sábado, 14 de junho de 2025

O Corpo de Cristo


DEUS ENCARNADO

    A Encarnação de Cristo foi descrita no Evangelho Segundo São João nestes termos: "No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus. E o Verbo fez-Se Carne e habitou entre nós, e vimos Sua Glória, a Glória que o Filho Único recebe de Seu Pai, cheio de Graça e de Verdade." Jo 1,1.14
    Era a Vinda do Salvador, do Messias, vale dizer, de Deus, que apesar de todas profecias muito surpreendeu por Sua humanidade. Não se sabia, porém, havia séculos, que somos Sua imagem e semelhança? A Carta de São Paulo aos Colossenses assim a registrou: "Porque a Deus aprouve n'Ele (Cristo) fazer habitar toda plenitude..." Cl 1,19
    Logo, mesmo em toda Sua humanidade, Ele é a própria Pessoa de Deus: "Ele é a imagem de Deus invisível, o Primogênito de toda Criação. Pois n'Ele corporalmente habita toda plenitude da divindade." Cl 1,15;2,9
    Jesus mesmo disse a São Filipe Apóstolo, na última noite entre eles: "Há tanto tempo que estou convosco e não Me conheceste, Filipe? Aquele que Me viu, também viu o Pai. Como dizes, pois: 'Mostra-nos o Pai?'" Jo 14,9
    Ele já havia deixado tudo muito explícito enquanto abertamente pregava no Templo de Jerusalém: "Vós sois cá de baixo, Eu sou lá de cima. Vós sois deste mundo, Eu não sou deste mundo." Jo 8,23
    Disse com todas letras: "Eu sou a Ressurreição e a Vida." Jo 11,25
    Usou o título de Deus ao identificar-Se perante os fariseus: "Por isso, disse-vos: morrereis em vosso pecado. Porque se não crerdes que EU SOU, morrereis em vosso pecado." Jo 8,24
    E São Tomé, que não presenciou a primeira aparição ao Colégio dos Apóstolos, declarou no segundo Domingo da Páscoa: "Meu Senhor e Meu Deus!" Jo 20,28b
    No entanto, Sua expressiva humanidade realmente confundia, como aconteceu com o próprio São João Batista, e o Evangelho Segundo São Lucas apontou: "E João chamou dois de seus discípulos e enviou-os a Jesus, perguntando: 'És Tu Aquele que há de vir ou devemos esperar por Outro?' Ora, naquele momento Jesus havia curado muitas pessoas, expulsado malignos espíritos e dado a vista a muitos cegos. Respondeu-lhes Ele: 'Ide anunciar a João o que tendes visto e ouvido: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos ficam limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, aos pobres é anunciado o Evangelho. E bem-aventurado é aquele para quem Eu não for ocasião de queda!'" Lc 7,19.21-23
    É largamente conhecido, contudo, o destino que Lhe demos. No Evangelho Segundo São Mateus, quando foi ungido por uma mulher em Betânia, Ele sentenciou: "Derramando esse perfume em Meu Corpo, ela fê-lo em vista de Meu sepultamento." Mt 26,12
    Mas Jesus apontava nosso maior bem, a ser preservado a todo custo: "Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes temei Aquele que pode precipitar a alma e o corpo na geena." Mt 10,28
    E expressamente falando sobre nossa carnal condição, afirmou: "O Espírito é que vivifica, a carne de nada serve." Jo 6,63a
    Referindo-Se a Seu Corpo como a própria Casa de Deus, porém, Ele prometeu ressurgir dos mortos após expulsar os vendilhões do Templo: "Perguntaram-Lhe os judeus: 'Que sinal nos apresentas Tu, para procederes deste modo?' Respondeu-lhes Jesus: 'Destruí vós este Templo, e Eu reerguê-lo-ei em três dias.' Os judeus replicaram: 'Em quarenta e seis anos foi edificado este Templo, e Tu hás de levantá-lo em três dias?!' Mas Ele falava do Templo de Seu Corpo. Depois que ressurgiu dos mortos, Seus discípulos lembraram-se destas palavras e creram na Escritura e na Palavra de Jesus." Jo 2,18-22
    E apesar da pressa, pois para os judeus o sábado começa ao pôr do sol da sexta-feira, pode-se dizer que Jesus foi sepultado conforme os rituais da Lei: "À tardinha, um rico homem de Arimateia, chamado José, que também era discípulo de Jesus, foi procurar Pilatos e pediu-lhe o Corpo de Jesus. Pilatos cedeu-O. José tomou o Corpo, envolveu-O num branco lençol e depositou-O num novo sepulcro, que na rocha tinha mandado talhar para si. Depois rolou uma grande pedra à entrada do sepulcro e foi-se embora. Maria Madalena e a outra Maria ficaram lá, sentadas defronte ao túmulo." Mt 27,57-61
    Mas ao levar-Lhe os perfumes para completar o ritual, as santas mulheres notaram que Ele simplesmente não estava na sepultura: "As mulheres, que tinham vindo com Jesus de Galileia, acompanharam José. Elas viram o túmulo e o modo como ali fora depositado o Corpo de Jesus. Elas voltaram e prepararam aromas e bálsamos. No dia de sábado, observaram o preceito do repouso. No primeiro dia da semana, muito cedo, dirigiram-se ao sepulcro com os aromas que haviam preparado. Acharam a pedra removida longe da abertura do sepulcro. Entraram, mas não encontraram o Corpo do Senhor Jesus." Lc 23,55-56;24,1-3
    É por Seu Santíssimo Sacrifício, pois, o Qual revivemos e atualizamos na Santa Missa, que Ele nos resgata do pecado. A Carta de São Paulo aos Romanos argumenta: "Assim, meus irmãos, vós também estais mortos para a Lei pelo Sacrifício do Corpo de Cristo, para pertencerdes a Outrem, Àquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos frutos para Deus." Rm 7,4
    Por ele somos reconciliados com o Pai: "Há bem pouco tempo, sendo vós alheios a Deus e inimigos por vossos pensamentos e más obras, eis que agora Ele vos reconciliou pela morte de Seu Corpo humano, para que vos possais apresentar Santos, imaculados, irrepreensíveis aos olhos do Pai." Cl 1,21-22
    E como os seguidores da tradição de São Paulo afirmam na Carta aos Hebreus, assim Ele nos abriu o caminho à santidade, sem a qual não se chega aos Céus: "Foi em virtude desta vontade de Deus que de uma vez para sempre temos sido santificados, pela Oblação do Corpo de Jesus Cristo." Hb 10,10


A HÓSTIA CONSAGRADA

    Ainda na sinagoga de Cafarnaum, cidade cujo fim profetizou (cf. Mt 11,23), Nosso Senhor já ensinava uma 'estranha' e sobrenatural lição, que viria a ser o principal Sacramento, o símbolo maior de Sua Igreja, de nossa Comunhão com Deus: "Então, Jesus disse-lhes: 'Em Verdade, em Verdade, digo-vos: se não comerdes a Carne do Filho do Homem, e não beberdes Seu Sangue, não tereis a Vida em vós mesmos.'" Jo 6,53
    Textualmente disse de outra vida que se inicia aqui: "Eu sou o Pão da Vida: aquele que vem a Mim não terá fome, e aquele que crê em Mim jamais terá sede." Jo 6,35
    E foi ainda mais explícito, dizendo da futura vida numa nova carne: "Quem come Minha Carne e bebe Meu Sangue tem a Vida Eterna, e Eu ressuscitá-lo-ei no Último Dia. Pois Minha Carne verdadeiramente é uma comida, e Meu Sangue, verdadeiramente uma bebida." Jo 6,54-55
    Aos que haviam comido dos pães e dos peixes multiplicados, Nosso Senhor, fazendo com que refletissem sobre a experiência vivida, deu um importante aviso: "Respondeu-lhes Jesus: 'Em Verdade, em Verdade, digo-vos: buscais-Me não porque vistes os milagres, mas porque comestes dos pães e ficastes fartos. Trabalhai não pela comida que perece, mas pela que dura até a Vida Eterna, que o Filho do Homem vos dará. Pois n'Ele Deus Pai imprimiu Seu sinal.'" Jo 6,26-27
    Por fim, na última noite entre os Apóstolos, Ele instituiu esse Sacramento, lembrando que Sua Paixão e a missão da Igreja têm por objetivo reconciliar o povo com Deus: "Durante a refeição, Jesus tomou o pão, benzeu-O, partiu-O e deu-O aos discípulos, dizendo: 'Tomai e comei, isto é Meu Corpo.' Depois tomou o cálice, rendeu graças e lhO deu, dizendo: 'Bebei dele todos, porque isto é Meu Sangue, o Sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens em remissão dos pecados.'" Mt 26,26-28
    E expressamente pediu a celebração deste Sacramento, que a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo realiza na Santa Missa: "Fazei isto em memória de Mim." Lc 22,19b
    Não por acaso, a Eucaristia também foi o primeiro grande sinal que Jesus realizou após Sua Ressurreição, diante dos discípulos que partiram para Emaús: "Aconteceu que, estando sentado junto a eles à mesa, Ele tomou o pão, abençoou-O, partiu-O e serviu-lhO. Então se lhes abriram os olhos e O reconheceram... mas Ele desapareceu." Lc 24,30-31
    Com total fidelidade, esse Sacramento foi piedosamente cultuado por Apóstolos, discípulos e seguidores desde os primeiríssimos dias da Igreja. O Livro de Atos dos Apóstolos anotou os principais elementos da Santa Missa: "Eles (fiéis) perseveravam na Doutrina dos Apóstolos, na reunião em comum, na fração do Pão e nas orações." At 2,42
    E assim a Comunhão tem realizado a Salvação, pois é obra do próprio Deus: "Unidos de coração (Apóstolos) frequentavam todos dias o Templo. Partiam o Pão nas casas e tomavam a comida com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e cativando a simpatia de todo povo. E a cada dia o Senhor ajuntava-lhes outros que estavam a Caminho da Salvação." At 2,46-47
    Quase três décadas mais tarde, porém, diante de uma postura de acomodação e descaso entre alguns fiéis, a Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios vai exigir o respeito e a seriedade devidos a esse rito: "O cálice de bênção, que benzemos, não é a Comunhão do Sangue de Cristo? E o Pão, que partimos, não é a Comunhão do Corpo de Cristo?" 1 Cor 10,16
    E ele ativamente trabalhou em defesa da Unidade, pois é uma inalienável condição para sermos Igreja: "Uma vez que há um único Pão, nós, embora sendo muitos, formamos um só Corpo, porque todos nós comungamos do mesmo Pão." 1 Cor 10,17
    Note-se que desde sempre a Santa Missa acontecia nos domingos, como o vemos celebrar ainda nos primeiros anos da Santa Igreja Católica: "No primeiro dia da semana, estando nós reunidos para partir o Pão, Paulo, que havia de viajar no seguinte dia, conversava com os discípulos e prolongou a palestra até a meia-noite." At 20,7
    Mas exigia a purificação, ou seja, o arrependimento e a penitência pelos pecados, em absoluto respeito ao Santíssimo Sacramento, que a nada pode ser comparado: "Não podeis beber ao mesmo tempo o Cálice do Senhor e o cálice dos demônios. Não podeis participar ao mesmo tempo da mesa do Senhor e da mesa dos demônios." 1 Cor 10,21
    Ele advertiu: "Portanto, todo aquele que indignamente comer o Pão ou beber o Cálice do Senhor, será culpável do Corpo e do Sangue do Senhor. Que cada um examine a si mesmo, e assim coma desse Pão e beba desse Cálice. Aquele que o come e o bebe sem distinguir o Corpo do Senhor, come e bebe sua própria condenação. Esta é a razão porque entre vós há muitos adoentados e fracos, e muitos mortos." 1 Cor 11,27-30
    Porque é através do culto a este Sacramento que Jesus nos santifica: "Quanto pior castigo julgais que merece quem calcar aos pés o Filho de Deus, profanar o Sangue da Aliança, no Qual foi santificado..." Hb 10,29a
    Por ele temos a verdadeira Vida, que começa já neste mundo. Jesus afirmou: "Assim como o Pai, que Me enviou, vive, e Eu vivo pelo Pai, assim aquele que comer a Minha Carne também viverá por Mim." Jo 6,57
     

O CORPO GLORIOSO

    Como o Corpo Glorioso tanto pode ser visível como invisível, ter forma material como imaterial, temos que o Cristo Ressuscitado verdadeiramente Se apresentou na Carne no Domingo da Ressurreição: "Na tarde do mesmo dia, que era o primeiro da semana, os discípulos tinham fechado as portas do lugar onde se achavam, por medo dos judeus. Jesus veio e pôs-Se em meio a eles. Disse-lhes Ele: 'A Paz esteja convosco!' Dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se ao ver o Senhor." Jo 20,19-20
    Ou seja, ainda que seja frágil a carne como a conhecemos, a Criação não é um inócuo projeto. Ao contrário, segundo Tertuliano, apologista cristão do século II, é através dela que se dá a Salvação. Ele disse: "A carne é o eixo da Salvação."
    E ela será eternizada, exatamente nesta forma como Ele Se manifestou ao Colégio dos Apóstolos: "Vede Minhas mãos e Meus pés, sou Eu mesmo. Apalpai e vede: um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que tenho. E, dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e os pés. Mas, ainda vacilando eles e estando transportados de alegria, perguntou: 'Tendes aqui alguma coisa para comer?' Então Lhe ofereceram um pedaço de peixe assado. Ele tomou e comeu à vista deles." Lc 24,39-43
    São Pedro testemunhou: "Mas Deus ressuscitou-O ao terceiro dia, e permitiu que aparecesse não a todo povo, mas às testemunhas que Deus havia predestinado, a nós que com Ele comemos e bebemos depois que ressuscitou." At 10,40-41
    Assim como o Amado Médico: "E a eles (Apóstolos) manifestou-Se vivo depois de Sua Paixão, com muitas provas, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas do Reino de Deus. E comendo com eles..." At 1,3,4a
    E também São João Evangelista, por ocasião da miraculosa pesca em Galileia: "Jesus aproximou-Se, tomou o pão e deu-lhos, e do mesmo modo o peixe. Era esta já a terceira vez que Jesus Se manifestava a Seus discípulos, depois de ter ressuscitado. Tendo Eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro..." Jo 21,13-15a
    Tempos antes, advertindo de Sua Morte e Ressurreição aos Apóstolos, Jesus realmente referia-Se a outra Vida na Comunhão: "Ainda um pouco de tempo e o mundo já não Me verá. Vós, porém, tornareis a ver-Me, porque Eu vivo e vós vivereis. Naquele dia conhecereis que Eu estou em Meu Pai, e vós em Mim e Eu em vós." Jo 14,19-20
    Ele ensinou, quando incluiu os já falecidos a Seu tempo: "Em Verdade, em Verdade, digo-vos: vem a hora, e já está aí, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus. E os que a ouvirem, viverão. Pois como o Pai tem a Vida em Si mesmo, assim também deu ao Filho ter a Vida em Si mesmo..." Jo 5,25-26
    E todos, bons e maus, ressuscitarão no Último Dia, como Nosso Salvador afirmou, falando de Si mesmo: "Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos que se acham nos sepulcros sairão deles ao som de Sua voz: os que praticaram o bem, irão para a Ressurreição da Vida, e aqueles que praticaram o mal, ressuscitarão para serem condenados." Jo 5,28-29
    Contudo, trata-se de uma nova carne. A Carta de São Paulo aos Filipenses diz: "Nós, porém, somos cidadãos dos Céus. É de lá que ansiosamente esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará nosso mísero corpo tornando-o semelhante a Seu Corpo Glorioso, em virtude do poder que tem de sujeitar a Si toda criatura." Fl 3,20-21
    A Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios disse mais: "Pois, enquanto permanecemos nesta 'tenda', gememos oprimidos: desejamos ser não despojados, mas revestidos com uma nova veste por cima da outra, de modo que o que há de mortal em nós seja absorvido pela Vida." 2 Cor 5,4
    E assim explicou: "Nem todas carnes são iguais: uma é a dos homens e outra a dos animais; a das aves difere da dos peixes. Assim também é a Ressurreição dos Mortos. Semeado na corrupção, o corpo ressuscita incorruptível; semeado no desprezo, ressuscita glorioso; semeado na fraqueza, ressuscita vigoroso; semeado corpo animal, ressuscita corpo espiritual. Se há um corpo animal, também há um espiritual." 1 Cor 15,39.42-44
    Enfim, será o início da Vida Eterna, como o Livro do Profeta Isaías e o Livro do Profeta Oseias já aventavam: "É necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que este corpo mortal se revista da imortalidade. Quando este corpo corruptível estiver revestido da incorruptibilidade, e quando este corpo mortal estiver revestido da imortalidade, então se cumprirá a Palavra da Escritura: 'A morte foi tragada pela vitória (Is 25,8).' 'Onde está, ó morte, tua vitória? Onde está, ó morte, teu aguilhão (Os 13,14)?'" 1 Cor 15,53-55
    Ora, a Transfiguração do Senhor no Monte Tabor, quando Se apresentou em plena Glória, já demonstrava essa realidade. É do Evangelho Segundo São Marcos, que a contou a partir do dia em que São Pedro O reconheceu como Cristo: "Seis dias depois, Jesus tomou Consigo Pedro, Tiago e João, e conduziu-os a sós a um alto monte. E transfigurou-Se diante deles. Suas vestes tornaram-se resplandecentes e de uma brancura tal, que nenhum lavadeiro sobre a Terra pode fazê-las assim tão brancas. Apareceram-lhes Elias e Moisés, e falavam com Jesus." Mc 9,2-4
    São Lucas até deu detalhe de Seu rosto, especificamente: "Enquanto orava, o aspecto de Seu rosto alterou-se, e Suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura." Lc 9,29
    Fato similar já se havia dado com Moisés, como o Livro de Êxodo registrou: "Moisés desceu do monte Sinai, tendo nas mãos as duas Tábuas da Lei. Descendo do monte, Moisés não sabia que a pele de seu rosto se tornara brilhante, durante sua conversa com o Senhor. E, tendo-o visto Aarão e todos israelitas, notaram que a pele de seu rosto se tornara brilhante e não ousaram aproximar-se dele." Êx 34,29-30
    E quando Se apresentou a Santa Maria Madalena, depois de ressuscitado, Jesus estava em Corpo Glorioso: "Não Me retenhas, porque ainda não subi a Meu Pai..." Jo 20,17
    Aliás, à primeira vista ela sequer O reconheceu: "Ditas estas palavras, voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não O reconheceu." Jo 20,14
    Como quando apareceu aos discípulos que partiram para Emaús: "Enquanto iam conversando e discorrendo entre si, o mesmo Jesus aproximou-Se deles e caminhava com eles. Mas os olhos estavam-lhes como que vendados e não O reconheceram." Lc 24,14-15
    São Marcos deu mais precisa explicação: "Mais tarde, Ele apareceu sob outra forma a dois deles que iam para o campo."
    Sem dúvida, foi exatamente em Corpo Glorioso que Maria Santíssima, a Definitiva Arca da Aliança, foi vista no Céu, conforme o Livro de Apocalipse de São João: "Abriu-se o Templo de Deus no Céu e apareceu, em Seu Templo, a Arca de Seu Testamento. Houve relâmpagos, vozes, trovões, terremotos e forte saraiva. Apareceu, em seguida, um grande sinal no Céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo de seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas. Ela deu à luz um Filho, um Menino, Aquele que deve reger todas pagãs nações com cetro de ferro." Ap 11,39;12,1.5


A IGREJA CATÓLICA

    A Igreja, pois, obra de Jesus e pela qual Ele tem continuidade Sua Salvífica Missão, é o Corpo Místico de Cristo. A Carta de São Paulo aos Efésios afirma a santidade e o mistério que lhe é inerente: "... Cristo amou a Igreja e Se entregou por ela, para santificá-la, purificando-a pela Água do Batismo com a Palavra, para a Si mesmo apresentá-la toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito, mas santa e irrepreensível. Este mistério é grande, quero dizer, com referência a Cristo e à Igreja." Ef 5,25b-27.32
    Entretanto, o Corpo Místico só se constitui através da autêntica Comunhão, isto é, em perfeita fidelidade à Santa Eucaristia, conforme a vontade do Pai. Diz São Paulo: "Fiel é Deus, por Quem fostes chamados à Comunhão de Seu Filho Jesus Cristo, Nosso Senhor." 1 Cor 1,9
    Pois sem participar de Seu Sacrifício não há Redenção, logo não se pode ser Igreja. Como vimos, Jesus disse: "... porque isto é Meu Sangue, o Sangue da Nova Aliança, derramado em favor de muitos homens para a remissão dos pecados." Mt 26,28
    O Corpo Místico de Cristo, portanto, é formado por Seus verazes seguidores, que, apesar de ligeiras divergências, sequelas de nossos mais graves pecados, conseguem viver tal Unidade pela Graça do Espírito Santo (cf. Hb 10,29). A Primeira Carta de São João revela: "Quem observa Seus Mandamentos (Cristo), permanece em Deus e Deus nele. É nisto que reconhecemos que Ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu." 1 Jo 3,24
    Noutra passagem, São Paulo fala da Graça de Cristo, mas diz da Comunhão do Santo Paráclito. Aliás, frase que se tornou oração de nossos Sacerdotes no início da Santa Missa: "A Graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a Comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós!" 2 Cor 13,13
    É a Comunhão dos Santos, pois é a Vida na Igreja que nos assegura a purificação: "Se, porém, andamos na Luz como Ele mesmo está na Luz, temos Comunhão uns com os outros, e o Sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, purifica-nos de todo pecado." 1 Jo 1,7
    E não há como ser de outra forma, pois sem Comunhão a Igreja é impossível. São Paulo pregava: "Pois, como em um só corpo temos muitos membros e cada um dos nossos membros tem diferente função, assim nós, embora sejamos muitos, formamos um só Corpo em Cristo, e cada um de nós é membro um do outro." Rm 12,4-5
    Afirmativamente, Jesus não falha em edificar Sua Igreja, pois assim prometeu: "E Eu declaro-te: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei Minha Igreja." Mt 16,18a
    Garantiu aos Onze, pois Judas Iscariotes já tinha saído para traí-Lo, o sucesso através dos séculos: "Não fostes vós que Me escolhestes, mas Eu escolhi-vos e constituí-vos para que vades e produzais fruto, e vosso fruto permaneça." Jo 15,16a
    E por isso ela tem resistido aos tempos desde que Ele a fundou, como Ele disse: "As portas do inferno não prevalecerão contra ela." Mt 16,18b
    Dadas nossas imperfeições, então, é elementar que devemos superar todo e qualquer obstáculo em nome da Unidade da Igreja. São Paulo, escrevendo da prisão em Roma, pede: "Exorto-vos, pois, prisioneiro que sou pela causa do Senhor, que leveis uma vida digna da vocação à qual fostes chamados, com toda humildade e amabilidade, com grandeza de alma, mutuamente suportando-vos com caridade. Sede solícitos em conservar a Unidade do Espírito no vínculo da Paz." Ef 4,1-3
    Deu muitos exemplos por atitudes, como se lê na Carta de São Paulo aos Gálatas: "Mas por causa dos falsos irmãos, intrusos que furtivamente se introduziram entre nós para espionar a liberdade de que gozávamos em Cristo Jesus, a fim de escravizar-nos, fomos por esta vez condescendentes, para que o Evangelho permanecesse em sua integridade." Gl 2,4-5
    E diz com toda clareza: "Porque, como o corpo é um todo, tendo muitos membros, e todos membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo." 1 Cor 12,12
    Porque, para além de doutrinário entendimento, Jesus pediu amor entre Seus seguidores: "Nisto todos conhecerão que sois Meus discípulos, se vos amardes uns aos outros." Jo 13,35
    Ele garantiu àqueles que fielmente guardam Sua Palavra: "Se alguém Me ama, guardará Minha Palavra e Meu Pai amá-lo-á. E Nós viremos a ele, e nele faremos Nossa morada." Jo 14,23
    Por isso, insistia na unidade mística com Ele: "Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim vós: tampouco podeis dar fruto se não permanecerdes em Mim. Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto. Porque sem Mim nada podeis fazer." Jo 15,4-6
    Pois só trazendo em nós o Espírito de Cristo podemos promover devidamente a reconciliação de todos povos com Deus. O Apóstolo dos Gentios ensina: "Em um só Espírito todos nós fomos batizados, para formar um só Corpo, judeus ou gregos, escravos ou livres. E todos fomos impregnados do mesmo Espírito." 1 Cor 12,13
    Ele diz: "... quem se une ao Senhor, com Ele torna-se um só Espírito." 1 Cor 6,17
    E, de fato, a partir de Jesus e depois do Pentecostes, a Salvação deve ser anunciada a todas nações: "A saber: que os gentios são co-herdeiros conosco (que somos judeus), são membros do mesmo Corpo e participantes da promessa em Jesus Cristo pelo Evangelho." Ef 3,6
    Assim, e por muito bem conhecer a devoção que sustentava a comunidade da cidade de Corinto, ele afirma: "Ora, vós sois o Corpo de Cristo e cada um, de sua parte, é um dos Seus membros." 1 Cor 12,27
    Com efeito, essa é a obra de Deus, que fez de Seu Filho Nosso Modelo. E Ele, por Sua vez, concedeu à Igreja o Precioso Depósito, o conjunto de tudo que é sagrado e que deve ser cultuado: "E (Deus) sujeitou a Seus pés todas coisas, constituindo-O Supremo Chefe da Igreja, que é Seu Corpo, o receptáculo d'Aquele que sob todos aspectos preenche todas coisas." Ef 1,22-23
    Eis que, defendendo a integridade da Igreja, São Paulo insistentemente exorta à Unidade: "Sede um só Corpo e um só Espírito, assim como fostes chamados pela vossa vocação a uma só esperança." Ef 4,4
    Tal qual coube a Apóstolos e Profetas, a nós cabe fazer o Cristo conhecido pelo mundo, com Ele edificando a Igreja, pois esse é o caminho para a Vida Eterna: "A uns Ele constituiu Apóstolos; a outros, profetas; a outros, evangelistas, pastores, doutores, para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa à construção do Corpo de Cristo, até que todos tenhamos chegado à Unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo." Ef 4,11-13
    De fato, a Igreja continua sob Sua liderança. São Paulo diz: "... Cristo é o chefe da Igreja, Seu Corpo, da qual Ele é o Salvador." Ef 5,23
    Diz mais: "Ele é a Cabeça do Corpo, da Igreja." Cl 1,18a
    Diz dos ritos do judaísmo frente à Igreja: "Ninguém, pois, vos critique por causa de comida ou bebida, ou espécies de festas ou de luas novas ou de sábados. Tudo isto não é mais que sombra do que devia vir. A realidade é o Corpo de Cristo." Cl 2,16-17
    E assim resume tudo isso: "Estou pregado à Cruz de Cristo. Eu vivo, mas já não sou eu. É Cristo que vive em mim." Gl 2,19b-20a
    É por nosso sacrifício, portanto, como nos oferecemos na Santa Missa, que cooperamos com a Missão de Jesus. São Paulo professa: "O que falta às tribulações de Cristo, completo em minha carne, por Seu Corpo que é a Igreja." Cl 1,24
    E só unidos pela Comunhão Eucarística, ou seja, pelo Santíssimo Sacramento ministrado pelos Sacerdotes da Igreja, nos é possível obter Sua Paz: "Triunfe em vossos corações a Paz de Cristo, para a qual fostes chamados a fim de formar um único Corpo. E sede agradecidos." Cl 3,15
    Os vaidosos, portanto, a modo de falsos mestres, verdadeiros cultores de heresias, automaticamente estão desligados de Cristo: "Desencaminham-se estas pessoas em suas próprias visões e, cheias do vão orgulho de seu materialista espírito, não se mantêm unidas à Cabeça, da qual todo Corpo, pela união das junturas e articulações, se alimenta e cresce conforme um crescimento disposto por Deus." Cl 2,18b-19
    Pois é preciso perceber que a Igreja só tem razão de ser se estiver a serviço da Divina Misericórdia, vale dizer, em verdadeira Comunhão com os pobres, com aqueles que sofrem. Por eles, os discípulos de São Paulo pediam: "Lembrai-vos dos encarcerados, como se vós mesmos estivésseis presos com eles. E dos maltratados, como se habitásseis no mesmo corpo com eles." Hb 13,3
    Citando a Constituição Apostólica sobre indulgências, enfim, o Catecismo da Igreja Católica ensina: "De admirável modo, a vida de cada um dos filhos de Deus está ligada, em Cristo e por Cristo, à vida de todos demais irmãos cristãos, na sobrenatural unidade do Corpo Místico de Cristo, como que numa única pessoa mística (São Paulo VI, Indulgentiarum Doctrina)." CIC § 1474

    "Vosso Espírito una-nos num só Corpo!"