segunda-feira, 11 de abril de 2016

Deus confunde


    Pode parecer contraproducente, ou demasiado simplório, mas Deus confunde o 'mundo' com muita frequência. É uma de Suas estratégias. Os excessos da racionalidade tem tornado o ser humano demasiadamente presunçoso. O primeiro pecado, aliás, foi exatamente esse. A serpente enganou Eva prometendo, no fruto que Deus havia proibido, a sabedoria dos 'deuses': "... no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão, e sereis como deuses, conhecedores do bem e do mal." Gn 3,5
    Falando muitas vezes por parábolas, em várias situações Jesus preferia não ser entendido de imediato, nem por todos: "Quando se acharam a sós, os que o cercavam e os Doze indagaram dele o sentido da parábola. Ele disse-lhes: 'A vós é revelado o mistério do Reino de Deus, mas aos que são de fora tudo se lhes propõe em parábolas.'" Mc 4,10-11
    Isso veio a ser um questionamento dos Apóstolos, quando Jesus invocou as Escrituras para explicar que o processo de conversão exige uma preparação: "Os discípulos aproximaram-se d'Ele, então, para dizer-Lhe: 'Por que lhes falas em parábolas?' Respondeu Jesus: 'Porque a vós é dado compreender os mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não. Ao que tem, se lhe dará e terá em abundância, mas ao que não tem será tirado até mesmo o que tem. Eis por que lhes falo em parábolas: para que, vendo, não vejam e, ouvindo, não ouçam nem compreendam. Assim se cumpre para eles o que foi dito pelo profeta Isaías: 'Ouvireis com vossos ouvidos e não entendereis, olhareis com vossos olhos e não vereis, porque o coração deste povo se endureceu: taparam os seus ouvidos e fecharam os seus olhos, para que seus olhos não vejam e seus ouvidos não ouçam, nem seu coração compreenda; para que não se convertam e Eu os sare (Is 6,9s).'" Mt 13,10-15
    Contudo, Ele também usou das parábolas exatamente para fazer-Se melhor compreendido: "Era por meio de numerosas parábolas desse gênero que Ele lhes anunciava a Palavra, conforme eram capazes de compreender." Mc 4,33
    Antes de Sua Paixão, porém, e perante aqueles que perseveraram a Seu lado, Ele garantiu: "Disse-vos essas coisas em termos figurados e obscuros. Vem a hora em que já não vos falarei por meio de comparações e parábolas, mas vos falarei abertamente a respeito do Pai." Jo 16,25
    De fato, muitos não viviam a verdadeira ; fossem pessoas que se bastavam em presenciar Seus prodígios, aos quais Ele alertou para o poder do Pão da Vida Eterna: "Respondeu-lhes Jesus: 'Em verdade, em verdade vos digo: buscais-Me, não porque vistes os milagres, mas porque comestes dos pães e ficastes fartos. Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que dura até a Vida Eterna, que o Filho do Homem vos dará. Pois nele Deus Pai imprimiu o Seu sinal.'" Jo 6,26-27
    Fossem pessoas que se atinham a Ele sem saber bem o porquê: "Ao amanhecer, Ele saiu e retirou-Se para um lugar afastado. As multidões O procuravam e foram até onde Ele estava e queriam detê-Lo, para que não as deixasse. Mas Ele disse-lhes: 'É necessário que Eu anuncie a Boa Nova do Reino de Deus também às outras cidades, pois essa é a Minha Missão.'" Lc 4,42-43
    Fossem pessoas que queriam conhecê-Lo e alcançar a Graça de uma cura: "Entretanto, espalhava-se mais e mais a Sua fama e concorriam grandes multidões para O ouvir e ser curadas das suas enfermidades. Mas Ele costumava retirar-Se a lugares solitários para orar." Lc 5,15-16
    Ou ainda pessoas apenas interessadas em ver um 'sinal': "Vieram os fariseus, puseram-se a disputar com Ele e pediram-Lhe um sinal do Céu, para pô-Lo à prova." Mc 8,11
    Incapazes de uma reflexão mais profunda, muitos se viam provocados: "Os judeus rodearam-nO e perguntaram-Lhe: 'Até quando nos deixarás na incerteza? Se Tu és o Cristo, dize-nos claramente.'" Jo 10,24
    Dentre eles, até muitos religiosos: "Jesus, no entanto, permanecia calado. Disse-Lhe o sumo sacerdote: 'Por Deus vivo, conjuro-Te que nos digas se és o Cristo, o Filho de Deus?'" Mt 26,63
    Inclusive muitos de Seus seguidores, que d'Ele tiveram que ouvir mais explicações após Sua Ressurreição: "Porventura não era necessário que Cristo sofresse essas coisas e assim entrasse na Sua Glória?" Lc 24,26
    Desde o início de Sua vida pública, entretanto, gente de bom coração já estava burilada: "Muitos do povo, porém, creram n'Ele e perguntavam: 'Quando vier o Cristo, fará mais milagres do que Este faz?'" Jo 7,31
    Mas Jesus seria mesmo rejeitado pelos principais dos judeus, como profetizou o salmista: "A pedra rejeitada pelos arquitetos tornou-se a pedra angular. Isto foi obra do Senhor, é um prodígio aos nossos olhos." Sl 117,22-23
    E desde que foi apresentado no Templo de Jerusalém, Ele foi visto como um sinal de contradição, um divisor de águas: "Simeão abençoou-os e disse a Maria, Sua mãe: 'Eis que este Menino está destinado a ser uma causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocará contradições, a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações." Lc 2,34-35a
    De toda forma, Jesus alegrou-Se com a Divina Providência, quando atestou que o Pai não revela indiscriminadamente Seu poder: "Pai, Senhor do Céu e da terra, Eu Te dou graças porque escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos." Lc 10,21b
    Nossa Senhora também observou que Deus, além conceder o êxtase espiritual aos pobres, não deixa que os 'sábios' cheguem a consenso entre si, levando-os a viver em constantes desentendimentos: "A minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, Meu Salvador... Ele... dispersa os soberbos de coração... e eleva os humildes..." Lc 1,47.51-52
    São Paulo escreveu: "Mas Deus escolheu o que é loucura no mundo, para confundir os sábios; e escolheu o que é fraqueza no mundo, para confundir o que é forte." 1 Cor 1,27
    Ora, era exatamente isso o que acontecia com aqueles que resistiam à Verdade, que ele começou a anunciar logo depois de sua conversão: "Saulo, porém, sentia crescer o seu poder e confundia os judeus de Damasco, demonstrando que Jesus é o Cristo." At 9,22
    Em perfeita consonância com Jesus, ele menciona Isaías e questiona: "Pois está escrito: 'Anularei a sabedoria dos sábios e confundirei os inteligentes (Is 29,14).' Onde está o sábio? Onde o erudito? Onde o argumentador deste mundo? Acaso não declarou Deus por loucura a sabedoria deste mundo?" 1 Cor 1,19-20
    E foi nesse estado que ficou Herodes ao saber dos milagres de Jesus: "O rei Herodes ouviu falar de Jesus, Cujo Nome Se tornara célebre. Dizia-se: 'João Batista ressurgiu dos mortos e por isso o poder de fazer milagres opera nele.' Uns afirmavam: 'É Elias!' Diziam outros: 'É um profeta como qualquer outro.' Ouvindo isto, Herodes repetia: 'Ele é João Batista. Eu mandei cortar a cabeça dele, mas ele ressuscitou!'" Mc 6,14a-16
    Sem dúvida, a Santíssima Trindade já usava desse artifício desde o conhecido episódio da Torre de Babel: "Vamos descer e confundir a língua deles, para que um não entenda a língua do outro." Gn 11,7
    Nos Salmos de Davi, que devem ser entendidos como o próprio Jesus rezando ao Pai, vemos um constante pedido para que Deus atordoe os sentidos Seus inimigos: "Que todos os Meus inimigos sejam envergonhados e aterrados; recuem imediatamente, cobertos de confusão!" Sl 6,11
    De novo: "Que voltem para trás e sejam confundidos os que planejam o mal contra Mim!" Sl 35,4
    Ou ainda mais claramente nessa passagem: "Fiquem confusos e cobertos de ignomínia os que se alegram com Meus males, sejam envoltos em confusão e opróbrio os que se erguem contra Mim com soberba." Sl 35,26
    E essa profecia aconteceu quando Jesus entrou em Jerusalém, no Domingo de Ramos: "Da boca das crianças e dos pequeninos sai um louvor que confunde Vossos adversários, e reduz ao silêncio Vossos inimigos." Sl 8,3
    Com efeito, os judeus reagiram assim: "Os cegos e os coxos vieram a Ele no Templo e Ele os curou, com grande indignação dos príncipes dos sacerdotes e dos escribas que assistiam a Seus milagres e ouviam os meninos gritar no templo: 'Hosana ao filho de Davi!' Disseram-Lhe eles: 'Ouves o que dizem eles?' Perfeitamente, respondeu-lhes Jesus. 'Nunca lestes estas palavras: Da boca dos meninos e das crianças de peito tirastes o Vosso louvor (Sl 8,3)?'" Mt 21,14-16
    E foi com base nessas palavras, fazendo menção a Sua Mãe Santíssima, que se deu a Ressurreição de Cristo: "Olhai-Me e tende piedade de Mim, dai ao Vosso Servo a Vossa força, salvai o Filho de Vossa Serva. Dai-Me uma prova de Vosso favor, a fim de que verifiquem Meus inimigos, para sua confusão, que sois Vós, Senhor, Meu sustento e Meu consolo." Sl 85,16-17
    Aliás, ainda falando sobre Sua Ressurreição, referiu-Se a Nossa Senhora também noutro Salmo: "Senhor, Eu sou Vosso Servo; Vosso Servo, Filho de Vossa Serva: quebrastes os Meus grilhões." Sl 115,7
    Por sua vez, em seus Salmos Asaf pedia a Deus que não o deixasse no vazio da desilusão: "Sustentai-me pela Vossa promessa, para que eu viva; não queirais confundir minha esperança." Sl 118,11
    Aspirando ao caminho da Verdade, ele agarrava-se aos Mandamentos: "Afastai-me do caminho da mentira, e fazei-me fiel à Vossa Lei. Escolhi o caminho da Verdade, impus-me os Vossos decretos. Apego-me a Vossas ordens, Senhor. Não permitais que eu seja confundido." Sl 118,29-31
    E pedia a Deus a purificação de seu coração: "Seja perfeito meu coração na observância de Vossas leis, a fim de que eu não seja confundido." Sl 118,80
    O povo judeu, enfim, já sabia havia muito de onde vinha seu socorro e o que acontecia com seus inimigos: ".... mas fostes Vós que nos livrastes de nossos inimigos e confundistes os que nos odiavam." Sl 43,8
    Tal certeza foi enfatizada ao comparar carentes e insensatos: "O Senhor protege os peregrinos, ampara o órfão e a viúva; mas entrava os desígnios dos pecadores." Sl 145,9
    E assim eles pediam a Salvação da alma: "Defendei minha alma e livrai-me; não seja confundido eu que em Vós me acolhi." Sl 24,20
    Acertadamente, refugiavam-se em Deus, para livrarem-se da eterna condenação: "Junto de Vós, Senhor, me refugio. Não seja eu confundido para sempre; por Vossa justiça, livrai-me!" Sl 30,2
    Não por acaso, o livro da Sabedoria prediz como se dará o Julgamento dos iníquos: "Comparecerão aterrorizados com a lembrança de seus pecados, e suas iniquidades se levantarão contra eles para os confundir." Sb 4,20
    E diz o que acontece com os que afrontam o poder de Deus: "Mostrais Vossa força aos que não creem no Vosso poder, e confundis os que a não conhecem e ousam afrontá-la." Sb 12,17


JESUS: LUZ NUM MUNDO DE AFLIÇÕES

    Diante de Jesus, pois, os espíritos imundos temiam ser entregues aos transtornos sem fim, ou seja, ao lago de fogo: "Que tens Tu conosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nos confundir?" Mc 1,24
    Noutra passagem, como vivia nas trevas, um anjo de Satanás reclama da Luz, da verdadeira realidade revelada por Jesus: "Que queres de mim, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-Te por Deus, que não me atormentes." Mc 5,7
    São Paulo explica o motivo dessa falta de sensibilidade, ou mesmo incapacidade, de se perceber as divinas graças: "Deus lhes deu um espírito de torpor, olhos que não vejam e ouvidos que não ouçam, até ao dia de hoje." Rm 11,8
    Fala da ação do 'deus desse mundo' para afastar as pessoas do Evangelho: "Se o nosso Evangelho ainda estiver encoberto, está encoberto para aqueles que se perdem, para os incrédulos, cujas inteligências o deus deste mundo obcecou a tal ponto que não percebem a Luz do Evangelho, onde resplandece a Glória de Cristo, que é a imagem de Deus." 2 Cor 4,3-4
    Diz como ele age: "Ele usará de todas as seduções do mal com aqueles que se perdem, por não terem cultivado o amor à Verdade que os teria podido salvar." 2 Ts 2,10
    Afirma que esse pernicioso poder vem do próprio Pai: "... Deus lhes enviará um poder que os enganará e os induzirá a acreditar no erro." 2 Ts 2,11
    E cita especificamente o mistério do Mal, que no mundo atua sob a permissão de Deus: "Porque o mistério da iniquidade já está em ação, apenas esperando o desaparecimento daquele que o detém." 2 Ts 2,7
    Fala inclusive em milagres realizados por falsos profetas: "A manifestação do ímpio será acompanhada, graças ao poder de Satanás, de toda a sorte de portentos, sinais e prodígios enganadores." 2 Ts 2,9
    De fato, Jesus havia citado a presença destas figuras no Dia do Julgamento: "Muitos Me dirão naquele Dia: 'Senhor, Senhor, não pregamos nós em Vosso Nome, e não foi em Vosso Nome que expulsamos os demônios e fizemos muitos milagres?' E, no entanto, Eu lhes direi: 'Nunca vos conheci. Retirai-vos de Mim, operários maus!'" Mt 7,22-23
    Por isso São Pedro, entre vários outros autores sagrados, aponta pertinentemente o inferno como lugar de tormentos: "Essa gente são fontes sem água, nuvens impelidas pelo furacão. Espera-os a escuridão das trevas." 2 Pd 2,17
    Ele estimula a permanecermos na Paz de Cristo, mesmo diante daqueles que levantam falso testemunho. E explica o porquê desse comportamento: para confundir: "Tende uma consciência reta a fim de que, mesmo naquilo em que dizem mal de vós, sejam confundidos os que desacreditam o vosso santo procedimento em Cristo." 1 Pd 3,16
    Com efeito, como replicava São Paulo, os Provérbios já ensinavam assim: "Tem o teu inimigo fome? Dá-lhe de comer. Tem sede? Dá-lhe de beber: assim amontoarás brasas ardentes sobre sua cabeça e o Senhor te recompensará." Pr 25,21-22
    São João Evangelista, de outra forma, pede que não nos afastemos de Jesus e assim evitemos o pior, que seria exatamente sermos confundido no momento crucial de nossas vidas, seja na 'hora da nossa morte', como diz a Ave Maria, seja no Último Dia: "E agora, filhinhos, permanecei n'Ele, para que, quando aparecer, tenhamos confiança e não sejamos confundidos por Ele, na Sua Vinda." 1 Jo 2, 28
    E São Judas Tadeu, por fim, menciona o livro de Henoc, um apócrifo, ou seja, livro não plenamente inspirado, onde o relato do Juízo Final descreve a condenação ao inferno como um eterno torpor: "Eis que veio o Senhor entre milhares de Seus Santos para julgar a todos e confundir os ímpios por causa das obras que praticaram..." Jd 14b-15a
    Quanto aos que buscam a Comunhão com Jesus, de fato, não podem estar confusos, pois têm Sua Luz que conduz à eternidade: "Falou-lhes outra vez Jesus: 'Eu sou a Luz do mundo; aquele que Me segue não andará em trevas, mas terá a Luz da Vida.'" Jo 8,12
    Estes recebem o Espírito Santo, como Jesus prometeu, e por Ele são guiados à Verdade: "E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não O vê nem O conhece, mas vós O conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós." Jo 14,16-17
    E, como preciosíssimo e divino bem, trazem na alma Sua Paz: "Deixo-vos a Paz, dou-vos a Minha Paz. Não vo-la dou como o mundo a dá. Não se perturbe o vosso coração, nem se atemorize!" Jo 14,27
    Decerto, Isaías foi mensageiro dessa profecia a respeito de Jesus: "Por isso o Senhor Deus lhes diz: 'Eu porei em Sião uma pedra, um bloco escolhido, uma pedra angular e preciosa, uma pedra de alicerce e bem firmada: quem nela confiar não será abalado.'" Is 28,16
    Mas quantos aos anos que antecederam à Vinda do Cristo, a traição e malícia do povo de Israel não ficaria impune. Ao contrário, foi efetivamente corrigida: "Pasmai-vos e maravilhai-vos, obstinai-vos, feridos de cegueira, embriagai-vos, mas não de vinho, cambaleai, mas não por causa da bebida. Porque o Senhor espalhou sobre vós um espírito de torpor, fechou vossos olhos e cobriu vossas cabeças. O Senhor disse: 'Esse povo vem a Mim apenas com palavras e Me honra só com os lábios, enquanto seu coração está longe de Mim e o temor que ele Me testemunha é convencional e rotineiro, por isso continuarei a tratar esse povo de modo tão estranho que a sabedoria dos espertalhões se perderá e a inteligência dos astutos desaparecerá.'" Is 29,9-10.13-14
    A passagem de Jesus entre nós, contudo, seria a marca de um novo tempo: "Por isso eis o que disse o Senhor, o Deus da casa de Jacó, que resgatou Abraão: 'Daqui em diante Jacó não será mais confundido, e seu rosto não mais empalidecerá, porque, quando virem n'Ele Minha obra, bendirão o Meu Nome. Glorificarão o Santo de Jacó e temerão o Deus de Israel. Os espíritos desencaminhados aprenderão Sabedoria, e os que murmuravam receberão instrução." Is 29,22-24
    São Pedro, no entanto, lembrando a volta definitiva de Cristo, oportunamente menciona as características tribulações da vida de um cristão: "É isto o que constitui a vossa alegria, apesar das aflições passageiras a vos serem causadas ainda por diversas provações, para que a prova a que é submetida a vossa fé (mais preciosa que o ouro perecível, o qual, entretanto, não deixamos de provar ao fogo) redunde para vosso louvor, para vossa honra e para vossa glória, quando Jesus Cristo Se manifestar." 1 Pd 1,6-7
    Sem dúvida, foram palavras de Jesus: "Referi-vos essas coisas para que tenhais a Paz em Mim. No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo." Jo 16,33
    Disse mais: "Em seguida, convocando a multidão juntamente com os Seus discípulos, disse-lhes: 'Se alguém Me quer seguir, renuncie-se a si mesmo, tome a sua Cruz e siga-Me.'" Mc 8,34
    Mas mesmo assim o Príncipe dos Apóstolos pede o moderado mas firme testemunho de nossa fé: "E até sereis felizes, se padecerdes alguma coisa por causa da justiça! Portanto, não temais as ameaças nem fiqueis conturbados. Antes santificai em vossos corações Cristo, o Senhor. Estai sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança, mas fazei-o com suavidade e respeito." 1 Pd 3,14-15
    Não é errado, portanto, dizer que o mundo está dividido entre os que creem e os que estão confusos...