terça-feira, 7 de janeiro de 2014

A Ovelha Perdida


    Como Pai amoroso, Deus quer iluminar todos os Seus filhos e salvá-los da escravidão dos pecados: "Ele quer que todos sejam salvos e cheguem ao conhecimento da Verdade." 1 Tm 2,4
    Jesus usou a parábola da ovelha pedida para demonstrar esse amor indizível que Deus tem por cada um de Seus filhos. E frisou bem nossas responsabilidades, quando falou sobre as crianças: "Que vos parece? Um homem possui cem ovelhas: uma delas se desgarra. Não deixa ele as noventa e nove na montanha, para ir buscar aquela que se desgarrou? E se a encontra, sente mais júbilo do que pelas noventa e nove que não se desgarraram. Assim é a vontade de Vosso Pai celeste, que não se perca um só destes pequeninos." Mt 18,12-14
    Jesus também falou em ovelhas, ao questionar a guarda do sábado pelos judeus, quando os líderes religiosos, que deveriam cuidar do povo de Deus, se preocupavam mais com suas propriedades que das pessoas sofridas: "Há alguém entre vós que, tendo uma única ovelha e se esta cair num poço no dia de sábado, não a irá procurar e retirar? Não vale o homem muito mais que uma ovelha? É permitido, pois, fazer o bem no dia de sábado." Mt 12,11
    Deus, porém, já via seus filhos como ovelhas desgarradas desde os tempos do profeta Jeremias, quando lamentava o triste destino de muitas delas, porque, uma vez perdidas pelos pastores, se esqueciam de sua verdadeira casa: "Era Meu povo qual rebanho de ovelhas perdidas. Seus pastores as tinham perdido ao azar das montanhas; caminhavam por montanhas e colinas, esquecendo-se de seu aprisco. Quantos as encontravam, seus inimigos as devoravam e diziam: 'Nenhum mal existe nisso, porquanto pecaram contra o Senhor, Verdadeiro aprisco, e esperança de seus pais.'" Jr 50,6-7
    Nos tempos de Ezequiel, Deus apontou a falta que fazia de um bom pastor: "Assim, por falta de pastor, dispersaram-se Minhas ovelhas, e em sua dispersão foram expostas a tornarem-se presa de todas as feras. Minhas ovelhas vagueiam em toda parte sobre a montanha e sobre as colinas, elas se acham espalhadas sobre toda a superfície da terra, sem que ninguém cuide delas ou se ponha a procurá-las." Ez 34,5-6
    Por isso Ele Se comprometeu a cuidar pessoalmente de Seu amado rebanho: "Vou tomar Eu próprio o cuidado com Minhas ovelhas, velarei sobre elas. Como o pastor se inquieta por causa de seu rebanho, quando se acha no meio de suas ovelhas tresmalhadas, assim Me inquietarei por causa do Meu. Eu o reconduzirei de todos os lugares por onde tinha sido disperso num dia de nuvens e de trevas. Eu as recolherei dentre os povos e as reunirei de diversos países, para reconduzi-las ao seu próprio solo e fazê-las pastar nos montes de Israel...'" Ez 34,11-13
    E prometeu um carinho especial a cada uma das mais carentes: "A ovelha perdida, Eu a procurarei; a desgarrada, Eu a reconduzirei; a ferida, Eu a curarei; a doente, Eu a restabelecerei..." Ez 34,16


JESUS, BOM PASTOR

    Jesus, Deus encarnado, não poderia deixar de ver Seu povo da mesma forma. Foi assim ao atravessar o Mar da Galileia, pouco antes de multiplicar os pães e os peixes: "Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e compadeceu-Se dela, porque era como ovelhas que não têm pastor. E começou a ensinar-lhes muitas coisas." Mc 6,34
    E declarou o amor que Deus tem por cada um de Seus filhos, principalmente pelos mais afastados: "Digo-vos que assim haverá maior júbilo no Céu por um só pecador que fizer penitência do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento." Lc 15,7
    Na parábola do filho pródigo, talvez a mais bonita que Jesus contou, vemos Deus Pai saudoso, mas cheio de esperança, de olhos na estrada, à espera do filho que havia se perdido, pronto para lhe receber e abraçar: "Levantou-se, pois, e foi ter com seu pai. Estava ainda longe, quando seu pai o viu e, movido de compaixão, correu-lhe ao encontro, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou." Lc 15,20
    Para enfatizar a infinita bondade de Deus, Jesus fez a seguinte comparação, e deixou claro qual o maior presente que o Pai Celestial tem para nos dar: "Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais Vosso Pai Celestial dará o Espírito Santo aos que LhO pedirem." Lc 11,13
    Ao seguir falando do Pai, mesmo sem Se proclamar Deus abertamente, Jesus nos deixou detalhes que mais tarde nos fariam compreender Sua missão e Sua natureza divina. Por exemplo, disse com todas as letras que ninguém chegaria ao Pai sem passar por Ele: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim." Jo 14,6
    E, aos poucos, foi explicitando que Ele era tão essencial para a nossa Salvação quanto o próprio Deus. Nós, como ovelhas, temos um Caminho, como Ele havia dito, e uma porta por onde entrar: 'Em verdade, em verdade vos digo: Eu sou a porta das ovelhas." Jo 10,7
    Noutro momento, já nem tão discreto ao falar de Si, Ele Se declara o doador da Vida Eterna: "Eu vim para que as ovelhas tenham vida e para que a tenham em abundância." Jo 10,10
    Por fim, baseando-se nas promessas feitas através do profeta Ezequiel, Ele termina Se declarando: "Eu sou o bom pastor. O bom pastor expõe a Sua vida pelas ovelhas." Jo 10,11
    E deixou evidente a enorme diferença entre Ele e qualquer outro que se autoproclame guia espiritual. Só Ele é o Salvador, o bom pastor, e a prova disso é que Suas ovelhas conhecem Sua voz. Ele chama a cada um de nós pelo nome: "Em verdade, em verdade vos digo: quem não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. Mas Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. A Este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a Sua voz. Ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz à pastagem. Depois de conduzir todas as Suas ovelhas para fora, vai adiante delas; e as ovelhas seguem-nO, pois Lhe conhecem a voz." Jo 10,1-4
    De toda forma, como é de se perceber, embora Deus queira a todos como filhos, nem todos tem a Deus como Pai. E Jesus descrevia esses que Lhe resistem como ovelhas de outro rebanho. Estas não terão a Vida Eterna que Ele, aqui Se explicitando ainda mais como Deus, prometeu dar: "Os judeus rodearam-nO e perguntaram-Lhe: 'Até quando nos deixarás na incerteza? Se Tu és o Cristo, dize-nos claramente.' Jesus respondeu-lhes: 'Eu vo-lo digo, mas não credes. As obras que faço em Nome de Meu Pai, estas dão testemunho de Mim. Entretanto, não credes, porque não sois das Minhas ovelhas. As Minhas ovelhas ouvem a Minha voz, Eu as conheço e elas Me seguem. Eu lhes dou a Vida Eterna...'" Jo 10,24-28


SÓ PARA AS OVELHAS DE ISRAEL?

   Cabe explicar um detalhe. Jesus teria vindo só para as ovelhas do país Israel ou para o 'Israel espiritual', ou seja, para todos os filhos de Deus espalhados pelo mundo? Essa dúvida pode surgir quando vemos a passagem onde Ele diz: "Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel." Mt 15,24
    Mas não esqueçamos que Ele havia dito antes aos Apóstolos, ao lhes enviar pela primeira vez, que fossem 'primeiro' as ovelhas de Israel: "Estes são os Doze que Jesus enviou em missão, após lhes ter dado as seguintes instruções: 'Não ireis ao meio dos gentios nem entrareis em Samaria; ide antes às ovelhas que se perderam da casa de Israel.'" Mt 10, 5-6
    De fato, em Sua manifestação carnal, Jesus veio por um período limitado e para um país específico, ou seja, Israel. Mas isso dizia respeito à Sua Pessoa humana, enquanto Verbo Encarnado, em cuja condição haveria de cumprir Sua missão e as profecias. E foi ao Se dar conta de que Sua fama já havia chegado a outros países que Jesus avisou que era chegada a hora de Sua Paixão. É sensato. Como Ele, enquanto encarnado em um ser humano, poderia atender a toda humanidade? "Havia alguns gregos entre os que subiram para adorar durante a festa. Estes se aproximaram de Filipe (aquele de Betsaida da Galileia) e rogaram-lhe: 'Senhor, quiséramos ver Jesus.' Filipe foi e falou com André. Então André e Filipe o disseram ao Senhor. Respondeu-lhes Jesus: 'É chegada a hora para o Filho do Homem ser glorificado. Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caído na terra, não morrer, fica só; se morrer, produz muito fruto.'" Jo 12,20-24
    Mas, sob a forma do Espírito Santo, Deus iria com os Apóstolos até os confins da Terra, conforme Jesus mesmo prometeu: "... descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis Minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até os confins do mundo." At 1,8
    Ademais, Jesus mesmo havia prometido que reuniria todas as Suas ovelhas, e de 'diversos países' como disse Deus Pai através de Ezequiel. Eram os pagãos, como diziam os judeus, ou os gentios, como dizia São Paulo. Jesus Se referiu a essas ovelhas como as de 'outro aprisco': "Eu sou o bom pastor. Conheço as Minhas ovelhas e as Minhas ovelhas conhecem a Mim, como Meu Pai Me conhece e Eu conheço o Pai. Dou a Minha vida pelas Minhas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco. Preciso conduzi-las também, e ouvirão a Minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor." Jo 10,14-16

A QUEM IRÍAMOS?

    Cabe-nos, portanto, admitir que só em Jesus podemos encontrar a verdadeira paz, como Ele mesmo ensinou: "Deixo-vos a paz, dou-vos a Minha paz. A paz que vos dou não é a paz que o mundo dá." Jo 14,27
    Ainda: que, como São Pedro, devemos reconhecer que só n'Ele temos a perspectiva da eternidade: "Senhor, a quem iríamos nós? Tu tens as palavras da Vida Eterna." Jo 6,68
    E como uma ovelha perdida, ou como o filho pródigo, nos resta apenas confessar: "Meu pai, pequei contra o Céu e contra ti; já não sou digno de ser chamado teu filho." Lc 15,21