terça-feira, 21 de novembro de 2023

Nossa Senhora da Apresentação


    Conta o Proto-Evangelho de São Tiago, um livro apócrifo, ou seja, não reconhecido pela Igreja como totalmente inspirado pelo Espírito Santo, que aos 3 anos de idade foi Nossa Senhora apresentada no Templo de Jerusalém por São Joaquim e Santa Ana. Assim está escrito:

    "Os meses foram passando para a menina e quando ela completou dois anos, Joaquim disse a Ana:
    - Vamos levá-la ao Templo do Senhor para cumprirmos a promessa que fizemos, para que o Senhor não reclame e nossa oferenda não se torne inaceitável a Seus olhos.
    Ana respondeu:
    - Vamos esperar que ela complete três anos, para que não venha sentir saudade de nós.
    E Joaquim respondeu:
    - Vamos aguardar.
    Quando completou três anos, Joaquim disse:
    - Chame as meninas hebreias, virgens, e que, duas a duas, tomem uma lâmpada acesa para que a menina [Maria] não olhe para trás, e Seu coração não se prenda por algo fora do Templo de Deus.
    E assim foi feito e subiram ao Templo do Senhor. O sacerdote então a recebeu, beijou-a e abençoou-a. E disse [a Maria]:
    - O Senhor engrandeceu teu nome diante de todas gerações. No final dos tempos, em ti manifestará Sua Redenção aos filhos de Israel.
    Então fez [Maria] sentar-se no terceiro degrau do altar, e o Senhor derramou Sua Graça sobre ela. Ela dançou e cativou toda casa de Israel.
    Seus pais foram embora cheios de admiração, e louvaram ao Senhor porque a menina não olhou para trás. E Maria passou a ficar no Templo como uma pequena pomba, recebendo seu sustento das mãos de um anjo."


    Segundo esse mesmo apócrifo, Maria teria vivido no Templo até os 12 anos de idade, como era a  instrução escolar àqueles tempos: 7 anos, de 5 aos 12. Exatamente como o próprio Jesus teria.
    Embora tenhamos essas informações de um livro não totalmente inspirado, nessas linhas vê-se a preparação de Nossa Senhora, já desde sua Imaculada Conceição, para ser a Mãe do Salvador. Tão Santa, ela não poderia ter sido criada em outro lugar, senão na Casa do Senhor.


    E reza a Liturgia das Horas: "Neste dia, em que se lembra a dedicação da Igreja de Santa Maria, a Nova, construída próximo do Templo de Jerusalém no ano 543, comemoramos junto aos cristãos da igreja oriental a 'dedicação' que Maria fez de si mesma a Deus desde a infância, motivada pelo Espírito Santo, de Cuja Graça estava repleta desde sua Imaculada Concepção."
    A Igreja, portanto, celebra a Apresentação de Nossa Senhora no Templo de Jerusalém desde o século VIII. Em 1372, o Papa Gregório XI estabeleceu essa comemoração na corte papal, em Avignon, e em 1585, por fim, Sixto V decretou que ela fosse celebrada por toda Igreja.

    Oh Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!