Tentando colocar Jesus ou contra a Lei ou contra Sua já reconhecida Misericórdia, os religiosos de Jerusalém trouxeram-Lhe uma mulher flagrada em adultério, e perguntaram-Lhe se ela deveria ou não ser apedrejada. Após inviabilizar a aplicação desta lei, dizendo que quem não tivesse pecado atirasse a primeira pedra, Ele disse à mulher: "Nem Eu te condeno. Vai e não tornes a pecar." Jo 8,11b
Também disse ao ex-paralítico que jazia ao lado do tanque de Betesda, a quem havia curado: "Eis que ficaste são. Já não peques, para não te acontecer pior coisa." Jo 5,14
E deu estes detalhes a escribas e fariseus que Lhe pediam para ver um milagre, acusando toda aquela geração por recusar-se a acolhê-Lo como o Messias: "Quando o imundo espírito sai de um homem, ei-lo errante por áridos lugares à procura de um repouso que não acha. Diz ele, então: 'Voltarei para a casa donde saí.' E voltando, encontra-a vazia, limpa e enfeitada. Assim vai buscar sete outros espíritos, piores que ele, e entram nessa casa e aí se estabelecem. E o último estado daquele homem torna-se pior que o primeiro. Tal será a sorte desta perversa geração." Mt 12,43-45
Falando da total dominação pelo inimigo, Ele havia questionado: "Como pode alguém penetrar na casa de um forte homem e roubar-lhe os bens, sem primeiro ter amarrado este homem? Só então pode roubar sua casa!" Mt 12,29
E nestes termos descreveu a obra de Satanás: "O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir." Jo 10,10a
Por isso, pregava total ruptura com o Mal, a começar por pequenos pecados que podem levar a perdição: "Se tua mão for para ti ocasião de queda, corta-a! Melhor é entrares na Vida aleijado que, tendo duas mãos, ires para a geena, para o inextinguível fogo, onde seu verme não morre e o fogo não se apaga. Se teu pé for para ti ocasião de queda, corta-o fora! Melhor é entrares coxo na Vida Eterna que, tendo dois pés, seres lançado à geena do inextinguível fogo, onde seu verme não morre e o fogo não se apaga. Se teu olho for para ti ocasião de queda, arranca-o! Melhor é entrares com um olho de menos no Reino de Deus que, tendo dois olhos, seres lançado à geena do fogo, onde seu verme não morre e o fogo não se apaga." Mc 9,43-48
Ora, Deus havia dado esta importante incumbência a Caim ainda nos primeiros tempos da Criação: "O Senhor disse-lhe: 'Por que estás irado? E por que está abatido teu semblante? Se praticares o bem, sem dúvida poderás reabilitar-te. Mas se procederes mal, o pecado estará à tua porta, espreitando-te. Tu, porém, deverás dominá-lo.'" Gn 4,6-7
São Pedro, pois, argumenta sobre a recaída: "Com efeito, se aqueles que renunciaram às corrupções do mundo em favor do conhecimento de Jesus Cristo Nosso Senhor e Salvador, nelas de novo deixam-se enredar e vencer, seu último estado torna-se pior que o primeiro. Melhor seria que não tivessem conhecido o Caminho da justiça que, depois de tê-lo conhecido, tornarem atrás, abandonando a Santa Lei que lhes foi ensinada. Aconteceu-lhes o que, com razão, diz o Provérbio: 'O cão voltou ao seu vômito (Pr 26,11); e: A porca lavada volta a revolver-se no lamaçal.'" 2 Pd 2,20-22
E São João Evangelista garante a efetividade de Sua unção, que realiza a verdadeira conversão: "Sabemos que aquele que nasceu de Deus não peca, pois o que é gerado de Deus se acautela, e o Maligno não o toca." 1 Jo 5,18
Em debate com Nicodemos, sem dúvida, Nosso Salvador foi taxativo: "Respondeu Jesus: 'Em Verdade, em Verdade, digo-te: quem não renascer da Água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus. O que nasceu da carne é carne, e o que nasceu do Espírito é espírito. Não te maravilhes de que Eu te tenha dito: Necessário vos é nascer de novo!'" Jo 3,5-7
Por isso, o Amado Discípulo diz com convicção: "Todo aquele que é nascido de Deus não peca, porque o germe divino nele reside. E não pode pecar, porque nasceu de Deus." 1 Jo 3,9
Sobre os ensinamentos de Jesus, ele sentencia: "Aquele que diz conhecê-Lo e não guarda Seus Mandamentos, é mentiroso e a Verdade não está nele. Aquele, porém, que guarda Sua Palavra, nele o amor de Deus verdadeiramente é perfeito. É assim que conhecemos se estamos n'Ele: aquele que afirma n'Ele permanecer, também deve viver como Ele viveu." 1 Jo 2,4-6
E sem rodeios afirma: "Aquele que peca é do Demônio, porque o Demônio peca desde o princípio. É nisto que se conhece quais são os filhos de Deus e quais os do Demônio: todo aquele que não pratica a justiça não é de Deus, como também aquele que não ama seu irmão." 1 Jo 3,8a.10
E deu estes detalhes a escribas e fariseus que Lhe pediam para ver um milagre, acusando toda aquela geração por recusar-se a acolhê-Lo como o Messias: "Quando o imundo espírito sai de um homem, ei-lo errante por áridos lugares à procura de um repouso que não acha. Diz ele, então: 'Voltarei para a casa donde saí.' E voltando, encontra-a vazia, limpa e enfeitada. Assim vai buscar sete outros espíritos, piores que ele, e entram nessa casa e aí se estabelecem. E o último estado daquele homem torna-se pior que o primeiro. Tal será a sorte desta perversa geração." Mt 12,43-45
Falando da total dominação pelo inimigo, Ele havia questionado: "Como pode alguém penetrar na casa de um forte homem e roubar-lhe os bens, sem primeiro ter amarrado este homem? Só então pode roubar sua casa!" Mt 12,29
E nestes termos descreveu a obra de Satanás: "O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir." Jo 10,10a
Por isso, pregava total ruptura com o Mal, a começar por pequenos pecados que podem levar a perdição: "Se tua mão for para ti ocasião de queda, corta-a! Melhor é entrares na Vida aleijado que, tendo duas mãos, ires para a geena, para o inextinguível fogo, onde seu verme não morre e o fogo não se apaga. Se teu pé for para ti ocasião de queda, corta-o fora! Melhor é entrares coxo na Vida Eterna que, tendo dois pés, seres lançado à geena do inextinguível fogo, onde seu verme não morre e o fogo não se apaga. Se teu olho for para ti ocasião de queda, arranca-o! Melhor é entrares com um olho de menos no Reino de Deus que, tendo dois olhos, seres lançado à geena do fogo, onde seu verme não morre e o fogo não se apaga." Mc 9,43-48
Ora, Deus havia dado esta importante incumbência a Caim ainda nos primeiros tempos da Criação: "O Senhor disse-lhe: 'Por que estás irado? E por que está abatido teu semblante? Se praticares o bem, sem dúvida poderás reabilitar-te. Mas se procederes mal, o pecado estará à tua porta, espreitando-te. Tu, porém, deverás dominá-lo.'" Gn 4,6-7
São Pedro, pois, argumenta sobre a recaída: "Com efeito, se aqueles que renunciaram às corrupções do mundo em favor do conhecimento de Jesus Cristo Nosso Senhor e Salvador, nelas de novo deixam-se enredar e vencer, seu último estado torna-se pior que o primeiro. Melhor seria que não tivessem conhecido o Caminho da justiça que, depois de tê-lo conhecido, tornarem atrás, abandonando a Santa Lei que lhes foi ensinada. Aconteceu-lhes o que, com razão, diz o Provérbio: 'O cão voltou ao seu vômito (Pr 26,11); e: A porca lavada volta a revolver-se no lamaçal.'" 2 Pd 2,20-22
De tão grave que é este erro, os seguidores da tradição de São Paulo erroneamente não mais viam perdão: "Depois de termos recebido e conhecido a Verdade, se voluntariamente a abandonarmos, já não haverá sacrifício para expiar este pecado. Só teremos que esperar um tremendo Juízo e o ardente fogo que há de devorar os rebeldes. Quanto pior castigo julgais que merece quem calcar aos pés o Filho de Deus, profanar o Sangue da Aliança, no qual foi santificado, e ultrajar o Espírito Santo, Autor da Graça!" Hb 10,26,27.29
Argumentavam: "Porque aqueles que uma vez foram iluminados saborearam a celestial dádiva, participaram dos dons do Espírito Santo, experimentaram a doçura da Palavra de Deus e as maravilhas do vindouro mundo, e, apesar disso, caíram na apostasia, a eles é impossível que outra vez se renovem para a penitência, visto que, da sua parte, de novo crucificaram o Filho de Deus e publicamente escarneceram-nO." Hb 6,4-6
Também lembraram o acontecido com aqueles que se revoltaram contra Deus, após ouvir Sua voz no deserto durante o Êxodo, e por isso não entraram na Terra Santa: "Porque somos incorporados a Cristo, mas sob a condição de, até o fim, firme conservarmos nossa fé dos primeiros dias, enquanto se diz: 'Hoje, se ouvirdes Sua voz, não endureçais vossos corações como aconteceu no tempo da revolta.' E quais foram os que se revoltaram contra o Senhor depois de terem ouvido Sua voz? E a quem jurou o Senhor que não entrariam em Seu descanso, senão a estes rebeldes?" Hb 3,14-16a.18
São Paulo, com a inspiração e a contundência que lhe são características, faz uma arguta lista de desvios causados pela falta de religiosidade e pelas heresias: "Porque, conhecendo a Deus, não O glorificaram como Deus nem Lhe deram graças. Pelo contrário, extraviaram-se em seus vãos pensamentos e obscureceu-se-lhes o insensato coração. Pretendendo-se sábios, tornaram-se estultos. Mudaram a majestade de Deus incorruptível em representações e figuras de corruptível homem, de aves, quadrúpedes e répteis. Por isso, Deus entregou-os aos desejos de seus corações, à imundície, de modo que entre si desonraram os próprios corpos. Trocaram a Verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura em vez do Criador, que é bendito pelos séculos. Amém! Por isso, Deus entregou-os a vergonhosas paixões: suas mulheres mudaram as naturais relações em relações contra a natureza. Do mesmo modo os homens, deixando o natural uso da mulher, arderam em desejos uns para com os outros, cometendo homens com homens a torpeza, e recebendo em seus corpos a paga devida ao seu desvario. Como não se preocupassem em adquirir o conhecimento de Deus, Ele entregou-os a depravados sentimentos, e daí seu indigno procedimento. São repletos de toda espécie de malícia, perversidade, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade. São difamadores, caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, soberbos, altivos, inventores de maldades, rebeldes contra os pais. São insensatos, desleais, sem coração, sem misericórdia. Apesar de conhecerem o justo decreto de Deus que considera dignos de morte aqueles que tais coisas fazem, não somente as praticam como também aplaudem aqueles que as cometem." Rm 1,21-32
Ele prega: "Despertai, como convém, e não pequeis! Porque alguns vivem na total ignorância de Deus. Para vossa vergonha digo-o." 1 Cor 15,34
E ao evocar a Missão de Jesus, ele vai falar da verdadeira liberdade aos gálatas: "É para que sejamos livres homens que Cristo nos libertou. Portanto, permanecei firmes e não vos submetais de novo ao jugo da escravidão." Gl 5,1
Exortava-os, fazendo lembrar o penhor do Espírito Santo que nos é dado por Deus: "A prova de que sois filhos é que Deus enviou aos vossos corações o Espírito de Seu Filho, que clama: Aba, Pai! Portanto já não és escravo, mas filho. E se és filho, então também és herdeiro de Deus." Gl 4,7
Também garante aos romanos: "De agora em diante, pois, já não há nenhuma condenação para aqueles que estão em Jesus Cristo." Rm 8,1
Pediu a São Timóteo: "Conserva-te puro." 1 Tm 5,22b
E explicou esta obra que, após nossa aquiescência, exclusivamente é realizada por Deus: "A Lei do Espírito de Vida libertou-me, em Jesus Cristo, da lei do pecado e da morte. O que era impossível à Lei, visto que a carne a tornava impotente, Deus fez. Enviando, por causa do pecado, Seu próprio Filho numa carne semelhante à do pecado, condenou o pecado na carne a fim de que a justiça prescrita pela Lei fosse realizada em nós que não vivemos segundo a carne, mas segundo o Espírito." Rm 8,2-4
Pois, de fato, Jesus havia prometido: "Portanto, se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres." Jo 8,36
Ele havia falado do poder do Espírito de Deus, após anunciar na sinagoga de Cafarnaum que Seu Corpo é o alimento para a Vida Eterna: "O Espírito é que vivifica, a carne de nada serve. As palavras que vos tenho dito são Espírito e Vida." Jo 6,63
E atestando o poder de Sua Palavra, afirmou aos Apóstolos: "Vós já estais puros pela Palavra que vos tenho anunciado." Jo 15,3
Porque também já havia ensinado aos judeus que n'Ele creram: "Respondeu Jesus: 'Em Verdade, em Verdade, digo-vos: todo homem que se entrega ao pecado é seu escravo.'" Jo 8,34
Realmente tratava a possessão demoníaca como uma prisão, como desafiou os judeus numa sinagoga: "Esta filha de Abraão, que Satanás paralisava há dezoito anos, não devia ser livre desta prisão, em dia de sábado?" Lc 13,16
E sempre cuidou de libertar todos que O buscavam: "Descendo com eles, parou numa planície. Aí se achava um grande número de Seus discípulos e uma grande multidão de pessoas vindas da Judeia, de Jerusalém, da região marítima, de Tiro e Sidônia, que tinham vindo para ouvi-Lo e ser curadas das suas enfermidades. E os que eram atormentados por espíritos imundos ficavam livres." Lc 6,17-18
Tal poder estava numa profecia de Isaías sobre Sua Pessoa, que ficou conhecida como o discurso inaugural de Sua vida pública, quando Ele declarou na sinagoga de Cafarnaum: "O Espírito do Senhor está sobre Mim, porque Me ungiu. E enviou-Me para anunciar a Boa Nova aos pobres, sarar os contritos de coração, anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, pôr em liberdade os cativos e publicar o ano da Graça do Senhor. (Is 61,1-2)" Lc 4,18-19
E também na Santa Ceia ofereceu Seu Sacrifício pela Redenção das almas: "Durante a refeição, Jesus tomou o pão, benzeu-O, partiu-O e deu-O aos discípulos, dizendo: 'Tomai e comei, isto é Meu Corpo.' Depois tomou o cálice, rendeu graças e deu-lhO, dizendo: 'Bebei dele todos, porque isto é Meu Sangue, o Sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens em remissão dos pecados.'" Mt 26,26-28
Desde o início, portanto, exortava a todos ao Sacramento da Penitência: "Desde então Jesus começou a pregar: 'Fazei penitência, pois o Reino dos Céus está próximo.'" Mt 4,17
E deu esta mesma diretriz aos Apóstolos, logo na primeira de suas missões: "Eles partiram e pregaram a penitência." Mc 6,12
Também recomendou vigilância ao pequeno grupo que Lhe era mais próximo, pouco antes de ser preso no Horto das Oliveiras: "Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca." Mt 26,41
VENCER O PECADO
Ainda no Antigo Testamento, o Livro do Eclesiástico já exaltava a completa libertação do Mal: "Aquele que ama a Deus, roga-O pelo perdão de seus pecados e acautela-se para não cometê-los no porvir." Eclo 3,4
Pois mesmo vivendo a plenitude da vida espiritual, São Paulo abertamente admite a fragilidade da carne, perante os romanos: "Deleito-me na Lei de Deus no íntimo de meu ser. Porém, sinto em meus membros outra lei, que luta contra a Lei de meu espírito e prende-me à lei do pecado, que está em meus membros." Rm 7,22-23
E explicando sua condição, falou de penitência: "Ao contrário, castigo meu corpo e mantenho-o em servidão, de medo de vir eu mesmo a ser excluído depois de eu ter pregado aos outros." 1 Cor 9,27
São Tiago Menor, refreando incautos, dizia o mesmo: "Meus irmãos, entre vós não haja muitos a arvorar-se em mestres. Sabeis que seremos julgados mais severamente, porque todos nós caímos em muitos pontos." Tg 3,1-2
Entretanto, o Último Apóstolo também reconhece a gravidade da vida que anteriormente levava, e vê na Salvação oferecida em Jesus a expressão do amor de Deus. Ele escreve a São Tito: "Porque outrora nós também éramos insensatos, rebeldes, transviados, escravos de paixões de toda espécie, vivendo na malícia e na inveja, detestáveis, odiando-nos uns aos outros. Mas um dia apareceu a bondade de Deus, Nosso Salvador, e Seu amor para com os homens." Tt 3,3-4
E fala, com propriedade, da passagem de uma escravidão para 'outra': "Não sabeis que, quando vos ofereceis a alguém para obedecer-lhe, sois escravos daquele a quem obedeceis, quer seja do pecado para a morte, quer da obediência para a justiça? Graças a Deus, porém, que, depois de terdes sido escravos do pecado, de coração obedecestes à regra da Doutrina na qual tendes sido instruídos. E, libertados do pecado, tornastes-vos servos da justiça." Rm 6,16-18
Faz mesmo um paralelo no qual desdenha da real escravidão e até da liberdade, opondo-as ao serviço a Cristo: "Pois o escravo, que foi chamado pelo Senhor, conquistou a liberdade do Senhor. Da mesma forma, quem era livre por ocasião do chamado, fez-se escravo de Cristo. Por alto preço fostes comprados, não vos torneis escravos de homens." 1 Cor 7,22-23
Jesus também usou essa conotação ao referir-Se aos verdadeiros cristãos: "Qual de vós, tendo um servo ocupado em lavrar ou em guardar o gado, quando voltar do campo lhe dirá: 'Vem depressa sentar-te à mesa'? E não lhe dirá ao contrário: 'Prepara-me a ceia, cinge-te e serve-me, enquanto como e bebo, e depois disto comerás e beberás tu'? E se o servo tiver feito tudo que lhe ordenara, porventura fica-lhe o senhor devendo alguma obrigação? Assim também vós, depois de terdes feito tudo que vos foi ordenado, dizei: 'Somos servos como quaisquer outros. Fizemos o que devíamos fazer.'" Lc 17,7-10
Deu esta recomendação aos Apóstolos, fundamentos de Sua Igreja: "Jesus, porém, chamou-os e disse-lhes: 'Sabeis que os chefes das nações as subjugam, e que com autoridade os grandes as governam. Não seja assim entre vós. Todo aquele que quiser tornar-se grande entre vós, faça-se vosso servo. E aquele que quiser tornar-se o primeiro entre vós, faça-se vosso escravo.'" Mt 20,25-27
Realmente oferecia Seu Senhorio sobre nós: "Vinde a Mim vós todos que estais aflitos sob o fardo, e Eu aliviá-vos-ei. Tomai Meu jugo sobre vós e recebei Minha Doutrina, porque Eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para vossas almas. Porque Meu jugo é suave e Meu peso é leve." Mt 11,28-30
São Pedro bem entendeu: "Comportai-vos como livres homens, e não à maneira dos que tomam a liberdade como véu para encobrir a malícia, mas vivendo como servos de Deus." 1 Pd 2,16
Igualmente São Paulo: "Embora livre de sujeição de qualquer pessoa, eu fiz-me servo de todos para ganhar o maior número possível." 1 Cor 9,19
E ainda São Tiago Menor: "Sede submissos a Deus. Resisti ao Demônio, e ele fugirá para longe de vós." Tg 4,7
Pois essa é a essência da própria Missão de Jesus, como Ele disse: "Do mesmo modo, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar Sua vida em resgate de uma multidão." Mt 20,28
E ainda segundo Suas palavras, disse que desta condição não há como fugir: "Em Verdade, em Verdade, digo-vos: o servo não é maior que Seu Senhor, nem o enviado é maior que Aquele que o enviou." Jo 13,16
Aventou, porém, a possibilidade de igualar-se ao Mestre: "O discípulo não é superior ao Mestre. Mas todo perfeito discípulo será como Seu Mestre." Lc 6,40
E até de realizar maiores obras que as d'Ele: "Em Verdade, em Verdade, digo-vos: aquele que crê em Mim também fará as obras que Eu faço, e ainda maiores que estas fará, porque vou para junto do Pai. E tudo que pedirdes ao Pai em Meu Nome, fá-vos-ei, para que o Pai seja glorificado no Filho." Jo 14,12-13
Porque, enquanto mero ser humano, Ele mesmo dizia-Se absolutamente impotente: "De Mim mesmo não posso fazer coisa alguma." Jo 5,30
Nesta condição, pois, confessou Sua total dependência do Pai: "Não credes que estou no Pai, e que o Pai está em Mim? As palavras que vos digo não as digo de Mim mesmo. Mas o Pai, que permanece em Mim, é que realiza Suas próprias obras." Jo 14,10
E ensinou-nos a rezar por proteção e libertação no Pai Nosso: "E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal." Mt 6,13
Declinava, portanto, de Sua Divindade, e assim Se tornou modelo de obediência ao Pai. São Paulo recita o Hino Cristológico: "Sendo Ele de divina condição, não Se prevaleceu de Sua igualdade com Deus, mas aniquilou a Si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-Se aos homens. E sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-Se obediente até a morte, e morte de Cruz." Fl 2,6-8
Mas, assim agindo, tão somente fazia o que havia recomendado a Seus seguidores: "Em seguida, dirigiu-Se a todos: 'Se alguém quer vir após Mim, renegue-se a si mesmo, cada dia tome sua cruz e siga-Me. Porque quem quiser salvar sua vida, perdê-la-á, mas quem sacrificar sua vida por amor a Mim, salvá-la-á." Lc 9,23-24
E sempre em Comunhão com o Pai, enfrentando toda contrariedade, Ele venceu: "Saí do Pai e vim ao mundo. Agora deixo o mundo e volto para junto do Pai. No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo." Jo 16,28.33b
A Comunhão com Cristo, portanto, sob qualquer aspecto é imprescindível: "Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: tampouco podeis dar fruto se não permanecerdes em Mim. Eu sou a Videira, vós os ramos. Quem permanecer em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto. Porque sem Mim nada podeis fazer." Jo 15,4-5
Não há sequer como conhecer o Pai sem passar por Ele: "Todas coisas foram-Me dadas por Meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelá-Lo." Mt 11,27
Pois certamente seremos julgados em função do que nos foi revelado, como Ele ensinou. E assim se darão as punições pelos pecados que não levam ao inferno: "O servo que, apesar de conhecer a vontade de Seu Senhor, nada preparou e não lhe desobedeceu, será açoitado com numerosos golpes. Mas aquele que, ignorando a vontade de Seu Senhor, fizer repreensíveis coisas será açoitado com poucos golpes. Porque, a quem muito se deu, muito se exigirá. Quanto mais se confiar a alguém, mais dele há de exigir-se." Lc 12,47-48
Argumentavam: "Porque aqueles que uma vez foram iluminados saborearam a celestial dádiva, participaram dos dons do Espírito Santo, experimentaram a doçura da Palavra de Deus e as maravilhas do vindouro mundo, e, apesar disso, caíram na apostasia, a eles é impossível que outra vez se renovem para a penitência, visto que, da sua parte, de novo crucificaram o Filho de Deus e publicamente escarneceram-nO." Hb 6,4-6
Também lembraram o acontecido com aqueles que se revoltaram contra Deus, após ouvir Sua voz no deserto durante o Êxodo, e por isso não entraram na Terra Santa: "Porque somos incorporados a Cristo, mas sob a condição de, até o fim, firme conservarmos nossa fé dos primeiros dias, enquanto se diz: 'Hoje, se ouvirdes Sua voz, não endureçais vossos corações como aconteceu no tempo da revolta.' E quais foram os que se revoltaram contra o Senhor depois de terem ouvido Sua voz? E a quem jurou o Senhor que não entrariam em Seu descanso, senão a estes rebeldes?" Hb 3,14-16a.18
São Paulo, com a inspiração e a contundência que lhe são características, faz uma arguta lista de desvios causados pela falta de religiosidade e pelas heresias: "Porque, conhecendo a Deus, não O glorificaram como Deus nem Lhe deram graças. Pelo contrário, extraviaram-se em seus vãos pensamentos e obscureceu-se-lhes o insensato coração. Pretendendo-se sábios, tornaram-se estultos. Mudaram a majestade de Deus incorruptível em representações e figuras de corruptível homem, de aves, quadrúpedes e répteis. Por isso, Deus entregou-os aos desejos de seus corações, à imundície, de modo que entre si desonraram os próprios corpos. Trocaram a Verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura em vez do Criador, que é bendito pelos séculos. Amém! Por isso, Deus entregou-os a vergonhosas paixões: suas mulheres mudaram as naturais relações em relações contra a natureza. Do mesmo modo os homens, deixando o natural uso da mulher, arderam em desejos uns para com os outros, cometendo homens com homens a torpeza, e recebendo em seus corpos a paga devida ao seu desvario. Como não se preocupassem em adquirir o conhecimento de Deus, Ele entregou-os a depravados sentimentos, e daí seu indigno procedimento. São repletos de toda espécie de malícia, perversidade, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade. São difamadores, caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, soberbos, altivos, inventores de maldades, rebeldes contra os pais. São insensatos, desleais, sem coração, sem misericórdia. Apesar de conhecerem o justo decreto de Deus que considera dignos de morte aqueles que tais coisas fazem, não somente as praticam como também aplaudem aqueles que as cometem." Rm 1,21-32
Ele prega: "Despertai, como convém, e não pequeis! Porque alguns vivem na total ignorância de Deus. Para vossa vergonha digo-o." 1 Cor 15,34
E ao evocar a Missão de Jesus, ele vai falar da verdadeira liberdade aos gálatas: "É para que sejamos livres homens que Cristo nos libertou. Portanto, permanecei firmes e não vos submetais de novo ao jugo da escravidão." Gl 5,1
Exortava-os, fazendo lembrar o penhor do Espírito Santo que nos é dado por Deus: "A prova de que sois filhos é que Deus enviou aos vossos corações o Espírito de Seu Filho, que clama: Aba, Pai! Portanto já não és escravo, mas filho. E se és filho, então também és herdeiro de Deus." Gl 4,7
Também garante aos romanos: "De agora em diante, pois, já não há nenhuma condenação para aqueles que estão em Jesus Cristo." Rm 8,1
Pediu a São Timóteo: "Conserva-te puro." 1 Tm 5,22b
E explicou esta obra que, após nossa aquiescência, exclusivamente é realizada por Deus: "A Lei do Espírito de Vida libertou-me, em Jesus Cristo, da lei do pecado e da morte. O que era impossível à Lei, visto que a carne a tornava impotente, Deus fez. Enviando, por causa do pecado, Seu próprio Filho numa carne semelhante à do pecado, condenou o pecado na carne a fim de que a justiça prescrita pela Lei fosse realizada em nós que não vivemos segundo a carne, mas segundo o Espírito." Rm 8,2-4
Pois, de fato, Jesus havia prometido: "Portanto, se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres." Jo 8,36
Ele havia falado do poder do Espírito de Deus, após anunciar na sinagoga de Cafarnaum que Seu Corpo é o alimento para a Vida Eterna: "O Espírito é que vivifica, a carne de nada serve. As palavras que vos tenho dito são Espírito e Vida." Jo 6,63
E atestando o poder de Sua Palavra, afirmou aos Apóstolos: "Vós já estais puros pela Palavra que vos tenho anunciado." Jo 15,3
Porque também já havia ensinado aos judeus que n'Ele creram: "Respondeu Jesus: 'Em Verdade, em Verdade, digo-vos: todo homem que se entrega ao pecado é seu escravo.'" Jo 8,34
Realmente tratava a possessão demoníaca como uma prisão, como desafiou os judeus numa sinagoga: "Esta filha de Abraão, que Satanás paralisava há dezoito anos, não devia ser livre desta prisão, em dia de sábado?" Lc 13,16
E sempre cuidou de libertar todos que O buscavam: "Descendo com eles, parou numa planície. Aí se achava um grande número de Seus discípulos e uma grande multidão de pessoas vindas da Judeia, de Jerusalém, da região marítima, de Tiro e Sidônia, que tinham vindo para ouvi-Lo e ser curadas das suas enfermidades. E os que eram atormentados por espíritos imundos ficavam livres." Lc 6,17-18
Tal poder estava numa profecia de Isaías sobre Sua Pessoa, que ficou conhecida como o discurso inaugural de Sua vida pública, quando Ele declarou na sinagoga de Cafarnaum: "O Espírito do Senhor está sobre Mim, porque Me ungiu. E enviou-Me para anunciar a Boa Nova aos pobres, sarar os contritos de coração, anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, pôr em liberdade os cativos e publicar o ano da Graça do Senhor. (Is 61,1-2)" Lc 4,18-19
E também na Santa Ceia ofereceu Seu Sacrifício pela Redenção das almas: "Durante a refeição, Jesus tomou o pão, benzeu-O, partiu-O e deu-O aos discípulos, dizendo: 'Tomai e comei, isto é Meu Corpo.' Depois tomou o cálice, rendeu graças e deu-lhO, dizendo: 'Bebei dele todos, porque isto é Meu Sangue, o Sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens em remissão dos pecados.'" Mt 26,26-28
Desde o início, portanto, exortava a todos ao Sacramento da Penitência: "Desde então Jesus começou a pregar: 'Fazei penitência, pois o Reino dos Céus está próximo.'" Mt 4,17
E deu esta mesma diretriz aos Apóstolos, logo na primeira de suas missões: "Eles partiram e pregaram a penitência." Mc 6,12
Também recomendou vigilância ao pequeno grupo que Lhe era mais próximo, pouco antes de ser preso no Horto das Oliveiras: "Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca." Mt 26,41
E após ressuscitar, transmitiu à Igreja a atribuição de reconciliar o povo com Deus: "Disse-lhes outra vez: 'A Paz esteja convosco! Como o Pai Me enviou, Eu também vos envio.' Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: 'Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, sê-lhes-ão perdoados. Àqueles a quem os retiverdes, sê-lhes-ão retidos.'" Jo 20,21-22
VENCER O PECADO
Ainda no Antigo Testamento, o Livro do Eclesiástico já exaltava a completa libertação do Mal: "Aquele que ama a Deus, roga-O pelo perdão de seus pecados e acautela-se para não cometê-los no porvir." Eclo 3,4
Pois mesmo vivendo a plenitude da vida espiritual, São Paulo abertamente admite a fragilidade da carne, perante os romanos: "Deleito-me na Lei de Deus no íntimo de meu ser. Porém, sinto em meus membros outra lei, que luta contra a Lei de meu espírito e prende-me à lei do pecado, que está em meus membros." Rm 7,22-23
E explicando sua condição, falou de penitência: "Ao contrário, castigo meu corpo e mantenho-o em servidão, de medo de vir eu mesmo a ser excluído depois de eu ter pregado aos outros." 1 Cor 9,27
São Tiago Menor, refreando incautos, dizia o mesmo: "Meus irmãos, entre vós não haja muitos a arvorar-se em mestres. Sabeis que seremos julgados mais severamente, porque todos nós caímos em muitos pontos." Tg 3,1-2
Entretanto, o Último Apóstolo também reconhece a gravidade da vida que anteriormente levava, e vê na Salvação oferecida em Jesus a expressão do amor de Deus. Ele escreve a São Tito: "Porque outrora nós também éramos insensatos, rebeldes, transviados, escravos de paixões de toda espécie, vivendo na malícia e na inveja, detestáveis, odiando-nos uns aos outros. Mas um dia apareceu a bondade de Deus, Nosso Salvador, e Seu amor para com os homens." Tt 3,3-4
E fala, com propriedade, da passagem de uma escravidão para 'outra': "Não sabeis que, quando vos ofereceis a alguém para obedecer-lhe, sois escravos daquele a quem obedeceis, quer seja do pecado para a morte, quer da obediência para a justiça? Graças a Deus, porém, que, depois de terdes sido escravos do pecado, de coração obedecestes à regra da Doutrina na qual tendes sido instruídos. E, libertados do pecado, tornastes-vos servos da justiça." Rm 6,16-18
Faz mesmo um paralelo no qual desdenha da real escravidão e até da liberdade, opondo-as ao serviço a Cristo: "Pois o escravo, que foi chamado pelo Senhor, conquistou a liberdade do Senhor. Da mesma forma, quem era livre por ocasião do chamado, fez-se escravo de Cristo. Por alto preço fostes comprados, não vos torneis escravos de homens." 1 Cor 7,22-23
Jesus também usou essa conotação ao referir-Se aos verdadeiros cristãos: "Qual de vós, tendo um servo ocupado em lavrar ou em guardar o gado, quando voltar do campo lhe dirá: 'Vem depressa sentar-te à mesa'? E não lhe dirá ao contrário: 'Prepara-me a ceia, cinge-te e serve-me, enquanto como e bebo, e depois disto comerás e beberás tu'? E se o servo tiver feito tudo que lhe ordenara, porventura fica-lhe o senhor devendo alguma obrigação? Assim também vós, depois de terdes feito tudo que vos foi ordenado, dizei: 'Somos servos como quaisquer outros. Fizemos o que devíamos fazer.'" Lc 17,7-10
Deu esta recomendação aos Apóstolos, fundamentos de Sua Igreja: "Jesus, porém, chamou-os e disse-lhes: 'Sabeis que os chefes das nações as subjugam, e que com autoridade os grandes as governam. Não seja assim entre vós. Todo aquele que quiser tornar-se grande entre vós, faça-se vosso servo. E aquele que quiser tornar-se o primeiro entre vós, faça-se vosso escravo.'" Mt 20,25-27
Realmente oferecia Seu Senhorio sobre nós: "Vinde a Mim vós todos que estais aflitos sob o fardo, e Eu aliviá-vos-ei. Tomai Meu jugo sobre vós e recebei Minha Doutrina, porque Eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para vossas almas. Porque Meu jugo é suave e Meu peso é leve." Mt 11,28-30
São Pedro bem entendeu: "Comportai-vos como livres homens, e não à maneira dos que tomam a liberdade como véu para encobrir a malícia, mas vivendo como servos de Deus." 1 Pd 2,16
Igualmente São Paulo: "Embora livre de sujeição de qualquer pessoa, eu fiz-me servo de todos para ganhar o maior número possível." 1 Cor 9,19
E ainda São Tiago Menor: "Sede submissos a Deus. Resisti ao Demônio, e ele fugirá para longe de vós." Tg 4,7
Pois essa é a essência da própria Missão de Jesus, como Ele disse: "Do mesmo modo, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar Sua vida em resgate de uma multidão." Mt 20,28
E ainda segundo Suas palavras, disse que desta condição não há como fugir: "Em Verdade, em Verdade, digo-vos: o servo não é maior que Seu Senhor, nem o enviado é maior que Aquele que o enviou." Jo 13,16
Aventou, porém, a possibilidade de igualar-se ao Mestre: "O discípulo não é superior ao Mestre. Mas todo perfeito discípulo será como Seu Mestre." Lc 6,40
E até de realizar maiores obras que as d'Ele: "Em Verdade, em Verdade, digo-vos: aquele que crê em Mim também fará as obras que Eu faço, e ainda maiores que estas fará, porque vou para junto do Pai. E tudo que pedirdes ao Pai em Meu Nome, fá-vos-ei, para que o Pai seja glorificado no Filho." Jo 14,12-13
Porque, enquanto mero ser humano, Ele mesmo dizia-Se absolutamente impotente: "De Mim mesmo não posso fazer coisa alguma." Jo 5,30
Nesta condição, pois, confessou Sua total dependência do Pai: "Não credes que estou no Pai, e que o Pai está em Mim? As palavras que vos digo não as digo de Mim mesmo. Mas o Pai, que permanece em Mim, é que realiza Suas próprias obras." Jo 14,10
E ensinou-nos a rezar por proteção e libertação no Pai Nosso: "E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal." Mt 6,13
Declinava, portanto, de Sua Divindade, e assim Se tornou modelo de obediência ao Pai. São Paulo recita o Hino Cristológico: "Sendo Ele de divina condição, não Se prevaleceu de Sua igualdade com Deus, mas aniquilou a Si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-Se aos homens. E sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-Se obediente até a morte, e morte de Cruz." Fl 2,6-8
Mas, assim agindo, tão somente fazia o que havia recomendado a Seus seguidores: "Em seguida, dirigiu-Se a todos: 'Se alguém quer vir após Mim, renegue-se a si mesmo, cada dia tome sua cruz e siga-Me. Porque quem quiser salvar sua vida, perdê-la-á, mas quem sacrificar sua vida por amor a Mim, salvá-la-á." Lc 9,23-24
E sempre em Comunhão com o Pai, enfrentando toda contrariedade, Ele venceu: "Saí do Pai e vim ao mundo. Agora deixo o mundo e volto para junto do Pai. No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo." Jo 16,28.33b
A Comunhão com Cristo, portanto, sob qualquer aspecto é imprescindível: "Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: tampouco podeis dar fruto se não permanecerdes em Mim. Eu sou a Videira, vós os ramos. Quem permanecer em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto. Porque sem Mim nada podeis fazer." Jo 15,4-5
Não há sequer como conhecer o Pai sem passar por Ele: "Todas coisas foram-Me dadas por Meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelá-Lo." Mt 11,27
Pois certamente seremos julgados em função do que nos foi revelado, como Ele ensinou. E assim se darão as punições pelos pecados que não levam ao inferno: "O servo que, apesar de conhecer a vontade de Seu Senhor, nada preparou e não lhe desobedeceu, será açoitado com numerosos golpes. Mas aquele que, ignorando a vontade de Seu Senhor, fizer repreensíveis coisas será açoitado com poucos golpes. Porque, a quem muito se deu, muito se exigirá. Quanto mais se confiar a alguém, mais dele há de exigir-se." Lc 12,47-48
Sem dúvida, se formos julgados como dignos de Deus, mas ainda houver o que depurar, essa purificação final dar-se-á pelo fogo. São Paulo diz: "Agora, se alguém edifica sobre este fundamento, com ouro, ou com prata, ou com preciosas pedras, com madeira, ou com feno, ou com palha, a obra de cada um aparecerá. O Dia do Julgamento demonstrá-lo-á. Será descoberto pelo fogo. O fogo provará o que vale o trabalho de cada um. Se a construção resistir, o construtor receberá a recompensa. Se pegar fogo, arcará com os danos. Ele será salvo, porém de alguma maneira passando através do fogo." 1 Cor 3,12-15
Quanto às revelações que devemos honrar, a própria passagem do Cristo já foi um sinal. Ele asseverou: "Se Eu não viesse e não lhes tivesse falado, não teriam pecado. Mas agora não há desculpa para seu pecado." Jo 15,22
Condenou, como vimos, Sua geração: "No Dia do Juízo, os ninivitas levantar-se-ão contra esta geração e condená-la-ão, porque fizeram penitência à voz de Jonas. Ora, aqui está Quem é maior que Jonas. No Dia do Juízo, a rainha do Sul levantar-se-á contra esta geração e condená-la-á, porque veio das extremidades da terra para ouvir a Sabedoria de Salomão. Ora, aqui está Quem é maior que Salomão." Mt 12,41-42
As cidades à margem do mar da Galileia, da mesma forma, já tiveram seus Juízos: "Depois Jesus começou a censurar as cidades onde tinha feito grande número de Seus milagres, por terem recusado arrepender-se: 'Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e em Sidônia tivessem sido feitos os milagres que foram feitos em vosso meio, há muito tempo elas ter-se-iam arrependido sob o cilício e a cinza. Por isso, digo-vos: no Dia do Juízo haverá menor rigor para Tiro e para Sidônia que para vós! E tu, Cafarnaum, serás elevada até o Céu? Não! Serás atirada até o inferno! Porque se Sodoma tivesse visto os milagres que foram feitos dentro de teus muros, subsistiria até este dia. Por isso, digo-te: no Dia do Juízo haverá menor rigor para Sodoma que para ti!'" Mt 11,20-24
E também disse aos fariseus de Jerusalém, por ocasião da cura do cego de nascença: "Respondeu-lhes Jesus: 'Se fôsseis cegos, não teríeis pecado. Mas como dizeis ver, vosso pecado subsiste.'" Jo 9,41
Condenou-os, enfim, junto aos escribas, pela deformações que provocavam naqueles que convertiam: "Ai de vós, hipócritas escribas e fariseus! Percorreis mares e terras para fazer um prosélito e, quando o conseguis, fazeis dele um filho do inferno duas vezes pior que vós mesmos." Mt 23,15
Também denunciou os religiosos de Jerusalém que não O acolhiam: "Jesus replicou: 'Se Deus fosse vosso pai, vós amá-Me-íeis, porque Eu saí de Deus. Vós tendes como pai o Demônio e quereis fazer os desejos de vosso pai. Ele era homicida desde o princípio e não permaneceu na Verdade, porque a Verdade não está nele. Quando diz a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. Mas, porque Eu vos digo a Verdade, não Me credes.'" Jo 8,42.44-45
E desafiou-os: "Quem de vós Me acusará de pecado?" Jo 8,46a
Em seguimento à Sua Missão, também enviou o Espírito Santo para convencer-nos da pecaminosa vida que vivemos: "Entretanto, digo-vos a Verdade: convém a vós que Eu vá! Porque se Eu não for, o Paráclito não virá a vós. Mas se Eu for, enviá-Lo-ei. E quando Ele vier, convencerá o mundo a respeito do pecado, da justiça e do Juízo. Convencerá o mundo a respeito do pecado, que consiste em não crer em Mim." Jo 16,7-9
Porque a obra do inimigo é exatamente ofuscar a Verdade, como Ele explicou na parábola do semeador: "O Semeador semeia a Palavra. Alguns se encontram à beira do caminho, onde ela é semeada, e apenas a ouvem, vem Satanás tirar a Palavra neles semeada." Mc 4,14-15
Quanto ao autêntico culto a Deus, ele deve emergir da alma. Foi o que Ele disse à samaritana, quando a ela Se revelou como Cristo: "Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores hão de adorar o Pai em espírito e Verdade, e são esses adoradores que o Pai deseja. Deus é espírito, e Seus adoradores devem adorá-Lo em espírito e Verdade." Jo 4,23-24
E falando sobre a autonomia de Deus na obra de nossa conversão, São Paulo exorta os filipenses: "Assim, meus caríssimos, vós que sempre fostes obedientes, trabalhai em vossa Salvação com temor e tremor, não só como quando eu estava entre vós, mas muito mais agora em minha ausência. Porque é Deus, segundo Seu beneplácito, Quem realiza em vós o querer e o executar. Fazei todas coisas sem murmurações nem críticas, a fim de serdes irrepreensíveis e inocentes, íntegros filhos de Deus em meio a uma depravada e maliciosa sociedade, onde brilhais como luzeiros no mundo a ostentar a Palavra da Vida." Fl 2,12-16a
Assim rezava pela santidade dos tessalonicenses: "O Deus da Paz conceda-vos perfeita santidade. Que todo vosso ser, espírito, alma e corpo, seja conservado irrepreensível para a Vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo!" 1 Ts 5,23
Também a recomendava aos romanos: "Mas agora, libertados do pecado e feitos servos de Deus, tendes por fruto a santidade. E o termo é a Vida Eterna." Rm 6,22
Explicava-se: "Ora, a aspiração da carne é a morte, enquanto a aspiração do espírito é a Vida e a Paz." Rm 8,6
São Tiago Menor esmiúça, apontando as más inclinações da carne: "Ninguém, quando for tentado, diga: 'É Deus Quem me tenta.' Deus é inacessível ao Mal e não tenta a ninguém. Cada um é tentado por sua própria concupiscência, que o atrai e alicia. A concupiscência, depois de conceber, dá à luz o pecado, e o pecado, uma vez consumado, gera a morte." Tg 1,13-15
Por isso, exclama: "Feliz o homem que suporta a tentação. Porque, depois de sofrer a provação, receberá a Coroa da Vida que Deus prometeu aos que O amam." Tg 1,12
O Apóstolo dos Gentios usava da comparação dos opostos: "Vou servir-me de corrente linguagem entre os homens por causa da fraqueza da vossa carne: como pusestes vossos membros a serviço da impureza e do Mal, para cometer a iniquidade, assim ponde agora vossos membros a serviço da justiça para chegar à santidade." Rm 6,19
Invocando o Sacrifício da Cruz, seus seguidores complementavam: "Atentamente considerai, pois, Aquele que tantas contrariedades sofreu dos pecadores, e não vos deixeis abater pelo desânimo. Ainda não tendes resistido até o sangue na luta contra o pecado." Hb 12,3-4
Quanto às revelações que devemos honrar, a própria passagem do Cristo já foi um sinal. Ele asseverou: "Se Eu não viesse e não lhes tivesse falado, não teriam pecado. Mas agora não há desculpa para seu pecado." Jo 15,22
Condenou, como vimos, Sua geração: "No Dia do Juízo, os ninivitas levantar-se-ão contra esta geração e condená-la-ão, porque fizeram penitência à voz de Jonas. Ora, aqui está Quem é maior que Jonas. No Dia do Juízo, a rainha do Sul levantar-se-á contra esta geração e condená-la-á, porque veio das extremidades da terra para ouvir a Sabedoria de Salomão. Ora, aqui está Quem é maior que Salomão." Mt 12,41-42
As cidades à margem do mar da Galileia, da mesma forma, já tiveram seus Juízos: "Depois Jesus começou a censurar as cidades onde tinha feito grande número de Seus milagres, por terem recusado arrepender-se: 'Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e em Sidônia tivessem sido feitos os milagres que foram feitos em vosso meio, há muito tempo elas ter-se-iam arrependido sob o cilício e a cinza. Por isso, digo-vos: no Dia do Juízo haverá menor rigor para Tiro e para Sidônia que para vós! E tu, Cafarnaum, serás elevada até o Céu? Não! Serás atirada até o inferno! Porque se Sodoma tivesse visto os milagres que foram feitos dentro de teus muros, subsistiria até este dia. Por isso, digo-te: no Dia do Juízo haverá menor rigor para Sodoma que para ti!'" Mt 11,20-24
E também disse aos fariseus de Jerusalém, por ocasião da cura do cego de nascença: "Respondeu-lhes Jesus: 'Se fôsseis cegos, não teríeis pecado. Mas como dizeis ver, vosso pecado subsiste.'" Jo 9,41
Condenou-os, enfim, junto aos escribas, pela deformações que provocavam naqueles que convertiam: "Ai de vós, hipócritas escribas e fariseus! Percorreis mares e terras para fazer um prosélito e, quando o conseguis, fazeis dele um filho do inferno duas vezes pior que vós mesmos." Mt 23,15
Também denunciou os religiosos de Jerusalém que não O acolhiam: "Jesus replicou: 'Se Deus fosse vosso pai, vós amá-Me-íeis, porque Eu saí de Deus. Vós tendes como pai o Demônio e quereis fazer os desejos de vosso pai. Ele era homicida desde o princípio e não permaneceu na Verdade, porque a Verdade não está nele. Quando diz a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. Mas, porque Eu vos digo a Verdade, não Me credes.'" Jo 8,42.44-45
E desafiou-os: "Quem de vós Me acusará de pecado?" Jo 8,46a
Em seguimento à Sua Missão, também enviou o Espírito Santo para convencer-nos da pecaminosa vida que vivemos: "Entretanto, digo-vos a Verdade: convém a vós que Eu vá! Porque se Eu não for, o Paráclito não virá a vós. Mas se Eu for, enviá-Lo-ei. E quando Ele vier, convencerá o mundo a respeito do pecado, da justiça e do Juízo. Convencerá o mundo a respeito do pecado, que consiste em não crer em Mim." Jo 16,7-9
Porque a obra do inimigo é exatamente ofuscar a Verdade, como Ele explicou na parábola do semeador: "O Semeador semeia a Palavra. Alguns se encontram à beira do caminho, onde ela é semeada, e apenas a ouvem, vem Satanás tirar a Palavra neles semeada." Mc 4,14-15
Quanto ao autêntico culto a Deus, ele deve emergir da alma. Foi o que Ele disse à samaritana, quando a ela Se revelou como Cristo: "Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores hão de adorar o Pai em espírito e Verdade, e são esses adoradores que o Pai deseja. Deus é espírito, e Seus adoradores devem adorá-Lo em espírito e Verdade." Jo 4,23-24
E falando sobre a autonomia de Deus na obra de nossa conversão, São Paulo exorta os filipenses: "Assim, meus caríssimos, vós que sempre fostes obedientes, trabalhai em vossa Salvação com temor e tremor, não só como quando eu estava entre vós, mas muito mais agora em minha ausência. Porque é Deus, segundo Seu beneplácito, Quem realiza em vós o querer e o executar. Fazei todas coisas sem murmurações nem críticas, a fim de serdes irrepreensíveis e inocentes, íntegros filhos de Deus em meio a uma depravada e maliciosa sociedade, onde brilhais como luzeiros no mundo a ostentar a Palavra da Vida." Fl 2,12-16a
Assim rezava pela santidade dos tessalonicenses: "O Deus da Paz conceda-vos perfeita santidade. Que todo vosso ser, espírito, alma e corpo, seja conservado irrepreensível para a Vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo!" 1 Ts 5,23
Também a recomendava aos romanos: "Mas agora, libertados do pecado e feitos servos de Deus, tendes por fruto a santidade. E o termo é a Vida Eterna." Rm 6,22
Explicava-se: "Ora, a aspiração da carne é a morte, enquanto a aspiração do espírito é a Vida e a Paz." Rm 8,6
São Tiago Menor esmiúça, apontando as más inclinações da carne: "Ninguém, quando for tentado, diga: 'É Deus Quem me tenta.' Deus é inacessível ao Mal e não tenta a ninguém. Cada um é tentado por sua própria concupiscência, que o atrai e alicia. A concupiscência, depois de conceber, dá à luz o pecado, e o pecado, uma vez consumado, gera a morte." Tg 1,13-15
Por isso, exclama: "Feliz o homem que suporta a tentação. Porque, depois de sofrer a provação, receberá a Coroa da Vida que Deus prometeu aos que O amam." Tg 1,12
O Apóstolo dos Gentios usava da comparação dos opostos: "Vou servir-me de corrente linguagem entre os homens por causa da fraqueza da vossa carne: como pusestes vossos membros a serviço da impureza e do Mal, para cometer a iniquidade, assim ponde agora vossos membros a serviço da justiça para chegar à santidade." Rm 6,19
Invocando o Sacrifício da Cruz, seus seguidores complementavam: "Atentamente considerai, pois, Aquele que tantas contrariedades sofreu dos pecadores, e não vos deixeis abater pelo desânimo. Ainda não tendes resistido até o sangue na luta contra o pecado." Hb 12,3-4
E invocando os inúmeros testemunhos dos Santos, convidam a romper com a escravidão do Mal: "Desse modo, cercados como estamos de uma tal nuvem de testemunhas, desvencilhemo-nos das correntes do pecado. Corramos com perseverança ao proposto combate, com o olhar fixo no Autor e Consumador de nossa fé, Jesus." Hb 12,1
MOVIDOS PELO ESPÍRITO DE DEUS
São Paulo, portanto, apontava essa essencial condição para vencer: "Se alguém não possui o Espírito de Cristo, este não é d'Ele." Rm 8,9b
Dizia aos gálatas: "Não abuseis, porém, da liberdade como pretexto para carnais prazeres. Pelo contrário, fazei-vos servos uns dos outros pela caridade. Digo, pois: deixai-vos conduzir pelo Espírito, e não satisfareis os apetites da carne. Porque os desejos da carne se opõem aos do Espírito, e estes aos da carne. São contrários uns aos outros. É por isso que não fazeis o que quereríeis. Ora, as obras da carne são estas: fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Dessas coisas, previno-vos, como já vos preveni: os que as praticarem não herdarão o Reino de Deus! O fruto do Espírito, ao contrário, é caridade, alegria, Paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança. Contra estas coisas não há lei. Pois os que são de Jesus Cristo crucificaram a carne, com as paixões e concupiscências. Se vivemos pelo Espírito, também andemos de acordo com o Espírito." Gl 5,13b.16-17.19-25
Ele avisa da fragilidade de quem caiu em pecado e dos riscos implícitos nestas situações: "Irmãos, se alguém for surpreendido numa falta, vós, que sois animados pelo Espírito, admoestai-o em espírito de mansidão. Mas tem cuidado de ti mesmo, para que também não caias em tentação!" Gl 6,1
E adverte: "O que o homem semeia, isso mesmo colherá. Quem semeia na carne, da carne colherá a corrupção. Quem semeia no Espírito, do Espírito colherá a Vida Eterna." Gl 6,7b-8
Ele explica a São Tito nossa regeneração como filhos de Deus: "E, não por causa de obras de justiça que tivéssemos praticado, mas unicamente em virtude de Sua Misericórdia, Ele salvou-nos mediante o Batismo da regeneração e renovação, pelo Espírito Santo, que em profusão nos foi concedido por meio de Cristo, Nosso Salvador, para que a justificação obtida por Sua Graça nos torne, em esperança, herdeiros da Vida Eterna." Tt 3,5-7
E cravou na Carta aos Romanos: "... pois todos que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus." Rm 8,14
São João Evangelista vai dizer da libertação promovida por Jesus: "Mas a todos aqueles que O receberam, aos que creem no Seu Nome, deu-lhes o poder de tornarem-se filhos de Deus, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas sim de Deus." Jo 1,12-13
O próprio Jesus exortou-nos à dignidade de filhos de Deus: "Portanto, sede perfeitos, assim como Vosso Pai Celeste é perfeito." Mt 5,48
O Amado Discípulo, entretanto, pondera: "Caríssimos, desde agora somos filhos de Deus, mas ainda não se manifestou o que havemos de ser. Sabemos que, quando se manifestar, seremos semelhantes a Deus, porquanto O veremos como Ele é. E todo aquele que n'Ele tem esta esperança torna-se puro, como Ele é puro." 1 Jo 3,2-3
Pois esta luta, como Jesus disse das aflições deste mundo, só se encerra com o Juízo Particular, ou o Final. São Paulo prega: "Pois a Criação foi sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por vontade daquele que a sujeitou, todavia com a esperança de também ser libertada do cativeiro da corrupção para participar da gloriosa liberdade dos filhos de Deus. Pois sabemos que toda Criação geme e sofre como que dores de parto até o presente dia. Não só ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, gememos em nós mesmos, aguardando a adoção, a Redenção de nosso corpo." Rm 8,20-23
E aos efésios fala de inimigos de altas hierarquias de anjos caídos: "Finalmente, irmãos, fortalecei-vos no Senhor por Seu soberano poder. Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do Demônio. Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste tenebroso mundo, contra as forças espirituais do Mal espalhadas nos ares. Tomai a armadura de Deus, portanto, para que possais resistir nos maus dias e manter-vos inabaláveis no cumprimento de vosso dever." Ef 6,10-13
Também alerta aos coríntios: "Não quero que sejamos vencidos por Satanás, pois não ignoramos suas maquinações." 2 Cor 2,11
Convém, então, que decisivamente abracemos nossa cruz, como esclareceu aos romanos: "Sabemos que nosso velho homem foi crucificado com Ele (Cristo), para que à impotência seja reduzido o corpo outrora subjugado ao pecado, e já não sejamos escravos do pecado." Rm 6,9
Ele recomenda a São Timóteo que acompanhe os verdadeiros cristãos: "Foge das paixões da mocidade, com empenho busca a justiça, a fé, a caridade, a Paz, em companhia daqueles que invocam o Senhor com pureza de coração." 2 Tm 2,22
Pois estava atento: "Não vos deixeis enganar: más companhias corrompem bons costumes." 1 Cor 15,33
E como grande Graça a ser preservada, ele invoca a Crisma, a Unção do Divino Paráclito: "Ou não sabeis que vosso corpo é Templo do Espírito Santo que em vós habita, o Qual recebestes de Deus e que por isso mesmo já não vos pertenceis?" 1 Cor 6,19
São João Evangelista, de fato, diz que o Espírito de Deus é a marca que diferencia o verdadeiro cristão: "Quem observa Seus Mandamentos permanece em Deus e Deus nele. É nisto que reconhecemos que Ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu." 1 Jo 3,24
E assegura que Jesus veio para efetivamente tirar o pecado do mundo: "Todo aquele que peca transgride a Lei, porque o pecado é transgressão da Lei. Sabeis que Jesus apareceu para tirar os pecados, e que n'Ele não há pecado. Todo aquele que n'Ele permanece não peca. E todo aquele que peca não O viu, nem O conheceu." 1 Jo 3,4-6
Ora, este foi o testemunho do próprio São João Batista, o Arauto do Altíssimo, perante seus seguidores: "No dia seguinte, João viu Jesus que vinha a ele e disse: 'Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.'" Jo 1,29MOVIDOS PELO ESPÍRITO DE DEUS
São Paulo, portanto, apontava essa essencial condição para vencer: "Se alguém não possui o Espírito de Cristo, este não é d'Ele." Rm 8,9b
Dizia aos gálatas: "Não abuseis, porém, da liberdade como pretexto para carnais prazeres. Pelo contrário, fazei-vos servos uns dos outros pela caridade. Digo, pois: deixai-vos conduzir pelo Espírito, e não satisfareis os apetites da carne. Porque os desejos da carne se opõem aos do Espírito, e estes aos da carne. São contrários uns aos outros. É por isso que não fazeis o que quereríeis. Ora, as obras da carne são estas: fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Dessas coisas, previno-vos, como já vos preveni: os que as praticarem não herdarão o Reino de Deus! O fruto do Espírito, ao contrário, é caridade, alegria, Paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança. Contra estas coisas não há lei. Pois os que são de Jesus Cristo crucificaram a carne, com as paixões e concupiscências. Se vivemos pelo Espírito, também andemos de acordo com o Espírito." Gl 5,13b.16-17.19-25
Ele avisa da fragilidade de quem caiu em pecado e dos riscos implícitos nestas situações: "Irmãos, se alguém for surpreendido numa falta, vós, que sois animados pelo Espírito, admoestai-o em espírito de mansidão. Mas tem cuidado de ti mesmo, para que também não caias em tentação!" Gl 6,1
E adverte: "O que o homem semeia, isso mesmo colherá. Quem semeia na carne, da carne colherá a corrupção. Quem semeia no Espírito, do Espírito colherá a Vida Eterna." Gl 6,7b-8
Ele explica a São Tito nossa regeneração como filhos de Deus: "E, não por causa de obras de justiça que tivéssemos praticado, mas unicamente em virtude de Sua Misericórdia, Ele salvou-nos mediante o Batismo da regeneração e renovação, pelo Espírito Santo, que em profusão nos foi concedido por meio de Cristo, Nosso Salvador, para que a justificação obtida por Sua Graça nos torne, em esperança, herdeiros da Vida Eterna." Tt 3,5-7
E cravou na Carta aos Romanos: "... pois todos que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus." Rm 8,14
São João Evangelista vai dizer da libertação promovida por Jesus: "Mas a todos aqueles que O receberam, aos que creem no Seu Nome, deu-lhes o poder de tornarem-se filhos de Deus, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas sim de Deus." Jo 1,12-13
O próprio Jesus exortou-nos à dignidade de filhos de Deus: "Portanto, sede perfeitos, assim como Vosso Pai Celeste é perfeito." Mt 5,48
O Amado Discípulo, entretanto, pondera: "Caríssimos, desde agora somos filhos de Deus, mas ainda não se manifestou o que havemos de ser. Sabemos que, quando se manifestar, seremos semelhantes a Deus, porquanto O veremos como Ele é. E todo aquele que n'Ele tem esta esperança torna-se puro, como Ele é puro." 1 Jo 3,2-3
Pois esta luta, como Jesus disse das aflições deste mundo, só se encerra com o Juízo Particular, ou o Final. São Paulo prega: "Pois a Criação foi sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por vontade daquele que a sujeitou, todavia com a esperança de também ser libertada do cativeiro da corrupção para participar da gloriosa liberdade dos filhos de Deus. Pois sabemos que toda Criação geme e sofre como que dores de parto até o presente dia. Não só ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, gememos em nós mesmos, aguardando a adoção, a Redenção de nosso corpo." Rm 8,20-23
E aos efésios fala de inimigos de altas hierarquias de anjos caídos: "Finalmente, irmãos, fortalecei-vos no Senhor por Seu soberano poder. Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do Demônio. Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste tenebroso mundo, contra as forças espirituais do Mal espalhadas nos ares. Tomai a armadura de Deus, portanto, para que possais resistir nos maus dias e manter-vos inabaláveis no cumprimento de vosso dever." Ef 6,10-13
Também alerta aos coríntios: "Não quero que sejamos vencidos por Satanás, pois não ignoramos suas maquinações." 2 Cor 2,11
Convém, então, que decisivamente abracemos nossa cruz, como esclareceu aos romanos: "Sabemos que nosso velho homem foi crucificado com Ele (Cristo), para que à impotência seja reduzido o corpo outrora subjugado ao pecado, e já não sejamos escravos do pecado." Rm 6,9
Ele recomenda a São Timóteo que acompanhe os verdadeiros cristãos: "Foge das paixões da mocidade, com empenho busca a justiça, a fé, a caridade, a Paz, em companhia daqueles que invocam o Senhor com pureza de coração." 2 Tm 2,22
Pois estava atento: "Não vos deixeis enganar: más companhias corrompem bons costumes." 1 Cor 15,33
E como grande Graça a ser preservada, ele invoca a Crisma, a Unção do Divino Paráclito: "Ou não sabeis que vosso corpo é Templo do Espírito Santo que em vós habita, o Qual recebestes de Deus e que por isso mesmo já não vos pertenceis?" 1 Cor 6,19
São João Evangelista, de fato, diz que o Espírito de Deus é a marca que diferencia o verdadeiro cristão: "Quem observa Seus Mandamentos permanece em Deus e Deus nele. É nisto que reconhecemos que Ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu." 1 Jo 3,24
E assegura que Jesus veio para efetivamente tirar o pecado do mundo: "Todo aquele que peca transgride a Lei, porque o pecado é transgressão da Lei. Sabeis que Jesus apareceu para tirar os pecados, e que n'Ele não há pecado. Todo aquele que n'Ele permanece não peca. E todo aquele que peca não O viu, nem O conheceu." 1 Jo 3,4-6
E São João Evangelista garante a efetividade de Sua unção, que realiza a verdadeira conversão: "Sabemos que aquele que nasceu de Deus não peca, pois o que é gerado de Deus se acautela, e o Maligno não o toca." 1 Jo 5,18
Em debate com Nicodemos, sem dúvida, Nosso Salvador foi taxativo: "Respondeu Jesus: 'Em Verdade, em Verdade, digo-te: quem não renascer da Água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus. O que nasceu da carne é carne, e o que nasceu do Espírito é espírito. Não te maravilhes de que Eu te tenha dito: Necessário vos é nascer de novo!'" Jo 3,5-7
Por isso, o Amado Discípulo diz com convicção: "Todo aquele que é nascido de Deus não peca, porque o germe divino nele reside. E não pode pecar, porque nasceu de Deus." 1 Jo 3,9
Sobre os ensinamentos de Jesus, ele sentencia: "Aquele que diz conhecê-Lo e não guarda Seus Mandamentos, é mentiroso e a Verdade não está nele. Aquele, porém, que guarda Sua Palavra, nele o amor de Deus verdadeiramente é perfeito. É assim que conhecemos se estamos n'Ele: aquele que afirma n'Ele permanecer, também deve viver como Ele viveu." 1 Jo 2,4-6
E sem rodeios afirma: "Aquele que peca é do Demônio, porque o Demônio peca desde o princípio. É nisto que se conhece quais são os filhos de Deus e quais os do Demônio: todo aquele que não pratica a justiça não é de Deus, como também aquele que não ama seu irmão." 1 Jo 3,8a.10
Faz, porém, uma distinção: "Toda iniquidade é pecado, mas há pecado que não leva à morte." 1 Jo 5,17
E oferece a Divina Consolação: "Filhinhos meus, isto vos escrevo para que não pequeis. Mas se alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo." 1 Jo 2,1
E oferece a Divina Consolação: "Filhinhos meus, isto vos escrevo para que não pequeis. Mas se alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo." 1 Jo 2,1
De toda escravidão, portanto, São Pedro acusa como gravíssima a condição dos que recaem no pecado e por heresias pervertem os que creem em Cristo: "Assim como entre o povo houve falsos profetas, entre vós também haverá falsos doutores que disfarçadamente introduzirão perniciosas seitas. Assim renegando o Senhor que os resgatou, sobre si atrairão uma repentina ruína. Muitos os seguirão em suas desordens e deste modo serão a causa de o Caminho da Verdade ser caluniado. Movidos por cobiça, eles hão de explorar-vos por palavras cheias de astúcia. Têm os olhos cheios de adultério e são insaciáveis no pecar, seduzem por seus atrativos as inconstantes almas, têm o coração acostumado à cobiça, são filhos da maldição. Com palavras tão vãs quanto enganadoras, atraem pelas carnais paixões e pela devassidão aqueles que mal acabam de escapar dos homens que vivem no erro. Prometem-lhes a liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção, pois o homem é feito escravo daquele que o venceu." 2 Pd 2,1-3a.14.18-19
Ele exorta: "Vós, pois, caríssimos, advertidos de antemão, tomai cuidado para que não caiais de vossa firmeza, levados pelo erro destes ímpios homens. Mas crescei na Graça e no conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo." 2 Pd 3,17-18a
Jesus mesmo sentenciou contra os que pervertem crianças: "Quem escandalizar um destes pequeninos que acreditam em Mim, melhor seria pendurar uma pedra de moinho ao pescoço e ser lançado ao fundo do mar." Mt 18,6
E São Paulo recomenda: "Procura esquivar-te das frívolas conversas dos mundanos, que só contribuem para a impiedade. As palavras dessa gente destroem como a gangrena. Contudo, o sólido fundamento de Deus mantém-se firme porque vem selado com estas palavras: 'O Senhor conhece os que são Seus (Nm 16,5)'; e: 'Renuncie à iniquidade todo aquele que pronuncia o Nome do Senhor (Is 26,13).' Quem, portanto, se conservar puro e isento dessas más doutrinas, será um nobre, santificado, útil vaso ao Seu Possuidor, preparado para todo benéfico uso." 2 Tm 22,16-17a.19.21
Ele bem descreve aos coríntios a verdadeira condição de um cristão neste mundo: "Sabemos, com efeito, que ao desfazer-se a tenda que neste mundo habitamos, recebemos uma casa preparada por Deus e não por mãos humanas, uma eterna habitação no Céu. Pois enquanto permanecemos nesta tenda, gememos oprimidos: desejamos ser não despojados, mas revestidos com uma nova veste por cima da outra, de modo que o que há de mortal em nós seja absorvido pela Vida. Aquele que nos formou para este destino é Deus mesmo, que por penhor nos deu Seu Espírito. Por isso, estamos sempre cheios de confiança. Sabemos que todo tempo que passamos no corpo é um exílio longe do Senhor. Andamos na fé e não na visão. Estamos, repito, cheios de confiança, preferindo ausentar-nos deste corpo para ir habitar junto ao Senhor. É também por isso que, vivos ou mortos, nos esforçamos por agradar-Lhe, porque teremos de comparecer diante do tribunal de Cristo. Ali cada um receberá o que mereceu, conforme o bem ou o mal que tiver feito enquanto estava no corpo." 2 Cor 5,1.3-10
O Príncipe dos Apóstolos, por fim, compara os tempos de então como os passados: "Pois se Deus não poupou os anjos que pecaram, mas precipitou-os nos tenebrosos abismos do inferno onde os reserva para o Julgamento; se não poupou o antigo mundo, e só preservou oito pessoas, dentre as quais Noé, esse pregador da justiça, quando desencadeou o dilúvio sobre um mundo de ímpios; é porque o Senhor sabe livrar das provações os piedosos homens e reservar os ímpios para serem castigados no Dia do Juízo, principalmente aqueles que correm com impuros desejos atrás dos prazeres da carne e desprezam a autoridade. Audaciosos, arrogantes, não temem injuriosamente falar das Glórias..." 2 Pd 2,4-5.9-11
Jesus mesmo sentenciou contra os que pervertem crianças: "Quem escandalizar um destes pequeninos que acreditam em Mim, melhor seria pendurar uma pedra de moinho ao pescoço e ser lançado ao fundo do mar." Mt 18,6
E São Paulo recomenda: "Procura esquivar-te das frívolas conversas dos mundanos, que só contribuem para a impiedade. As palavras dessa gente destroem como a gangrena. Contudo, o sólido fundamento de Deus mantém-se firme porque vem selado com estas palavras: 'O Senhor conhece os que são Seus (Nm 16,5)'; e: 'Renuncie à iniquidade todo aquele que pronuncia o Nome do Senhor (Is 26,13).' Quem, portanto, se conservar puro e isento dessas más doutrinas, será um nobre, santificado, útil vaso ao Seu Possuidor, preparado para todo benéfico uso." 2 Tm 22,16-17a.19.21
Ele bem descreve aos coríntios a verdadeira condição de um cristão neste mundo: "Sabemos, com efeito, que ao desfazer-se a tenda que neste mundo habitamos, recebemos uma casa preparada por Deus e não por mãos humanas, uma eterna habitação no Céu. Pois enquanto permanecemos nesta tenda, gememos oprimidos: desejamos ser não despojados, mas revestidos com uma nova veste por cima da outra, de modo que o que há de mortal em nós seja absorvido pela Vida. Aquele que nos formou para este destino é Deus mesmo, que por penhor nos deu Seu Espírito. Por isso, estamos sempre cheios de confiança. Sabemos que todo tempo que passamos no corpo é um exílio longe do Senhor. Andamos na fé e não na visão. Estamos, repito, cheios de confiança, preferindo ausentar-nos deste corpo para ir habitar junto ao Senhor. É também por isso que, vivos ou mortos, nos esforçamos por agradar-Lhe, porque teremos de comparecer diante do tribunal de Cristo. Ali cada um receberá o que mereceu, conforme o bem ou o mal que tiver feito enquanto estava no corpo." 2 Cor 5,1.3-10
O Príncipe dos Apóstolos, por fim, compara os tempos de então como os passados: "Pois se Deus não poupou os anjos que pecaram, mas precipitou-os nos tenebrosos abismos do inferno onde os reserva para o Julgamento; se não poupou o antigo mundo, e só preservou oito pessoas, dentre as quais Noé, esse pregador da justiça, quando desencadeou o dilúvio sobre um mundo de ímpios; é porque o Senhor sabe livrar das provações os piedosos homens e reservar os ímpios para serem castigados no Dia do Juízo, principalmente aqueles que correm com impuros desejos atrás dos prazeres da carne e desprezam a autoridade. Audaciosos, arrogantes, não temem injuriosamente falar das Glórias..." 2 Pd 2,4-5.9-11
Ele recomenda: "À maneira de obedientes filhos, já não vos amoldeis aos desejos que antes tínheis, no tempo de vossa ignorância. A exemplo da santidade d'Aquele que vos chamou, sede também vós Santos em todas vossas ações, pois está escrito: 'Sede Santos, porque Eu sou Santo (Lv 11,44).' Se invocais como Pai Aquele que, sem distinção de pessoas, julga cada um segundo suas obras, vivei com temor durante o tempo de vossa peregrinação." 1 Pd 1,14-17
E completa: "Humilhai-vos, pois, debaixo da poderosa mão de Deus, para que Ele vos exalte no oportuno tempo. Confiai-Lhe todas vossas preocupações, porque Ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o Demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar. Resisti-lhe fortes na fé. Vós sabeis que vossos irmãos, que estão espalhados pelo mundo, sofrem os mesmos padecimentos que vós. O Deus de toda Graça, que em Cristo vos chamou à Sua Eterna Glória, depois que tiverdes padecido um pouco, aperfeiçoá-vos-á, torná-vos-á inabaláveis, fortificá-vos-á." 1 Pd 5,6-10
"Fazei de nós uma perfeita oferenda!"
E completa: "Humilhai-vos, pois, debaixo da poderosa mão de Deus, para que Ele vos exalte no oportuno tempo. Confiai-Lhe todas vossas preocupações, porque Ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o Demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar. Resisti-lhe fortes na fé. Vós sabeis que vossos irmãos, que estão espalhados pelo mundo, sofrem os mesmos padecimentos que vós. O Deus de toda Graça, que em Cristo vos chamou à Sua Eterna Glória, depois que tiverdes padecido um pouco, aperfeiçoá-vos-á, torná-vos-á inabaláveis, fortificá-vos-á." 1 Pd 5,6-10
"Fazei de nós uma perfeita oferenda!"