quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Deus confunde


    Pode parecer contraproducente, ou demasiado simplório, mas Deus confunde o 'mundo' com muita frequência. É uma de Suas estratégias. Os excessos da racionalidade torna o ser humano muito presunçoso. O primeiro pecado, aliás, foi exatamente esse. A serpente enganou Eva prometendo, no fruto que Deus havia proibido, a sabedoria dos 'deuses': "... no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão, e sereis como deuses, conhecedores do bem e do mal.” Gn 3,5
    Falando muitas vezes por parábolas, em várias situações Jesus preferia não ser entendido. Sejam pessoas que só queriam ver um 'sinal' (cf. Mc 8,11) ou alcançar a graça de uma cura, muitos não estavam preparados para viver a verdadeira: "Eis por que lhes falo em parábolas: para que, vendo, não enxerguem e, escutando, não ouçam nem compreendam." Mt 13,13
    Noutra situação, Jesus Se alegrou com a Providência Divina ao constatar que o Pai não revela Seu amor a todo mundo: "Pai, Senhor do Céu e da terra, Eu Te dou graças porque escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos." Lc 10,21b
    Nossa Senhora também observou que Deus, além conceder o êxtase espiritual aos pobres, não deixa que os 'sábios' cheguem ao um consenso entre si, levando-os a viver em desentendimentos constantes: "A minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, Meu Salvador... Ele... dispersa os soberbos de coração... e eleva os humildes..." Lc 1,47.51-52
    São Paulo escreveu: "Mas Deus escolheu o que é loucura no mundo, para confundir os sábios; e escolheu o que é fraqueza no mundo, para confundir o que é forte." 1 Cor 1,27
    E mencionou também Isaías: "Pois está escrito: 'Anularei a sabedoria dos sábios e confundirei os inteligentes.'" 1 Cor 1,19
    A Santíssima Trindade já usava desse artifício desde a Torre de Babel: "Vamos descer e confundir a língua deles, para que um não entenda a língua do outro." Gn 11,7
    Nos Salmos, Davi pede constantemente que Deus atordoe os sentidos seus inimigos: "Que voltem para trás e sejam confundidos os que planejam o mal contra mim!" Sl 35,4
    Ou ainda mais claramente nessa passagem: "Fiquem confusos e cobertos de ignomínia os que se alegram com meus males, sejam envoltos em confusão e opróbrio os que se erguem contra mim com soberba." Sl 35,26
    Asaf também pedia em seus Salmos que Deus não o deixasse no vazio da desilusão: "Sustentai-me pela Vossa promessa, para que eu viva; não queirais confundir minha esperança." Sl 118,11
    Não por acaso, o livro da Sabedoria prediz como será o julgamento dos iníquos: "Comparecerão aterrorizados com a lembrança de seus pecados, e suas iniquidades se levantarão contra eles para os confundir." Sb 4,20
    Diante de Jesus, os espíritos imundos temiam ser entregues aos transtornos sem fim, ou seja, ao lago de fogo: "Que tens Tu conosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nos confundir?" Mc 1,24
    Numa passagem, um anjo de Satanás reclama da luz, da verdadeira realidade revelava por Jesus, pois sua vida está nas trevas: "Que queres de mim, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-Te por Deus, que não me atormentes." Mc 5,7
    São Paulo explica o motivo dessa falta de sensibilidade, ou mesmo incapacidade, de se perceber as graças divinas: "Deus lhes deu um espírito de torpor, olhos que não vejam e ouvidos que não ouçam, até ao dia de hoje." Rm 11,8
    Fala da ação do 'deus' desse mundo para afastar as pessoas do Evangelho: "Se o nosso Evangelho ainda estiver encoberto, está encoberto para aqueles que se perdem, para os incrédulos, cujas inteligências o deus deste mundo obcecou a tal ponto que não percebem a luz do Evangelho, onde resplandece a glória de Cristo, que é a imagem de Deus." 2 Cor 4,3-4
    Explica como ele age: "Ele usará de todas as seduções do mal com aqueles que se perdem, por não terem cultivado o amor à Verdade que os teria podido salvar." 2 Ts 2,10
    E menciona um estranho poder vindo do Pai: "... Deus lhes enviará um poder que os enganará e os induzirá a acreditar no erro." 2 Ts 2,11
    Por isso São Pedro, entre vários outros autores sagrados, aponta pertinentemente o inferno como lugar de tormentos: "Essa gente são fontes sem água, nuvens impelidas pelo furacão. Espera-os a escuridão das trevas." 2 Pd 2,17
    Ele nos estimula a que permaneçamos na paz de Cristo, mesmo diante daqueles que levantam falso testemunho. E explica o porquê desse comportamento: para confundir: "Tende uma consciência reta a fim de que, mesmo naquilo em que dizem mal de vós, sejam confundidos os que desacreditam o vosso santo procedimento em Cristo." 1 Pd 3,16
    São João Evangelista pede aos fiéis que não nos afastemos de Jesus e que evitemos o pior, que seria exatamente sermos confundido: "E agora, filhinhos, permanecei n'Ele, para que, quando aparecer, tenhamos confiança e não sejamos confundidos por Ele, na Sua vinda." 1 Jo 2, 28
    São Judas Tadeu menciona o livro de Henoc, onde ele relata o Juízo Final, e descreve a condenação ao inferno como um torpor eterno: "Eis que veio o Senhor entre milhares de Seus santos para julgar a todos e confundir os ímpios por causa das obras que praticaram..." Jd 14b-15a
    Não é errado, portanto, dizer que o mundo está dividido entre os que creem e os que são confundidos...