terça-feira, 5 de janeiro de 2016

A Ovelha Perdida


    Como amoroso Pai, Deus quer iluminar todos os Seus filhos e salvá-los da escravidão dos pecados. São Paulo registrou: "Ele quer que todos sejam salvos e cheguem ao conhecimento da Verdade." 1 Tm 2,4
    Por isso Jesus usou a parábola da ovelha perdida para demonstrar esse indizível amor que Deus tem por cada um de Seus filhos. E bem frisou nossas responsabilidades, quando falou sobre a proteção que devemos às crianças: "Que vos parece? Um homem possui cem ovelhas: uma delas se desgarra. Não deixa ele as noventa e nove na montanha, para ir buscar aquela que se desgarrou? E se a encontra, sente mais júbilo do que pelas noventa e nove que não se desgarraram. Assim é a vontade de Vosso Pai celeste, que não se perca um só destes pequeninos." Mt 18,12-14
    Ele também usou a imagem da fragilidade de uma ovelha, ao questionar a guarda do sábado pelos judeus, pois os líderes religiosos de Seu tempo, que deveriam cuidar do povo de Deus, preocupavam-se mais com suas propriedades que com as pessoas sofridas: "Há alguém entre vós que, tendo uma única ovelha e se esta cair num poço no dia de sábado, não a irá procurar e retirar? Não vale o homem muito mais que uma ovelha? É permitido, pois, fazer o bem no dia de sábado." Mt 12,11
    Deus, com efeito, já via muitos de Seus filhos como ovelhas desgarradas desde os tempos do profeta Jeremias, quando lamentou o triste destino que tinham. Porque, uma vez perdidas pelos pastores, elas logo esqueciam-se de sua verdadeira casa: "Era Meu povo qual rebanho de ovelhas perdidas. Seus pastores as tinham perdido ao azar das montanhas; caminhavam por montanhas e colinas, esquecendo-se de seu aprisco. Quantos as encontravam, seus inimigos as devoravam e diziam: 'Nenhum mal existe nisso, porquanto pecaram contra o Senhor, Verdadeiro aprisco, e esperança de seus pais.'" Jr 50,6-7
    Ainda nos tempos de Ezequiel, Deus apontava a falta que fazia de um bom pastor: "Assim, por falta de pastor, dispersaram-se Minhas ovelhas, e em sua dispersão foram expostas a tornarem-se presa de todas as feras. Minhas ovelhas vagueiam em toda parte sobre a montanha e sobre as colinas, elas se acham espalhadas sobre toda a superfície da terra, sem que ninguém cuide delas ou se ponha a procurá-las." Ez 34,5-6
    Por isso, prescrevendo a Vinda de Seu Filho, Ele comprometeu-Se a cuidar pessoalmente de Seu amado rebanho: "Vou tomar Eu próprio o cuidado com Minhas ovelhas, velarei sobre elas. Como o pastor se inquieta por causa de seu rebanho, quando se acha no meio de suas ovelhas tresmalhadas, assim Me inquietarei por causa do Meu. Eu o reconduzirei de todos os lugares por onde tinha sido disperso num dia de nuvens e de trevas. Eu as recolherei dentre os povos e as reunirei de diversos países, para reconduzi-las ao seu próprio solo e fazê-las pastar nos montes de Israel...'" Ez 34,11-13
    E prometeu um carinho especial para com cada uma das mais carentes: "A ovelha perdida, Eu a procurarei; a desgarrada, Eu a reconduzirei; a ferida, Eu a curarei; a doente, Eu a restabelecerei..." Ez 34,16


JESUS, O BOM PASTOR

    Ora, Jesus, Deus encarnado, veria Seu povo pela mesma ótica. Foi assim ao atravessar o Mar da Galileia, pouco antes de multiplicar os pães e os peixes: "Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e compadeceu-Se dela, porque era como ovelhas que não têm pastor. E começou a ensinar-lhes muitas coisas." Mc 6,34
    E declarou o amor que Deus tem por cada um de Seus filhos, principalmente pelos mais afastados: "Digo-vos que assim haverá maior júbilo no Céu por um só pecador que fizer penitência do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento." Lc 15,7
    Nesse exemplo, de fato, Ele havia-nos comparado a ovelhas perdidas: "Quem de vós que, tendo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la? E depois de encontrá-la, a põe nos ombros, cheio de júbilo, e, voltando para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: 'Regozijai-vos comigo, achei a minha ovelha que se havia perdido.'" Lc 15,4-6
    Na parábola do filho pródigo, talvez a mais bonita que Jesus contou, vemos Deus Pai todo saudoso, mas cheio de esperança, de olhos na estrada, à espera do filho que havia-se perdido, pronto para recebê-lo e abraçá-lo: "Levantou-se, pois, e foi ter com seu pai. Estava ainda longe, quando seu pai o viu e, movido de compaixão, correu-lhe ao encontro, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou." Lc 15,20
    Para enfatizar a infinita bondade de Deus, Jesus deixou claro qual o maior presente que o Pai Celestial tem para nos dar: "Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais Vosso Pai Celestial dará o Espírito Santo aos que LhO pedirem." Lc 11,13
    Ao seguir falando do Pai, mesmo sem proclamar-Se Deus de modo mais declarado, Jesus foi deixando detalhes que mais tarde confirmariam Sua Missão e Sua natureza divina. Por exemplo, disse com todas as letras que ninguém chegaria ao Pai sem passar por Ele: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim." Jo 14,6
    E, aos poucos, foi explicitando que Ele era tão essencial para a nossa Salvação quanto o próprio Deus. Enquanto Suas ovelhas, portanto, nós temos apenas um Caminho, como Ele disse, e uma porta por onde entrar: 'Em verdade, em verdade vos digo: Eu sou a porta das ovelhas." Jo 10,7
    Noutro momento, já nem tão discreto ao falar de Si, Ele declarou-Se o doador da Vida Eterna: "Eu vim para que as ovelhas tenham Vida e para que a tenham em abundância." Jo 10,10
    Por fim, baseando-se nas promessas feitas através do profeta Ezequiel, Ele termina declarando-Se abertamente: "Eu sou o bom pastor. O bom pastor expõe a Sua vida pelas ovelhas." Jo 10,11
    E deixou evidente a enorme diferença entre Ele e qualquer outro. Só Ele é o Salvador, o bom pastor, e a prova disso é que Suas ovelhas conhecem Sua voz, pois Ele nos chama a cada um pelo nome e anda à nossa frente: "Em verdade, em verdade vos digo: quem não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. Mas Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. A Este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a Sua voz. Ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz à pastagem. Depois de conduzir todas as Suas ovelhas para fora, vai adiante delas; e as ovelhas seguem-nO, pois Lhe conhecem a voz." Jo 10,1-4
    De toda forma, como é de se perceber, embora Deus queira a todos como filhos, nem todos querem a Deus como Pai. E Jesus descrevia esses que Lhe resistem como ovelhas de outro rebanho. Estas não terão a Vida Eterna que Ele, aqui explicitando-se ainda mais como Deus, prometeu dar: "Os judeus rodearam-nO e perguntaram-Lhe: 'Até quando nos deixarás na incerteza? Se Tu és o Cristo, dize-nos claramente.' Jesus respondeu-lhes: 'Eu vo-lo digo, mas não credes. As obras que faço em Nome de Meu Pai, estas dão testemunho de Mim. Entretanto, não credes, porque não sois das Minhas ovelhas. As Minhas ovelhas ouvem a Minha voz, Eu as conheço e elas Me seguem. Eu lhes dou a Vida Eterna...'" Jo 10,24-28


SÓ PARA AS OVELHAS DE ISRAEL?

   Cabe, no entanto, explicar um detalhe: Jesus teria vindo só para as ovelhas do país Israel ou para o 'Israel espiritual', ou seja, para todos os filhos de Deus espalhados pelo mundo? Essa dúvida pode surgir quando lê-se a passagem na qual Ele diz: "Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel." Mt 15,24
    Mas não esqueçamos que Ele já havia dito aos Apóstolos, ao enviá-los pela primeira vez, que fossem 'antes' as ovelhas de Israel: "Estes são os Doze que Jesus enviou em missão, após lhes ter dado as seguintes instruções: 'Não ireis ao meio dos gentios nem entrareis em Samaria; ide antes às ovelhas que se perderam da casa de Israel.'" Mt 10, 5-6
    De fato, ao encarnar, Jesus veio por um período limitado e para um país específico, ou seja, Israel. Mas isso dizia respeito à Sua Pessoa humana, enquanto Verbo Encarnado, em cuja condição haveria de cumprir Sua Missão e as profecias. E foi ao dar-Se conta de que Sua fama já havia chegado a outros países que Jesus avisou que era chegada a hora de Sua Paixão. É sensato, pois como Ele, vivendo como ser humano, poderia atender a toda humanidade? "Havia alguns gregos entre os que subiram para adorar durante a festa. Estes se aproximaram de Filipe (aquele de Betsaida da Galileia) e rogaram-lhe: 'Senhor, quiséramos ver Jesus.' Filipe foi e falou com André. Então André e Filipe o disseram ao Senhor. Respondeu-lhes Jesus: 'É chegada a hora para o Filho do Homem ser glorificado. Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caído na terra, não morrer, fica só; se morrer, produz muito fruto.'" Jo 12,20-24
    Mas, sob a forma do Espírito Santo, Deus iria com os Apóstolos até os confins da Terra, conforme o próprio Jesus prometeu: "... descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis Minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até os confins do mundo." At 1,8
    Ademais, Ele mesmo havia prometido que reuniria todas as Suas ovelhas, e de 'diversos países' como tinha dito Deus Pai através de Ezequiel. Eram os pagãos, como diziam os judeus, ou os gentios, como dizia São Paulo. Jesus referiu-Se a essas ovelhas como as de 'outro aprisco', as quais Ele conhecia de modo sobrenatural, quer dizer, por Sua onisciência: "Eu sou o Bom Pastor. Conheço as Minhas ovelhas e as Minhas ovelhas conhecem a Mim, como Meu Pai Me conhece e Eu conheço o Pai. Dou a Minha vida pelas Minhas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco. Preciso conduzi-las também, e ouvirão a Minha voz e haverá um só rebanho e um só Pastor." Jo 10,14-16

A QUEM IRÍAMOS?

    Cabe-nos, então, admitir que só em Jesus podemos encontrar a verdadeira Paz, como Ele ensinou: "Deixo-vos a paz, dou-vos a Minha Paz. A Paz que vos dou não é a paz que o mundo dá." Jo 14,27
    Outrossim, Ele ofereceu-Se como repouso para nossas almas: "Tomai Meu jugo sobre vós e recebei Minha doutrina, porque Eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas." Mt 11,29
    Assim, tal e qual São Pedro, devemos reconhecer que só n'Ele temos a perspectiva da eternidade: "Senhor, a quem iríamos nós? Tu tens as palavras da Vida Eterna." Jo 6,68
    Aos que tiveram, portanto, a Graça de serem beneficiados por Sua Paixão, São Pedro diz: "Porque éreis como ovelhas desgarradas, mas agora retornastes ao Pastor e guarda das vossas almas." 1 Pd 2,25
    Reconhecendo nossa frágil fé, como uma ovelha perdida ou como o filho pródigo, resta-nos apenas confessar: "Meu pai, pequei contra o Céu e contra ti; já não sou digno de ser chamado teu filho." Lc 15,21