Ao ressuscitar, Jesus não deixou dúvida sobre a condição carnal, embora agora incorruptível, de Seu Corpo Glorioso. O Evangelho Segundo São Lucas apontou: "Vede Minhas mãos e Meus pés, sou Eu mesmo. Apalpai e vede: um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que tenho." Lc 24,39
No Livro de Atos dos Apóstolos, pois, São Pedro viu na Ressurreição de Jesus o cumprimento da promessa da Vida Eterna, profetizada no Livro de Salmos pelo rei Davi, que falou por Nosso senhor: "Alegrou-se, por isso, Meu Coração, e Minha língua exultou. Sim, Minha Carne também repousará na esperança, porque Vós não abandonareis Minha alma na habitação dos mortos, nem permitireis que Vosso Santo conheça a corrupção. (Sl 15,9s)." At 2,26-27
Essa é a Ressurreição da Carne, a realizar-se no Último Dia, da qual a Carta de São Paulo aos Romanos nos assegurava: "Se o Espírito d'Aquele que ressuscitou Jesus dos mortos habita em vós, Ele, que ressuscitou Jesus Cristo dos mortos, também dará a Vida a vossos corpos mortais, por Seu Espírito que em vós habita." Rm 8,11
Porque a carne corruptível em que vivemos é apenas um passageiro afastamento de Deus, como se lê na Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios: "Sabemos, com efeito, que ao desfazer-se a tenda em que habitamos neste mundo, recebemos uma casa preparada por Deus e não por mãos humanas, uma eterna habitação no Céu. E por isto suspiramos e anelamos ser sobrevestidos de nossa habitação celeste, contanto que sejamos achados vestidos e não despidos. Pois, enquanto permanecemos nesta tenda, gememos oprimidos. Desejamos ser não despojados, mas revestidos com uma nova veste por cima da outra, de modo que o que há de mortal em nós seja absorvido pela Vida. Aquele que nos formou para este destino é Deus mesmo, que por penhor nos deu Seu Espírito. Por isso, estamos sempre cheios de confiança. Sabemos que todo tempo que passamos no corpo é um exílio, longe do Senhor. Andamos na fé e não na visão. Estamos, repito, cheios de confiança, preferindo ausentar-nos deste corpo para ir habitar junto do Senhor. Também é por isso que, vivos ou mortos, nos esforçamos por agradar-Lhe. Porque teremos de comparecer diante do Tribunal de Cristo. Ali cada um receberá o que mereceu, conforme o bem ou o mal que tiver feito enquanto estava no corpo." 2 Cor 5,1-10
Ele assim descreveu a vida neste mundo, quando pregou aos filósofos em Atenas, no Areópago: "Ele (Deus) fez nascer de um só homem todo gênero humano, para que habitasse sobre toda face da Terra. Fixou aos povos os tempos e os limites de sua habitação. Tudo isso para que procurem a Deus e se esforcem por encontrá-Lo como que às apalpadelas, pois na verdade Ele não está longe de cada um de nós. Porque é n'Ele que temos a Vida, o movimento e o ser..." At 17,26-28a
Conforme a Segunda Carta de São Paulo a São Timóteo, portanto, ele convictamente firmava-se na manifestação de "... Jesus Cristo, que destruiu a morte e suscitou a Vida e a imortalidade..." 2 Tm 1,10
Conforme a Segunda Carta de São Paulo a São Timóteo, portanto, ele convictamente firmava-se na manifestação de "... Jesus Cristo, que destruiu a morte e suscitou a Vida e a imortalidade..." 2 Tm 1,10
E mencionando passagens do Livro do Profeta Isaías e do Livro do Profeta Oseias, a Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios até zomba da morte: "Quando este corpo corruptível estiver revestido da incorruptibilidade, e quando este corpo mortal estiver revestido da imortalidade, então se cumprirá a Palavra da Escritura: 'A morte foi tragada pela Vitória' (Is 25,8). 'Onde está, ó morte, tua vitória? Onde está, ó morte, teu aguilhão?' (Os 13,14)" 1 Cor 15,54-55
Já a Carta de São Paulo aos Filipenses suspira: "Nós, porém, somos cidadãos dos Céus. É de lá que ansiosamente esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará nosso mísero corpo tornando-o semelhante a Seu Corpo Glorioso, em virtude do poder que tem de sujeitar a Si toda criatura." Fl 3,20-21
No livro do Profeta Daniel, de fato, vemos uma nova condição por ocasião da Ressurreição da Carne. É o que, pela menção de São Paulo acima, convencionou-se chamar de corpo glorioso: "Aqueles que tiverem sido inteligentes, fulgirão como o brilho do firmamento, e aqueles que muitos tiverem introduzido nos caminhos da justiça, luzirão como as estrelas, com um perpétuo resplendor." Dn 12,3
Pois mesmo antes de sua morte, como sinal, as relíquias do Apóstolo dos Gentios já realizavam notáveis milagres, prova de que o Espírito de Deus vivia em seu corpo, ainda que corruptível. O Amado Médico diz: "Deus fazia extraordinários milagres por intermédio de Paulo, de modo que lenços e outros panos que tinham tocado seu corpo eram levados aos enfermos. E deles afastavam-se as doenças e retiravam-se os malignos espíritos." At 19,11-12
Pois mesmo antes de sua morte, como sinal, as relíquias do Apóstolo dos Gentios já realizavam notáveis milagres, prova de que o Espírito de Deus vivia em seu corpo, ainda que corruptível. O Amado Médico diz: "Deus fazia extraordinários milagres por intermédio de Paulo, de modo que lenços e outros panos que tinham tocado seu corpo eram levados aos enfermos. E deles afastavam-se as doenças e retiravam-se os malignos espíritos." At 19,11-12
A LUTA NA CARNE
Contudo, sabemos que este Apóstolo só conseguiu cumprir sua missão porque acreditava no amor de Deus, como ele mesmo afirmou: "Combati o bom combate, terminei minha carreira, guardei a fé. Resta-me agora receber a coroa da justiça, que o Senhor, Justo Juiz, me dará naquele Dia. E não somente a mim, mas a todos aqueles que com amor aguardam Sua Aparição." 2 Tm 4,7-8
E alertando para as armadilhas do Demônio, a Primeira Carta de São Paulo a São Timóteo recomendou-lhe, invocando seu Sacramento da Ordenação: "Mas tu, ó homem de Deus, foge desses vícios e procura com todo empenho a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a mansidão. Combate o bom combate da fé. Conquista a Vida Eterna, para a qual foste chamado e fizeste aquela nobre profissão de fé perante muitas testemunhas." 1 Tm 6,11-12
Pois abertamente reconhecia suas próprias limitações: "Eu sei que em mim, isto é, em minha carne, não habita o bem, porque o querer o bem está em mim, mas não sou capaz de efetuá-lo." Rm 7,18
Isso dava-se a despeito dos êxtases que tinha: "Deleito-me na Lei de Deus, no íntimo de meu ser. Sinto, porém, em meus membros outra lei, que luta contra a lei de meu espírito e me prende à lei do pecado, que está em meus membros." Rm 7,22-23
Sabia que as fraquezas da carne estavam ali, latentes: "Assim, pois, de um lado, por meu espírito, sou submisso à Lei de Deus. De outro lado, por minha carne, sou escravo da lei do pecado." Rm 7,26
Sabia que as fraquezas da carne estavam ali, latentes: "Assim, pois, de um lado, por meu espírito, sou submisso à Lei de Deus. De outro lado, por minha carne, sou escravo da lei do pecado." Rm 7,26
E também tinha sempre presente o inalienável caminho da Cruz, como revelou aos cristãos da cidade de Filipo: "E é a vontade de Deus, porque a vós é dado não somente crer em Cristo, mas ainda por Ele sofrer." Fl 1,28b-29
Nesse sentido, lembrando a Paixão de Nosso Salvador, os seguidores da tradição de São Paulo exortam na Carta aos Hebreus: "Atentamente, considerai, pois, Aquele que tantas contrariedades sofreu dos pecadores, e não vos deixeis abater pelo desânimo. Ainda não tendes resistido até o sangue, na luta contra o pecado." Hb 12,3-4
Em condescendência com os que ainda vivem no engano, portanto, a Carta de São Paulo aos Filipenses admitia seus erros passados: "Todos nós também éramos deste número, quando outrora vivíamos nos carnais desejos, fazendo a vontade da carne e da concupiscência. Éramos como os outros, por natureza, verdadeiros objetos da divina ira." Ef 2,3
E assim explicou a Missão de Jesus, mostrando-nos o Caminho: "A Lei do Espírito de Vida libertou-me, em Jesus Cristo, da Lei do pecado e da morte. O que era impossível à Lei, visto que a carne a tornava impotente, Deus fez. Enviando, por causa do pecado, Seu próprio Filho numa carne semelhante à do pecado, condenou o pecado na carne a fim de que a justiça prescrita pela Lei fosse realizada em nós, que vivemos não segundo a carne, mas segundo o Espírito." Rm 8,3-4
De fato, dizendo de Si mesmo, Jesus garantiu no Evangelho Segundo São João: "Portanto, se o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres." Jo 8,36
De fato, dizendo de Si mesmo, Jesus garantiu no Evangelho Segundo São João: "Portanto, se o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres." Jo 8,36
E se nós conseguimos ser e fazer alguma coisa em nome do Reino de Deus, os seguidores de São Paulo explicavam: "E o Deus da Paz... queira dispor-vos ao bem e conceder-vos que cumprais Sua Vontade, realizando Ele próprio em vós o que é agradável a Seus olhos, por Jesus Cristo..." Hb 13,20a.21a
São Paulo mesmo afirmava: "Porque é Deus, segundo Seu beneplácito, Quem realiza em vós o querer e o executar." Fl 2,13
Porque para isto recebemos o selo do Espírito de Deus, como garante: "N'Ele (Jesus) é que fomos escolhidos, predestinados segundo o desígnio d'Aquele que tudo realiza por um deliberado ato de Sua vontade, para servirmos à celebração de Sua Glória, nós que desde o começo voltamos nossas esperanças para Cristo. N'Ele vós, depois de terdes ouvido a Palavra da Verdade, o Evangelho de vossa Salvação no qual tendes crido, também fostes selados com o Espírito Santo que fora prometido, que é o penhor de nossa herança, enquanto esperamos a completa Redenção daqueles que Deus adquiriu para o louvor de Sua Glória." Ef 1,11-14
O rei Davi já cantava esse processo da Salvação no Livro de Salmos: "O Senhor completará o que em meu auxílio começou. Senhor, eterna é Vossa bondade: não abandoneis a obra de Vossas mãos." Sl 137,8
E São Paulo reconhecia a nova condição dos cristãos: "Por isso, nós daqui em diante a ninguém conhecemos de um humano modo. Muito embora tenhamos considerado Cristo dessa maneira, agora já não O julgamos assim. Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura. Passou o que era velho. Eis que tudo se fez novo!" 2 Cor 5,16-17
Sem dúvida, a esperança suscitada pelo Divino Paráclito é em si uma grande virtude, uma das três virtudes teologais. E ao mal, mesmo com todo sofrimento, só nos cabe opor resistência. Nosso Apóstolo escreve aos cristãos de Roma: "Com efeito, sabemos que toda Criação, até o presente, está gemendo como que em dores de parto, e não somente ela, mas nós, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nosso íntimo, esperando a filial condição, a Redenção de nosso corpo. Pois é na esperança que fomos salvos." Rm 8,22-24
Sem dúvida, a esperança suscitada pelo Divino Paráclito é em si uma grande virtude, uma das três virtudes teologais. E ao mal, mesmo com todo sofrimento, só nos cabe opor resistência. Nosso Apóstolo escreve aos cristãos de Roma: "Com efeito, sabemos que toda Criação, até o presente, está gemendo como que em dores de parto, e não somente ela, mas nós, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nosso íntimo, esperando a filial condição, a Redenção de nosso corpo. Pois é na esperança que fomos salvos." Rm 8,22-24
E, por isso, adverte: "Se é só para esta vida que temos colocado nossa esperança em Cristo, somos, de todos homens, os mais dignos de lástima." 1 Cor 15,19
Não há, pois, o que confundir: "Aqueles que vivem segundo a carne, gostam do que é carnal; e aqueles que vivem segundo o espírito, apreciam as coisas que são do Espírito." Rm 8,5
Ele até veio a reclamar dos cristãos da cidade de Corinto: "A vós, irmãos, não vos pude falar como a homens espirituais, mas como a carnais, como a criancinhas em Cristo. Eu dei-vos leite a beber, e não sólido alimento, que ainda não podíeis suportar. Nem ainda agora o podeis, porque ainda sois carnais. Com efeito, enquanto houver entre vós ciúmes e contendas, não será porque sois carnais e procedeis de um totalmente humano modo?" 1 Cor 3,1-4
Ele até veio a reclamar dos cristãos da cidade de Corinto: "A vós, irmãos, não vos pude falar como a homens espirituais, mas como a carnais, como a criancinhas em Cristo. Eu dei-vos leite a beber, e não sólido alimento, que ainda não podíeis suportar. Nem ainda agora o podeis, porque ainda sois carnais. Com efeito, enquanto houver entre vós ciúmes e contendas, não será porque sois carnais e procedeis de um totalmente humano modo?" 1 Cor 3,1-4
E abertamente exortou: "Fugi da fornicação. Qualquer outro pecado que o homem comete, é fora do corpo, mas o impuro peca contra seu próprio corpo." 1 Cor 6,18
A Carta de São Paulo aos Gálatas, nesse sentido, listou graves erros e claramente advertiu: "Ora, as obras da carne são estas: fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Dessas coisas previno-vos, como já vos preveni: aqueles que as praticarem não herdarão o Reino de Deus!" Gl 5,19-21
E afirmando a Vida que está no Espírito Santo, terminantemente distinguiu: "Quem semeia na carne, da carne colherá a corrupção. Quem semeia no espírito, do Espírito colherá a Vida Eterna." Gl 6,8
Porque Deus é Deus de justiça, como ele advertia: "Mas, pela tua obstinação e impenitente coração, contra ti vais acumulando ira, para o Dia da Cólera e da revelação do justo Juízo de Deus, que retribuirá a cada um segundo suas obras. A Vida Eterna àqueles que, perseverando em fazer o bem, buscam a Glória, a honra e a imortalidade. Mas ira e indignação aos contumazes, rebeldes à Verdade e seguidores do Mal." Rm 2,5-8
E se o Juízo Final parece longe, o Particular não tarda, nas palavras de seus discípulos: "Como está determinado que os homens morram uma só vez, e logo em seguida vem o Juízo." Hb 9,27
Porque Deus é Deus de justiça, como ele advertia: "Mas, pela tua obstinação e impenitente coração, contra ti vais acumulando ira, para o Dia da Cólera e da revelação do justo Juízo de Deus, que retribuirá a cada um segundo suas obras. A Vida Eterna àqueles que, perseverando em fazer o bem, buscam a Glória, a honra e a imortalidade. Mas ira e indignação aos contumazes, rebeldes à Verdade e seguidores do Mal." Rm 2,5-8
E se o Juízo Final parece longe, o Particular não tarda, nas palavras de seus discípulos: "Como está determinado que os homens morram uma só vez, e logo em seguida vem o Juízo." Hb 9,27
Mas, claro, as impurezas não estão apenas no corpo, como o Apóstolo dos Gentios explica: "Depositários de tais promessas, caríssimos, purifiquemo-nos de toda imundície da carne e do espírito, plenamente realizando nossa santificação no temor a Deus." 2 Cor 7,1
E com toda razão, ele aponta, como exemplo, em duas classes de anjos caídos nossos principais inimigos: "Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste tenebroso mundo, contra as forças espirituais do Mal espalhadas nos ares." Ef 6,12
Pedia, pois, como vivos sacrários que devemos ser, que zelássemos, via castidade, pela presença de Cristo em nós: "Não sabeis que vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, então, os membros de Cristo e fá-los-ei membros de uma prostituta? De modo algum!" 1 Cor 6,15
E usa a mesma passagem do Livro de Gênesis que justifica o Sacramento do Matrimônio para abominar a prostituição: "Ou não sabeis que aquele que se ajunta a uma prostituta se torna um só corpo com ela? Está escrito: 'Os dois serão uma só carne (Gn 2,24).'" 1 Cor 6,16
Ele recomendava: "... revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não façais caso da carne nem lhe satisfaçais aos apetites." Rm 13,14
Assim, mesmo assumindo que nós é que somos a Santa Igreja Católica, o certo é que o próprio Jesus é Quem a constrói, como Ele mesmo afirmou no Evangelho Segundo São Mateus: "... tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei Minha Igreja..." Mt 16,18
"Fazei de nós uma perfeita oferenda!"
E pedia aos fiéis da cidade de Éfeso, apontando nossas más inclinações: "Vós, porém, não foi para isto que vos tornastes discípulos de Cristo, se é que O ouvistes e d'Ele aprendestes, como convém à Verdade em Jesus. Renunciai à vida passada, despojai-vos do velho homem, corrompido por enganadoras concupiscências. Renovai sem cessar o sentimento de vossa alma, e revesti-vos do novo homem, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade. Por isso, renunciai à mentira. Cada um fale a seu próximo a Verdade, pois somos membros uns dos outros. Mesmo em cólera, não pequeis. Não se ponha o sol sobre vosso ressentimento. Não deis lugar ao Demônio. Quem era ladrão não torne a roubar, antes seriamente trabalhe por realizar o bem com suas próprias mãos, para ter com que socorrer os necessitados. Nenhuma má palavra saia de vossa boca, mas só aquela que for útil para a edificação, sempre que for possível, e benfazeja aos que ouvem. Não contristeis o Espírito Santo de Deus, com o Qual estais selados para o Dia da Redenção. Toda amargura, ira, indignação, gritaria e calúnia sejam desterradas do meio de vós, bem como toda malícia. Antes, sede uns com os outros bondosos e compassivos. Perdoai-vos uns aos outros, como Deus também vos perdoou em Cristo." Ef 4,20-32
Assim, mesmo assumindo que nós é que somos a Santa Igreja Católica, o certo é que o próprio Jesus é Quem a constrói, como Ele mesmo afirmou no Evangelho Segundo São Mateus: "... tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei Minha Igreja..." Mt 16,18
Na Primeira Carta de São Pedro, ele, que é a pedra fundamental escolhida por Jesus, humildemente compartilhou conosco essa missão: "... e quais outras pedras vivas, vós também vos tornais os materiais deste espiritual edifício..." 1 Pd 2,5
São Paulo, no mesmo sentido, aponta a Igreja Católica como o Corpo Místico de Cristo agindo no mundo: "Cristo é o Chefe da Igreja, Seu Corpo, da qual Ele é o Salvador." Ef 5,23
E combatendo todas dissoluções e desagregadores espíritos para que cheguemos a Unidade da fé, ele assim vê essa edificação: "A uns Ele (Jesus) constituiu Apóstolos; a outros, profetas; a outros, evangelistas, pastores, doutores, para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa à construção do Corpo de Cristo, até que todos tenhamos chegado à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo. Para que não continuemos crianças ao sabor das ondas, agitados por qualquer sopro de doutrina, ao capricho da malignidade dos homens e de seus enganadores artifícios. Mas, pela sincera prática da caridade, cresçamos em todos sentidos, n'Aquele que é a Cabeça, Cristo. É por Ele que todo Corpo, coordenado e unido por conexões que estão a Seu dispor, trabalhando cada um conforme a atividade que lhe é própria, efetua esse crescimento, visando sua plena edificação na caridade." Ef 4,11-16
E combatendo todas dissoluções e desagregadores espíritos para que cheguemos a Unidade da fé, ele assim vê essa edificação: "A uns Ele (Jesus) constituiu Apóstolos; a outros, profetas; a outros, evangelistas, pastores, doutores, para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa à construção do Corpo de Cristo, até que todos tenhamos chegado à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo. Para que não continuemos crianças ao sabor das ondas, agitados por qualquer sopro de doutrina, ao capricho da malignidade dos homens e de seus enganadores artifícios. Mas, pela sincera prática da caridade, cresçamos em todos sentidos, n'Aquele que é a Cabeça, Cristo. É por Ele que todo Corpo, coordenado e unido por conexões que estão a Seu dispor, trabalhando cada um conforme a atividade que lhe é própria, efetua esse crescimento, visando sua plena edificação na caridade." Ef 4,11-16
Ou seja, mesmo em pecadora carne, como ele afirma, somos parte do glorioso Corpo de Cristo: "Ora, vós sois o Corpo de Cristo e cada um, de sua parte, é um de Seus membros." 1 Cor 12,27
Exaltando o Reino de Sacerdotes em Cristo, a Carta de São Paulo aos Colossenses diz de qualquer religiosidade diferente: "É Ele que nos perdoou todos pecados cancelando o documento escrito contra nós, cujas prescrições nos condenavam. Aboliu-o definitivamente ao encravá-lo na Cruz. Espoliou os principados e potestades e expô-los ao ridículo, triunfando deles pela Cruz. Ninguém, pois, vos critique por causa de comida ou bebida, ou espécies de festas ou de luas novas ou de sábados. Tudo isto não é mais que sombra do que devia vir. A realidade é o Corpo de Cristo." Cl 2,13b-17
Exaltando o Reino de Sacerdotes em Cristo, a Carta de São Paulo aos Colossenses diz de qualquer religiosidade diferente: "É Ele que nos perdoou todos pecados cancelando o documento escrito contra nós, cujas prescrições nos condenavam. Aboliu-o definitivamente ao encravá-lo na Cruz. Espoliou os principados e potestades e expô-los ao ridículo, triunfando deles pela Cruz. Ninguém, pois, vos critique por causa de comida ou bebida, ou espécies de festas ou de luas novas ou de sábados. Tudo isto não é mais que sombra do que devia vir. A realidade é o Corpo de Cristo." Cl 2,13b-17
Somos Sua Igreja, a Qual Ele preenche com a plenitude de Seu Espírito, pois Deus Pai "... a Seus pés sujeitou todas coisas, e constituiu-O Chefe Supremo da Igreja, que é Seu Corpo, o receptáculo d'Aquele que enche todas coisas sob todos aspectos." Ef 1,22-23
Por obra da Comunhão, portanto, somos membros do Corpo de Cristo e uns dos outros: "Pois como em um só corpo temos muitos membros, e cada um de nossos membros tem diferente função, assim nós, embora sejamos muitos, formamos um só Corpo em Cristo, e cada um de nós é membro um do outro." Rm 12,4-5
Por isso, ele exorta-nos à Unidade, a uma só fé: "Sede um só Corpo e um só espírito, assim como fostes chamados por vossa vocação a uma só esperança." Ef 4,4
Por obra da Comunhão, portanto, somos membros do Corpo de Cristo e uns dos outros: "Pois como em um só corpo temos muitos membros, e cada um de nossos membros tem diferente função, assim nós, embora sejamos muitos, formamos um só Corpo em Cristo, e cada um de nós é membro um do outro." Rm 12,4-5
Por isso, ele exorta-nos à Unidade, a uma só fé: "Sede um só Corpo e um só espírito, assim como fostes chamados por vossa vocação a uma só esperança." Ef 4,4
Pois o Corpo e o Sangue de Cristo, o Santíssimo Sacramento é que nos faz Igreja: "Uma vez que há um único Pão, nós, embora sendo muitos, formamos um só Corpo, porque todos nós comungamos do mesmo Pão." 1 Cor 10,17
E é no Sacramento do Batismo que recebemos o "penhor de Deus" (cf. 2 Cor 5,5), que nos leva à Unidade: "Em um só Espírito fomos batizados todos nós, para formarmos um só Corpo." 1 Cor 12,13
Ora, São Paulo carinhosamente pedia que fôssemos zelosos dessa Comunhão, pois Deus tudo dispôs "... para que não haja dissensões no Corpo, e que os membros tenham o mesmo cuidado uns para com os outros." 1 Cor 12,25
E assim duramente criticava outras 'mesas', quer dizer, a corrupção do Altar: "O Cálice de bênção, que benzemos, não é a Comunhão do Sangue de Cristo? E o Pão, que partimos, não é a Comunhão do Corpo de Cristo? Não podeis beber, ao mesmo tempo, o Cálice do Senhor e o cálice dos demônios. Não podeis participar, ao mesmo tempo, da Mesa do Senhor e da mesa dos demônios." 1 Cor 10,17.21
E é no Sacramento do Batismo que recebemos o "penhor de Deus" (cf. 2 Cor 5,5), que nos leva à Unidade: "Em um só Espírito fomos batizados todos nós, para formarmos um só Corpo." 1 Cor 12,13
Ora, São Paulo carinhosamente pedia que fôssemos zelosos dessa Comunhão, pois Deus tudo dispôs "... para que não haja dissensões no Corpo, e que os membros tenham o mesmo cuidado uns para com os outros." 1 Cor 12,25
E assim duramente criticava outras 'mesas', quer dizer, a corrupção do Altar: "O Cálice de bênção, que benzemos, não é a Comunhão do Sangue de Cristo? E o Pão, que partimos, não é a Comunhão do Corpo de Cristo? Não podeis beber, ao mesmo tempo, o Cálice do Senhor e o cálice dos demônios. Não podeis participar, ao mesmo tempo, da Mesa do Senhor e da mesa dos demônios." 1 Cor 10,17.21
Sábia e santamente, ele ensina a sacrificar as vontades da carne, como fazemos na Santa Missa, em nome da pureza da Igreja: "Agora me alegro nos sofrimentos por vós suportados. O que falta às tribulações de Cristo, completo em minha carne, por Seu Corpo que é a Igreja." Cl 1,24
Explica que esta é a própria obra do Cristo: "... Cristo amou a Igreja e Se entregou por ela, para santificá-la, purificando-a pela Água do Batismo com a Palavra, para a Si mesmo apresentá-la toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito, mas santa e irrepreensível." Ef 5,25b-27
Por fim, pela Graça da consolação que já experimentamos nesse mundo, nos Céus Deus promete aos homens o fim de todo sofrimento característico da terrena vida. No Livro de Apocalipse de São João, foi registrada a visão do Novo Céu e Nova Terra, onde Ele mesmo "Enxugará toda lágrima de seus olhos, e já não haverá morte, nem luto, nem grito, nem dor, porque passou a primeira condição." Ap 21,4
Por fim, pela Graça da consolação que já experimentamos nesse mundo, nos Céus Deus promete aos homens o fim de todo sofrimento característico da terrena vida. No Livro de Apocalipse de São João, foi registrada a visão do Novo Céu e Nova Terra, onde Ele mesmo "Enxugará toda lágrima de seus olhos, e já não haverá morte, nem luto, nem grito, nem dor, porque passou a primeira condição." Ap 21,4
O fim desta "primeira condição", portanto, é a Ressurreição da Carne, a futura Vida. Porque, como Jesus confirmou a profecia de Daniel (cf. Dn 12,2), todos ressurgirão na carne: "Pois como o Pai tem a Vida em Si mesmo, também deu ao Filho ter a Vida em Si mesmo, e conferiu-Lhe o poder de julgar, porque é o Filho do Homem. Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos que se acham nos sepulcros sairão deles ao som de Sua voz: Aqueles que praticaram o bem, irão para a ressurreição da Vida, e aqueles que praticaram o mal, ressuscitarão para serem condenados." Jo 5,26-29
"Fazei de nós uma perfeita oferenda!"