos com malícia cai sobre nós. Eis a felicidade e as vantagens que nos trazem a obra do pecado. Ó Meu Deus, perdoai-nos e fazei-nos Misericórdia."
"Eu sei que os militares têm muito que sofrer em silêncio. Se eles tivessem o cuidado de dizer todas as manhãs, ao levantarem-se, estas curtas palavras a Nosso Senhor: 'Meu Deus, hoje eu quero fazer tudo e sofrer tudo por Vosso amor', quantos méritos adquiririam para a eternidade. (...) Um soldado que fizesse isso e fosse fiel a seus deveres de cristão, tanto quanto lhe seja possível, teria tanto mérito quanto um religioso.(...) Com efeito, o religioso não pode esperar recompensa de seus trabalhos e de seus sofrimentos, senão pelo que tiver sofrido e trabalhado para comprazer a Nosso Senhor."
"Adoremos sempre e bendigamos a poderosa mão de Nosso Senhor, que não nos atinge senão para curar-nos e fazer-nos ver o nada das coisas desta miserável Terra, onde não estamos senão de passagem."
"Eu compreendo que para o coração de uma mãe é bem triste, eu diria mesmo cruel, perder seu quarto filho. (...) É certo que a prova é bem rude. Mas quando olho as coisas com os olhos da fé, não posso impedir-me de exclamar: Feliz a mãe que envia anjos ao Céu, que rezarão por ti e por toda tua família. Eles serão nossos protetores junto a Nosso Senhor e à Santíssima Virgem. (...) Coragem: nossa família é mais numerosa no Céu que na Terra. Rezemos, trabalhemos e soframos tanto quanto agradar a Nosso Senhor. Talvez daqui a pouco partilharemos de Sua felicidade."
"Se um sonho cair e se quebrar em mil pedaços... nunca tenhas medo de juntar cada um desses pedaços e recomeçar. Essa é a beleza de estar vivo... Sempre podemos recomeçar. Aproveita as incríveis oportunidades que Deus nos concede. Tem fé N'Ele, sempre." "Durante os poucos anos que ainda temos de vida neste mundo, devemos fazer o melhor para aproveitar nosso tempo da melhor forma possível."
"Passarei cada momento amando. Quem ama não percebe suas provações; ou talvez, mais precisamente, é capaz de amá-las. Farei tudo pelo Céu, meu verdadeiro lar. Lá encontrarei Minha Mãe em todo esplendor de sua glória. Deleitar-me-ei com Ela na alegria do próprio Jesus em perfeita segurança."
"A partir deste momento, tudo que me diz respeito não me interessa mais. Devo pertencer inteiramente a Deus e somente a Ele. Nunca a mim mesmo.
"Devo morrer para mim mesmo continuamente e aceitar as provações sem reclamar. Trabalho, sofro e amo sem outra testemunha além de Seu Coração. Quem não estiver disposto a sofrer tudo pelo Amado e a fazer Sua Vontade em todas coisas, não é digno do doce nome de amigo, pois aqui na Terra não existe amor sem sofrimento."
"A Eucaristia banha em luz e amor a alma atormentada. Então a alma aprecia estas palavras: 'Vinde todos doentes, Eu restaurarei sua saúde.'"
"É tão bom, tão doce e, acima de tudo, tão benéfico sofrer."
"Qual será a coroa daqueles que, humildes por dentro e humilhados por fora, imitaram a humildade de Nosso Salvador em toda sua plenitude!"
"Gostaria de conhecer os defeitos dos Santos e o que eles fizeram para corrigi-los. Isso ajudar-me-ia muito mais que ouvir sobre seus milagres e êxtases."
"Gostaria de conhecer os defeitos dos Santos e o que eles fizeram para corrigi-los. Isso ajudar-me-ia muito mais que ouvir sobre seus milagres e êxtases."
"Eles acham que sou uma santa... Quando eu morrer, virão e tocarão imagens sagradas e rosários por mim, e enquanto isso eu estarei sendo assado numa grelha no Purgatório. Ao menos, prometam-me que rezarão muito pelo repouso de minha alma."
"Não consigo achar nenhuma Nossa Senhora bonita depois de ver a original."
"Ó Meu Deus, seja feita Vossa vontade! Aceito todos sofrimentos, pois tal é Vossa vontade."
"Pai, cuida de mim para que tudo que eu fizer seja para agradar a Jesus."
"Minha esperança está em Vós, Senhor. Sê Meu refúgio, pois Vós sois minha força… Em Vossas mãos, Senhor, entrego meu espírito. Vós redimiste-me, Senhor, Deus da Verdade."
"Minha esperança está em Vós, Senhor. Sê Meu refúgio, pois Vós sois minha força… Em Vossas mãos, Senhor, entrego meu espírito. Vós redimiste-me, Senhor, Deus da Verdade."
"O amor vence, o amor deleita. Os que amam o Sagrado Coração alegram-se. Jesus, Meu Deus, eu Vos amo acima de todas coisas.
"Meu Jesus, enchei meu coração com tanto amor que um dia ele se partirá só de estar Convosco. Meu Jesus, Vós sabeis que Vos coloquei como um selo em meu coração. Permanecei aí sempre."
"Por que devemos sofrer? Porque aqui em baixo o puro amor não pode existir sem sofrimento. Ó Jesus, Jesus, não sinto mais minha cruz quando penso na Vossa."
"Ó Jesus, prefiro morrer mil mortes a ser infiel a ti!
"Ó Jesus, dai-me, eu Vos peço… o Pão da humildade, o Pão da obediência… o Pão da caridade."
"Ó Jesus, dai-me, eu Vos peço… o Pão da humildade, o Pão da obediência… o Pão da caridade."
"Ó Jesus e Maria, que toda minha consolação neste mundo seja amar-Vos e sofrer pelos pecadores."
"Ó Minha Mãe, a vós sacrifico todos outros apegos, para que meu coração seja todo vosso e de Meu Jesus."
"Permiti, Minha Querida Mãe, que eu vos deseje um bom Aleluia, bem como a todas queridas irmãs. Nós deveríamos mais chorar que nos regozijar, vendo nossa pobre França tão endurecida e tão cega."
"Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por mim pobre pecadora."
"Não esquecerei de ninguém!"
E escreveu ao Bem-Aventurado Papa Pio IX, que proclamou o Dogma da Imaculada Conceição, usando um termo francês que designava os voluntários católicos para combater os revolucionários que invadiram os Estados Pontifícios:
"Há muito que sou zuavo, se bem que indigno, de vossa santidade. Minhas armas são a prece e o sacrifício, que eu guardarei até meu último suspiro."
"Lá somente a arma do sacrifício cairá, mas a da prece seguir-me-á ao Céu, onde ela será bem mais poderosa que sobre esta Terra de exílio."
"Parece-me que, cada vez que rezo segundo vossas intenções, do Céu a Santíssima Virgem deve frequentemente lançar seus olhares sobre vós, santíssimo padre, pois vós a proclamastes Imaculada e, quatro anos depois, essa Boa Mãe veio à Terra para dizer: 'Eu sou a Imaculada.'"
"Há muito que sou zuavo, se bem que indigno, de vossa santidade. Minhas armas são a prece e o sacrifício, que eu guardarei até meu último suspiro."
"Lá somente a arma do sacrifício cairá, mas a da prece seguir-me-á ao Céu, onde ela será bem mais poderosa que sobre esta Terra de exílio."
"Parece-me que, cada vez que rezo segundo vossas intenções, do Céu a Santíssima Virgem deve frequentemente lançar seus olhares sobre vós, santíssimo padre, pois vós a proclamastes Imaculada e, quatro anos depois, essa Boa Mãe veio à Terra para dizer: 'Eu sou a Imaculada.'"
Seu funeral foi acompanhado por uma enorme multidão.
Em 1909, quando exumado, seu corpo encontrava-se absolutamente incorrupto.
Novo reconhecimento, feito em 1925, seguia mostrando-o em perfeito estado de conservação.
Como desejava a Santíssima Mãe, a gruta tornou-se lugar de peregrinação, chegando a receber 6 milhões de peregrinos por ano. Sobre ela foi erguida a monumental Basílica de Nossa Senhora do Rosário.
Em 1909, quando exumado, seu corpo encontrava-se absolutamente incorrupto.
Novo reconhecimento, feito em 1925, seguia mostrando-o em perfeito estado de conservação.
Como desejava a Santíssima Mãe, a gruta tornou-se lugar de peregrinação, chegando a receber 6 milhões de peregrinos por ano. Sobre ela foi erguida a monumental Basílica de Nossa Senhora do Rosário.
E desde 1925 o corpo de Santa Bernadete Soubirous encontra-se exposto, como um grande sinal de Deus e para veneração de seus devotos, no Convento de Saint Gildard, em Nevers, na Borgonha.
Santa Bernardette de Lourdes, rogai por nós!
terça-feira, 15 de abril de 2025
O Cristo
E no Evangelho segundo São João, a instantes da ressurreição de São Lázaro, Santa Marta vai complementar essa frase: "... Aquele que devia vir ao mundo." Jo 11,27
Cristo, em grego, significa Messias, que em hebraico quer dizer Ungido. É o Salvador, Aquele que vem redimir a humanidade, libertando-nos do pecado como a São José disse seu Anjo da Guarda sobre a gravidez de Maria Santíssima: "Ela dará à luz um Filho, a Quem porás o Nome de Jesus, porque Ele salvará Seu povo dos pecados." Mt 1,21
Essa era uma antiga promessa de Deus, feita a Seu povo através de Moisés no Livro de Deuteronômio: "O Senhor, Teu Deus, dentre teus irmãos suscitará um Profeta como eu: é a Ele que devereis ouvir." Dt 18,15
Essa era uma antiga promessa de Deus, feita a Seu povo através de Moisés no Livro de Deuteronômio: "O Senhor, Teu Deus, dentre teus irmãos suscitará um Profeta como eu: é a Ele que devereis ouvir." Dt 18,15
E Deus mesmo, por esses tempos, disse aos israelitas no Livro de Levítico: "Andarei entre vós: serei Vosso Deus e vós sereis Meu povo." Lv 26,12
O Livro do Profeta Daniel, séculos antes da Vinda do Cristo, anotou a primeira visão de Sua humana forma, quando Se apresentou perante Deus Pai: "Sempre olhando a noturna visão, vi um Ser semelhante ao filho do homem vir sobre as nuvens do Céu: dirigiu-Se para o lado do Ancião, diante de Quem foi conduzido. A Ele foram dados império, Glória e realeza, e todos povos, todas nações e todas línguas serviram-nO. Seu domínio será eterno, nunca cessará, e Seu Reino jamais será destruído." Dn 7,13-14
E São Mateus, que escreveu o primeiro Evangelho, ao mencionar o Nome de Jesus pela primeira vez, logo trata de dizer Quem Ele é: "Jacó gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo." Mt 1,16
Também São João Evangelista, embora ao final de seu Evangelho, que, ao falar sobre os milagres de Jesus, vai dizer: "Mas estes foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a Vida em Seu Nome." Jo 20,31
Mas a identidade de Jesus, mesmo após o início de Sua Manifestação, não era um ponto pacífico. E para muitos, infelizmente, ainda continua sendo. Essa realidade foi prevista pelo religioso Simeão, por ocasião da Apresentação do Menino Jesus no Templo de Jerusalém, registrada no Evangelho segundo São Lucas: "Eis que este Menino está destinado a ser causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser sinal que provocará contradições, a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações." Lc 2,34-35
O próprio Jesus afirmou: "Vim a este mundo fazer uma discriminação: para os que não vêem vejam, e os que vêem se tornem cegos." Jo 9,39
Ele avisou aos Apóstolos que essa divisão persistiria mesmo após Sua Ressurreição: "Lembrai-vos da palavra que vos disse: 'O servo não é maior que Seu Senhor.' Se Me perseguiram, também hão de perseguir-vos. Se guardaram Minha Palavra, também hão de guardar a vossa." Jo 15,20
E foi contundente, exigindo o amor que se deve a Deus, ao incluir o âmbito da própria privacidade: "Eu vim trazer a divisão entre o filho e o pai, entre a filha e a mãe, entre a nora e a sogra, e os inimigos do homem serão as pessoas de sua própria casa. Quem ama seu pai ou sua mãe mais que a Mim, não é digno de Mim. Quem ama seu filho mais que a Mim, não é digno de Mim. Quem não toma sua cruz e não Me segue, não é digno de Mim." Mt 10,34-38
De fato, Deus feito homem é um grande tema, pois coloca a humanidade diante da própria identidade de Deus, e assim, o mais complicado, em contraste com nossa renitente pecaminosidade, com nossa radical miserabilidade. E o que sabemos sobre Ele começa no Antigo Testamento, quando, no Livro de Êxodo, Moisés Lhe perguntou o que deveria dizer de Quem o estava enviando ao povo. Ele revelou-Se assim: "'EU SOU AQUELE QUE SOU'. E completou: 'Eis como responderás aos israelitas: EU SOU envia-me a vós.'" Êx 3,14
E essa foi a frase que Jesus usou para identificar-Se, enquanto debatia com os líderes judeus a respeito da Glória que só Deus possui: "Em Verdade, em Verdade, digo-vos: antes que Abraão fosse, EU SOU." Jo 8,58Ele avisou aos Apóstolos que essa divisão persistiria mesmo após Sua Ressurreição: "Lembrai-vos da palavra que vos disse: 'O servo não é maior que Seu Senhor.' Se Me perseguiram, também hão de perseguir-vos. Se guardaram Minha Palavra, também hão de guardar a vossa." Jo 15,20
E foi contundente, exigindo o amor que se deve a Deus, ao incluir o âmbito da própria privacidade: "Eu vim trazer a divisão entre o filho e o pai, entre a filha e a mãe, entre a nora e a sogra, e os inimigos do homem serão as pessoas de sua própria casa. Quem ama seu pai ou sua mãe mais que a Mim, não é digno de Mim. Quem ama seu filho mais que a Mim, não é digno de Mim. Quem não toma sua cruz e não Me segue, não é digno de Mim." Mt 10,34-38
De fato, Deus feito homem é um grande tema, pois coloca a humanidade diante da própria identidade de Deus, e assim, o mais complicado, em contraste com nossa renitente pecaminosidade, com nossa radical miserabilidade. E o que sabemos sobre Ele começa no Antigo Testamento, quando, no Livro de Êxodo, Moisés Lhe perguntou o que deveria dizer de Quem o estava enviando ao povo. Ele revelou-Se assim: "'EU SOU AQUELE QUE SOU'. E completou: 'Eis como responderás aos israelitas: EU SOU envia-me a vós.'" Êx 3,14
Falava de outra ordem de grandeza: "No Dia do Juízo, a rainha do sul levantar-se-á contra esta raça e condená-la-á, porque veio das extremidades da Terra para ouvir a Sabedoria de Salomão. Ora, aqui está Quem é maior que Salomão." Mt 12,42
De uma intangível realidade: "Não lestes na Lei que, nos dias de sábado, os sacerdotes transgridem no Templo o descanso do sábado e não se tornam culpados? Ora, Eu declaro-vos: aqui está Quem é maior que o Templo." Mt 12,5-6
Temos, então, a sugestão de conhecer Jesus segundo Ele mesmo, que aos poucos vai identificando-Se ao longo dos Evangelhos Sinóticos. Quem seria Esse que veio para aperfeiçoar o Antigo Testamento, como declarou já no Sermão da Montanha? "Não julgueis que vim abolir a Lei ou os Profetas. Não vim para aboli-los, mas sim para levá-los à perfeição." Mt 5,17
Que oferece conforto a nossas almas? "Tomai Meu jugo sobre vós e recebei Minha Doutrina, porque Eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para vossas almas." Mt 11,29
De uma intangível realidade: "Não lestes na Lei que, nos dias de sábado, os sacerdotes transgridem no Templo o descanso do sábado e não se tornam culpados? Ora, Eu declaro-vos: aqui está Quem é maior que o Templo." Mt 12,5-6
Temos, então, a sugestão de conhecer Jesus segundo Ele mesmo, que aos poucos vai identificando-Se ao longo dos Evangelhos Sinóticos. Quem seria Esse que veio para aperfeiçoar o Antigo Testamento, como declarou já no Sermão da Montanha? "Não julgueis que vim abolir a Lei ou os Profetas. Não vim para aboli-los, mas sim para levá-los à perfeição." Mt 5,17
Que oferece conforto a nossas almas? "Tomai Meu jugo sobre vós e recebei Minha Doutrina, porque Eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para vossas almas." Mt 11,29
Só poderia ser o Ungido, o Messias, o Salvador, o próprio Deus. No 'discurso inaugural' de Sua Missão, Ele vai citar uma passagem das Escrituras, quando o Livro do Profeta Isaías falou por Sua Pessoa: "O Espírito do Senhor está sobre Mim, pois Ele consagrou-Me com a Unção para anunciar a Evangelho aos pobres. Enviou-Me para proclamar o resgate dos presos e, aos cegos, a recuperação da vista; para dar liberdade aos oprimidos e proclamar o ano da Graça do Senhor (Is 61,1-2)." Lc 4,18-19
No Evangelho segundo São João, no qual Jesus é bem menos sutil, São João Batista, Seu arauto, logo O identificou: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." Jo 1,29
Ele alertou aos sacerdotes, levitas e fariseus enviados de Jerusalém para inteirar-se de seus batismos: "... em meio a vós está Quem não conheceis." Jo 1,26
E pouco mais tarde, quando seus discípulos vieram dizer-lhe que os Apóstolos de Jesus também estavam tomando Confissão e batizando, ele vai afirmar que só por Jesus percebemos a veracidade de Deus: "Importa que Ele cresça e que eu diminua. Aquele que vem de cima é superior a todos. Aquele que vem da Terra é terreno e fala de coisas terrenas. Aquele que vem do Céu é superior a todos. Ele testemunha as coisas que viu e ouviu, mas ninguém recebe Seu testemunho. Porém, aquele que recebe Seu testemunho confirma que Deus é verdadeiro." Jo 3,31-33
De fato, desde o início de seu Evangelho, São João, falando por Apóstolos, discípulos e seguidores, vai dizer: "De Sua plenitude todos nós recebemos Graça sobre Graça. Pois a Lei foi dada por Moisés, mas a Graça e a Verdade vieram por Jesus Cristo." Jo 1,16-17
E pouco mais tarde, quando seus discípulos vieram dizer-lhe que os Apóstolos de Jesus também estavam tomando Confissão e batizando, ele vai afirmar que só por Jesus percebemos a veracidade de Deus: "Importa que Ele cresça e que eu diminua. Aquele que vem de cima é superior a todos. Aquele que vem da Terra é terreno e fala de coisas terrenas. Aquele que vem do Céu é superior a todos. Ele testemunha as coisas que viu e ouviu, mas ninguém recebe Seu testemunho. Porém, aquele que recebe Seu testemunho confirma que Deus é verdadeiro." Jo 3,31-33
De fato, desde o início de seu Evangelho, São João, falando por Apóstolos, discípulos e seguidores, vai dizer: "De Sua plenitude todos nós recebemos Graça sobre Graça. Pois a Lei foi dada por Moisés, mas a Graça e a Verdade vieram por Jesus Cristo." Jo 1,16-17
E a Primeira Carta de São João dá esse testemunho, que é a própria missão da Santa Igreja Católica: "O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com nossos olhos, o que temos contemplado e nossas mãos têm apalpado quanto ao Verbo da Vida, porque a Vida se manifestou e nós a temos visto, damos testemunho e anunciamo-vos: a Vida Eterna, que estava no Pai e se manifestou. O que vimos e ouvimos, nós anunciamo-vos, para que vós também tenhais Comunhão conosco. Ora, nossa Comunhão é com o Pai e com Seu Filho Jesus Cristo." 1 Jo 1,13
Usando termos essencialmente teológicos, como se tornou de sua tradição, o Amado Discípulo assim descreve Jesus logo em suas primeiras palavras: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus. No princípio Ele estava junto a Deus. Tudo foi feito por Ele, e sem Ele nada foi feito. N'Ele havia a Vida, e a Vida era a Luz dos homens. A Luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. E o Verbo fez-Se Carne e habitou entre nós, e vimos Sua Glória, a Glória que o Filho Único recebe de Seu Pai, cheio de Graça e de Verdade." Jo 1,1-5.14
De Si mesmo, porém, Jesus dizia-Se o 'Filho do Homem', um enigmático título usado por Deus para dirigir-Se aos Profetas Daniel e Ezequiel, provavelmente um sinal de Sua humildade, uma referência à Sua Encarnação, à Sua vida humana. Ele atribuía-Se, no entanto, evidente autoridade: "Porque o Filho do Homem também é Senhor do sábado." Mt 12,8
Nos primeiríssimos dias perante São Pedro, Santo André, São João Evangelista, São Filipe e São Bartolomeu, Ele apresentou-Se como a conexão entre o Céu e a Terra, como no sonho de Jacó (cf. Gn 28,12): "E ajuntou: 'Em Verdade, em Verdade, digo-vos: vereis o Céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.'" Jo 1,51
E assim Se identificou ao cego de nascença, ao qual curou e dele recebeu adoração, que só se deve a Deus: "Encontrando-o, perguntou-lhe: 'Acreditas no Filho do Homem?' Respondeu ele: 'Quem é, Senhor, para que eu n'Ele creia?' Jesus disse: 'Tu estás vendo-O! É Aquele que está falando contigo.' Exclamou ele: 'Eu creio, Senhor!' E prostrou-se diante de Jesus." Jo 9,35b-38
Após algum tempo de Seu Ministério, contudo, esta realidade já estava quase patente: "Algumas das pessoas de Jerusalém diziam: 'Não é Este Aquele a Quem procuram tirar a vida? Todavia, ei-Lo falando em público e não Lhe dizem coisa alguma. Porventura reconheceram as autoridades que Ele de fato é o Cristo?'" Jo 7,25-26
Eram por demais grandiosos e numeroso sinais: "Muitos do povo, porém, creram n'Ele e perguntavam: 'Quando vier o Cristo, fará mais milagres que Este faz?'" Jo 7,31
Após a ressurreição de São Lázaro, os próprios pontífices e fariseus reuniram-se no Sinédrio e reconheceram: "Que haveremos de fazer? Esse Homem multiplica milagres!" Jo 11,47b
O eminente Nicodemos, por pura sensatez, não se permitiu renegar Suas obras. Já no início de Sua vida pública, na primeira Páscoa em Jerusalém, foi a Ele, ainda que ocultamente: "Havia um homem entre os fariseus, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-Lhe: 'Rabi, sabemos que és um Mestre vindo de Deus. Ninguém pode fazer esses milagres que fazes, se Deus não estiver com ele.'" Jo 3,1-2
Pois desde Seus primeiros milagres, conforme o Evangelho segundo São Marcos, Ele já era procurado por multidões de todas partes, como se viu após a cura do homem da mão ressequida na sinagoga de Cafarnaum: "E de Judeia, de Jerusalém, de Idumeia, do além-Jordão e dos arredores de Tiro e de Sidônia, veio a Ele uma grande multidão, ao ouvir o que Ele fazia." Mc 3,8
Nos primeiríssimos dias perante São Pedro, Santo André, São João Evangelista, São Filipe e São Bartolomeu, Ele apresentou-Se como a conexão entre o Céu e a Terra, como no sonho de Jacó (cf. Gn 28,12): "E ajuntou: 'Em Verdade, em Verdade, digo-vos: vereis o Céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.'" Jo 1,51
E assim Se identificou ao cego de nascença, ao qual curou e dele recebeu adoração, que só se deve a Deus: "Encontrando-o, perguntou-lhe: 'Acreditas no Filho do Homem?' Respondeu ele: 'Quem é, Senhor, para que eu n'Ele creia?' Jesus disse: 'Tu estás vendo-O! É Aquele que está falando contigo.' Exclamou ele: 'Eu creio, Senhor!' E prostrou-se diante de Jesus." Jo 9,35b-38
Após algum tempo de Seu Ministério, contudo, esta realidade já estava quase patente: "Algumas das pessoas de Jerusalém diziam: 'Não é Este Aquele a Quem procuram tirar a vida? Todavia, ei-Lo falando em público e não Lhe dizem coisa alguma. Porventura reconheceram as autoridades que Ele de fato é o Cristo?'" Jo 7,25-26
Eram por demais grandiosos e numeroso sinais: "Muitos do povo, porém, creram n'Ele e perguntavam: 'Quando vier o Cristo, fará mais milagres que Este faz?'" Jo 7,31
Após a ressurreição de São Lázaro, os próprios pontífices e fariseus reuniram-se no Sinédrio e reconheceram: "Que haveremos de fazer? Esse Homem multiplica milagres!" Jo 11,47b
O eminente Nicodemos, por pura sensatez, não se permitiu renegar Suas obras. Já no início de Sua vida pública, na primeira Páscoa em Jerusalém, foi a Ele, ainda que ocultamente: "Havia um homem entre os fariseus, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-Lhe: 'Rabi, sabemos que és um Mestre vindo de Deus. Ninguém pode fazer esses milagres que fazes, se Deus não estiver com ele.'" Jo 3,1-2
Pois desde Seus primeiros milagres, conforme o Evangelho segundo São Marcos, Ele já era procurado por multidões de todas partes, como se viu após a cura do homem da mão ressequida na sinagoga de Cafarnaum: "E de Judeia, de Jerusalém, de Idumeia, do além-Jordão e dos arredores de Tiro e de Sidônia, veio a Ele uma grande multidão, ao ouvir o que Ele fazia." Mc 3,8
Ora, ainda em Seu primeiro dia nesta cidade, diante da casa de São Pedro, que se tornaria Sua 'base de operações', os imundos espíritos, conhecedores da realidade espiritual, tentavam denunciá-Lo: "Depois do pôr-do-sol, todos aqueles que tinham enfermos de diversas moléstias traziam-Lhos, e Ele, impondo-lhes a mão, curava-os. De muitos saíam os demônios, aos gritos, dizendo: 'Tu és o Filho de Deus.' Mas Ele severamente repreendia-os, não lhes permitindo que falassem, porque sabiam que Ele era o Cristo." Lc 4,40-41
Ele perdeu a liberdade de ir e vir logo no início de Sua vida pública, após curar um leproso: "Este homem, porém, logo que se foi, começou a propagar e divulgar o acontecido, de modo que Jesus publicamente não podia entrar numa cidade. Conservava-Se fora, em despovoados lugares, e de toda parte vinham ter com Ele." Mc 1,45
E logo Ele começou a ser evocado como o Filho de Davi, o que se repetiria por muitas vezes, numa referência à ascendência do Messias profetizada por Natã (1 Crô 17,11): "A multidão, admirada, dizia: 'Não será este o Filho de Davi?'" Mt 12,23
Essa era uma demonstração de conhecimento das Escrituras e de fé em Sua Pessoa, como se viu no portão de Jericó: "Quando Jesus, Seus discípulos e numerosa multidão saiam dali, mendigando à beira do caminho estava sentado Bartimeu, que era cego, filho de Timeu. Sabendo que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: 'Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!' Muitos repreendiam-no para que se calasse, mas ainda mais alto ele gritava: 'Filho de Davi, tem compaixão de mim!"" Mt 10,46b-48
E logo Ele começou a ser evocado como o Filho de Davi, o que se repetiria por muitas vezes, numa referência à ascendência do Messias profetizada por Natã (1 Crô 17,11): "A multidão, admirada, dizia: 'Não será este o Filho de Davi?'" Mt 12,23
Essa era uma demonstração de conhecimento das Escrituras e de fé em Sua Pessoa, como se viu no portão de Jericó: "Quando Jesus, Seus discípulos e numerosa multidão saiam dali, mendigando à beira do caminho estava sentado Bartimeu, que era cego, filho de Timeu. Sabendo que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: 'Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!' Muitos repreendiam-no para que se calasse, mas ainda mais alto ele gritava: 'Filho de Davi, tem compaixão de mim!"" Mt 10,46b-48
Foi assim que ele foi saudado no Domingo de Ramos: "Então a multidão estendia os mantos pelo caminho, cortava ramos de árvores e espalhava-os pela estrada. E toda aquela multidão, que O precedia e que O seguia, clamava: 'Hosana ao Filho de Davi! Bendito seja Aquele que vem em Nome do Senhor! Hosana no mais alto dos Céus!'" Mt 21,8-9
Os que haviam presenciado a multiplicação de pães e peixes, ademais, já não tinham a menor dúvida: era o Profeta anunciado por Moisés (cf. Dt 18,15): "Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: 'Este verdadeiramente é o Profeta, Aquele que deve vir ao mundo.'" Jo 6,14
E assim Ele Se viu, mais uma vez, obrigado a escapar da multidão: "Jesus, percebendo que queriam arrebatá-Lo e fazê-Lo Rei, sozinho tornou a retirar-Se para o monte." Jo 6,15
O lago de Galileia era recorrente 'rota de escape', mas quase nunca funcionava: "Ele disse-lhes: 'Vinde à parte, para algum lugar deserto, e descansai um pouco.' Porque eram muitos os que iam e vinham e nem tinham tempo para comer. Partiram na barca para um solitário lugar, à parte. Mas viram-nos partir. Por isso, muitos deles perceberam para onde iam, e de todas cidades acorreram a pé para o lugar aonde Se dirigiam, e chegaram primeiro que Eles." Mc 6,31-36
Ouviu-se o mesmo quando Ele ofereceu Água Viva em Jerusalém, durante a Festa das Tendas: "Ouvindo essas palavras, alguns daquela multidão diziam: 'Este realmente é o Profeta.'" Jo 7,40
Os próprios guardas dos príncipes dos sacerdotes e dos fariseus, ao serem enviados a prendê-Lo, ficaram extasiados com Sua Palavra e voltaram sem Ele: "Os guardas responderam: 'Ninguém jamais falou como Este Homem!'" Jo 7,46
Parte do povo já não se continha, categoricamente afirmando: "Este é o Cristo." Jo 7,41a
E assim Ele Se viu, mais uma vez, obrigado a escapar da multidão: "Jesus, percebendo que queriam arrebatá-Lo e fazê-Lo Rei, sozinho tornou a retirar-Se para o monte." Jo 6,15
O lago de Galileia era recorrente 'rota de escape', mas quase nunca funcionava: "Ele disse-lhes: 'Vinde à parte, para algum lugar deserto, e descansai um pouco.' Porque eram muitos os que iam e vinham e nem tinham tempo para comer. Partiram na barca para um solitário lugar, à parte. Mas viram-nos partir. Por isso, muitos deles perceberam para onde iam, e de todas cidades acorreram a pé para o lugar aonde Se dirigiam, e chegaram primeiro que Eles." Mc 6,31-36
Ouviu-se o mesmo quando Ele ofereceu Água Viva em Jerusalém, durante a Festa das Tendas: "Ouvindo essas palavras, alguns daquela multidão diziam: 'Este realmente é o Profeta.'" Jo 7,40
Os próprios guardas dos príncipes dos sacerdotes e dos fariseus, ao serem enviados a prendê-Lo, ficaram extasiados com Sua Palavra e voltaram sem Ele: "Os guardas responderam: 'Ninguém jamais falou como Este Homem!'" Jo 7,46
Parte do povo já não se continha, categoricamente afirmando: "Este é o Cristo." Jo 7,41a
Assim já Se havia identificado Ele mesmo perante a samaritana junto ao poço de Jacó, após demonstrar conhecer sua vida: "Respondeu a mulher: 'Sei que deve vir o Messias (que se chama Cristo). Pois quando vier, Ele fá-nos-á conhecer todas coisas.' Disse-lhe Jesus: 'Sou eu, Quem fala contigo.'" Jo 4,25-26
E foram estes samaritanos os primeiros a reconhecer, enquanto grupo religioso, Sua verdadeira identidade. Isso deu-se após os dois dias que permaneceu entre eles: "E diziam à mulher: 'Já não é por causa de tua declaração que cremos, mas nós mesmos ouvimos e sabemos verdadeiramente ser Este o Salvador do mundo.'" Jo 4,42
Era mister, porém, que os Apóstolos estivessem perfeitamente conscientes de tudo que de Jesus ouviam, bem como de Sua identidade. Por isso, antes de ouvir a resposta de São Pedro acima citada, foi Ele que lhes indagou: "E vós, Quem dizeis que Eu sou?" Mt 16,15
E foram estes samaritanos os primeiros a reconhecer, enquanto grupo religioso, Sua verdadeira identidade. Isso deu-se após os dois dias que permaneceu entre eles: "E diziam à mulher: 'Já não é por causa de tua declaração que cremos, mas nós mesmos ouvimos e sabemos verdadeiramente ser Este o Salvador do mundo.'" Jo 4,42
Era mister, porém, que os Apóstolos estivessem perfeitamente conscientes de tudo que de Jesus ouviam, bem como de Sua identidade. Por isso, antes de ouvir a resposta de São Pedro acima citada, foi Ele que lhes indagou: "E vós, Quem dizeis que Eu sou?" Mt 16,15
Mas por Sua divina didática e sutileza, Ele evitou que os Apóstolos antecipassem Sua Revelação: "Depois ordenou a Seus discípulos que não dissessem a ninguém que Ele era o Cristo." Mt 16,20
O mesmo aconteceu após Sua Transfiguração: "E quando desciam, Jesus fez-lhes esta proibição: 'Não conteis a ninguém o que vistes, até que o Filho do Homem ressuscite dos mortos.'" Mt 17,9
Contudo, enquanto a própria Verdade, Ele mesmo não negou Sua identidade quando interrogado pelos líderes religiosos de Jerusalém: "Celebrava-se em Jerusalém a festa da Dedicação. Era inverno. Jesus passeava no Templo, no pórtico de Salomão. Os judeus rodearam-nO e perguntaram-Lhe: 'Até quando nos deixarás na incerteza? Se Tu és o Cristo, dize-nos claramente.' Jesus respondeu-lhes: 'Eu digo-vos, mas não credes. As obras que faço em Nome de Meu Pai, estas dão testemunho de Mim. Entretanto, não credes, porque não sois de Minhas ovelhas." Jo 10,22-26
Dava essa simples explicação: "... porque Minha Palavra não penetra em vós." Jo 8,37b
Apontava-lhes a Revelação expressa nas profecias: "Vós perscrutais as Escrituras, nelas julgando encontrar a Vida Eterna. Pois bem! São elas mesmas que dão testemunho de Mim. Pois se crêsseis em Moisés certamente creríeis em Mim, porque ele escreveu a Meu respeito." Jo 5,39.46
Também Se identificou depois de ser preso no Jardim das Oliveiras, ao ser questionado no sinédrio: "O sumo sacerdote tornou a perguntar-Lhe: 'És Tu o Cristo, o Filho de Deus bendito?' Jesus respondeu: 'EU SOU. E vereis o Filho do Homem sentado à direita do Poderoso, vindo sobre as nuvens do céu.'" Mc 14,61b-62
O mesmo aconteceu após Sua Transfiguração: "E quando desciam, Jesus fez-lhes esta proibição: 'Não conteis a ninguém o que vistes, até que o Filho do Homem ressuscite dos mortos.'" Mt 17,9
Contudo, enquanto a própria Verdade, Ele mesmo não negou Sua identidade quando interrogado pelos líderes religiosos de Jerusalém: "Celebrava-se em Jerusalém a festa da Dedicação. Era inverno. Jesus passeava no Templo, no pórtico de Salomão. Os judeus rodearam-nO e perguntaram-Lhe: 'Até quando nos deixarás na incerteza? Se Tu és o Cristo, dize-nos claramente.' Jesus respondeu-lhes: 'Eu digo-vos, mas não credes. As obras que faço em Nome de Meu Pai, estas dão testemunho de Mim. Entretanto, não credes, porque não sois de Minhas ovelhas." Jo 10,22-26
Dava essa simples explicação: "... porque Minha Palavra não penetra em vós." Jo 8,37b
Apontava-lhes a Revelação expressa nas profecias: "Vós perscrutais as Escrituras, nelas julgando encontrar a Vida Eterna. Pois bem! São elas mesmas que dão testemunho de Mim. Pois se crêsseis em Moisés certamente creríeis em Mim, porque ele escreveu a Meu respeito." Jo 5,39.46
Também Se identificou depois de ser preso no Jardim das Oliveiras, ao ser questionado no sinédrio: "O sumo sacerdote tornou a perguntar-Lhe: 'És Tu o Cristo, o Filho de Deus bendito?' Jesus respondeu: 'EU SOU. E vereis o Filho do Homem sentado à direita do Poderoso, vindo sobre as nuvens do céu.'" Mc 14,61b-62
E da mesma forma diante de Pilatos, enquanto Verdadeiro Rei dos judeus: "Então Lhe perguntou Pilatos: 'És, portanto, Rei?' Respondeu Jesus: 'Sim, EU SOU Rei.'" Jo 18,37
Este título, aliás, já Lhe havia sido reconhecido por São Bartolomeu desde o primeiro encontro, quando este Apóstolo percebeu Sua Onisciência e Sua Onipresença: "Falou-Lhe Natanael: 'Mestre, Tu és o Filho de Deus, Tu és o Rei de Israel.'" Jo 1,49
Este título, aliás, já Lhe havia sido reconhecido por São Bartolomeu desde o primeiro encontro, quando este Apóstolo percebeu Sua Onisciência e Sua Onipresença: "Falou-Lhe Natanael: 'Mestre, Tu és o Filho de Deus, Tu és o Rei de Israel.'" Jo 1,49
E Sua postura realmente era peculiar, como São João Apóstolo atesta, pois não fazia experiência. Desde o início tinha perfeito domínio sobre o que acontecia à Sua volta: "Enquanto Jesus celebrava em Jerusalém a festa da Páscoa, muitos creram em Seu Nome, à vista dos milagres que fazia. Mas Jesus mesmo não Se fiava neles, porque a todos conhecia. Ele não necessitava que alguém desse testemunho de homem algum, pois bem sabia o que havia no homem." Jo 2,23-25
Ora, logo depois da multiplicação dos pães e dos peixes, Jesus apresentou-Se na sinagoga de Cafarnaum como o alimento que dá a Vida Eterna: "EU SOU o Pão Vivo que desceu do Céu. Quem comer deste Pão, viverá eternamente. E o Pão, que Eu hei de dar, é Minha Carne para a Salvação do mundo." Jo 6,51
Ora, logo depois da multiplicação dos pães e dos peixes, Jesus apresentou-Se na sinagoga de Cafarnaum como o alimento que dá a Vida Eterna: "EU SOU o Pão Vivo que desceu do Céu. Quem comer deste Pão, viverá eternamente. E o Pão, que Eu hei de dar, é Minha Carne para a Salvação do mundo." Jo 6,51
E no Templo de Jerusalém, após o episódio da mulher flagrada em adultério, Ele apresentou-Se como o 'sol' de nossas vidas: "EU SOU a Luz do mundo! Aquele que Me segue não andará em trevas, mas terá a Luz da Vida." Jo 8,12
Expressamente rejeitou a religiosidade dos fariseus nestes termos: "Não conheceis nem a Mim nem a Meu Pai! Se Me conhecêsseis, certamente também conheceríeis a Meu Pai." Jo 8,19b
Igualmente havia acusado os samaritanos: "Vós adorais O que não conheceis..." Jo 4,22a
E já não ocultava Sua divina origem quando denunciou os pecados e a incredulidade dos judeus: "Vós sois cá de baixo, EU SOU lá de cima. Vós sois deste mundo, Eu não sou deste mundo." Jo 8,23
Com efeito, mais uma vez Ele repete a identificação usada por Deus Pai: "... se não crerdes que EU SOU, morrereis em vosso pecado." Jo 8,24
Indicou, por fim, que seria amplamente reconhecido por conta de Sua Crucificação: "Quando tiverdes levantado o Filho do Homem, então conhecereis que EU SOU..." Jo 8,28
Afirmativamente, o centurião e os guardas romanos que estavam ao pé da Santa Cruz, vendo o chão tremer e as trevas cobrirem a Terra após Jesus ter expirado, disseram: "Este verdadeiramente era Filho de Deus!" Mt 27,54
DEUS JESUS
Se o mundo se choca com a humanidade de Jesus, mas ainda assim imagina haver um paraíso, deve lembrar que o ser humano é imagem e semelhança de Deus. Está lá no Livro de Gênesis: "Então Deus disse: 'Façamos o homem à Nossa imagem e semelhança.'" Gn 1,26
Igualmente havia acusado os samaritanos: "Vós adorais O que não conheceis..." Jo 4,22a
E já não ocultava Sua divina origem quando denunciou os pecados e a incredulidade dos judeus: "Vós sois cá de baixo, EU SOU lá de cima. Vós sois deste mundo, Eu não sou deste mundo." Jo 8,23
Com efeito, mais uma vez Ele repete a identificação usada por Deus Pai: "... se não crerdes que EU SOU, morrereis em vosso pecado." Jo 8,24
Indicou, por fim, que seria amplamente reconhecido por conta de Sua Crucificação: "Quando tiverdes levantado o Filho do Homem, então conhecereis que EU SOU..." Jo 8,28
Afirmativamente, o centurião e os guardas romanos que estavam ao pé da Santa Cruz, vendo o chão tremer e as trevas cobrirem a Terra após Jesus ter expirado, disseram: "Este verdadeiramente era Filho de Deus!" Mt 27,54
DEUS JESUS
Se o mundo se choca com a humanidade de Jesus, mas ainda assim imagina haver um paraíso, deve lembrar que o ser humano é imagem e semelhança de Deus. Está lá no Livro de Gênesis: "Então Deus disse: 'Façamos o homem à Nossa imagem e semelhança.'" Gn 1,26
E que precisa 'passar' por Jesus para chegar lá. É o que se percebe numa das fases em que Nosso Senhor é mais explícito em Suas pregações: "EU SOU a Porta. Se alguém entrar por Mim será salvo. Tanto entrará como sairá e encontrará pastagem." Jo 10,9
Sem Jesus Eucarístico, segundo Ele mesmo, não teremos a Graça. E só dependeremos da Divina Misericórdia para alcançarmos a Vida Eterna: "Então Jesus lhes disse: 'Em Verdade, em Verdade, digo-vos: se não comerdes a Carne do Filho do Homem e não beberdes Seu Sangue, não tereis a Vida em vós mesmos.'" Jo 6,35
Falava da Verdadeira Vida: "Assim como o Pai, que Me enviou, vive, e Eu vivo pelo Pai, aquele que comer a Minha Carne também viverá por Mim." Jo 6,57
E ao instituir a Eucaristia, o Sublime Sacramento, Ele não pediu que nós o celebrássemos em memória do Pai, mas de Si mesmo: "Fazei isto em memória de Mim." Lc 22,19
Referindo-Se a Deus Pai, especificamente, também Se apresentou como o único Caminho para Ele: "EU SOU o Caminho, a Verdade e a Vida! Ninguém vem ao Pai senão por Mim." Jo 14,6
Aos que persistem em teimar, Ele deixou um desafio: "Se alguém quiser cumprir a vontade de Deus, distinguirá se Minha Doutrina é de Deus ou se falo de Mim mesmo." Jo 7,17
A Seus contemporâneos lançou ainda maior desafio, aludindo à Sua divindade: "Quem de vós Me acusa de pecado?" Jo 8,46a
E exatamente por isso questionava-os: "E se vos falo a Verdade, por que não Me credes?" Jo 8,46b
Denunciava, desde então, o tacanho racionalismo: "Por que não compreendeis Minha linguagem?" Jo 8,43a
Disse que Sua Palavra já era o veredito do Juízo Final: "Se alguém ouve Minhas palavras e não as guarda, Eu não o condenarei, porque não vim para condenar o mundo, mas para salvá-lo. Quem Me despreza e não recebe Minhas palavras, tem quem o julgue: a Palavra que anunciei julgá-lo-á no Último Dia." Jo 12,47-48
Ele assim explicou Sua autonomia: "Com efeito, como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá Vida, o Filho também dá Vida a quem Ele quer. Porque o Pai não julga ninguém, mas entregou todo Julgamento ao Filho." Jo 5,21-22
Contrastou Sua Missão com a do intermediário da Lei (cf. Gl 3,19): "Não julgueis que hei de acusar-vos diante do Pai. Há quem vos acusa: Moisés, em quem colocais vossa esperança." Jo 5,45
E no ápice de Sua passagem entre nós, na semana de Sua Paixão, publicamente afirmou, após o próprio Pai ter-Se feito ouvir perante a multidão em Jerusalém: "Agora é o Juízo deste mundo! Agora será lançado fora o príncipe deste mundo!" Jo 12,31
Sem Jesus Eucarístico, segundo Ele mesmo, não teremos a Graça. E só dependeremos da Divina Misericórdia para alcançarmos a Vida Eterna: "Então Jesus lhes disse: 'Em Verdade, em Verdade, digo-vos: se não comerdes a Carne do Filho do Homem e não beberdes Seu Sangue, não tereis a Vida em vós mesmos.'" Jo 6,35
Falava da Verdadeira Vida: "Assim como o Pai, que Me enviou, vive, e Eu vivo pelo Pai, aquele que comer a Minha Carne também viverá por Mim." Jo 6,57
E ao instituir a Eucaristia, o Sublime Sacramento, Ele não pediu que nós o celebrássemos em memória do Pai, mas de Si mesmo: "Fazei isto em memória de Mim." Lc 22,19
Referindo-Se a Deus Pai, especificamente, também Se apresentou como o único Caminho para Ele: "EU SOU o Caminho, a Verdade e a Vida! Ninguém vem ao Pai senão por Mim." Jo 14,6
Aos que persistem em teimar, Ele deixou um desafio: "Se alguém quiser cumprir a vontade de Deus, distinguirá se Minha Doutrina é de Deus ou se falo de Mim mesmo." Jo 7,17
A Seus contemporâneos lançou ainda maior desafio, aludindo à Sua divindade: "Quem de vós Me acusa de pecado?" Jo 8,46a
E exatamente por isso questionava-os: "E se vos falo a Verdade, por que não Me credes?" Jo 8,46b
Denunciava, desde então, o tacanho racionalismo: "Por que não compreendeis Minha linguagem?" Jo 8,43a
Disse que Sua Palavra já era o veredito do Juízo Final: "Se alguém ouve Minhas palavras e não as guarda, Eu não o condenarei, porque não vim para condenar o mundo, mas para salvá-lo. Quem Me despreza e não recebe Minhas palavras, tem quem o julgue: a Palavra que anunciei julgá-lo-á no Último Dia." Jo 12,47-48
Ele assim explicou Sua autonomia: "Com efeito, como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá Vida, o Filho também dá Vida a quem Ele quer. Porque o Pai não julga ninguém, mas entregou todo Julgamento ao Filho." Jo 5,21-22
Contrastou Sua Missão com a do intermediário da Lei (cf. Gl 3,19): "Não julgueis que hei de acusar-vos diante do Pai. Há quem vos acusa: Moisés, em quem colocais vossa esperança." Jo 5,45
E no ápice de Sua passagem entre nós, na semana de Sua Paixão, publicamente afirmou, após o próprio Pai ter-Se feito ouvir perante a multidão em Jerusalém: "Agora é o Juízo deste mundo! Agora será lançado fora o príncipe deste mundo!" Jo 12,31
Assim como já havia assegurado aos fariseus a instauração do Reino dos Céus: "Mas se é pelo Espírito de Deus que Eu expulso os demônios, então para vós chegou o Reino de Deus." Mt 12,28
Ora, quando questionado com sinceridade, Ele não escondia: "Um dia, os fariseus perguntaram a Jesus quando viria o Reino de Deus. Ele respondeu-lhes: 'O Reino de Deus não virá de ostensivo modo. Nem se dirá: Ei-lo aqui; ou: Ei-lo ali. Pois o Reino de Deus já está em meio a vós.'" Lc 17,20-21
Isaías, de fato, havia previsto o atual inferno pela consumação do Advento: "Nesse Dia, Javé revistará no Céu o Exército do Céu, e na Terra, os reis da Terra. Eles serão ajuntados como um bando de prisioneiros destinados à cadeia, ficarão presos no cárcere, e só depois de muito tempo é que serão julgados." Is 24,21-22
E São Pedro pregou aos primeiros não judeus que se converteram, como está no Livro de Atos dos Apóstolos: "Ele mandou-nos pregar ao povo e testemunhar que é Ele Quem, por Deus, foi constituído Juiz dos vivos e dos mortos. D'Ele todos Profetas dão testemunho, anunciando que todos aqueles que n'Ele creem recebem o perdão dos pecados por meio de Seu Nome." At 10,38-39.42-43
Ora, quando questionado com sinceridade, Ele não escondia: "Um dia, os fariseus perguntaram a Jesus quando viria o Reino de Deus. Ele respondeu-lhes: 'O Reino de Deus não virá de ostensivo modo. Nem se dirá: Ei-lo aqui; ou: Ei-lo ali. Pois o Reino de Deus já está em meio a vós.'" Lc 17,20-21
Isaías, de fato, havia previsto o atual inferno pela consumação do Advento: "Nesse Dia, Javé revistará no Céu o Exército do Céu, e na Terra, os reis da Terra. Eles serão ajuntados como um bando de prisioneiros destinados à cadeia, ficarão presos no cárcere, e só depois de muito tempo é que serão julgados." Is 24,21-22
E São Pedro pregou aos primeiros não judeus que se converteram, como está no Livro de Atos dos Apóstolos: "Ele mandou-nos pregar ao povo e testemunhar que é Ele Quem, por Deus, foi constituído Juiz dos vivos e dos mortos. D'Ele todos Profetas dão testemunho, anunciando que todos aqueles que n'Ele creem recebem o perdão dos pecados por meio de Seu Nome." At 10,38-39.42-43
Disto, como a Primeira Carta de São Paulo a São Timóteo ensina, afastar-se da Igreja é afastar-se da Verdade: "Todavia, se eu tardar, quero que saibas como deves portar-te na Casa de Deus, que é a Igreja de Deus Vivo, coluna e sustentáculo da Verdade." 1 Tm 3,15
É condenar-se, nas palavras da Carta de São Paulo a São Tito: "O homem que assim fomenta divisões, depois de advertido a primeira e a segunda vez, evita-o, visto que esse tal é um perverso que, perseverando em seu pecado, condena-se a si próprio." Tt 3,10-11
Em síntese, a Carta de São Paulo aos Romanos diz do Antigo Testamento: "Porque a finalidade da Lei é Cristo..." Rm 10,4a
A Carta de São Paulo aos Efésios pregou: "Assim a Lei se tornou-nos um pedagogo, encarregado de levar-nos a Cristo..." Gl 3,24a
Ele assim iniciou seu ministério na cidade de Tessalônica: "Explicava e demonstrava, à base das Escrituras, que era necessário que Cristo padecesse e ressurgisse dos mortos." At 17,3a
Falando de vários Ministros de Deus, a Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios diz sobre a razão de ser da Unidade da Igreja: "Tudo é vosso: Paulo, Apolo, Cefas, o mundo, a vida, a morte, o presente e o futuro. Tudo é vosso! Mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus." 1 Cor 13,21b-23
E a Carta de São Paulo aos Colossenses não vacilou: "Ele (Cristo) é a imagem de Deus Invisível... A realidade é o Corpo de Cristo." Cl 1,15a:2,17b
Diz mais: "Pois n'Ele habita corporalmente toda plenitude da divindade." Cl 2,9
Porque Jesus é Nosso Verdadeiro Guia, pois deu a Vida por Suas ovelhas e por elas é reconhecido: "EU SOU o Bom Pastor. O Bom Pastor expõe Sua vida pelas ovelhas. Conheço Minhas ovelhas e Minhas ovelhas conhecem a Mim, como Meu Pai Me conhece e Eu conheço o Pai. Dou Minha Vida por Minhas ovelhas. Minhas ovelhas ouvem Minha voz, Eu conheço-as e elas seguem-Me." Jo 10,11.14-15.21
Ele realizou Sua Paixão e Ressurreição por Seu próprio poder: "O Pai ama-Me porque dou Minha Vida para retomá-la. Ninguém a tira de Mim, mas Eu dou-a de Mim mesmo e tenho poder para dá-la como tenho poder para reassumi-la. Tal é a ordem que recebi de Meu Pai." Jo 10,17-18
Por Sua Ressurreição, garantiu nossa Comunhão com Deus e Seus sinais: "Naquele dia, conhecereis que estou em Meu Pai, e vós em Mim e Eu em vós. Aquele que tem Meus Mandamentos e os guarda, esse é que Me ama. E aquele que Me ama será amado por Meu Pai, e Eu amá-lo-ei e a ele manifestar-Me-ei." Jo 14,20-21
Ele é Deus, afinal, pois só de Deus provém toda vida, em especial a Vida que não termina aqui e terá continuidade no vindouro capítulo da Ressurreição da Carne, quando a humanidade obediente a Deus será revestida de um corpo que não mais se corromperá. Ele declarou: "EU SOU a Ressurreição e a Vida. Aquele que crê em Mim, ainda que esteja morto, viverá." Jo 11,25
Por Sua Ressurreição, garantiu nossa Comunhão com Deus e Seus sinais: "Naquele dia, conhecereis que estou em Meu Pai, e vós em Mim e Eu em vós. Aquele que tem Meus Mandamentos e os guarda, esse é que Me ama. E aquele que Me ama será amado por Meu Pai, e Eu amá-lo-ei e a ele manifestar-Me-ei." Jo 14,20-21
Ele é Deus, afinal, pois só de Deus provém toda vida, em especial a Vida que não termina aqui e terá continuidade no vindouro capítulo da Ressurreição da Carne, quando a humanidade obediente a Deus será revestida de um corpo que não mais se corromperá. Ele declarou: "EU SOU a Ressurreição e a Vida. Aquele que crê em Mim, ainda que esteja morto, viverá." Jo 11,25
E por ser Ele mesmo a Ressurreição e a Vida, prometeu que ressuscitaria quem n'Ele cresse. Ou seja, mais uma vez identificou-Se como Deus, pois não disse que o Pai ressuscitaria os mortos, mas que Ele mesmo o faria: "Esta é a vontade de Meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e n'Ele crê, tenha a Vida Eterna. E Eu ressuscitá-lo-ei no Último Dia." Jo 6,40
Não o disse só uma vez: "Quem come Minha Carne e bebe Meu Sangue tem a Vida Eterna, e Eu ressuscitá-lo-ei no Último Dia." Jo 6,54
São Paulo, pois, chamando-O de Segundo Adão para aludir a Recriação do céu e da Terra, vai identificá-Lo como o Vivificante Espírito: "Com efeito, se por um homem veio a morte, por um Homem vem a Ressurreição dos Mortos. Assim como em Adão todos morrem, assim em Cristo todos reviverão. Como está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito 'vivente alma (Gn 2,7)'; o Segundo Adão é Vivificante Espírito." 1 Cor 15,21-22.45
Porque assim ele invocava Sua Unidade como o Divino Paráclito: "Vós, porém, não viveis segundo a carne, mas segundo o espírito, se é que o Espírito de Deus realmente habita em vós. Se alguém não possui o Espírito de Cristo, este não é d'Ele." Rm 8,9
Noutra passagem, mencionando as blasfêmias que ouvia de Seus opositores, Jesus mesmo identificou-Se como o próprio Pai: "Se chamaram de Beelzebul ao Pai de família, quanto mais o farão às pessoas de Sua Casa!" Mt 10,25
E resumiu: "Eu e o Pai somos Um!" Jo 10,30
A São Filipe Apóstolo deu ainda mais explícita resposta: "Respondeu Jesus: 'Há tanto tempo que estou convosco e não Me conheceste, Filipe? Aquele que Me viu, também viu o Pai. Como, pois, dizes: Mostra-nos o Pai?'" Jo 14,9
Aliás, Ele já o havia dito em Suas últimas palavras aos próprios religiosos de Jerusalém, enquanto estava em liberdade: "Aquele que crê em Mim, crê não em Mim, mas n'Aquele que Me enviou. E aquele que Me vê, vê Aquele que Me enviou." Jo 12,44b
Declarou-Se, enfim, essencial para nós, e assim novamente Se revelou Deus, porque só Deus é essencial. Falando aos Apóstolos após a Santa Ceia, disse que, para que vivamos e demos frutos, impreterivelmente devemos estar unidos a Ele: "EU SOU a videira, vós, os ramos. Quem permanecer em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto. Porque sem Mim nada podeis fazer." Jo 15,5
E logo após o lava-pés, abertamente havia dito aos Apóstolos: "Vós chamais-Me Mestre e Senhor, e bem dizeis, pois EU SOU." Jo 13,13
Ao predizer a traição de Judas, e por ela Sua Paixão, outra vez falou: "Digo-vos isso agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, creiais que EU SOU." Jo 13,19
Após Sua Ressurreição, nestes termos justificou Sua Paixão, em primeira aparição ao Colégio dos Apóstolos: "Assim é que está escrito e assim era necessário que o Cristo padecesse, mas que dos mortos ressurgisse ao terceiro dia. E que em Seu Nome se pregasse a penitência e a remissão dos pecados a todas nações, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas de tudo isso." Lc 24,46-48
Porque assim ele invocava Sua Unidade como o Divino Paráclito: "Vós, porém, não viveis segundo a carne, mas segundo o espírito, se é que o Espírito de Deus realmente habita em vós. Se alguém não possui o Espírito de Cristo, este não é d'Ele." Rm 8,9
Noutra passagem, mencionando as blasfêmias que ouvia de Seus opositores, Jesus mesmo identificou-Se como o próprio Pai: "Se chamaram de Beelzebul ao Pai de família, quanto mais o farão às pessoas de Sua Casa!" Mt 10,25
E resumiu: "Eu e o Pai somos Um!" Jo 10,30
A São Filipe Apóstolo deu ainda mais explícita resposta: "Respondeu Jesus: 'Há tanto tempo que estou convosco e não Me conheceste, Filipe? Aquele que Me viu, também viu o Pai. Como, pois, dizes: Mostra-nos o Pai?'" Jo 14,9
Aliás, Ele já o havia dito em Suas últimas palavras aos próprios religiosos de Jerusalém, enquanto estava em liberdade: "Aquele que crê em Mim, crê não em Mim, mas n'Aquele que Me enviou. E aquele que Me vê, vê Aquele que Me enviou." Jo 12,44b
Declarou-Se, enfim, essencial para nós, e assim novamente Se revelou Deus, porque só Deus é essencial. Falando aos Apóstolos após a Santa Ceia, disse que, para que vivamos e demos frutos, impreterivelmente devemos estar unidos a Ele: "EU SOU a videira, vós, os ramos. Quem permanecer em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto. Porque sem Mim nada podeis fazer." Jo 15,5
E logo após o lava-pés, abertamente havia dito aos Apóstolos: "Vós chamais-Me Mestre e Senhor, e bem dizeis, pois EU SOU." Jo 13,13
Ao predizer a traição de Judas, e por ela Sua Paixão, outra vez falou: "Digo-vos isso agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, creiais que EU SOU." Jo 13,19
Após Sua Ressurreição, nestes termos justificou Sua Paixão, em primeira aparição ao Colégio dos Apóstolos: "Assim é que está escrito e assim era necessário que o Cristo padecesse, mas que dos mortos ressurgisse ao terceiro dia. E que em Seu Nome se pregasse a penitência e a remissão dos pecados a todas nações, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas de tudo isso." Lc 24,46-48
Sem dúvida, depois de todos milagres que realizou, e de Sua própria Ressurreição, talvez Ele não precisasse ser mais claro. Mas antes de subir ao Céu, despedindo-Se dos Apóstolos, Ele declarou a dimensão do poder que recebeu enquanto ser humano: "Todo poder foi-Me dado sobre o Céu e a Terra." Mt 28,18
Suas últimas aparições no Livro de Apocalipse de São João, enfim, dizem tudo, em específico quanto ao Seu total controle sobre Sua Igreja: "Voltei-me para saber que voz falava comigo. Tendo-me voltado, vi sete candelabros de ouro e, no meio dos candelabros, alguém semelhante ao Filho do Homem, vestindo longa túnica até os pés, cingido o peito por um cinto de ouro. Tinha Ele cabeça e cabelos brancos como lã cor de neve. Seus olhos eram como chamas de fogo. Seus pés pareciam-se ao fino bronze, incandescido na fornalha. Sua voz era como o ruído de muitas águas. Segurava na mão direita sete estrelas. De Sua boca saía uma afiada espada, de dois gumes. Seu rosto assemelhava-se ao sol, quando brilha com toda força. Ao vê-Lo, caí como morto a Seus pés. Ele, porém, pôs sobre mim Sua mão direita e disse: 'Não temas! EU SOU o Primeiro e o Último, e Aquele que vive. Pois estive morto e eis-Me de novo vivo pelos séculos dos séculos. Tenho as chaves da morte e da região dos mortos. Eis o simbolismo das sete estrelas que viste na Minha mão direita e dos sete candelabros de ouro: as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candelabros, as sete igrejas.'" Ap 1,12-18.20
Suas últimas aparições no Livro de Apocalipse de São João, enfim, dizem tudo, em específico quanto ao Seu total controle sobre Sua Igreja: "Voltei-me para saber que voz falava comigo. Tendo-me voltado, vi sete candelabros de ouro e, no meio dos candelabros, alguém semelhante ao Filho do Homem, vestindo longa túnica até os pés, cingido o peito por um cinto de ouro. Tinha Ele cabeça e cabelos brancos como lã cor de neve. Seus olhos eram como chamas de fogo. Seus pés pareciam-se ao fino bronze, incandescido na fornalha. Sua voz era como o ruído de muitas águas. Segurava na mão direita sete estrelas. De Sua boca saía uma afiada espada, de dois gumes. Seu rosto assemelhava-se ao sol, quando brilha com toda força. Ao vê-Lo, caí como morto a Seus pés. Ele, porém, pôs sobre mim Sua mão direita e disse: 'Não temas! EU SOU o Primeiro e o Último, e Aquele que vive. Pois estive morto e eis-Me de novo vivo pelos séculos dos séculos. Tenho as chaves da morte e da região dos mortos. Eis o simbolismo das sete estrelas que viste na Minha mão direita e dos sete candelabros de ouro: as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candelabros, as sete igrejas.'" Ap 1,12-18.20
Elas dizem tudo sobre Seu poder como Deus: "Ainda vi o Céu aberto: eis que aparece um branco cavalo. Seu Cavaleiro chama-Se Fiel e Verdadeiro, e é com justiça que Ele julga e guerreia. Tem flamejantes olhos. Há em Sua cabeça muitos diademas, e traz escrito um Nome que ninguém conhece, senão Ele. Está vestido com um manto tinto de sangue, e Seu Nome é Verbo de Deus. Seguiam-nO em brancos cavalos os Celestes Exércitos, vestidos de fino linho, de uma imaculada brancura. De Sua boca sai uma afiada espada para com ela ferir as pagãs nações, porque Ele deve governá-las com cetro de ferro e pisar o lagar do vinho da ardente ira do Deus Dominador. Ele traz escrito no manto e na coxa: 'Rei dos reis e Senhor dos senhores!'" Ap 21,11-17
Aliás, com essa imagem de Cavaleiro Ele já Se havia mostrado ainda no Antigo Testamento, quando seguido por dois anjos pessoalmente defendeu o Templo de Jerusalém do saque ordenado por Seleuco IV Filopator, o rei do Império Selêucida. É apontamento do Segundo Livro de Macabeus: "Diante da profanação que ameaçava o Templo, o povo precipitava-se em multidão para fora das casas, a fim de ajuntarem-se à prece comum. Causava dó observar toda confusão desse povo abatido e a angústia em que jazia o sumo sacerdote. Enquanto assim suplicavam a proteção do Todo-Poderoso para que conservasse invioláveis os depósitos que lhes haviam sido confiados, Heliodoro executava seu intento. Já se achava ali, com seus homens armados, quando o Senhor dos espíritos e Soberano detentor de todo poder suscitou uma tal aparição que todos que haviam ousado vir ali desfaleceram de espanto, atingidos de pavor ante a majestade de Deus. Viram eles, montado num cavalo ricamente ajaezado e furiosamente guiado, um Cavaleiro de terrível aspecto, que em Heliodoro lançava as patas dianteiras do cavalo. Aquele que nele vinha montado parecia ter uma armadura de ouro. Ao mesmo tempo, apareceram-lhe dois outros jovens, cheios de extraordinária força, fulgurantes de luz, ricamente vestidos. Colocando-se dos dois lados, eles puseram-se a açoitá-lo sem interrupção e sobre ele descarregaram uma saraivada de golpes. Logo atirado por terra, Heliodoro foi envolvido por espessas trevas. Seus companheiros ergueram-no e depositaram-no numa liteira. E ele, que vinha para penetrar no mencionado tesouro com numerosa escolta e guardas pessoais, incapaz de ajudar a si mesmo, foi levado por pessoas que reconheciam o manifesto poder de Deus." 2 Mac 3,18.21-28
Aliás, com essa imagem de Cavaleiro Ele já Se havia mostrado ainda no Antigo Testamento, quando seguido por dois anjos pessoalmente defendeu o Templo de Jerusalém do saque ordenado por Seleuco IV Filopator, o rei do Império Selêucida. É apontamento do Segundo Livro de Macabeus: "Diante da profanação que ameaçava o Templo, o povo precipitava-se em multidão para fora das casas, a fim de ajuntarem-se à prece comum. Causava dó observar toda confusão desse povo abatido e a angústia em que jazia o sumo sacerdote. Enquanto assim suplicavam a proteção do Todo-Poderoso para que conservasse invioláveis os depósitos que lhes haviam sido confiados, Heliodoro executava seu intento. Já se achava ali, com seus homens armados, quando o Senhor dos espíritos e Soberano detentor de todo poder suscitou uma tal aparição que todos que haviam ousado vir ali desfaleceram de espanto, atingidos de pavor ante a majestade de Deus. Viram eles, montado num cavalo ricamente ajaezado e furiosamente guiado, um Cavaleiro de terrível aspecto, que em Heliodoro lançava as patas dianteiras do cavalo. Aquele que nele vinha montado parecia ter uma armadura de ouro. Ao mesmo tempo, apareceram-lhe dois outros jovens, cheios de extraordinária força, fulgurantes de luz, ricamente vestidos. Colocando-se dos dois lados, eles puseram-se a açoitá-lo sem interrupção e sobre ele descarregaram uma saraivada de golpes. Logo atirado por terra, Heliodoro foi envolvido por espessas trevas. Seus companheiros ergueram-no e depositaram-no numa liteira. E ele, que vinha para penetrar no mencionado tesouro com numerosa escolta e guardas pessoais, incapaz de ajudar a si mesmo, foi levado por pessoas que reconheciam o manifesto poder de Deus." 2 Mac 3,18.21-28
E nas últimas revelações ao Amado Discípulo, Ele promete, tanto dizendo do Juízo Particular como do Final: "Eis que em breve venho, e Minha recompensa está Comigo para dar a cada um conforme suas obras. EU SOU o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Começo e o Fim." Ap 22,12-13
"Vosso Filho permaneça entre nós!"
"Vosso Filho permaneça entre nós!"
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