sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

Santíssimo Nome de Jesus


    O letreiro pregado à Cruz, pouco acima da cabeça de Jesus, deveria ser apenas mais uma entre tantas humilhações que os romanos Lhe impuseram. Mas, por vontade de Deus, entrou para a História como mais um sinal de Sua verdadeira identidade. Este fato foi narrado no Evangelho segundo São João:

    "Lá, eles crucificaram-nO, e com Ele dois outros: um de cada lado, Jesus no meio.
    Pilatos tinha mandado escrever e afixar na Cruz um letreiro. Assim estava escrito: 'Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus'.
    Muitos judeus leram o letreiro, porque o lugar onde Jesus foi crucificado era perto da cidade, e estava escrito em hebraico, em latim e em grego.
    Os sumos sacerdotes então disseram a Pilatos:
    - Não escrevas: 'O Rei dos Judeus', e sim: 'Ele disse: Eu sou o Rei dos Judeus'.
    Pilatos respondeu:
    - O que escrevi, escrevi." 
                                                 Jo 19,18-22


O NOME REVELADO POR DEUS

    O Santíssimo Nome de Jesus, Emanuel, que significa Deus conosco, havia sido previsto aproximadamente 700 anos antes de Sua Vinda, no Livro do Profeta Isaías: "Por isso, o próprio Senhor dá-vos-á um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um Filho, e chamá-Lo-á Deus conosco." Is 7,14
    E o próprio Profeta encarregou-se de esclarecer o que essa grande dádiva significa: "... porque um Menino nasceu para nós, um Filho foi-nos dado. A soberania repousa sobre Seus ombros, e Ele chama-Se: Conselheiro Admirável, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz." Is 9,6
    O Livro dos Provérbios, pois, pondera: "Quem subiu ao Céu e Quem dele desceu? Quem reteve o vento em suas mãos? Quem envolveu as águas em seu manto? Quem determinou as extremidades da Terra? Qual é Seu Nome, qual é o Nome de Seu Filho, se é que o sabes?" Pr 30,4
    Segundo o Livro do Profeta Zacarias, Seu Nome faria surgir a verdadeira religião, a verdadeira fé, a verdadeira Casa de Deus: "Aqui está o Homem Cujo Nome é Germe. De onde Ele estiver, vai germinar, e Ele reconstruirá o Templo do Senhor. Usará insígnias reais e sentar-Se-á como Rei sobre Seu trono. 'Então virão aqueles que se acham distantes para trabalhar na reconstrução do Templo do Senhor, e sabereis que Eu fui enviado a vós pelo Senhor dos Exércitos.'" Zc 6,12-13.15
    A imposição de um nome escolhido por Deus tem especial significado. Foi exatamente o que aconteceu com São Pedro, quando Jesus fez dele a pedra humana fundamental de Sua Igreja, como vemos no Evangelho segundo São Mateus: "E Eu declaro-te: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei Minha Igreja. As portas do inferno não prevalecerão contra ela." Mt 16,18
    Também o Anjo da Guarda de São José, em estrito cumprimento da vontade de Deus, ao explicar-lhe a gravidez de Nossa Senhora, deixou determinado qual seria o Nome do Salvador: "Não temas receber Maria, tua mulher. Porque Aquele que nela Se gerou é obra do Espírito Santo. E dará à luz um Filho, e por Nome chamá-Lo-ás Jesus." Mt 1,20
    Diferente de São Mateus, porém, o Evangelho segundo São Lucas, que mais conheceu da vida da Maria Santíssima, registra que foi o São Gabriel Arcanjo o incumbido de anunciar essa tarefa, e não a São José, mas à própria Nossa Senhora, de dar-Lhe o Santíssimo Nome: "O anjo disse-lhe: 'Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um Filho, e pô-Lhe-ás o Nome de Jesus.'" Lc 1,31
     Portanto, não obstante toda humildade de Jesus, sabemos que Seu Santíssimo Nome Lhe foi outorgado por Deus Pai. A Carta de São Paulo aos Filipenses recita o Hino Cristológico, que então já era uma tradição na Santa Igreja: "Mutuamente dedicai-vos à estima que se deve em Cristo Jesus.
'Sendo Ele de divina condição,
não Se prevaleceu de Sua igualdade com Deus,
mas aniquilou-Se a Si mesmo,
assumindo a condição de escravo
e assemelhando-Se aos homens.
E sendo exteriormente reconhecido como homem,
humilhou-Se ainda mais,
tornando-Se obediente até a morte,
Por isso, Deus soberanamente exaltou-O
e outorgou-Lhe o Nome
que está acima de todos nomes,
para que ao Nome de Jesus
se dobre todo joelho no Céu,
na Terra e nos infernos.
E toda língua confesse,
para a Glória de Deus Pai,
Fl 2,5-11

    
E citando das mais elevadas hierarquias dos anjos, a Carta de São Paulo aos Efésios diz: "Deus manifestou Seu poder na Pessoa de Cristo, ressuscitando-O dos mortos e fazendo-O sentar à Sua direita no Céu, acima de todo principado, potestade, virtude, dominação e de todo nome que possa haver tanto neste mundo como no futuro." Ef 1,20-21
    Ora, o Livro dos Salmos já cantava: "Seu Nome será eternamente bendito, e durará tanto quanto a luz do sol. N'Ele serão abençoadas todas tribos da Terra, bem-aventurado proclamá-Lo-ão todas nações." Sl 71,17
    Contudo, também nos foi dado saber que nos Céus Jesus revelará Seu Novo e Definitivo Nome, com o Qual seremos gravados. Ele mesmo disse no Livro do Apocalipse de São João: "Farei do vencedor uma coluna no Templo de Meu Deus, de onde jamais sairá, e sobre ele escreverei o Nome de Meu Deus e o nome da cidade de Meu Deus, a Nova Jerusalém, que desce dos Céus enviada por Meu Deus, assim como Meu Novo Nome." Ap 3,12
    E o Amado Discípulo observou em sua última visão do Cristo: "Ainda vi o Céu aberto: eis que aparece um branco cavalo. Seu Cavaleiro chama-Se Fiel e Verdadeiro, e é com justiça que Ele julga e guerreia. Em Sua cabeça há muitos diademas, e traz escrito um Nome que ninguém conhece, senão Ele mesmo." Ap 19,11.12b


O PODER DE SEU NOME

    Seguindo a inspiração de Isaías, que registrou o primeiro canto do Servo do Senhor (cf. Is 42,1-4), São Mateus cita-o, revelando Jesus como um acontecimento para o mundo: "Em Seu Nome as pagãs nações porão sua esperança." Mt 12,21
    Pois por Ele tornarmo-nos filhos de Deus, como São João Apóstolo ensina logo no início de seu Evangelho: "Mas a todos aqueles que O receberam, aos que creem em Seu Nome, deu-lhes o poder de tornarem-se filhos de Deus," Jo 1,12
    Ora, o poder de Seus milagres elevava Seu Nome, como se viu em Sua primeira Páscoa na Cidade Santa, após iniciar Sua vida pública: "Enquanto Jesus celebrava em Jerusalém a festa da Páscoa, muitos creram em Seu Nome, à vista dos milagres que fazia." Jo 2,23
    E São Lucas registrou que Nosso Senhor, segundo Suas próprias palavras, veio convidar-nos ao arrependimento e à conversão. É o que Ele diz aos Apóstolos em Seus últimos ensinamentos, determinando-lhes a missão da Igreja: "E que em Seu Nome se pregasse a penitência e a remissão dos pecados a todas nações, começando por Jerusalém." Lc 24,47
    A Carta de São Paulo aos Romanos, no mesmo sentido, faz esta síntese da missão dos Apóstolos, dizendo d'Ele: "... do Qual temos recebido a Graça e o apostolado, a fim de levar, em Seu Nome, todas nações não judias à obediência da fé..." Rm 1,5
    Era isso que fazia São Pedro, porém inicialmente dirigindo-se aos judeus, como vemos logo após o Pentecostes, no Livro dos Atos dos Apóstolos: "Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em Nome de Jesus Cristo para remissão de vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo." At 2,38
    No Evangelho segundo São Marcos, temos um registro que o próprio Jesus dá do poder de Seu Nome, ao referir-Se aos Seus seguidores, pouco antes de Sua Ascensão: "Em Meu Nome expulsarão demônios, falarão novas línguas, manusearão as serpentes e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará mal. Porão as mãos sobre os enfermos e estes serão curados." Mc 16,17
    O Príncipe dos Apóstolos, por sinal, logo pôde comprovar esse poder, ao curar um paralítico no Templo de Jerusalém dias depois da Vinda do Espírito Santo: "'Não tenho nem ouro nem prata, mas o que tenho, dou-te: em Nome de Jesus Cristo Nazareno, levanta-te e anda!' E tomando-o pela mão direita, levantou-o. Os pés e os tornozelos imediatamente firmaram-se-lhe. De um salto, pôs-se de pé e andava." At 3,6-7
    E assim também São Paulo, ao expulsar um imundo espírito de uma mulher da cidade de Filipos, em Grécia, a primeira de Europa a receber o Cristianismo: "Por fim, Paulo enfadou-se. Voltou-se para ela e disse ao espírito: 'Ordeno-te em Nome de Jesus Cristo que saias dela.' E na mesma hora ele saiu." At 16,18
    Enfim, o Sinédrio, conselho dos judeus, por resistir ao Espírito Santo, como Santo Estevão o acusava, desde o início tentou impedir a divulgação de Seu Nome por meio dos Apóstolos, como aconteceu quando São Pedro e São João foram presos pela primeira vez: "Ameacemo-los, para que daqui em diante a nenhum homem falem neste Nome." At 4,17
    Pois já os haviam questionado, sobre a cura operada por São Pedro no paralítico: "Com que poder ou em que Nome fizestes isso?" At 4,7
    É quando nosso primeiro Papa corajosamente vai responder: "Então Pedro, cheio do Espírito Santo, respondeu-lhes: 'Chefes do povo e anciãos, ouvi-me: se hoje somos interrogados a respeito do benefício feito a um enfermo, e em que Nome foi ele curado, ficai sabendo todos vós e todo o povo de Israel: foi em Nome de Jesus Cristo Nazareno, que vós crucificastes, mas que Deus ressuscitou dos mortos.'" At 4,8-10a
    E quando foram postos em liberdade, reuniram-se no Cenáculo com os demais Apóstolos para rezar ao Pai, quase um novo Pentecostes: "'Estendei Vossa mão para que se realizem curas, milagres e prodígios pelo Nome de Jesus, Vosso Santo Servo!' Mal acabavam de rezar, tremeu o lugar onde estavam reunidos. E todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciaram com intrepidez a Palavra de Deus." At 4,30
    Espírito Santo, aliás, que o Pai enviaria em Seu Nome, como Jesus mesmo disse após a Santa Ceia: "Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu Nome..." Jo 14,26
    Porém, como as curas, os exorcismos e os milagres eram muitos, e pelas mão de todos Apóstolos, atraindo gente das cidades vizinhas de Jerusalém, os líderes judeus vão prender os Doze, quando foram miraculosamente soltos por um anjo (cf. At 5,19). Levados ao Sinédrio, eles ouviram: "Expressamente ordenamo-vos que não ensinásseis Nesse nome. Não obstante isso, tendes enchido Jerusalém com Vossa Doutrina! E quereis fazer recair sobre nós o Sangue deste Homem!" At 5,28
    Como os Doze resistissem, São Pedro dizendo: "Importa obedecer antes a Deus que aos homens. (At 5,29)", os judeus ordenaram que se retirassem para deliberarem entre si, e tomaram essa decisão: "Chamaram os Apóstolos e mandaram açoitá-los. Ordenaram-lhes, então, que não pregassem mais em Nome de Jesus, e soltaram-nos. Eles saíram da sala do Grande Conselho cheios de alegria, por terem sido achados dignos de sofrer afrontas pelo Nome de Jesus." At 5,40-41
    Assim a pregação da Igreja passou a ter essa 'fórmula', como vemos no ministério do diácono Filipe na Samaria: "... anunciava o Reino de Deus e o Nome de Jesus Cristo..." At 8,12
    Jesus mesmo, operando a conversão de São Paulo, com estes termos convenceu Ananias, membro da igreja de Damasco, para ir batizá-lo e crismá-lo: "Vai, porque este homem é para Mim um instrumento escolhido, que levará Meu Nome diante das nações, dos reis e dos filhos de Israel." At 9,15
    Contudo, também acrescentou: "Eu mostrá-lhe-ei tudo que terá de padecer pelo Meu Nome." At 9,16
    Porque já havia dito aos Apóstolos, enquanto Se despedia deles na noite em que seria preso: "Se o mundo vos odeia, sabei que odiou a Mim antes que a vós. Se Me perseguiram, também hão de perseguir-vos. Mas tudo isso fá-vos-ão por causa de Meu Nome, porque não conhecem Aquele que Me enviou." Jo 15,18.20b-21
    De fato, a começar por Israel, assim foi a História da Igreja por séculos e ainda é: "Eles levá-vos-ão a seus tribunais e açoitá-vos-ão com varas em suas sinagogas. Sereis por Minha causa levados diante dos governadores e dos reis: servireis assim de testemunho para eles e para os pagãos. Sereis odiados de todos por causa de Meu Nome, mas aquele que perseverar até o fim será salvo." Mt 10,17-18.22
   Ele até previu que muitos se apresentariam exatamente como o Ungido de Deus, chegando a criar 'religiões' como se veem por aí: "Cuidai que ninguém vos seduza. Muitos virão em Meu Nome, dizendo: 'Sou eu o Cristo.' E seduzirão a muitos." Mt 24,4b-5


O NOME DA SALVAÇÃO

    Como São João Evangelista deu testemunho ao fim de seu Evangelho, só pelo Nome de Jesus se pode alcançar a verdadeira Vida, que Deus nos oferece: "Fez Jesus, em presença de Seus discípulos, ainda muitos outros milagres que não estão escritos neste livro. Mas estes foram escritos, para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a Vida em Seu Nome." Jo 20,30-31
    Primeira Carta de São João vai repetir essa motivação: "Isto vos escrevi para que saibais que tendes a Vida Eterna, vós que credes no Nome do Filho de Deus." 1 Jo 5,13
    São Pedro, ainda diante do Sinédrio, havia dito que só por Seu Santo Nome teremos a Redenção: "Do Céu abaixo, nenhum outro nome foi dado aos homens pelo qual possamos alcançar a Salvação." At 4,12
    E a Carta de São Paulo aos Colossenses demonstra que ele bem sabia a Quem todas nossas obras devem ser oferecidas: "Tudo quanto fizerdes, por palavra ou por obra, fazei-o em Nome do Senhor Jesus, por Ele dando graças a Deus Pai." Cl 3,17
    Os seguidores de São Paulo também o sabiam, como vemos na Carta aos Hebreus: "Por Jesus, a Deus sempre ofereçamos um sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam Seu Nome." Hb 13,15
    Com efeito, desde o Livro do Profeta Joel, passando por São Pedro e São Paulo, uma frase tem feito eco na história da humanidade: "Todo aquele que invocar o Nome do Senhor, será salvo." Jl 2, 22/ At 2,21/ Rm 10,12
    A Primeira Carta de São Paulo a São Timóteo, ademais, recomendava que ele não se afastasse da Comunhão dos Santos, isto é, da Igreja: "Foge das paixões da mocidade, com empenho busca a justiça, a fé, a caridade, a Paz, em companhia daqueles que invocam o Senhor com pureza de coração." 2 Tm 2,22
    Ora, reunir-se em Seu Nome, quer dizer, em perfeita obediência a tudo que Ele prescreveu (cf. Mt 28,20), como se faz na Santa Missa, é garantia de Sua presença, pois Ele prometeu: "Porque onde dois ou três estiverem reunidos em Meu Nome, aí estou Eu no meio deles." Mt 18,20
    Pois só pela Comunhão, consumada pelo Santíssimo Sacramento, somos realmente elevados à santidade. O Amado Discípulo ensina"Se dizemos ter Comunhão com Ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não seguimos a Verdade. Se, porém, andamos na Luz como Ele mesmo está na Luz, temos comunhão uns com os outros, e o Sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, purifica-nos de todo pecado." 1 Jo 1,6-7
    Sem dúvida, é preciso ter sempre presente essas palavras de Jesus: "Nem todo aquele que Me diz: 'Senhor, Senhor', entrará no Reino dos Céus. Mas sim aquele que faz a vontade de Meu Pai, que está nos Céus." Mt 7,21


    "Oh, Meu Jesus, perdoai-nos! Livrai-nos do fogo do inferno! Levai as almas todas para o Céu e socorrei as que mais precisarem!"