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quarta-feira, 4 de dezembro de 2024
São João Damasceno
De nobre família de Damasco, nascido em 675, João Mansur tinha pais cristãos de árabe origem. Eles procuravam conviver com a expansão do Império Muçulmano, que já havia tomado a Síria, seu país, e a Palestina, mas ainda tolerava o Catolicismo. Ele e seu pai eram amigos do califa, religioso e político supremo chefe, e exerciam importantes cargos na administração pública. Por sua inteligência, João chegou a ser grão-vizir, isto é, conselheiro pessoal do califa.
Mas a vida religiosa sempre lhe tocou mais profundamente a alma, e por isso tomou uma difícil decisão. Para viver o Evangelho em sua integridade, distribuiu seus bens entre os pobres e recolheu-se nos primeiros cômodos, e também nas cavernas, do mosteiro da eremítica comunidade de São Sabas, a oeste da cidade de Belém, em atuais terras da Cisjordânia. Aí se dedicou ao silêncio, às orações, às penitências e em especial a profundos estudos das Escrituras.
Foi ordenado Sacerdote, mas só se ausentava do monastério para pregar na igreja do Santo Sepulcro. Ao retornar, redigia suas homilias e distribuía-as às demais dioceses, onde sempre eram muito bem aceitas. Divinamente exortava à Sã Doutrina.
Escreveu em profusão, e entre suas principais obras está 'A Fonte da Ciência', 'A Ortodoxa Fé', 'Sacra Paralela' e 'Orações sobre as Sagradas Imagens'. Nessa última, fez uma primorosa defesa do uso de imagens como uma legítima manifestação de devoção e fé. Foi ele quem primeiro registrou a grande diferença entre veneração e adoração.
Ele argumentou:
Mas a vida religiosa sempre lhe tocou mais profundamente a alma, e por isso tomou uma difícil decisão. Para viver o Evangelho em sua integridade, distribuiu seus bens entre os pobres e recolheu-se nos primeiros cômodos, e também nas cavernas, do mosteiro da eremítica comunidade de São Sabas, a oeste da cidade de Belém, em atuais terras da Cisjordânia. Aí se dedicou ao silêncio, às orações, às penitências e em especial a profundos estudos das Escrituras.
Escreveu em profusão, e entre suas principais obras está 'A Fonte da Ciência', 'A Ortodoxa Fé', 'Sacra Paralela' e 'Orações sobre as Sagradas Imagens'. Nessa última, fez uma primorosa defesa do uso de imagens como uma legítima manifestação de devoção e fé. Foi ele quem primeiro registrou a grande diferença entre veneração e adoração.
Ele argumentou:
"Em outros tempos, Deus, sendo incorpóreo e sem rosto, nunca havia sido representado em imagem. Mas dado que agora Deus foi visto na Carne e viveu entre os homens, eu represento o que é visível em Deus.
Eu não venero a matéria, mas o Criador da matéria, que Se fez matéria por mim e Se dignou a habitar na matéria e através da matéria realizar minha Salvação. Não cessarei de honrar a matéria que trabalha para minha Salvação. Eu venero-a, mas não como Deus.
Não é matéria o lenho da Cruz três vezes bendita?... E a tinta e o santíssimo livro dos Evangelhos, não são matéria? O salvífico altar que nos dispensa o Pão da Vida não é matéria?... E antes que nada, não são matéria a Carne e o Sangue de Meu Senhor?
Ou se deve suprimir o sagrado caráter de tudo isso, ou se deve conceder à Tradição da Igreja a veneração das imagens de Deus e a dos amigos de Deus que são santificados pelo Nome que levam, e que por esta razão estão habitados pela Graça do Espírito Santo.
Não se ofenda, portanto, a matéria: esta não é desprezível, porque nada do que Deus fez é desprezível." (Contra os Caluniadores de Imagens)
Mas como os muçulmanos, a despeito de qualquer argumento, simplesmente alimentavam ódio ao uso de imagens, e já estavam invadindo sagrados lugares para destruí-las, alguns líderes religiosos incitaram o califa de Damasco contra São João Damasceno, que, por defendê-las, de amigo se havia tornado um traidor.
Enfurecido, sabendo que a força de São João Damasceno estava em seus escritos, o califa ordenou que sua mão direita fosse cortada. Seu ministério, porém, não era desse mundo. Por intervenção de Nossa Senhora, de quem era fervoroso devoto, sua mão foi miraculosamente restituída durante um profundo sono que teve.
Apesar de sua irretocável vida, tão somente por seus escritos ele foi reconhecido como Doutor da Igreja, e o último Padre do Oriente, dado que, como sinal das crescentes heresias que avassalavam essa região, depois dele não houve mais nenhuma figura de importância teológica na igreja de Constantinopla, até que definitivamente se separasse de Roma em 1054.
Foi pela obra de São João Damasceno que teve início a Teologia Mariana, ou a Mariologia. Ele foi o primeiro a usar o termo 'Imaculada', para referir-se à miraculosa Concepção de Maria Santíssima. Sobre sua virgindade, deixou-nos essas palavras:
Eu não venero a matéria, mas o Criador da matéria, que Se fez matéria por mim e Se dignou a habitar na matéria e através da matéria realizar minha Salvação. Não cessarei de honrar a matéria que trabalha para minha Salvação. Eu venero-a, mas não como Deus.
Não é matéria o lenho da Cruz três vezes bendita?... E a tinta e o santíssimo livro dos Evangelhos, não são matéria? O salvífico altar que nos dispensa o Pão da Vida não é matéria?... E antes que nada, não são matéria a Carne e o Sangue de Meu Senhor?
Ou se deve suprimir o sagrado caráter de tudo isso, ou se deve conceder à Tradição da Igreja a veneração das imagens de Deus e a dos amigos de Deus que são santificados pelo Nome que levam, e que por esta razão estão habitados pela Graça do Espírito Santo.
Não se ofenda, portanto, a matéria: esta não é desprezível, porque nada do que Deus fez é desprezível." (Contra os Caluniadores de Imagens)
Mas como os muçulmanos, a despeito de qualquer argumento, simplesmente alimentavam ódio ao uso de imagens, e já estavam invadindo sagrados lugares para destruí-las, alguns líderes religiosos incitaram o califa de Damasco contra São João Damasceno, que, por defendê-las, de amigo se havia tornado um traidor.
Enfurecido, sabendo que a força de São João Damasceno estava em seus escritos, o califa ordenou que sua mão direita fosse cortada. Seu ministério, porém, não era desse mundo. Por intervenção de Nossa Senhora, de quem era fervoroso devoto, sua mão foi miraculosamente restituída durante um profundo sono que teve.
Apesar de sua irretocável vida, tão somente por seus escritos ele foi reconhecido como Doutor da Igreja, e o último Padre do Oriente, dado que, como sinal das crescentes heresias que avassalavam essa região, depois dele não houve mais nenhuma figura de importância teológica na igreja de Constantinopla, até que definitivamente se separasse de Roma em 1054.
Foi pela obra de São João Damasceno que teve início a Teologia Mariana, ou a Mariologia. Ele foi o primeiro a usar o termo 'Imaculada', para referir-se à miraculosa Concepção de Maria Santíssima. Sobre sua virgindade, deixou-nos essas palavras:
"Ó Joaquim e Ana, bem-aventurado e verdadeiramente irrepreensível casal! Vós levastes uma vida agradável a Deus e digna d'aquela de quem vos tornastes pais.
Tendo vivido com pureza e santidade, gerastes a joia da virgindade, ou seja, aquela que foi virgem antes do parto, virgem no parto e virgem depois do parto. Aquela que é a Virgem por excelência, virgem para sempre, perpétua virgem no espírito, na alma e no corpo." (Homilia sobre a Natividade)
É ele que lança os argumentos que levariam à formulação do Dogma da Mãe de Deus:
Tendo vivido com pureza e santidade, gerastes a joia da virgindade, ou seja, aquela que foi virgem antes do parto, virgem no parto e virgem depois do parto. Aquela que é a Virgem por excelência, virgem para sempre, perpétua virgem no espírito, na alma e no corpo." (Homilia sobre a Natividade)
É ele que lança os argumentos que levariam à formulação do Dogma da Mãe de Deus:
"Ó Virgem, claramente prefigurada na sarça, nas tábuas escritas por Deus, na Arca da Lei, no vaso de ouro, no candelabro, na mesa e na vara de Aarão que floresceu. De vós, com efeito, procede a chama da divindade, o Verbo e manifestação do Pai, o suavíssimo e celestial maná, o Inefável Nome que está acima de todo nome, a Eterna e Inacessível Luz, o Celeste Pão de Vida. De vós corporalmente brotou Aquele fruto que não é resultado do trabalho de nenhum cultivador." (Homilia sobre a Dormição de Maria)
Também é dele as primeiras e mais consistentes palavras que instruíram o Dogma da Assunção de Maria. Dentre elas, palavras que foram usadas por Pio XII, ao declarar essa Verdade de fé:
Também é dele as primeiras e mais consistentes palavras que instruíram o Dogma da Assunção de Maria. Dentre elas, palavras que foram usadas por Pio XII, ao declarar essa Verdade de fé:
"Convinha que aquela, que no parto manteve ilibada virgindade, conservasse o corpo incorrupto mesmo depois da morte. Convinha que aquela que no seio trouxe o Criador encarnado, habitasse entre os divinos tabernáculos.
Convinha que morasse no tálamo celestial aquela que o Eterno Pai desposara. Convinha que aquela que viu seu Filho na Cruz, com o coração traspassado por uma espada de dor de que tinha sido imune no parto, contemplasse assentada à direita do Pai.
Convinha que a Mãe de Deus possuísse o que era do Filho, e que fosse venerada por todas criaturas como Mãe e Serva do mesmo Deus."
Convinha que morasse no tálamo celestial aquela que o Eterno Pai desposara. Convinha que aquela que viu seu Filho na Cruz, com o coração traspassado por uma espada de dor de que tinha sido imune no parto, contemplasse assentada à direita do Pai.
Convinha que a Mãe de Deus possuísse o que era do Filho, e que fosse venerada por todas criaturas como Mãe e Serva do mesmo Deus."
São João Damasceno igualmente defendeu, como era prática da Igreja, a veneração das relíquias dos Santos:
"Antes de tudo (veneramos) aqueles entre quem Deus descansou, Ele, Único Santo que mora entre os Santos (cf. Is 57,15), como a Santa Mãe de Deus e todos os Santos. Estes são aqueles que, enquanto possível, se tornaram semelhantes a Deus com Sua vontade e pela inabitação e a ajuda de Deus; realmente são chamados de deuses (cf. Sl 82,6), não por natureza, mas por contingência, assim como o incandescente ferro é chamado de fogo, não por natureza, mas por contingência e por participação do fogo. Diz, de fato: ‘Sereis Santos, porque Eu sou Santo (Lv 19,2).'"
O califa, ao saber que sua mão havia sido restituída, pediu-lhe perdão e não mais permitiu que alguém o perturbasse.
O califa, ao saber que sua mão havia sido restituída, pediu-lhe perdão e não mais permitiu que alguém o perturbasse.
Nosso Santo também escreveu orações, hinos e poesias, muitos deles dedicados à Santíssima Virgem. E o Segundo Concílio Ecumênico de Niceia, do ano de 787, vai confirmar todos seus escritos a respeito do uso das imagens.
Por sua singular Sabedoria, alguns séculos mais tarde recebeu o título de 'São Tomás do Oriente', pois foi fonte de muitos esclarecimentos sobre a Revelação.
São seus registros:Por sua singular Sabedoria, alguns séculos mais tarde recebeu o título de 'São Tomás do Oriente', pois foi fonte de muitos esclarecimentos sobre a Revelação.
"Os anjos e os demônios ignoram o futuro, mas fazem previsões. Os anjos fazem-no quando Deus lhes revela o futuro e lhes ordena profetizar, e o que eles profetizam acontece. Os demônios também fazem previsões, mas essas são apenas hipóteses baseadas no que vêem de longe."
"Os anjos são inteligentes reflexos da Luz, aquela original Luz que não tem começo. Eles podem iluminar. Eles não precisam de línguas ou ouvidos, pois podem comunicar-se sem falar, em pensamentos."
"Um anjo é uma inteligente essência, sempre em movimento. Tem livre arbítrio, é incorpóreo, serve a Deus e foi concebido com imortalidade. Somente o Criador entende sua verdadeira natureza."
"Pense no Pai como uma fonte de vida, gerando o Filho como um rio e o Espírito Santo como um mar, pois a primavera, o rio e o mar são uma única natureza. Pense no Pai como uma raiz, e no Filho como um ramo, e no Espírito como um fruto, pois a substância nestes três é uma. O Pai é um sol, com o Filho como raios e o Espírito Santo como calor."
"Por Aquele que por excelência da natureza transcende toda quantidade, tamanho e magnitude... já se contraiu em quantidade e tamanho e adquiriu uma identidade física... não mais hesite em fazer pinturas e anunciar, para que todos vejam, Aquele que escolheu deixar-Se ver."
"Jesus é a imagem de Deus invisível para manifestar que é Deus, embora Ele não seja o Pai, mas a imagem do Pai, e tem a identidade com Ele, apesar de não ser Ele."
"Por causa da Encarnação, com reverência saúdo toda remanescente matéria."
"Se um pagão pedir que tu mostres tua fé, leve-o à igreja e coloque-o diante das imagens."
"Toda Terra é uma viva imagem do rosto de Deus."
"O dia da Natividade da Mãe de Deus é um dia de universal alegria, porque através da Mãe de Deus toda raça humana foi renovada, e a tristeza da primeira mãe, Eva, foi transformada em alegria."
"Maria é aquela virginal e divina porta, da qual e através da qual Deus, que está acima de todas coisas, está para fazer corporalmente Seu ingresso na Terra... Hoje brotou um rebento do tronco de Jessé, do Qual para o mundo nascerá uma Flor substancialmente unida à divindade.”
"Hoje, a Única e Santa Virgem é conduzida ao Celeste Templo... Hoje, a Sagrada e Animada Arca do Deus Vivo, que trouxe em seu seio o próprio Artífice, descansa no Templo do Senhor, não construído por mãos humanas."
"Era necessário que Aquela que em seu ventre tinha hospedado o Divino Logos se transferisse para os Tabernáculos de Seu Filho... Era preciso que a Esposa escolhida pelo Pai habitasse no quarto nupcial do Céu."
"Como é possível que aquela que no parto ultrapassou todos limites da natureza, agora se submeta às leis desta e seu imaculado corpo se sujeite à morte?"
"Nós unimos as almas a ti, nossa esperança, como a uma firme âncora. A ela em maior medida afeiçoaram-se os Santos, que se salvaram e fizeram afeiçoar os outros, para que perseverassem na virtude. Portanto, bem-aventurados, infinitamente bem-aventurados os cristãos que hoje a ela fiel e totalmente se mantêm unidos como a uma firme âncora."
"Ó Mãe de Deus! Se eu colocar minha confiança em ti, eu serei salvo; Se estou sob tua proteção, nada tenho a temer; pois o fato de ser teu fiel é a posse de uma certeza da Salvação, a qual Deus só concede aos que Ele pretende salvar."
"Ser vosso devoto, ó Santíssima Virgem, é uma arma de Salvação que Deus dá àqueles que quer salvar."
"Servir a Maria e ser seu serviçal é a maior honra que podemos possuir, pois servir a Rainha dos Céus já é reinar lá, e viver sob seu comando é mais que governar."
"Os Santos devem ser honrados como amigos de Cristo, e filhos e herdeiros de Deus. Observemos cuidadosamente o modo de vida de todos Apóstolos, mártires, ascéticos e justos que anunciaram a Vinda do Senhor. E imitemos a fé, a caridade, a esperança, o zelo, a vida, a paciência sob sofrimento e a perseverança até a morte, para que também possamos compartilhar suas coroas de Glória."
"Aquele que não acredita de acordo com a Tradição da Igreja Católica é um incrédulo."
"A Eucaristia é um fogo que nos inflama."
"'Como isso pode acontecer?', Perguntou Maria. 'O Espírito Santo virá sobre ti', respondeu o anjo, 'e o poder do Altíssimo cobri-te-á com Sua sombra.' E agora és tu quem coloca a pergunta: 'Como o pão pode se tornar Cristo e o vinho Seu Sangue?' Eu respondo: 'O poder do Espírito Santo trabalha para dar-nos uma maravilha que ultrapasse o entendimento.'"
"Com efeito, como resgate é dado o Sangue do Senhor, que conduz os prisioneiros da morte para a Vida. Não era absolutamente possível, para aqueles que estavam sujeitos ao reino da morte, libertar-se de outra maneira, a não ser mediante Aquele que junto a nós se tornou partícipe da morte..."
"A morte de Cristo salvou e renovou o homem; e restituiu os anjos à primitiva alegria, por causa dos que foram salvos, e reuniu as inferiores realidades às superiores... Com efeito, instaurou a Paz e eliminou a inimizade. Por isso, os anjos diziam: 'Glória a Deus no alto dos Céus e Paz na Terra (cf. Lc 2,14).'"
"Certamente, era necessário que a parte mortal fosse deposta para revestir-se de imortalidade, porque nem o Senhor da natureza rejeitou a experiência da morte. Com efeito, Ele morre segundo a carne e com a morte destrói a morte, à corrupção concede a incorruptibilidade e o morrer faz d’Ele nascente de Ressurreição."
"Cristo Senhor ressuscitou! Nossa alegria que não tem fim."
"Agora todas coisas foram cheias de Luz, tanto o céu como a Terra e os que estão debaixo da terra; então deixe toda Criação cantar a Ascensão de Cristo, por Quem ela se estabelece."
"Todos que pedem recebem, os que procuram acham, e aqueles que batem terão portas abertas (cf. Mt 7,8). Portanto, vamos bater no belo jardim da Escritura. É perfumado, doce e florescente com vários sons de aves espirituais e divinamente inspirado. Eles cantam a redor de nossos ouvidos, captam nossos corações, confortam os lamentos, pacificam irritações e enchem-nos da eterna alegria."
"A gula deve ser destruída pelo autocontrole, a luxúria pelo desejo de Deus e saudade das bênçãos recebidas; a avareza pela compaixão pelos pobres; a ira pela boa vontade e amor por todos homens; a melancolia por alegria espiritual; a preguiça pela paciência, perseverança e oferecimento de graças a Deus; a vanglória pelo fazer o bem em segredo e constantemente orar com um coração contrito; e o orgulho por não julgar ou desprezar ninguém à maneira do arrogante fariseu (cf. Lc 18,11-12), e considerando-se o menor de todos homens."
"Deus, que é bom e superior a toda bondade, não Se contentou com a contemplação de Si mesmo, mas quis que houvesse seres beneficiados por Ele, que pudessem chegar a ser partícipes de Sua bondade. Por isso, do nada criou todas coisas, visíveis e invisíveis (cf. Cl 1,16), inclusive o homem, realidade visível e invisível. E criou-o pensando e realizando-o como um ser capaz de pensamento enriquecido pela Palavra e orientado para o Espírito... É necessário deixar encher-se de estupor por todas obras da Providência, louvá-las todas e aceitá-las todas, superando a tentação de nelas assinalar aspectos que a muitos parecem injustos ou iníquos, e admitindo, ao contrário, que o projeto de Deus vai mais além da capacidade cognitiva e compreensiva do homem, enquanto que, no entanto, só Ele conhece nossos pensamentos, nossas ações e, inclusive, nosso futuro."
Nosso Santo morreu em 749 no próprio Monastério de São Sabas, localizado no Vale do Cédron, proximidades de Belém. É um dos mais antigos do mundo, lugar que escolheu para viver quando ainda jovem. E sua caverna, onde mal cabe uma pessoa, há muito recoberta por edificações, tornou-se seu túmulo.
São João Damasceno, rogai por nós!
terça-feira, 3 de dezembro de 2024
São Francisco Xavier
De nobre família, em 1524, aos 18 anos, esse espanhol de Navarra entrava na Universidade de Paris, onde se tornaria professor de Filosofia. Mas um de seus alunos, bem mais velho, fez tudo mudar em sua vida. Era Santo Inácio de Loyola, que com sua ajuda em 1534 fundaria a Companhia de Jesus.
Santo Inácio percebeu que São Francisco Xavier seria a pessoa ideal para trabalhar em seu projeto, que visava renovar a anúncio de Cristo, dar à Igreja o reconhecimento e a honra que lhe são devidos, e levar a Sã Doutrina pelo mundo afora. Mas não foi fácil convencê-lo: a nobreza de sua família e as mundanas honrarias ainda lhe davam orgulho. Após alguma insistência, porém, Santo Inácio conseguiu tocar profundamente seu coração citando palavras de Jesus: "De que vale a um homem ganhar o mundo inteiro se perder sua alma?" Mc 8, 36
Ele adotou os Exercícios Espirituais de Santo Inácio e passou a levar uma vida de plenas virtudes. Para mais ater-se a elas, andava descalço, entre outras frequentes penitências. E para assombro dos fiéis, tamanha era sua devoção que chegava a levitar durante a Santa Missa.
Aos 31 anos, antes de ser ordenado, ausentou-se por 40 dias, a exemplo de Jesus no deserto (cf. Lc 4,2), tempo que passou em absoluta solidão. Enquanto aguardavam a aprovação papal para a nova congregação, São Francisco Xavier mudou-se para Veneza com seus companheiros, onde cuidavam de leprosos. Fizeram planos para visitar a Terra Santa em peregrinação, mas, pela importância dos trabalhos que assumiram, terminaram mesmo ficando em Roma.
Foi quando Dom João III, rei de Portugal, querendo levar o Catolicismo a Índia, solicitou alguns Sacerdotes a Santo Inácio, que ciente da importância de São Francisco Xavier junto a si, jamais o indicaria. Às vésperas da partida, no entanto, um dos missionários adoeceu e ele espontaneamente ofereceu-se para substituí-lo. Um fogo consumia-lhe a alma e ele tinha a certeza que aquele era seu grande chamado. Seria uma enorme perda para os trabalhos da Companhia de Jesus na Europa, e por isso Santo Inácio hesitou, mas logo nele percebeu, pelo brilho de seus olhos, a presença do Espírito Santo.
Fez demorada e complicada viagem. Contudo, mantendo o espírito de servidão, no navio trabalhava nas mais humildes funções: ajudava na cozinha, na faxina e como enfermeiro. Por más condições de navegação, teve que esperar alguns meses em Moçambique, onde se entregou a pregar e converteu muitos africanos. E tão apaixonadamente servia às almas, que só não permaneceu aí porque estaria contrariando as ordens do rei, que eram de enviá-lo a Índia.
Em Goa, logo viu os maus exemplos dos portugueses entre os indianos, e iniciou um edificante trabalho de reconversão. Em pouco tempo, por sua cativante religiosidade, muitos cristãos retornaram à vida digna e ele tornou-se um profícuo confessor. Em setembro de 1542, escreveu aos jesuítas de Roma: "Tantos eram os que vinham confessar-se que, se eu fosse dividido em dez partes, todas elas precisariam atender confissões."
Mas como podia esperar-se, não se limitou a trabalhar entre os cristãos. Foi ao encontro dos indianos e começou pelas crianças, que atraía com uma sineta. Em frequentes encontros, contava-lhes as histórias de Jesus e conseguia mudar-lhes o comportamento, o que terminava por atrair também seus pais. Numa carta de 1544, registrou: "Tanta é a multidão dos que se convertem à fé em Cristo nesta terra por onde ando, que muitas vezes me acontece ter os braços cansados de tanto batizar (...). Há dias em que batizo todo um povoado."
Em mais um evidente sinal do Espírito de Deus em seu coração, em apenas um ano de pregações chega a impressionante número de convertidos: "Notícias destas partes da Índia: faço-lhes saber que Deus Nosso Senhor moveu muitos, num reino por onde ando, a tornarem-se cristãos, de modo que num mês batizei mais de dez mil pessoas. (...) Depois de batizá-los, mando derrubar as casas onde tinham seus ídolos e ordeno que rompam as imagens dos ídolos em pequenas partes. Acabando de fazer isto num lugar, dirijo-me a outro, e deste modo vou de lugar em lugar fazendo cristãos."
Embora envolvido em tantas atividades, seu amor a Deus continuava sendo um tocante exemplo, mesmo num país onde a extrema devoção e o ascetismo já eram corriqueiros. No Sul do país, para viver a pobreza da população local, por vários meses morou numa caverna. Essas conversões, porém, não prevaleceriam através dos tempos, pois ele não conseguiu evangelizar os mais poderosos, que temiam perder influência sobre a população e lhe faziam oposição. Isso dava-se com líderes locais mesmo em Goa, onde ele tinha apoio de autoridades de Portugal, mas eles também não se deixavam converter.
Ainda na Índia, ele visitou o túmulo de São Tomé Apóstolo, na cidade de Meliapor, onde pediu sua intercessão para saber se deveria seguir viajando em direção ao Oriente.
Seguiu, portanto, em missão para Malaca, um estado da Malásia, além de várias outras ilhas deste arquipélago. Aí veio ao seu encontro um japonês chamado Hashiro, um samurai que ao ouvir falar de nosso Santo sentiu seu coração arder em devoção. Ele foi convertido e batizado, e abriu as portas do Japão ao nosso fervoroso missionário: "Perguntei a Hashiro se os japoneses se tornariam cristãos, se eu fosse com ele a seu país, e ele respondeu-me que eles não o fariam imediatamente, mas que primeiro me fariam muitas perguntas para saberem o que eu sabia. Acima de tudo, que eles quereriam saber se minha vida corresponderia a meu ensinamento."
Isso não seria, como se pode imaginar, o menor empecilho para São Francisco Xavier. Numa carta a Santo Inácio de Loyola, em 1549, ele disse: "Não deixaria eu de ir ao Japão pelo muito que tenho sentido dentro de minha alma, ainda que possuísse a certeza de que haveria de passar pelos maiores perigos de minha vida, porque tenho grande esperança em Deus Nosso Senhor que nessas terras muito há de crescer nossa santa fé. Não poderia descrever quanta consolação interior sinto em fazer esta viagem ao Japão."
Desembarcou no extremo sudoeste do Japão ainda em 1549, na terceira maior ilha, Kiushu, foi recebido pela família de Hashiro e logo viu na civilidade japonesa uma pérola de refinamento social, que só comparava ao dos europeus. Numa carta de novembro deste ano, escreveu a Roma: "Pela experiência que temos do Japão, faço-lhes saber que seu povo é o melhor dos descobertos até agora."
No fim do ano de 1550 foi morar na cidade de Yamagushi, em Honshu, principal ilha do arquipélago, onde em 1551 foi autorizado a pregar. Entretanto, como não falava muito bem o japonês, limitava-se a ler a tradução de seu Catecismo que Hashiro havia feito. Trouxera, porém, pinturas de Nossa Senhora, e dela com Jesus, para facilitar a anunciação da Boa Nova. Mas algumas diferenças culturais impunham-lhe grandes obstáculos: os japoneses tinha dificuldade em aceitar a ideia de que Deus havia criado apenas o Bem, mas tolerava, até certa medida, o pecado e o Mal. Também recusavam a ideia de inferno, onde poderiam estar alguns de seus antepassados e daí não mais sairiam.
E diante da oposição de religiosos locais, São Francisco Xavier aprendeu a respeitar outras religiões, sem as ver como necessariamente más. Mas por sua inteligência e integridade moral, com o passar do tempo conseguiu converter e batizar muitas almas, estabelecendo congregações jesuítas em Hirado, uma província de Nagasaki, na própria Yamaguchi e em Bungo, antiga província a leste de Kiushu, hoje parte da cidade de Oita. Verdadeiramente sábio, ao passo que dominava o idioma japonês, em alguns meses escreveu um livreto nesse idioma para contar a Criação do mundo e a Vida de Cristo.
Na viagem de volta a Índia, esteve em Chang-Chuang, uma ilha da China, próxima à província do Cantão, em chinês Chuangzhou, onde os portugueses aportavam antes de ocuparem Macau. E ao tomar notícia de que aí havia alguns prisioneiros portugueses, resolveu interceder por eles perante o imperador chinês. Essa também seria uma excelente oportunidade para anunciar o Evangelho naquele grande país, porém aguardou o momento ideal para retornar.
Passou outra vez por Malaca e pouco depois chegou a Goa, no início de 1552. Aí exerceu o cargo de diretor do Colégio de São Paulo (hoje ainda existente), onde formavam catequistas e padres de origem asiática, dispunham de uma biblioteca e, pouco depois, de uma tipografia para difundir a Palavra de Deus.
Sentia-se, no entanto, desafiado a evangelizar na China, por força do número da população, da extensão territorial e de sua influência regional, apesar da entrada de estrangeiros ser proibida. Ainda em janeiro de 1552, escreveu a Santo Inácio: "Este ano espero ir a China, pelo grande serviço a Nosso Deus que lá se poderá obter." Noutra carta, escrita aos irmãos jesuítas, declarou: "Vivemos com muita esperança de que, se Deus Nosso Senhor nos der mais dez anos de vida, veremos grandes coisas nestas regiões. Pelos infinitos méritos da Morte e Paixão de Deus Nosso Senhor, espero que Ele me conceda a Graça de fazer essa viagem a China."
Acompanhado de um amigo mercador, preparou muitos presentes para o imperador chinês e partiu para a Província do Cantão. Não o fez, contudo, sem antes avisar ao rei de Portugal, numa carta de abril de 1552: "Parto daqui a cinco dias para Malaca, que é o caminho da China, para ir dali, em companhia de Diogo Pereira, à corte do imperador da China. Levamos ricos presentes comprados por Diogo Pereira. E, da parte de Vossa Alteza, levo um que nunca foi enviado por nenhum rei nem senhor a esse imperador: a verdadeira Lei de Jesus Cristo Nosso Redentor e Senhor."
Seguiu no navio Santa Cruz para Malaca, mas desta vez não foi bem recebido. Por sua fama que se alastrava na região, líderes de outras religiões faziam-lhe intransigente oposição. Ao Padre Gaspar Barzeo, seu amigo, escreveu em julho de 1552: "Não podereis acreditar quanto fui perseguido em Malaca. Vou para as ilhas de Cantão, no Império da China, desamparado de todo humano favor."
Ao chegar à ilha de Chang-Chuang, logo percebeu que dificilmente seria transportado a Cantão, pois até pequenos barqueiros temiam ser severamente punidos pelo imperador, que se mostrava revoltado com às conversões de que ouvia falar. Nosso Santo diz em carta ao Padre Francisco Perez: "Os perigos que corremos neste empreendimento são dois, segundo a gente da terra: o primeiro é que o homem que nos leve, depois de receber os duzentos cruzados, abandone-nos numa ilha deserta ou jogue-nos no mar; o segundo é que, chegando a Cantão, o governador mande-nos para o suplício ou para o cativeiro."
Aí pacientemente aguardou que o imperador tivesse notícia de sua visita e dos presentes, ou que algum barqueiro chinês tivesse a coragem de levá-lo ao continente com seus acompanhantes, que eram um indiano e um chinês. Diariamente celebrava a Santa Missa numa improvisada cabana, construída próximo à praia.
Na viagem de volta a Índia, esteve em Chang-Chuang, uma ilha da China, próxima à província do Cantão, em chinês Chuangzhou, onde os portugueses aportavam antes de ocuparem Macau. E ao tomar notícia de que aí havia alguns prisioneiros portugueses, resolveu interceder por eles perante o imperador chinês. Essa também seria uma excelente oportunidade para anunciar o Evangelho naquele grande país, porém aguardou o momento ideal para retornar.
Passou outra vez por Malaca e pouco depois chegou a Goa, no início de 1552. Aí exerceu o cargo de diretor do Colégio de São Paulo (hoje ainda existente), onde formavam catequistas e padres de origem asiática, dispunham de uma biblioteca e, pouco depois, de uma tipografia para difundir a Palavra de Deus.
Sentia-se, no entanto, desafiado a evangelizar na China, por força do número da população, da extensão territorial e de sua influência regional, apesar da entrada de estrangeiros ser proibida. Ainda em janeiro de 1552, escreveu a Santo Inácio: "Este ano espero ir a China, pelo grande serviço a Nosso Deus que lá se poderá obter." Noutra carta, escrita aos irmãos jesuítas, declarou: "Vivemos com muita esperança de que, se Deus Nosso Senhor nos der mais dez anos de vida, veremos grandes coisas nestas regiões. Pelos infinitos méritos da Morte e Paixão de Deus Nosso Senhor, espero que Ele me conceda a Graça de fazer essa viagem a China."
Acompanhado de um amigo mercador, preparou muitos presentes para o imperador chinês e partiu para a Província do Cantão. Não o fez, contudo, sem antes avisar ao rei de Portugal, numa carta de abril de 1552: "Parto daqui a cinco dias para Malaca, que é o caminho da China, para ir dali, em companhia de Diogo Pereira, à corte do imperador da China. Levamos ricos presentes comprados por Diogo Pereira. E, da parte de Vossa Alteza, levo um que nunca foi enviado por nenhum rei nem senhor a esse imperador: a verdadeira Lei de Jesus Cristo Nosso Redentor e Senhor."
Seguiu no navio Santa Cruz para Malaca, mas desta vez não foi bem recebido. Por sua fama que se alastrava na região, líderes de outras religiões faziam-lhe intransigente oposição. Ao Padre Gaspar Barzeo, seu amigo, escreveu em julho de 1552: "Não podereis acreditar quanto fui perseguido em Malaca. Vou para as ilhas de Cantão, no Império da China, desamparado de todo humano favor."
Ao chegar à ilha de Chang-Chuang, logo percebeu que dificilmente seria transportado a Cantão, pois até pequenos barqueiros temiam ser severamente punidos pelo imperador, que se mostrava revoltado com às conversões de que ouvia falar. Nosso Santo diz em carta ao Padre Francisco Perez: "Os perigos que corremos neste empreendimento são dois, segundo a gente da terra: o primeiro é que o homem que nos leve, depois de receber os duzentos cruzados, abandone-nos numa ilha deserta ou jogue-nos no mar; o segundo é que, chegando a Cantão, o governador mande-nos para o suplício ou para o cativeiro."
Aí pacientemente aguardou que o imperador tivesse notícia de sua visita e dos presentes, ou que algum barqueiro chinês tivesse a coragem de levá-lo ao continente com seus acompanhantes, que eram um indiano e um chinês. Diariamente celebrava a Santa Missa numa improvisada cabana, construída próximo à praia.
Durante suas luminosas missões, sinais e milagres confirmavam que Deus sempre esteve com ele. Era capaz de ver o que acontecia em outros lugares e prever detalhes do futuro. Quando viajava pelas ilhas de um arquipélago da Indonésia, uma violenta tempestade encobriu o navio e o tamanho das ondas pôs em desespero até os mais experientes marinheiros. Em estado de oração, São Francisco Xavier fez descer ao mar, amarrado num cordão, um crucifixo, que, ao tocar o primeiro vagalhão, acalmou o amar.
Fulgurante representante de Cristo, a força de sua presença também se explica pelo inaudito poder de suas preces. São-lhe reconhecidas "24 ressurreições juridicamente provadas", várias delas na Índia.
Ele pregava:
"Eu quero estar onde haja mais e mais pagãos."
"Muitas pessoas por aqui não se tornam cristãs apenas por uma razão: não há ninguém para torná-las cristãos."
"Ouvi milhares de confissões, mas nenhuma por avareza."
"Diga aos alunos que desistam de suas pequenas ambições e venham ao Oriente pregar o Evangelho de Cristo."
"Se tantos jovens, que tão seriamente se entregam aos estudos, tivessem aproximado seus lábios, uma vez que fosse, desta deliciosa bebida, vê-los-íamos bem depressa voltar suas vistas para as infiéis nações, ambicionar a Glória de nelas fazer a conquista de almas em Nome do Soberano Senhor de todas nações!"
"Dê-me crianças até que tenham sete anos, e qualquer um pode tê-las depois."
"Quando chegava aos lugares, a criançada não me deixava rezar meu breviário, nem comer, nem dormir, pedindo que lhes ensinasse as orações. Ai comecei a entender porque deles é o Reino dos Céus."
"Não é o real esforço físico que conta para o progresso de uma pessoa, nem a natureza da tarefa, mas pelo espírito de fé com o qual ela é empreendida."
"É impossível encontrar um Santo que não tenha tomado a sério dois 'pês': prece e penitência."
"A ausência da Cruz é a ausência da Vida."
"Ah! Crede-me! Não há Cruz comparável à vida à mercê de suas próprias paixões, e não há felicidade que possa ser comparada à de cada dia morrer por sua própria vontade, para inteiramente entregar-se a Jesus Cristo."
"O cristão prefere a Cruz ao repouso."
"E, na Verdade, que morte poderá ser mais horrorosa que a vida que se acha separada de Jesus Cristo? Mormente quando se tenha gozado a felicidade de viver n'Ele e por Ele!"
"Tendo em consideração estes perigos para a alma, que são muito superiores aos do corpo, pensamos que é mais seguro e evidente enfrentar os perigos corporais."
"O sono é imagem da morte, e muitos, que bem dispostos se deitaram para dormir, amanhecem mortos. Direi, com grande arrependimento de seus pecados, a Confissão Geral, e encomendar-me-ei ao Santo Anjo da Guarda."
"Tremo quando me lembro de que o tempo, que lhes foge a cada dia, repentinamente pode faltar-lhes, e que então já será tarde!"
"Mas o que especialmente vos recomendo, é que vos lanceis nos braços de Deus e que n'Ele tenhais tanto mais íntima confiança quanto maiores forem vossos males. Ali, unicamente, achareis consolações para vossas desgraças, e força para suportá-las."
"Peço-vos, em nome de todo vosso amor a Deus, em nome de toda afeição que tendes, que recorrais ao tribunal da penitencia, aproximeis-vos da Santa Mesa, deponhais aos pés da Cruz todos vossos ressentimentos, façais o sacrifício à divina vontade, e chegueis a ter como um bem para vós todos acontecimentos que Deus houve por bem permitir."
"Que ninguém alimente a ilusão de pensar distinguir-se nas grandes coisas, se de antemão não se distinguir nas mais simples."
"Digo-vos tudo isto não para que afasteis vosso coração de árduos empreendimentos que, por sua vez, dá-vos-ão azo a que vos distingais como grandes servos de Deus, e assim possais ser relembrados por vossos sucessores. Mas apenas para que, nas pequenas coisas, mostreis-vos grandes."
"O contínuo descuido das imperfeições destrói e desfaz a perfeição."
"Quanto a mim, vingo-me, daqueles de quem tenho de queixar-me, prestando-lhes todos serviços que posso."
"Vós não querereis, estou certo, ver-me infiel a meu voto, Senhor. Permiti-me, pois, que não tenha outra morada que não seja a dos pobres."
"Minha incapacidade é grande, mas Deus é todo-poderoso. Somente n’Ele deposito toda minha confiança."
"Mas o próprio Deus é nosso fim, só Ele nos anima, Ele sustentá-nos-á. Este pensamento enche-nos de confiança e de esperança. Apoiados em Seu todo-poderoso braço, tudo ousaremos para Sua Glória."
"Sempre tenho em minha mente e ante meus olhos algumas palavras que ouvi nosso Padre Inácio repetir, que muito devemos esforçar-nos para conquistar-nos a nós mesmos, e de nossos corações tirar qualquer medo ou ansiedade que possa impedir o crescimento da confiança em Deus."
"No mundo, há um só bem e um só mal. O único bem: salvar-se; condenar-se, o único mal."
Segundo os desígnios de Deus, porém, São Francisco Xavier já havia cumprido sua missão: abruptamente contraiu forte febre, que acabou levando-o à morte ainda na ilha de Chang-Chuang, onde esperava algum contato com o imperador chinês. Tinha apenas 46 anos, e aos poucos desfaleceu abraçado ao mesmo crucifixo com que acalmou o mar, presente que lhe havia dado Santo Inácio de Loyola.
Significativamente, foi canonizado no mesmo dia que Santo Inácio de Loyola. É o Padroeiro dos Missionários. Segundo a Igreja, São Francisco Xavier foi o maior conversor de almas depois de São Paulo, feito que lhe valeu o cognome de 'Apóstolo do Oriente'.
Enterrado lá mesmo na ilha de Chang-Chuang, um ano depois, ao exumarem seus restos mortais para trasladar, seu corpo estava incorrupto. Levaram-no a Malaca, onde foi sepultado na igreja de São Paulo, mas em 1637 foi definitivamente conduzido à Basílica do Bom Jesus, em Goa, onde por intensa e frequente peregrinação atrai grandes multidões.
Sua miraculosa mão direita, que tantos milagres realizou, foi levada a Roma, onde é venerada em capela própria na Igreja de Jesus.
Como seu corpo resistia, e miraculosamente ainda resiste através dos séculos, sua exposição tornou-se uma tradição na Índia, onde recebe até 5 milhões de visitantes por ano.
São Francisco Xavier, rogai por nós!
"Muitas pessoas por aqui não se tornam cristãs apenas por uma razão: não há ninguém para torná-las cristãos."
"Ouvi milhares de confissões, mas nenhuma por avareza."
"Diga aos alunos que desistam de suas pequenas ambições e venham ao Oriente pregar o Evangelho de Cristo."
"Se tantos jovens, que tão seriamente se entregam aos estudos, tivessem aproximado seus lábios, uma vez que fosse, desta deliciosa bebida, vê-los-íamos bem depressa voltar suas vistas para as infiéis nações, ambicionar a Glória de nelas fazer a conquista de almas em Nome do Soberano Senhor de todas nações!"
"Dê-me crianças até que tenham sete anos, e qualquer um pode tê-las depois."
"Quando chegava aos lugares, a criançada não me deixava rezar meu breviário, nem comer, nem dormir, pedindo que lhes ensinasse as orações. Ai comecei a entender porque deles é o Reino dos Céus."
"Não é o real esforço físico que conta para o progresso de uma pessoa, nem a natureza da tarefa, mas pelo espírito de fé com o qual ela é empreendida."
"É impossível encontrar um Santo que não tenha tomado a sério dois 'pês': prece e penitência."
"A ausência da Cruz é a ausência da Vida."
"Ah! Crede-me! Não há Cruz comparável à vida à mercê de suas próprias paixões, e não há felicidade que possa ser comparada à de cada dia morrer por sua própria vontade, para inteiramente entregar-se a Jesus Cristo."
"O cristão prefere a Cruz ao repouso."
"E, na Verdade, que morte poderá ser mais horrorosa que a vida que se acha separada de Jesus Cristo? Mormente quando se tenha gozado a felicidade de viver n'Ele e por Ele!"
"Tendo em consideração estes perigos para a alma, que são muito superiores aos do corpo, pensamos que é mais seguro e evidente enfrentar os perigos corporais."
"O sono é imagem da morte, e muitos, que bem dispostos se deitaram para dormir, amanhecem mortos. Direi, com grande arrependimento de seus pecados, a Confissão Geral, e encomendar-me-ei ao Santo Anjo da Guarda."
"Tremo quando me lembro de que o tempo, que lhes foge a cada dia, repentinamente pode faltar-lhes, e que então já será tarde!"
"Mas o que especialmente vos recomendo, é que vos lanceis nos braços de Deus e que n'Ele tenhais tanto mais íntima confiança quanto maiores forem vossos males. Ali, unicamente, achareis consolações para vossas desgraças, e força para suportá-las."
"Peço-vos, em nome de todo vosso amor a Deus, em nome de toda afeição que tendes, que recorrais ao tribunal da penitencia, aproximeis-vos da Santa Mesa, deponhais aos pés da Cruz todos vossos ressentimentos, façais o sacrifício à divina vontade, e chegueis a ter como um bem para vós todos acontecimentos que Deus houve por bem permitir."
"Que ninguém alimente a ilusão de pensar distinguir-se nas grandes coisas, se de antemão não se distinguir nas mais simples."
"Digo-vos tudo isto não para que afasteis vosso coração de árduos empreendimentos que, por sua vez, dá-vos-ão azo a que vos distingais como grandes servos de Deus, e assim possais ser relembrados por vossos sucessores. Mas apenas para que, nas pequenas coisas, mostreis-vos grandes."
"O contínuo descuido das imperfeições destrói e desfaz a perfeição."
"Quanto a mim, vingo-me, daqueles de quem tenho de queixar-me, prestando-lhes todos serviços que posso."
"Vós não querereis, estou certo, ver-me infiel a meu voto, Senhor. Permiti-me, pois, que não tenha outra morada que não seja a dos pobres."
"Minha incapacidade é grande, mas Deus é todo-poderoso. Somente n’Ele deposito toda minha confiança."
"Mas o próprio Deus é nosso fim, só Ele nos anima, Ele sustentá-nos-á. Este pensamento enche-nos de confiança e de esperança. Apoiados em Seu todo-poderoso braço, tudo ousaremos para Sua Glória."
"Sempre tenho em minha mente e ante meus olhos algumas palavras que ouvi nosso Padre Inácio repetir, que muito devemos esforçar-nos para conquistar-nos a nós mesmos, e de nossos corações tirar qualquer medo ou ansiedade que possa impedir o crescimento da confiança em Deus."
"No mundo, há um só bem e um só mal. O único bem: salvar-se; condenar-se, o único mal."
Segundo os desígnios de Deus, porém, São Francisco Xavier já havia cumprido sua missão: abruptamente contraiu forte febre, que acabou levando-o à morte ainda na ilha de Chang-Chuang, onde esperava algum contato com o imperador chinês. Tinha apenas 46 anos, e aos poucos desfaleceu abraçado ao mesmo crucifixo com que acalmou o mar, presente que lhe havia dado Santo Inácio de Loyola.
Significativamente, foi canonizado no mesmo dia que Santo Inácio de Loyola. É o Padroeiro dos Missionários. Segundo a Igreja, São Francisco Xavier foi o maior conversor de almas depois de São Paulo, feito que lhe valeu o cognome de 'Apóstolo do Oriente'.
Enterrado lá mesmo na ilha de Chang-Chuang, um ano depois, ao exumarem seus restos mortais para trasladar, seu corpo estava incorrupto. Levaram-no a Malaca, onde foi sepultado na igreja de São Paulo, mas em 1637 foi definitivamente conduzido à Basílica do Bom Jesus, em Goa, onde por intensa e frequente peregrinação atrai grandes multidões.
Sua miraculosa mão direita, que tantos milagres realizou, foi levada a Roma, onde é venerada em capela própria na Igreja de Jesus.