sexta-feira, 19 de maio de 2023

Que Escreveu Lutero?

    Nossos irmãos que se intitulam evangélicos, e tantas vezes lembram Lutero como um grande líder, deveriam conhecer sua opinião sobre alguns assuntos mesmo após afastar-se da Igreja Católica. Abaixo temos algumas citações e as respectivas obras do ex-monge agostiniano:

CRUCIFIXOS

"O costume de segurar um crucifixo diante de uma pessoa que esteja morrendo tem mantido muitos na comunidade Cristã e permitiu-lhes morrer com uma fé confiante no Cristo crucificado." (Sermão sobre João, Capítulos 1-4, 1539; LW, Vol. XXII, 147)

"Foi uma boa prática segurar um crucifixo de madeira diante dos olhos dos moribundos ou pressioná-lo contra as mãos deles. Isto trouxe-lhes à mente o sofrimento e a morte de Cristo, e confortava os moribundos. Mas para outros, que arrogantemente se basearam em suas boas obras, entraram num céu que continha um crepitante fogo. Pois eles foram afastados de Cristo e falharam em impressionar a Paixão e morte vivificante de Jesus, em seus corações." (Sermão sobre João, Capítulo 6-8, 1532; LW, Vol. XXIII, 360)

"Quando eu escuto falar de Cristo, uma imagem de um homem pendurado numa cruz toma meu coração, assim como o reflexo de meu rosto naturalmente aparece na água quando eu nela olho. Se não é pecado, mas sim bom, ter uma imagem de Cristo em meu coração, por que deveria ser um pecado de tê-lo em meus olhos?" (Contra os Profetas Celestiais, 1525; LW, Vol. 40, 99-100)

IMAGENS E ESTÁTUAS DE NOSSA SENHORA E DOS SANTOS

"Agora, nós não pedimos mais do que gentileza em considerar um crucifixo ou a imagem de um santo, como testemunha, para a lembrança, como um sinal, assim como foi lembrado à imagem de César." (Contra os Profetas Celestiais, 1525; LW, Vol. 40, 96)

"E eu digo desde já que de acordo com a Lei de Moisés nenhuma outra imagem é proibida, do que uma imagem de Deus no qual se adora. Um crucifixo, por outro lado, ou qualquer outra imagem santa não é proibida." (Ibid., 85-86)

"Onde, porém, imagens ou estátuas são produzidas sem idolatria, então a fabricação delas não é proibida. Meus confinadores também devem deixar-me ter, usar, e olhar para um crucifixo ou uma Nossa Senhora… Contanto que eu não os adore, mas apenas os tenha como memoriais." (Ibid., 86,88)

"Porém, imagens para memoriais e testemunho, como crucifixos e imagens de santos, são para ser tolerados… E não são apenas para ser tolerados, mas por causa do memorial e testemunho eles são louváveis e honrados…" (Ibid., 91)

SINAL DA CRUZ

"De manhã, quando você levantar, faça o sinal da santa cruz e diga: Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém… À noite, quando for dormir, faça o sinal da santa cruz e diga: Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém." (Pequeno Catecismo, 1529, Seção II: Como o Chefe da Família Deve Ensinar Sua Família a Orar Pela Manhã e Noite, 22-23)

"Assim originou-se e continua entre nós o costume de dizer a graça e retornando graças às refeições, e outras orações de manhã e à noite. Da mesma fonte veio a prática com crianças de benzer-se diante da visão ou audição de aterrorizantes ocorrências..." (Grande Catecismo, 1529, O Segundo Mandamento, seção 31, p.57)

"Se o diabo coloca em sua cabeça que em você falta a santidade, a piedade e o merecimento de Davi, e por essa razão não podem ter certeza que Deus escutará você, faça o sinal da cruz e diga a si mesmo: 'Deixe ser piedosos e dignos aqueles que serão! Eu sei com certeza que eu sou uma criatura do mesmo Deus que criou Davi. E Davi, independente de sua santidade, não tem um Deus nem melhor nem maior que eu.'" (Salmo 118, LW, Vol. XIV, 61)

"Se você tiver uma assombração ou espírito tocando em sua casa, não vá e discuta sobre isso aqui e ali, mas saiba que não existe um bom espírito que não procede de Deus. Faça o sinal da cruz quietamente e confie em sua fé." (Sermão do Festival da Epifania, LW, Vol. 52, 178-79)


BIBLIOGRAFIA:
Grande Catecismo, 1529, traduzido por John Nicholas Lenker, Mineapolis: Augsburg Publishing House, 1935.
Os Trabalhos de Lutero (LW-Luther’s Work), Edição Americana, editado por Jaroslav Pelikan (volumes 1-30) e Helmut T. Lehmann (volumes 31-55), São Luis: Concordia Pub House (volumes 1-30); Filadelfia: Fortress Press (volumes 31-55), 1955

Do artigo de Armstrong, Dave: Martinho Lutero sobre os crucifixos, imagens de santos e o Sinal da Cruz. [Tradução de Ana Paula Livingston].