Para além da dicotomia 'de frente para Deus, Luz; de costas para Ele, trevas', pode parecer contraproducente, ou mesmo por demais simplório, mas o fato é que, longe que estamos da santidade, há muitas nuances em nossa relação com Deus, tanto de Luz quanto de trevas, e vez e outra Ele confunde não somente pessoas, mas inteiras coletividades. E a despeito do que não nos foi revelado, essa é uma de Suas estratégias de correção, ou mesmo de castigo. Como exemplo, temos a mensagem que Jesus mandou através do anjo da igreja de Laodiceia: "Conheço tuas obras: não és nem frio nem quente. Oxalá fosses frio ou quente! Mas como és morno, nem frio nem quente, vou vomitar-te. Eu repreendo e castigo aqueles que amo. Reanima teu zelo, pois, e arrepende-te." Ap 3,15-16.19
Ou até o corretivo castigo de uma segunda escravidão na Babilônia: "Eis o que diz o Senhor dos Exércitos: 'Abatei as árvores, erguei plataformas contra Jerusalém! É ela a cidade que deve ser castigada, pois que se intumesceu de violências. Como a nascente faz brotar a água, assim ela expande sua maldade. Nela apenas soam palavras de violência e ruína, e só se vêem chagas e feridas.'" Jr 6,6-7
Sem dúvida, em paralelo às mais animalescas concupiscências, a racionalidade tem tornado o ser humano soberbamente presunçoso, e isso não remanesce incólume perante o Pai. O primeiro pecado, aliás, foi exatamente esse. A Serpente enganou Eva ao prometer, no fruto que Deus havia proibido, a sabedoria dos 'deuses': "... no dia em que dele comerdes, vossos olhos abrir-se-ão e sereis como deuses, conhecedores do bem e do mal." Gn 3,5
Falando muitas vezes por parábolas, em várias situações Jesus preferia não ser entendido de imediato, nem por todos: "Quando se acharam a sós, aqueles que O cercavam e os Doze indagaram d'Ele o sentido da parábola. E Ele disse-lhes: 'A vós é revelado o mistério do Reino de Deus, mas aos que são de fora tudo se lhes propõe em parábolas.'" Mc 4,10-11
Isso veio a ser questionado pelos Apóstolos, e Ele invocou as Escrituras para explicar que o processo de conversão exige uma preparação. Ora, não é reconhecendo o pecado que nos voltamos para Deus? "Os discípulos aproximaram-se d'Ele, então, para dizer-Lhe: 'Por que lhes falas em parábolas?' Respondeu Jesus: 'Porque a vós é dado compreender os mistérios do Reino dos Céus, mas não a eles. Ao que tem, mais se dará e terá em abundância, mas ao que não tem será tirado até mesmo o que tem. Eis porque lhes falo em parábolas: para que, vendo, não vejam e, ouvindo, não ouçam nem compreendam. Assim se cumpre para eles o que foi dito pelo Profeta Isaías: 'Ouvireis com vossos ouvidos e não entendereis, olhareis com vossos olhos e não vereis, porque o coração deste povo se endureceu. Taparam seus ouvidos e fecharam seus olhos, para que seus olhos não vejam e seus ouvidos não ouçam, nem seu coração compreenda. Para que não se convertam, e Eu sare-os (Is 6,9s).'" Mt 13,10-15
Nosso Senhor afirmou que essa é a função do Espírito Santo: "E quando Ele vier, convencerá o mundo a respeito do pecado, da justiça e do Juízo. Convencerá o mundo a respeito do pecado, que consiste em não crer em Mim. Ele convencê-lo-á a respeito da justiça, porque Eu vou para Meu Pai e vós já não Me vereis. E convencê-lo-á a respeito do Juízo, que consiste em que o príncipe deste mundo já está julgado e condenado." Jo 16,8-11
O próprio São Pedro foi chamado a seguir Jesus por mais duas vezes, por isso Ele advertia-o da perfídia do inimigo: "Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para peneirar-vos como trigo, mas Eu roguei por ti, para que tua confiança não desfaleça. Quando te converteres, porém, confirma teus irmãos." Lc 22,31-32
O dois novos convites aconteceram após a Ressurreição do Senhor, quando Ele lhe confiou todo Seu rebanho e profetizou o martírio do pescador: "Por estas palavras, Ele indicava o gênero de morte com que havia de glorificar a Deus. E depois de assim ter falado, acrescentou: 'Segue-Me!' Voltando-se Pedro, viu que o seguia aquele discípulo que Jesus amava... Vendo-o, Pedro perguntou a Jesus: 'Senhor, e este? Que será dele?' Respondeu-lhe Jesus: 'Que te importa se Eu quero que ele fique até que Eu venha? Segue-Me tu." Jo 21,19-20a.21-22
Por isso, ao usar as parábolas, Jesus estimulava a uma mais profunda reflexão: "E dizia: 'Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!'" Mc 4,9
Contudo, também as usou exatamente para fazer-Se melhor compreendido: "Era por meio de numerosas parábolas desse gênero que Ele lhes anunciava a Palavra, conforme eram capazes de compreender." Mc 4,33
Pois mesmo sábios fariseus permaneciam longe do correto entendimento: "Se vos tenho falado das terrenas coisas, e não Me credes, como crereis se vos falar das celestiais?" Jo 3,12
Antes de Sua Paixão, entretanto, e perante aqueles que perseveraram a Seu lado, Ele passou a usar de mais clara linguagem: "Disse-vos essas coisas em termos figurados e obscuros. Vem a hora em que já não vos falarei por meio de comparações e parábolas, mas abertamente falá-vos-ei a respeito do Pai." Jo 16,25
De fato, muitos não viviam a verdadeira fé, como pessoas que apenas se maravilhavam com Seus prodígios, as quais Ele alertou para o poder do Pão da Vida Eterna: "Respondeu-lhes Jesus: 'Em Verdade, em Verdade, digo-vos: buscai-Me não porque vistes os milagres, mas porque comestes dos pães e ficastes fartos. Trabalhai não pela comida que perece, mas pela que dura até a Vida Eterna, que o Filho do Homem vos dará. Pois n'Ele Deus Pai imprimiu Seu sinal.'" Jo 6,26-27
Pois algumas pessoas se atinham a Ele sem saber exatamente porquê: "Ao amanhecer, Ele saiu e retirou-Se para um afastado lugar. As multidões procuravam-nO, e foram até onde Ele estava e queriam detê-Lo, para que não as deixasse. Mas Ele disse-lhes: 'É necessário que Eu também anuncie a Boa Nova do Reino de Deus às outras cidades, pois essa é Minha Missão.'" Lc 4,42-43
Pessoas que queriam conhecê-Lo e alcançar a Graça de uma cura: "Entretanto, espalhava-se mais e mais Sua fama e concorriam grandes multidões para ouvi-Lo e ser curadas de suas enfermidades. Mas Ele costumava retirar-Se a solitários lugares para orar." Lc 5,15-16
Ou ainda pessoas só interessadas em ver um 'sinal': "Vieram os fariseus, puseram-se a disputar com Ele e pediram-Lhe um sinal do Céu, para pô-Lo à prova." Mc 8,11
Realmente confusos, muitos religiosos de Seu tempo viam-se provocados: "Os judeus rodearam-nO e perguntaram-Lhe: 'Até quando nos deixarás na incerteza? Se Tu és o Cristo, dize-nos claramente.'" Jo 10,24
Mas o próprio Jesus já havia levantado esse problema: "Por que não compreendeis Minha linguagem?" Jo 8,43a
E Ele mesmo respondeu, colocando Sua vida em julgamento: "Quem de vós Me acusará de pecado? E se vos falo a Verdade, por que Me não credes? Quem é de Deus ouve as palavras de Deus, e se vós não as ouvis é porque não sois de Deus." Jo 8,47
Todavia, até os mais próximos seguidores precisaram ouvir explicações após Sua Ressurreição: "Disse-lhes Jesus: ''Ó gente sem inteligência! Como sois tardos de coração para crerdes em tudo que anunciaram os Profetas! Porventura não era necessário que Cristo sofresse essas coisas e assim entrasse em Sua Glória?'" Lc 24,25-26
Realmente havia difíceis assuntos, que dependiam de vivência sob a Divina Luz, como Ele disse aos Apóstolos sobre os eunucos: "Nem todos são capazes de compreender o sentido desta palavra, mas somente aqueles a quem foi dado." Mt 19,11b
Foi o caso de São Pedro, ao reconhecê-Lo como o Cristo: "Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas Meu Pai que está nos Céus." Mt 16,17b
Ora, os próprios Apóstolos vagavam em algumas dúvidas: "Disse-Lhe Filipe: 'Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta.' Respondeu Jesus: 'Há tanto tempo que estou convosco e não Me conheceste, Filipe! Aquele que Me viu, também viu o Pai. Como, pois, dizes: Mostra-nos o Pai? Não credes que estou no Pai, e que o Pai está em Mim? As palavras que vos digo não as digo de Mim mesmo, mas o Pai, que permanece em Mim, é que realiza Suas próprias obras. Crede-Me: estou no Pai, e o Pai em Mim. Crede-o ao menos por causa destas obras." Jo 14,8-11
São Paulo também reclamaria aos coríntios: "A vós, irmãos, não vos pude falar como a homens espirituais, mas como a carnais, como a criancinhas em Cristo. Eu dei-vos leite a beber, e não sólido alimento, que ainda não podíeis suportar. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais." 1 Cor 3,1-2
Assim como os seguidores de sua tradição reclamariam dos hebreus: "A julgar pelo tempo, já devíeis ser mestres! Contudo, ainda necessitais que vos ensinem os primeiros rudimentos da Palavra de Deus, e tornaste-vos tais que precisais de leite em vez de sólido alimento! Ora, quem se alimenta de leite não é capaz de compreender uma profunda doutrina, porque é ainda criança. Mas o sólido alimento é para os adultos, para aqueles que a experiência já exercitou na distinção do bem e do mal." Hb 5,12-14
Gente de bom coração, entretanto, mostrava-se realmente burilada quando Jesus pregava no dias de festa em Jerusalém: "Muitos do povo, porém, creram n'Ele e perguntavam: 'Quando vier o Cristo, fará mais milagres do que Este faz?'" Jo 7,31
Até samaritanos, um segmento afastado dos judeus, creram n'Ele: "Ainda muitos outros creram n'Ele por causa das Suas palavras. E diziam à mulher: 'Já não é por causa da tua declaração que cremos, mas nós mesmos ouvimos e sabemos ser Este verdadeiramente o Salvador do mundo.'" Jo 4,41-42
Porém, desde o início, Ele sempre guardou prudente distância do testemunho humano: "Enquanto Jesus celebrava em Jerusalém a festa da Páscoa, muitos creram em Seu Nome, à vista dos milagres que fazia. Mas Jesus mesmo não Se fiava neles, porque os conhecia a todos. Ele não necessitava que alguém desse testemunho de nenhum homem, pois Ele bem sabia o que havia no homem." Jo 2,23-25
E seria mesmo rejeitado pelos principais dos judeus, como profetizou o salmista: "A pedra rejeitada pelos arquitetos tornou-se a pedra angular. Isto foi obra do Senhor, é um prodígio a nossos olhos." Sl 117,22-23
Não por acaso, o Profeta Jeremias já anunciava os desenganos do povo judeu: "Revesti-vos, pois, de saco, chorai e gemei, pois que a tremenda cólera do Senhor não se afastou de nós. Naquele dia,' Oráculo do Senhor, 'faltará a coragem tanto ao rei como aos chefes. Os sacerdotes serão tomados de terror; e os profetas, de espanto. Dizer-se-á: 'Ah! Senhor JAVÉ! Na Verdade enganastes este povo e Jerusalém, quando lhe dissestes: Tereis a paz, no momento em que a espada ia feri-los de morte.'" Jr 4,8-10
Entre grandes pecados, estava a banalização e até o achincalhamento da Palavra de Deus. Este Profeta reclamava e assim advertia de castigos: "A Palavra do Senhor tornou-se-lhes objeto de tédio, e nela não encontram prazer algum. Estou, porém, possuído do furor do Senhor, cansado de contê-lo. Difunde-o à criança que vagueia pelas ruas e à assembleia dos jovens, porque todos serão presos, o marido e a mulher, o ancião e aquela que é cumulada de dias. 'A outros passarão suas moradas, assim como os campos e as mulheres, pois que vou estender a mão sobre os habitantes desta terra', Oráculo do Senhor. Na Verdade, do maior ao menor, todos se entregam aos desonestos ganhos. Desde o profeta ao sacerdote todos praticam a mentira, tratam com negligência as feridas de meu povo, e exclamam: Tudo vai bem! Tudo vai bem!, quando tudo vai mal. Assim serão confundidos pelo abominável procedimento, mas a vergonha é-lhes desconhecida, e já não sabem o que seja enrubescer. 'Cairão, portanto, com os que tombarem, e perecerão no dia em que os castigar', Oráculo do Senhor." Jr 6,10b-15
Tão grosseiro pecado, de fato, não restaria impune: "Senhor, Vós sois a esperança de Israel! Confundidos serão todos que Vos abandonam, e de vergonha serão cobertos os que de Vós se afastam, por haverem deixado o Senhor, fonte das Águas Vivas." Jr 17,13
E ainda mais punições: "'Portanto, escutai, ó nações: saiba a assembleia o que vai acontecer-lhe. Terra, escuta: vou mandar sobre esse povo uma desgraça, fruto de suas maquinações, já que não ouviu Minhas palavras, e desprezou Meus ensinamentos. Eis porque', assim fala o Senhor, 'vou criar obstáculos a esse povo onde pais e filhos tropeçarão.'" Jr 6,18-19.21
Era, com efeito, o cúmulo da insensatez: "Pelo ar até a cegonha reconhece a estação, e as rolas e as andorinhas são fiéis à migração. O meu povo, porém, não conhece a Lei do Senhor. Como podeis dizer: Somos sábios, e temos conosco a Lei do Senhor? Na Verdade, foi a mentira que fez desta Lei o estilete enganador dos escribas. Os consternados e confundidos sábios ficarão cobertos de vergonha, por haverem repelido a Palavra do Senhor. Qual seria então a sabedoria deles?" Jr 8,7-9
Pois, para os sensatos, o pecado leva-nos a refugiar-nos em Deus, como este Profeta instava: "Naquele tempo, dizer-se-á a esse povo e a Jerusalém: qual vento abrasador desencadeado das colinas do deserto, incapaz de joeirar e purificar, assim é o proceder da filha de meu povo. Jerusalém, limpa o coração da maldade, a fim de que consigas a Salvação. Até quando abrigarás no coração pensamentos que te são funestos?" Jr 4,11.14
Ou como previu o Profeta Isaías, em menção feita por São Paulo: "E Israel tropeçou na pedra de escândalo, como está escrito: 'Eis que ponho em Sião uma pedra de escândalo, um rochedo que faz cair. Quem n'Ele crer não será confundido' (Is 8,14;28,16)." Rm 9,32b-33
De fato, durante Sua Apresentação no Templo de Jerusalém, Jesus foi apontado pelo religioso Simeão como um sinal de contradição, um divisor de águas: "Simeão abençoou-Os e disse a Maria, Sua mãe: 'Eis que este Menino está destinado a ser causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser sinal que provocará contradições, a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações." Lc 2,34-35a
Aliás, Jesus mesmo alegrou-Se com a Divina Providência, quando atestou que o Pai não revela indiscriminadamente Seu poder: "Pai, Senhor do Céu e da Terra, Eu dou-Te graças porque escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos." Lc 10,21b
E Ele mesmo vai dizer de Sua Missão: "Vim a este mundo para fazer uma discriminação: os que não vêem vejam, e os que vêem se tornem cegos." Jo 9,39
E Ele mesmo vai dizer de Sua Missão: "Vim a este mundo para fazer uma discriminação: os que não vêem vejam, e os que vêem se tornem cegos." Jo 9,39
Foi mais longe: "Eu vim lançar fogo à Terra, e que tenho Eu a desejar se ele já está aceso? Julgais que vim trazer Paz à Terra? Não, digo-vos, mas separação." Lc 12,49.51
Nossa Senhora também observou que Deus, além conceder o êxtase espiritual aos pobres, não deixa que os 'sábios' cheguem a consenso entre si, levando-os a frequentes desentendimentos: "Minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito alegra-se em Deus, Meu Salvador... Ele... dispersa os soberbos de coração... e eleva os humildes..." Lc 1,47.51-52
O livro de Daniel já ressalvava a verdadeira Sabedoria do fim dos tempos: "Os ímpios agirão com perversidade, mas nenhum deles compreenderá, enquanto que os sábios compreenderão." Dn 12,10b
E São Paulo anotou: "Vede, irmãos, vosso grupo de eleitos: não há entre vós muitos sábios, humanamente falando, nem muitos poderosos, nem muitos nobres. Mas Deus escolheu o que é loucura no mundo, para confundir os sábios, e escolheu o que é fraqueza no mundo, para confundir o que é forte." 1 Cor 1,26-27
Ora, era exatamente isso o que acontecia com aqueles que resistiam ao Mistério do Cristo, que ele começou a anunciar logo depois de sua conversão: "Saulo, porém, sentia crescer seu poder e confundia os judeus de Damasco, demonstrando que Jesus é o Cristo." At 9,22
Nossa Senhora também observou que Deus, além conceder o êxtase espiritual aos pobres, não deixa que os 'sábios' cheguem a consenso entre si, levando-os a frequentes desentendimentos: "Minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito alegra-se em Deus, Meu Salvador... Ele... dispersa os soberbos de coração... e eleva os humildes..." Lc 1,47.51-52
O livro de Daniel já ressalvava a verdadeira Sabedoria do fim dos tempos: "Os ímpios agirão com perversidade, mas nenhum deles compreenderá, enquanto que os sábios compreenderão." Dn 12,10b
E São Paulo anotou: "Vede, irmãos, vosso grupo de eleitos: não há entre vós muitos sábios, humanamente falando, nem muitos poderosos, nem muitos nobres. Mas Deus escolheu o que é loucura no mundo, para confundir os sábios, e escolheu o que é fraqueza no mundo, para confundir o que é forte." 1 Cor 1,26-27
Ora, era exatamente isso o que acontecia com aqueles que resistiam ao Mistério do Cristo, que ele começou a anunciar logo depois de sua conversão: "Saulo, porém, sentia crescer seu poder e confundia os judeus de Damasco, demonstrando que Jesus é o Cristo." At 9,22
Ele vai citar Isaías aos coríntios: "Pois está escrito: 'Anularei a sabedoria dos sábios e confundirei os inteligentes (Is 29,14).' Onde está o sábio? Onde o erudito? Onde o argumentador deste mundo? Acaso não declarou Deus por loucura a sabedoria deste mundo?" 1 Cor 1,19-20
E arremata: "A linguagem da Cruz é loucura para os que se perdem, mas, para os que foram salvos, para nós, é uma divina força. Já que o mundo, com sua sabedoria, não reconheceu a Deus na divina Sabedoria, aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura de sua mensagem." 1 Cor 1,18.21
Foi nesse estado que ficou Herodes ao saber dos milagres de Jesus: "O rei Herodes ouviu falar de Jesus, Cujo Nome Se tornara célebre. Dizia-se: 'João Batista ressurgiu dos mortos e por isso o poder de fazer milagres opera nele.' Uns afirmavam: 'É Elias!' Diziam outros: 'É um Profeta como qualquer outro.' Ouvindo isto, Herodes repetia: 'Ele é João Batista. Eu mandei cortar a cabeça dele, mas ele ressuscitou!'" Mc 6,14a-16
E arremata: "A linguagem da Cruz é loucura para os que se perdem, mas, para os que foram salvos, para nós, é uma divina força. Já que o mundo, com sua sabedoria, não reconheceu a Deus na divina Sabedoria, aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura de sua mensagem." 1 Cor 1,18.21
Foi nesse estado que ficou Herodes ao saber dos milagres de Jesus: "O rei Herodes ouviu falar de Jesus, Cujo Nome Se tornara célebre. Dizia-se: 'João Batista ressurgiu dos mortos e por isso o poder de fazer milagres opera nele.' Uns afirmavam: 'É Elias!' Diziam outros: 'É um Profeta como qualquer outro.' Ouvindo isto, Herodes repetia: 'Ele é João Batista. Eu mandei cortar a cabeça dele, mas ele ressuscitou!'" Mc 6,14a-16
Ora, a Santíssima Trindade já usava desse artifício desde o conhecido episódio da Torre de Babel: "Vamos descer e confundir a língua deles, para que um não entenda a língua do outro." Gn 11,7
Nos Salmos de Davi, que devem ser entendidos como o próprio Jesus rezando ao Pai, vemos um constante pedido para que Deus atordoe os sentidos Seus inimigos: "Que todos Meus inimigos sejam envergonhados e aterrados. Imediatamente recuem, cobertos de confusão!" Sl 6,11
De novo: "Que voltem para trás e sejam confundidos aqueles que planejam o mal contra Mim!" Sl 35,4
Torna aqui: "E, dia após dia, minha língua também exaltará Vossa justiça, porque ficaram cobertos de vergonha e confusão aqueles que buscavam minha perdição." Sl 70,24
Nos Salmos de Davi, que devem ser entendidos como o próprio Jesus rezando ao Pai, vemos um constante pedido para que Deus atordoe os sentidos Seus inimigos: "Que todos Meus inimigos sejam envergonhados e aterrados. Imediatamente recuem, cobertos de confusão!" Sl 6,11
De novo: "Que voltem para trás e sejam confundidos aqueles que planejam o mal contra Mim!" Sl 35,4
Torna aqui: "E, dia após dia, minha língua também exaltará Vossa justiça, porque ficaram cobertos de vergonha e confusão aqueles que buscavam minha perdição." Sl 70,24
Ou ainda mais claramente nessa passagem: "Fiquem confusos e cobertos de ignomínia aqueles que se alegram com Meus males, sejam envoltos em confusão e opróbrio aqueles que contra Mim se erguem com soberba." Sl 35,26
E essa profecia cumpriu-se, ainda que episodicamente, quando Jesus entrou em Jerusalém, no Domingo de Ramos: "Da boca das crianças e dos pequeninos sai um louvor que confunde Vossos adversários, e reduz ao silêncio Vossos inimigos." Sl 8,3
Com efeito, os judeus assim reagiram: "Os cegos e os coxos vieram a Ele no Templo e Ele curou-os, para grande indignação dos príncipes dos sacerdotes e dos escribas que assistiam a Seus milagres e ouviam os meninos gritar no Templo: 'Hosana ao filho de Davi!' Disseram-Lhe eles: 'Ouves o que dizem eles?' 'Perfeitamente', respondeu-lhes Jesus. 'Nunca lestes estas palavras: Da boca dos meninos e das crianças de peito tirastes Vosso louvor (Sl 8,3)?'" Mt 21,14-16
E foi com base nessas palavras, fazendo menção à Sua Santíssima Mãe, que se deu a Ressurreição de Cristo. Está nos Salmos: "Olhai-Me e tende piedade de Mim, dai a Vosso Servo Vossa força, salvai o Filho de Vossa serva. Dai-Me uma prova de Vosso favor, a fim de que vejam Meus inimigos, para sua confusão, que Vós, Senhor, sois Meu sustento e Meu consolo." Sl 85,16-17
Por sua vez, Asaf pedia a Deus que não o deixasse no vazio da desilusão: "Sustentai-me pela Vossa promessa, para que eu viva. Não queirais confundir minha esperança." Sl 118,11
E essa profecia cumpriu-se, ainda que episodicamente, quando Jesus entrou em Jerusalém, no Domingo de Ramos: "Da boca das crianças e dos pequeninos sai um louvor que confunde Vossos adversários, e reduz ao silêncio Vossos inimigos." Sl 8,3
Com efeito, os judeus assim reagiram: "Os cegos e os coxos vieram a Ele no Templo e Ele curou-os, para grande indignação dos príncipes dos sacerdotes e dos escribas que assistiam a Seus milagres e ouviam os meninos gritar no Templo: 'Hosana ao filho de Davi!' Disseram-Lhe eles: 'Ouves o que dizem eles?' 'Perfeitamente', respondeu-lhes Jesus. 'Nunca lestes estas palavras: Da boca dos meninos e das crianças de peito tirastes Vosso louvor (Sl 8,3)?'" Mt 21,14-16
E foi com base nessas palavras, fazendo menção à Sua Santíssima Mãe, que se deu a Ressurreição de Cristo. Está nos Salmos: "Olhai-Me e tende piedade de Mim, dai a Vosso Servo Vossa força, salvai o Filho de Vossa serva. Dai-Me uma prova de Vosso favor, a fim de que vejam Meus inimigos, para sua confusão, que Vós, Senhor, sois Meu sustento e Meu consolo." Sl 85,16-17
Por sua vez, Asaf pedia a Deus que não o deixasse no vazio da desilusão: "Sustentai-me pela Vossa promessa, para que eu viva. Não queirais confundir minha esperança." Sl 118,11
Este salmista agarrava-se aos Mandamentos: "Afastai-me do caminho da mentira e fazei-me fiel à Vossa Lei. Escolhi o Caminho da Verdade, impus-me Vossos decretos. Apego-me a Vossas ordens, Senhor. Não permitais que eu seja confundido." Sl 118,29-31
E pedia a Deus a purificação de seu coração: "Seja perfeito meu coração na observância de Vossas leis, a fim de que eu não seja confundido." Sl 118,80
O povo judeu, enfim, já sabia muito bem de onde vinha seu socorro e o que acontecia com seus inimigos: ".... mas fostes Vós que nos livrastes de nossos inimigos, e confundistes aqueles que nos odiavam." Sl 43,8
Tal certeza foi enfatizada ao contrapor carentes e insensatos: "O Senhor protege os peregrinos, ampara o órfão e a viúva, mas confunde o caminhos dos ímpios." Sl 145,9
E assim eles pediam a Salvação da alma: "Defendei minha alma e livrai-me. Não seja confundido eu que em Vós me recolhi." Sl 24,20
Acertadamente, refugiavam-se em Deus para livrarem-se da eterna condenação: "Junto a Vós, Senhor, refugio-me. Não seja eu confundido para sempre. Por Vossa justiça, livrai-me!" Sl 30,2
Tinham, pois, esta convicção: "O Senhor desfaz os planos das pagãs nações, reduz a nada os projetos dos povos. Só os desígnios do Senhor permanecem eternamente, e os pensamentos de Seu coração por todas gerações." Sl 32,10-11
E pedia a Deus a purificação de seu coração: "Seja perfeito meu coração na observância de Vossas leis, a fim de que eu não seja confundido." Sl 118,80
O povo judeu, enfim, já sabia muito bem de onde vinha seu socorro e o que acontecia com seus inimigos: ".... mas fostes Vós que nos livrastes de nossos inimigos, e confundistes aqueles que nos odiavam." Sl 43,8
Tal certeza foi enfatizada ao contrapor carentes e insensatos: "O Senhor protege os peregrinos, ampara o órfão e a viúva, mas confunde o caminhos dos ímpios." Sl 145,9
E assim eles pediam a Salvação da alma: "Defendei minha alma e livrai-me. Não seja confundido eu que em Vós me recolhi." Sl 24,20
Acertadamente, refugiavam-se em Deus para livrarem-se da eterna condenação: "Junto a Vós, Senhor, refugio-me. Não seja eu confundido para sempre. Por Vossa justiça, livrai-me!" Sl 30,2
Tinham, pois, esta convicção: "O Senhor desfaz os planos das pagãs nações, reduz a nada os projetos dos povos. Só os desígnios do Senhor permanecem eternamente, e os pensamentos de Seu coração por todas gerações." Sl 32,10-11
Não por acaso, o livro da Sabedoria já apontava: "Com efeito, os tortuosos pensamentos afastam de Deus, e Seu poder, posto à prova, confunde os insensatos." Sb 1,3
Prevê como se dará o Julgamento dos iníquos: "Comparecerão aterrorizados com a lembrança de seus pecados, e suas iniquidades levantar-se-ão contra eles para confundi-los." Sb 4,20
Prevê como se dará o Julgamento dos iníquos: "Comparecerão aterrorizados com a lembrança de seus pecados, e suas iniquidades levantar-se-ão contra eles para confundi-los." Sb 4,20
E diz o que acontece com aqueles que menosprezam o poder de Deus: "Mostrais Vossa força aos que não creem em Vosso poder, e confundis aqueles que a não conhecem e ousam afrontá-la." Sb 12,17
JESUS: LUZ NUM MUNDO DE AFLIÇÕES
Diante de Jesus, pois, os imundos espíritos temiam ser entregues aos transtornos sem fim, ou seja, ao lago de fogo: "Que tens Tu conosco, Jesus de Nazaré? Vieste para confundir-nos?" Mc 1,24
Noutra passagem, um anjo de Satanás reclama da Luz, da realidade revelada por Jesus: "Que queres de mim, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-Te por Deus, que não me atormentes!" Mc 5,7
Citando mais uma vez Isaías, São Paulo assim explica a insensibilidade de Israel em não perceber o Cristo: "Deus deu-lhes um espírito de torpor, olhos que não vejam e ouvidos que não ouçam, até ao dia de hoje (Is 29,10)." Rm 11,8
Isso já havia acontecido com o rei Saul, por recusar-se a cumprir as ordens de Deus. Foi logo após a unção de Davi: "O Espírito do Senhor retirou-Se de Saul, e um mau espírito veio sobre ele, enviado pelo Senhor." 1 Sm 16,14
Igualmente com o rei Acab, que morreria na batalha de Ramot por seguir enganosos conselhos, apesar da advertência do Profeta Miqueias: "O Senhor pôs um espírito de mentira na boca de todos profetas aqui presentes, mas é tua perda que o Senhor decretou." 1 Rs 22,23
E com o próprio Faraó, nos tempos de Êxodo: "O Senhor disse a Moisés: 'Vai procurar o faraó, porque lhe endureci o coração e o de sua gente para manifestar Meus prodígios em meio a eles, para que contes a teus filhos e a teus netos as maravilhas que fiz no Egito e os prodígios que operei entre eles, e para que saibais que Eu sou o Senhor.'" Ex 10,1-2
Jó, aliás, vai reclamar do próprio Deus e de Seus sobrenaturais procedimentos: "Orgulhoso como um leão, Tu me caças! Multiplicas proezas contra mim, redobras contra mim Teus assaltos! Teu furor cresce contra mim e vigorosas tropas vêm-me cercar. Por que me tiraste do ventre?" Jó 10,16-18a
O Apóstolo dos Gentios, ademais, fala da ação do 'deus desse mundo' para afastar as pessoas do Evangelho: "Se nosso Evangelho ainda estiver encoberto, está encoberto para aqueles que se perdem, para os incrédulos, cujas inteligências o deus deste mundo obcecou a tal ponto que não percebem a Luz do Evangelho, onde resplandece a Glória de Cristo, que é a imagem de Deus." 2 Cor 4,3-4
Na Segunda Carta aos Tessalonicenses, diz como ele age: "Ele usará de todas seduções do mal com aqueles que se perdem, por não terem cultivado o amor à Verdade que teria podido salvá-los." 2 Ts 2,10
Afirma que esse poder vem do próprio Pai: "... Deus enviá-lhes-á um poder que os enganará e os induzirá a acreditar no erro." 2 Ts 2,11
E especificamente cita o mistério do Mal, que no mundo atua sob permissão de Deus: "Porque o mistério da iniquidade já está em ação, apenas esperando o afastamento daquele que o detém." 2 Ts 2,7
Fala inclusive em prodígios realizados por falsos profetas: "A manifestação do ímpio será acompanhada, graças ao poder de Satanás, de toda sorte de enganadores portentos, sinais e prodígios." 2 Ts 2,9
Tudo isso havia sido previsto pelo próprio Jesus: "Porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas, que farão milagres a ponto de seduzir, se isto fosse possível, até mesmo os escolhidos." Mt 24,24
De fato, Ele cita a presença de figuras assim no Dia do Julgamento: "Muitos Me dirão naquele Dia: 'Senhor, Senhor, não pregamos nós em Vosso Nome, e não foi em Vosso Nome que expulsamos os demônios e fizemos muitos milagres?' E, no entanto, Eu di-lhes-ei: 'Nunca vos conheci. Retirai-vos de Mim, maus operários!'" Mt 7,22-23
Por isso, entre muitos outros sagrados autores, São Pedro pertinentemente descreve o inferno como lugar de constante aflição: "Essa gente são fontes sem água, nuvens impelidas pelo furacão. Espera-os a escuridão das trevas." 2 Pd 2,17
São Judas Tadeu dá idêntico parecer ao mencionar o livro de Henoc, um apócrifo, ou seja, livro não plenamente inspirado, no qual a condenação do Juízo Final assim é descrita: "Eis que veio o Senhor entre milhares de Seus Santos para julgar a todos e confundir os ímpios, por causa das obras que praticaram..." Jd 14b-15a
E nestes termos o Príncipe dos Apóstolos estimula a permanecermos na Paz de Cristo, mesmo diante daqueles que levantam falso testemunho, explicando o porquê desse comportamento: para confundi-los: "Tende uma reta consciência a fim de que, mesmo naquilo em que dizem mal de vós, sejam confundidos os que desacreditam vosso santo procedimento em Cristo." 1 Pd 3,16
Com efeito, como replicou São Paulo na Carta aos Romanos, os Provérbios já nos ensinavam: "Tem teu inimigo fome? Dá-lhe de comer. Tem sede? Dá-lhe de beber: assim amontoarás ardentes brasas sobre sua cabeça e o Senhor recompensá-te-á." Pr 25,21-22
Ora, o próprio Jesus pregou: "Tendes ouvido o que foi dito: 'Amarás teu próximo e poderás odiar teu inimigo.' Eu, porém, digo-vos: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos maltratam e perseguem." Mt 5,43-44
Por isso, São João Evangelista também pede que d'Ele não nos afastemos, para evitarmos o pior na 'hora da nossa morte', como diz a Ave Maria, ou no Último Dia, se vivos estivermos: "E agora, filhinhos, n'Ele permanecei, para que, quando aparecer, tenhamos confiança e não sejamos confundidos por Ele, em Sua Vinda." 1 Jo 2,28
Porque aqueles que estão em Comunhão com Jesus, mesmo que vivendo as aflições e as cruzes deste mundo, não são atormentados, mas têm Sua Luz que conduz à eternidade: "Falou-lhes outra vez Jesus: 'Eu sou a Luz do mundo. Aquele que Me segue não andará em trevas, mas terá a Luz da Vida.'" Jo 8,12
São estes que recebem o Espírito Santo, como Jesus prometeu, e por Ele são guiados à Verdade: "E Eu rogarei ao Pai, e Ele dá-vos-á outro Paráclito, para que convosco fique eternamente. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber porque não O vê nem O conhece. Mas vós conhecê-Lo-eis, porque convosco permanecerá e em vós estará." Jo 14,16-17
São Paulo garante: "Aquele que nos formou para este destino é Deus mesmo, que nos deu por penhor Seu Espírito. Andamos na fé e não na visão." 2 Cor 5,5.7
E assim explica o que acontece com mundanas almas: "Mas o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, pois para ele são loucuras. Nem as pode compreender, porque é pelo Espírito que se devem ponderar." 1 Cor 2,14
Como preciosíssimo e divino bem, portanto, a Igreja de Jesus traz Sua Paz. Ele disse: "Deixo-vos a Paz, dou-vos Minha Paz. Não dou-vos como o mundo a dá. Não se perturbe vosso coração, nem se atemorize!" Jo 14,27
Isaías também foi mensageiro dessa profecia a respeito de Jesus: "Por isso, diz-lhes o Senhor Deus: 'Eu porei em Sião uma pedra, um bloco escolhido, uma pedra angular e preciosa, uma pedra de alicerce e bem firmada: quem nela confiar, não será abalado!'" Is 28,16
Quantos aos tempos que antecederam à Vinda do Cristo, a traição e malícia do povo de Israel não ficaria impune. Ao contrário, foi efetivamente corrigida: "Pasmai-vos e maravilhai-vos, obstinai-vos, feridos de cegueira, embriagai-vos, mas não de vinho, cambaleai, mas não por causa da bebida. Porque o Senhor espalhou sobre vós um espírito de torpor, fechou vossos olhos e cobriu vossas cabeças. O Senhor disse: 'Esse povo vem a Mim apenas com palavras, honra-Me só com os lábios, enquanto seu coração está longe de Mim e o temor que ele Me testemunha é convencional e rotineiro. Por isso, continuarei a tratar esse povo de tão estranho modo que a sabedoria dos espertalhões se perderá, e a inteligência dos astutos desaparecerá.'" Is 29,9-10.13-14
A passagem de Jesus entre nós, pois, é a marca de um novo tempo: "Por isso, eis o que disse o Senhor, o Deus da casa de Jacó, que resgatou Abraão: 'Daqui em diante Jacó não será mais confundido, e seu rosto não mais empalidecerá, porque, quando n'Ele virem Minha obra, bendirão Meu Nome. Glorificarão o Santo de Jacó e temerão o Deus de Israel. Os espíritos desencaminhados aprenderão Sabedoria, e aqueles que murmuravam receberão instrução." Is 29,22-24
Não obstante, lembrando a definitiva Volta de Cristo, São Pedro oportunamente menciona as características tribulações da vida de um cristão: "É isso que constitui vossa alegria, apesar das passageiras aflições a vós ainda serem causadas por diversas provações, para que a prova a que é submetida vossa fé (mais preciosa que o perecível ouro, o qual, entretanto, não deixamos de provar ao fogo) redunde para vosso louvor, para vossa honra e para vossa glória, quando Jesus Cristo Se manifestar." 1 Pd 1,6-7
São palavras de Jesus: "Referi-vos essas coisas para que em Mim tenhais a Paz. No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo." Jo 16,33
Ele não iludiu a ninguém: "Em seguida, convocando a multidão juntamente a Seus discípulos, disse-lhes: 'Se alguém quer seguir-Me, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-Me.'" Mc 8,34
São Paulo diz o mesmo: "Pois todos aqueles que quiserem viver piedosamente, em Jesus Cristo, terão de sofrer a perseguição." 2 Tm 3,12
Assim o Príncipe dos Apóstolos pede o moderado mas firme testemunho de nossa fé: "E até sereis felizes, se alguma coisa padecerdes por causa da justiça! Portanto, não temais as ameaças nem fiqueis conturbados. Antes, em vossos corações santificai Cristo, o Senhor. Estai sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança, mas fazei-o com suavidade e respeito." 1 Pd 3,14-15
Ora, em sua autobiografia, referindo-se ao estado de trevas espirituais que em várias momentos imergiu, e por expresso desígnio de Deus, dezoito vezes Santa Margarida-Maria Alacoque usou exatamente a palavra 'confusão'. Como exemplo, Jesus mesmo determinou-lhe, após algum tempo sem cumprir um sacrifício que Ele lhe pedia: "... e agora o quero público, e de uma maneira e num tempo fora de toda invenção humana, e com circunstâncias tão humilhantes que hão de ser-te matéria de confusão por toda vida, a teus olhos e aos das criaturas, para fazer-te compreender o que é resistir a Deus."
Noutra passagem, um anjo de Satanás reclama da Luz, da realidade revelada por Jesus: "Que queres de mim, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-Te por Deus, que não me atormentes!" Mc 5,7
Citando mais uma vez Isaías, São Paulo assim explica a insensibilidade de Israel em não perceber o Cristo: "Deus deu-lhes um espírito de torpor, olhos que não vejam e ouvidos que não ouçam, até ao dia de hoje (Is 29,10)." Rm 11,8
Isso já havia acontecido com o rei Saul, por recusar-se a cumprir as ordens de Deus. Foi logo após a unção de Davi: "O Espírito do Senhor retirou-Se de Saul, e um mau espírito veio sobre ele, enviado pelo Senhor." 1 Sm 16,14
Igualmente com o rei Acab, que morreria na batalha de Ramot por seguir enganosos conselhos, apesar da advertência do Profeta Miqueias: "O Senhor pôs um espírito de mentira na boca de todos profetas aqui presentes, mas é tua perda que o Senhor decretou." 1 Rs 22,23
E com o próprio Faraó, nos tempos de Êxodo: "O Senhor disse a Moisés: 'Vai procurar o faraó, porque lhe endureci o coração e o de sua gente para manifestar Meus prodígios em meio a eles, para que contes a teus filhos e a teus netos as maravilhas que fiz no Egito e os prodígios que operei entre eles, e para que saibais que Eu sou o Senhor.'" Ex 10,1-2
Jó, aliás, vai reclamar do próprio Deus e de Seus sobrenaturais procedimentos: "Orgulhoso como um leão, Tu me caças! Multiplicas proezas contra mim, redobras contra mim Teus assaltos! Teu furor cresce contra mim e vigorosas tropas vêm-me cercar. Por que me tiraste do ventre?" Jó 10,16-18a
O Apóstolo dos Gentios, ademais, fala da ação do 'deus desse mundo' para afastar as pessoas do Evangelho: "Se nosso Evangelho ainda estiver encoberto, está encoberto para aqueles que se perdem, para os incrédulos, cujas inteligências o deus deste mundo obcecou a tal ponto que não percebem a Luz do Evangelho, onde resplandece a Glória de Cristo, que é a imagem de Deus." 2 Cor 4,3-4
Na Segunda Carta aos Tessalonicenses, diz como ele age: "Ele usará de todas seduções do mal com aqueles que se perdem, por não terem cultivado o amor à Verdade que teria podido salvá-los." 2 Ts 2,10
Afirma que esse poder vem do próprio Pai: "... Deus enviá-lhes-á um poder que os enganará e os induzirá a acreditar no erro." 2 Ts 2,11
E especificamente cita o mistério do Mal, que no mundo atua sob permissão de Deus: "Porque o mistério da iniquidade já está em ação, apenas esperando o afastamento daquele que o detém." 2 Ts 2,7
Fala inclusive em prodígios realizados por falsos profetas: "A manifestação do ímpio será acompanhada, graças ao poder de Satanás, de toda sorte de enganadores portentos, sinais e prodígios." 2 Ts 2,9
Tudo isso havia sido previsto pelo próprio Jesus: "Porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas, que farão milagres a ponto de seduzir, se isto fosse possível, até mesmo os escolhidos." Mt 24,24
De fato, Ele cita a presença de figuras assim no Dia do Julgamento: "Muitos Me dirão naquele Dia: 'Senhor, Senhor, não pregamos nós em Vosso Nome, e não foi em Vosso Nome que expulsamos os demônios e fizemos muitos milagres?' E, no entanto, Eu di-lhes-ei: 'Nunca vos conheci. Retirai-vos de Mim, maus operários!'" Mt 7,22-23
Por isso, entre muitos outros sagrados autores, São Pedro pertinentemente descreve o inferno como lugar de constante aflição: "Essa gente são fontes sem água, nuvens impelidas pelo furacão. Espera-os a escuridão das trevas." 2 Pd 2,17
São Judas Tadeu dá idêntico parecer ao mencionar o livro de Henoc, um apócrifo, ou seja, livro não plenamente inspirado, no qual a condenação do Juízo Final assim é descrita: "Eis que veio o Senhor entre milhares de Seus Santos para julgar a todos e confundir os ímpios, por causa das obras que praticaram..." Jd 14b-15a
E nestes termos o Príncipe dos Apóstolos estimula a permanecermos na Paz de Cristo, mesmo diante daqueles que levantam falso testemunho, explicando o porquê desse comportamento: para confundi-los: "Tende uma reta consciência a fim de que, mesmo naquilo em que dizem mal de vós, sejam confundidos os que desacreditam vosso santo procedimento em Cristo." 1 Pd 3,16
Com efeito, como replicou São Paulo na Carta aos Romanos, os Provérbios já nos ensinavam: "Tem teu inimigo fome? Dá-lhe de comer. Tem sede? Dá-lhe de beber: assim amontoarás ardentes brasas sobre sua cabeça e o Senhor recompensá-te-á." Pr 25,21-22
Ora, o próprio Jesus pregou: "Tendes ouvido o que foi dito: 'Amarás teu próximo e poderás odiar teu inimigo.' Eu, porém, digo-vos: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos maltratam e perseguem." Mt 5,43-44
Por isso, São João Evangelista também pede que d'Ele não nos afastemos, para evitarmos o pior na 'hora da nossa morte', como diz a Ave Maria, ou no Último Dia, se vivos estivermos: "E agora, filhinhos, n'Ele permanecei, para que, quando aparecer, tenhamos confiança e não sejamos confundidos por Ele, em Sua Vinda." 1 Jo 2,28
Porque aqueles que estão em Comunhão com Jesus, mesmo que vivendo as aflições e as cruzes deste mundo, não são atormentados, mas têm Sua Luz que conduz à eternidade: "Falou-lhes outra vez Jesus: 'Eu sou a Luz do mundo. Aquele que Me segue não andará em trevas, mas terá a Luz da Vida.'" Jo 8,12
São estes que recebem o Espírito Santo, como Jesus prometeu, e por Ele são guiados à Verdade: "E Eu rogarei ao Pai, e Ele dá-vos-á outro Paráclito, para que convosco fique eternamente. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber porque não O vê nem O conhece. Mas vós conhecê-Lo-eis, porque convosco permanecerá e em vós estará." Jo 14,16-17
São Paulo garante: "Aquele que nos formou para este destino é Deus mesmo, que nos deu por penhor Seu Espírito. Andamos na fé e não na visão." 2 Cor 5,5.7
E assim explica o que acontece com mundanas almas: "Mas o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, pois para ele são loucuras. Nem as pode compreender, porque é pelo Espírito que se devem ponderar." 1 Cor 2,14
Como preciosíssimo e divino bem, portanto, a Igreja de Jesus traz Sua Paz. Ele disse: "Deixo-vos a Paz, dou-vos Minha Paz. Não dou-vos como o mundo a dá. Não se perturbe vosso coração, nem se atemorize!" Jo 14,27
Isaías também foi mensageiro dessa profecia a respeito de Jesus: "Por isso, diz-lhes o Senhor Deus: 'Eu porei em Sião uma pedra, um bloco escolhido, uma pedra angular e preciosa, uma pedra de alicerce e bem firmada: quem nela confiar, não será abalado!'" Is 28,16
Quantos aos tempos que antecederam à Vinda do Cristo, a traição e malícia do povo de Israel não ficaria impune. Ao contrário, foi efetivamente corrigida: "Pasmai-vos e maravilhai-vos, obstinai-vos, feridos de cegueira, embriagai-vos, mas não de vinho, cambaleai, mas não por causa da bebida. Porque o Senhor espalhou sobre vós um espírito de torpor, fechou vossos olhos e cobriu vossas cabeças. O Senhor disse: 'Esse povo vem a Mim apenas com palavras, honra-Me só com os lábios, enquanto seu coração está longe de Mim e o temor que ele Me testemunha é convencional e rotineiro. Por isso, continuarei a tratar esse povo de tão estranho modo que a sabedoria dos espertalhões se perderá, e a inteligência dos astutos desaparecerá.'" Is 29,9-10.13-14
A passagem de Jesus entre nós, pois, é a marca de um novo tempo: "Por isso, eis o que disse o Senhor, o Deus da casa de Jacó, que resgatou Abraão: 'Daqui em diante Jacó não será mais confundido, e seu rosto não mais empalidecerá, porque, quando n'Ele virem Minha obra, bendirão Meu Nome. Glorificarão o Santo de Jacó e temerão o Deus de Israel. Os espíritos desencaminhados aprenderão Sabedoria, e aqueles que murmuravam receberão instrução." Is 29,22-24
Não obstante, lembrando a definitiva Volta de Cristo, São Pedro oportunamente menciona as características tribulações da vida de um cristão: "É isso que constitui vossa alegria, apesar das passageiras aflições a vós ainda serem causadas por diversas provações, para que a prova a que é submetida vossa fé (mais preciosa que o perecível ouro, o qual, entretanto, não deixamos de provar ao fogo) redunde para vosso louvor, para vossa honra e para vossa glória, quando Jesus Cristo Se manifestar." 1 Pd 1,6-7
São palavras de Jesus: "Referi-vos essas coisas para que em Mim tenhais a Paz. No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo." Jo 16,33
Ele não iludiu a ninguém: "Em seguida, convocando a multidão juntamente a Seus discípulos, disse-lhes: 'Se alguém quer seguir-Me, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-Me.'" Mc 8,34
São Paulo diz o mesmo: "Pois todos aqueles que quiserem viver piedosamente, em Jesus Cristo, terão de sofrer a perseguição." 2 Tm 3,12
Assim o Príncipe dos Apóstolos pede o moderado mas firme testemunho de nossa fé: "E até sereis felizes, se alguma coisa padecerdes por causa da justiça! Portanto, não temais as ameaças nem fiqueis conturbados. Antes, em vossos corações santificai Cristo, o Senhor. Estai sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança, mas fazei-o com suavidade e respeito." 1 Pd 3,14-15
Ora, em sua autobiografia, referindo-se ao estado de trevas espirituais que em várias momentos imergiu, e por expresso desígnio de Deus, dezoito vezes Santa Margarida-Maria Alacoque usou exatamente a palavra 'confusão'. Como exemplo, Jesus mesmo determinou-lhe, após algum tempo sem cumprir um sacrifício que Ele lhe pedia: "... e agora o quero público, e de uma maneira e num tempo fora de toda invenção humana, e com circunstâncias tão humilhantes que hão de ser-te matéria de confusão por toda vida, a teus olhos e aos das criaturas, para fazer-te compreender o que é resistir a Deus."
E ela rezou-Lhe, noutra circunstância, pedindo perdão por seus 'grandes' pecados: "Mas, ai!, Senhor, tende compaixão de minha fraqueza, na extrema dor e confusão que tão vivamente imprimis em mim, ao escrever isto, de por tanto tempo ter-Vos resistido!"
Não é errado, portanto, dizer que o mundo está dividido entre os que realmente creem e os que estão confusos...
"Vosso Filho permaneça entre nós!"
"Vosso Filho permaneça entre nós!"